• Nenhum resultado encontrado

Morada: Passeio Público Marítimo, Ponta Gorda, Funchal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Morada: Passeio Público Marítimo, Ponta Gorda, Funchal"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Plano de Atividades

2017

(2)

Ficha Técnica

Autor: Frente MarFunchal – Gestão e Exploração de Espaços Públicos, e de Estacionamentos Públicos Urbanos do Funchal, E.M.

Data: outubro 2016

Morada: Passeio Público Marítimo, Ponta Gorda, 9000-758 Funchal Site: www.frentemarfunchal.com

(3)

Índice 1. Mensagem do Administrador ... 4 2. Preâmbulo ... 5 3. Plano de Atividades ... 7 a. Atividades Socioculturais ... 8 b. Atividades Lúdico-Pedagógicas ... 11 c. Atividades Desportivas ... 14 d. Mobilidade ... 15 e. Espaços de Restauração ... 16

f. Praia Acessível – Praia para Todos ... 17

g. Bandeira Azul ... 18

4. Formação ... 19

(4)

1. Mensagem do Administrador

Definir um plano de atividades para o ano que se segue é sempre um grande desafio.

O primeiro passo é dado com a seleção de um tema aglutinador para todas as atividades a desenvolver. Este é o período em que se dá a discussão interna, em que os colaboradores expõem a sua visão sobre o que é a instituição e que caminho desejavam que a mesma seguisse. É também um período de consciencialização sobre o mundo que nos rodeia, parceiros e demais entidades, em que procuramos descortinar as tendências a nível local, regional, nacional e mundial. Olhamos para os nossos parceiros diretos, não só locais mas também internacionais, percebendo que o mundo é hoje, de facto, uma aldeia global. Exemplo maior disto é a Bandeira Azul, que acaba por ser o grande indicador dos acontecimentos para o nosso setor.

Depois de escolhido o tema é tempo de pensar nas atividades a desenvolver, avaliando as que ocorreram no passado e percebendo a sua relevância para o tema e para a cidade. É o momento de planificar ações, conjugar o que se pretende fazer. É um momento também duro em que se torna necessário negar determinados eventos. Tão importante como conseguir realizar atividades com qualidade e que sirvam os utentes é recusar a realização de outras que não cumprem com esses propósitos. É também fundamental compreender que é sempre necessário deixar espaço a que os nossos parceiros possam se socorrer de nós e que possamos responder com a qualidade, responsabilidade e simpatia com que temos feito até agora.

É um conjunto de atividades muito interessante aquele que está congregado neste plano, com uma oferta muito diversificada, com o intuito de chegar a todos os utentes que servimos.

Foi um processo reflexivo muito envolvente, com a colaboração de uma ampla parte dos setores da empresa e que resultou num Plano de Atividades muito maduro.

Sinto um grande orgulho em apresentar este plano. No entanto o maior sentimento é de entusiasmo por levá-lo a cabo!

(5)

2. Preâmbulo

A “Frente MarFunchal – Gestão e Exploração de Espaços Públicos e de Estacionamentos Públicos Urbanos do Funchal E.M.”, adiante também designada por “Frente MarFunchal” tem à sua responsabilidade não só a administração e conservação dos Complexos Balneares, Praias, Jardins e Passeio Público Marítimo do Município do Funchal, mas também a promoção e o desenvolvimento do lazer no concelho.

Esta empresa local, de natureza municipal constituída em 2004 nos termos da lei comercial, rege-se pelo disposto nos diplomas - Lei nº 50/2012, de 31 de agosto, regime do setor empresarial do Estado aprovado pelo Decreto-Lei nº 133/2013, de 3 de outubro, e nos respetivos estatutos, alterados a 19 de fevereiro de 2013.

O seu funcionamento respeita o Regime Jurídico da Atividade Empresarial Local e das Participações Locais, que estabelece as condições de exploração de atividades de interesse geral ou à promoção do desenvolvimento local e regional, conforme disposto nos artigos 45.º a 50.º. deste diploma.

Honrando o compromisso estabelecido na línea a) do nº 1 do artigo 42.º da Lei nº 50/2012, de 31 de agosto, a Frente MarFunchal apresenta, “de forma completa e atempadamente”, o projeto do plano de atividades para 2017.

Para o ano 2017 a Frente MarFunchal elegeu compilar os três temas dos anos anteriores, Anos 20, Mobilidade, Cidadania, e criar um tema que fosse transversal e aglutinasse o melhor de todos eles. Surge então o tema Praia Viva.

A gestão das praias e dos complexos é o serviço primordial da empresa, pretende-se com este tema voltar às origens recapitulando as atividades com mais sucesso para o nosso público. É um convite para que TODOS vivam a praia, sendo que, o termo praia agrega todos os espaços, respeitando sempre o que os define e os caracteriza.

Tal como tem vindo a ser hábito, o tema eleito passa a contextualizar toda a promoção da empresa, as atividades a que nos propomos dinamizar e toda a linha de comunicação orientadora, a qual pretendemos melhorar e estreitar a cada ano que passa.

Para além do tema, é pretendida que toda a programação seja alinhada em consonância com os objetivos estratégicos. Esta é uma linha orientadora, mensurável até, que baseada na estratégia global da empresa, na sua missão e na sua visão pretende validar o compromisso na prestação do serviço público.

(6)

Para 2017 foram definidos os seguintes objetivos estratégicos:

1. Melhorar o atendimento e acolhimento nos espaços sob gestão da empresa. É intenção da empresa dotar os seus colaboradores, através de formação interna e externa, de instrumentos capazes de potenciar o atendimento e acolhimento ao utente;

2. Estreitar a comunicação entre a empresa, o colaborador e o utilizador dos nossos serviços;

Através da criação da newsletter, vocacionada para utentes que nos visitam pretendemos mantê-los sempre informados sobre todos os nossos espaços; Ambicionamos também dotar todos os espaços Frente MarFunchal com caixas de sugestões, para colaboradores como para utentes, para que estes sejam ainda mais participantes, só com a experiência de quem usufrui diariamente dos nossos espaços é possível melhorar o serviço prestado e alcançar a excelência.

3. Otimizar os recursos existentes;

A promoção da eficiência sem colocar em causa a eficácia é a génese de qualquer organismo da função pública. Esse é um dos objetivos estruturantes para o ano de 2017.

4. Orientar a atividade para o utente;

Implementar novas tecnologias ou melhorar as existentes adotando uma abordagem de integração contribuindo para o aumento da consistência das decisões entre funções;

Através de um projeto, ao alcance de todos, que proporcionará ser staff Frente MarFunchal por um dia. Será disponibilizada uma plataforma onde, à distância de um click, pode ser feita a inscrição para acompanhar o trabalho diário de uma das funções, seja a de administrador, de bilheteiro ou fiscal da Mobilidade. Definidos os objectivos estratégicos gerais e específicos, a Frente MarFunchal apresenta o Plano de Atividades para 2017 baseado na incumbência de desenvolver em pleno todas as suas valências: do desporto para todos, da promoção da cultura e da educação, do desenvolvimento dos seus espaços e da responsabilidade social.

(7)

3. Plano de Atividades

O presente Plano de Atividades sintetiza as ações que são pretendidas para o ano 2017.

Entendemos que o utente deve sempre centrar as nossas atenções, ou seja, orientar a nossa atividade para o mesmo. Neste sentido, e porque queremos com este plano abranger o maior número de utentes, adaptamos de uma forma mais individualizada com a subdivisão das atividades nas categorias: socioculturais, lúdico-pedagógicas e desportivas.

Apesar destas categorias serem transversais ao espaço, destacamos os Espaços de Restauração e a Mobilidade por dinamizarem atividades especificas ao serviço que disponibilizam.

Por fim, os galardões Praia Acessível – Praia para Todos e Bandeira Azul também resumem o que será o ano de 2017 nestas categorias.

(8)

a. Atividades Socioculturais

As atividades socioculturais, à semelhança das lúdico-pedagógicas e desportivas, são aliadas ao tema “Praia Viva” e têm por objetivo a promoção da integração e da igualdade, bem como proporcionar aos nossos utentes uma participação mais ativa e dinâmica, por forma a cativar novos públicos e impulsionar a colaboração entre a empresa e os mesmos.

Transversais ao espaço, as atividades socioculturais a que que nos propomos não são pensadas para um local específico, tentando assim diversificar e proporcionar na mesma medida a dinamização dos diferentes espaços sejam eles as Praias (Formosa, Gorgulho e de São Tiago), os Complexos Balneares (Poças do Gomes, Ponta Gorda, Lido ou Barreirinha), os Parques e Parquímetros, o Passeio Público Marítimo, os Jardins (Panorâmico e do Lido) ou a área da Restauração.

O ano de 2017 começa muito fiel ao tema “Praia Viva” e fazendo jus à tradição do primeiro mergulho do ano, damos as boas-vindas ao ano novo em festa, convidando todos, residentes e turistas, para um mergulho rejuvenescedor e solidário.

Para reforçar a proximidade aos utentes e estreitar as fronteiras da comunicação, além da gestão das redes sociais e site, propomo-nos á publicação de uma newsletter bimensal com conteúdos informativos acerca de todos os espaços, com uma secção de entretenimento e outra dedicada ao nosso público infantil.

É pretendida a recuperação de algumas atividades que fizeram sucesso no passado como o “Cinema ao Ar Livre”, com sessões da sétima arte num dos espaços Frente MarFunchal recriando toda a envolvência cinematográfica.

O “Jardim dos Sabores” é um evento que já faz parte da agenda cultural da Cidade do Funchal. Pautado por juntar boa música à diversidade gastronómica, os fins de tarde no “Jardim dos Sabores’2017” prometem fazer as delícias aos que já são habituais e aos turistas que nos

visitam.

A Época Balnear merece sempre mais diversidade de atividades pela afluência de utentes que as praias e complexos recebem. O ano de 2017 não fugirá à regra e contará com o “DJ na Praia”, “Rádio na Praia”, consultas de nutrição, medição da tensão arterial, e massagens de relaxamento.

(9)

Como forma de aglutinar todos os focos que deram origem ao tema de 2017, será realizado a primeira edição do Simpósio Frente MarFunchal que consistirá num painel de conferências que abordarão temáticas: desporto, integração e igualdade, economia do mar, saúde e segurança. No fundo, são temas todos eles patentes no serviço prestado pela empresa. Acreditamos que será um evento enriquecedor pelas trocas de experiências entre os vários especialistas das diferentes áreas.

Como tem vindo a ser hábito, o Plano de Atividades da Frente MarFunchal tem em conta a sinalização de dias nacionais, mundiais ou internacionais de comemoração ou para assinalar factos importantes e que estão direta ou indiretamente ligados à atividade e área de atuação da empresa.

Janeiro, mês de mudança e transição, assinala algumas datas comemorativas que não nos passarão ao lado como o aniversário da Frente MarFunchal, o Dia Internacional do Obrigado (dia 11) e o Dia Mundial do Mágico (dia 31). Do ponto de vista cultural, com estas comemorações, são pretendidas pequenas sinalizações alusivas à data que agradem às pessoas que nos visitam durante todo o ano.

Fevereiro traz-nos muito amor com o dia de São Valentim (dia 14), e março o Dia Internacional da Mulher (dia 8), onde de forma singela vamos homenageá-las. O Dia Internacional da Água (dia 22) e o Dia da Saúde e Nutrição (dia 31) não serão esquecidos. Tal como o Dia do Pai (dia 19), que por hábito presenteia todos os pais e filhos com entradas grátis nos complexos balneares.

Abril, o mês em que se comemora a Liberdade (dia 25) e em que chegam as festividades pascais, vamos também celebrar o Dia do Turista (dia 20), tendo em conta que muitos são os turistas que nos visitam e o Dia Mundial da Dança (dia 29).

Muitas flores invadem o Funchal de cor em maio, e os espaços da Frente MarFunchal não serão exceção, coloriremos ainda o Dia Internacional do Sol (dia 3), e à semelhança dos anos anteriores, o Dia da Mãe (dia 7), com o livre acesso aos complexos balneares a todas as mães e filhos. E ainda o Dia Internacional da Família (dia 15) o Dia Europeu do Mar (dia 20) e o Dia de África (dia 25), sempre a pensar na

(10)

Em junho, como tem vindo a ser hábito, do calendário já faz parte a cerimónia do hastear da Bandeira Azul que assinala a abertura da Época Balnear. Festejaremos ainda o Dia Mundial da Criança (dia 1), o Dia Mundial do Ambiente (dia 5), Dia Mundial dos Oceanos (dia 8), Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas (dia 10) e os Santos Populares (dias 13, 24 e 29).

Julho começa com o Dia das Bibliotecas (dia 1) e vamos aproveitar a ocasião para relançar o projeto pioneiro das Bibliotecas de Praia da Frente MarFunchal. Em 2017 um Pólo no Complexo Balnear do Lido juntar-se-á aos polos já existentes dos complexos balneares da Ponta Gorda e da Barreirinha.

A segurança dos utentes é uma prioridade para a empresa. A contratação e a formação dos Nadadores Salvadores foram um foco que, à semelhança de 2016, será uma constante no ano 2017. Por isso no Dia Mundial do Salvamento (dia 3), será celebrada a promoção da profissão e a segurança dos utentes.

O fim de julho será dedicado ao Dia Nacional dos Avós (dia 26), com atividades intergeracionais, incentivando a troca de impressões entre os mais novos e os menos jovens.

O Dia Internacional da Juventude (dia 12 de agosto) conta sempre uma panóplia de atividades e em 2017 não será diferente. Agosto celebra ainda o Dia Mundial da Fotografia (dia 19), que nos fará perpetuar momentos dos vários palcos Frente MarFunchal.

Em Outubro celebraremos o Dia Internacional das Pessoas Idosas (dia 1), o Dia da Implantação da República Portuguesa (dia 5), e o Dia Mundial da Alimentação (dia 16). Novembro é o mês de São Martinho (dia 11) e do Dia Mundial da Língua Gestual Portuguesa, que as Praias Acessíveis comemorarão.

O Natal marca dezembro e além da chegada do Pai Natal a um dos Espaços Frente MarFunchal, será lançada uma campanha de solidariedade direcionada a colaboradores e utentes.

(11)

b. Atividades Lúdico-Pedagógicas

Uma das vertentes das atividades encontra-se direcionada para a componente lúdica e pedagógica. Pretende-se promover e desenvolver atividades que proporcionem aos nossos utentes momentos de diversão, sensibilização, consciencialização e inclusão social.

Voltando o olhar para os utentes mais novos há um leque de atividades, muitas delas a serem

dinamizadas nos polos “Leitura no Mar” dos complexos balneares da Ponta Gorda e da Barreirinha, que têm como objetivo fomentar a leitura informal na praia, para crianças e jovens.

Com um programa de atividades próprio, existe uma panóplia de iniciativas que têm lugar nestes espaços, repletos de livros, histórias e jogos.

Os nossos espaços são privilegiados e proporcionam ambientes estimulantes. A presente proposta oferece um leque de atividades para divertir, mas também para educar e sensibilizar para questões de caráter ambiental, social e cultural.

Abrangem ações de sensibilização, oficinas de expressão plástica e artística, e jogos coletivos, adaptáveis às diferentes faixas etárias dos utentes.

Para além de todas estas ações e iniciativas, os polos de leitura dos complexos balneares da Barreirinha e da Ponta Gorda possuem ainda colaborações com vários ATL´s e escolas, sendo que estes espaços também podem ser utilizados para atividades extraordinárias como festas de aniversário, por exemplo.

Ilustração 4 - Jogos aquáticos

Ilustração 5 - Ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida

(12)

Todas as ações com eles desenvolvidas são direcionadas para diversas áreas, como a cultural, a social e ambiental, e foram pensadas de forma a consciencializar o público, encorajando-o a adquirir e desenvolver novos padrões comportamentais que sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável e com uma maior proteção do nosso ambiente.

Deste modo, podemos afirmar que este plano de atividades é amplo, salientando que poderá ser ajustado ao longo do ano, de maneira a tornar-se adequado aos espaços e à realidade circundante.

Foi pensando nos mais jovens que resolvemos criar um ATL, denominado por “Funchalito”. Este terá como sede o Jardim Panorâmico. Com início nas férias da Páscoa do ano letivo de 2017, este ATL realizar-se-á durante os períodos que concernem às interrupções letivas e será direcionado para crianças entre os 6 e os 14 anos, sendo que existirão três subgrupos, nos quais as crianças se encontrarão distribuídas consoante as suas faixas etárias.

As atividades de caráter lúdico e desportivo, as inscrições, refeições, e até o trabalho de divulgação serão da responsabilidade de uma equipa da Frente MarFunchal, assim como todo o planeamento, organização, acompanhamento e coordenação interna. Para além dos elementos da equipa, para o acompanhamento das crianças iremos ainda contar com cerca de dois a três monitores por grupo, mediante o número de crianças inscritas.

Dentro da panóplia de atividades que se desenvolvem nos nossos polos de leitura temos a dinamização e leitura de livros, onde merecem destaque ações como a hora do conto, que poderá também ser aliada a datas temáticas e o

bookcrossing, que permite que se possa aceder à Ilustração 6 - Limpeza da Praia Formosa

(13)

informação contida nos livros de maneira gratuita e livre, possibilitando a sua troca. Temos também oficinas de expressão plástica e artística, em que através de desenhos, pinturas, modelagens e afins as crianças terão a oportunidade de exprimir-se a partir de diferentes linguagens artísticas. Dentro das atividades pode-exprimir-se também incluir caminhadas, jogos coletivos, aquáticos e/ou tradicionais que visam promover a socialização, a partilha e um contacto mais próximo entre várias gerações. Finalmente temos os ateliers, onde se pretende desenvolver variadas atividades lúdicas como a criação de origamis ou de bijuteria, que vão ao encontro dos interesses das crianças.

(14)

c. Atividades Desportivas

A Frente MarFunchal possui um conjunto de infra-estruturas e uma frente mar no litoral sul, com grande potencial para a realização de eventos desportivos de excelência e de referência para a Cidade do Funchal, não só no mar como também em terra.

Tendo como grande objetivo o bem estar e satisfação dos nossos utentes, a Frente MarFunchal para além de eventos de grande dimensão e de referência regional, dará naturalmente especial atenção aos eventos desportivos com uma forte vertente recreativa e lúdica, não abandonando os eventos com um carácter mais competitivo e federativo,

co-organizados com os mais diversos parceiros regionais.

Por conseguinte, para o ano de 2017 iremos desenvolver um conjunto de atividades físicas para os diversos públicos alvos, desde os mais jovens ou menos jovens, nas mais diversas dimensões humanas, nomeadamente como exemplo as atividades para pessoas com modalidade reduzida, nas diversas modalidades tradicionais, como também, explorar outra tipo de modalidades e atividades mais de exploração da natureza, rentabilizando os seus recursos naturais.

Deste modo, temos como objetivo para o próximo ano, realizar um conjunto de atividades físicas inovadores e outras ações coletivas, como a realização de um campo de férias, para os jovens do Funchal, bem como, utilizar as infra-estruturas existentes, dando-lhes outras funções e dimensão.

Assim, para além das iniciativas desportivas que a Frente MarFunchal já organiza ano após ano, para o ano de 2017 pretendemos alargar o leque de iniciativas, com uma grande competente nas atividades físicas de lazer e recreação, considerando o seu público-alvo.

(15)

d. Mobilidade

Em 2014, com a passagem da gestão dos estacionamentos públicos do concelho do Funchal, a Frente MarFunchal alargou o seu leque de atividades e área de serviço. Ao longo destes dois anos a empresa pretendeu dinamizar a boa imagem e a gestão adequada dos espaços destinados ao Estacionamento de Duração Limitada do concelho do Funchal, assim como dos estacionamentos sob a gestão da empresa.

Neste contexto é pretendido a continuação do Urban Impact, um projeto que na sua essência nasceu com a intensão de transformar os parcómetros da cidade do Funchal em suportes de arte urbana.

O tema de 2017, Praia Viva, é extensível a todos os nossos espaços, e a Mobilidade também não será exceção. Ambicionamos que cada espaço com as suas características e identidade seja convidativo a ser vivenciado. Conscientes que o caminho a traçar é no âmbito da proximidade e integração, pretendemos facilitar sempre e cada vez mais o acesso aos mecanismos. Estreitar e redimensionar a comunicação para que seja acessível a TODOS.

O papel da Frente MarFunchal e em especial do pessoal afeto ao sector da Mobilidade, passa pela

sensibilização e prestação de informação esclarecedora aos utentes, realizando ao mesmo tempo uma fiscalização criteriosa e de acordo com as competências fixadas pelo Regulamento Específico. Nesta medida, e acreditando que a Educação para a Mobilidade é uma essencial ferramenta para esta sensibilização, em 2017 será criado o projeto “O parquímetro vai à escola”. Este consistirá em ações de consciencialização nas escolas do Município do Funchal, que através de atividades lúdico pedagógicas, educará as vantagens do cumprimento das regras e procedimentos inerentes ao bom funcionamento do estacionamento.

Ilustração 8 - Parquímetro intervencionado pela Artista Alexandra Fraga

(16)

e. Espaços de Restauração

Na área da Restauração, a Frente MarFunchal pretende promover e desenvolver um espaço destinado aos clientes, onde estes sintam uma atmosfera única e diferenciada. A par dos espaços públicos por nós geridos, também os que estão destinados à restauração visam acolher e atender os clientes de forma única, conferindo um ambiente familiar e distinto;

Pretendemos criar um plano de atividades que consubstancia um conjunto de intenções onde se destacam

eventos de showcooking, provas de vinho ou festas temáticas, por forma a cativar e fixar os clientes, quer residentes ou turistas.

Ao longo do ano, pretendemos comemorar dias especiais, diversificando quer o leque de pratos, quer o tipo de cozinha que caracteriza o espaço.

Em junho teremos duas datas especiais, o Dia Internacional do Sushi

(dia 18) e a tradicional Ceia de São João (dia 24) aliada à comemoração dos Santos Populares.

Em julho, o mês será mais doce, com um Festival de Chocolate. Em novembro, teremos uma demonstração de alimentação e cozinha saudável, para comemorar o Dia Europeu da Alimentação Saudável e da Cozinha Saudável (dia 8). Logo depois teremos o sabor do bacalhau para celebrar o São Martinho (dia 11).

Para finalizar o ano, o chá será elemento primordial, onde daremos lugar ao aroma das infusões, acompanhado das broas e doces típicos do Natal.

(17)

f. Praia Acessível – Praia para Todos

Para 2017 a Frente MarFunchal candidata três espaços ao Galardão Praia Acessível – Praia para Todos: o Complexo Balnear do Lido, da Ponta Gorda e da Praia Formosa.

A Praia Formosa detentora do estatuto de praia adaptada a cidadãos invisuais e a cidadãos com dificuldades de locomoção, atesta assim as boas condições de acessibilidade a indivíduos com condicionalismos físicos desde o passadiço de acesso à praia, o sistema audioplage, as cadeiras anfíbias que permitem o acesso ao mar, e a áreas de vestiários, duches e sanitários adaptadas.

A Frente MarFunchal orgulha-se pela Praia Formosa ser pioneira em Portugal na utilização do sistema audioplage, é a única do país adaptada a invisuais. O desafio para 2017 é que esta informação possa chegar de forma fácil e esclarecedora a todo o público a que o sistema se destina. Que seja mais uma atração turística à cidade do Funchal num ano em que o Município aposta no Turismo. Ambicionamos que esta além de Praia (mais) Formosa seja também uma das Praias (mais) Vivas, e sobretudo, que convide residentes e turistas a viveram esta particularidade.

O Complexo Balnear da Ponta Gorda uniu os esforços na promoção da mobilidade individual, procurando fomentar a inclusão e o usufruto do espaço a todos. O elevador móvel além de garantir a estabilidade e conforto e segurança ao seu utilizador, o comando pode ser controlado pelo próprio, dando-lhe mais autonomia.

O Complexo Balnear do Lido, recém reinaugurado, será o terceiro espaço candidato ao Galardão Praia Acessível – Praia para Todos. As

obras que reergueram o complexo assolado pela intempérie de fevereiro de 2010 foram projetadas com vista a que o complexo fosse acessível a todos, com rampas de acesso à zona da piscina, elevador, sanitários e vestiários e duches adaptados. Foram adquiridas cadeiras anfíbias que permitem andar facilmente em qualquer tipo de solo e flutuar na água, para que assim todos os utentes, independente das suas restrições de mobilidade, possam banhar-se na icónica piscina do Lido.

Para o ano que que celebramos a Praia Viva pretende-se para estes dois complexos a aquisição de canadianas anfíbias (com ponteiras especiais), bem como o

Ilustração 10 - Utilização do elevador móvel no Complexo Balnear da Ponta Gorda

(18)

g. Bandeira Azul

O Complexo Balnear do Lido, o Complexo Balnear da Ponta Gorda e a Praia Formosa serão, em 2017, candidatos ao galardão Bandeira Azul.

O programa Bandeira Azul da Europa tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

Todos os anos a Frente MarFunchal acolhe nos seus espaços as Atividades da Bandeira Azul promovidas pela Divisão de Educação da Câmara Municipal. Desta forma estamos também a contribuir para a sensibilização dos jovens para a preservação do meio ambiente, da fauna e flora e todo o sistema eco-marinho existente.

O Programa Bandeira Azul da Europa

dinamizará atividades nas praias e complexos balneares galardoados como “Conversas com o nadador salvador”, “Fauna Costeira do Funchal” e “Jogos sobre Rodas”, que envolvem ações itinerantes de sensibilização ambiental, jogos e oficinas ambientais.

Ilustração 11 -Atividade do Programa da Bandeira Azul

(19)

4. Formação

Num momento em que as mudanças empresariais são constantes e dramáticas, a formação é um contributo determinante para o elevado desempenho organizacional, quer pela motivação quer pela satisfação dos seus colaboradores.

Esta prática de Gestão de Recursos Humanos (GRH) por excelência, é de máxima importância para fazer face às mudanças, bem como para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Muitos autores sociais consideram que as pessoas são o maior capital que as organizações possuem, e que a formação é um investimento que dá origem a melhorias substanciais no seio da organização a um nível individual e coletivo, e defendem que o valor que determinada organização detém sobre os clientes está associado aos seus trabalhadores - os seus comportamentos e a qualidade do

serviço por eles prestado. Nós, verificámos existir uma correlação entre a satisfação dos clientes e o funcionário satisfeito que apresenta um serviço de qualidade.

A Frente MarFunchal, como empresa municipal, não pode reduzir-se às questões económicas, dada a sua obrigação social e moral. Assim, deverá funcionar como um espaço de aprendizagem e de transmissão de normas e valores, promotora do desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores, e prestadora de um serviço de excelência.

Por considerarmos que a formação adequada constitui-se como uma ferramenta imprescindível ao bem-estar dos colaboradores, contribuindo deste modo para um bom desempenho organizacional, a Frente MarFunchal propõe-se elaborar, para o ano de 2017, um plano de formação abrangente a todos os sectores, de forma a qualificar os seus funcionários, adequar as suas competências às necessidades dos clientes e às exigências dos processos.

A primeira fase do plano estratégico, já em andamento, consiste no diagnóstico das necessidades de formação para diminuir as carências existentes nesta empresa, e na avaliação de competências. Temos vindo, nos últimos anos, a trabalhar neste sentido.

Ilustração 12 - Ação de sensibilização para as más posturas

(20)

Neste sentido iremos promover os seguintes tipos de formação: - Formação de integração e orientação;

- Formação técnica funcional;

- Formação para o desenvolvimento de comportamentos desejáveis; - Formação para o desenvolvimento grupal.

A formação de integração e orientação visa o acolhimento aos novos colaboradores. É-lhes transmitida a cultura da empresa e feito o seu encaminhamento para as tarefas que irão desenvolver. Para o sucesso desta ação, no processo de recrutamento e seleção dos candidatos, é necessário perceber se a cultura organizacional vai de encontro às suas crenças pessoais.

Esta formação, de carácter informal, feita muitas vezes de forma inconsciente pelos funcionários mais experientes que transmitem, aos mais novos, determinados procedimentos, passará a ser desenvolvida pelos chefes de sector. Estes, por sua vez, serão alvo de formação interna por colegas qualificados.

A formação técnica funcional fornece novos conhecimentos aos funcionários, ou melhora os já adquiridos. Do tipo formal ou informal, certificada ou não, ministrada por entidades tanto internas como externas, apresenta competências pertinentes para a prossecução e execução de um melhor desempenho.

A formação para o desenvolvimento de comportamentos socialmente desejáveis serve para implementar as condutas e atitudes adequadas e pretendidas pela Frente MarFunchal, e que se ajustam às normas da sociedade, no que concerne ao respeito por si próprio e aos direitos dos demais.

A formação para o desenvolvimento grupal contribui para o relacionamento interpessoal dos colaboradores, ajudando-os a trabalhar em equipa, quer na organização de trabalho como na resolução de problemas.

Mais que uma obrigação, estabelecida pelos Artigos 130º e seguintes do Código do Trabalho, a formação dos colaboradores é para a Frente MarFunchal uma condição.

Ilustração 13 - Formação para Nadadores Salvadores sobre socorro à vítima

(21)

motivação, a satisfação e o compromisso para com a organização, refletindo-se num melhor desempenho das suas funções e numa maior confiança dos clientes, assegurando assim os resultados financeiros que são inegavelmente necessários.

É nossa intenção valorizar o mérito, esforço e dedicação dos funcionários da Frente MarFunchal com a atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, aos colaboradores que pretendam iniciar ou dar continuidade aos estudos universitários, e que preencham os requisitos estipulados.

(22)

5. Parcerias

A Frente MarFunchal está consciencializada do potencial dos espaços que estão a cargo da sua gestão e são cada vez mais os parceiros que nos procuram para uma cooperação institucional. Entendemos que estas parcerias permitem potenciar recursos e realizar mais eficazmente os objetivos da empresa, pelo que estamos disponíveis para continuar ou iniciar trabalho conjunto com entidades públicas e privadas que correspondam às nossas áreas de atuação. No fundo, cooperamos sempre que os projetos correspondam à missão e visão da empresa, ao objetivo de prestar um serviço público de excelência com integração e igualdade, sempre cientes da nossa responsabilidade social.

Consideramos que os projetos a que nos propomos desenvolver no presente plano se revestem de interesse público e têm impacto social e cultural. Acreditamos também que trabalhar com as várias entidades e associações permitirá juntar esforços e contar com o know how das mesmas nas suas áreas de especialidade sejam elas o desporto, a educação ou a cultura.

Em 2017, para além de manter as parcerias já formalizadas e em vigor prevemos estabelecer novas parcerias quer ao nível operacional, quer a nível institucional, no âmbito da nossa responsabilidade económica e social.

Continuaremos, portanto, a cooperar com a realização de atividades e eventos que marcaram pelo sucesso, que trouxeram mais vivacidade, mais cor e animação aos nossos espaços, que se associaram às boas causas sociais e ambientais e que promoveram a cultura, quer gastronómica, musical ou artística e demais.

Ilustração 14 - Apresentação do Curso de Nadador Salvador

Referências

Documentos relacionados

Especialistas fazem a dife- renciação entre uso: a retirada da água do ambiente para su- prir as necessidades humanas, o que implica no retorno de parte dessa água ao meio ambiente,

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

[r]

Nela é definido que os geradores de resíduos da construção civil (RCC) necessitam ter como princípio fundamental a não-geração de resíduos e, em de forma secundário,

b) as despesas indispensáveis suportadas pelas partes para efeitos do processo, nomeadamente as despesas de deslocação e estada e os honorários de agentes, consultores ou

A Representação Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE – realizou nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho de 2016, em

Pode-se concluir que a elaboração de sorvete a partir de doce de caju em calda, adicionado de calda de rapadura pode ser uma alternativa viável para o

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes