• Nenhum resultado encontrado

Relató rió ART Sci. Eksperimenta 2014 Tallin

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relató rió ART Sci. Eksperimenta 2014 Tallin"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Relató rió ART Sci

Eksperimenta 2014 – Tallin

Participação portuguesa na trienal Eksperimenta 2014, mostra de trabalhos de arte contemporânea para estudantes, realizada na Estónia com o tema Arte e Ciência. Eksperimenta é uma plataforma de cooperação para os jovens, arte-educadores, artistas, curadores e cientistas, sendo uma espécie de laboratório criativo, onde novos conhecimentos inovadores nascem. A Trienal conta com participantes de vários países e com um programa de palestras e workshops muito rico para além das exposições, instalações e performances levadas pelos participantes. A APECV foi convidada pela segunda vez a participar nesta trienal como representante de Portugal, seleccionando um grupo de jovens artistas para montar uma exposição na trienal. Durante o ano lectivo de2013/2014 A APECV lançou um concurso aberto para jovens entre os 14 e os 18 anos para enviarem propostas artísticas sobre arte e ciência. O concurso foi divulgado pela APECV e no Portal das Escolas. Foram seleccionadas 12 propostas por um júri constituído por professores de artes visuais e artistas visuais . Os autores das propostas seleccionadas sob a orientação de professores de artes da APECV Isabel Trindade e Teresa Eça criaram as obras e a montagem da exposição portuguesa na Eksperimenta. O título da exposição foi ArtSCI e contou com trabalhos de vários formatos (desenho, fotografia, diários gráficos, e instalação). A proposta curatorial foi centrada no tópico geral Arte e ciência, com subtemas relativos a sustentabilidade; ambiente , questões éticas das artes e das ciências e justiça social..

Atividades Decorridas:

- Seminário sobre Arte e Ciência com a presença da coordenadora da Eksperimenta! ( Decorreu na Fil em 16 de Março de 2014)

- Concurso para selecção dos jovens artistas (decorreu entre Fevereiro e Abril 2014)- selecção dos jovens artistas ( final de Abril)

- Trabalho de preparação dos trabalhos e da exposição com os jovens artistas durante os meses de Maio, Junho e Julho

- Trabalho de montagem da exposição, envio das obras durante o mês de Setembro 2014 - Elaboração do catálogo – Setembro, Outubro

- Ante-estreia da Exposição na Escola Sec Vergílio Ferreira, 15 de Outubro. - Montagem da Exposição em Tallinn, Igreja de Santa Catarina , 21/22 de Outubro 2014

- Estadia do grupo de artistas e jovens artistas em Tallin – 21 de Outubro- 27 de Outubro 2014Isabel Trindade : Curadora da Exposição ( viagem custeada pela FCG)Mafalda Pé- curto: Artista Visual e professora no Ensino Profissional ( viagem custeada pela FCG)Rui Januário : Professor da Escola Profissional Gustavo Eiffel ( viagem custeada pelo próprio) jovem artista , InêsBorges Contreiras aluna da Escola Sec Vergilio Ferreira ( viagem custeada pela FCG) jovem artista ,Marta alexandra Felix Correia alunada Escola Profissional Gustavo Eiffel (viagem custeada pela FCG)- Exposição patente até 30 de Novembro. Devolução das obras , Dezembro 2014.

(2)

Re la tó rio A RT S ci

1

Relató rió

ART Sci

Eksperimenta 2014 – Tallin

Ante-estreia da Exposição na Escola Secundária de Vergílio Ferreira

A quinze de outubro pelas dezoito horas, pais, alunos e professores envolvidos no projecto, puderam partilhar experiências, conhecer os trabalhos selecionados a apresentar na exposição em Tallin - Trienal Eksperimenta.

A pré-apresentação permitiu aos presentes conhecer os trabalhos a expor e partilhar a sensação criada pelos mesmos.

(3)

Re la tó rio A RT S ci

2

Viagem a Tallinn /A exposição em Tallinn/ visitas

Depois de encontrarmos o espaço da exposição situado na igreja de St.ª Catarina localizada na parte medieval da cidade de Tallin, fomos abordados por uma voluntária designada para apoiar e orientar o grupo na montagem da exposição, tratando-se de uma estudante do curso de Arquitetura, estoniana, de nome Mari.

Seguidamente procedemos à compra de materiais variados para complementar a montagem da exposição.

Visitámos a Sally Stuudio, Escola Particular de Artes Plásticas, cuja frequência incluía alunos desde os três até aos vinte anos de idade. Nesta, organizámos uma sessão de pintura de prateleiras destinadas à exposição, as quais foram instaladas no dia 22 de outubro.

Neste mesmo dia foram montados os painéis da exposição. Viveram-se momentos de partilha de materiais, instrumentos, conhecimentos e ideias, aplicados à entreajuda resultante, e, experienciados pelos responsáveis e atores da montagem dos vários stands, representando os diversos países.

(4)

Re la tó rio A RT S ci

3

O dia 23 de outubro, o dia da inauguração da exposição, iniciou-se com a realização dos

pequenos e últimos acertos no que à preparação do nosso stand diz respeito. Às 17h p.m. efetuámos a nossa apresentação, que incluiu o convite aos visitantes para descreverem o significado dos seguintes conceitos e categorias, presentes na abordagem dos trabalhos, Gravidade, Cor, Luz e Tempo. Depois de escrevem as sensações obtidas, os visitantes eram convidados a colocá-las em fitas que integravam a instalação (suspensas do teto).

Um dos trabalhos expostos, da aluna Marta Silveira, da Escola Secundária Vergílio Ferreira, foi referenciado pelo Juri para disputar um prémio, atribuído durante a inauguração.

A mesma aluna, durante a Eduko IDEALaboratory 2014, com outro trabalho, foi também mencionada como encontrando-se entre os dez melhores trabalhos do evento.

Nos dias 24 e 25 de outubro, estivemos presentes na Conferência Eduko IDEALaboratory 2014 durante a qual assistimos a várias apresentações de oradores pertencentes a diversos países, cuja temática foi o papel da Arte e da Arte Contemporânea no Ensino e na Formação dos jovens. Foram abordados variados temas como: .

Prof. Viive-Riina Ruus. Eduko keynote speach: “The Art of Teaching.“

Inese Ritele, Zanda Zilgalve (LAT) “Contemporary Solutions for Contemporary Art.”

Peter Vietgen (CAN)

“Utilizing Contemporary Art as a Vehicle to Teach Critical and Creative Thinking in Canadian High School Visual Arts Programs.”

Teresa Eça (POR) “Assessment for Learning

Ann Donald (CAN) “High School AP Studio Art in Canada“

Tiina Niin (EST)

“Improving Assessment by Uniting Formative and Summative Assessment Systems in the Art Lessons of the Second Level of Estonian Elementary School.”

(5)

Re la tó rio A RT S ci

4

Estevão da Fontoura Haeser (BRA)

“Inventing a Laboratory of Education, Liberties and Utopias inside an Art Exhibition.” Sondra Lampmann (EST)

“About Using Animation Practice in School.“

Fomos à inauguração, na Casa do Artista, em Tallin, de uma exposição de jovens artistas estonianos

Vimos uma exposiçãoindividual de Raul Keller What You Hear is What You Get

(Mostly).

Visitámos uma exposições de Tonu Talve, artista e professor, numa galeria na cidade medieval em Kuninga 6

Dia 26 de outubro visitámos Helsínquia, com o objetivo de visitar alguns pontos de interesse histórico e artístico da cidade, Temppeliaukio Kirkko, Tuomiokirkko, Museu de Arte Ateneum, e a estação ferroviária Rautatieasema.

Dia 27 de outubro, fora da cidade, visitámos uma Escola Pública, Laulasmaa Kool, esta agregava alunos desde os escalões etários desde o jardim de infância ao 9.º ano de

(6)

Re la tó rio A RT S ci

5

escolaridade. Após a receção oferecida pelo Presidente da Câmara, a Diretora da Escola, a

Relações Públicas da mesma, e um Professor de Artes, transmitiram-nos a orgânica da Escola, os Projetos em que se encontram envolvidos, e, posteriormente, guiados pelos alunos, ficámos a conhecer as instalações e professores da Escola.

Um facto que gostaríamos de realçar é aquele que respeita a caracterização do sistema escolar que integra em simultâneo no domínio das Artes, as disciplinas de Música, e Artes Plásticas no curículum .

Os percursos que os utilizadores e frequentadores da Escola são chamados a percorrer, são caracterizados pela presença de trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Artes Plásticas, promovendo o gosto pelas Artes.

Publicações On-line

Web site da Eksperimenta: http://www.eksperimenta.net/

Portugal no site da Eksperimenta : http://www.eksperimenta.net/post/6312/

http://www.euronews.com/2014/11/20/eksperimenta-promoting-art-in-education/

http://m7kt.mjt.lu/nl/m7kt/v.html

Nota: 2014/11

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o padrão geral para alimentos irradiados [19], as fontes de radia- ção ionizante, previstas para o processamento de alimentos, são limitadas aos fótons de energia

As chapas inscritas no processo eleitoral para a escolha de Reitor e de Vice- Reitor da Universidade de Taubaté, para o quadriênio 2014-2018, não poderão utilizar espaços

Os empregados admitidos após 01 de novembro de 2014 e até 31 de outubro de 2015 terão seus salários alterados pelo único critério da tabela de escalonamento abaixo,

Quando o Estado constitucional brasileiro alça a Previdência Social à condição de direito fundamental social, considerando o valor social do trabalho do homem e da mulher,

FIGURA 8 Representação gráfica da função de autocorrelação e diagrama de dispersão dos resíduos parao modelo completo ARMA (2,2) 44 FIGURA 9 Representação gráfica da função

O Concurso Cultural “Juventude e Direitos Humanos”, tem como objetivo incentivar jovens estudantes de nível médio e superior do Estado de Goiás a produzir

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Pristine graphene in RAW264.7 cells can induce cytotoxicity through the depletion of the mitochondrial membrane potential (MMP), increase intracellular reactive oxygen