• Nenhum resultado encontrado

O Cruzeiro da Rota Kaweskar no Skorpios III navega 380 milhas por canais e fiordes de um território ainda intocado, rumo aos Geleiras Amália, El Brujo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Cruzeiro da Rota Kaweskar no Skorpios III navega 380 milhas por canais e fiordes de um território ainda intocado, rumo aos Geleiras Amália, El Brujo"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

MOTONAVE SKORPIOS III

Glaciares en Patagonia C H I L E

CRUZEIROS DE 3 NOITES

CADERNO DE BIT

ÁCULA DA ROT

A KA

WESKAR

(2)

C H I L E

O

Cruzeiro da Rota Kaweskar no Skorpios

III navega 380 milhas por canais e fiordes de um território ainda intocado, rumo aos Geleiras Amália, El Brujo, Bernal e em direção aos Fiordes Calvo e das Montanhas no Campo de Gelo Sul.

O

Campo de Gelo Sul está localizado

na Patagônia Chilena, no sul do Chile, entre a latitude 48º20' e 51º30' ao sul. Tem uma superfície aproximada de 13.900 km2 e uma longitude de 350 km de norte a sul, gerando 48 bacias geleiras, consideradas a terceira reserva de água doce do planeta. Esta enorme extensão de gelo é o berço das maiores e espetaculares geleiras do hemisfério sul, como o Geleira Amália e também dos fiordes El Calvo, com suas águas repletas de icebergs de cores incríveis e imponentes geleiras milenares.

(3)

Glaciares en Patagonia

B

em-vindos ao Skorpios III para navegar

na Rota Kaweskar pelos fiordes e canais, neste mar coalhado de ilhas; onde os vulcões e geleiras esculpem uma natureza

ainda intocada e, onde as lendas de pioneiros cobram vida entre amanheceres e ondas... Este é o território do Skorpios

no Campo de Gelo do Sul da Patagônia Chilena...

Venha conhecê-lo.

LUIS KOCHIFAS C. Capitão M/N Skorpios III

(4)

RUMO AOS FIORDES E GELEIRAS

Z

arpando no Skorpios III todas as terças e sextas-feiras e

regressando nas segundas e quintas-feiras de outubro a abril, saindo do terminal Skorpios na cidade de Puerto Natales, localizada a 2.500 km ao sul de Santiago, cujo acesso pode ser feito por via aérea em Punta Arenas ou por via terrestre, saindo da Argentina, e começando esta travessia marítima de 3 noites para o Campo de Gelo Sul, navegando 380 milhas para visitar a maior quantidade de geleiras desta região; El Amália, El Brujo, os geleiras do Fiorde Calvo, Bernal e Herman. São 15 geleiras onde realizaremos atividades como visita panorâmica, contemplação, caminhadas até as morainas (morenas), navegando entre blocos de gelo coloridos em embarcações de expedição, como o Capitão Constantino, durante a qual poderemos observar a variada flora e fauna da Patagônia, ainda em estado virgem e selvagem.

(5)
(6)

A ENTRADA EM UM MUNDO A SER EXPLORADO

E

sta rota nos permitirá viver a experiência de conhecer onde termina o território continental americano,

suas cidades pioneiras e assentamentos humanos localizados no profundo de nossa geografia austral. O primeiro contato será com a cidade de Punta Arenas, fundada em 1848 nas margens do Estreito de Magalhães; canal que une o oceano Pacífico com o oceano Atlântico. Esta moderna cidade tem tudo o que o turista atual necessita: aeroporto, hotéis modernos e de grande categoria. A 250 quilômetros ao nordeste, encontra-se Puerto Natales, cidade fundada em 1911, à beira do Fiorde Señoret, hoje é a cidade mais pujante da região e um importante centro do turismo. A 3 km da cidade localiza-se o Terminal Skorpios.

(7)
(8)
(9)

N

avegar em direção às geleiras do Campo de Gelo Sul é uma experiência que cativa e motiva a todos que adoram explorar e visitar lugares únicos. Ver a longa silhueta do Geleira Amália, que desce da Cordilheira dos Andes, abraçando em sua parte final ao vulcão Reclus, impressionando com suas torres de gelos azuis que podem chegar a medir 100 m de altura com uma largura de 3 km aproximadamente e com seus icebergs de extraordinárias formas e cores que contrastam com os rochedos locais, onde começa a notar-se a presença de alguns musgos. Aqui, o Skorpios III se aproximará lentamente, cruzando toda a parte frontal para ter uma visão panorâmica desta maravilhosa geleira.

(10)

GELEIRA EL BRUJO

N

avegando através dos canais patagônicos e contemplando as

maravilhas de uma natureza intocada, encontramo-nos com o Geleira El Brujo, um paredão enorme de gelo que em um de seus lados mostra a rocha polida por este gigante de gelo. Os passageiros desembarcarão nos botes para apreciar de perto esta geleira, descendo numa pedra conhecida como "Gabro", onde é possível caminhar sem maior dificuldade e entender geologicamente como as geleiras avançam, polindo estas rochas no decorrer dos anos. Os picos deste anfiteatro natural estão sempre nevados e suas encostas com abundantes árvores e vegetação.

(11)
(12)
(13)

E

ste anfiteatro de geleiras é um templo da natureza. Situado na parte central do Campo de Gelo Sul, na Cordilheira dos Andes, é uma das paisagens mais virgens e belas da Patagônia. Aqui sentiremos toda a força e majestosidade deste verdadeiro lugar de contemplação e recolhimento. Não é em vão que nossos passageiros o batizaram de "campo de oração". As águas deste enorme fiorde se veem imóveis, como se os blocos de gelo que flutuam nelas impedissem qualquer movimento. No navio quebra-gelo Capitão Constantino, nossa embarcação de excursão, visitaremos os Geleiras Fernando, Capitão Constantino, Alípio, Piloto Marcelo e Monsalve, e muitos outros que estão no final de um braço do fiorde. Aqui, com emoção brindaremos com um uísque com gelo milenar, toda uma tradição da empresa Skorpios.

(14)
(15)

L

ocaliza-se na parte Sul do Campo de Gelo Sul onde veremos cinco geleiras; Zamudio, Alsina, Paredes, Bernal e Herman. Desembarcaremos pela manhã no Geleira Bernal e caminharemos até sua base, cruzando uma lagoa turquesa formada pelo degelo do geleira. Conheceremos as diferentes etapas da vida e morte de uma geleira, caminharemos sobre suas moiranas (morenas) e veremos seu degelo. Neste lugar, veremos como a flora começa a se propagar e as árvores a crescerem. À tarde, desembarcaremos no Geleira Herman, no final de um pequeno fiorde rodeado por uma vegetação colorida e com uma fauna abundante, navegando entre o gelo e apreciando sua colorida dianteira azul.

(16)

EXPRESSÃO DE UMA NATUREZA QUE SOBRECOGE

A

força da natureza na Patagônia se expressa, nos lugares percorridos pela Rota Kaweskar, através

de uma paisagem majestosa de fortes ventos e abundantes chuvas, dando origem a uma flora muito resistente às inclemências ambientais. Os bosques emaranhados, musgos, líquenes e a vegetação em si representam um âmbito onde uma fauna rica em aves como o condor, o cormorão real, cisnes de pescoço negro, cisnes coscoroba, nhandu, mais as raposas, guanacos, pumas, huemules, toninhas, lobos marinhos, entre outros, compartilham este extenso território de beleza indecifrável, mas ao mesmo tempo, de uma alta fragilidade ecológica.

(17)
(18)

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE

E

sta excursão, para os passageiros que escolhem uma noite

adicional antes da partida, é um tour ao Parque Nacional Torres Del Paine, localizado a 150 km de Puerto Natales. Com uma superfície de 242.242 hectares, em 1978, o parque foi declarado reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Ingressando pelo setor de Laguna Amarga e Laguna Azul, destacam-se as Torres e Cuernos Del Paine; seus lagos de variadas cores: Nordeskjold, Pehoé, Toro, Sarmiento e Grey; seus mamíferos, como o puma, o guanaco, o huemul, diversas aves e uma grande variedade de árvores, arbustos e flores nativas. Também se visita a Cueva Del Milodón, localizada a 24 km ao norte de Puerto Natales, monumento natural, onde se encontrou pele, ossos e outros restos de um animal extinto, o Milodón (Mylodon darwini) em 1806, herbívoro de grandes dimensões que se extinguiu provavelmente, no final do período pleistoceno.

(19)
(20)
(21)

UMA ATENÇÃO PERSONALIZADA

O

Skorpios III tem 45 cabines com uma capacidade máxima

de 90 passageiros em base dupla, recebendo atenção de uma tripulação profissional e com experiência. Conta com a mais avançada tecnologia de telecomunicações e navegação satelital. Cabines espaçosas, climatizadas, revestidas com finas madeiras nativas, todas equipadas com camas baixas, banheiros luxuosos e amplos, TV Plasma, interfone multifuncional, dois canais de música, 4 de Vídeo com som stéreo, fechaduras com cartões magnéticos e cofres. A embarcação tem amplas cobertas, salões e refeitórios com capacidade para 130 passageiros. O bar Zeus e o salão Apolo lhe entregam o melhor ambiente para compartilhar momentos agradáveis.

(22)

REFINADA TRADIÇÃO DO SKORPIOS

N

o Skorpios III, funcionários com muita experiência e intérpretes

fieis da tradicional hospitalidade da família Kochifas deleitarão o passageiro com o melhor da gastronomia da Patagônia, selecionando cuidadosamente os mais exclusivos produtos cárneos, hortifrutícolas e do mar como centollas, lagostas de Juan Fernández, ostiones, choros e cholgas, todos preparados com a excelência da tradição culinária do Skorpios. Além disso, poderão desfrutar das melhores carnes da região, como carne de vaca e cordeiro magalhânico, tudo acompanhado de uma grande variedade de finos vinhos chilenos e pelas melhores bebidas nacionais e importadas selecionadas exclusivamente para esta rota e com um serviço de Bar aberto (Open Bar), sem cargo adicional.

(23)
(24)

Angostura White

• • •

380 milhas de Navegação

• • •

PROGRAMA ROTA KAWESKAR

CRUZEIRO 1: Embarque Terça-Feira/Desembarque Sexta-Feira.

CRUZEIRO 2: Embarque Sexta-Feira/Desembarque Segunda-Feira.

Noite adicional opcional (custo adicional).Segunda-feira, hospedagem no navio. Quinta-feira, hospedagem no Hotel Remota e/ou hotel similar em Puerto Natales e/ou navio. Terça-feira ou sexta-feira, expedição ao Parque Nacional Torres del Paine e Carverna do Milodon (inclui jantar, café da manha tipo buffet, almoço, tickets de entrada e tour).

Dia 1: A partir das 16:00 hrs. Recepção de passageiros. 17:15 hrs. Reuniao com todos os passageiros e parte da tripulaçao onde falaremos sobre a segurança do navio e indicaçoes locais. Entre 17:30 e 18:00 hrs. Zarpe desde Puerto Natales, navegaçao por canais patagônicos, Angostura Kirke, canais Morla Vicuña, Unión, Collingwood e Sarmiento.

Dia 2: 08:00 hrs. Chegada a Geleira Amalia. O navio se aproxima da geleira. Vista

panorâmica desde o navio. 09:30 hrs. Desembarque em uma praia das proximidades para realizar caminhada pela areia, vegetação e rochas, chegaremos a um mirante onde poderemos apreciar esta bela geleira. 11:30 hrs. Inicia a navegaçao ate a Geleira El Brujo. 14:00hrs. Chegada a Geleira El Brujo, se as condições climáticas e do gelo permitirem, poderemos descer e contemplar esta geleira desde uma rocha mais próxima.

15:30 hrs. Zarpe ate o espectacular Fiordo Calvo. 17:10 hrs. Chegada ao Fiordo Calvo,

ali realizaremos um passeio especial atraves de um barco especializado em romper gelos, chamado Capitan Constantino, visitaremos as geleiras Fernando, Capitao Constantino, Alípio, entre outros. 20:00 hrs. Navegaçao ao Fiordo das Montanhas.

Dia 3: 09:00 hrs. Visita ao Fiordo das Montanhas, onde poderemos observar quatro

geleiras, que deslizam para baixo das montanhas desde a Cordilheira Sarmiento para o mar, estando dois deles em nossa bitácora. 09:30 hrs. Visita a Geleira Alsina, desembarque em nossos botes para explorar uma pequena bahía e sua vistosa geleira onde apreciaremos sua beleza e suas enormes montanhas que o rodeiam. 10:30 hrs. Regresso ao Skorpios III. Seguiremos navegando em direção ao Fiordo de Las Montanhas rumo a Geleira Bernal. 11:15 hrs. Desembarque na geleira. A caminhada começa no meio de uma pequena floresta nativa, em seguida, atravessaremos um caminho através de um pequeno lago de água de desgelo, continuaremos a caminhada sobre as morenas frontais e laterais, até chegarmos a frente da geleira. A partir dali teremos a oportunidade de tocar nos gelos e observar a fase de termino de uma geleira ate atingir o mar. 12:45 hrs. Retorno dos passageiros ao navio, enquanto isto faremos nosso abastecimento de água em uma fonte pura e natural atraves de uma cachoeira. Esta água é consumida a bordo para todos os serviços do navio. 14:00 hrs. O Navio Skorpios III, continua a navegar ao Fiordo das Montanhas, e ali, poderemos avistar atraves do navio as geleiras Herman e Zamudio. 17:45 hrs. Chegaremos a Angostura White, onde realizaremos outro desembarque, desta vez por botes de exploração, navegaremos entre ilhas rochosas e apreciaremos a fauna e flora nativa desta regiao. 19:30 hrs. Retornaremos ao navio e em sequencia seguimos a preparaçao para o jantar do capitão. 21:00 hrs. Festa de despedida, jantar do Capitão, baile. Navegação por Golfo Almirante Montt.

Dia 4: Chegada a Puerto Natales entre 02:00 e 07:00 hrs, dependendo das condições do vento, para atracar no Terminal Skorpios em Puerto Natales. 08:00 e 09:30 hrs. Desembarque de passageiros; para aqueles que têm contratado o serviço, transfer em ônibus ao Aeroporto em Punta Arenas (consulte tarifario). Fim de nossos serviços.

Nota: O programa e os horarios podem variar segundo as condições climáticas ou de força maior. Além disso, o desembarque e a duração dos passeios irao depender da autorização do capitão do navio ao avaliar as condiçoes de segurança e gelos em cada lugar. A programação das atividades no navio serão indicadas através dos guias durante a navegação.

(25)
(26)
(27)

C O B E R T A A T H O S / A T H O S D E C K SUN DECK CAPITAN SALA RADIO PUENTE DE M ANDO 502 503 504 SUN DECK 411 409 407 405 403 401 412 410 408 406 404 402 C O B E R T A O L Y M P O / O L Y M P U S D E C K C O B E R T A A T E N A S / A T H E N S D E C K T T T T T T T T T T SALA DE MAQUINAS 109 107 105 103 112 110108 106 C O B E R T A A C R O P O L I S / A C R O P O L I S D E C K SALON COMEDOR COCINA 211 209 207 205 203 212 210 208 206 204 202 C O B E R T A P A R T H E N O N / P A R T H E N O N D E C K SALON ZEUS BOUTIQUE BAR APOLO 311 309 307 305 303 301 312 310 308 306 304 302

MOTONAVE SKORPIOS III

A embarcação Skorpios III foi construída em 1995 nos Estaleiros Skorpios, Chile, segundo regulamento de navegação chilena e internacional como SOLAS e IMO. Está classificada pelo American Bureau of Shipping, Nº de classe 951.93.18, A1 gelo. Tem um comprimento de 70m, uma largura de 10 m e um calado de 3,30m. Tem Certificado Internacional de Franco bordo e Certificado de Matrícula Nº 2869 da Direção Geral do Território Marítimo do Chile.

O

Skorpios III conta com 45 confortáveis cabines e possui uma

capacidade máxima de 90 passageiros. Há cabines com cama de casal, duplas e de solteiro distribuídas em 5 cobertas, todas com banheiro, TV Plasma, música ambiental e cofre. O navio tem também 2 confortáveis Salões Bar e um amplo salão refeitório.

(28)

CUBIERTA ATHOS CUBIERTA OLYMPO CUBIERTA PARTHENON CUBIERTA ACROPOLIS CUBIERTA ATENAS DICAS ÚTEIS

• Não há impostos portuários durante a travessia do cruzeiro.

• Telefonia satelital a bordo para qualquer lugar do mundo, de acordo com as tarifas vigente. • Voltagem a bordo 220 volts AC. (50 ciclos). • Recomenda-se roupa grossa e leve. Parka ou

jaqueta e calças de excursão.

• Calçado fino e grosso. (Ideal tipo trekking). • Leve óculos de sol, protetor solar e gorro. • Roupa formal para Noite de Gala.

• As embarcações não têm salão de beleza para os passageiros.

• A bordo existe serviço de lavanderia apenas para peças leves.

• Proibido fumar em todas as dependências interiores do navio e durante as excursões nos botes. Está autorizado somente no convés do barco, ao ar livre.

• Temperaturas Rota Kaweskar: Primavera-Outono: entre 5º e 12º C. Verão: entre 12º e 19º C.

Desenho Produção: HB Project, Diseño y Comunicación. Fotógrafos: Carlos Miller, Guy Wenborne, Jaime Bórquez, Michel L´Huiller, Saúl Santos.

COBERTA ATHOS

(com janela, saída direto a coberta)

Suítes Junior : 503 - 504

Descrição : 1 cama de casal Tipo Queen Size. Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Dupla : 502

Descrição : 2 camas de solteiro separadas em "L" Capacidade por Cabine : 2 pessoas

COBERTA OLYMPO

(com janela, saída corredor interno)

Suítes Master : 401 - 402

Descrição : 1 cama de casal tipo King Size Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Duplas de Casal : 403 - 404 - 405 - 406 - 407 - 408 - 409 - 410 - 411 - 412

Descrição : 1 cama de casal Capacidade por Cabine : 2 pessoas

COBERTA PARTHENON

(com janela, saída corredor interno)

Duplos : 302 - 304 - 306 - 308 - 310 - 312

Descrição : 2 camas de solteiro separadas Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Duplas de Casal : 301 - 303 - 305 - 309 - 311

Descrição : 1 cama de casal Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Tripla : 307

Descrição : 1 cama de casal + 1 cama fixa de solteiro Capacidade por Cabine : 3 pessoas

COBERTA ACROPOLIS

(com janela, saída corredor interno)

Duplas : 203 - 204 - 206 - 207 - 208 - 209 - 210 - 211 - 212

Descrição : 2 camas de solteiro separadas Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Dupla : 202

Descrição : 1 cama de casal Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Dupla : 205

Descrição : 2 camas de solteiro unidas pelos pés Capacidade por Cabine : 2 pessoas

COBERTA ATENAS

(sem janela, saída corredor interno)

Duplas : 105 - 107 - 108 - 110

Descrição : 2 camas de solteiro separadas Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Dupla : 106

Descrição : 2 camas de solteiro separadas em "L" Capacidade por Cabine : 2 pessoas

Triplas : 109 - 112

Descrição : 1 cama de casal + 1 cama fixa de solteiro Capacidade por Cabine : 3 pessoas

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)