• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO VESTIBULAR ESPECÍFICO FAR 2016/02 EDITAL N 01/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO VESTIBULAR ESPECÍFICO FAR 2016/02 EDITAL N 01/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO

Portaria nº 304, de de 02 de agosto de 2011

O Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no uso da competência

que lhe foi

conferida pelo Decreto nº 7.480, de 16 de maio de 2011, tendo em vista o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de

2006, e suas alterações, e a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de

dezembro de 2010, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Renovar o reconhecimento dos cursos superiores de graduação, conforme planilha anexa, ministrados

pelas Instituições de Ensino Superior, nos termos do disposto no artigo 10, § 7°, do Decreto nº 5.773, de 9 de

maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007.

Parágrafo único. As renovações dos reconhecimentos a que se refere esta Portaria são válidas exclusivamente

para os cursos ministrados nos endereços citados na planilha anexa. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LUIS FERNANDO MASSONETTO

PORTARIA No- 369, DE 30 DE JULHO DE 2013

O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, tendo em vista o Decreto nº 5.773,

de 9 de maio de 2006, e suas alterações, a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, resolve: Art. 1º Fica renovado o reconhecimento dos cursos superiores de graduação em Administração, bacharelado, constantes da tabela do Anexo I desta Portaria, ministrados pelas Instituições de Educação Superior

citadas, nos termos do disposto no artigo 10, §7º, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007.

Parágrafo único. A renovação de reconhecimento concedida por esta Portaria é válida apenas para os endereços constantes da tabela do Anexo I.

Art. 2º A renovação de reconhecimento de que trata o artigo anterior estende-se a todas as habilitações vinculadas aos cursos de Administração constantes da tabela do Anexo I desta Portaria.

Parágrafo único. Em atenção à Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005, encera-se a oferta das habilitações que ainda encontram-se em funcionamento.

Art6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. JORGE RODRIGO ARAÚJO MESSIAS

CONCURSO VESTIBULAR ESPECÍFICO FAR 2016/02

EDITAL N 01/2016

A Faculdade Adelmar Rosado FAR, situada à Rua Gonçalo Cavalcante, nº 2.858, Bairro Cabral, Teresina - PI, CEP 64.000600, "site" http://www.portalfar.edu.br, e-mail far@portalfar.edu.br, com base no Reconhecimento das portaria 106 e 107 de 30/05/06, D.O.U de 01/06/06 , do Ministério da Educação MEC, no seu Regimento Interno e nas disposições da legislação em vigor, torna público, para conhecimento dos interessados, o presente EDITAL, contendo normas, rotinas e procedimentos referentes à realização do Concurso Vestibular Específico FAR - 2016/02 para preenchimento das vagas oferecidas nos Cursos de Administração e Serviço Social, conforme condições a seguir :

1.VAGAS

CURSO TURNO VAGAS Administração Noturno 50 Serviço Social Noturno 50 TOTAL 100

O resultado do Concurso Vestibular de que trata este Edital é válido apenas para ingresso no segundo período letivo /2016, no turno e limites de vagas especificados.

(2)

2. INSCRIÇÕES

As inscrições dar-se-ão nos dias úteis do período de 10 de maio à 01 de julho 2016, na Faculdade Adelmar Rosado - FAR, situada à rua Gonçalo Cavalcante, nº 2.858, Bairro Cabral, Teresina-Pi., Fones (0xx86) 2106-2606, "site" http://www.portalfar.edu.br, e-mail secretaria@portalfar.edu.br,no horário de 09 às 12 horas ou de 15 às 21 horas.

O candidato poderá fazer sua inscrição on-line através do site ou comparecer à secretaria da Faculdade Adelmar Rosado, em Teresina-PI, preencher a Ficha de Inscrição on-line e marcar data e hora da prova. A taxa de Inscrição é grátis. O Manual do Candidato, ficha e Edital estão disponíveis no site. No ato da Inscrição o candidato deverá ter em mãos o seguinte documento: Cédula de Identidade ou documento similar que tenha fé pública e possibilite a conferência da foto e da assinatura (original ou fotocópia ). A inscrição poderá ser feita por terceiros, mesmo SEM PROCURAÇÃO.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

- Ficha de Inscrição devidamente preenchida através do site,e marcar e escolher a data e hora da prova.

- Cédula de Identidade ou documento similar, que tenha fé pública e possibilite a conferência da foto e da assinatura (ORIGINAL e FOTOCÓPIA, ou FOTOCÓPIA AUTENTICADA).

- Ao preencher a Ficha de Inscrição, o candidato ou seu representante indicará o Curso pretendido, em 1ª e fica o outro curso como a 2ª opção. A inscrição poderá ser feita por terceiros, SEM PROCURAÇÃO.

Após a entrega da Ficha de Inscrição on line será vetada ao candidato a troca da opção de Curso.

3. PROVAS

O Concurso Vestibular Específico FAR - 2016/02 obedecerá o calendário abaixo:

PROVA DATA DIA HORÁRIO ADMINISTRAÇÃO

Português, Redação 10/05/16 segunda à 15:00 às 17:30 h

à 01/07/16 sexta 18:30 às 21:30 h SERVIÇO SOCIAL

Português-Redação

PROVA Português, Redação e Conhecimentos Gerais, DATA Agendado conforme data estabelecido, DIA Segunda a sexta-feira HORÁRIO Conforme tabela em anexo.

O Concurso Vestibular Específico FAR - 2016/02 será realizado conforme agendamento ou em uma única etapa. As provas de conhecimento terão nível de escolaridade compatível com o fixado pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio e serão aplicadas na Faculdade Adelmar Rosado FAR, nas datas e horários indicados neste Edital.

Cada prova abrangerá duas disciplinas e constará de questões objetivas de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de resposta, das quais apenas uma é correta. A prova de Português incluirá o tema da Redação.

A distribuição das questões, por disciplina, com os respectivos valores obedecerá o quadro abaixo:

DISCIPLINAS Nº DE QUESTÕES TOTAL DE PONTOS PORTUGUÊS 20 20

REDAÇÃO

(3)

O candidato deverá apresentar-se no local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos. Não será permitida a entrada de candidatos após iniciada a prova, em nenhuma hipótese. Será eliminado do Concurso o candidato que faltar a qualquer uma das provas, obtiver zero em qualquer uma das disciplinas ou na Redação. O controle do comparecimento do candidato às provas será feito através da aposição de sua assinatura diária em folha de freqüência.

Os candidatos somente terão acesso às provas munidos do DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO (original) o mesmo apresentado por ocasião da inscrição.

Para as respostas das questões objetivas, será fornecido ao candidato CARTÃO RESPOSTA PERSONALIZADO, onde o mesmo fará as marcações, sem rasuras, preenchendo completamente o círculo correspondente à alternativa que achar correta, usando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Para fins de correção e processamento, somente será considerado esse CARTÃO, não tendo nenhum valor qualquer resposta, marcação ou escrita feitas nas provas ou seus rascunhos.

A Redação, de caráter eliminatório e classificatório, constará de um texto, predominantemente dissertativo, levando-se em consideração, também, os aspectos descritivos e narrativos referentes ao tema proposto.

Conteúdo ( 8 pontos)Título. Coerência. Clareza e Concisão. Argumentação.Adequação de linguagem.

Gramática (4 pontos) Organização:introdução,desenvolvimento e conclusão. Parágrafo. Pontuação. Encadeamento do texto.

Criatividade (2 pontos) Morfossintaxe. Ortografia. Acentuação gráfica, Originalidade. Fluência. Expressividade. A Redação será avaliada obedecendo aos critérios abaixo:

Será atribuída nota zero à Redação que se enquadrar em qualquer um dos itens:

a) não desenvolver o tema proposto (fuga do tema);

b) identificar-se, de qualquer forma, fora do local especificado; c) escrever de forma ilegível;d) redigir em forma de verso;

e) escrever com lápis grafite ou com tinta que não seja azul ou preta. Cada Redação será submetida a 02 (dois) avaliadores. Se a diferença entre as pontuações atribuídas a uma mesma Redação for superior a 05 (cinco) pontos, esta será submetida a outros avaliadores até que a diferença seja igual ou inferior a 05 (cinco) pontos.

Durante as provas, é proibida a comunicação entre os candidatos, bem como intercâmbio de material de qualquer natureza e a utilização de aparelhos de comunicação, de cálculo e/ou de registro de dados. Esgotado o tempo, o candidato deverá devolver ao Fiscal todo o material recebido.

Em virtude da natureza do Concurso não será concedida, em hipótese alguma, revisão de provas nem recontagem de pontos. Iniciada a prova, o candidato que, por qualquer motivo, se ausentar do local de sua aplicação, não poderá retornar para continuá-la. 4. CLASSIFICAÇÃO

Para efeitos de classificação adotar-se-á a Padronização dos Escores Brutos (EB) e a Ponderação dos Escores Padronizados (EP), como segue.

4.1 Padronização : Os Escores Brutos obtidos pelo candidato, em cada disciplina, serão transformados em Escores Padronizados, através da fórmula a seguir :

(4)

Onde:

EP - Escore Padronizado do candidato na disciplina EB - Escore Bruto (número de pontos) na disciplina

X - Média Aritmética dos Escores Brutos de todos os candidatos na disciplina

S - Desvio Padrão dos Escores Brutos de todos os candidatos na disciplina

100 - Constante redutora de casa decimal 500 - Constante positivadora

4.2 Ponderação: Os Escores Padronizados Ponderados (EPP) resultarão da multiplicação dos Escores Padronizados pelos PESOS de cada Disciplina, conforme o Curso, segundo a Tabela de Pesos a seguir:

DISCIPLINA CURSO / PESO

Administração Serviço Social

PORTUGUÊS 8 8

CONHECIMENTOS 5 -

GERAIS - 5

REDAÇÃO 2 2

4.3 Classificação Final : O Escore Final (EF) do candidato (critério de classificação) será o SOMATÓRIO dos Escores Padronizados Ponderados obtidos pelo mesmo em todas as Disciplinas.

A classificação final, em cada Curso, será feita segundo a ordem decrescente dos Escores Finais dos candidatos ao Curso.

Os casos de empate, na classificação final em cada curso, serão resolvidos obedecendo-se aos seguintes critérios:

1º) Maior Escore Padronizado Ponderado em Português;

2º) Maior Escore Padronizado Ponderado em Conhecimentos gerais, para o Curso de Administração, e o Curso de Serviço Social;

3º) Maior Escore Padronizado Ponderado na Redação; 4º) Candidato mais idoso.

5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação das relações dos candidatos classificados para fins de conhecimento dos interessados e matrícula, será feita através da Secretária da FAR e de afixação no Quadro de Avisos da Faculdade Adelmar Rosado FAR, até 02(dois) dias úteis para provas agendadas após a realização da prova.

6. MATRÍCULA

As solicitações de matrícula deverão ser efetuadas nos dias úteis após o resultado das 16:00 às 21:00horas, junto à FAR, na R. Gonçalo Cavalcante, n 2.858, Bairro Cabral Teresina-Pi, CEP 64.000-600.

O candidato classificado ou seu procurador legal, deve apresentar na Secretaria da FAR:

-Toda a documentação relacionada no ítem 7 deste Manual; -

OBS: A FAR é credenciada pelo Programa de Financiamento Estudantil - FIES e PROUNI. O candidato que prestou o ENEM munido do seu resultado em mãos fica hábito a fazer a sua matricula nos cursos desta IES.

Na efetivação da matrícula o candidato menor de 18 anos e/ou dependente, deverá fazer-se acompanhar de seu responsável para assinatura solidária do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

IMPLICARÁ NA PERDA AUTOMÁTICA DE VAGA :

- o não comparecimento do candidato ou de seu representante legal no período estabelecido para a efetivação da matrícula;

- a apresentação incompleta dos documentos exigidos; - a não comprovação do pagamento das taxas devidas.

(5)

7. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA

ORIGINAL E FOTOCÓPIA OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS dos documentos:

- Cédula de Identidade ou documento similar que tenha fé pública; - CPF do candidato ou de seu responsável;

- Título de Eleitor ( se maior de dezoito anos);

- Prova de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos);

- Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, autenticado pela Secretaria da Educação;

- 01 foto 3 x 4;

- Comp. de Residência (telefone, celular ou cartão);

-Contrato de Prestação de Serviço Educacionais, assinado pelo candidato maior de idade ou seu responsável:

- Comprovante de Pagamento da primeira parcela da semestralidade escolar, no valor de R$ 618,50 (Seiscentos e dezoito reais e cinquenta centavos), para ambos os Cursos.

8. CHAMADAS COMPLEMENTARES

As vagas remanescentes, decorrentes de desistências ou de impedimentos de matrícula, poderão ser preenchidas mediante chamadas complementares dos candidatos aprovados e não classificados neste Concurso, obedecendo-se a ordem de classificação. Sobrando ainda vagas, a Instituição poderá abrir matrículas a graduados e/ou transferidos de outras instituições de ensino superior, até o seu total preenchimento, na forma da legislação vigente e do Regimento Interno.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

As disposições e instruções contidas no Manual do Candidato e nas Capas das Provas, constituem normas que complementarão o presente Edital.

A Comissão do Vestibular divulgará, se necessário, normas complementares às estabelecidas no presente Edital, através de NOTA OFICIAL da FAR veiculada nos meios de comunicação locais.

Será excluído do Concurso Vestibular, o candidato que: a) chegar atrasado ao local de realização das provas; b) utilizar-se de meios ilícitos para realizá-lo; c) desrespeitar as normas deste Edital;

d) atentar contra a disciplina e a boa ordem dos trabalhos nas dependências do Local de Aplicação das Provas.

Será nula de pleno direito, tanto a classificação quanto a matrícula, se comprovada a existência de qualquer tipo de fraude do candidato, ou pela inobservância e não cumprimento do disposto neste Edital. A inscrição do candidato no Concurso Vestibular Específico

2016/02 da Faculdade Adelmar Rosado - FAR implicará, na aceitação expressa das condições constantes deste Edital e das normas e instruções que forem baixadas pela Comissão de Vestibular e pela Diretoria da FAR.

Os casos omissos serão resolvidos pela COMISSÃO DE VESTIBULAR e pela Diretoria da FAR.

Teresina(PI) 01, de março de 2016. Jesus de Elba M. Rosado

(6)

PROGRAMAS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos gerais:

→Aprender textos (verbais e não-verbais) em diferentes níveis de compreensão, demonstrando a capacidade de analisá-los em seus aspectos formais, lógico-semânticos e lingüísticos.

→Analisar textos literários relacionados a seu contexto histórico-cultural, demonstrando a capacidade de identificar os seus elementos formais, estéticos e estilísticos.

1. LEITURA

1.1-Tipologia de texto: dissertativo (expositivo e argumentativo). Competência textual: Análise e compreensão, interpretação de textos verbais; informações centrais e periféricas dos textos; inferência; fatores de coesão e coerência; relações lógico-semânticas no texto; recursos expressivos do texto; modos de elaboração e articulação do texto; relação entre tese e argumentos; paráfrases e resumos de textos; efeitos de sentido das funções e figuras de linguagem; aspectos ideológicos presentes nos textos; intertextualidade e análise comparativa entre textos;

1.2-Linguagem e gramática: Linguagem oral versus linguagem escrita; funções de linguagem; variações lingüísticas (sociais, geográfica, registros). Avaliação e justificativa de uso de expressões lingüísticas das modalidades não hegemônicas; avaliação do uso de estruturas lingüísticas quanto à sua adequação ao padrão formal da língua.

1.3-Fonologia/Fonética: aplicação dos conhecimentos de fonética e fonologia na ortografia, na distinção entre as modalidades oral e escrita, na variação lingüística e em recursos expressivos da língua.

1.4-Morfossintaxe: estrutura e formação da palavra; flexão nominal e verbal; concordância e regência nominais e verbais; classes de palavras ênfase no verbo: emprego apropriado de tempos e modos; formas pessoais e impessoais, simples e compostas. Aplicação da morfossintaxe à leitura e à produção de textos.

1.5-Sintaxe: Estruturas sintáticas: sintagma nominal e sintagma verbal; processos sintáticos (coordenação e subordinação entre termos e orações). Correlação entre forma e sentido. Aplicação de sintaxe à leitura e produção de texto.

1.6-Semântica: denotação, conotação, polissemia, homonímia, sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia, ambigüidade.

1.7-Escrita: parágrafo, pontuação, ortografia e acentuação gráfica. 2. LITERATURA BRASILEIRA

Barroco e Arcadismo; Romantismo, Realismo e Parnasianismo; Simbolismo, Modernismo (características e principais representantes).

Literatura Piauiense (características e principais representantes). Conhecimento e compreensão dos textos literários mais significativos de cada período.

Análise e interpretação de obras literárias. 12. A eleição de Barak Obama nos EUA 12.1 A mudança chegou a América? 12.2 As propostas do novo Presidente 12.3 Relações diplomáticas com Cuba 13. Os efeitos da Globalização

13.1 O processo de constituição de uma economia de caráter mundial

(7)

13.2 Os efeitos sobre a cultura da, especialmente nos países pobres pobres

13.3 A política dos excluídos na aldeia global 14. A Questão Palestina

14.1 As facções extremistas, tanto palestinas como israelenses. 14.2 A posição militarista e intransigente do governo de Israel 14.3 A disputa pelos recursos hídricos do Rio Jordão

14.4 O problema dos colonos existentes em Gaza e na Cisjordânia.

15. Os biocombustíveis e as reservas do Pré-Sal 15.1 O debate sobre o uso de biocombustíveis

15.2 A polêmica distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal

15.3 Os recursos do Pré Sal e o futuro do Brasil 16. O Aquecimento do Planeta

16.1 As principais causas do aquecimento global 16.2 As conseqüências das alterações climáticas

16.3 As propostas apresentadas na conferencia de Kioto 17. O desmatamento Amazônia

17.1 O desrespeito e a depredação da natureza provocam conseqüências desastrosas

17.2 Em várias partes do mundo, florestas foram devastadas em nome do próprio progresso.

17.3 Fiscalização insuficiente, impunidade, caça e pesca sem controle, contrabando de animais.

17.4 a taxa de crescimento da pecuária na Amazônia Legal 17.5 Os efeitos do fim da Floresta Amazônica para humanidade

18. A Questão da Fome no Brasil e no mundo.

18.1 As causas naturais da fome (clima, secas, inundações, terremotos)

18.2 As causas humanas da fome ( Guerras, conflitos civis, ganância econômica)

18.3 A produção para o mercado externo, visando à entrada de divisas.

18.4 Poíticas públicas de combate à fome

19. Racismo, Neonazismo e homossexualismo no Brasil 19.1 Uma atitude de ignorância as próprias origens 19.2 A descriminação aos homossexuais no Brasil 19.3 O retorno da xenofobia nazista no Brasil 20. Rumos Políticos da América Latina

20.1 Análise do caso Chavez na Venezuela 20.2 Análise do caso Cuba

20.3 Análise do caso Lula no Brasil

Referências

Documentos relacionados

de sentir - ao lado das emoções assinale quais as atividades, situações, pessoas ou outros asso- ciadas a cada uma delas;. 3.3 Pela manhã, comece por ler a lista e selecione quais

A UIS–Transportes, portadora do projecto sindical de classe e de massas, de acção e luta da Federação Sindical Mundial, deve protagonizar a mobilização dos trabalhadores

Pode provocar irritação na pele e mucosas, com vermelhidão e ressecamento. Provoca irritação ocular grave com vermelhidão, lacrimejamento e dor. Pode provocar defeitos

Por ocasião da realização das provas, não apresentar documento de identificação original e/ou a identificação especial não for favorável pela Comissão do

Disponibilizamos uma estrutura física com total de dezoito salas de cirurgia, além de uma hemodinâmica e sala para endoscopia digestiva e colonoscopia, que atendem desde

• Avaliar os impactos na alocação de água para atendimento às demandas dos usos múltiplos, decorrentes da implementação do hidrograma ambiental, no baixo curso do rio

Além de apresentar os elementos que levaram à transformação da Organização da Unidade Africana em União Africana, bem como as principais diferenças entre essas organizações,

São sempre representados com a letra F, sendo F.I as essências naturais, e F.II as essências artificiais, porém normalmente estão escritos por extenso, como segue