• Nenhum resultado encontrado

Como a tecnologia aproxima o professor do aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como a tecnologia aproxima o professor do aluno"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

COMO A TECNOLOGIA

APROXIMA O

(2)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO 05

MAS ONDE OS ALUNOS ESTÃO? 07

A DINÂMICA DO APRENDIZADO MUDOU 09

COMO SE RELACIONAR COM OS ALUNOS NO AMBIENTE DIGITAL 11

O PODER DO DESAFIO PARA O APRENDIZADO 13

CONCLUSÃO 15

(3)

INTRODUÇÃO

“O mundo está mudando” é uma verdade praticamente atemporal, mas a dúvida que paira no presente, diante da velocidade com que as coisas se transformam é a seguinte: para onde essas mudanças vão nos levar?

INTRODUÇÃO

A atual geração de futuros adultos nunca foi tão diferente de seus pais, e a tecnologia parece estar na raiz dessa distinção. Nascidos em um mundo repleto de gadgets, aparelhos móveis e ferramentas que nos permitem ficar conectados o tempo todo, a chamada geração Z utiliza vários dispositivos ao mesmo tempo, adquire muitos de seus valores morais de fontes externas ao núcleo familiar, prefere o universo virtual ao físico e tem diversas referências além dos pais e professores. Para se ter uma ideia, segundo um estudo realizada pela agência estadunidense Sparks and Honey, 85% dos jovens da geração Z pesquisam on-line, 33% assistem a aulas na web e 32% trabalham em projetos escolares com os colegas via internet.

Com tantas informações e recursos a alguns cliques de distância, os

educadores deixaram de ser única fonte de conhecimento dos estudantes.

(4)

INTRODUÇÃO

Cientes disso, resta, então, uma solução aos professores: mudar junto com os jovens para, assim, conquistar sua confiança, seu respeito e, finalmente, sua atenção.

Neste e-book, você encontrará dicas valiosas e práticas inovadoras para enfrentar o desafio de relacionar-se com os relacionar-seus alunos tanto no mundo virtual quanto no físico, estimulando o aprendizado e o engajamento em sala de aula e tornando-se alguém em que eles podem e querem se espelhar. Vamos lá?

(5)

A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Passamos grande parte dos nossos anos de formação na escola: seja na infância, adolescência ou início da fase adulta, os estudos são a principal ocupação em uma idade fundamental para a construção do caráter e dos valores que, mais tarde, apoiarão as ações de cada um. Sendo assim, o professor sempre foi, junto à família, uma figura essencial na formação humana do aluno.

A IMPORTANTE

RELAÇÃO ENTRE

PROFESSOR

E ALUNO

Na situação atual, diante de uma descentralização dos modelos de referência e uma infinidade de

informações — algumas delas, diga-se de passagem, inúteis ou até nocivas à formação — exercer esse papel é ainda mais importante para ajudar o estudante a adquirir uma visão crítica em relação ao que é apresentado a ele nas diferentes mídias e, assim, decidir o que é e o que não é válido. Para isso, no entanto, é preciso que o educador conquiste antes a confiança do estudante, o que só é possível através de um bom relacionamento.

Além da construção do caráter, contudo, o professor participa ainda de outros aspectos da formação do aluno. É ele quem irá auxiliar o estudante a desenvolver as habilidades necessárias para o seu êxito no século 21. Um

exemplo são as competências exigidas pelo ENEM. Outro, mais filosófico, são

(6)

A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

os chamados “Códigos da Modernidade”, pensados pelo educador colombiano Bernardo Toro, que vão do domínio da leitura e da escrita à capacidade de compreender e atuar em seu entorno social, assim como planejar, trabalhar e tomar decisões em grupo. A propósito, o convívio social é outro comportamento que deve ser estimulado e guiado pelo educador, em especial frente a uma geração que, constantemente conectada ao mundo virtual, pode ter dificuldades no relacionamento “cara a cara”.

Por fim, cabe ressaltar que inspirar requer, antes de tudo, admiração, e esta só surge em contextos de boa relação, pautada pela confiança. Colocar-se ao lado do aluno para apoiá-lo e mostrar-se disposto a compreender mostrar-seus problemas é, por isso, imprescindível para nutrir um bom relacionamento entre educador e educando.

(7)

MAS ONDE OS ALUNOS ESTÃO?

Entendida a importância de manter um bom relacionamento com os estudantes, principalmente em um mundo em que o professor compete com tantas outras referências, o verdadeiro desafio está em estabelecer uma ligação estreita com esses jovens que parecem estar constantemente em outro lugar.

MAS ONDE OS

ALUNOS ESTÃO?

Na realidade, é justamente isso o que acontece: segundo a educadora Martha Gabriel, hoje não estamos presentes

apenas no mundo físico, pois continuamos o tempo todo on-line, agindo, discutindo e criando repercussões que vão além da realidade concreta. É o que ocorre, por exemplo, quando postamos algo em uma rede social: ainda que não

estejamos interagindo ao vivo com outras pessoas, a postagem continua existindo lá, gerando “curtidas”, comentários, compartilhamentos e outros. Para

dialogar com os estudantes da atualidade, portanto, é importante que o professor também se faça presente nas plataformas em que eles se encontram, criando

atividades e conversas que extrapolam a sala de aula passando pela internet. Um fato interessante é o de que a maioria dos jovens da geração Z está em outras mídias além do Facebook — a rede social mais usada também

(8)

MAS ONDE OS ALUNOS ESTÃO?

pelas gerações anteriores, incluindo os pais — como o Twitter e o Instagram e aplicativos como o Snapchat. Criar perfis nessas redes, então, pode contribuir para a aproximação entre as gerações e os indivíduos. Além disso, a linguagem usada por eles também é muito mais imagética, preferindo emoticons, memes e fotos em detrimento de textos verbais.

Logo, para estabelecer uma comunicação efetiva a fim de melhorar seu relacionamento com os alunos, sai na frente o professor que se familiariza com as mídias mais usadas por eles, faça-se presente nelas, estimulando o diálogo dentro e fora da escola, e ainda aprenda a falar sua língua, abusando de imagens e ficando

(9)

A DINÂMICA DO APRENDIZADO MUDOU

Vimos que o surgimento da internet mudou a relação entre o estudante e o conhecimento, dando a todos um acesso mais fácil a um mundo de informações. Mas além desse processo, outros fenômenos trazidos pela tecnologia também vêm mudando a dinâmica da sala de aula.

A DINÂMICA DO

APRENDIZADO

MUDOU

A cultura de colaboração é uma dessas mudanças que já começa a entrar na escola. Com possibilidade de comunicação virtual simultânea entre várias pessoas, surgem espaços de troca de ideias e informações para benefício de todos. Alguns exemplos são os fóruns on-line, as comunidades em torno de alguma atividade ou hobby nas redes sociais, os grupos de Whatsapp e até mesmo aplicativos como o Waze, em que cada motorista colabora para uma rede de dados ao vivo sobre o

tráfego. Assim, é bem provável que a sua turma já esteja reunida em alguma dessas plataformas para apoiar-se na hora de realizar trabalhos e pesquisas, pedir ajuda com tarefas, etc. E por que não aproveitar esses espaços para guiá-los também no ambiente virtual?

(10)

A DINÂMICA DO APRENDIZADO MUDOU

Outro fenômeno que acompanha a invasão da tecnologia em cada aspecto do cotidiano é o acesso multidispositivo e a qualquer momento a um acervo enorme de informações. É o que

acontece, por exemplo, em sites como o Netflix ou o Spotify, e até mesmo através de dispositivos como e-readers. No lugar de ter objetos físicos como CDs, livros e DVDs, os jovens usam acervos virtuais para ler, assistir a filmes ou escutar músicas quando quiserem usando o celular, o tablet, o notebook ou o que tiverem à disposição. Nesse contexto, fornecer apostilas e materiais armazenados na nuvem ou postar exercícios e explicações em um blog são algumas formas de possibilitar ao aluno estudar no momento mais conveniente e da maneira com que ele tem mais facilidade.

Divulgar bibliotecas digitais com acervo de domínio público também é uma boa ideia para encorajar a

(11)

COMO SE RELACIONAR COM OS ALUNOS NO AMBIENTE DIGITAL

Sem sombra de dúvida, o relacionamento no ambiente digital é fundamental para que o professor consiga estreitar laços com os alunos. Todavia, a grande questão não é pura e simplesmente estar presente no espaço on-line, mas também saber se comportar e estabelecer limites

para que a barreira entre o profissional e o pessoal não seja quebrada, prejudicando o relacionamento e até a imagem do professor diante de alunos, pais e escola.

COMO SE

RELACIONAR COM

OS ALUNOS NO

AMBIENTE DIGITAL

Para aproveitar tudo o que o ambiente on-line tem a oferecer sem correr o risco de colocar a relação com os

estudantes e mesmo a própria reputação a perder, é essencial que o educador saiba administrar bem a relação com alunos e pais em perfis pessoais nas redes sociais. O recomendável, assim sendo, é controlar as configurações de privacidade das contas pessoais, estabelecendo a que tipo de publicações alunos e pais podem ter acesso, para lidar com demandas da escola.

(12)

COMO SE RELACIONAR COM OS ALUNOS NO AMBIENTE DIGITAL

Observados esses critérios, fica mais fácil usar a web para estimular o aprendizado e estreitar o relacionamento com os alunos dentro dos papéis de cada um: de um lado o professor, que apesar de não ser mais a única fonte de conhecimento, é alguém com experiência e senso crítico com quem os alunos sabem que podem contar para traçar seus próprios caminhos; e de outro o estudante, com a habilidade de explorar todas as fontes on-line cuidadosamente e ciente de que o professor está ali para ajudá-lo e apoiá-lo em seu crescimento.

(13)

O PODER DO DESAFIO PARA O APRENDIZADO

Finalmente, além de estar presente onde seus alunos estão e se comunicar com eles de diversas formas pela web, outra maneira eficaz e, ainda, divertida de estreitar o relacionamento é promover atividades de caráter lúdico que os desafiem.

O PODER DO

DESAFIO PARA O

APRENDIZADO

Ter de disputar a atenção dos estudantes com jogos de celular, videogames e aplicativos para tablets não é nada fácil, mas essa batalha pode virar a favor do educador quando os games são usados na escola como forma de aprendizado. Isso é possível através da gamificação, um processo que adota elementos de jogos para incentivar os estudos e torná-los uma atividade prazerosa. Fica fácil perceber a validade dessa proposta quando consideramos, por exemplo, que aquele aluno pouco dedicado nas aulas muito provavelmente é “fera” em seu game preferido e se esforça bastante para atingir pontuações altas nele. Um dado dos Estados Unidos, por exemplo, mostra que enquanto 1,2 milhões de estudantes não conseguem terminar o Ensino Médio todos os anos, 28 milhões cuidam de suas fazendas no jogo Farm Ville diariamente. Em vista disso, usar a atração dos games na escola, pode ser a chave do sucesso na educação da geração Z.

Quando utilizados de uma forma bem planejada, os jogos podem trazer um resultado positivo no engajamento dos alunos, deixando a aula mais

(14)

O PODER DO DESAFIO PARA O APRENDIZADO

dinâmica e estimulando-os a realizarem as atividades. O acúmulo de pontos em um desses games, por exemplo, faz com que os estudantes se sintam motivados a continuar empenhando-se durante todo o ano para manter uma boa posição. E esta estratégia é colocada em prática, é claro, através dos dispositivos tecnológicos com os quais os alunos estão mais à vontade.

(15)

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO

A educação sempre esteve evoluindo, ainda que hora a passos mais lentos, hora a velocidades mais altas. A

tecnologia certamente contribuiu para acelerar as mudanças no mundo e, por consequência, na transformação da maneira com que as novas gerações interagem com a realidade. Mas o que parece ter criado um distanciamento entre estudante e professor pode ser, na verdade, o elo que unirá um ao outro por muito mais tempo e de maneira muito mais produtiva.

Aproveite tudo o que a tecnologia traz para a sala de aula, use-a para motivar seus alunos e contribua para que, no final dessa revolução, possamos chegar a uma educação melhor para todos.

(16)

GOSTOU DAS DICAS? O APPPROVA PODE TE AJUDAR!

O AppProva é um aplicativo que testa o conhecimento dos alunos por meio de diversas questões próprias e de edições anteriores do ENEM e vestibulares. Os alunos estudam de maneira divertida, interagindo com amigos e acessando facilmente de onde desejarem, via Desktop, Android ou iOS. O ambiente lúdico e desafiador favorece o

engajamento dos usuários, que ainda recebem um direcionamento para os

estudos a partir das respostas dos exercícios realizados na plataforma. A escola também é beneficiada com o AppProva! A partir das respostas dos alunos na plataforma, um relatório em tempo real é gerado permitindo à instituição identificar as maiores dificuldades apresentadas por eles. Além disso, os professores podem montar listas de exercícios, simulados, tarefas e deveres de casa, os quais são automaticamente corrigidos e disponibilizados para seus alunos.

(17)

Referências

Documentos relacionados

Nas fraturas subtrocantéricas instáveis, como Seinsheimer IV-V com fragmentos que não podem ser reduzidos pelo método fe- chado em mesa de tração, a parte lateral da porção

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA