• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE CIENTÍFICA (PIBIC)

Edital 2013-2014

As Inscrições para o Programa de Iniciação Científica voluntária ou remunerada da UFPR, Edital 2013-2014, serão realizadas on-line através de formulário próprio disponível na página eletrônica

da PRPPG (www.prppg.ufpr.br) no período de 04 de fevereiro a 25 de março de 2013. Período de vigência: 01 de agosto de 2013 a 31 de julho de 2014, ou de acordo com a agência de

fomento.

1 REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

1.1 PROFESSOR

a. Possuir interesse na formação de recursos humanos qualificados e estar

cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

b. Ser pesquisador com expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área;

c. Fazer parte do quadro permanente da instituição em regime de trabalho de: i. Dedicação Exclusiva, 40 ou 20 horas;

ii. Professores aposentados participar do Programa Professor Sênior da UFPR

(resolução 68/04-CEPE, de 9 de junho de 2004);

iii. Professores visitantes atuar em Programa de Pós- Graduação Stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) da UFPR;

d. Ter o título de doutor ou mestre (ver item 2.2 do edital);

e. Estar em atividade durante a vigência da bolsa. O orientador que se afastar por um período superior a 60 dias consecutivos, deverá comunicar a Coordenadoria para efetivar o seu desligamento do Programa de Iniciação Científica;

f. Possuir projeto de pesquisa relevante e tecnicamente viável, inscrito no Programa

de Iniciação Científica (Anexo 1, disponibilizado na página

<http://www.prppg.ufpr.br/documentos_ic>), e devidamente registrado no sistema BANPESQ/THALES* e no sistema Lattes;

g. Os planos de trabalho dos alunos com títulos e atividades distintos (Anexo 2) deverão ser incluídos pelo professor ao final do seu projeto de pesquisa a ser

encaminhado a este Edital conforme anexo I;

h. Para os docentes que já participam do Programa, estar em dia com os

compromissos assumidos junto à Coordenadoria de Iniciação Científica nos editais anteriores (item 2.2 do Caderno de Normas);

i. Ter o currículo Lattes atualizado, incluindo os projetos de pesquisa.

j. Responsabilizar-se pela aceitação do termo de compromisso on-line,pelo envio do

resumo para o EVINCI e documentos necessários para o andamento do Programa de Iniciação Científica .

(2)

1.2 ALUNO

a. Estar regularmente matriculado em curso de graduação. O aluno indicado para bolsa PIBIC/CNPq poderá pertencer a qualquer curso de graduação público ou privado do país, mediante solicitação justificada do professor pesquisador, analisada em reunião do Comitê Assessor de Pesquisa junto à Coordenadoria de Iniciação Científica da PRPPG;

b. Não ter vínculo empregatício;

c. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;

d. Não ser bolsista de qualquer outro programa remunerado;

e. Ser indicado por professor cadastrado no Programa de Iniciação Científica e apresentar plano de trabalho individual (Anexo 2 disponibilizado na página <http://www.prppg.ufpr.br/documentos_ic>) relativo ao projeto de pesquisa do mesmo professor;

f. Para alunos que já participam do Programa, estar em dia com os compromissos assumidos nos editais anteriores (item 3.2 do Caderno de Normas).

g. Estar ciente das informações contidas neste Edital e no Caderno de Normas.

h. Preencher o formulário de inscrição (on-line), disponível na página

<https://www.ic.ufpr.br/inscricao/>, no mesmo período da inscrição do professor; i. Possuir currículo Lattes atualizado e enviado ao CNPq.

2 DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

As bolsas serão distribuídas de acordo com a classificação conforme estabelecido no Caderno de Normas da Iniciação Científica.

A cota da bolsa será repassada exclusivamente ao pesquisador.

ATENÇÃO- O pesquisador solicitante, que tenha participado de editais anteriores, só poderá receber a cota da bolsa se estiver em dia com suas obrigações para com o Programa de IC (item 2.3 do Caderno de Normas).

2.1 PIBIC/CNPq

Para concorrer a bolsas PIBIC/CNPq, o docente deve estar em conformidade aos requisitos apresentados no Item 1.1 e atuar como professor permanente ou colaborador nos programas de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) da UFPR.

2.2 UFPR/TN

Professores com título de Doutor sem vínculo com pós-graduação Stricto sensu na UFPR concorrerão entre si às bolsas UFPR/TN.

2.3 FUNDAÇÂO ARAUCÁRIA

Para concorrer a bolsas Fundação Araucária, o docente deve estar em conformidade aos

requisitos apresentados no Item 1.1 e cumprir as exigências desta agência de fomento presentes em edital próprio.

Professores Recém-Doutores (em regime de DE ou não) que defenderam tese há no máximo 2 (dois) anos e que não estejam atuando em Programa de Pós-Graduação Stricto sensu concorrerão entre si à cota de bolsas UFPR/TN. A cota corresponde a 20% para esta categoria.

(3)

Professores com título de Mestre que defenderam dissertação há no máximo 5 (cinco) anos concorrerão entre si a cota de bolsas UFPR/TN. A cota corresponde a 5% para esta categoria.

3 RESTRIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

O pesquisador poderá inscrever um (1) ou dois (2) projetos de pesquisa, mas somente terá direito a inscrever 03 alunos no Programa independente do número de projetos, com planos de trabalhos distintos, sendo que dois (2) alunos podem concorrer a bolsa e/ou um (1) aluno para voluntariado. Todas as inscrições excedentes para o Edital serão canceladas.

Cada projeto corresponderá à inscrição de apenas um professor (coordenador).

4 INSCRIÇÃO

Cabe ao professor pesquisador selecionar e indicar o aluno com perfil e desempenho

compatíveis com as atividades previstas para a Iniciação Científica.

4.1 PRAZO

Inscrição de orientadores, projetos de pesquisa e alunos de 04/02/2013 a 25/03/2013.

4.2 FORMULÁRIO

Somente on-line, disponível no site <https://www.ic.ufpr.br/inscricao/>.

4.3 ETAPAS E CONDIÇÕES

A inscrição deverá ser realizada em três etapas:

1. Cadastro do Professor Pesquisador;

O pesquisador deverá preencher os dados cadastrais e anexar:

i. O Currículo Lattes, em formato HTML, atualizado referente à produção científica

nos últimos 5 anos.

O professor é responsável pelas informações prestadas no processo de inscrição, estando sujeito às consequências administrativas decorrentes de declarações falsas ou inexatas, como a exclusão do Edital de Iniciação Científica.

2. Cadastro do Projeto de Pesquisa com plano de trabalho;

O projeto deverá estar devidamente registrado no sistema BANPESQ/THALES e no currículo Lattes do pesquisador no CNPq (roteiro no Anexo 7, disponibilizado na página <http://www.prppg.ufpr.br/documentos_ic>).

Deve ser viável técnica e financeiramente e não poderá depender da liberação futura de recursos pelas Agências de Fomento.

(4)

3. Cadastro do Aluno, vinculando-o a um Projeto de Pesquisa;

A inscrição do aluno está condicionada à inscrição prévia do professor pesquisador que irá orientá-lo.

Cada aluno deve ter um plano de trabalho, distinto de outros colegas, elaborado para apenas um dos projetos inscritos pelo professor pesquisador, caso este último tenha mais de um projeto aprovado na Iniciação Científica.

O aluno indicado à Iniciação Científica remunerada ou voluntária deverá: i. Preencher os dados cadastrais no formulário;

ii. Anexar o Plano de Trabalho Individual relativo ao projeto do orientador (Anexo 2, disponibilizado na página <http://www.prppg.ufpr.br/documentos_ic>);

iii. Deverá acessar o formulário de inscrição on- line informar o seu CPF, e então o número da matrícula do orientador na UFPR e o número do registro do Projeto de Pesquisa do orientador no BANPESQ/THALES, para poder preencher os dados cadastrais no formulário e anexar o Plano individual de Trabalho (Anexo 2) relativo ao Projeto do Orientador.

O aluno candidato à 2ª renovação de bolsa deverá ter cumprido todos os requisitos do Programa de IC (item 3.3 do Caderno de Normas).

4.4 PENALIDADES

Inscrições do pesquisador, do aluno e dos projetos de pesquisa que não atenderem a este Edital serão automaticamente canceladas.

O preenchimento e envio correto do Termo de Compromisso e aceitação on-line pelo professor é essencial para a implementação do aluno/orientador no Programa de IC. O não cumprimento dessa exigência acarretará na perda da bolsa e na impossibilidade de ser contemplado a cota de bolsa de outras agências de fomento.

4.5 CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Comunicados referentes ao Programa de Iniciação Científica e a confirmação da inscrição serão enviados ao endereço eletrônico indicado pelo solicitante.

Qualquer alteração neste endereço deve ser informada pelo e-mail ic@ufpr.br.

4.6 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A análise e pontuação do currículo serão realizadas pelos representantes de cada Setor na Comissão de Iniciação Científica.

O resultado da Avaliação do Edital 2013-2014 será divulgado em 01/07/2013 ou após a liberação da cota de Bolsas pelo CNPq.

4.7 DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES POR ALUNO CONTEMPLADO COM BOLSA

O aluno contemplado com bolsa de IC (PIBIC, Fundação Araucária ou UFPR/TN), deverá preencher (on-line) o Termo de Compromisso,e anexar o link do curriculum lattes, do grupo de pesquisa, comprovante de matricula assinada pela coordenação do curso ou emitida pelo Núcleo

(5)

de Acompanhamento Acadêmico (NAA) da UFPR; histórico escolar da UFPR. O termo de compromisso deve ser aceito pelo professor orientador on-line para a implementação da bolsa.

4.8 ALUNO NÃO CONTEMPLADO COM BOLSA

Alunos indicados e não contemplados com bolsa, poderão optar pela execução do Plano de Trabalho como IC-Voluntária. Para isso, devem preencher (on-line) o Termo de Compromisso,e anexar o link do curriculum lattes, do grupo de pesquisa, comprovante de matricula assinada pela coordenação do curso ou emitida pelo Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAA) da UFPR; histórico escolar da UFPR; cópia de seu CPF e RG.

O termo de compromisso deve ser aceito pelo professor orientador on-line para a implementação do aluno no programa, este poderá posteriormente ser contemplado com uma bolsa remanescente.

4.9 PRAZO PARA RECURSO

Até três (3) dias úteis após a liberação do resultado do Edital.

No caso de pedidos de reconsideração em que se constatem erros na avaliação do Currículo Lattes fica delegada à Coordenadoria de Iniciação Científica a reclassificação do reclamante.

4.10 SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO BOLSISTA

Deverá ser feita preferencialmente pelo aluno inscrito/cadastrado no Edital como IC voluntária, no mesmo projeto.

Para a substituição é necessário além dos documentos exigidos no anexo 5, o relatório parcial do bolsista que será substituído.

4.11 RENOVAÇÃO DE BOLSA

A renovação da bolsa não é automática.

Deve ser requerida no início de cada ano, quando do novo período de inscrição (Edital anual) divulgado pela Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica.

Está condicionada ao bom desempenho do bolsista bem como do cumprimento de suas obrigações para com o Programa.

5 MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica, via e-mail ou telefone:

ic@ufpr.br (41) 3360-5337

Referências

Documentos relacionados

Com base nas informações fornecidas ao Agente Fiduciário nos termos do Instrumento Legal da Emissão, bem como aquelas informações que sejam de conhecimento do Agente Fiduciário, sem

Dialogando especificamente com livros paroquiais de registros de batismo e matrimônio de escravos, compreendendo os períodos de 1835-1864 e 1847-1875 respectivamente, referentes à

1º Designar a Servidora Agente de Fiscalização: EDILAINE PEREIRA DE ANDRADE, Nutricionista, Matrícula 12.080, para ser fiscal do CONTRATO Nº 025/2019 – Contratação de

Para aumentar a iluminação do display, aperte a tecla DIMMER do Controle Remoto.. Para reduzir a iluminação do display, aperte novamente a tecla DIMMER do

serviço com o tempo de fila para um pedido no recurso i. A notação ao lado indica este tempo.  Tempo de resposta: é a soma do tempo de. residência de um pedido em todos

Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. Perigo

Mais estudos são necessários para maior compreensão e correlação dos variados fatores que podem interferir na indicação de chupetas para a prevenção da SMSI, o que inclui

Na oportunidade, declaro estar plenamente ciente do teor do Edital de Abertura Nº 01/2021 para Inscrições para Remanejamento Interno, Retorno de Egresso e/ou Transferência Externa