• Nenhum resultado encontrado

Resoluções de Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resoluções de Exercícios"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Capítulo

11

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL,

M

OVIMENTOS

S

OCIAIS

, P

ENSAMENTO

POLÍTICO E AÇÃO DO ESTADO

Geopolítica e Confl itos do Século XX –

A Guerra Fria

Resoluções de Exercícios

EA: EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

EH: EXERCITANDO HABILIDADES

TC: TAREFA DE CASA

CIÊNCIAS HUMANAS II

EA – BLOCO

01

01

A

A Conferência de São Francisco foi realizada nos Estados Unidos, no período final da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo principal de criar a Organização das Nações Unidas, que iria substituir a Liga das Nações, fundada em 1919 e sediada em Genebra, na Suíça, que havia fracassado no intuito de promover a paz entre as nações. A ONU instalou sua sede na cidade de Nova York, nos EUA.

02

C

A ONU foi criada na Conferência de São Francisco, em 1945, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre as nações. Além de procurar evitar novas guerras mundiais, a ONU se propõe a realizar esforços no sentido de solucionar graves problemas econômicos e culturais existentes no mundo.

03

A

Os EUA e a URSS foram países aliados durante a Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, entretanto, ao terminar a guerra eclodiu a Guerra Fria entre o capitalismo, liderado pelos EUA, e o bloco socialista, liderado pela URSS.

EA – BLOCO

02

01

D

O principal objetivo para os Estados Unidos invadirem o Vietnã foi o de impedir a propagação do socialismo no continente asiático, visto que os EUA baseavam-se na Teoria do Dominó, que diz “quando uma pedra cai, derruba outra”.

02

C

O Vietnã havia sido dividido provisoriamente na Conferência de Genebra, até quando fossem realizadas eleições para promover a reunificação do país. Entretanto, a não realização das eleições contribuiu para a deflagração da Guerra, no fim da qual o norte socialista derrotou o sul capitalista, e reunificou o país seguindo o modelo socialista.

03

E

Os acordos de Genebra decidiram dividir provisoriamente o Vietnã através do Paralelo 17 até quando fossem realizadas eleições gerais, em 1956, para promover a reunificação do país, fazendo do Laos e Camboja países soberanos.

EA – BLOCO

03

01

B

Com a desintegração da URSS, os Estados Unidos puderam impor sua hegemonia econômica e política fazendo da globalização e do Neoliberalismo seus princípios básicos, a riqueza agora se baseia no domínio da tecnologia. As desigualdades sociais só se acentuaram.

02

C

A Glasnost iniciou um processo de abertura política e a Perestroika na economia. Ambas contribuíram para a reforma do Estado soviéti-co, mas também, apesar de não ser essa a intenção de Gorbatchev, para a desintegração da URSS em função, sobretudo, da questão das nacionalidades.

03

B

A Rússia atravessava um momento de crise econômica, com grande corrup-ção administrativa e as reformas liberalizantes não resolveram os seus problemas sociais. Entre os fatores que contribuíram para a crise está a própria desintegração da URSS, o colapso do chamado socialismo real. EA – BLOCO

04

01

C

Várias colônias lutaram ao lado de suas respectivas metrópoles durante a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos ajudaram algumas colônias a se libertarem para passarem a exercer influência sobre esses países, sobretudo porque as metrópoles europeias foram profundamente abaladas pela Segunda Guerra Mundial. As lutas pela independência das colônias da África e Ásia não aconteceram de forma homogênea, ocorreram acordos diplomáticos e guerras muito sangrentas com milhares de mortos entre dominantes e dominados.

02

E

As guerras ocorrem por razões econômicas, são deflagradas po-liticamente pelo Estado, representante das classes dominantes, e são justificadas ideologicamente. Os soldados não têm consciência dessas informações.

03

C

Diferentemente dos líderes da descolonização afro-asiática que op-taram pela luta armada, Gandhi propôs o caminho da não violência para libertar a Índia da dominação inglesa. A desobediência civil (não cumprimento de normas impostas pelos ingleses), a resistência passiva (manter a desobediência mesmo sob pressão física exercida pelos dominadores) e boicote aos produtos britânicos constituíram a estratégia de Gandhi para desestabilizar os britânicos e granjear simpatias para a causa da independência indiana.

Guia do Estudante – História + Vestibular + ENEM

EH – BLOCO

01

01

Os governantes são eleitos com o objetivo de representar o povo que os escolheu. Se tivermos a consciência da cidadania e a valorização da paz mundial como princípios éticos a serem defendidos, votaremos em candidatos que não sejam financiados pela indústria bélica, porque esses seguramente irão envolver a nação em uma guerra que não lhe diz respeito. Se o povo não se deixasse alienar por uma ideologia baseada na xenofobia, teríamos uma chance de manter a paz. EH – BLOCO

02

01

Uma visão holística significa a percepção da totalidade sem separarmos elementos que são inseparáveis. O todo é muito mais do que a soma das partes. Temos de perceber que a força de um líder, ou dos chama-dos grandes homens, não se encontra nele, mas na base social que lhe apoia. A infraestrutura econômica e social vincula-se de forma dialética e interdependente com a superestrutura política, jurídica e ideológica.

(2)

EH – BLOCO

03

01

À medida que o homem transforma a natureza pelo seu trabalho criativo, ele transforma também a si mesmo e cria novas circunstâncias em sua vida.

EH – BLOCO

04

01

Os europeus se diziam ser povos superiores e, em função disso, teriam de realizar uma ação civilizadora para promover o progresso dos povos primitivos, além de cristianizá-los. Ao contrário disso, tomaram suas terras, extraíram suas riquezas e aniquilaram a cultura tradicional de povos africanos.

TC – BLOCO

01

01

A

Com o final da Segunda Guerra Mundial, em que foram aliados, Estados Unidos e União Soviética iniciaram a Guerra Fria – período caracterizado pela bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo.

O término daquele conflito também levou ao enfraquecimento das antigas potências imperialistas (França e Inglaterra), facilitando o processo de libertação das colônias europeias na África e na Ásia.

02

D

O país que mais se beneficiou com a Primeira, e depois a Segunda Guerra Mundial, foram os Estados Unidos da América. O seu território continental não foi atingido pelo conflito e os americanos passaram a ser os grandes fornecedores de equipamentos bélicos usados no conflito, tornando-se os maiores credores no Pós-Guerra. O item I está correto. A Guerra Fria expressava um choque entre dois modelos socioeco-nômicos, o capitalismo e o socialismo, a ideologia era apenas o seu reflexo mais visível. O item II está correto.

A Détente foi uma tentativa política de se criar uma maior aproximação entre os EUA e URSS, especialmente após a morte de Stálin e a ascensão de Kruschev ao poder na URSS. Nessa fase, foi instituída a chamada “Coexistência Pacífica” entre os dois blocos socioeconômicos rivais.

03

B

A Guerra Fria teve início após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e estendeu-se até a desintegração da URSS, em 1991. A denominação “Guerra Fria” explica-se pela inexistência de conflitos diretos entre as duas superpotências. Entretanto, ocorreram confron-tos militares envolvendo países aliados dos dois, como as guerras da Coreia e do Vietnã.

04

C

O presidente Harry Truman assumiu o comando do país no final da 2a

Guerra Mundial devido ao falecimento do presidente Roosevelt. No final do conflito bélico, no qual ele deu ordens para usar bombas atômicas para destruir o Japão, ele defendeu o que ficou conhecido como Dou-trina Truman. Supostamente em defesa da democracia, ele dava ao país o direito de intervir militarmente em qualquer Estado que tivesse algum tipo de aspiração de seguir pelo caminho do socialismo. Dessa maneira, os EUA se manteriam como potência econômica e política hegemônica em termos mundiais.

05

D

A ilustração do mapa-múndi representa um ironia de como o mundo era visto pelo então presidente Reagan, dos EUA, aquele do projeto de defesa e ataque que ficou conhecido como “guerra nas estrelas”. Era o poder econômico que dava respaldo ao poder militar.

06

A

A arte também foi usada em termos de propaganda política, ao dar destaque ao que ficou conhecido como Realismo Socialista pelos soviéticos. Combatia-se a arte de inspiração burguesa, com temas burgueses, por princípios estéticos vinculados à realidade social dos trabalhadores. Exaltava-se a união e a força dos trabalhadores em oposição ao indivíduo burguês.

07

D

A Coexistência Pacífica entre os EUA e URSS não eliminou as diver-gências ideológicas entre as duas superpotências, visto que cada uma delas representava politicamente um modelo socioeconômico com

características conflitantes entre si. Assim como o lado capitalista da Europa criou a OTAN e o MCC, também o bloco socialista procurou consolidar-se, em termos militares, organizando o Pacto de Varsóvia e, em termos econômicos, criando o COMECON.

08

D

A expressão “Guerra Fria” caracterizava a disputa política, econômica e ideológica entre o capitalismo, cuja maior expressão eram os EUA, após o término da Segunda Guerra Mundial, e o socialismo, identificado na liderança exercida pela União Soviética.

09

B

A expressão “Guerra Fria” passou a caracterizar um conflito ideológico, político e diplomático que encobria as disputas entre dois modelos socioeconômicos: o capitalismo e o socialismo.

A expansão do socialismo pelo Leste Europeu, formando a denominada “Cortina de Ferro”, após o final da Segunda Guerra Mundial, e depois pela Ásia, África e América Latina fez com que o mundo ficasse bipolarizado. Em termos militares, os países capitalistas, sob a hegemonia america-na, criaram a OTAN e a OTASE, enquanto o bloco socialista europeu organizou o Pacto de Varsóvia.

As grandes potências militares, EUA e URSS, evitavam um confronto direto, mas passaram a apoiar movimentos armados nacionais que se identificassem com os seus interesses.

10

B

A vitória dos exércitos da URSS sobre os nazistas alemães, que haviam invadido o seu território, na batalha de Stalingrado, seguida pelo avanço de suas tropas em direção a Berlim, na Alemanha, contribuíram para criar a imagem de libertadores para os soviéticos ao expulsarem os alemães de vários países europeus, especialmente no Leste Europeu. Nesse contexto histórico, formou-se a chamada “Cortina de Ferro”, incluindo a URSS, Polônia, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia, Bulgária, Hungria e Alemanha Oriental. Esses países adota-ram o modelo socialista de administração, caracterizado pela maior presença do Estado no controle da economia, procurando abolir os antagonismos sociais realizando a estatização de empresas privadas e nacionalizando bancos e empresas estrangeiras. Das frases da questão, apenas a letra B está errada, visto que, com exceção da Iugoslávia, de Tito, os países da “Cortina de Ferro” se submeteram à orientação política imposta pela URSS.

11

B

A Guerra Fria é a expressão que caracterizou a disputa política, econômi-ca, diplomática e ideológica envolvendo, de um lado, os EUA, capitalista, e de outro, a URSS, socialista, que bipolarizaram o poder mundial.

12

D

Uma ideologia se consolida através do convencimento da sociedade de que determinados princípios doutrinários são verdadeiros e por isso ela deve adotá-los, para tanto, os meios de comunicação são de grande importância. Foi desse modo que os EUA criaram uma ideologia anticomunista.

13

C

Durante o período histórico imediatamente posterior ao final da Segunda Guerra Mundial, os EUA dedicaram-se a impedir o avanço do socialismo no continente europeu, com base na Doutrina Truman. A América Latina ficou em um segundo plano até que, com a eclosão da Revolução Cubana, os norte-americanos preocuparam-se com essa área do planeta. O presidente Kennedy criou a Aliança para o Progresso para evitar a influência cubana na região.

14

A

A paranoia anticomunista se propagou no território dos EUA, após a 2a Guerra Mundial, no movimento reacionário chamado Macartismo.

Qualquer indivíduo que contestasse a política do Estado ou tivesse uma mínima simpatia pelo socialismo poderia vir a ser considerado um traidor, julgado e condenado, inclusive à pena de morte.

15

A

Os EUA adotaram um política intervencionista em diversas partes do mundo com o objetivo de depor governos nacionalistas que contrariassem os seus interesses econômicos. A Doutrina Truman e o Macartismo combatiam as ideias socialistas e a todos os seus simpatizantes.

(3)

TC – BLOCO

02

01

D

Os franceses foram expulsos do Vietnã após serem derrotados na bata-lha de Dien Bien Phu, em 1954. Na Conferência de Genebra, o Vietnã foi dividido provisoriamente em Norte, socialista, sob a liderança de Ho Chi-Minh, e Sul, capitalista, governado por Ba Dai. A presença militar americana cada vez mais numerosa fez com que parcelas significativas da sociedade americana, especialmente os estudantes, protestassem contra a guerra defendendo a “Paz e o Amor”. A frase D está errada porque a URSS não enviou tropas para participar da guerra. Depois da guerra, o Vietnã adotou o socialismo como regime político.

02

E

Os vietnamitas, antes de lutarem com os norte-americanos, tiveram que enfrentar os imperialistas franceses e japoneses. Bertrand Russel e Jean Paul Sartre foram filósofos que criaram o Tribunal para condenar moralmente os crimes de guerra praticados pelos norte-americanos no Vietnã, o massacre dos habitantes da aldeia de My-Lay repercurtiu de forma extremamente negativa contra o governo norte-americano. Os vietcongs eram guerrilheiros da região sul do Vietnã que combatiam os norte-americanos, e em Dien Bien Phu, os franceses é que foram derrotados pelos exércitos vietnamitas, em 1954.

03

A

A Guerra do Vietnã terminou após a Conferência de Paris, na qual Kissinger, dos EUA, e Le Duc To, do Vietnã, assinaram um Tratado de Paz e, por causa desse acordo, receberam o prêmio Nobel da Paz.

04

C

O presidente Eisenhower defendeu a Teoria do Dominó, com base na qual afirmava que se um país caísse nas mãos do inimigo, no caso, os comunistas, logo os seus vizinhos também iriam cair.

05

B

A França dominou o Sudeste asiático. Durante a 2a Guerra Mundial o

Japão se impôs à região. Com a derrota japonesa na guerra os franceses voltaram até serem derrotados em 1954 pelos vietnamitas.

06

E

O clima político no qual se encontram envolvidos os coreanos é de constante tensão, desde a guerra na qual se digladiaram. A Coreia do Norte, mantida sob um regime ditatorial, em que o filho substitui o pai, optou por investir em uma estrutura militarista e na construção de bombas atômicas, frequente ameaça ao seu vizinho do sul. Os EUA impõem um embargo econômico sobre a Coreia do Norte.

07

B

A vitória vietnamita sobre os franceses na batalha de Dien Bien Phu, em 1954, representou a retirada das tropas de ocupação imperialista da região e a consolidação da independência do Laos e Camboja, além da divisão provisória do Vietnã.

08

A

O movimento hippie exerceu influência sobre a sociedade norte--americana, que reagiu através da realização de grandes passeatas em protesto contra a manutenção do exército dos EUA na Guerra do Vietnã, além disso, os hippies opuseram-se aos padrões de compor-tamento estabelecidos no país sob a influência de uma sociedade de consumo.

09

A

O enfraquecimento das potências imperialistas europeias, fruto da 2a Guerra Mundial, que dominavam a África e a Ásia, contribuiu pra

que eclodissem movimentos de libertação nacional, bem como para a divisão do mundo em dois blocos conflitantes representados pelos EUA(capitalismo) e URSS(socialismo).

10

C

Essa foto tornou-se muito conhecida ao ser propagada pelo mundo mostrando toda crueldade da intervenção militar dos EUA no Vietnã. Uma garota despida, com o corpo queimado pelas bombas de Napalm, gritava em desespero, ao lado de outras crianças em fuga da área de confronto militar.

11

E

Apesar do presidente Obama ter sido agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, ele manteve os EUA na guerra do Afeganistão, do Iraque e agora entrou em confronto armado com a Líbia. Trilhões de dólares foram gastos nessas guerras, o que representa um presente dos deuses para a indústria bélica. Numa guerra, os que têm interesse nela, ficam fora; os que não têm interesse são os que vão matar ou morrer.

12

A

Os governantes norte-americanos acreditavam na Teoria do Dominó, segundo a qual quando se derruba uma pedra esta irá derrubando as outras. Foi com o objetivo de deter o avanço do socialismo no Sudeste Asiático que os EUA invadiram o Vietnã.

13

E

A unificação do Vietnã foi realizada sob a égide do Vietnã do Norte em seguida à derrota militar dos EUA na região.

14

C

A Conferência de Genebra, na Suíça, representou o fim do colonialismo francês na Indochina, dando origem ao Vietnã, dividido provisoriamen-te em Norprovisoriamen-te, socialista, e Sul, capitalista. Laos e Camboja tornaram-se independentes.

15

C

Apenas o item C está incorreto, porque, na realidade, a Indochina era parte integrante dos territórios dominados pela França no Sudeste asiático. Os vietnamitas expulsaram os franceses, em 1954, após derrotá-los na batalha de Dien Bien Phu.

TC – BLOCO

03

01

B

O esfacelamento da Iugoslávia foi o resultado de diversas guerras en-volvendo os grupos étnicos que habitavam no território. As rivalidades nacionais, o interesse de algumas nações de formarem um Estado so-berano libertando-se do domínio da Sérvia, fez com que acontecessem guerras com a Croácia, a Bósnia-Herzegóvina, Kosovo etc.

02

B

O período foi caracterizado pelo recrudescimento da Guerra Fria e a intensificação das disputas entre as duas superpotências, especial-mente nos planos político e tecnológico.

03

B

O indivíduo ser ético resulta de uma decisão pessoal baseada em sua subjetividade e em seus valores. Legalidade não é sinônimo de legiti-midade. Todas as ditaduras elaboraram as suas próprias leis para, com base nelas, reprimir a quem a elas se opuser. O discurso democrático nem sempre se encontra em sintonia com a prática governamental.

04

D

A fundação da Iugoslávia aconteceu com a desintegração do Império Austro-Húngaro, após sua derrota militar na Primeira Guerra Mundial. Entretanto, não se levou em conta as rivalidades étnicas existentes naquela região dos Bálcãs. Com a desintegração do socialismo, eclo-diram no país diversas guerras separatistas, inclusive com massacres realizados por sérvios em relação a algumas minorias étnicas, entre as quais sobre os habitantes da Bósnia-Herzegovina e Kosovo.

05

C

A crise política ocorrida na URSS, que foi responsável por sua desin-tegração, em 1991, teve reflexos importantes em países que se en-contravam sob sua área de influência. A abertura das fronteiras entre as Alemanhas (Ocidental capitalista e Oriental socialista) foi resultado da mobilização popular dos alemães e do enfraquecimento da URSS, que a tutelava.

06

A

O texto faz referência à adoção do euro como moeda única da Comu-nidade Europeia, a partir de 1999. Descreve o potencial econômico da Comunidade Europeia e mostra como o euro é uma “aposta no futuro”, muito maior do que a desmontagem das “estruturas do passado” (uma série de fatos históricos alistados no texto, relacionados aos conflitos decorrentes da rivalidade entre a ideologia capitalista e a ideologia socialista, após a Segunda Guerra Mundial). É pedido aos alunos que identifiquem o que é a desmontagem das estruturas do passado. Esta

(4)

é uma das poucas questões que envolvem algum conhecimento prévio do aluno, no caso o domínio do correto conceito de Guerra Fria, que engloba todos os acontecimentos listados pelo texto.

Fonte: Bíblia do ENEM.

07

E

A questão diz respeito ao fenômeno da “Guerra Fria” e ao período de sua ocorrência, do lançamento das bombas atômicas (sobre o Japão) até a queda da União Soviética. É pedido aos alunos que escolham a alternativa que descreve o contexto no qual ocorreu a Guerra Fria. As alternativas A, B, C e D são incorretas:

– A Guerra Fria é um fenômeno posterior à Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 1990.

– Não existe, nem existiu, uma divisão ideológica entre os países do mundo que tivesse como eixos o norte e o sul; costumava-se falar, na época da Guerra Fria, entre potências ocidentais (Europa Ocidental e Estados Unidos) e potências da Europa Oriental (União Soviética e os países da “Cortina de Ferro”).

– A Guerra Fria é um fenômeno posterior à década de trinta e à derrocada do regime nazista.

– A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre potências capitalistas e potências socialistas; o Japão é uma potência capitalista e aliado dos Estados Unidos.

Bíblia do ENEM.

08

A

A Guerra Fria caracterizava-se pela bipolaridade representada pelos EUA, líder do capitalismo, e URSS, líder do socialismo. Dependendo do ponto de vista, era a luta do bem contra as forças do mal. O fim desse conflito abriu espaço para a multipolaridade e conflitos de diversas naturezas, entre os quais o separatismo étnico, o terrorismo, o fundamentalismo religioso, o tráfico de drogas relacionado ao crime organizado.

09

D

Após as desintegrações da União Soviética, da Iugoslávia e da Tche-coslováquia, os mapas políticos da Europa foram profundamente alterados em função dos movimentos étnicos separatistas que deram origem a novos países. Essa foi a razão do desespero do cartógrafo ao querer se suicidar por considerar o seu trabalho inútil diante de tantas mudanças nos mapas europeus.

10

A

O texto expressa uma crítica ao modelo econômico neoliberal que se baseia na predominância do capital sobre o trabalho que gera con-centração de rendas e desigualdades sociais. As razões das críticas do socialismo ao capitalismo permanecem no mundo globalizado em sua essência. O capitalismo neoliberal caminha para a repetição de suas crises periódicas, e novas revoluções sociais podem vir a acontecer.

11

C

Capitalismo e Socialismo são modelos econômicos bem diferentes. Enquanto o primeiro se mantém explorando outros países, a URSS procurou ajudar financeiramente os países que faziam parte de seu bloco de influência, fato que desgastava suas finanças. Essa interação e concorrência internacional foi desfavorável à URSS, que se desintegrou.

12

B

É frequente acontecer no relato de fatos históricos a distorção do que verdadeiramente ocorreu para, desse modo, criar uma visão alienante para ser assimilada por um determinado povo. Foi esse o caso que ocorreu na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas, que praticaram grandes massacres, fizeram uso da propaganda para denunciar massacres praticados pelos exércitos soviéticos contra polo-neses. Com a vitória da URSS sobre a Alemanha nazista, os soviéticos reescreveram a história para encobrir o que fizeram.

13

C

Quase metade da população da Iugoslávia era constituída por sérvios, seguida por Croácia e Bósnia-Herzegóvina. Macedônia, Eslovênia e Montenegro eram nações numericamente menores.

14

D

A reunificação da Alemanha (1990) aconteceu antes da desintegração da URSS (1991), o que provocou a destruição do muro de Berlim, símbolo maior da Guerra Fria. A Tchecoslováquia deu origem a dois países: República Tcheca e Eslováquia. O item III está errado, os países citados não faziam parte da Iugoslávia, e sim da URSS. A desintegração da Iugoslávia aconteceu através de guerras que mataram milhares de pessoas e também através de acordos diplomáticos.

15

D

A adoção da Perestroika e da Glasnost por Gorbatchev contribuiu para que acontecesse a abertura econômica e política da URSS. A charge ironiza com o tipo de interesse demonstrado pelo povo soviético, que preferia cultuar um sanduíche do McDonald’s a exaltar a figura de Lênin. Está errado o item D, um destaque do modelo socialista é a escolaridade da nação.

TC – BLOCO

04

01

A

Na Conferência de Bandung, realizada na Indonésia (1955) carac-terizou-se por se pautar no direito de autodeterminação dos povos expresso pela Declaração de Direitos do Homem, instituída pela ONU após o fim da 2a Guerra Mundial. Foi defendida a política de

não alinhamento em relação aos EUA e a URSS.

02

A

A Índia e o Paquistão libertaram-se do colonialismo inglês em 1947. A maioria da população da Índia é constituída por adeptos do hin-duísmo e a do Paquistão é de seguidores do islamismo. A região em disputa é a de Caxemira, que recebe o apoio do Paquistão em busca de conquistar sua emancipação da Índia.

03

A

O mapa mostra uma região com grandes montanhas e um clima muito frio, que poucos conseguem enfrentar. É uma área geopoliticamente estratégica que permite o acesso aos países citados no item II. Não ocorreram guerras nucleares entre Índia e Paquistão, apesar de ambos possuírem bombas atômicas e serem rivais. A China mantém suas tropas em Aksai Chin.

04

E

A política imperialista europeia em relação à África foi voltada para expropriar as riquezas naturais do continente e acumulá-las na Europa. Mesmo após a independência, a minoria da população branca tinha o controle das terras férteis enquanto a maioria da população negra ficava com a terra com baixa fertilidade. A escassez de alimentos e a fome são consequências disso.

05

D

A Inglaterra foi a maior potência imperialista do século XIX, inclusive afirmava-se que no Império “o Sol nunca se punha”. A Índia foi uma de suas principais colônias na Ásia, como grande parte de sua popu-lação era constituída por analfabetos, os ingleses adotaram a forma de identificação por impressões digitais. O colonizador impunha sua vontade ao colonizado.

06

A

Gandhi foi o grande líder da independência da Índia perante o impe-rialismo inglês, sua estratégia era a prática de desobediência civil e da defesa da resistência sem que tivesse de fazer uso da violência.

07

B

A alternativa B expressa o pensamento de Jules Ferry sobre a suposta superioridade europeia em relação aos demais povos, justificando a dominação imperialista neocolonial. As demais alternativas estão in-corretas por isentar a ação de religiosos, negar a escravidão e tortura disseminada e aventar ação econômica supostamente benemérita durante o processo imperialista neocolonial.

Guia do Estudante – O Novo ENEM

08

A

A disputa pela região de Caxemira entre indianos, que passaram a ter o controle sobre aquele território, e muçulmanos, que constituem a maioria da população daquela província, é um foco constante de crise entre os dois países, Índia e Paquistão, que possuem armas nucleares.

(5)

09

D

A Inglaterra foi a maior potência imperialista do século XIX e muitas de sua colônias só conseguiram a independência no século XX, esse foi o caso da Índia. Mahatma Gandhi foi o grande líder de seu movimento emancipacionista, ao praticar a desobediência civil e a não violência. Apesar de ter sido aprisionado muitas vezes, praticado várias vezes a greve de fome, a repressão inglesa não conseguiu impedir o êxito do movimento social de libertação nacional. A charge mostra a multipli-cação de Gandhi.

10

B

Mahatma Gandhi foi o principal líder do movimento de emancipação da Índia, que se encontrava sob o domínio do imperialismo inglês. Ele prega-va a prática da não violência e da desobediência civil como instrumentos de luta para conquistar a independência do país. Praticou inúmeras greves de fome, foi preso várias vezes. Nunca se curvou à força das armas do opressor inglês, nem se deixou seduzir pelo poder do capital.

11

A

Os povos africanos possuem características culturais próprias, apesar de serem, predominantemente, de mesma cor. Devido à identidade cultural de cada povo, existem muitas rivalidades entre eles. A divisão política do continente africano realizada por países imperialistas euro-peus não levou em conta as particularidades de cada um dos povos. Os interesses econômicos europeus foram mais importantes do que as tradições culturais dos africanos.

12

A, C e E estão corretas

O processo de descolonização da África e da Ásia passou por várias etapas, mas em todas elas era perceptível o interesse em conquistar as riquezas minerais da região. A primeira frase está certa. A segunda está errada porque o Vietnã foi reunificado após a retirada das tropas americanas. A terceira está correta, pois em muitos casos a situação de dominação econômica das potências imperialistas sobre a região permaneceu inalterada, a independência política era muito mais aparente que real.

A quarta frase está errada, as colônias inglesas na África e na Ásia, para conquistar a independência, tiveram, em muitos casos, de recorrer à luta e não se tornaram integrantes da Comunidade Britânica das Nações. A última frase está certa, a luta pela independência da Argélia foi sangrenta e teve reflexos na política interna da França.

13

B

A atuação de Gandhi no processo de emancipação política da Índia caracterizou-se especialmente pela pregação da desobediência civil e da não violência.

14

A

A Conferência de Bandung, realizada na Indonésia, combateu a política imperialista e o neocolonialismo, apoiou os movimentos emancipan-cionistas e se opôs ao alinhamento político com as superpotências EUA e URSS.

15

A

Os participantes da Conferência de Bandung defenderam o direito de autodeterminação dos povos, condenaram a política imperialista dos países industrializados e procuraram evitar um alinhamento com as superpotências.

Capítulo

12

F

ORMASDE

O

RGANIZAÇÃO

S

OCIAL

,

MOVIMENTOS SOCIAIS, PENSAMENTO

P

OLÍTICOE

A

ÇÃODO

E

STADO A Atuação dos Grupos Sociais e os Grandes Processos Revolucionários do Século XX – As Revoluções Socialistas EA – BLOCO

05

01

B

Em junho de 1989, milhões de chineses apoiaram as manifestações estudantis que exigiam mais liberdade democrática, combatiam a burocracia do PCC que se encontrava no poder, usufruía de privilégios e praticava atos de corrupção administrativa.

Essa contestação popular ficou conhecida como Primavera de Pequim, e foi reprimida com extrema violência pelos tanques do exército chinês, que fuzilaram milhares de pessoas na Praça da Paz Celestial.

02

Em grande parte como consequência do embargo econômico imposto pelos EUA contra Cuba, o país não teve condições de desenvolver-se em termos industriais, nem pôde diversificar sua produção agrícola. A Revolução Cubana foi um episódio histórico de grande relevância, visto que instituiu um regime socialista numa área sob total controle dos EUA.

As frases dos itens: A, B e C verdadeiras. D e E falsas.

03

B

Em outubro de 1949, os exércitos populares liderados por Mao Tsé-Tung saíram vitoriosos, expulsando do país as tropas do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-Shek, que se estabeleceram na ilha de Formosa, dando origem à China Nacionalista.

EA – BLOCO

06

01

C

Na década de 60 do século XX, a América Latina foi submetida ao domínio de governos ditatoriais devido à guerra fria. A eclosão da Revolução Cubana em 1959, que seguiu o caminho do socialismo, criou por parte dos EUA a preocupação de que outros países ado-tassem também o mesmo modelo econômico. Para impedir que isso acontecesse os EUA apoiaram diversos governos ditatoriais militares, inteiramente alinhados com sua política externa e que se caracteri-zaram pelo desrespeito aos mais elementares direitos do cidadão à liberdade. Na década de 80 as nações oprimidas puderam voltar a respirar o ar puro da democracia e passar para a página histórica do obscurantismo repressor.

02

B

Salvador Allende foi eleito pelo Partido Socialista e com grande apoio popular, com o propósito de diminuir as enormes desigualdades sociais existentes no país e nacionalizar algumas empresas existentes ali, inclusive as minas de cobre e as empresas de comunicação. Ele acreditava que poderia implantar um socialismo democrático no Chile, mas sua política chocou-se com os interesses das multinacionais e das elites que com o apoio dos EUA e de militares golpistas impuseram uma ditadura profundamente sanguinária no país.

03

D

A formação da ALALC representou uma tentativa de se criar uma união latino-americana de pagamentos, mudando os vigentes acor-dos comerciais prejudiciais aos interesses de vários países da região. TC – BLOCO

05

01

E

Com a implantação do embargo econômico determinado pelos EUA contra Cuba, Fidel recorreu ao apoio político e econômico da URSS. A desintegração da URSS forçou Cuba a procurar novos parceiros comerciais e estimular o turismo em busca de recursos financeiros para o país.

02

C

A repressão militar foi adotada em diversos países da América Latina com o objetivo de impedir o avanço do socialismo no continente. Che Guevara foi assassinado na Bolívia; a ditadura brasileira prendeu, torturou e matou muitos adversários políticos; Allende morreu na resistência ao golpe militar de Pinochet, tutelado pelos EUA; a invasão à Baía dos Porcos, em Cuba, fracassou apesar de ter recebido apoio dos EUA.

03

B

Os economistas mundiais já falam em um duopólio entre os EUA e a China, e em breve a China poderá superar os EUA, na economia.

04

B

Diferentemente dos regimes comunistas da Europa Oriental e da própria URSS, que acabaram por se democratizar, o regime chinês reprimiu violentamente a oposição estudantil (Massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989) e manteve a estrutura ditatorial que o carac-terizava. O que existe na China é uma abertura econômica e uma ditadura política do PCC.

(6)

05

C

Há uma diferença significativa entre os discursos de líderes, de governos ditatoriais e suas práticas políticas. Mao Tsé-Tung liderou a revolução popular chinesa que assumiu o poder em 1949, mas, ao contrário de instituir um governo democrático com ampla participação dos trabalhadores nas decisões políticas do Estado, tornou-se um ditador personalista que não aceitava contestação em relação às suas decisões. Os métodos usados por seu governo não foram de persuasão e de educação, e sim de coação e de imposição.

06

E

A América Latina viveu um período de predominância de regimes ditatoriais, mas, aos poucos, conseguiu recuperar a liberdade para os seus cidadãos. Apesar de Cuba ainda conservar um regime autoritário em constante litígio com os EUA, os demais países se redemocratizaram e têm conseguido oferecer oportunidades de crescimento econômico.

07

D

Dá-se o nome de revolução a um processo histórico no qual acon-tecem profundas transformações estruturais e a ruptura com o modo de produção até então existente e a instituição de novas relações de produção. No caso específico de Cuba, aconteceu a deposição do sistema capitalista e a tentativa de se implantar no país o socialismo, sistema que tem como objetivo eliminar as desigualdades sociais oferecendo oportunidades sociais para todos. O enunciado da questão expressa a política de inclusão social dos negros dando-lhes condições para que desenvolvam suas potencialidades.

08

D

A substituição de Fidel por seu irmão Raúl Castro não significou o fim do autoritarismo político e do cerceamento da liberdade de ir e vir existentes em Cuba, apesar da libertação de muitos prisioneiros. As mudanças têm ocorrido na possibilidade de se comprar determinados produtos antes proibidos.

09

E

A Revolução Chinesa, que saiu vitoriosa em 1949, foi predominantemente camponesa, visto que a base econômica do país era agrária. Adotando, a partir do modelo socialista centralizado, a administração nacional, planificando a economia, nacionalizando empresas estrangeiras, abolindo o latifúndio e organizando comunas populares. Na questão, apenas o item E está incorreto porque a reforma agrária não é uma medida socialista e sim representa a modernização do capitalismo, já que preserva a propriedade privada dos meios de produção. Na China o que aconteceu foi a coletivi-zação da propriedade privada.

10

E

Nessa questão apenas a frase da letra E está incorreta. A Revolução Cultural representou uma disputa política entre o grupo liderado por Mao Tsé-Tung e a cúpula do Partido Comunista Chinês. Com o apoio da Guarda Vermelha, os maoístas impuseram uma política radical de oposição aos adversários de Mao Tsé-Tung e passaram a glorificá-lo num extremo culto a sua personalidade. Depois da morte de Mao aconteceu uma mudança na orientação política e econômica da China, liderada por Deng Xiao Ping.

11

C

A Revolução Chinesa, por ter sido um movimento político predomi-nantemente rural, partindo do campo para cercar as cidades, procurou promover a coletivização dos meios de produção eliminando a pro-priedade privada da terra, formando Comunas Populares ao confiscar os latifúndios.

12

B

A realização do “Grande Salto para a Frente”, projetado em 1958, tinha como objetivo principal promover o desenvolvimento industrial da China com o apoio de técnicos soviéticos. A partir do desenvolvimento da agricultura seriam criadas as bases para promover o “grande salto” no sentido da industrialização do país.

Entretanto, as divergências entre URSS e China provocaram a saída dos técnicos russos, prejudicando de forma considerável o processo de desenvolvimento industrial do país. O Grande Salto assim se constituiu num pequeno pulo.

13

C

Em 1949, os segmentos sociais liderados por Mao Tsé-Tung con-seguiram derrotar as tropas governamentais do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-Shek, reconstituindo a unidade chinesa. Os nacionalistas, com o apoio da burguesia e latifundiários chineses, fugi-ram para a ilha de Formosa, criando a partir daí a China Nacionalista. Mao Tsé-Tung passou a exercer o poder na China Popular.

14

D

A foto mostra a saída de Fidel Castro, além de outros prisioneiros políti-cos, da prisão depois de dois anos de reclusão por ter atacado o Quartel Moncada.

15

B

A preocupação dos revolucionários cubanos, sob a liderança de Fidel Castro, era de acabar com as profundas desigualdades sociais existentes no país, razão pela qual confiscou os latifúndios e formou as granjas do povo, combateu o analfabetismo e estimulou os esportes, além de investir na saúde pública, ao adotar uma medicina preventiva que obteve grandes resultados sociais.

TC – BLOCO

06

01

E

Os EUA, em sua política externa, contribuiram para depor governos democráticos e implantar regimes ditatoriais sem se importar que fossem governos corruptos e apoiados por forças militares que tor-turavam e matavam os seus adversários.

02

D

A instabilidade política e a crise econômica que atingiu vários países após a Segunda Guerra Mundial iria contribuir para que fossem insta-ladas diversas ditaduras no continente latino-americano, especialmente nas décadas de 60 e 70.

03

A proclamação da independência das colônias latino-americanas não representou transformações estruturais profundas, mantendo-se os mesmos laços de dependência colonial. O capitalismo mudou apenas a forma de dominação, mas a exploração continuou a mesma. O apoio americano com base na Doutrina Monroe apenas representava o seu desejo de eliminar o concorrente europeu; as multinacionais passaram a exercer o controle econômico sobre os países recém-libertados. As lutas armadas que ocorreram representaram a insatisfação po-pular contra os governos autoritários da região caracterizados pela corrupção administrativa. Estão certas apenas as frases 22 e 44 e erradas 00, 11 e 33.

04

B

O governo do Presidente Kennedy, dos EUA, instituiu um projeto de política externa voltada para América Latina, de caráter econômico assistencialista, com o objetivo de neutralizar a influência das ideias revolucionárias cubanas entre os segmentos sociais mais carentes.

05

D

Os diversos golpes de Estado ocorridos na América Latina, decorren-tes da intervenção militar, receberam apoio dos EUA. As ditaduras que foram implantadas no continente eram alinhadas politicamente com os EUA e a repressão militar aos movimentos populares era uma prática comum ao intervencionismo dos EUA, razão pela qual o Presidentes Bush procurou desestabilizar a sua administração e retirá-lo do poder mediante o uso da força militar como respaldo do poder econômico.

06

A

Ernesto “Che” Guevara foi um médico argentino que assumiu uma postura política internacionalista combatendo a injustiça contra qualquer pessoa em qualquer lugar. Ao lado do advogado Fidel Castro liderou a Revolução Cubana e tornou-se herói no país. Renunciou aos cargos que ocupava e foi lutar no Congo contra o imperialismo europeu, de lá foi para a Bolívia tentar criar um grupo guerrilheiro para derrubar a ditadura de René Barrientos. Foi preso e assassinado friamente.

(7)

Em Paris, os estudantes realizaram grandes manifestações populares que tiveram ampla repercussão mundial, chegando inclusive ao Brasil. No ano de 1968 aconteceu a realização da passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro contra a ditadura militar.

Apenas o item III está errado porque não aconteceu o declínio dos EUA na América Latina; ao contrário, Allende foi morto e foi implantada uma ditadura no Chile do general Pinochet com apoio norte-americano.

07

A

Boa parte do texto evoca a chamada política do Big Stick, caracteriza-da por intervenções em vários países latino-americanos na época caracteriza-da presidência de Theodore Roosevelt nos Estados Unidos. No conjunto, refere-se ao imperialismo.

08

E

A partir da charge o autor faz uma crítica ao sistema capitalista de produção que se envolve em sucessivas crises econômicas as quais atingem, sobretudo, as nações economicamente mais frá-geis e dependentes dos principais centros financeiros e industriais internacionais.

09

E

A carta de Diego Portales expressa uma visão de um ministro profun-damente autoritário que não aceita submeter-se ao cumprimento de leis democráticas que garantam a livre manifestação de pensamento.

10

B

Apenas o item B está errado visto que não existiu esse conflito entre Fidel e Che Guevara, ao contrário, ambos apoiaram diversos movi-mentos revolucionários na América Latina.

11

E

Apenas o item está incorreto visto que o movimento revolucionário cuba-no se manteve, sobretudo, em função do apoio popular que recebeu, apesar de ser um regime político autoritário.

12

A

Um dos problemas mais marcantes ocorridos no mundo após o fim da Guerra Fria foi a eclosão de movimentos étnicos separatistas, as luta entre grupos religiosos radicais fanáticos, assim como também acontece o fanatismo político ligado ao terrorismo em diversas partes do planeta.

13

A

O governo dos EUA não aceitou a possibilidade de que um movimen-to revolucionário depusesse uma ditadura mantida sob sua tutela e implantasse o socialismo no Caribe, razão pela qual impuseram um embargo econômico à Cuba bem como financiaram a invasão de mercenários à baía dos porcos, para derrubar o governo de Fidel Castro.

14

E

As burguesias nacionais têm se preocupado em impedir a mobiliza-ção e o fortalecimento dos trabalhadores; eventualmente adotam uma política nacionalista que combate o imperialismo, mas não o capitalismo.

15

C

Na Nicarágua, a Frente Sandinista de Libertação Nacional conseguiu tomar o poder ao derrubar a ditadura de Anastácio Somoza. A Nicará-gua passou a receber apoio de Cuba e a hostilidade dos EUA; já em El Salvador o governo autoritário recebeu o apoio dos EUA e a oposição de grupos guerrilheiros apoiados por Cuba.

16

E

A figura representa uma disputa entre os EUA e a URSS na corrida aeroespacial.

17

E

Em russo, as palavras Perestroika e Glasnost significaram, respecti-vamente, reestruturação da economia, e transparência na política.

18

D

Durante o período da guerra, um dos momentos de maior tensão política, que poderia ter provocado uma guerra entra EUA e URSS, foi como consequência da instalação de bases de mísseis balísticos soviéti-cos em Cuba. Em resposta, os EUA impuseram um bloqueio aeronaval sobre Cuba. A solução do problema aconteceu com a retirada dos mísseis pelos soviéticos e o compromisso dos EUA de não invadir Cuba.

19

A

A antiga Iugoslávia se caracterizava pelas rivalidades entre os diversos grupos étnicos que habitavam o país. O terror dos países da União Europeia era o de que as guerras separatistas voltassem a acontecer na região com repercussões negativas para todos os países da Europa.

20

A

A discriminação racial que envolve segmentos sociais de uma nação não se resolve por decreto. Na Guerra de Sucessão o presidente Lin-coln, vitorioso no conflito bélico, aboliou a escravidão, contudo não conseguiu eliminar a intolerância étnica existente no país.

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de ação declaratória de relação jurídica promovida por Maura Vieira de Lima em face de Leandro Macedo da Silva e outro, onde a autora alega que foi vítima

Quando esse procedimento não for possível, o leite poderá ser encaminhado para armazenamento refrigerado em tanques comunitários, prática de grande importância para

Para isso, eles deverão observar o conjunto de obras de cada fase e descobrir o que elas têm em comum: a temática, a maneira como fo- ram pintadas, as cores e suas combinações, os

Analisar e buscar novas soluções auxilia a organização a garantir a produção de produtos com qualidade e segurança O presente estudo analisou o processo produtivo de uma

Reitor a Pasta de Curso (previamente entregue pelo aluno nos serviços competentes para esse efeito), na qual virá uma fita azul ultramarino assinada pelo Sr.. Notas Alterações na

- Dieta, onde os dados coletados foram: a população, o grupo, o tipo da floresta (semidecídua ou ombrófila), nome do local, o período de estudo, esforço amostral (dias), métodos de

Introdução ao estudo do paciente geriátrico; Biologia do envelhecimento; Epidemiologia e aspectos do envelhecimento; Prevalências de doenças e al- terações bucais; Métodos

A entrada dos medicamentos genéricos em 1999 movimentou o panorama da indústria no país, pois fortaleceu a indústria nacional, bem como contribuiu para entrada