• Nenhum resultado encontrado

Roteiro de estudos III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro de estudos III"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO DE ESTUDOS III DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS 1. Quais as principais funções de cada um dos três tipos de tecidos musculares?

2. Descreva os 3 tipos de tecido muscular diferenciando-os quanto aos critérios apresentados no quadro abaixo.

Formato da célula e quantidade de núcleos

Tipo de contração Intensidade/velocidade da contração Músculo Esquelético Músculo Cardíaco Músculo Liso

3. Explique como ocorre a contração do musculo esquelético.

4. Em relação ao tecido muscular liso, que parte do sistema nervoso comanda a sua contração? 5. Qual tipo de tecido muscular apresenta difícil regeneração?

6. Descreva as células do tecido nervoso quanto à sua função, morfologia e localização.

7. Identifique no desenho abaixo as partes do neurônio e descreva a direção do impulso nervoso.

8. Explique como ocorre uma sinapse neuronal (ou nervosa). 9. O que são nervos? Descreva sua estrutura.

10. Descreva como ocorrem os processos abaixo: a) Espermatogênese

b) Ovogênese

11. A respeito dos hormônios femininos abaixo, responda em que órgãos eles são produzidos; como seus níveis (quantidades) variam durante o ciclo reprodutivo da mulher e quais as suas principais funções.

a) Progesterona b) Estrógeno

c) Hormônio Luteinizante (LH)

d) Hormônio Folículo Estimulante (FSH)

(2)

QUESTÕES OBJETIVAS

1. O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP; e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso. Sobre esse tecido, analise as sentenças abaixo:

I - As estriações transversais (bandas) são encontradas em todos os três tipos de tecido muscular. II- Actina e miosina são as principais proteínas responsáveis pela contração desses tecidos,

num processo que necessita da presença de íons cálcio.

III- No processo de hipertrofia muscular ocorrem microlesões e a consequente formação de novas miofibrilas, resultando em aumento da massa muscular.

Assinale:

a. ( ) se todas estiverem corretas. b. ( ) se apenas I e II estiverem corretas. c. ( ) se apenas I e III estiverem corretas. d. ( ) se apenas II e III estiverem corretas. e. ( ) se apenas III estiver correta.

2. Marque V para verdadeiro e F para falso, nas seguintes afirmativas.

a. ( ) O músculo necessita do apoio dos ossos e tendões, o que proporciona o movimento através do sistema de alavancas.

b. ( ) O tecido muscular esquelético apresenta células alongadas, fusiformes e com ramificações. c. ( ) Os músculos possuem tecido conjuntivo envolvendo agrupamentos de fibras musculares,

formando o endomísio, o perimísio e o epimísio.

d. ( ) Apesar de não serem irrigados por vasos sanguíneos, os músculos lisos apresenta vasos linfáticos e nervos.

e. ( ) Os músculos estriados cardíacos apresentam estruturas chamadas de discos intercalares que são especializações da membrana plasmática que permitem maior adesão e comunicação entre células vizinhas.

3. O tecido nervoso é um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele é fundamental na coordenação das funções dos diferentes órgãos. As células responsáveis pelas suas funções são os neurônios (figura abaixo).

Com base nos textos e em seus conhecimentos, marque V para verdadeiro e F para Falso.

a. ( ) Geralmente o sentido da propagação do impulso nervoso é A para B, e por isso a estrutura 1 é especializada na transmissão do impulso nervoso para um outro neurônio ou para outros tipos celulares.

b. ( ) A estrutura número 3 pode ser formada pela célula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmissão do impulso nervoso.

(3)

c. ( ) Um neurônio em repouso apresenta concentrações dos íons de sódio e potássio semelhantes às encontradas no meio extracelular.

d. ( ) Em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática é eletricamente negativa em relação à superfície externa.

e. ( ) Os neurônios sensitivos ou aferentes são aqueles que levam a resposta até um órgão efetor, que pode ser representado por um músculo ou uma glândula.

4. O tecido nervoso tem origem ectodérmica e forma um dos sistemas responsáveis pela coordenação das funções dos diferentes órgãos. Sobre o sistema nervoso é incorreto afirmar que: a. ( ) As células da glia ou neuróglia são vários tipos celulares relacionados com sustentação,

nutrição, fagocitose e produção de mielinas.

b. ( ) Os neurônios ou células nervosas têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alterações do meio.

c. ( ) Os axônios são responsáveis pela condução do impulso nervoso, que é unidirecional e dependente dos íons sódio e potássio.

d. ( ) Placa motora é a região da superfície de uma fibra muscular onde um ramo de um axônio forma uma sinapse com a fibra.

e. ( ) No sistema nervoso central os corpos celulares dos neurônios localizam-se somente na substancia cinzenta. A substancia branca não apresenta corpos celulares, apenas seus prolongamentos.

5. Sobre as meninges encefálicas, envoltórios de tecido conjuntivo presentes no sistema nervoso central, assinale a alternativa correta:

a ( ) A aracnoide é constituída por tecido conjuntivo frouxo e não possui vasos sanguíneos, sendo revestida por epitélio simples pavimentoso.

b ( ) Localizada logo abaixo dos ossos da caixa craniana, a dura-máter é constituída por tecido conjuntivo denso e se separa do periósteo desses ossos formando o espaço peridural.

c ( ) A porção de contato entre a aracnoide e a dura-máter apresenta um espaçamento, o espaço subdural.

d ( ) A barreira hematoencefálica presente no cérebro é formada pelas traves de tecido conjuntivo da aracnoide que reveste os vasos penetrantes no encéfalo.

e ( ) Diferente da aracnoide, a pia-máter é altamente vascularizada e adere ao tecido nervoso indiretamente pelos prolongamentos dos astrócitos.

6. A respeito do Sistema Nervoso Periférico, marque a única alternativa incorreta.

a. ( ) O sistema nervoso autônomo é subdividido em sistema nervoso simpático e parassimpático, que funcionam de maneira involuntária.

b. ( ) O neurotransmissor secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina.

c. ( ) Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina. Eles ligam o sistema nervoso à glândula suprarrenal, promovendo aumento da secreção de adrenalina, substância que produz a resposta de "luta ou fuga" em situações de stress.

d. ( ) A regulação da temperatura ocorre no hipotálamo. Os impulsos provenientes desta área são transmitidos pelas vias autônomas para a medula e, daí pela via simpática para a pele. Um dos mecanismos dessa regulação é a sudorese, que é ativada através da adrenalina ou noradrenalina.

e. ( ) O sistema nervoso periférico é formado pela medula espinhal, nervos e gânglios nervosos. 7. Comparando-se a ovulogênese (I) com a espermatogênese (II), todas as alternativas são corretas, exceto:

(4)

a. ( ) Nos dois processos ocorre meiose.

b. ( ) Ambos são importantes para manter constante o número de cromossomos típicos de cada espécie.

c. ( ) I ocorre nos ovários e II nos testículos.

d. ( ) Há maior produção de gametas em II do que em I. e. ( ) Em I e II as células formadas são diploides.

8. Analisando o processo de gametogênese, é correto afirmar que:

01. O gameta feminino é uma célula grande e imóvel cujo citoplasma aumenta muito durante o processo de formação.

02. Na formação dos espermatozoides, ocorre uma etapa de diferenciação celular após a divisão meiótica.

04. Após a divisão meiótica, de cada ovogônia originam-se quatro ovócitos idênticos.

08. O processo de ovulogênese ocorre em etapas, permanecendo os ovócitos I em estágio inicial da meiose durante grande parte da vida da mulher.

16. De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese, formam-se oito espermatozoides.

32. Espermatogônias e espermátides são células haplóides resultantes de etapas do processo de espermatogênese.

64. O número diplóide característico da espécie só é reconstituído no momento da fecundação, quando se forma o zigoto.

Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas. a) 75 b) 91 c) 48 d) 71 e) 70

9. Observe o gráfico, relacionado ao ciclo menstrual humano onde estão indicados: o período da menstruação, a variação da concentração de hormônios (curvas A, B, C e D) e uma das fases do referido ciclo (E). Analise as correspondências estabelecidas nas proposições abaixo marcando V ou F.

a. ( ) A variação da concentração do hormônio FSH é mostrada na curva A. b. ( ) A variação da concentração do hormônio LH é mostrada na curva B. c. ( ) A variação da concentração de estrogênio é mostrada na curva C. d. ( ) A variação da concentração de progesterona é mostrada na curva D. e. ( ) A fase folicular é mostrada no intervalo representado em E.

10. Em relação à reprodução humana, é correto afirmar que:

a. ( ) FSH e LH são hormônios ovarianos responsáveis pelo amadurecimento e pela liberação dos folículos.

b. ( ) estrógenos produzidos nas gônadas são responsáveis, dentre outras funções, pela determinação de características sexuais secundárias.

(5)

c. ( ) a liberação de estrógeno e de progesterona provoca a descamação do endométrio e, consequentemente, a menstruação.

d. ( ) a ovulação ocorre quando existem baixos níveis de estrógeno, progesterona e LH no sangue da mulher.

e. ( ) o corpo lúteo (amarelo) é uma estrutura formada no útero e a sua presença é indicativa de fecundação.

11. Embriologia estuda o conjunto de transformações que se processam num organismo em desenvolvimento. Assinale a sequência correta dos eventos que ocorrem desde a sua formação até o nascimento.

a. ( ) Segmentação, fecundação, gastrulação, organogênese. b. ( ) Fecundação, segmentação, gastrulação, organogênese. c. ( ) Fecundação, gastrulação, segmentação, organogênese. d. ( ) Gastrulação, organogênese, fecundação, segmentação. e. ( ) Fecundação, segmentação, organogênese, gastrulação.

12. Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme) e por intensos movimentos morfogenéticos: a) clivagem d) fecundação

b) morfogênese e) apoptose c) gastrulação

13. Considere os esquemas, numerados de 1 a 6, que mostram os diferentes estágios que ocorrem durante o processo de clivagem. Observe que eles não estão na sequência correta de acontecimentos. Em qual alternativa o desenvolvimento embrionário está em ordem sequencial totalmente correta? a) 3 - 6 - 1 - 4 - 5 - 2. b) 5 - 3 - 1 - 4 - 6 - 2. c) 3 - 5 - 2 - 1 - 6 - 4. d) 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2. e) 3 - 1 - 5 - 2 - 6 - 4.

14. A origem embrionária da pele humana é: a) ectodérmica e mesodérmica.

b) ectodérmica e endodérmica. c) mesodérmica e endodérmica. d) somente ectodérmica.

e) somente mesodérmica.

15. Os folhetos embrionário através de processos de desenvolvimento e diferenciação darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico.

I- A ectoderme origina a medula espinhal.

II- A mesoderme origina o tecido muscular e ósseo. III- A endoderme origina o tecido urogenital.

(6)

Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III. b) Apenas I e II. e) I, II e III. c) Apenas I e III.

16. Ao longo do desenvolvimento embrionário de organismos multicelulares, ocorrem sucessivas divisões mitóticas, e grupos de células se especializam para o desempenho das diferentes funções que o corpo deverá realizar. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo em V ou F.

a ( ) As mitoses nos blastômeros se sucedem com rapidez até que o embrião assuma a aparência de uma bola de células, a mórula.

b ( ) Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células, começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido; o embrião é, então, chamado de blástula.

c ( ) No estágio de gástrula o embrião já apresenta um “esboço” de seu futuro tubo digestivo, o arquêntero.

d ( ) No estágio de gástrula, as células embrionárias começam a se diferenciar, formando os primeiros tecidos, conhecidos por folhetos germinativos ou embrionários.

17. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: Fases de desenvolvimento: (1) Fertilização (2) Gástrula (3) Blástula (4) Segmentação (5) Nêurula Características:

( ) Fase caracterizada pela formação do tubo neural.

( ) Fase em que o ovo se divide, sucessivamente, até as células atingirem as dimensões normais da espécie.

( ) Fase durante a qual os gametas se unem.

( ) Fase durante a qual um grupo de células envolve uma pequena cavidade central.

( ) Fase na qual se origina o intestino primitivo. Assinale a sequência correta:

a) 5 - 4 - 1 - 3 - 2 b) 1 - 2 - 3 - 4 - 5 c) 5 - 4 - 1 - 2 - 3 d) 3 - 4 - 1 - 2 - 5 e) 5 - 1 - 4 - 3 - 2

18. Os anexos embrionários representados por 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a: a) alantoide, saco vitelino e âmnio.

b) âmnio, alantoide e saco vitelino. c) cório, saco vitelino e alantoide. d) saco vitelino, alantoide e cório. e) âmnio, saco vitelino e alantoide.

19. Considere as frases abaixo:

I. A placenta é o anexo embrionário responsável pela nutrição do embrião de qualquer mamífero. II. A alantóide é uma vesícula que, em vertebrados ovíparos terrestres, armazena os excretas nitrogenados do embrião.

III. A notocorda é um cilindro cartilaginoso que ocorre somente nos vertebrados. Assinale:

a. ( ) se somente a afirmativa I for correta; b. ( ) se todas as afirmativas forem corretas;

(7)

c. ( ) se as afirmativas I e III forem corretas; d. ( ) se somente a afirmativa III for correta; e. ( ) se somente a afirmativa II for correta.

Referências

Documentos relacionados

A quantidade média de T-Helper em um cenário com memória imunológica sempre se manteve maior do que em um sistema sem memória, pois a quantidade de antígenos foi mortos

In relation to the parameters evaluated in gerbera plants, phosphate fertilization and cattle manure did not signifi cantly alter (p > 0.05) shoot diameter,

Drusas de hematita botrioidal (FONSECA, 2.005) ocorrem preenchendo cavidades e fraturas diversas nas rochas lateríticas encontradas próximas ao local denominado de

Por fim, pode-se dizer que as atletas do grupo protocolo neuromuscular apresentaram melhora nas medidas descritivas dos saltos (vertical e horizontal), e consequente

22 ensaios de achatamento ou abocardamento para os estados de fornecimento +A ou +N ver Quadro 9; 23 unidade de ensaio com tubos de um único vazamento ver 10.1; 24 requisitos

Inclui as despesas com a compra de pequeno material de laboratório (produtos químicos, animais, etc.), de secretaria e equipamento diverso para apoio a atividades de I&D,

Reginaldo foi também recentemente indicado para representar os fundos de pensão como membro titular no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), órgão colegiado

Destacamos que a carteira de contratos recorrentes assinados (incluindo os ainda não implantados) alcançou R$ 88,1 milhões ao final de 2018, contra R$ 76,9 milhões no