• Nenhum resultado encontrado

MARCIA KUPSTAS Um amigo no escuro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARCIA KUPSTAS Um amigo no escuro"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE LEITURA

Coordenação: Maria José Nóbrega

Elaboração: Rosane Pamplona

MARCIA KUPSTAS

Um amigo no escuro

Leitor crítico — Jovem Adulto

Leitor crítico — 7ª e 8ª séries

Leitor fluente — 5ª e 6ª séries

(2)

O que é, o que é, Uma árvore bem frondosa Doze galhos, simplesmente

Cada galho, trinta frutas Com vinte e quatro sementes?1

Alegórica árvore do tempo…

A adivinha que lemos, como todo e qual-quer texto, inscreve-se, necessariamente, em um gênero socialmente construído e tem, portanto, uma relação com a exterioridade que determina as leituras possíveis. O espa-ço da interpretação é regulado tanto pela organização do próprio texto quanto pela memória interdiscursiva, que é social, histó-rica e cultural. Em lugar de pensar que a cada texto corresponde uma única leitura, é preferível pensar que há tensão entre uma leitura unívoca e outra dialógica.

Um texto sempre se relaciona com outros produzidos antes ou depois dele: não há como ler fora de uma perspectiva interdiscursiva.

Retornemos à sombra da frondosa árvore — a árvore do tempo — e contemplemos ou-tras árvores:

Deus fez crescer do solo toda es-pécie de árvores formosas de ver e boas de comer, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (…) E Deus deu ao homem este manda-mento: “Podes comer de todas as árvores do jardim. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres terás de morrer”.2

Ah, essas árvores e esses frutos, o de-sejo de conhecer, tão caro ao ser huma-no…

Enigmas e adivinhas convidam à decifra-ção: “trouxeste a chave?”.

Encaremos o desafio: trata-se de uma ár-vore bem frondosa, que tem doze galhos, que têm trinta frutas, que têm vinte e qua-tro sementes: cada verso inqua-troduz uma nova informação que se encaixa na anterior.

Quantos galhos tem a árvore frondosa? Quantas frutas tem cada galho? Quantas se-mentes tem cada fruta? A resposta a cada uma dessas questões não revela o enigma. Se for familiarizado com charadas, o leitor sabe que nem sempre uma árvore é uma árvore, um galho é um galho, uma fruta é uma fruta, uma semente é uma semente… Traiçoeira, a árvo-re frondosa agita seus galhos, entorpece-nos com o aroma das frutas, intriga-nos com as possibilidades ocultas nas sementes.

O que é, o que é?

Apegar-se apenas às palavras, às vezes, é deixar escapar o sentido que se insinua nas ramagens, mas que não está ali.

Que árvore é essa? Símbolo da vida, ao mesmo tempo que se alonga num percurso vertical rumo ao céu, mergulha suas raízes na terra. Cíclica, despe-se das folhas, abre-se em flores, que escondem frutos, que prote-gem sementes, que ocultam coisas futuras.

“Decifra-me ou te devoro.”

Qual a resposta? Vamos a ela: os anos, que se desdobram em meses, que se aceleram em dias, que escorrem em horas.

Árvores e tempo de leitura

(3)

DESCRIÇÃO DO PROJETO DE LEITURA

UM POUCO SOBRE O AUTOR

Procuramos contextualizar o autor e sua obra no panorama da literatura brasileira para jo-vens e adultos.

RESENHA

Apresentamos uma síntese da obra para que o professor, antecipando a temática, o en-redo e seu desenvolvimento, possa avaliar a pertinência da adoção, levando em conta as possibilidades e necessidades de seus alunos.

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA

Apontamos alguns aspectos da obra, consi-derando as características do gênero a que Há o tempo das escrituras e o tempo da memória, e a leitura está no meio, no inter-valo, no diálogo. Prática enraizada na expe-riência humana com a linguagem, a leitura é uma arte a ser compartilhada.

A compreensão de um texto resulta do res-gate de muitos outros discursos por meio da memória. É preciso que os acontecimentos ou os saberes saiam do limbo e interajam com as palavras. Mas a memória não funciona como o disco rígido de um computador em que se salvam arquivos; é um espaço move-diço, cheio de conflitos e deslocamentos.

Empregar estratégias de leitura e desco-brir quais são as mais adequadas para uma determinada situação constituem um proces-so que, inicialmente, se produz como ativi-dade externa. Depois, no plano das relações

interpessoais e, progressivamente, como re-sultado de uma série de experiências, se trans-forma em um processo interno.

Somente com uma rica convivência com ob-jetos culturais — em ações socioculturalmente determinadas e abertas à multiplicidade dos modos de ler, presentes nas diversas situações comunicativas — é que a leitura se converte em uma experiência significativa para os alu-nos. Porque ser leitor é inscrever-se em uma comunidade de leitores que discute os textos lidos, troca impressões e apresenta sugestões para novas leituras.

Trilhar novas veredas é o desafio; transfor-mar a escola numa comunidade de leitores é o horizonte que vislumbramos.

Depende de nós.

pertence, analisando a temática, a perspec-tiva com que é abordada, sua organização estrutural e certos recursos expressivos em-pregados pelo autor.

Com esses elementos, o professor irá identi-ficar os conteúdos das diferentes áreas do co-nhecimento que poderão ser abordados, os temas que poderão ser discutidos e os recur-sos lingüísticos que poderão ser explorados para ampliar a competência leitora e escri-tora dos alunos.

QUADRO-SÍNTESE

O quadro-síntese permite uma visualização rápida de alguns dados a respeito da obra e de seu tratamento didático: a indicação do gênero, das palavras-chave, das áreas e te-mas transversais envolvidos nas atividades propostas; sugestão de leitor presumido para a obra em questão.

__________

1 In Meu livro de folclore, Ricardo Azevedo, Editora Ática.

(4)

Gênero: Palavras-chave: Áreas envolvidas: Temas transversais: Público-alvo: PROPOSTAS DE ATIVIDADES a) antes da leitura

Os sentidos que atribuímos ao que se lê de-pendem, e muito, de nossas experiências an-teriores em relação à temática explorada pelo texto, bem como de nossa familiarida-de com a prática leitora. As atividafamiliarida-des sugeridas neste item favorecem a ativação dos conhecimentos prévios necessários à compreensão e interpretação do escrito. • Explicitação dos conhecimentos prévios necessários à compreensão do texto.

• Antecipação de conteúdos tratados no tex-to a partir da observação de indicadores como título da obra ou dos capítulos, capa, ilustra-ção, informações presentes na quarta capa, etc. • Explicitação dos conteúdos da obra a par-tir dos indicadores observados.

b) durante a leitura

São apresentados alguns objetivos orienta-dores para a leitura, focalizando aspectos que auxiliem a construção dos sentidos do texto pelo leitor.

• Leitura global do texto.

• Caracterização da estrutura do texto. • Identificação das articulações temporais e lógicas responsáveis pela coesão textual. • Apreciação de recursos expressivos empre-gados pelo autor.

c) depois da leitura

São propostas atividades para permitir melhor compreensão e interpretação da obra, indican-do, quando for o caso, a pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdos das diversas áreas curriculares, bem como a reflexão a respeito de temas que permitam a inserção do aluno no debate de questões contemporâneas.

✦ nas tramas do texto

• Compreensão global do texto a partir de reprodução oral ou escrita do que foi lido ou de respostas a questões formuladas pelo pro-fessor em situação de leitura compartilhada. • Apreciação dos recursos expressivos empre-gados na obra.

• Identificação e avaliação dos pontos de vis-ta sustenvis-tados pelo autor.

• Discussão de diferentes pontos de vista e opiniões diante de questões polêmicas. • Produção de outros textos verbais ou ainda de trabalhos que contemplem as diferentes lin-guagens artísticas: teatro, música, artes plásti-cas, etc.

✦ nas telas do cinema

• Indicação de filmes, disponíveis em VHS ou DVD, que tenham alguma articulação com a obra analisada, tanto em relação à temática como à estrutura composicional.

✦ nas ondas do som

• Indicação de obras musicais que tenham alguma relação com a temática ou estrutura da obra analisada.

✦ nos enredos do real

• Ampliação do trabalho para a pesquisa de informações complementares numa dimen-são interdisciplinar.

DICAS DE LEITURA

Sugestões de outros livros relacionados de alguma maneira ao que está sendo lido, es-timulando o desejo de enredar-se nas vere-das literárias e ler mais:

◗ do mesmo autor;

◗ sobre o mesmo assunto e gênero; ◗ leitura de desafio.

Indicação de título que se imagina além do grau de autonomia do leitor virtual da obra analisada, com a finalidade de ampliar o ho-rizonte de expectativas do aluno-leitor, en-caminhando-o para a literatura adulta.

(5)

MARCIA KUPSTAS

Um amigo no escuro

UM POUCO SOBRE A AUTORA

Marcia Kupstas nasceu na cidade de São Paulo, em setembro de 1957. Influenciada pela mãe, que sempre gostou muito de ler, desde cedo conviveu com os livros. Seu pri-meiro grande escritor foi Monteiro Lobato. Conforme foi se tornando leitora voraz, in-teressou-se particularmente pelas obras de Edgar Allan Poe, D.H. Lawrence, Graham Greene, John Steinbeck, Agatha Christie, Conan Doyle, Ernest Hemingway. Dos es-critores nacionais, começou com José Mauro de Vasconcelos, Graciliano Ramos, Machado de Assis, José Condé, Jorge Ama-do. Depois de adulta continuou a ler de tudo, de clássicos a contemporâneos, ten-do admiração por Patricia Highsmith e Ru-bem Fonseca. Começou a escrever na ado-lescência, participando de grupos literários. Escrever era um desejo infantil que, na adolescência, tornou-se um sonho. For-mou-se em Letras pela USP. Passou a siste-matizar sua produção literária a partir de 1984, tendo ganhado alguns concursos e publicado contos e resenhas em jornais e revistas. No ano de 1986, lançou seu

pri-meiro livro: Crescer é perigoso, pela Edito-ra Moderna. Foi uma obEdito-ra que, na época, causou grande impacto. Marcia ganhou o Prêmio Revelação do Concurso Mercedes-Benz de Literatura Juvenil, em 1988. Desde então não parou mais de escrever. Já coor-denou projetos nas áreas de Língua Portu-guesa e Literatura, participou de antolo-gias, escreveu livros infantis, juvenis, para adultos e ensaios, contando com mais de 60 obras publicadas.

RESENHA

Numa noite de blecaute, Miguel atende ao telefone. É a voz de alguém que ele não conhece, uma garota de treze anos, que diz chamar-se Luciana. Ela quer conversar, fa-zer amigos; está brincando de “roleta-rus-sa”, como ela e as amigas chamam a brinca-deira de discar ao acaso um número de te-lefone e conhecer novas pessoas. Miguel tem 28 anos e parece uma pessoa bem ma-dura. Seus comentários fazem Luciana se abrir com ele e contar-lhe desde seus pe-quenos problemas de família, sua falta de auto-estima e até seu grande segredo:

(6)

re-centemente, um amigo, que ela conhecera na praia, tentara forçá-la a um contato se-xualmente mais íntimo do que o simples beijo que ela pensara em trocar. A conver-sa flui com tanta naturalidade que Miguel decide contar-lhe também seus segredos: que vivia muito só, que sua mãe era extre-mamente possessiva, que sua única namo-rada o havia deixado e, finalmente, confir-ma aquilo de que Luciana já estava suspei-tando: ele ficara cego num acidente, aos oito anos. Luciana fica tão sensibilizada e perturbada com a história que acaba dei-xando cair o telefone. Miguel fica descon-certado, mas logo o telefone toca outra vez. É Luciana, perguntando-lhe se ele quer ser amigo dela para sempre.

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA

A obra é um livro-diálogo, como o denomi-na a própria autora. Por meio da conversa das duas personagens, uma no início da adolescência, outra no ocaso da juventude, o leitor fica conhecendo duas histórias de vida diferentes, mas com importantes pon-tos em comum, sobretudo a consciência da imperfeição, a conseqüente luta pela auto-estima e a necessidade de abrir o coração para a amizade verdadeira. A linguagem, mesmo sendo simples, alterna os níveis de informalidade, de acordo com a persona-gem que fala, o que pode propiciar uma reflexão sobre o assunto.

QUADRO-SÍNTESE

Gênero: novela

Palavras-chave: amizade, auto-estima, deficiência visual, adolescência

Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, História

Temas transversais: Ética, Saúde Público-alvo: alunos de 7a e 8a séries do Ensino Fundamental

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Antes da leitura

1. Analise com os alunos a ilustração que in-tegra a capa e o título.

A vela afixada sobre um pratinho, ao lado do qual se observa uma caixinha de fósfo-ros, sugere as providências que se tomam nos dias em que há interrupção no forneci-mento de energia elétrica. Mas a luz que a chama acesa lança na escuridão pode sim-bolizar que outras coisas? Como a imagem se relaciona com o título Um amigo no

es-curo?

2. Leia o texto da quarta capa e proponha que façam suposições sobre o que vão ler. 3. Comente com a classe a epígrafe do livro:

A amizade é o melhor pretexto até hoje in-ventado para que o indivíduo pretenda to-mar parte na felicidade do outro.

Verifique o que os alunos entenderam da frase. Peça que comentem a respeito do tema “amizade”. Para eles, o que é a ami-zade? A epígrafe é de autoria de Machado de Assis. Aproveite para falar um pouco so-bre o autor, contando ou relembrando a eles um pouco de sua vida e obra.

Durante a leitura

1. Luciana tem treze anos e vive problemas comuns aos jovens dessa idade. Peça aos alunos que leiam observando em que pon-tos eles se identificam com a personagem. 2. Peça que observem as diferenças de regis-tro lingüístico entre os dois interlocutores. 3. Adiante aos alunos que Miguel esconde um segredo, do qual Luciana só suspeitará quando ele lhe contar sobre Tânia. Desafie-os a tentar descobrir esse segredo antes da revelação.

4. Peça que anotem à parte os autores, com-positores, obras literárias e filmes citados no texto.

(7)

Depois da leitura ✦ nas tramas do texto

1. Inicie a discussão sobre o livro conversan-do sobre Luciana. Alguém se sentiu identi-ficado com ela? Organize a classe em gru-pos e peça que discutam os problemas por ela levantados e apontem qual deles é o mais grave. A partir daí, comece um deba-te, com troca de opiniões entre os grupos. 2. Continue a discussão, pondo em desta-que os problemas de Miguel. Polemize. Qual problema dele era mais sério: a defici-ência visual, a baixa auto-estima ou a falta de independência?

3. Escolha algumas frases que revelem a fi-losofia das personagens e ponha-as em dis-cussão. Sugestões:

• Acho que o pior é ficar xingando Deus, o

destino. Eu sempre tentei compreender o meu destino...

• Fico achando que pra adulto é sempre

mais fácil. Tem grana, pode sair sozinho, pode dirigir carro.

4. Luciana propõe a Miguel um pingue-pongue. As regras da brincadeira estão no primeiro capítulo do livro — perguntas e respostas curtas, rápidas, sobre vários as-suntos. Faça um pingue-pongue com a clas-se, organizando os alunos em duplas e dan-do-lhes um tempo para planejar as pergun-tas por escrito.

5. Peça às mesmas duplas que selecionem um trecho do livro e preparem uma leitura dramática para apresentar aos colegas. 6. Miguel lê para Luciana vários fragmentos de texto de Álvares de Azevedo. É uma oportunidade de apresentar à classe esse autor. Leia para eles um poema romântico da obra Lira dos vinte anos e um conto de

Noites na taverna.

7. Retome as citações dos outros autores e obras do texto e aproveite para falar um pouco sobre cada um deles: os filmes de

Freddy Krueger, Carrie, a estranha, os músi-cos Elomar e Vivaldi, os escritores Guimarães Rosa e Daniel Defoe. Se preferir, encarregue um grupo de alunos de investigar um autor ou obra.

✦ nas telas do cinema

Uma história de amor e amizade entre duas pessoas aparentemente muito diferentes — uma delas com uma grave debilidade motora — é narrada em Livre para voar (The

Theory of Flight). Direção: Paul Greengrass,

distribuído pela Europa Filmes. ✦ nos enredos do real

1. Organize um estudo sobre as marcas que caracterizam a linguagem de cada persona-gem. Verifique se as gírias usadas por Luciana são as mesmas que seus alunos usam. Faça um exercício com eles, mostran-do de quantas maneiras se pode dizer a mes-ma coisa.

2. No capítulo “O Segredo”, Luciana relata a experiência de abuso sexual de que foi víti-ma.

O abuso sexual pode ocorrer mediante o uso da violência, mas também por meio da insi-nuação sexual, contato físico considerado desagradável, ofensivo ou da sujeição à prá-tica sexual.

Apesar de, em geral, se associar o abusador a uma espécie de monstro, tarado, normal-mente ele tem uma aparência comum. Pes-quisas constatam que o agressor, na grande maioria das vezes, é uma pessoa parente ou conhecida da vítima e que, infelizmente, te-ria a obrigação legal de protegê-la.

É importante conversar com os alunos sobre formas de abuso, além de estimulá-los a romper o silêncio e a enfrentar com coragem a situação, denunciando a agressão.

3. Proponha que se aprofundem na questão da deficiência visual, convidando o profes-sor de Ciências a esclarecer dúvidas: O que provoca a cegueira? Quando ela é reversí-vel? Se possível, convide um profissional do

(8)

assunto. Seria interessante apresentar à clas-se um livro ou uma página escrita em braile. Se for mais conveniente, encarregue a clas-se de fazer essa pesquisa.

4. O fato de dois índios terem sido levados por Colombo à Europa — de que fala Miguel — é um fato histórico, mas parece que nin-guém sabe o que aconteceu com eles. Pro-ponha que criem uma continuação para essa história, fictícia, é claro, mas apoiando-se em dados da realidade, como a situação da Espanha naquele tempo, a mentalidade do povo, etc. O professor de História teria mui-to a colaborar.

DICAS DE LEITURA

◗ da mesma autora

A maldição do silêncio — São Paulo, Moderna Crescer é perigoso — São Paulo, Moderna O primeiro beijo — São Paulo, Moderna Revolução em mim — São Paulo, Moderna

◗ sobre o mesmo assunto ou gênero

O menino narigudo — Walcyr Carrasco, São

Paulo, Moderna

Sonhos, grilos e paixões — Carlos Queiroz

Telles, São Paulo, Moderna

Beijo na boca — Ivan Jaf, São Paulo,

Moder-na

Sete faces da primeira vez — Carlos Queiroz

Telles e outros autores, São Paulo, Moderna

Surpresas da vida — Jair Vitória, São Paulo,

Saraiva

◗ leitura de desafio

Memórias de vida e luz — Jacques Lusseyran,

São Paulo, Antroposófica. É a apaixonante a história — verídica — de um menino que fica cego e acaba se transformando no chefe de uma das maiores redes da Resistência Fran-cesa, durante a Segunda Guerra. O relato combina ação e reflexão de uma maneira magistral.

Referências

Documentos relacionados

In this work we will analyze three different methods, the Graphical Lasso GLasso, Graphical Ridge GGMridge and a novel method called LPC, or Local Partial Correlation.. The

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

O fabricante não vai aceitar nenhuma reclamação dos danos causados pela não observação deste manual ou por qualquer mudança não autorizada no aparelho.. Favor considerar

Como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG, a Fiocruz por meio da Diretoria de Recursos Humanos firmou contrato com a Fundação Getúlio Vargas,

Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a realidade do aluno da zona rural que necessita estudar na zona urbana, para isso faz-se necessário conhecer

Se, eventualmente, estiverem fora dos padrões exigidos por lei, são tomadas as medidas cabíveis, além das reuniões periódicas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes