• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FGV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FGV"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – FGV

PROCESSO DE SELEÇÃO

Como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG, a Fiocruz por meio da Diretoria de Recursos Humanos firmou contrato com a Fundação Getúlio Vargas, Instituição de Ensino Superior, reconhecida pela Ministério da Educação e recomendada pela Capes, para a participação de até 10 servidores na turma Intensiva do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública que terá o início das aulas em 22/08/2016.

O MAP – Mestrado Profissional em Administração Pública é desenvolvido por meio de aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo, com o suporte de recursos audiovisuais e multimídia. Dada a ênfase na aplicação prática dos conhecimentos, grande parte do trabalho nasce do debate e da troca de experiências entre os participantes. Essa metodologia parte da premissa de que os alunos são agentes ativos em seu processo de aprendizagem, com objetivos próprios e corresponsáveis pela qualidade do produto final.

Como resultado espera-se o desenvolvimento dos servidores em conceitos de gestão de modo a criar condições para uma ação profissional alinhada às diretrizes e projetos corporativos, ampliando as possibilidades de eficiência, eficácia e economicidade para o alcance dos objetivos organizacionais. Esta ação do PDG é direcionada a todos os servidores da carreira de Gestão ou servidores que estejam exercendo cargo de chefia (DAS e FG) lotados no Rio ou nas Regionais / Escritórios. Os custos de passagens e diárias para os encontros presenciais dos alunos que não residem no Rio de Janeiro deverão ser acertados entre o servidor e sua respectiva Unidade, pois não serão arcados pela Diretoria de Recursos Humanos. Não poderão concorrer aqueles que estiverem em estágio probatório ou participando de outros cursos de pós-graduação.

O processo de seleção é composto por 2 etapas eliminatórias. A primeira etapa será realizada pela Fundação Oswaldo Cruz e a segunda pela Fundação Getúlio Vargas conforme edital divulgado no sítio http://ebape.fgv.br/sites/ebape.fgv.br/files/edital_map_intensivo_2016.pdf .

PROCESSO DE SELEÇÃO

Processo de Seleção – Etapa 1 - Fiocruz 1 – Entrega de Documentação

Os servidores interessados deverão entregar os documentos relacionados abaixo na Escola Corporativa, Prédio da Expansão, sala 203 no período de 3/02/2016 a 23/02/2016 conforme cronograma. Os documentos, após preenchidos e assinados, também poderão ser escaneados e enviados para o endereço eletrônico pdg@fiocruz.br. No caso de envio por e-mail serão aceitos os documentos recebidos até as 23h59min do dia 23/02/2016.

(2)

Só serão efetuadas as inscrições que estiverem com a documentação completa não sendo permitida a entrega de qualquer documento em separado.

A – Ficha de Inscrição (em anexo) devidamente preenchida

B – Apresentação de um projeto de dissertação que contenha as seguintes partes:

A redação do anteprojeto deve ter as características desejáveis, como qualquer outro trabalho acadêmico: objetividade, clareza, precisão, probidade, ordem, coerência e simplicidade.

ESTRUTURA DO PROJETO

O projeto deve conter os seguintes elementos: CAPA

É a proteção externa do trabalho. Deve ser simples e reproduzir os elementos mais representativos indispensáveis à identificação do trabalho, na ordem em que se sucedem: nome do autor; indicar o título ainda que provisório; local (cidade); ano de entrega.

INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Introdução é a apresentação do assunto abordado, juntamente com o seu mérito. É uma seção que visa chamar a atenção do leitor, na qual se tenta justificar e fundamentar o projeto. É apropriado concluir a introdução com a formulação do problema, sob a forma de pergunta.

Problematização é a questão-problema que o investigador procura responder, por meio da pesquisa.

OBJETIVOS:

Indicar os objetivos pretendidos com o desenvolvimento do projeto de pesquisa separando-os em “objetivo geral” e “objetivos específicos”.

O Objetivo Geral deve ser claro, coerente e sucinto para dizer o que o trabalho quer, deve refletir a razão de ser do trabalho, podendo ser abrangente.

Os objetivos específicos devem estar bem relacionados com o título e com o objetivo geral, mantendo o foco; deve expressar de forma clara o que se quer atingir, indicando os benefícios desejados para a Fiocruz / Unidade.

JUSTIFICATIVA:

O trabalho deve estar baseado em uma justificativa absolutamente coerente, que fundamente as razões que tornam relevante o desenvolvimento do trabalho deixando claro a sua contribuição para a Fiocruz e sua relação com o Plano Quadrienal destacando quais objetivos estratégicos o projeto está alinhado. Não deverá haver dúvida do por quê do projeto, o fim a que se destina, devendo convencer da necessidade e relevância dos objetivos propostos.

METODOLOGIA

Apresentar os possíveis instrumentos metodológicos a serem utilizados para o desenvolvimento do trabalho.

REFERÊNCIAS

Nessa parte é relacionado todo o material consultado para a elaboração do trabalho, que seja citado nele (livro, sítio, revista, jornal, vídeo etc.).

(3)

FORMATAÇÃO GRÁFICA

Deve ser elaborado em folha A4 Espaço 1,5; Margens de 2cm, recuos (parágrafos) de 0,75 cm Superior: 3cm; Inferior: 2cm; Esquerda: 3cm; Direita: 2cm;

Fonte: Time new Roman; Tamanho 12;

O projeto deve ser apresentado em no máximo 10 páginas.

C – Carta de apresentação (de 10 a 15 linhas) da Chefia Imediata fundamentando e justificando a relevância do projeto para a Unidade com o de acordo do Diretor da Unidade.

D – Curriculum Vitae 2 – Avaliação de Projetos

Os projetos serão avaliados por 3 avaliadores que fazem parte da Comissão de Seleção e classificados de acordo com os critérios abaixo. A nota final do candidato será a média aritmética da nota dos avaliadores. O desempate será realizado obedecendo a nota dos critérios de avaliação na seguinte ordem: Inovação, Alinhamento ao Plano de Quadrienal, Potencial de Impacto do Projeto, Aplicabilidade do tema, Justificativa e Relevância.

Critério

Pontuação

Máxima

Inovação

O quanto o projeto poderá introduzir inovações nos processos de trabalho e os ganhos para a Instituição.

2,5

Alinhamento ao Plano Quadrienal

O quanto a proposta de projeto está alinhada aos objetivos estratégicos do Plano Quadrienal da Fiocruz

2

Potencial de impacto do Projeto

A amplitude e o impacto do projeto na Instituição. 2

Aplicabilidade do Tema

O quanto o projeto demonstra claramente a possibilidade de aplicação na Instituição. 2

Justificativa e Relevância

O quanto os motivos tornam relevante o desenvolvimento do projeto e sua contribuição para a Fiocruz e relação com o Plano Quadrienal.

1

Clareza do Texto

Clareza, objetividade e encadeamento do texto. 0,5

TOTAL 10

3 – Entrevistas

Os autores dos 20 projetos mais bem avaliados e com pontuação total igual ou superior a 7(sete) serão chamados para entrevista com a Comissão de Seleção.

As entrevistas serão realizadas de forma presencial para os servidores lotados no Rio de Janeiro e por

(4)

A avaliação das entrevistas seguirá os seguintes aspectos:

Critério

Pontuação

Máxima

Conhecimento do Tema do Trabalho proposto

O servidor demonstrou segurança e objetividade ao responder às questões referentes ao tema do trabalho.

5

Alinhamento a sua expectativa profissional

O candidato respondeu de forma objetiva sobre a importância do curso para o seu desenvolvimento profissional a curto e médio prazo na Fiocruz.

3

Compromisso com a realização do curso

O candidato demonstrou ter condições para comprometer-se com as normas e exigências do curso participando integralmente das atividades propostas.

2

TOTAL 10

A nota final será obtida a partir da média ponderada da avaliação do projeto (peso 6) e da entrevista (peso 4).

Nota Final = Nota do Projeto × 6 + Nota Entrevista × 4 10

Ao final os servidores serão ranqueados de acordo com a Nota Final e serão indicados para fazer a inscrição no processo seletivo da FGV os 15 servidores melhor classificados. No caso de empate o desempate será feito considerando a maior nota do projeto. Caso persista o empate será considerado a pontuação dos critérios de avaliação do projeto na seguinte ordem: Inovação, Alinhamento ao Plano de Quadrienal, Potencial de Impacto do Projeto, Aplicabilidade do tema, Justificativa e Relevância.

Processo de Seleção – Etapa 2 - FGV

Os 15 servidores selecionados deverão proceder as etapas do processo de seleção definidos pela FGV conforme estabelecido no sítio http://ebape.fgv.br/programas/map/apresentacao .

É de inteira reponsabilidade dos servidores indicados cumprir com as etapas e exigências do Edital da FGV inclusive no que se refere ao pagamento da inscrição.

Poderão cursar o Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV, custeado pela Fiocruz, até 10 servidores selecionados na Etapa 1 e melhor classificados no processo de seleção da FGV. Caso sejam aprovados pela FGV mais de 10 candidatos, estes poderão cursar o mestrado, desde que arquem com o custo do curso.

Os 10 servidores aprovados deverão, ao final do curso, assinar o documento de Cessão de Direitos Autorais de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em consonância a Política Institucional de Acesso Aberto da Fiocruz.

(5)

Os servidores da Fiocruz inscritos no mestrado Profissional em Administração Pública da FGV deverão efetuar o depósito no Repositório Institucional ARCA da produção intelectual resultante das pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso, para fins de divulgação pública em Acesso Aberto, nos termos e de acordo com o estabelecido na Política Institucional de Acesso Aberto da Fiocruz. Além de ceder, de forma não exclusiva e para fins não comerciais, os direitos patrimoniais de autor sobre a produção intelectual resultante da pesquisa, inclusive as publicações e a dissertação, para fins de divulgação pública em Acesso Aberto, nos termos e de acordo com o estabelecido na Política Institucional de Acesso Aberto da Fiocruz. Por questões éticas, com objetivo de não expor os candidatos, como de praxe nas Unidades da Fiocruz ofertantes de ações de ensino formal e de outras instituições externas, assim como a própria FGV, parceira nesta ação, a divulgação do resultado de cada etapa será feita pelo número de inscrição dos candidatos e não nominalmente. Para isso será usada a lista de e-mails institucional dos servidores e lista de e-mails dos Serviços de Recursos Humanos. Além desta divulgação geral será enviado e-mail individual para os candidatos informando do resultado de cada etapa. O candidato poderá, caso seja de interesse, solicitar entrevista de retorno junto a coordenação.

CRONOGRAMA

Etapa

Período

Responsável

Divulgação da ação Processo de Seleção

02/02/2016 Escola Corporativa Fiocruz

Entrega da Documentação (Projeto / Parecer da Chefia / De acordo do Diretor da Unidade)

03/02/2016 a 23/02/2016 Servidor

Divulgação do número de inscritos

24/02/2016 Escola Corporativa Fiocruz

Análise e avaliação dos Projetos

24/02/2016 a 15/03/2016 Comissão de Seleção

Divulgação do Resultado da análise dos projetos

17/03/2016 Escola Corporativa Fiocruz

Período de Entrevistas 23/03/2016 a 05/04/2016 Comissão de Seleção

Divulgação do Resultado das entrevistas

07/04/2016 Escola Corporativa Fiocruz

Inscrição dos selecionados na FGV

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de uma associação fechada, não aberta ao público em geral e que não tem e nem professa qualquer religião, não se podendo afirmar que seus prédios sejam templos para

Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o funcionamento do diafragma piezelétrico de baixo custo composto por Titanato Zirconato de Chumbo (PZT) no monitoramento

A distribuição de tamanho analisada utilizando o NTA revelou um amplo pico entre 5 a 12 nm em relação ao Rh para as NP’s obtidas pelo método A, Figura 6A, enquanto que

Na indústria da Construção Civil, os canteiros de obras são um alvo quase que constante de problemas.. de construção, não é possível recomendar uma solução-tipo para

Os  licitantes  ficam  cientes  de  que  a  venda  será  feita  à  vista  ou

Os efeitos da corrosão em aço inoxidável e aço carbono são muito diferentes e este trabalho oferece informações sobre ataque geral ou corrosão superficial, visto que esta

autobiografia escrita por Etienne Decroux; “The Decroux sourcebook”, uma compilação de entrevistas, registros pessoais, cartas e palestras de Decroux, organizados

Dada a popularização desse modelo de trabalho nos últimos anos, principalmente em empresas de tecnologia, onde diversas tarefas têm sido executadas por