• Nenhum resultado encontrado

Título: Estudo de propriedades físico-químicas de nano-materiais a baixas temperaturas. Sigla: FISQUINANO. Coordenador: Márcia Cristina B.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Título: Estudo de propriedades físico-químicas de nano-materiais a baixas temperaturas. Sigla: FISQUINANO. Coordenador: Márcia Cristina B."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Título

:

Estudo de propriedades físico-químicas de nano-materiais a baixas temperaturas.

Sigla: FISQUINANO.

Coordenador: Márcia Cristina B. Barbosa Vice-coordenador: Paulo Pureur

Objetivos:

Adquirir um equipamento multiusuário de liquefação de hélio para o estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperaturas. Este equipamento é composto por um Liquefator de Hélio Modelo 1410, de um Compressor RSS e Peças de Reposição da empresa LINDE CRYOGENICS.

Além disso, este projeto visa complementar a infra-estrutura de pesquisa que está sendo montada no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propondo a aquisição de um sistema integrado de Microscopia de Força Atômica (AFM) e Microscopia Ótica de Campo Próximo (SNOM) para ser anexado a um sistema de Focused Ion Beam (FIB). Este sistema virá compor o plano estratégico traçado desde o ano de 2005, quando foi proposta a criação do Laboratório de Conformação Nanoscópica (LCN) do IF/UFRGS para o desenvolvimento de novas tecnologias. O plano estratégico contempla a síntese de materiais nanoestruturados, a sua caracterização e planos de aplicação em diferentes áreas ligadas a nanociência e nanotecnologia.

A estruturação de um laboratório multiusuário de liquefação de hélio, bem como a modernização do laboratório de síntese de materiais, superfícies e recobrimentos nano estruturados beneficiará unidades parceiras como o Instituto de Química, Instituto de Biociências, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Instituto de Informática, Instituto de Matemática, Faculdade de Farmácia, Escola de Engenharia, Escola de Administração.

Justificativa e relevância:

O emprego da tecnologia criogênica é crescente em praticamente todos os países do mundo. Um exemplo de grande importância é representado pelos tomógrafos de ressonância nuclear magnética (RNM), cujos eletromagnetos supercondutores são resfriados com hélio líquido. Estes sistemas são largamente empregados para diagnóstico médico em hospitais e clínicas. Por outro lado, líquidos refrigerantes de muito baixa temperatura e outras facilidades criogênicas estão disponíveis na imensa maioria dos grandes centros de pesquisa mundiais dedicados às ciências dos materiais. Em particular, no estudo das propriedades microscópicas dos materiais sólidos, a necessidade de baixas temperaturas é imperativa. O hélio líquido é o refrigerante universal para obtenção de temperaturas próximas ao zero absoluto. Assim, sua disponibilidade é obrigatória para funcionamento dos sistemas criogênicos que operam na faixa de baixíssimas temperaturas. O hélio liquefeito é fornecido por poucas empresas, seu custo é extremamente elevado (da ordem de U$ 40.00 / litro no momento atual), crescente e sujeito à cartelização.

Estes argumentos demonstram o interesse em se manter, consolidar e desenvolver, no Instituto de Física da UFRGS, a capacitação na produção e manipulação de líquidos criogênicos e, em particular, do hélio líquido. Apenas as grandes Universidades e um Centro de Pesquisa do País (UFRGS, USP, UNICAMP, UFRJ, UFMG, UFPE e CBPF), além das grandes empresas multinacionais de gases, dispõem de liquefatores e outros recursos tecnológicos para a produção de hélio líquido. O Instituto de Física, através de seu Setor de Criogenia, é a única instituição do sul do País que domina a tecnologia de muito baixas temperaturas. Nenhum outro centro de pesquisa ou empresa do RS, SC ou PR realiza o ciclo de produção, manuseio, armazenamento e recuperação de hélio líquido, em 4.2 K.

No Setor de Criogenia está instalado um Liquefator CTI 1400 , adquirido em 1971 e posto em operação em 1972. Trata-se do último dos liquefatores deste modelo e época ainda em operação no Brasil. Todo o hélio líquido necessário à operação dos laboratórios do

(2)

Instituto de Física e para outras demandas é produzido com esta máquina, que tem mais de 50.000 h de uso. O funcionamento da máquina é deficiente e repetidas falhas têm apontado para o iminente final de sua vida útil. É somente graças à capacidade e engenhosidade do técnico responsável pela operação e manutenção da máquina que o liquefator CTI 1400 encontra-se ainda em operação. A empresa que originalmente fabricava o equipamento há muito foi vendida e a tecnologia repassada a outros. O projeto do liquefator está obsoleto e o fornecimento de peças de reposição não é mais assegurado pelo atual fabricante, que oferece uma máquina inteiramente remodelada.

O atual liquefator tem produzido, em média, 400-500 l/mês. Em razão da recente aquisição de novos sistemas de medidas criogênicos com os ct-infras 2006 e 2007, pelo menos o dobro da produção será necessária. Relevante também é o redirecionamento da pesquisa experimental do Instituto de Física via implementação do laboratório de nano-ciência e de outras atividades nesta importante e moderna área. Tais desenvolvimentos aumentarão ainda mais a demanda por hélio liquefeito, porquanto baixas temperaturas são essenciais para a caracterização do comportamento quântico de nano-objetos. Ressalte-se ainda que o Instituto de Química da UFRGS, através do Laboratório NMR, é usuário há longos anos do hélio líquido produzido pelo Setor de Criogenia do IF-UFRGS. O consumo do Instituto de Química tem potencial para aumentar. De fato, em razão da capacidade insuficiente dos reservatórios para transporte e armazenamento atualmente disponíveis no Setor de Criogenia, o IQ-UFRGS adquire no mercado boa parte do He líquido que necessita. A possibilidade de atender necessidades de outras Instituições do Estado por este insumo básico também leva a estimativas de demanda crescente nos próximos anos. Atualmente, centros de pesquisa na UFPel , UFSM e UNIPAMPA se organizam para conduzir pesquisa experimental em baixas temperaturas. Estes fatos motivam o Setor de Criogenia a propor a aquisição de um novo liquefator de hélio, que assegure a continuidade e aperfeiçoamento, no IF-UFRGS, das atividades na importante e avançada tecnologia de muito baixas temperaturas.

Com relação à modernização do laboratório de síntese de materiais, superfícies e recobrimentos nano estruturados, o equipamento proposto fará parte do Laboratório de Conformação Nanoscópica (LCN) do Instituto de Física da UFRGS. Este laboratório foi criado com recursos do CTINFRA05 que permitiu a aquisição do sistema denominado Focusded Ion Beam, a reforma integral do laboratório onde está sendo instalado este equipamento bem como a aquisição de vários itens de apoio, tais como mobiliário de laboratório (bancadas, capelas e mesas). Gerador de energia, equipamentos de ar condicionado e sistemas nobreak.

O LCN foi criado com a perspectiva de completar três áreas de atuação complementares na área nanociência e nanotecnologia dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a saber: a síntese de materiais nanoestruturados, o processamento e caracterização de nanoestruturas a aplicação dos sistemas sintetizados e caracterizados em nanotecnologia (nanosensores, bionanosensores, materiais biocompatíveis,nanocompósitos etc).

A aquisição do sistema de caracterização de materiais proposto vai permitir reforçar este importante item, necessário para realizar aplicações previstas nas áreas de nanosensores, bionanomateriais, nanodispositivos etc. O equipamento acima é o único equipamento do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia eletrônica FIB Jeol 4500 adquirido no projeto CTINFRA05. Somente este equipamento vai atender as exigências dos projetos de pesquisa propostos originalmente, tais como a determinação dos sulcos nanométricos processados pelo feixe de íons do FIB, a determinação das rugosidades dos filmes nanométricos depositados in-situ e a caracterização dos sulcos de material submetido à nanolitografia.

Impactos previstos do subprojeto: Impacto científico e tecnológico:

(3)

Além de atender a uma necessidade do Instituto de Física ( curso nota 7 em todas as avaliações da CAPES), a implantação dos novos equipamentos para o LCN e da liquefatora de Hélio beneficiará os cursos de graduação em Engenharia, Química ( nota 5), Biologia (nota 6), Biociências , Geociências (nota 7), Farmácia e Ciência da Computação, Ciência dos Materiais (nota 4), Microeletrônica (nota 4) e Sensoriamento Remoto (nota 4), dentro da perspectiva da atualização dos sistemas de microscopia e expansão do setor de criogenia. Os profissionais destes cursos terão oportunidade de expandir seus conhecimentos e desenvolver suas pesquisas com um suporte tecnológico mais avançado aplicado ao estudo da nanociência e das propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperaturas. Além disso, o FISQUINANO será fundamental na implantação dos cursos de Física: Ênfase em Nano ciência e Nanotecnologia e de Engenharia Física.

A aquisição de um equipamento multiusuário de liquefação de He colocaria o Instituto de Física como o único centro de pesquisa na região sul capaz de dominar o ciclo de produção, manuseio, armazenamento e recuperação de hélio líquido, o que tornariam promissoras as pesquisas e descobertas envolvendo os fenômenos da física de baixa temperatura nesta região.

Por sua vez, a instrumentalização do laboratório de síntese de materiais, superfícies e recobrimentos nano estruturados constituirá um novo paradigma no Estado do rio Grande do Sul no que se refere à caracterização da topografia e rugosidade superficial de materiais nanométricos. O sistema de caracterização proposto também será único no Estado. Seu potencial de caracterização em nanolitografia constitui uma revolução na área e da qual as empresas desta área poderão se beneficiar.

Impacto na Produção Científica

Espera-se consolidar e ampliar as linhas de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como aumentar a formação de recursos humanos, teses de doutoramento, dissertações de mestrado, orientações em iniciação científica, participações em congressos científicos, artigos publicados e intercâmbio científico com instituições do País e do Exterior.

Os estudantes do Instituto de Física e de outras unidades terão acesso a técnicas e equipamentos avançados que tornarão viável a realização de trabalhos com um maior impacto científico. Prevemos ainda, que a produtividade dos mesmos irá aumentar e tornar-se mais relevante (aumento no número de citações e no parâmetro h).

Além disso, possibilitará a ampliação da cooperação com as indústrias no desenvolvimento de novas tecnologias em especial na área de nanotecnologia e de propriedades de materiais a baixas temperaturas.

Impacto na Cooperação com Outras Instituições

O Instituto de Física mantém vários programas de cooperação com instituições nacionais e internacionais através dos programas de intercâmbio. O FISQUINANO servirá desta forma, para atrair estudantes de graduação e pós-graduação de outras Instituições do Estado, da região sul, do país e do exterior.

Além disso, possibilitará a ampliação da cooperação com as indústrias no desenvolvimento de novas tecnologias em especial na área de nanotecnologia e de propriedades de materiais a baixas temperaturas. Em particular , no caso da aquisição da liquefatora de He, há a possibilidade de serem firmados convênios com hospitais e clínicas para o fornecimento do He necessário ao funcionamento dos tomógrafos de ressonância nuclear magnética.

Impacto Econômico:

Existe a previsão de desenvolvimento de materiais e metodologias que possam ter impacto econômico positivo:

Desenvolvimento de novos matérias com tecnologia nano. Desenvolvimento de sensores.

(4)

Formação de recursos humanos com conhecimento das implicações da nanociência na tecnologia.

Desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento.

Qualificação das pós-graduações vinculadas ao sub-projeto:

O curso de pós-graduação em Física apresenta nota 7 da CAPES. O seu corpo docente possui 66 professores doutores dos quais 44 são bolsistas de produtividade e pesquisa do CNPq, 29 estudantes de mestrado e 77 estudantes de doutorado. Forma anualmente cerca de 18 mestres e 18 doutores por ano. O Programa produz cerca de 200 artigos por ano.

O Curso de pós-graduação em Ciência dos Materiais apresenta nota 4 na CAPES. O corpo docente possui 25 professores doutores dos quais 17 são bolsistas de produtividade e pesquisa do CNPq, 22 estudantes de mestrado e 27 estudantes de doutorado.

O Curso de pós-graduação em microeletrônica apresenta nota 4 da CAPES. O seu corpo docente é composto por 17 professores doutores dos quais 12 são bolsistas de produtividade e pesquisa do CNPq, 15 estudantes de mestrado e 20 estudantes de doutorado.

Descrição das obras e dos principais equipamentos:

1.

Liquefatora de Hélio:

Este equipamento é utilizado para o ciclo termodinâmico de liquefação de He, compreendendo as etapas de produção, manuseio, armazenamento e recuperação de He líquido em 4,2K. Composto por:

Módulo 1410 (cold box unit, microprocessado); Sistema de aquisição de dados e operação remoto;

Tubo de Transferência de He;

Tanque para armazenamento de He líquido; Absorvedor criogênico de N2 líquido;

Compressor de hélio em parafuso - modelo RSS;

Dois kits de manutenção periódica para liquefator e compressor.

Valor orçado : R$ 1.100 000,00 ( mais R$ 80.000 com despesas acessórias)

A aquisição da liquefatora ampliará a produção em litros/hora do He, ao passo que reduzirá de 15% para 3% as perdas no processo de liquefação. Além disso, automatizará a coleta de dados e a sua operação.

2. Laboratório multiusuário de síntese de materiais (LabSintMat)

È um sistema integrado de Microscopia de Força Atômica (AFM), Microscopia Ótica de Campo Próximo (SNOM) e módulo de aumento de sinal induzido por nanoponteiras, marca Nanonics, modelo MultiView 2000TS.

Valor orçado :R$ 310.000,00.

O sistema MultiView 2000TS é um Microscópio de Força Atômica combinado com um sistema de Microscopia Ótica de Varredura no modo de Campo Próximo (SNOM ou NSOM). O sistema AFM é uma técnica de imageamento de alta resolução que pode definir estruturas tão pequenas como a rede atômica. O princípio do SNOM consiste na passagem de luz através de um conduto submicrométrico que ilumina a amostra. A ponteira está localizada muito próximo da amostra dentro da região denominada de campo próximo. Esta distância é menor que o comprimento de onda da luz e permite uma resolução melhor do que aquela obtida por um microscópio ótico convencional. A combinação destes dois sistemas apresenta potencial diferenciado em relação aos modelos existentes no mercado pois permite sua utilização dentro da câmera de vácuo do sistema Focused Ion Beam (adquirido no CTINFRA05).

Os impactos esperados incluem maior integração entre os pesquisadores na área de nanociência da UFRGS, maior produtividade científica, integração com o CIENTEC, integração com o setor produtivo, formação de recursos humanos de ponta de área de

(5)

nanociência e possibilidade de trabalhar em temas de fronteira em pesquisa tendo um sistema de última geração na caracterização de nanomateriais.

]Metas físicas:

1. Implantação do liquefator de He modelo 1410, de um compressor RSS e peças de reposição da empresa LINDE CRYOGENICS.

2.

Implantação de um sistema integrado de AFM e SNOM. Equipe científica:

PARTICIPANTE Instituição/

Laboratório Titulação

Instituição_País_A

no Área de Especialização 50 caracteres)(máximo de

Classific ação CNPq CRISTIANO KRUG Instituto de Física/ Laboratório de Físico-Química de Superfícies e Interfaces Sólidas Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/2003 Ciência dos Materiais 2

DANIEL ADRIAN STARIOLO Instituto de Física/Fluidos Complexos Doutor em

Ciências CBPF/Brasil/1993 Mecânica Estatística 1D

FERNANDO CLÁUDIO ZAWISLAK Instituto de Física/Laboratório de Implantação Iônica Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1967 Teoria da Matéria Condensada 1A

FERNANDA CHIARELLO STEDILE Instituto de Física/ Laboratório de Físico-Química de Superfícies e Interfaces Sólidas Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1994 Ciência dos Materiais 1C

FLÁVIO HOROWITZ Instituto de Física/Laboratório de Laser e Ópitca Ph. D. Optical Sciences University of Arizona

Tucson/USA/1983 Ótica e Laser 2

HENRI BOUDINOV Instituto de Física/Microeletrôni ca Doutor em Física IEACB/Bulgária/199 1 Microeletrônica 1D

ISRAEL I.R. BAUMVOL

Programa de Pós-Graduação em Física /Laboratório de Físico-Química de Superfícies e Interfaces Sólidas Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1977 Ciências dos Materiais 1A

JEFERSON ARENZON

Instituto de Física/Fluidos Complexos

Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/ Mecânica Estatísitica 2

JOAO BATISTA MARIMON DA CUNHA Instituto de Física/Laboratório de Espectroscopia Mössbauer Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1983 Teoria da Matéria Condensada 1D

JOÃO EDGAR SCHMIDT Instituto de Física/Laboratório de Magnetismo Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1981 Nanomagnetismo 1C

JOHNNY DIAS FERRAZ

Instituto de Física/Laboratório de Implantação Iônica Doutor em Ciências Universidade de

GENT/Belgica/1994 Teoria da Matéria Condensada 2

JONDER MORAIS Instituto de Física/Laboratório de Espectroscopia de Elétrons Doutor em Física UNICAMP/Brasil/19

95/UNCC/EUA/1995 Ciências dos Materiais 1D

JULIAN PENKOV GESHEV Instituto de Física/Laboratório de Magnetismo Doutor em Ciências Academia de Ciências/Bulgária/19 94 Nanomagnetismo 2 LÍVIO AMARAL Instituto de Física/Laboratório de Implantação Iônica Doutor em

(6)

LUIS GUSTAVO PEREIRA Instituto de Física/Laboratório de Magnetismo Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1994 Nanomagnetismo 2

MARCIA CRISTINA BERNARDES BARBOSA Instituto de Física/Fluidos Complexos Doutora em

Ciências UFRGS/Brasil/1988 Mecância Estatística 1C

MÁRCIA RUSSMAN GALLAS Instituto de Física/Laboratório de Física de Altas Pressões e Materiais Avançados Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1991 Altas Pressões 2

MARCOS ANTONIO ZEN VASCONCELLOS Instituto de Física/Laboratório de Microanálise Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1991 Ciências dos Materiais 1D

MARIO BAIBICH

Instituto de Física/Laboratório de Magnetismo

Doutor em

Ciências McGill/Canadá/1982 Nanomagnetismo 2

MONI BEHAR Instituto de Física/Laboratório de Implantação Iônica Doutor em Física

Univ. Buenos Aires/

Argentina/1970 Teoria da Matéria Condensada 1A

NAIRA MARIA BALZARETTI Instituto de Física/Laboratório de Física de Altas Pressões e Materiais Avançados Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1995 Altas Pressões 2

PAULO PUREUR NETO

Instituto de Física/Laboratório de Supercondutividade Doutor em Ciências Sciences Physiques/França/ 1984 Supercondutividade 1C

PEDRO LUIZ GRANDE

Instituto de Física/Laboratório de Implantação Iônica

Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1989 Teoria da Matéria Condensada 1B

SÉRGIO RIBEIRO TEIXEIRA Instituto de Física/Laboratório de Filmes Finos Doutor em

Ciências UFRGS/Brasil/1989 Ciências dos Materiais 1C

YAN LEVIN Instituto de Física/Fluidos Complexos PhD in Physics Berkeley University/

USA/1992 Mecânica Estatística 1C

B.Detalhamento da proposta: Cronograma físico:

META 1:

Implantação do liquefator de He modelo 1410, de um compressor RSS e peças de reposição da empresa LINDE CRYOGENICS.

Atividades

Indicador Físico de Execução

Duração Prevista

Indicador

Quantidade

Início

Mês

Final

Mês

1.1 Aquisição do equipamento por importação

Recebimento dos

equipamentos Não se aplica

01

06

1.2 Instalação da infra-estrutura Equipamentos em operação Não se aplica

02

05

1.3 treinamento no

equipamento

Produção e recuperação do He

Não se aplica

06

18

(7)

Atividades

Indicador Físico de Execução

Duração Prevista

Indicador

Quantidade

Mês

Início

Mês

Final

2.1 Aquisição do equipamento por importação Recebimento do

equipamento Não se aplica

01

06

2.2 Instalação da infra-estrutura Equipamento em operação Não se aplica

02

05

2.3 treinamento no equipamento Produção e caracterização de amostras Não se aplica

06

18

Equipe executora: Projeto: CTINFRA 2009 Sub-Projeto: FISQUINANO NOME

CPF Titulação Instituição_País_Ano Área de Especialização

Institui ção de vínculo Participação no Projeto Met as e Ativ idad es Função no projeto h/s mês Cust eio JOAO BATISTA MARIMON DA CUNHA 078064

180/91 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/1983 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Met a 1,2 Pesquisador JOHNNY DIAS

FERRAZ 037866358-54 Doutor em Ciências Universidade de GENT/Belgica/1994 FÍSICA NUCLEAR UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Met a 1 Pesquisador LÍVIO

AMARAL 173032300-68 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/1982 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Met a 1 Pesquisador MARCOS ANTONIO ZEN VASCONCELL OS 167417

730-53 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/1991 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Met a 2 Pesquisador SÉRGIO RIBEIRO TEIXEIRA 108634

510-04 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/1989 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1, 2 Pesquisador CRISTIANO

KRUG 682319380-87 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/2003 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1, 2 Pesquisador FLAVIO

HOROWITZ 251989800-30 Ph D Optical University of Arizona/USA/1983 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1, 2 Pesquisador HENRI YVANOV BOUDINOV 764706

60-04 Doutor em Ciências Universidade d Sófia/Bulgária/1991 MICROELETRÔNICA UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 2 Pesquisador MARCIA C. B.

BARBOSA 36638803034 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/1988 FÍSICA NUCLEAR UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 2 Pesquisador NAIRA MARIA

BALZARETTI 400005080-04 Doutor em Ciências UFRGS/Brasil/1995 NANOCIÊNCIAS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 2 Pesquisador PAULO PUREUR NETO 182417 430-68 Docteur D`ÉTAT Sciences Physiques Universite de

Paris/França/1984 SUPERCONDUTIVIDADE UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1 Pesquisador JUMIR VIEIRA DE CARVALHO JUNIOR 011864 28040 Bacharel em

Ciências UFRGS/Brasil/2007 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1, 2 Pesquis ador/bol sista SILVIO

BUCHNER 97061646004 Mestre em Ciências UFPR/Brasil/2007 NANOCIÊNCIAS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1, 2 Pesquis ador/bol sista PEDRO 981434 Mestre em UFRGS/Brasil/2008 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr Meta Pesquis

(8)

LOVATO GOMES JARDIM 41091 Ciências a-partid a 1, 2 ador/bol sista RODRIGO

PALMIERI 93866151004 Mestre em Ciências UFRGS/Brasil/2006 MICROELETRÔNICA UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1, 2 Pesquis ador/bol sista HEBERTON WENDER LUIZ DOS SANTOS 013582

32180 Mestre em Ciências UFMS/Brasil/2008 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 2 Pesquis ador/bol sista PAULO WILLIAM CARVALHO SARVEZUK 036020

76938 Mestre em Ciências FUEM/Brasil/2006 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1,2 Pesquis ador/bol sista SAMIR DE MORAES SHUBEITA 948904

20053 Mestre em Ciências UFRGS/Brasil/2008 FÍSICA NUCLEAR UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1,2 Pesquis ador/bol sista RODRIGO LINK FEDERIZZI 001221

1002 Mestre em Ciências UFRGS/Brasil/2006 FÍSICA NUCLEAR UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1,2 Pesquis ador/bol sista SAULO CORDEIRO LIMA 004610 92506 Bacharel em

Ciencias UEPS/Brasil/2006 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 2 Pesquis ador/bol sista LUIS ANTONIO FRAGA CASTELLO 341931

970-34 1 grau ELS/Brasil/1975 TECNICO EM ELETRONICA UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1 Equipe executo ra do projeto PATRICIA FERNANDA DUARTE 938624

230-34 Mestre em Ciências UFRGS/Brasil/2003 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS UFRGS 4 1 a 18 contr a-partid a Meta 1,2 Apoio técnico/ adminis trativo SILVANA KASTER TAVARES 299200 00 Tecnóloga em

hotelaria UCS/Brasil/2000 GERÊNCIA TECNOLÓGICA UFRGS 2 1 a 18 contr a-partid a Meta 1,2 Apoio técnico/ adminis trativo WALBERTO CHUVAS 20751427004 Arquitetura e Urbanismo UFPel/Brasil/1982 CRIAÇÃO GRÁFICA E

RELAÇÕES PÚBLICAS UFRGS 2 1 a 18 contr a-partid a Meta 1,2 Apoio técnico/ adminis trativo Orçamento:

B.3.1_a – RELAÇÃO DOS ITENS SOLICITADOS

a)

Liquefator de Hélio

Ite m

Elemento

de despesa Descrição Finalidade Justificativa Destinação

Duração prevista para instalação Quantidade Valor Unitário R$ a1. Equipament o Importado Model 1410 Helium Liquefier Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 649.000 a2. Equipament o Importado RSS Helium compressor Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 264.000 a3. Equipament o Data Aquisition System Estudo de propriedades Estruturar uma técnica Instituto de Física/ Setor Três meses a partir da 1 26.400

(9)

Importado including laptop PC and software, remote control included físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido

de Criogenia equipamentochegada do

Equipament o Importado 1400 standard RDT and special length add Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 19.600 Equipament o Importado Acoustical blaket for na RSS Helium Compressor Modules Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 13.640 Equipament o Importado Cryogenic Absorber Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 28.600 Equipament o Importado Dewars 100 liter and 250 liter Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 68.200 Equipament o Importado Recomended spare parts kits: for basic M1410 cold Box module, for M1410 automatic purifier, for model RSS compressor Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 24.200 Equipament o Importado Recommende d maintenance kits:expansion engine for 2”, expansion engine for 3”, absorber for model RSS Estudo de propriedades físico-químicas de materiais a baixíssimas temperatura s Estruturar uma técnica multiusuária de medidas a baixas temperaturas utilizando hélio líquido Instituto de Física/ Setor de Criogenia Três meses a partir da chegada do equipamento 1 6.160

a2. Acessórias Despesas de Importação Pagamento de taxas de importação Item Obrigatório Instituto de Física/ Setor de Criogenia 15 dias a partir da liberação da parcela pertinente 1 80.000 TOTAL 1.099.800

(10)

B.3.1_b – RELAÇÃO DOS ITENS SOLICITADOS

b) Laboratório multiusuário de síntese de materiais

Ite m

Elemento

de despesa Descrição Finalidade Justificativa Destinação

Duração prevista para instalação Quantidade Valor Unitário R$ b1. Equipament o Importado Multiview 2000TS Síntese e caracterização de materiais através de um sistema integrado de AFM e SNOM a ser anexado a um sistema FIB Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica Três meses a partir da chegada do equipamento 1 121.000 b2. Equipament o Importado Labview baseado no Controller e Software Análise de propriedades físicas de nanomateriais Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica Três meses a partir da chegada do equipamento 1 77.000 b3. Equipament o Importado Computador Análise de propriedades físicas de nanomateriais Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica Três meses a partir da chegada do equipamento 1 3.080 b4. Equipament o Importado Monitor Análise de propriedades físicas de nanomateriais Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica Três meses a partir da chegada do equipamento 1 880 b5. Equipament o

Importado Módulo TEM

Análise de propriedades físicas de nanomateriais Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica Três meses a partir da chegada do equipamento 1 30.800 b6. Equipament o Importado Sistema de alto vácuo Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado Laboratório de Conformação Nanoscópica Três meses a partir da chegada do equipamento 1 39.600

(11)

à câmara do sistema de microscopia FIB b7. Equipament o Importado Instalação Análise de propriedades físicas de nanomateriais Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica 15 dias da chegada do equipamento 1 11.000 b8. Equipament o Importado Despesas com despacho Análise de propriedades físicas de nanomateriais Este equipamento é o único do mercado internacional que pode ser incorporado à câmara do sistema de microscopia FIB Laboratório de Conformação Nanoscópica Data do envio da mercadoria 1 5.500 b9. Acessórias Despesas de Importação Pagamento de taxas de importação Item Obrigatório Laboratório de Conformação Nanoscópica 15 dias a partir da liberação da parcela pertinente 1 21.140 TOTAL 310.000

Referências

Documentos relacionados

Além dos fatores conhecidamente associados, o presente estudo revelou que a associação entre a hipertensão arterial crônica e a estratificação do baixo peso ao nascimento

A cantora aparece aos olhos dos fãs como símbolo da coragem e da determinação, características consideradas essenciais para o sucesso na vida pessoal e profis- sional..

Para além da gestão do departamento, o responsável pelo departamento técnico assegura a gestão do sistema de informação da empresa, tanto ao nível de equipamentos como

Por essa razão, seu potencial forrageiro para a época de seca é bastante reduzido, principalmente para a pecuária de corte. Uma outra opção para capineira é a cana-de-açúcar, que

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas

Primeiros-socorros: enxágüe a boca, não induza o vômito, dê porções de água com carvão ativado para a pessoa beber; requer atenção médica... Primeiros-socorros: ar