• Nenhum resultado encontrado

HOJE NO COMÉRCIO NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HOJE NO COMÉRCIO NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

HOJE NO COMÉRCIO

NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO

09 de março de 2018

FECHAMENTO DO HOJE NO COMÉRCIO | 9h do dia 09 de março de 2018

1

41.3883-4500 | jornalismo@fecomerciopr.com.br

www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br

Acordo com Europa vai beneficiar

economia do Paraná

FOLHA DE LONDRINA

Fiep espera aumento de 10% em vendas para a União Europeia; setor agropecuário pode ter cotas de exportação

Dólar opera em queda nesta sexta-feira

G1

Na véspera, a moeda dos EUA avançou 0,52%, a R$ 3,2613 na venda.

PIB do Paraná sai do negativo e cresce

mais que o nacional

GAZETA DO POVO

A recuperação da economia paranaense em 2017 foi puxada pelo agronegócio, que cresceu 11,5%

Tributos são os responsáveis por 66%

da alta no preço da gasolina

FOLHA UOL

(2)

BOLETIM DIÁRIO

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR

2

09 de março de 2018 www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br

continua na próxima página

Piana recebe credenciais de Cônsul Honorário

da República Tcheca no Paraná

O presidente do Sistema Feco-mércio Sesc Senac, Darci Piana, foi nomeado Cônsul Honorário da Re-pública Tcheca no Paraná, pelo em-baixador Jiří Havlík. As credenciais foram entregues no Palácio Iguaçu, com a participação do governador Beto Richa. O mandato conferido ao presidente Piana é válido pelo período de três anos, com jurisdi-ção no Estado do Paraná.

Participaram da solenidade a Cônsul Geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, o Cônsul Honorário de Santa Catari-na, Rafael Freitas e assessores do governo e do Itamaraty.

O presidente Piana agradeceu o reconhecimento e se compro-meteu em estreitar relações

co-merciais entre o Estado do Paraná e a República Tcheca, por meio da Fecomércio PR, e com o Mercosul, em que representa a CNC (Confe-deração Nacional do Comércio), como coordenador empresarial brasileiro no Foro Consultivo Eco-nômico e Social. O embaixador Havlík respondeu que o comércio do país se destaca no segmento gastronômico e na produção de cerveja, frisando que estes são os interesses de intercâmbio.

Beto Richa salientou que Pia-na é uma das persoPia-nalidades do estado que mantêm um bom rela-cionamento com entidades em di-versos segmentos. “Tem respeito e admiração pelos líderes de clas-se. Nós, do Governo do Estado, mantemos parcerias e acatamos

muitas vezes as sugestões de Pia-na em nossas iniciativas”, disse.

Encontro de Negócios

Em paralelo foi realizado um Encontro de Negócios na sede da Fecomércio PR. Participaram au-toridades e empreendedores do ramo cervejeiro tchecos. O intuito do evento foi estreitar o relaciona-mento entre Paraná e República Tcheca.

O diretor da Câmara de Rela-ções Internacionais da Fecomér-cio PR, Rui Lemes, fez a abertura, apresentou o trabalho do Sistema e destacou principalmente as ro-dadas de negócios que a câmara realiza frequentemente. O vice--presidente da Fecomércio PR,

O embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík; o governador do PR, Beto Richa; e o presidente da Fecomér-cio PR e Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana

(3)

BOLETIM DIÁRIO

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR

3

09 de março de 2018

FECHAMENTO DO BOLETIM DIÁRIO | 16h do dia 08 de março de 2018. 41.3883-4500 | jornalismo@fecomerciopr.com.br

www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br

Ari Faria Bittencourt deu as bo-as-vindas ao grupo em nome do presidente Piana. “Ficamos muito felizes por acolherem nosso con-vite para esse encontro de negó-cios. Os laços que unem o Brasil à República Tcheca têm mais de 150 anos e hoje comemoramos a pos-se do presidente Piana como Côn-sul Honorário. Com isso abriremos novas fronteiras comerciais entre os Paraná e a República Tcheca. ”, destacou Bittencourt.

Na sequência, o representante do Ministério de Assuntos Exter-nos da República Tcheca, Marek Svoboda, falou sobre a tradição da produção de cerveja no país e o que podem oferecer ao Paraná. “Essa é a primeira missão do ramo de cervejas, vinho e tecnologia da República Tcheca no Brasil e espero que seja só o começo de uma grande parceria. A cerveja tcheca é a melhor do mundo, usa-mos tecnologia e insuusa-mos de pri-meira qualidade na fabricação da bebida. Sabemos que a produção de cervejas é um grande potencial para a economia brasileira e

po-demos contribuir apresentando nossas tecnologias e trocar expe-riências”, ressaltou Svoboda.

Também falaram durante o en-contro o Cônsul Honorário da Re-pública Tcheca em Santa Catari-na, Rafael Freitas; o chairman da seção estrangeira da Câmara de Comércio da República Tcheca, IIja Mazánek; e para fechar a ma-nhã de apresentações, o assessor comercial da Associação Parana-ense de Supermercados, Sandro Rossetti apresentou o papel da sua entidade.

Em seguida o grupo seguiu para visitas técnicas à Gauden Bier, fábrica de cervejas localizada no bairro Santa Felicidade, e aos Supermercados Festval e Condor.

Coquetel

A programação do dia termi-nou com um coquetel em homena-gem à República Tcheca, servido no Restaurante-escola do Senac. O evento contou com a presença de integrantes do corpo consular,

presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio e comitiva de repre-sentantes da República Tcheca.

Durante seu discurso, o em-baixador da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík, ressaltou o inte-resse de seu país em ampliar as relações com o Paraná nas áreas de turismo, cultura e comércio e a importância da nomeação do pre-sidente Piana na conquista desse objetivo. "Nosso país ainda é pou-co pou-conhecido pou-comercialmente e temos muito a oferecer. Estamos muito contentes com essa nome-ação e temos certeza de que nos-sas relações irão se desenvolver para benefício mútuo".

O presidente da Fecomércio PR e agora Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana, agradeceu pela confiança e falou dos desafios. "Vou me esfor-çar ao máximo para suprir as ex-pectativas depositadas em mim. As dificuldades são muitas, mas vou trabalhar para atender toda a demanda que venha surgir e fazer uma boa representação".

O grupo de empresários e autoridades participantes do Encontro de Negócios após almoço

O embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík; a Cônsul Geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková; o presidente da Fecomércio PR e Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana, acompanhado de sua esposa Maria José Piana e sua filha Patrícia Piana

(4)

BOLETIM DIÁRIO

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR

4

09 de março de 2018 www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br

Endividamento dos paranaenses baixa

para 86,8% em fevereiro

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confedera-ção Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divul-gada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Pa-raná (Fecomércio PR), aponta que-da no endivique-damento no Paraná em fevereiro. No mês passado, 86,8% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida. O indicador baixou 3,44% na comparação men-sal, e ficou levemente acima do pa-tamar registrado em fevereiro de 2017, quando 86,2% dos consumi-dores estavam endividados. Como de costume, o endividamento do estado está bem acima da média nacional, que ficou em 61,2% em fevereiro, o quinto mês consecutivo de queda.

A concentração de famílias com contas em atraso no Paraná baixou de 30,6% em janeiro para 29% em fevereiro, bem como a falta de condição de pagamento, que caiu de 11,4% para 11,1%. Com-parados ao ano anterior, as con-tas em atraso (26,5%) e a falta de condições de pagamento (10,8%) eram menores.

No Paraná, a maior concentra-ção de dívidas está nas famílias de maior poder aquisitivo, com 90,5%, ante 86% entre as famí-lias de menor renda. As contas em atraso são relatadas por 17,3% das famílias de maior renda, con-tra 31,4% na faixa de renda até 10 salários mínimos. O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas também é maior entre as classes C, D e E, com 11,6%, ante 7,7% nas classes A e B.

Tipo de dívida

O cartão de crédito permanece como o tipo de dívida mais cita-da, mencionado por 72,1% das fa-mílias paranaenses que se decla-raram endividadas. Em seguida, figuram na lista o financiamento de carro (10,2%) e financiamento imobiliário (8,8%).

Nível de endividamento A sensação de endividamento é maior nos paranaenses. De manei-ra gemanei-ral, 26,7% se sentem muito endividados, enquanto no âmbito nacional o percentual é de 13,6%. Os que se sentem mais ou me-nos endividados somam 45% no estado e 23,4% no Brasil. Os que se sentem pouco endividados são 15,2% no estado e 24,2% no nacio-nal. Os que não se enquadram em nenhum tipo de dívida citado na pesquisa somam 13,2% e 38,7%.

Mês

Paraná

Nacional

Fevereiro de 2017

86,2

26,5

10,8

58,7

24,1

10,2

Janeiro de 2018

89,9

30,6

11,4

61,3

25,0

9,5

Fevereiro de 2018

86,8

29,0

11,1

61,2

24,9

9,7

Síntese dos resultados (% em relação ao total de famílias)

Total de Endividados % Com contas em atraso % Com contas em atraso % Sem contas em atraso % Sem contas em atraso % Total de Endividados %

(5)

BOLETIM DIÁRIO

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR

5

09 de março de 2018

FECHAMENTO DO BOLETIM DIÁRIO | 16h do dia 08 de março de 2018. 41.3883-4500 | jornalismo@fecomerciopr.com.br

www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br

Foz do Iguaçu receberá edição do Justiça no Bairro

Sesc Cidadão no segundo semestre deste ano

Após hiato de quase sete anos, Foz do Iguaçu receberá no segundo semestre de 2018 a realização do pro-jeto Justiça no Bairro Sesc Cidadão. A parceria entre o Poder Judiciário do Estado do Paraná e o Sistema Feco-mércio Sesc Senac PR estabelece um programa de responsabilidade social integrado entre entidades públicas e privadas, ao garantir cidadania, asse-gurando à família vulnerável econômi-camente e afetivamente a entrega da prestação jurisdicional nos diversos ramos do Direito.

A participação de advogados vo-luntários, universitários, professores, assistentes sociais, psicólogos, médi-cos, garante à população de baixa ren-da que vive na periferia ren-das ciren-dades o acesso ao Direito, desde a orientação até a homologação de acordo com imediata entrega dos documentos ne-cessários, bem como a formação da petição inicial litigiosa com advogado para acompanhar a demanda.

Esta empreitada tem como finali-dade o comprometimento do poder público e empresas privadas em as-segurar o acesso a todos os serviços sociais à comunidade em geral, por meio de ações culturais e recreativas,

Da esq. p/ a dir.: o gerente executivo do Sesc Foz do Iguaçu, Osiel Silva; a diretora de apoio Governamental do município, Kelyn Trento; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo – coordenadora do Justiça no Bairro; o juiz de Direito, Rogerio de Vidal Cunha; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; a primeira-dama, Rosa Maria Jerônimo; o presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Carlos Rodrigues do Nascimento; a gerente de Ação Social do Sesc PR, Elisangela Domingues, e o vice--presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Itacir Mayer

destacando confecção de documen-tos, a saúde preventiva, entre outros serviços, creditando o respeito e so-lidariedade.

O programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão foi realizado em Foz do Igua-çu pela última vez em 2011 e, neste

ano, volta com inovação e apoio das lideranças locais, que se fizeram pre-sentes em reunião realizada no dia 1º de março, no gabinete do prefeito. A previsão é que a edição na cidade ocorra na última semana de junho, nas dependências do Sesc Foz do Iguaçu.

(6)

BOLETIM DIÁRIO

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR

6

09 de março de 2018 www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br

Enescopar chega a 4ª edição

O 4º Encontro das Empresas de

Serviços do Paraná (Enescopar) teve início nesta quinta-feira (8), no Centro de Eventos Sistema Fiep, em Curitiba. Mais de 400 empresários e profissio-nais do setor de serviços prestigiaram a noite de abertura do evento. O Sis-tema Fecomércio Sesc Senac PR é um dos patrocinadores.

Logo no início da noite o público pôde prestigiar a apresentação de Marcelo Archetti, cantor paranaense revelado pelo programa The Voice Brasil, que cantou sucessos da MPB e música Pop.

A palestra de abertura ficou por conta de Arthur Igreja, empresário, in-vestidor-anjo e professor da FGV-RJ. Igreja utilizou sua experiência aca-dêmica e profissional em mais de 25 países para compartilhar informações valiosas com público. Durante a pa-lestra “Transformação dos Negócios: Inovação, Reinvenção e Disrupção”, o empresário discutiu como adaptar os negócios às mudanças tecnológicas do mercado.

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, agradeceu a presen-ça dos empresários, autoridades e representantes de entidades de clas-se, lembrando que o planejamento para tornar o Enescopar começou em 2010. “Sonhamos em promover um encontro que transformasse as orga-nizações. E hoje, chegamos à quarta edição do Enescopar com o senti-mento do dever cumprido”, afirmou. Kalinke lembrou, ainda, o apoio dos patrocinadores que, nesta edição, su-peraram as expectativas e tornaram a Feira de Negócios um verdadeiro sucesso. “Eles acreditaram no even-to e no prestígio que alcançamos ao

longo dessas edições. Tudo isso só é possível com parceiros e alianças for-tes, como as que foram construídas”, afirmou.

O presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio, ressaltou a im-portância do tema para a classe. “En-xergar que o futuro inovador será fundamental para a sobrevivência de todos, tanto das empresas, quanto das pessoas. Parabéns a todos que compareceram a esse evento, que estão interessados em olhar para as novidades”.

O presidente do Conselho Regio-nal de Contabilidade (CRCPR), Mar-cos Rigoni, relembrou que a parceria entre o CRCPR e o SESCAP-PR já ren-deu muitos eventos e atividades em

benefício da classe contábil. “Temos uma forte parceria. Também não po-deria deixar de parabenizar pela es-colha do tema e dos palestrantes, que é de extrema relevância”, afirmou.

Ao lembrar de inovação, o presi-dente do Instituto Fenacon CD, Val-dir Pietrobon, ressaltou a importân-cia das inovações na esfera pública, das reformas e da participação ativa dos empresários nas decisões políti-cas que influenciam a classe contábil. “O que nós podemos fazer para que a Reforma Tributária seja concretiza-da? É importante que as pessoas bus-quem seus representantes políticos para lembrá-los da importância de realizá-la”, disse.

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: A Cadeia do Espinhaço, localizada nos estados de Minas Gerais e Bahia, apresenta um grande número de espécies endêmicas de Angiospermas, destacando-se a

Nas saídas de frutas frescas nacionais e de pro- dutos industrializados, para fins de exportação, pro- movidas pelo fabricante ou suas filiais, e de produtos primários

alguns Elementos de Interesse Patrimonial, como é o caso de fontes e cruzeiros, que necessitam ser valorizados. A ARU de Águeda foca-se, assim, no núcleo central

b) lançar o documento fiscal referido no livro Re- gistro de Entradas, nas colunas “ICMS - Va- lores Fiscais - Operações ou Prestações sem Crédito do Imposto - Outras” e “IPI

[r]

D) Caracteriza infração de natureza leve, com a penalidade de multa. Sobre os crimes de trânsito, assinale a alternativa correta: A) A penalidade de suspensão ou de proibição de

Para efetivar a inscrição é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado. No ato da inscrição, o candidato deverá se inscrever para apenas um cargo e,

II - O prazo de prescrição para o exercício deste direito é de três anos, por aplicação analógica do disposto no artº 498º, nº2, do Código Civil, não se aplicando o