• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A RELEVÂNCIA DO CONTATO COM A NEUROPATIA DIABÉTICA PERIFÉRICA NO DECORRER DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LAÍS LIMA DA SILVA, BIANCA MENDES DA SILVA, VALÉRIA VIEIRA FERREIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CAIO LUISI, LAURA CRISTINA FERREIRA CUVELLO ORIENTADOR(ES):

(2)

A relevância do contato com a neuropatia diabética periférica no decorrer da graduação em enfermagem

Introdução

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica de grande importância, constituindo um amplo problema de saúde pública e de epidemia mundial, devido sua alta prevalência e elevada taxa de mortalidade (Fernandes Pereira et al., 2013; Neta, 2013; Brinati et al., 2017).

Estima-se que atualmente a população mundial de portadores seja de 387 milhões de pessoas, sendo que 80% desses indivíduos vivem em países em desenvolvimento, e a previsão para 2035 é que alcance 471 milhões. (Milech et al., 2016).

No contexto das implicações associadas ao DM, enfatiza-se a Neuropatia Diabética Periférica (NDP), estabelecida como uma situação clínica em que os membros inferiores podem manifestar insensibilidade(Da Silva Sales et al., 2012; Fernandes Pereira et al., 2013; Brinati et al., 2017).

Resultando em agravos das fibras nervosas pelo contato prolongado a hiperglicemia, com perca cinestésica, do movimento articular e do feedback da percepção dos receptores periféricos. Podendo-se constatar este distúrbio neurológico previamente na evolução do DM tipo 2, muitas vezes no momento do diagnóstico (Santos et al., 2015; Milech et al., 2016).

Desenvolvendo-se de maneira lenta, evolutiva e simétrica apresentando a princípio sintomas sensitivos e autonômicos, progredindo com acometimento das fibras largas sensitivas e por fim motoras (Nascimento et al., 2016; Brinati et al., 2017).

A neuropatia é capaz de ser prontamente diagnosticada no corpo social, como: unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades e hospitais, através do exame físico dos membros periféricos, sendo uma das etapas da sistematização da assistência de enfermagem, tratando-se de uma atividade privativa do enfermeiro (Policarpo et al., 2014; Dias e Carneiro, 2016).

O mesmo tem papel essencial na prestação de cuidados a indivíduos com ND, especialmente por desenvolver atividades educativas, com o objetivo de expandir o nível de conhecimento dos pacientes e comunidade, além de contribuir para a adesão destes ao tratamento. Nesta perspectiva, é correto inferir que as

(3)

ações têm um papel fundamental no controle dessa doença, já que as complicações oriundas estão diretamente relacionadas ao conhecimento para o autocuidado diário e ao estilo de vida saudável (Batista Mascarenhas et al., 2011; Mascarenhas et al., 2011; Fernandes Pereira et al., 2013).

A independência do enfermeiro é vital para o exercício de suas tarefas durante a prática profissional, consequentemente deve ser estimulada desde os primeiros anos de sua formação para que possam firmar suas bases teóricas no princípio da autonomia. Reconhecendo a necessidade de se formar sujeitos sociais com competência de atuar em contextos de incertezas e diversidades (Campos et al., 2014; Branco et al., 2015).

Objetivo

Demonstrar a relevância do conhecimento sobre neuropatia diabética para os graduandos de enfermagem.

Método

Efetuou-se uma revisão bibliográfica de caráter narrativo, em que a proposta do trabalho não foi a pesquisa baseada em evidências, e sim retratar sobre a temática com base no que os pesquisadores julgam pertinentes. Apontando como inconveniente a não menção do local em que as informações foram retiradas, sendo capaz de gerar viés de seleção. Com o intuito de evitá-los, foi executada uma busca de artigos com especificações previamente estabelecidas (Ribeiro e Medeiros Júnior, 2016).

A análise decorreu na base de dados da Scientific Electronic Libraly Online, Literatura Latino Americana de Informações Bibliográficas em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e National Library of Medicine nos meses de janeiro à maio de 2017, utilizando os descritores: diabetes mellitus, neuropatia diabética periférica, enfermagem, conhecimento, graduação e fisiopatologia.

Como critérios de elegibilidades foram utilizados artigos publicados nos anos de 2011 à 2017, encontrados na língua portuguesa, a qual tenha disponibilizado o texto na íntegra e estudos experimentais. Já como critérios de exclusão artigos que não contemplaram o tema após leitura e encontrados duplicados nas bases de dados, após os resultados foram utilizados artigos considerados relevantes para o desenvolvimento da pesquisa atual.

(4)

Os artigos que serviram para a elaboração desta revisão indicam a educação superior em enfermagem como uma área que não é estática e está sujeita a transformações contínuas, onde se visa uma maior autonomia por parte dos discentes, trazendo em seu desenvolvimento, competências, habilidades e conhecimento crítico, estando aberto a buscas alternativas que possibilitem uma maior segurança na realização da assistência (Erdmann et al., 2011).

Observou-se que a prevalência dos currículos de graduação em enfermagem possui o propósito de formar profissionais qualificados, que desenvolva capacidade de pensamento crítico, para confrontar questões complexas do desempenho profissional, e que seja interativo na sociedade. O raciocínio e a crítica no momento em que agregado no pensar, são instrumentos mentais excepcionais no entendimento da realidade do conhecimento (Magnago e Tavares, 2012; Da Fontoura Winters e Do Prado, 2015; Dos Santos et al., 2015).

Sendo assim é indispensável que a educação do profissional de saúde disponha de uma estrutura que permita a transição entre a tese e a técnica. Neste segmento os discentes são intérpretes de um percurso em que os educadores são facilitadores do progresso educacional e a colaboração dos profissionais de saúde, na função de instrutores é fundamental na direção e resolução das atividades dos discentes e para o processo de ensino e desenvolvimento do conhecimento (Camillo et al., 2013; Carácio et al., 2014).

Desta forma é importante ressaltar a necessidade do graduando de enfermagem conhecer as comorbidades relacionadas à neuropatia diabética periférica, trazendo uma reflexão do quão é essencial o papel do enfermeiro referente aos ensinamentos recebidos no decorrer de sua formação, reconhecendo a necessidade de se formar sujeitos sociais com competência de atuar em contextos de incertezas e diversidades (Campos et al., 2014; Branco et al., 2015; Andrade et al., 2016).

Até o momento não há uma padronização das intervenções de conhecimento em saúde voltadas para os pacientes neuropáticos, mas é evidente que essas ações devem ter o objetivo de conscientizá-los, alertando sobre as precauções apropriadas e conceder um foco maior para esses que sejam identificados com risco iminente para o surgimento de lesões. Nesse caso, o enfermeiro deve favorecer condutas

(5)

educativas para informar esta parcela da população do que é possível precaver e sensibilizar estes clientes quanto às vantagens desses cuidados essenciais com os membros inferiores e o não abandono das práticas preventivas (Melo et al., 2011; De Sá Marques et al., 2013).

Para (Borba et al., 2012) a promoção da saúde é proporcionada pelo ensino em saúde, método político de criação para a cidadania ativa, com o intuito de renovar a realidade social e sobre tudo em busca da melhoria na qualidade de vida. Com o objetivo de elaborar um saber comum sobre o processo saúde, doença e cuidado. Por meio da criação e fortalecimento da cumplicidade, a educação garante a população, direito de julgar quais os recursos são mais adequados para proporcionar, manter e reestabelecer sua saúde.

Considerações

Com base nas reflexões geradas, observou-se a importância do ensino de qualidade a fim de proporcionar um embasamento sólido ao graduando de enfermagem, para que possam disseminar o conhecimento específico aos portadores e a comunidade, alertando sobre os riscos da neuropatia, bem como formas de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde.

(6)

REFERÊNCIAS

ANDRADE, S. R. D. et al. Fundamentos normativos para a prática do cuidado realizado pela enfermagem brasileira. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 69, p. 1082-1090, 2016. ISSN 0034-7167. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601082&nrm=iso >.

BATISTA MASCARENHAS, N. et al. Sistematização da assistência de enfermagem ao portador de diabetes mellitus e insuficiência renal crônica. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, 2011. ISSN 0034-7167.

BORBA, A. K. D. O. T. et al. Práticas educativas em diabetes Mellitus: revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 33, n. 1, p. 169-176, 2012. ISSN 1983-1447.

BRANCO, C. et al. Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre drogas e políticas de enfrentamento às drogas. Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online), v. 7, n. 2, p. 2215-2228, 2015. ISSN 2175-5361.

BRINATI, L. M. et al. Prevalência e fatores associados à neuropatia periférica em indivíduos com diabetes mellitus Prevalence and factors associated with peripheral neuropathy in individuals with diabetes mellitus. 2017, v. 9, n. 2, p. 9, 2017-04-11 2017. ISSN 2175-5361. Disponível em: <

http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/4476 >.

CAMILLO, S. D. O.; MAIORINO, F. T.; CHAVES, L. C. O ensino de enfermagem sobre HIV/ Aids sob a ótica da cidadania. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 34, p. 117-123, 2013. ISSN 1983-1447. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000300015&nrm=iso >.

CAMPOS, L. R. G. D.; RIBEIRO, M. R. R.; DEPES, V. B. S. Autonomia do graduando em enfermagem na (re)construção do conhecimento mediado pela aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, p. 818-824, 2014. ISSN 0034-7167. Disponível em: <

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000500818&nrm=iso >.

CARÁCIO, C. et al. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em atenção primária. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 7, 2014. ISSN 1413-8123.

DA FONTOURA WINTERS, J. R.; DO PRADO, M. L. Processo de formação crítico-criativo: percepção dos formandos de enfermagem. Rev. iberoam. educ. invest. enferm.(Internet), p. 17-24, 2015. DA SILVA SALES, K. L.; DE SOUZA, L. A.; CARDOSO, V. S. Equilíbrio estático de indivíduos com neuropatia periférica diabética. Fisioterapia e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 122-127, 2012. ISSN 2316-9117.

(7)

DE SÁ MARQUES, G. I. L.; CAPIRUNGA, J. B. M.; ALMEIDA, O. S. C. PÉ DIABÉTICO: CONDUTAS DO ENFERMEIRO. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 2, n. 2, 2013. ISSN 2317-3378.

DIAS, R. J. S.; CARNEIRO, A. P. Neuropatia diabética: fisiopatologia, clínica e eletroneuromiografia. Acta Fisiátrica, v. 7, n. 1, p. 35-44, 2016. ISSN 2317-0190.

DOS SANTOS, R. A. et al. Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2015. ISSN 2236-6091.

ERDMANN, A. L.; FERNANDES, J. D.; TEIXEIRA, G. A. Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco, v. 2, n. SUP, p. 89-93, 2011. ISSN 2357-707X.

FERNANDES PEREIRA, F. G. et al. Abordagem clínica de enfermagem na prevenção do pé diabético. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 26, n. 4, 2013. ISSN 1806-1222.

MAGNAGO, C.; TAVARES, C. M. D. M. O ensino de enfermagem psiquiátrica nas Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, p. 50-58, 2012. ISSN 1518-1944. Disponível em: < http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-19442012000100006&nrm=iso >.

MASCARENHAS, N. B. et al. Sistematização da assistência de enfermagem ao portador de diabetes mellitus e insuficiência renal crônica. 2011. ISSN 0034-7167.

MELO, E. M. et al. Avaliação dos fatores interferentes na adesão ao tratamento do cliente portador de pé diabético. Revista de enfermagem Referência, n. 5, p. 37-44, 2011. ISSN 0874-0283.

MILECH, A.; OLIVEIRA, J. D.; VENCIO, S. Diretrizes da sociedade brasileira de diabetes (2015-2016). São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

NASCIMENTO, O. J. M. D.; PUPE, C. C. B.; CAVALCANTI, E. B. U. Diabetic neuropathy. Revista Dor, v. 17, p. 46-51, 2016. ISSN 1806-0013. Disponível em: <

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000500046&nrm=iso >.

NETA, A. O. D. S. Abordagem da Equipe de Saúde na Prevenção do Pé Diabético. 2013.

POLICARPO, N. et al. Conhecimento, atitudes e práticas de medidas preventivas sobre pé diabético. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, n. 3, p. 36-42, 2014.

RIBEIRO, I. L.; MEDEIROS JÚNIOR, A. Graduação em saúde, uma reflexão sobre ensino-aprendizado. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, n. 1, p. 33-53, 2016. ISSN 1981-7746.

(8)

SANTOS, H. D. C. D. et al. Escores de neuropatia periférica em diabéticos. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd, v. 13, n. 1, 2015. ISSN 1679-1010.

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

complexa. De fato, o pensamento cartesiano opera a partir de causalidades simples. Assim, as políticas públicas apenas detectam uma variável e, com isso, tendem a perder

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça