• Nenhum resultado encontrado

Simulado Concurso UFCG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado Concurso UFCG"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Simulado Concurso UFCG

AS QUESTÕES 1 A 22 SÃO REFERENTE ÀS

DICIPLINAS PORTUGUÊS, POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO E REDAÇÃO OFICIAL.

(CONTEÚDO CONCURSOS - FABYANA MUNIZ) Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 4.

TEXTO I Mulheres de Atenas Chico Buarque e Augusto Boal Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas

Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas

Quando fustigadas, não choram Se ajoelham, pedem, imploram mais duras penas

cadenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas

Quando eles embarcam, soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas

E quando eles voltam, sedentos Querem arrancar violentos Carícias plenas

obscenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas

Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar um carinho De outras falenas

Mas no fim da noite, aos pedaços Quase sempre voltam pros braços De suas pequenas

Helenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas

Elas não têm gosto ou vontade Nem defeito, nem qualidade Têm medo apenas

Não têm sonhos, só têm presságios

O seu homem, mares, naufrágios Lindas sirenas

morenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Temem por seus maridos, heróis e amantes de Atenas

As jovens viúvas marcadas E as gestantes abandonadas não fazem cenas

Vestem-se de negro, se encolhem Se conformam e se recolhem Às suas novenas

Serenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Secam por seus maridos,orgulho e raça de Atenas 01. O texto é permeado por uma ideologia feminista, uma vez que

I) os versos salientam a despersonalização das mulheres de Atenas, evidenciando a ausência de importância que o gênero feminino tinha na sociedade ateniense.

II) os autores intencionam levar as mulheres à reflexão sobre o papel que elas devem desempenhar na sociedade atual.

III) evidencia um discurso androcêntrico ao defender a concepção de que as mulheres devem se tornar donas de sua própria história, ou pelo menos, devem construir a história de vida delas em união com seus parceiros.

IV) os autores refletem um discurso feminista e, paradoxalmente, sugere que as mulheres se exemplifiquem no amor incondional das atenienses. Está(ão) correta(s) a) I e II. b) I, II e IV c) II e IV d) III e IV e) I, II e III

02. O uso das palavras “falenas” e “cadenas” contribui para a tese defendida pelos autores, porque aponta para a relação de

I – submissão das mulheres/esposas atenienses aos valores da sociedade patriarcal. II – busca do prazer sexual nos braços das amantes.

III – acorrentamento das mulheres atenienses que vivem em função dos desejos e caprichos dos maridos.

IV – espaço social das esposas (residência, subserviência, vida sem brilho, sem

(2)

intelectualidade, sexo para procriação, sonhos e desejos baseados na vida dos maridos) e das falenas (vida noturna, liberdade, vida com brilho, com intelectualidade, sexo por prazer, desejos próprios). Está(ão) correta(s) a) I e II. b) I, II e IV c) II e IV d) I,II, III e IV e) I, II e III

03. Com relação à utilização de alguns verbos no texto, é INCORRETO AFIMAR:

a) Os verbos que iniciam os terceiros versos de todas as estrofes evidenciam o ciclo de vida das mulheres atenienses, que se dedicam aos maridos de forma subserviente, pois elas não viviam para si, eram aprisionadas ao casamento até a morte, refletindo, assim, uma vida sem autonomia e de escravidão. Os verbos estão no presente do indicativo, demarcando a atemporalidade do tema abordado no texto.

b) O verbo “ter”, na 4ª estrofe, encontra-se na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, remete a “mulheres de Atenas”, enfatizando a ausência de determinação do ser feminino que é desprovido de amor próprio e desapercebido de direito, uma vez que as esposas atenienses tinham apenas deveres.

c) O verbo “mirar” encontra-se na 3ª pessoa do plural do imperativo e apresenta um tom injuntivo e irônico, pois faz um apelo à mulher atual: “mirem-se no exemplo de opressão das mulheres atenienses, que aceitavam absolutamente os mandos e os desmandos de seus esposos. Portanto, façam o contrário, mulheres!”.

d) O verbo “voltar”, em todas as aparições no texto, retoma a palavra “maridos” que é o ser que exerce o poder de provedor tanto no sentido financeiro quanto no aspecto sentimental das esposas, uma vez que eles independente da situação voltavam inteiros, completos e amorosamente para suas esposas. e) Um dos eixos mais significativos da canção encontra-se no segundo verso de cada estrofe, que tem sua carga significativa centrada no verbo “mirar”.

04. Sobre a canção “Mulheres de Atenas, Julgue como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmações com relação à acentuação, ao aspecto semântico e morfossintático presente na letra da música. I - Existe intertextualidade, pois faz alusão aos poemas épicos Ilíada e Odisséia, à história e à mitologia da Grécia Clássica. Além disso, a

canção apresenta muitas imagens figurativas, recheada, portanto, de plurissignificados. II – Na 1ª estrofe, a partir do 4º verso, o “se”, conforme a norma padrão, deveria vir enclítico aos verbos banhar, arrumar e ajoelhar. Mas, nesse caso, o texto é poético, não tendo, portanto, que respeitar as prescrições gramaticais. Além disso, o fato de o citado pronome vir proclítico não interfere no aspecto semântico, aliás, a utilização da próclise na composição provoca um melhor efeito sonoro. III - As Características dos maridos são irônicas: fortes, bravos, guerreiros, poderosos, heróis e amantes. A caracterização deles atende às convenções sociais da época. Portanto, eles não se entregam para suas esposas, mesmo que elas sejam Helenas (Helena foi considerada a mulher mais linda do mundo) ou Penélope (símbolo da fidelidade). As palavras que os descrevem são adjetivos relacionados aos substantivos homens/maridos.

IV – Os versos: “Não têm sonhos, só têm presságios”/ “Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas”. Sobre eles, é correto afirmar respectivamente: A palavra só exerce a função de advérbio, podendo ser substituída por sós, reforçando o ideário de solidão das esposas atenienses; deveria haver uma vírgula depois da palavra maridos, visto que os novos filhos de Atenas exercem a funcão de aposto de maridos e o vocábulo pros é representativo de uma linguagem informal. V – De acordo com a reforma ortográfica, as palavras herói e heroico perderam o acento. Já a palavra viúva não sofreu alteração, a justificativa para a acentuação dela é devido ao fato de ser um hiato.

A sequência correta é: a) C – C – C - C - E. b) C – E – C – E – C. c) C – E – C – C - C. d) E – C – C – E - E. e) C – C – C – E - E.

Obs. As questões 5 a 9 são de autoria da COMPROV.

Texto II

Subnutrição intelectual, anemia cívica Uma das anedotas do folclore político brasileiro contava que, nas áreas de fronteira do Brasil com o Uruguai, não definidas pelos chamados acidentes naturais, o único método seguro para saber se havíamos deixado solo gaúcho era estar atento ao aparecimento de prédios escolares. Triste anedota que, ao menos, fazia justiça a um experimento empreendido pela pequena e notável República Oriental do

(3)

Uruguai no final do século 19: a reforma educacional. Implantada por José Pedro Varela, intelectual e estadista uruguaio, a reforma de 1877 baseou-se nas teses de seu principal livro – La educación del pueblo (1974) – e tinha como objetivo constituir uma identidade nacional através da educação.

Para efeito de comparação histórica, o Brasil, a essa altura, ainda debatia sobre os perigos de uma abolição do trabalho escravo, se feita de modo abrupto e impensado. A moderadíssima Lei do Ventre Livre havia sido promulgada apenas três anos antes (em 1871) e levaríamos ainda muitos anos para banir a escravidão (1888).

Com Varela, o Uruguai pôde experimentar a aplicação dos princípios da escola laica, pública e voltada, mais do que para a proficiência educacional, para a formação de cidadãos. Em suma, a reforma introduzida estabeleceu as bases de uma formação cívica, até hoje visível nos hábitos políticos e culturais daquele país.

O pessimismo da anedota pode ser refutado por um indicador aparentemente invencível: hoje, no Brasil, 97% dos jovens de 7 a 14 anos estão na escola. Uma filigrana estatística afasta-nos, pois, da universalidade de cobertura do ensino público fundamental. Há, portanto, escolas do lado de cá. No entanto, estamos diante de um fenômeno grave: a ampla cobertura educacional convive com o fato de a escola ter baixa importância na vida desses jovens. Em outros termos, seu tempo de permanência nas escolas é pífio: em média, 4,3 horas por dia.

Com efeito, é possível infelizmente reproduzir um padrão de baixa escolaridade, associado à universalização do ensino. Basta manter as crianças por poucas horas, desvalorizar material e simbolicamente a profissão dos educadores e comemorar índices enganadores. Na sombra, continuam a proliferar a subnutrição intelectual e o analfabetismo científico, ingredientes indispensáveis para a anemia cívica.

(Renato Lessa. Revista Ciência Hoje. Outubro de 2006, p. 1. Com cortes)

05. Assinale a alternativa que representa integralmente a tese do autor:

a) Assim como ocorreu no Uruguai, o aumento do número de escolas, no Brasil, favoreceu a melhoria da educação.

b) No Brasil, embora o número de jovens na escola tenha aumentado, o padrão de baixa escolaridade está relacionado ao tempo de permanência na escola.

c) A ampla cobertura educacional, no Brasil, favoreceu a melhoria do desenvolvimento

intelectual dos 97% dos jovens que hoje frequentam a escola.

d) A política de universalização do ensino fundamental, no Brasil e no Uruguai, garante a formação intelectual e sócio-política dos jovens.

e) O padrão mínimo de permanência nas escolas, associado à universalização do ensino, no Brasil, contribui para a formação intelectual dos jovens.

06. A ideia encadeada pela expressão “No entanto”, no 4º parágrafo,

a) reforça a invencibilidade do indicador de melhoria do ensino no Brasil.

b) ilustra a comparação entre os sistemas de ensino do Uruguai e do Brasil.

c) contraria a invencibilidade sugerida pelo indicador de melhoria do ensino no Brasil. d) esclarece a comparação entre o sistema educacional do Uruguai e do Brasil.

e) aponta para a invencibilidade do indicador de melhoria do ensino no Brasil.

07. Sobre relações de sentido no texto, julgue como CORRETAS ou INCORRETAS as afirmações:

I – A repetição da palavra “anedota” contribui para a progressão textual porque retoma a comparação que serve de base para a tese do autor.

II – A expressão “do lado de cá”, no penúltimo parágrafo, tem, no texto, uso polissêmico. III – A expressão ”a essa altura”, no 2º parágrafo, retoma a época da reforma educacional uruguaia. Está(ão) correta(s) a) I e II. b) II e III. c) II. d) I e II. e) I e III.

08. Sobre as regências nominal e verbal, são feitas as seguintes afirmações:

I - os usos de “a”, antes de “a um experimento”, no 1º parágrafo, e antes de “ampla”, no 4º parágrafo, constituem casos de regência verbal e nominal, respectivamente. II - os usos de “a”, em “ao aparecimento” e em “a um experimento”, no 1º parágrafo, constituem casos de regência nominal.

III – os de “à”, antes de universalização, no último parágrafo, e de “a”, antes de “reforma educacional”, no 1º parágrafo, constituem casos de regência nominal.

Está(ão) corretas: a) I e II.

b) II. c) II e III.

(4)

d) III. e) I e III.

09. Julgue como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmações:

I - As vírgulas que intercalam “pois”, no 4º parágrafo, realçam um item linguístico que introduz uma conclusão.

II - As ocorrências de vírgulas antes e depois de “o Brasil”, nos 2º e 4º parágrafos, intercalam adjuntos de natureza adnominal. III – As duas últimas ocorrências de dois pontos no 4º parágrafo separam explicações de fatos antes enunciados.

A sequência correta é: a) C – C - E. b) C – E – E. c) C – E – C. d) E – C – E. e) E – E – C .

(UPE-2012) Texto para as questões 10 e 11.

TEXTO III

UNIVERSIDADE

Autor desconhecido Uni sugere unidade

Versos aponta cultura Dade indica qualidade Unidade, que promove. Intelectualiza, avança

Instituição que abraça causas Envolve a comunidade

E se beneficia, beneficiando Universidade no universo humano

Entidade que incorpora valores e costumes Reflete crenças e valores sociais

Espelha partilhas coletivas

Universidade, caminhe junto ao homem Avance com ele, atualize-se

Em prol de uma sociedade de horizontes crescentes

10. (UPE-2012) Após a leitura do poema, conclui-se que a Universidade

A) busca gerar uma cultura competitiva entre os segmentos sociais.

B) rejeita todo e qualquer tipo de crença voltada à unidade social.

C) beneficia comunidades que dela fazem parte.

D) incorpora valores políticos de forma segregadora.

E) corrobora ações geridas por qualquer segmento político.

11. (Conteúdo Concursos-Fabyana Muniz) Baseando-se no referido texto, assim como na finalidade do ensino superior disposta no art. 43 da LDB nº. 9.394/96, considere as afirmações:

I – O texto “Universidade” está em consonância com o referido artigo que preconiza o seguinte: a instituição universitária configura-se em local para promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

II – No texto em questão, os versos “Universidade, caminhe junto ao homem/Avance com ele, atualize-se/ Em prol de uma sociedade de horizontes crescentes” reforçam um apelo para que a universidade cumpra uma das funções essenciais à sociedade: estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

III – Uma das finalidades do ensino superior é formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.

IV – Segundo o poema, é dever da universidade corroborar com ações advindas de qualquer segmento sócio-político, tal preceito é coerente com a seguinte finalidade do ensino superior: suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora.

São verdadeiras as afirmativas:

a) I, II, III e IV. b) I e IV. c) I, II e III. d) II e III. e) II e IV.

12. (CETRO-2012) Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que

(A) devem ser notificados ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino apenas os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

(5)

(B) deve ser notificada ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima do percentual permitido em lei, que é de vinte e cinco por cento, conforme o previsto na LDB e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

(C) somente devem ser comunicados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público os casos em que os alunos tenham atingido o percentual mínimo de cinquenta por cento do total de horas letivas.

(D) a notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino deve ser feita apenas quando os casos de ausências configurarem-se como de evasão escolar.

(E) se os alunos apresentam quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei, devem ser notificados os casos ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público. 13. (CETRO-2012) Segundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,

(A) os programas desenvolvidos em centros de Educação Infantil devem voltar-se, prioritariamente, às ações de caráter lúdico, espontâneo e prazeroso.

(B) é muito importante assegurar, nos projetos pedagógicos para a Educação Infantil, uma antecipação de rotinas e procedimentos comuns às classes de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.

(C) essas Diretrizes, bem como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, não são mandatórias para todas as instituições de Educação Infantil, ficando a critério das equipes pedagógicas a decisão de adotá-las na íntegra, ou não.

(D) as Propostas Pedagógicas para as instituições de Educação Infantil devem promover, em suas práticas de educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-linguísticos e sociais da criança.

(E) a avaliação, na Educação Infantil, deve ser entendida como instrumento de diagnóstico e tomada de decisões, admitindo-se a reprovação e os “vestibulinhos” apenas em casos excepcionais.

14. (UFMG – PREFEITURA DE CUIBÁ – 2010) A Lei n.º 11.494/07 institui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação (FUNDEB). Considerando seus

preceitos relativos à utilização de recursos, assinale a afirmativa correta.

A) Os recursos anuais totais do FUNDEB serão destinados, em pelo menos 60%, ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

B) Os recursos anuais totais do FUNDEB, quando ultrapassarem a demanda equivalente, poderão ser utilizados como garantia ou contrapartida de operações de crédito contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.

C) Os recursos do FUNDEB serão utilizados na manutenção e desenvolvimento da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, com exceção da Educação de Jovens e Adultos.

D) Os recursos do FUNDEB serão utilizados, exclusivamente, na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e do ensino médio.

E) Os recursos do FUNDEB destinados aos Municípios devem ser integralmente voltados à remuneração dos profissionais da educação básica pública.

15. No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.

II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.

III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos. IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

Estão corretas: (A) I e II, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, III e IV, apenas.

(6)

(E) I, II, III e IV.

16. (FUMARC-2012- Com adaptações) Leia, atentamente, o texto abaixo:

TEXTO IV

Em coletiva de imprensa concedida na tarde da segunda-feira, 27 de junho de 2011, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou o posicionamento dos Municípios em relação às metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A entrevista ocorreu no plenário oito, da Câmara dos Deputados, na presença de dezenas de jornalistas dos maiores veículos de comunicação do País. Entre outros aspectos, a CNM defendeu que os planos de educação de Estados e Municípios devem se adequar à realidade local e à capacidade financeira de cada ente.

Fonte:http://joaodebahia.com/2011/06/cnmno ticias_4/

O novo PNE, que está em discussão na Câmara, define:

a) 5 metas para o setor educacional, a serem alcançadas pelo país até 2014. Uma das metas é universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos

b) 10 metas para o setor educacional, a serem alcançadas pelo país até 2016. Outra meta é universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos c) 20 metas para o setor educacional, a serem alcançadas pelo país até 2020. Uma das metas é universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

d) 15 metas para o setor educacional, a serem alcançadas pelo país até 2015. Outra meta é oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.

e) 20 metas para o setor educacional, a serem alcançadas pelo país até 2020. A respeito da educação profissional a meta é oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional no ano final do ensino médio.

17. (Conteúdo Concursos-Fabyana Muniz) Considerando a criação e a trajetória do nível superior de ensino, assim como a autonomia

da Educação Superior preconizadas pela LDB e PNE, analise as alternativas:

I – A inserção de atividades de pesquisa não compunha o perfil da criação do nível superior. II – Quanto à trajetória do ensino superior, foram estabelecidos vínculos entre educação e cidadania, segurança nacional, desenvolvimento econômico e integração nacional.

III – No tocante ao exercício da autonomia das universidades públicas, as referidas instituições poderão aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, bem como administrar rendimentos conforme dispositivos institucionais

IV – Com relação às políticas redistributivas de competência da união, as universidades públicas devem ampliar a participação proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educação superior, inclusive mediante a adoção de políticas afirmativas, na forma da lei.

V – É conferido às universidades públicas o direito de realizar operações de crédito ou de financiamento, independente da aprovação do Poder competente, para aquisição de bens imóveis, instalações e equipamentos.

São verdadeiras as afirmativas: a) I, II, III e IV.

b) I, III e IV. c) I, II, III, IV e V. d) II, III e IV. e) I, III, IV e V.

18. (Conteúdo Concursos - Fabyana Muniz) Leia o período extraído do texto “A escola dos meus sonhos”, de autoria de Frei Beto e a charge, em seguida analise as afirmações acerca da Educação Nacional.

“Na escola dos meus sonhos, criam-se expectativas.” (Frei Betto)

(7)

I - Considerando o período, a charge e o vocábulo “EXPECTATIVA”, percebe-se que o ensino público, em geral, atingiu a meta da quantidade e não da qualidade. Porém, Frei Betto sonha com a perspectiva de uma educação de qualidade que, segundo o recente resultado do IDEB e o anúncio publicitário do MEC veiculado atualmente nos meios de comunicação, já se tornou realidade, pois todas as escolas públicas brasileiras obtiveram 5,0 pontos em 2011, atingindo, assim, a meta estipulada pelo PNE 2011-2020.

II - A caracterização dos personagens da charge evidencia a ausência de educação de qualidade. Fato esse que poderá provocar um processo cíclico, pois, a criança terá, provavelmente, o mesmo destino da mãe: uma vida sem condições financeiras e sem possibilidade de mudanças, fruto da disparidade social que, na maioria das vezes, corresponde à questão de não ter tido a chance de frequentar uma escola na qual a educação pauta-se na articulação entre o mundo do trabalho e a prática social.

III – Caso a mãe entrasse em consonância com o discurso do filho, que tem 6 anos, e resolvesse matriculá-lo, ela, certamente, procuraria fazer a matrícula na única escola perto da residência deles. Mas, ao tentar efetuar a inscrição, foi informada pela diretora de que não havia mais vagas naquela unidade. Diante dessa situação hipotética, a mãe deveria encaminhar a demanda para o Ministério Público, pois é um dever do estado garantir vaga para o Ensino Fundamental em escolas próximas às residências dos alunos. IV - A mãe também teria o direito de colocar a criança que, está em seus braços, numa creche, para assim, mesmo grávida, participar do EJA, uma vez que ela não teve acesso ao ensino na idade própria.

São verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III. b) II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.

19. (COMPROV) Das formulações a seguir apresentadas, qual corresponde à concepção neoliberal acerca da autonomia escolar?

a) É um meio de a escola realizar a sua finalidade de formar as crianças e jovens que a frequentam.

b) Constitui um elemento fundamental para imprimir agilidade e flexibilidade às tarefas cotidianas.

c) Pressupõe a participação popular e a ampliação do espaço público.

d) É um suporte necessário para a democratização da gestão da escola e da educação.

e) Configura-se como uma autonomia relativa, pois as escolas integram um sistema e dependem das políticas e da gestão públicas. 20. (COMPROV) Uma das medidas adotadas para democratizar o acesso ao ensino superior é o programa de bolsas de estudo, consubstanciado no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Em relação a esse programa, NÃO é correto afirmar:

a) O PROUNI estabelece que as instituições beneficiadas por isenções fiscais passem a conceder bolsas de estudos na proporção dos alunos pagantes por curso e turno.

b) São concedidas, pelo Programa, bolsas integrais ou parciais de 50%, cujos beneficiários são selecionados pelo ENEM. c) Os bolsistas devem ser egressos de escola pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo para bolsa integral e de até dois salários mínimos para bolsa parcial de 50%.

d) Professores em serviço da educação básica pública têm acesso privilegiado ao programa, estando dispensados de preencher os requisitos socioeconômicos definidos para os demais bolsistas.

e) Bolsistas matriculados em cursos de turno integral fazem jus à bolsa-permanência, já que não podem trabalhar enquanto estudam.

21. (CESPE – Banco da Amazônia – 2012) O Banco da Amazônia S.A. acredita que o empreendedorismo consciente é a melhor opção para garantir os melhores negócios e o bem-estar da população, atual e futura, razão pela qual esses negócios devem ser apoiados com prioridade pelos serviços financeiros oferecidos por essa instituição financeira pública federal.

A concretização desse novo paradigma de desenvolvimento só será possível com práticas cotidianas de responsabilidade social

(8)

empresarial, o que leva a instituição a fundamentar suas ações não apenas no interesse de seus acionistas, mas também no das pessoas que formam a empresa, dos setores governamentais e não governamentais, da comunidade onde atua, do meio ambiente, enfim, dos vários segmentos sociais.

Sustentabilidade. Internet: <www.basa.com.br> (com adaptações). A respeito das características da redação oficial e do texto acima, julgue os seguintes itens. I. Sabendo-se que concisão e correção gramatical são requisitos da correspondência oficial, estaria de acordo com esses requisitos a seguinte reescritura do primeiro período do texto para compor uma correspondência oficial: Acredita-se que o Banco da Amazônia S.A., ao garantir melhores negócios e o bem-estar da população, deve auxiliar precipuamente os serviços financeiros, atual e futuramente, oferecidos por essa instituição financeira pública federal.

II. Para que o texto em questão pudesse fazer parte de um aviso dirigido ao ministro do Meio Ambiente, cujo assunto fosse “Novo paradigma de desenvolvimento sustentável do Banco da Amazônia: rumos a seguir”, deveria ser encaminhado pelo ministro da Fazenda, representante máximo do órgão a que está vinculado o Banco da Amazônia, com o emprego do vocativo “Senhor Ministro”, seguido de vírgula.

III. Caso fosse reescrever o texto sob a forma de um memorando, o autor poderia alternar o primeiro parágrafo com o segundo, trocando-os de lugar, sem que houvesse prejuízo para a coerência e a coesão textual.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns) a) II b) II e III. c) I, II e III. d) I. e) I e II.

22. (CESPE – Banco da Amazônia – 2012) Com referência aos requisitos da correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

I. Caso o presidente da República precisasse se ausentar do Brasil por mais de quinze dias, deveria expedir mensagem ao Congresso Nacional com pedido de autorização para praticar tal ato.

II. Estaria correta a seguinte construção no corpo de um ofício que visasse oferecer a entidades privadas os serviços da instituição bancária pública Banco da Amazônia S.A.: Alinhado com a sustentabilidade, o Banco da Amazônia S.A. busca alternativas de negócios que utilizem tecnologias e suporte técnico com

a finalidade de desenvolver a região, para garantir recursos às gerações futuras.

III. É facultado o emprego do tratamento “digníssimo” nas comunicações oficiais dirigidas aos chefes de poder, especialmente ao presidente da República, autoridade máxima da Federação.

IV. Os ministros de Estado comunicam-se com autoridades de mesma hierarquia por meio do documento denominado aviso.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns) a) I, II e IV b) II e III. c) I e II. d) I. e) II e IV.

INFORMÁTICA

23. (Comprov/2010-Enfermeiro) ________ é um endereço que aponta para um determinado recurso disponibilizado na internet, seja uma imagem, um computador, um usuário, uma página de notícias, etc. O termo que melhor completa a frase é:

a) http. b) URL. c) XML. d) Proxy. e) FTP. 24.(Comprov/2009-Administrador) Analise as seguintes afirmações sobre Windows XP e marque as CORRETAS.

I) O duplo clique sobre um arquivo que está sendo apresentado na área de trabalho é suficiente para excluí-lo.

II) O Windows XP é um software proprietário. III) O Windows XP pode ser instalado em um esquema dual boot com o Linux.

IV) O sistema de arquivo NTFS permite o compartilhamento de recursos.

Escolha a alternativa correta. a) I e III.

b) II e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II, III e IV.

25. (Comprov-2010-Enfermeiro) Com relação ao Microsoft Excel, na versão para língua portuguesa, a função que repete o texto um determinado número de vezes é:

a) =REP() b) =REPT() c) =REPLAY() d) =DENOVO() e) =SEQ()

(9)

26. (Comprov/2009-Administrador) Em um documento editado no Microsoft Word, na versão para língua portuguesa, as teclas de atalho para abrir o dicionário de sinônimos são: a) SHIFT + F5 b) SHIFT + F7 c) CTRL + F5 d) CTRL + F7 e) CTRL + F4 27.(Comprov/2009-Administrador)

Considere uma organização que em sua política de backups adota uma combinação de backups normais e incrementais. Para restaurar os dados a partir da utilização dos backups, é mandatório ter:

a) Todos os backups normais e incrementais. b) Apenas todos os backups normais.

c) Apenas todos os backups incrementais. d) Apenas o último backup normal e o último backup incremental.

e) Apenas o último backup normal e todos os backups incrementais criados a partir do último backup normal.

CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1.171/94) 28. (COMPROV/2005) Conforme disciplinado pelo Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994, são deveres fundamentais do servidor público federal, exceto:

A) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas.

B) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

C) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento.

D) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções.

E) facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito.

29. (COMPROV/2005) São autoridades submetidas ao Código de Conduta da Alta Administração Federal:

I. Ministros de Estado e Secretários Executivos do governo federal.

II. Presidentes e diretores de empresas públicas e de sociedades de economia mista. III. Titulares de cargo de Secretário das secretarias de governo nos Estados.

IV. Presidentes e diretores de autarquias federais.

Estão corretos os itens: A) I, II e III

B) II, III e IV

C) I, III e IV D) I, II e IV E) I, II, III e IV

30. (COMPROV/2007) A comissão de ética prevista no Código de Ética do Servidor Público é encarregada de:

A) conhecer concretamente de imputação de infrações penais e crimes contra o patrimônio público.

B) processar e julgar os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

C) processar e julgar os crimes contra a fé pública.

D) orientar e aconselhar acerca da ética profissional do servidor público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. E) processar e julgar as transgressões contra a regulamentação ética das carreiras públicas, bem como aplicar as sanções penais cabíveis. 31. (COMPROV/2007) De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:

I. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, bem pertencente ao patrimônio público.

II. efetuar determinado investimento que, em face de informação obtida em razão do cargo e ainda não divulgada publicamente, sabe que será altamente lucrativo.

III. participar de organização que atente contra a dignidade da pessoa humana.

IV. representar contra o seu superior hierárquico, perante a Comissão de Ética. V. nomear, para exercer um cargo público, parente aprovado em concurso público para esse mesmo cargo.

Estão corretas:

a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e III.

32. (COMPROV/2008) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado. É vedado ao servidor público:

(10)

a) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

b) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. c) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

d) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. LEI 8.112/90

33. João Victor, técnico judiciário, injustificadamente recusou-se a ser submetido à inspeção médica determinada por Luíza, Diretora de sua unidade. A mesma Diretora mantém sua irmã Rosana sob sua chefia imediata, em cargo de confiança. Nesse caso, João Victor e Luíza estão sujeitos, respectivamente, às penas de:

a) suspensão de até 30 dias e multa com base em 1/3 por dia de vencimento.

b) suspensão de até 15 dias e advertência por escrito.

c) advertência por escrito e suspensão de até 30 dias.

d) advertência verbal e demissão.

e) multa, com base em 1/ 3 por dia de vencimento, e destituição do cargo em comissão.

34. Pedro e José, servidores, fizeram deslocamentos para fora da sede. O deslocamento de Pedro ocorreu entre Municípios distantes e decorreu de exigência permanente de seu cargo. O deslocamento de José ocorreu entre Municípios limítrofes, dentro de uma mesma região metropolitana, com pernoite fora da sede. Ambos usaram meio de locomoção da Administração. Nesse caso: a) ambos não têm direito a nenhuma das espécies de indenização fixadas na Lei.

b) ambos têm direito a diárias.

c) ambos têm direito a indenização de transporte.

d) Pedro tem direito a indenização de transporte e José tem direito a diária.

e) Pedro não tem direito a nenhuma das espécies de indenização fixadas na Lei e José tem direito a diária.

35. De acordo com a 8.112/90, assinale a opção correta, a respeito das formas de provimento dos cargos públicos.

a) Reintegração é a investidura de servidor em cargo de atribuições e responsabilidade compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

b) Recondução é o retorno de servidor público estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou de reintegração do anterior ocupante.

c) Reversão é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidade a sua demissão.

d) Aproveitamento é a passagem de servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoa diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder.

e) Readaptação é o deslocamento do servidor, a pedido, no âmbito do mesmo quadro com mudança de sede.

36. A vacância de cargo público, conforme a Lei 8.112/90, decorrerá de:

a) Remoção. b) Redistribuição. c) Licença do servidor. d) Promoção.

e) Férias.

37. Não é necessário processo administrativo disciplinar no caso de:

a) Exoneração; b) Suspensão; c) Demissão;

d) Cassação de aposentadoria;

e) Cassação de disponibilidade. LEI 9.784/99 38. É INCORRETO afirmar que, nos processos administrativos no âmbito da Administração Federal, será observado o critério, entre outros, de

a) atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de competência, salvo autorização em lei.

b) vedar a imposição de sanções em medida superior àquela estritamente necessária ao atendimento do interesse público.

(11)

c) adoção de formas simples, suficientes para propiciar, também, adequado grau de respeito aos administrados.

d) proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. e) publicidade transparente, com divulgação oficial dos atos administrativos em quaisquer hipóteses.

39. No tocante à instrução do processo, de acordo com a Lei nº 9.784/99, quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo, no prazo máximo de

a) três dias. b) cinco dias. c) sete dias. d) dez dias. e) quinze dias.

40. Tendo em vista o dispositivo legal que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, observa-se que das decisões administrativas cabe recurso que a) deverá ser interposto no prazo de 10 (dez) dias, salvo previsão legal específica, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

b) será dirigido à autoridade superior àquela que proferiu a decisão e sua interposição deve ocorrer em 5 (cinco) dias.

c) poderá resultar em agravamento da sanção anteriormente imposta, por ser permitida a reformatio in pejus em matéria administrativa. d) terá, como regra efeito suspensivo e tramitará no máximo por duas instâncias, salvo previsão legal específica.

e) deverá ser decidido no prazo máximo de 90 (noventa) dias a partir da publicação oficial da decisão recorrida.

41. Dario, titular de cargo efetivo na administração federal, oficiando em processo administrativo e designado para analisar a legitimidade para a interposição de um recurso administrativo, deverá ter conhecimento de que não tem legitimidade para tanto

a) as associações, quanto aos direitos difusos. b) os cidadãos, quanto aos interesses difusos. c) aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.

d) os titulares de interesses que forem parte nesse processo.

e) as organizações, no tocante a direitos ou interesses individuais.

42. No âmbito da Administração Pública federal, em conformidade com a Lei nº 9.784,

de 29.01.99, deverá ser observada, quanto à competência, entre outras regras, que

a) não será permitida, em qualquer hipótese, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

b) inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.

c) é vedado ao órgão administrativo e seu titular delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, quando estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados. d) poderão ser objeto de delegação a decisão de recurso administrativo e a edição de atos de caráter normativo.

e) para o ato de delegação basta ser especificada a matéria, os poderes transferidos e os limites da atuação do delegado.

ARQUIVOLOGIA

43. Quanto à natureza, os arquivos podem ser: a) Ostensivos e sigilosos b) Especiais e especializados c) Confidencial e reservado; d) Setorial e central e) Corrente e permanente

44. O arquivo que é composto do conjunto de documentos que, por vários motivos, permanece próximo do arquivista e é de fácil acesso denomina-se: A) permanente B) central C) departamental D) corrente E) histórico

45. A informação deve estar disponível no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível. Este é o princípio básico da:

A) gestão de documentos B) administração de arquivos C) ordenação documental D) terminologia arquivística E) teoria arquivística

46. O processo feito através da análise e seleção de um documento, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos, denomina-se: A) destinação

B) avaliação C) transcrição D) transferência

(12)

E) descrição

47. Do ponto de vista documental, contrato se constitui como: a) Tipo. b) Gênero. c) Espécie. d) Forma. e) Formato.

(13)

GABARITO COMENTADO CONCURSO UFCG – 2012.2

PORTUGUÊS

Professora: Fabyana Muniz

1 – A

Apenas os itens I e II estão corretos.

Ao utilizarem a forma verbal de terceira pessoa do plural do imperativo

afirmativo (mirem-se), os autores intencionam levar as mulheres à

reflexão sobre o papel que elas desempenham na sociedade. Dessa forma,

eles utilizam um modo de se exprimir que consiste em dizer o contrário

daquilo que está pensando, ou seja, não é para seguir o exemplo daquelas

mulheres de Atenas, pois elas não tinham uma personalidade própria.

Trata-se, portanto, de uma sutil ironia: mirem-se no exemplo e façam o

contrário. Para o leitor entender essa ironia, faz-se necessário relacionar os

aspectos internos do texto à sua exterioridade, como por exemplo: os

autores fariam uma letra musical objetivando pedir as mulheres para que

fossem submissas? Se o leitor tivesse conhecimento de mundo sobre o

discurso feminista presente em inúmeras composições de Chico Buarque,

isso já se configuraria em uma pista textual para construir o discurso

norteador da referida composição.

De fato, os sujeitos-produtores (Boal e Buarque) se dirigem ao conjunto de

mulheres que se submetem aos valores da sociedade patriarcal, ainda

existente na sociedade contemporânea. Nesse sentido, não há discurso

androcêntrico (item III), nem a sugestão de que as mulheres

contemporâneas sigam o exemplo de submissão das atenienses (item IV)

2 – D

Todas as alternativas estão corretas, uma vez que evidenciam a

subserviência das mulheres/esposas, em detrimento da autonomia dos

homens atenienses. As palavras “falenas” significa prostitutas (mulheres

que brilham à noite, amantes, intelectuais, independentes). Já o termo

“cadenas” reforça a ideia de acorrentamento, de prisão, de entrelaçamento

das esposas aos seus maridos. Dessa forma, tais vocábulos enfatizam que

as esposas são relegadas a uma posição inferior, deviam permanecer

reclusas em casa; o papel de companheiras sociais foi ocupado pelas

falenas.

(14)

a) Correto: Os verbos viver, sofrer, despir, gerar, temer e secar

demonstram o percurso de vida das mulheres de Atenas: uma existência

voltada para satisfazer os maridos até a morte (“secam”, verbo do último

verso). Quanto ao tempo e ao modo verbal, é nítida a clara intenção de

marcar a perenidade do tema: a subserviência das mulheres, que ainda

vivem numa sociedade patriarcal.

B) Correto: O verbo ter, na 4ª estrofe, encontra-se na 3ª pessoa do plural

do modo indicativo. Ao observar o emprego dele aliado ao discurso

perpassado na referida estrofe, constata-se a total entrega das mulheres

para construírem a vida dos maridos, evidenciado, assim, o

desapercebimento dos direitos delas tanto no âmbito emocional quanto na

vida como um todo; reforçando a ideia de negação do desejo e do sonho,

ou seja, essas mulheres são desprovidas de vida, no sentido amplo dessa

palavra. Conforme o dito popular, “elas nem cheiram e nem fedem”.

C e E) Corretos: O verso “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de

Atenas” estabelece uma relação entre destinador e destinatário com sua

persuasão em forma de apelo (Mirem-se) seguida de uma extensa

argumentação que se propaga nos demais versos. Considerando esse apelo,

é visível que o discurso dos autores do texto é permeado por uma ideologia

feminista e que eles não se mostram sujeitos assujeitados, pois se

preocupam em, através da materialidade linguística, provocar uma reflexão

no universo feminino quanto ao fato de as mulheres não serem

assujeitadas, lutarem contra o discurso machista e se tornarem donas de

sua própria história, ou pelo menos, construírem essa história em união

com seus parceiros.

Essa justificativa embasa as respostas para as alternativas C e E.

D) Errado: O verbo “voltar” remete a maridos que exerciam o papel de

provedores financeiros das mulheres, eles não têm respeito, amor e

carinhos por elas. Depois de longas viagens, depois de procurarem outras

mulheres (as falenas), eles voltam para as mulheres. Apenas voltam. O

voltar não representa o amor entre maridos e esposas, pois a relação

conjugal é pautada efetivamente nos deveres das mulheres e na liberdade

do homem que dita as regras até no momento do sexo.

4 – E

I – Correto: Para chegar à estrutura profunda desse texto, é necessário

percorrer também os caminhos da história, da mitologia e reconhecer o

diálogo aberto com outros textos: a intertextualidade.

A canção é repleta de metáforas, veja:

Metáfora

Sentido/Semântica

(15)

Carícias plenas

Sexo brutal, desprovido de amor

Mil quarentenas

Anos a fio a espera dos maridos

Falenas

Prostitutas, traição

Vestem-se de negro

Viúvas eternas

Não fazem cenas

Não reclamam da opressão, da vida

Secam

Morrem

Tecem longos bordados

Preservam-se

Temem por seus maridos

Inseguras

Despem-se pros maridos

São mero objetos para os maridos,

elas

aceitam

a

condição

de

subserviência até no ato sexual.

Não têm sonhos

Vida vazia

Não têm desejos

Vida vazia, não se amam, não se

valorizam.

Jovens viúvas marcadas

Acorrentadas

Há também outras figuras de linguagem na música.

II – Correto: De acordo com a norma padrão, os pronomes não podem

iniciar a oração, ele não podem vir proclíticos , ou seja, antes do verbo; eles

devem vir enclíticos, isto é, depois do verbo. No entanto, houve um

“desrespeito” gramatical que provoca um efeito sonoro mais suave. Vale

ressaltar que alguns gêneros textuais como poema, música, conto, entre

outros tem a licença poética, uma vez que o objeto comunicativo é a

mensagem.

III – Correto: De fato, a caracterização dos maridos é irônica, pois eles são

constituídos de qualidades positivas, que não são utilizadas em função da

relação homem e mulher. Essa caracterização objetiva demarcar os

espaços sociais dos homens ( seres significantes ) e das mulheres (seres

insignificantes).

IV – Errado: A palavra “só” é advérbio, portanto é invariável e a

expressão “os novos filhos” não exerce função de aposto, dessa forma, a

pontuação está correta. A palavra “pros” pertence à linguagem informal.

V - Errado: A palavra herói continua acentuada, já a palavra heroico

perdeu o acento, veja o que postula o acordo ortográfico: eliminação do

acento agudo nos ditongos abertos ei, oi, eu das palavras

paroxítonas e quanto ao vocábulo “viúva”, a justificativa do enunciado

está correta, ou seja, é um hiato.

5 – B

A) Errado: Há uma contradição. O texto não fala da melhoria da educação,

o autor utiliza argumentos de prova concreta (dados estatísticos) que

comprovam a má qualidade do ensino brasileiro.

(16)

explicitado no enunciado dessa alternativa.

c) Errado: Contradição, uma vez que o texto mostra o contrário à afirmação

desta alternativa.

D) Errado: Contradição, não houve a universalização no ensino

fundamental.

E) Errado: A permanência é pífia, o que, de certa forma, contribui para a

não universalização.

6 – C

O elemento coesivo “no entanto” é adversativo e contraria à ideia de

invencibilidade contida no item C.

7 – E

I – Correto: A reiteração da palavra “anedota” provoca progressão,

fortalecendo a ideia defendida pelo autor.

II – Errado: A expressão tem sentido único: as escolas brasileiras.

III – Certo: Realmente, a expressão faz uma remissão anafórica,

resgatando a ideia da reforma educacional uruguaia.

8 – B

I – o uso de “a”, antes de “a um experimento” é regência nominal; já a

expressão “a ampla”, no quarto parágrafo, não é caso de regência, pois o

“a” é um artigo definido antes do substantivo feminino “ampla”.

II – Certo: Realmente, constituem casos de regência nominal, veja:

“...atento ao aparecimento de prédios escolares. Triste anedota que, ao

menos, fazia justiça a um experimento empreendido pela pequena e

notável...” . Na 1ª situação, refere-se ao nome “atento” que tem sentido

incompleto e exige a preposição “a” e a palavra “aparecimento” é um

substantivo masculino acompanhado do artigo “o”, havendo, assim, a

combinação de a + o = ao. Na 2ª situação, o vocábulo “justiça” também é

um nome incompleto que exige a preposição “a”; faz justiça a que? A um

experimento.

III – Errado: O “à”, antes de universalização, no último parágrafo, é caso de

regência nominal; já o a”, antes de “reforma educacional”, no 1º parágrafo,

não constitui caso de regência nominal, uma vez que é um artigo definido,

substantivando a expressão “reforma educacional”.

(17)

por: dessa forma, portanto, etc. Para exprimir ideia de conclusão, é

necessário que a conjunção “pois” venha depois de um verbo, no caso do

texto, veio após o verbo “afastar”.

II - Errado: As vírgulas intercalam adjuntos adverbiais.

III – Certo: Os dois pontos, no texto, introduzem ideias explicativas.

10 – C

POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO

Professora: Fabyana Muniz

11 – C

I – Certo: No poema, há uma definição da palavra “universidade”

consonante com o artigo 43. O enunciado extrai o inciso IV com a mesma

redação, demonstrando, assim, que o texto reafirma o dito no referido

inciso.

II- Certo: No texto, há um apelo, um chamamento à universidade, que

exerce a função de vocativo, para que a citada instituição cumpra uma das

suas finalidades explicitadas no inciso VI do artigo 43.

III – Certo: A afirmação posta nesta alternativa encontra-se no inciso II do

artigo 43 da LDB.

IV - Errado: O poema não passa a ideia de que a universidade deve

aceitar ações de qualquer (essa palavra generaliza a ideia) segmento

político. Quanto à LDB, no que diz respeito à finalidade da Educação

Superior, o inciso V do artigo 43 preconiza: “suscitar o desejo permanente

de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente

concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos

numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada

geração”.

12 – E

Os casos relacionados à baixa frequência dos alunos devem ser notificados

e enviados às instâncias: Conselho Tutelar do Município, Juiz competente da

Comarca e representante do Ministério Público. Veja:

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas

comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da

Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos

alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento

do percentual permitido em lei.

(18)

Nesta questão, caro(a) aluno(a), não fique apavorado(a), pensando: “Eu

tenho que saber tudo dos PCN?”. Não. Para responder à questão, deve ser

basear na LDB, com relação à Educação Infantil, discutida em sala de aula.

As outras alternativas estão absurdamente erradas.

14 – A

A) Certo: Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e

desenvolvimento da educação básica pública, observando-se os respectivos

âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, conforme

estabelecido nos §§ 2º e 3º do art. 211 da Constituição Federal (os

Municípios devem utilizar recursos do Fundeb na educação infantil e no

ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio), sendo

que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à

remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais

que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou

administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação

pedagógica e orientação educacional) em efetivo exercício na educação

básica pública (regular, especial, indígena, supletivo), e a parcela restante

(de no máximo 40%), seja aplicada nas demais ações de manutenção e

desenvolvimento, também da educação básica pública.

É oportuno destacar que, se a parcela de recursos para remuneração é de

no mínimo 60% do valor anual, não há impedimento para que se utilize até

100% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do

magistério.

Fonte:

http://www.fnde.gov.br/index.php/fundeb-perguntas-frequentes

B) Errado: O enunciado dessa alternativa não deixa claro como podem ser

feitas as operações de crédito. Conforme o Fundeb, os recursos podem ser

temporariamente direcionados para aplicações Financeiras, desde que os

recursos, enquanto não utilizados em favor da educação, sejam aplicados

em operações financeiras de curto prazo ou de mercado aberto, devendo as

receitas financeiras decorrentes de essas aplicações ser direcionadas à

educação básica pública, da mesma forma que o valor da transferência

originalmente creditada na conta, em observância das condições

estabelecidas no art. 20, da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.

C) Errado: Os recursos podem ser utilizados na Educação de Jovens e

Adultos.

D) Errado: Os recursos são destinados à Educação Básica que compreende

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conforme dito

anteriormente, na letra C, os recursos podem ser utilizados também no EJA.

E) Errado: A explicação dada para o item A comprova o erro do enunciado

da alternativa E.

(19)

16 – C

Prezado(a) aluno(a), sabe-se que o PNE 2011-2020 contém 20 metas e

estratégias para alcançá-las. A informação explicitada no item E está

errada, pois afirma que é apenas no ano final do ensino médio. Mas, é nos

anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Com relação ao que se diz nas alternativas B, C e D após, a quantidade de

metas, está correta. O incorreto nessas alternativas é o número de metas.

17 – B

18 – D

19 - B

20 – C

REDAÇÃO OFICIAL

Professora: Fabyana Muniz

21 – A

22 - A

INFORMÁTICA

Professor: Rômulo Ricardo

Gabaritos:

23-B, 24-C, 25-B, 26-B, 27-E

Comentários:

Questão 23.

a) A sigla HTTP refere-se ao protocolo Hypertext Transfer Protocol ou

Protocolo de Transferência de Hipertexto. É um protocolo de comunicação,

ou seja, provê a comunicação em nível de aplicação, mas não identifica o

que está sendo transferido, ou seja, não identifica a localização do recurso

(arquivo, página web, uma impressora remota, etc). (ITEM ERRADO)

b) URL é a sigla para Uniform Resource Locator) ou Localizador Padrão de

Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.),

disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma

intranet.

Uma

URL

tem

a

seguinte

estrutura:

protocolo://máquina/caminho/recurso. O detalhe é que alguns autores

chamado a sigla de Universal Resource Locator, porém a ideia é exatamente

a mesma. (ITEM CORRETO)

c) XML é a sigla para eXtensible Markup Language, pela própria tradução do

nome, percebe-se de que se trata de uma linguagem de marcadores, ou

(20)

delimitam, assim como acontece com o HTML (HyperText Markup Language)

(ITEM ERRADO)

d) De maneira formal podemos definir Proxy como um serviço que consiste

em manter, em uma área de acesso rápido, informações já acessadas por

outro usuário, evitando, assim, a retransmissão destas informações e

deixando-as disponíveis ao usuário num tempo bem menor. É possível

também criar regras de acesso aos usuários nas configurações do proxy,

evitando, por exemplo, acesso a sites específicos, entre outras coisas.

(ITEM ERRADO)

e) FTP ou File Transfer Protocol é um protocolo desenvolvido

especificamente para transferências de arquivos (ITEM ERRADO)

Questão 24.

I) um duplo clique normalmente abre o arquivo (ITEM ERRADO)

II) O Windows é software proprietário, pois, além de ser comercializado por

uma empresa com fins lucrativos (Microsoft), é proibida a cópia,

redistribuição ou modificação do sistema. (ITEM CORRETO)

III) É possível ter dois ou mais sistemas operacionais em uma mesma

máquina, seja em unidades de armazenamento diferentes, partições

diferentes e até mesmo na mesma partição. Normalmente quando se tenta

instalar um novo SO num computador que já possui SO o próprio instalado

do novo SO dá a opção de dual boot. (ITEM CORRETO)

IV) O sistema de arquivos NTFS é uma evolução do FAT32, foi desenvolvido

para unidades que rodem versões Windows. No caso do Linux temos outras

opções de sistemas de arquivos, como EXT2, EXT3, ReiserFS, etc. Dentre as

características do NTFS temos: o suporte a unidade de até 2 TB; suporte a

compactação, criptografia e indexação; permissão de políticas de

segurança, gerenciamento e compartilhamento de recursos. (ITEM

CORRETO)

Questão 25.

Apenas o item “B” (ITEM CORRETO), função REPT(), existe no Excel, as

demais não são funções válidas como padrão no Excel.

Vale lembrar que é comum a Comprov colocar questões com funções não

muito utilizadas do Excel. A título de amostragem nas provas de 2008 até

hoje, além das funções comuns, como SOMA(), MÉDIA(), MÁXIMO(), SE(),

entre outras, a Comprov colocou funções como:

REPT() - Repete um texto um determinado número de vezes. Ex.

=REPT("K";15)

EXATO() - Compara duas sequências de caracteres de texto e retorna

VERDADEIRO se elas forem exatamente iguais e FALSO caso contrário.

EXATO faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, mas ignora

diferenças de formatação. Use EXATO para testar o texto inserido em um

documento. Ex.: ("Jacaré","JACARÉ"), retorna FALSO.

ÉLÓGICO() - retorna VERDADEIRO caso a célula de referência contiver valor

lógico.

PRI.MAIÚSCULA() - Coloca a primeira letra de uma seqüência de caracteres

de texto em maiúscula.

ARRED() - Arredonda um número até uma quantidade especificada de

dígitos. Ex.: =ARRED(A1;2)

Referências

Documentos relacionados

Bem próximo do bico de uma chaleira com água fervente tem- se vapor d’água (invisível); pouco mais acima do bico aparece uma espécie de “nuvem branca” que é o vapor condensado.

(ao abrigo do n.º 3 do artigo 70.º do Regulamento Municipal de Taxas e Compensações Urbanísticas) Maria Mercês Ferreira, Vereadora da Câmara Mu- nicipal de Vila Nova de Gaia, no

Šajā pētījumā 7 paraugos bija nepietiekami daudz audu un endometrija biezums bija &gt; 4mm (endometrija minimālais biezums aprēķiniem bija 4 mm). Rezultātā šos 7

Vários elementos da comunidade escolar (e.g. alunos, pais/encarregados de educação, professores, etc.) partilham responsabilidades na produção e comunicação das acções; a

36 Figura 26- Análise de agrupamento entre os pontos amostrados no estuário do rio Maraú em função da presença/ausência das espécies encontradas...39 Figura 27 - Diagrama de

O risco de infecção após o consumo de carne de peixe cru é tido como incomum, porém tal risco é real, já que não se tem conhecimento de todos os peixes que agem como

Essas duas pesquisas utilizaram somente uma tarefa para avaliação da habilidade de atribuição de crença falsa, o que dificultou a verificação das associações entre

NÃO - Barraquinhas: Cachorro Quente: “ESPECIAL” (salsicha Aurora frango, batata palha, catchup, mostarda, maionese e cheddar);.. Bebidas Quentes, Chás, Cafés, Vinho Tinto e Quentão