• Nenhum resultado encontrado

Vestibular Comentado - UVA/2011.1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vestibular Comentado - UVA/2011.1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Conhecimentos Específicos

Comentários: Profs. Ribeiro e Sérgio Vasconcelos

01. O processo denominado “bomba de sódio e potássio” é responsável pela manutenção de diferentes concentrações desses íons nos meios intra e extracelulares. Enquanto há uma maior concentração de íons sódio no líquido extracelular, quando comparado com o meio intracelular, acontece o contrário com os íons potássio. Este processo só é possível porque: A. uma proteína de transporte realiza o bombeamento de sódio para fora e o de potássio

para dentro da célula com gasto de energia. B. a água transporta os íons sem gasto de energia.

C. uma proteína de transporte realiza o bombeamento de sódio para fora e de íons para dentro da célula sem gasto de energia.

D. a concentração de outros íons compensam as diferentes concentrações dos íons sódio e potássio.

CLF – COMENTA:

Resposta correta: “A”

02. Há uma espécie de coelho chamada hilamaios de pelagem branca. Dois coelhos desta mesma espécie possuem o mesmo genótipo para formarem o fenótipo (característica física), cor de pelagem branca. Contudo, dependendo da temperatura a que estes coelhos são expostos, a cor da pelagem pode mudar.

CITOLOGIA

+ +

A bomba de sódio (também designada bomba de sódio-potássio, Na /K -ATPase ou bomba + +

Na /K ) é um mecanismo que se localiza na membrana plasmática de quase todas as células do corpo humano. É também comum em todo o mundo vivo. Para manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de ions de sódio e de uma elevada concentração de ions de potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de sódio e uma baixa concentração de potássio, pois existe difusão destes componentes através de canais iônicos ou proteínas específicas existentes na membrana celular. Para manter as concentrações ideais dos dois ions, a bomba de sódio bombeia sódio para fora da célula e potássio para dentro dela. Note-se que este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois ions, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP (transporte ativo).

BIOLOGIA

(2)

Se criarmos dois coelhos de pelagem branca, o primeiro numa temperatura de 20 graus Celsius e o segundo num local onde a temperatura fique em torno de 5 graus Celsius, observaremos que, ao final de algum tempo, o coelho que foi criado no ambiente mais quente, permanecerá com a pelagem totalmente branca.

Desta forma concluímos que:

A. o fenótipo é consequência do genótipo interagindo com o meio-ambiente. B. o frio provocou uma mutação no genótipo e consequentemente alterou o fenótipo. C. este fenômeno não tem relação como genótipo.

D. ainda não há explicação para este fenômeno. CLF – COMENTA:

GENÉTICA

Norma de Reação (genética): É a capacidade de um genótipo de produzir diferentes fenótipos em resposta ao ambiente. O conjunto de expressões fenotópicas de um genótipo sob diferentes condições ambientais. Um organismo pode possuir todo o complemento gênico necessário para desenvolver-se plenamente. Contudo, se paralelamente não houver uma nutrição adequada, o desenvolvimento não ocorre. O ambiente só modifica caracterésticas fenotípicas dentro de certos limites predominantes pelo genótipo (norma de reação do genótipo). O genótipo, na verdade, não determina um fenótipo, mas, sim, uma gama de fenótipos possíveis, uma norma de reação. Ou seja, um repertório de vias alternativas de desenvolvimento e de metabolismo de um dado genótipo em vários ambientes possíveis, favoráveis e desfavoráveis, a naturais e artificiais. Em resumo, nosso genoma não determina um fenótipo, mas estabelece uma gama de possibilidades. Um certo fenótipo se concretizará dependendo da interação de determinado genótipo com determinado ambiente.

Resposta correta: “A”

03. O(s) gás(es) liberado(s) durante a respiração dos vegetais é (são): A. oxigênio e gás carbônico. B. oxigênio, apenas. C. gás carbônico, apenas D. oxigênio e nitrogênio. CLF – COMENTA: BIOQUÍMICA CELULAR

Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. O oxigênio é necessário para a respiração celular, enquanto que o dióxido de carbono é um sub-produto do metabolismo e deve ser retirado do organismo.

Com a grande diversidade de organismos multicelulares, entre animais e plantas, existe igualmente uma grande variedade de aparelhos respiratórios, para além de que muitos Conhecimentos Específicos

(3)

Resposta correta: “C”

04. A evolução dos seres vivos foi resultado de dois fatores preponderantes. Foram eles: A. mutação e seleção natural.

B. reprodução e excitabilidade. C. desnaturação e reprodução. D. reprodução e hereditariedade. CLF – COMENTA:

EVOLUÇÃO

Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica), no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.

Resposta correta: “A”

05. O antibiótico cloranfenicol age sobre os ribossomos bacterianos, impedindo que eles realizem sua função. O efeito imediato dessa droga sobre as bactérias sensíveis a ela é inibir a síntese de:

A. DNA.

B. RNA ribossômico.

C. Lipídeos da parede bacteriana. D. Proteínas.

CLF – COMENTA: BIOQUÍMICA

Cloranfenicol, conhecido como Cloranfenicol, (D(-)-treo-1-(p-nitrofenil)-2,2-dicloroacetamido-1,3-propanodiol), é um antibiótico de amplo espectro, sendo eficaz contra bactérias Gram-negativas, Gram-positivas e riquétsias. Inibe a síntese de proteínas devido ao bloqueio específico dos ribossomas bacterianos, na subunidade 50S (inibe a transpeptidação). Não afeta significativamente os ribossomas das células humanas que são substancialmente diferentes.

(4)

Resposta correta: “D”

06. Acompanhando a trajetória de uma hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, observamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de:

A. artérias -> veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> capilares. B. artérias -> coração -> veias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares. C. veias -> pulmão -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares.

D. veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares. CLF – COMENTA:

FISIOLOGIA HUMANA

O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.

O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Resposta correta: “D”

07. A calvície, na espécie humana, é uma herança influenciada pelo sexo, determinada por um alelo dominante nos homens (C), mas recessivo nas mulheres (c). Considerando um casal, ambos heterozigotos para a calvície, que tenha um filho e uma filha. Com base apenas nos genótipos do casal, a probabilidade de que seus dois filhos sejam calvos é de:

A. B. C. D. Conhecimentos Específicos

3

16

3

4

1

2

1

8

(5)

CLF – COMENTA: Cc X Cc CC, Cc, Cc, cc

Homem Calvo: CC, Cc, Cc = 3/4 Mulher Calva: Somente CC=1/4

Sendo assim, a probabilidade que o menino e a menina sejam calvos é: ¾ x ¼= 3/16 Resposta correta: “a”

08. Colocando-se sacarose ( açúcar comum ) num copo com água, espera-se que ocorra: A. hidrólise da molécula de sacarose.

B. desidratação da molécula de sacarose.

C. não ocorrerá hidrólise da sacarose, apenas será dissolvida. D. desnaturação da molécula de sacarose.

CLF – COMENTA: BIOQUÍMICA

A sacarose, o açúcar comum comercial, é amplamente distribuído entre as plantas superiores. Encontra-se na cana de açúcar (Sacharum officinarum) e na beterraba (Beta vulgaris), sendo que o suco da primeira, a garapa, contém de 15-20% e o da segunda de 14-18% de sacarose. É doce e a sua fermentação por leveduras é muito utilizada comercialmente. É formada pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Encontra-se em abundância na cana-de-açucar, frutas e beterraba. Sacarase é uma enzima do suco entérico, produzida na parede do duodeno. Tem como função a digestão de sacarose, transformando-a em glicose e frutose na presença de água. Atua em torno de pH=8. A sacarose na presença de água mas sem a enzima caracteriza apenas uma solução. Resposta correta: “C”

09. Os bolores, os mofos, as leveduras e os cogumelos pertencem ao Reino: A. Animalia.

B. Fungi. C. Plantae. D. Monera.

(6)

CLF – COMENTA: SERES VIVOS

O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas, cujos membros são chamados fungos, que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o fato de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e Oomycetes. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.

Resposta correta: “B”

10. Um jovem gravou seu nome a um metro do solo, em uma árvore de dois metros de altura. Anos depois, voltando ao local, verificou que a mesma árvore media agora quatro metros de altura. É válido procurar a antiga inscrição:

A. a 1 metro do solo. B. a 2 metros do solo.

C. a qualquer altura, pois nada se pode prever. D. acima de 1 metro do solo.

CLF – COMENTA: BOTÂNICA

O tecido meristemático primário tem como função o crescimento longitudinal. Ele é o primeiro meristema a aparecer nas extremidades da radícula e dos cotilédones da semente, chama-se Meristema apical e é formado por células iguais, com múltiplos vacúolos envoltos nas suas paredes celulares finas. Sendo assim, como o crescimento primário somente ocorre nos ápices, concluímos que o nome do jovem gravado no caule a 1 metro do solo continuará na mesma altura, independente de seu crescimento.

Resposta correta: “A”

Referências

Documentos relacionados

Agência Nacional das Águas Bacia hidrográfica do rio Ibirapuitã Atividade de Pós-Graduação Codificação Brasileira de Desastres Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos

Quando uma injeção de corrente provoca despolarização, a condutância da membrana ao sódio aumenta, fazendo com que entre Na + dentro da célula (pois há muito mais íons de

- devido à baixa concentração intracelular de sódio mantido pela bomba sódio-potássio ATPase, forma-se um gradiente de concentração que favorece a difusão do

-Bomba de sódio-potássio: É um mecanismo da membrana plasmática de quase todas as células que transporta sódio para fora da célula e potássio para dentro (contra gradiente

Fosfito de Potássio Hipoclorito de Sódio Perclorato de Prata Sulfito de Sódio Nitrato de Prata Nitrito de Prata Carbonato de Sódio Clorito de Potássio Sulfeto

Para o classificador aqui proposto (classificador 1), baseado em caracter´ısticas extra´ıdas dos espectrogramas, a probabilidade associada `a cada gˆenero foi encontrada atrav´es

Os comprovados efeitos adversos dos fatores da prematuridade e do muito baixo peso ao nascer sobre o desenvolvimento, assim como a escassez de pesquisas nacionais de

- A concentração de glicose dentro da célula será maior, pois ela é produzida dentro da célula e não no meio extracelular, o que faz com que sódio seja exportado para fora da