• Nenhum resultado encontrado

Sinop ganha Posto Avançado em agosto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sinop ganha Posto Avançado em agosto"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

12 - ALAVANCA

SICOOB INTEGRAÇÃO

Sinop ganha Posto Avançado em agosto

O município de Sinop ganha, no dia seis de agosto de 2013, um Posto Avançado (PA) do Sicoob Integração. A sua criação e instalação da nova unidade conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL), por meio de seu presidente, Afonso Teschima Júnior, e de um grupo de empresários, assim como das Lojas Simbólicas das três Potências Maçônicas. Sinop é considerada um das economias que mais crescem no país.

Segundo o presidente do Sicoob Integração, Maurício Lúcio Nantes, o projeto vinha sendo estudado há algum tempo com al-guns membros da Maçonaria de Sinop, dentre eles o empresário João da Pisoteto. Ganhou força com o apoio da Central MT/MS e foi acelerado com o interesse demonstrado pela CDL e seus dirigentes. A meta da Central e da comissão coordenadora da nova unidade é transformar o PA em uma cooperativa singular (Sicoob Sinop). “Nossa satisfação é muito grande em poder participar desse projeto, cuja expectativa é muito grande pelo interesse das instituições e das pessoas envolvidas”, afi rmou o presidente.

Na primeira semana de julho de 2013, o superintendente de

Negócios do Sicoob Integração, Milton Jurandi dos Santos, e a equipe técnica da Central MT/MS estiveram reunidos com a comissão coordenadora da nova unidade. “O projeto está sendo muito bem estruturado, com uma aceitação excelente. Vários em-presários já estão participando. Foi feito um precadastro e agora é só começar a abrir as contas”, disse Milton Jurandi.

Bastante otimista, o superintendente de Negócios do Sicoob disse que a nova unidade deve começar as atividades com um capital de R$ 1, 5 milhão e captação de recursos em torno de R$ 5 milhões. “Isso nos deixa otimista e com a certeza de que o empreendimento terá sucesso rápido e forte”, assegurou.

Segundo o empresário Norival Campos Curado, conselheiro da CDL e membro da comissão coordenadora da nova unidade, Sinop é considerada a mais completa cidade em todos os seg-mentos, constituindo-se em um polo de desenvolvimento sócio econômico de Mato Grosso. “A criação do Posto Avançado do Sicoob Integração abre um leque de oportunidades de negócios e consequentemente o fortalecimento do microempresário, pequeno e médio empreendedores da região”, assegurou.

Para o empresário João Andrade, membro da comissão coor-denadora da nova unidade, a expectativa é muito grande, por se tratar de uma cooperativa de grande respeito no mercado, com produtos equiparados a grandes instituições bancarias. “Vamos trabalhar em conjunto para fortalecer e abrir caminho para a cria-ção de uma cooperativa singular (Sicoob Sinop)”. Ele observou que o Posto Avançado do Sicoob Integração será uma boa opção para os empresários das cidades do entorno de Sinop.

O empresário e conselheiro da CDL, Luciano Chitolina, está otimista com a criação da nova unidade do Sicoob Integração. Segundo ele, “será uma boa opção para os empresários do comércio, porque oferece uma série de produtos e serviços que vem ao encontro das suas necessidades”. Luciano agradeceu o apoio da Central MT/MS e do Sicoob Integração, e acredita que em breve o Posto Avançado será transformado em uma coope-rativa sinopense, cujo campo de atuação será bem mais amplo.

Instalações do Posto Avançado do Sicoob Integração em Sinop

Sinop é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal desenvolvida pelo Governo Federal da década de 1970. Seu nome deriva das letras iniciais da Socie-dade Imobiliária Noroeste do Paraná, em-presa que idealizou e implantou o projeto

rural da cidade, a partir de 1974. O espírito arrojado e empreendedor dos colonizadores Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho foram fatores deter-minantes para o desbravamento e ocupa-ção da Gleba Celeste, onde está localiza-da a cilocaliza-dade.

INFORMATIVO DO GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE MATO GROSSO-FUNDADOR: IRMÃO ANSELMO FALCÃO DE ARRUDA-ANO XV-Nº 62 - MAI-JUN/2013

EDIÇÃO ESPECIALEDIÇÃO ESPECIAL

Grão-Mestres do GOEMT são empossados

Soberano Grão-Mestre, Irmão Osvaldo Roberto Sobrinho e Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Irmão Ademir Lúcio de Amorim, foram empossados pela Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso para a Gestão 2013-2016

Grande Oriente

tem Reconhecimento

Internacional

Em solenidade no Palácio da Paz, no dia 29 de junho de 2013, os irmãos Os-valdo Roberto Sobrinho e Ademir Lúcio de Amorim foram empossados Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT) para a Gestão 2013-2016. A posse foi no Plenário da Poderosa Assembleia Legislativa Maçô-nica e a transmissão de cargos no salão nobre do Palácio da Paz (Piso Beleza), com a presença de aproximadamente 300 pessoas. Páginas 3, 4, 5, 6, e 7

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito de Columbia de Maçons Livres Antigos e Aceitos - Washington D.C., irmão Teko A. Foly, e o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, irmão José Simioni, assinram Ato Reconhecimento e Amizade Fraterna entre as duas Potências Maçônicas. O evento foi realizado no dia 30 de maio de 2013, às 21h00, no Piso Beleza do Palácio da Paz, sede do GOEMT. Página 8

G.·. M.·. de Honra, Ir.·. José Simioni, reveste o Grão-Mestre, Ir.·. Osvaldo R. Sobrinho

G.·. M.·. Adj.·. Hon.·. Ivo Scaff, reveste o G.·. M.·.Adj.·. Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim

Jornal ALAVANCA 64ª Edição Atualizada.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1)

(2)

2 - ALAVANCA

P

ALAVRA

DO

G

RÃO

-M

ESTRADO

A amizade dignifi ca o homem!

Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.733 - Fone: 3648-7777 - Oriente de Cuiabá - Mato Grosso - e-mail: goemt@goemt.org.br

CS PORTUGAL ME

CNPJ 07.789.272/0001-61 PODER JUDICIÁRIO

Gelson Menegatti Filho

Pres.do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônico

Fábio Melo

Pres.do Ilustre Tribunal Eleitoral Maçônico

CONSELHO EDITORIAL

Osvaldo Roberto Sobrinho

Grão-Mestre

Ademir Lúcio de Amorim

Grão-Mestre Adjunto

Josué Paulo Fernandes

Grande Secretário de Administração

Carlos Eduardo Dorilêo

Assessor de Comunicação

Ranniery W. Azeredo de Queiroz

Assessor de Imprensa

Moises Graciano Alves Portugal

Jornalista Responsável

PODER LEGISLATIVO

Vladimir Fransosi

Presidente da Poderosa Assembléia Legislativa Maçônica

MINISTÉRIO PÚBLICO

Ademir Joel Cardoso

Grande Procurador do GOEMT

PODER EXECUTIVO

GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE MATO GROSSO FILIADO À COMAB - REGISTRO ABIM Nº 042-J

Osvaldo Roberto Sobrinho Ademir Lúcio de Amoruim

Grão-Mestre Grão-Mestre Adjunto

Diretor

Carony Santos Portugal

sitesegurancaemdebate@gmail.com Redator/Editor

Moises Graciano Alves Portugal

Reg. MTb 478 - DRT/MT jornalistamoisesportugal@gmail.com 65 3646-6669/ 8455-8103/9914-3026 Ir.·. Osvando Roberto Sobrinho

Grão-Mestre do GOEMT

Estimados irmãos, nesses próximos três anos que caracterizam o futuro de nossas ações, pretendemos fazer o melhor que pudermos para cuidar o quanto melhor dos nossos irmãos e da nossa instituição maçônica. Sabemos das difi culdades que temos em qualquer caminhada que se faz. Mas estamos preparados para os embates.

Não vamos sofrer com as difi culda-des, vamos, sim, buscar a compreensão maçônica de homens livres e de bons costumes para resolvê-las. Aprendemos que com a inteiração do coletivo e com doses necessárias de boa vontade e de-mocracia, usando todos os princípios que a evolução humana alcançou, praticando a livre opinião, ouvindo a todos, assim pra-ticando o contraditório, o devido processo legal, respeitando os irmãos, os poderes constituídos, como a Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, o Poder Judiciário e o Ministério Público e a instituição como um todo. Assim fazendo, não teremos o que olvidar nem temer.

O nosso chefe maior é o Grande Ar-quiteto do Universo, que é Deus. A nossa submissão será à nossa Constituição, leis e todo o ordenamento jurídico maçônico, e no quye couber, no ordenamento jurídico profano.

Agradecemos a todos aqueles que conduziram, com dignidade, os destinos da Maçonaria. Desde o primeiro Grão--Mestre, até a diretoria que ora sucedemos, conduzida pelos irmãos José Simioni e Ivo Cuiabano Scaff. E nos colocamos à dispo-sição de todos para juntos continuarmos a nossa caminhada.

Agradecemos a todos que até aqui nos trouxe, dando apoio, carinho, amizade e nos momentos mais difíceis nos fortale-ceram com a sua solidariedade e amor maçônico.

O critério na escolha da nova equipe foi juntar a experiência da equipe que ora termina a gestão com novos nomes, que ao longo de suas vidas vem demonstran-do capacidade, responsabilidade e amor maçônico.

Da nova equipe que começa os seus trabalhos, só se exige três requisitos pri-mordiais: ser maçom; tratar com respeito, urbanidade e carinho todos os irmãos que dos nossos trabalhos e atitudes precisa-rem; e lealdade, arma poderosa para o ma-çom, e que nunca dela poderá se afastar.

Estimados irmãos, a finalidade da Maçonaria é obter uma vida feliz, com o máximo de lucidez. Porém, não a qualquer preço. E é por isso que a instituição maçô-nica se impõe, não achando que é dona da verdade, mas sabendo que há sempre o que aprender, notadamente, aprender a pensar, a amar e a caminhar. Tem ela na sua fi nalidade especulativa um objetivo maior, que é a sabedoria – cujo alcance não está no fi m do caminho, mas sim no próprio e continuo caminhar.

Um dos maiores consolos dessa vida é a amizade. É ter a quem confi ar um se-gredo. Nos maçons do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso temos fé e inves-timos na amizade. Isto porque cremos que a vida só é honrada quando resiste, afi rma seu direito, conserva sua tradição, cultua seus mortos, não deixa o anonimato roubar o seu poder e mantém sua ascendência sobre a mediocridade. Cremos que o que a memória ama se torna eternidade.

A responsabilidade e a amizade são parentes próximos. Só são dignos de ami-zade os que têm dentro de si qualidades intrínsecas, o que faz amar – coisa muito rara, como tudo o que é excelente e nobre. As almas dos homens são divinas, e que tão logo saídas do corpo fazem o retorno

para o lugar de origem. A viagem de re-torno será tão mais rápida quanto mais pertençam às fi leiras dos bons e dos justos. Diria “homens justos e perfeitos”, ou a caminho da perfeição.

Posso afirmar que no coração do maçom só pode existir o amor. Quando foi escolhido para esse mister sublime, quando foi incluído no andar dos justos, quando foi ungido pelos bons costumes, ele escolheu, de uma forma intrínseca e extrínseca, o amor, como foco, direção e ação.

Para o maçom o amor é um tema multifacetado. Ama-se a alma gêmea, os amigos, os fi lhos, os pais, o próximo e a Deus. Ama-se até os inimigos, para não ter a possibilidade deles sermos escra-vos, uma vez que quando se odeia uma pessoa, dela nos tornamos escravos, pois em todos os momentos, sem trégua, estamos nela pensando.

A vida nos ensina e sempre é clara conosco, e existem realidades que o homem alcança, não através dos cinco sentidos, nem da razão, mas por inter-médio de uma faculdade a qual se atribui denominações outras como coração instituição, amor, amizade, benevolência, gratidão, lealdade e carinho. Isto cabe bem dentro do maçom perfeito que, com suas admoestações, mesmo que duras, ensina, corrige educa, reintegra e reedu-ca o irmão transvestido, desviado, mas que merece recuperação, oportunidade e não a vala fria e podre da incompreensão.

A todos os irmãos ratificamos os compromissos assumidos em Loja. Peço a todos que nos ajudem para que tudo

ALAVANCA - 11

JUBILEU DE OURO

Estrela do Leste comemora 50 anos de fundação

Em uma belíssima Sessão Pública, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela do Leste, nº 05, Oriente de Rondo-nópolis, comemorou 50 anos de fundação (Jubileu de Ouro). A sessão foi realizada no dia 11 de maio de 2013 (sábado), às 08h00, e contou com a presença do So-berano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), irmão José Simioni, do Sereníssimo Grão--Mestre Adjunto, irmão Ivo Cuiabano Scaf e comitiva.

Durante a Sessão Pública, no Templo da aniversariante, o Venerável Mestre da Loja Simbólica Estrela do Leste, irmão Dirceu Capeletto, prestou homenagem aos ex Veneráveis Mestres e autorida-des maçônicas, dentre elas o Soberano Grão-Mestre, irmão José Simioni, e o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, irmão Ivo Cuiabano Scaf.

Segundo o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, irmão Ivo Cuiabano Scaf, “a palavra do Grão-Mestrado teve como base a defi nição da Maçonaria como uma Doutrina e, portanto, a maior escola de educação do mundo, cujo objetivo é fazer maçonaria”. Ele ressaltou que cabe aos Obreiros da Arte Real fazerem a diferença

na construção e desenvolvimento social da humanidade.

A comitiva do Grão-Mestre foi integrada pelos irmos João Gilberto, Valmor Nazareno Faé, Mário José Pereira, HIram Scaf, Ademir Lúcio de Amorim, Josué Paulo Fernandes, José Armando Costa, Cristovam Marcelo Siqueira Figueiredo e Milton Damasceno.

Marcaram presença as Lojas Simbólicas Arte Real, Vale do Jurigue, Estrela do São Lourenço, São João de Guiratinga, Con-quista e Integração e Acácia Cuiabana, além de lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil e à Grande Loja Maçô-nica do Estado de Mato Grosso.

Jornal ALAVANCA 64ª Edição Atualizada.indd Spread 2 of 6 - Pages(2, 11)

(3)

10 - ALAVANCA

Instituição será referência na América do Sul

23º HOSPITAL SHRINER

Irmão José Renato Martins Gr.·. Sec.·. de Assist.·. e Prev.·.

Irmão Edson Roberto do C. e Silva Gr.·. Sec.·. de Econ.·. e

As considerações positivas dos Potentados Americanos presentes no Encontro Internacional Shriner, realizado em Cuiabá, de 29 a 31 de maio de 2013, foram unanimes para a construção do primeiro Hospital Shriners para Crianças da América do Sul, com localização na capital mato-grossense, O Potentado Alan Gordon disse que “o calor humano do povo mato-grossense é a energia precursora do progresso dos Shriners para o Planeta”.

O Hospital Shriers de Cuiabá será construído nos moldes dos Shri-ners Hospital Internacional, que atenderá as crianças da América do Sul com problemas ortopédicos, sendo o primeiro hospital fi lantrópico no Brasil com atendimento pediátrico especializado. A escolha de Cuiabá

para construção foi estratégica, já que a capital mato-grossense está no centro geodésico da América do Sul, o que facilita o acesso da de-manda de todos os países latino-americanos no atendimento e solução dos casos de pacientes no Brasil. O Governador Silval Barbosa já fez a doação da área ap Shrine Brasil Central.

O Shriners Internacional é a maior e mais antiga fraternidade maçô-nica em atividade no planeta e apoia os Shriners Hospitals for Children. Desde 1922, os hospitais Shriners têm melhorado signifi cativamente a vida de mais de 1.200.000 crianças. Hoje, conta com 23 hospitais dedi-cados aos cuidados da saúde das crianças, proporcionando atendimento pediátrico, investigação inovadora e excelentes programas de ensino.

O Shrine Brasil Central é uma instituição paramaçônica que há três anos iniciou no país com o objetivo de fazer mais um trabalho de bene-merência digno de nossa sociedade. A ideia surgiu diante do maravilhoso trabalho realizado pelo Shriners hospitais e pelo incentivo e apoio do Almas Shriners de Washington (Estados Unidos da América).

Doenças comumente tratadas nos Hospitais Shriners - Escoliose (curvatura da espinha).

- Osteogênese imperfeita (enfermidades da fragilidade óssea). - Problemas Ortopédicos em crianças com paralisia cerebral. - Defi ciências das extremidades e problemas em seu crescimento.

- Problemas Ortopédicos com Espinha Bífi da e mielodisplasia (paralisia dos membros devido à falha congênita do desenvolvimento da espinha e os nervos da mesma).

- Diferenças de longitude nos membros inferiores.

- Problemas Ortopédicos resultantes de desordens neuromusculares. - Raquitismo.

- Reumatismo Artrítico juvenil.

- Complicações Ortopédicas e deformações produzidas por graves queimaduras, dentre outras enfermidades.

O Governador Silval Barbosa recebeu a comitiva do Potentado americano e o G.·.M.·. da Grande Loja de Columbia, Teko A. Foly

Antônio Timóteo da Silva Neto Contador CRC MT 003.193/0-1

Irmão José Simioni Soberano Grão-Mestre

PRESTAÇÃO DE CONTAS GOEMT-MUTUA

1º Trimestre de 2013 (Jan-Mar) PRESTAÇÃO DE CONTAS GOEMT-MUTUA1º Trimestre de 2013 (Jan-Mar) Demonstração de Resultado do Período

ALAVANCA - 3

SESSÃO DE POSSE

Assembleia Maçônica empossa Grão-Mestres

Em solenidade no Palácio da Paz, no dia 29 de junho de 2013, os irmãos Osvaldo Roberto Sobrinho e Ademir Lúcio de Amorim foram empossados Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do Gran-de Oriente do Estado Gran-de Mato Grosso para a Gestão 2013-2016. A posse foi no Plenário da Poderosa Assembleia Legislativa Ma-çônica e a transmissão de cargos no salão nobre do Palácio da Paz, com a presença de aproximadamente 300 pessoas.

O presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, irmão Wladimir Fransosi, procedeu à Cerimônia de Posse e convidou os Grão-Mestres de Honra, irmãos José Simioni e Ivo Cuiabano Scaff a revestirem os Grão-Mestres, irmãos Osvaldo Roberto Sobrinho e Ademir Lúcio de Amorim com os paramentos alusivos aos cargos. Em seguida, foi realizada a posse dos depu-tados eleitos e reeleitos para a gestão 2013-2016.

O Grão-Mestre de Honra, irmão José Simioni, disse que en-cerrou o mandato com o cumprimento das metas estabelecidas, tendo honrado, absolutamente, todos os compromissos assumi-dos. Ele entregou ao presidente da PALM o “Relatório de Gestão”, observando que “tudo o que aqui está registrado é o resultado de uma ação coordenada de toda a equipe de trabalho”. Elogiou

a atuação da PALM “que soube honrar condignamente suas ex-celsas funções legislativas”.

José Simioni agradeceu os Grandes Secretários e Assesso-res “que se ativeram numa diuturna dedicação ao nosso Grande Oriente, executando suas funções, cumprindo suas tarefas, com extremo zelo, competência e responsabilidade”. Dirigindo-se ao Grão-Mestre Adjunto de Honra, irmão Ivo Cuiabano Scaff, disse que “a sua atuação foi fundamental para o êxito da Administração Atitude Maçônica, pois ele não mediu esforços e nem consequên-cias para cumprir com a mais alta competência todas as funções que lhe foram delegadas”.

Bastante satisfeito, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, irmão Osvaldo Roberto Sobrinho, disse que a cerimônia de posse na Poderosa Assembleia Legislativa e a transmissão de cargos transformaram-se em uma grande confraternização, com muita paz, harmonia e concórdia, onde cerca de 300 pessoas participaram, principalmente, com grandes caravanas das Lojas Simbólicas do interior do Estado.

- Vamos congregar os irmãos da melhor forma possível e colocar em prática a nossa proposta de trabalho, continuar tudo

Jornal ALAVANCA 64ª Edição Atualizada.indd Spread 3 of 6 - Pages(10, 3)

(4)

4 - ALAVANCA

SESSÃO DE POSSE

aquilo que for positivo e consertar aquilo que estiver destoando. O

objetivo é o fortalecimento da Maçonaria, implementando as ações junto às nossas Lojas Simbólicas. A Maçonaria é muito sensível, precisa de tato e muito carinho para conduzi-la, mas a experiência que temos na vida pública e privada vai nos dar a direção de como se proceder, fazer e comandar – disse o Grão-Mestre.

Presentes diversas autoridades maçônicas, dentre elas o Grão-Mestre do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul, irmão Amilcar Silva Júnior, que representou o presidente da COMAB; o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de do Estado de Mato

Grosso, irmão Jurandir da Silva Vieira; o Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro, irmão José Wanderley Barcelos; o Honrado Mestre da Grande Ofi cina Integrada dos Altos Graus para o Rito Brasileiro VII de Setembro, irmão José Ferreira Leite, o Soberano Grande Comendador do REAA para o Estado de Mato Grosso, irmão Wanderley Busnardo, o presieente do TJM, irmão Gelson Menegatti, o Grande Procu-rador, irmão Ademir Joel Cardoso, o representante do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, irmão Wesson Pinheiro e dezenas de irmãos das três Potências Maçôncas em Mato Grosso

Esses três anos foram de um intenso trabalho, de uma inte-gral dedicação à causa maçônica, de uma permanente presença no Grão-Mestrado, de uma diuturna atenção à irmandade.

Levamos avante a nossa proposta de “FAZER MAÇONA-RIA”, convocando nossos irmãos a promoverem uma profunda refl exão do conceito de lapidação da pedra bruta.

Para tanto, instituímos como slogan de nossa administra-ção a palavra de ordem “ATITIUDE MAÇÔNICA”, exatamente para motivar cada irmão a tomar a atitude de aprofundar seus estudos na nossa doutrina e nossos princípios, promovendo o desenvolvimento da refl exão da concepção maçônica, o debate de conceitos e de temas de interesse do aprimoramento de nossa própria formação.

A educação maçônica é um desafi o que temos de enfrentar no nosso dia a dia, pois a formação do maçom é o pressuposto da nossa condição de membro dessa tão sublime Instituição.

Na busca de resultados nessa área, propusemos e a Podero-sa Assembleia Legislativa Maçônica aprovou, a criação de uma secretaria que viabilizasse esse intento, a Grande Secretaria de Formação e Cultura Maçônica que elaborou os Cadernos Instrucionais dos três graus simbólicos, que nos trazem lições dos fundamentos fi losófi cos de nossas concepções, com conteúdos organizados por eixos temáticos dentro de cada ca-derno de instrução, além da promoção de seminários mensais

envolvendo conhecimentos doutrinários, como de cultura geral e de cidadania.

A responsabilidade de alertar a irmandade para esse novo rumo a ser tomado pela irmandade de nosso Grande Oriente foi executada com extremo zelo, pois, foram permanentes nossas manifestações a esse respeito.

O nosso Grande Oriente hoje conta com Veneráveis Mestres convictos da necessidade de uma dedicação à formação dos membros de suas respectivas Ofi cinas, pois, têm consciência de que, formando líderes, condições teremos de atuar positi-vamente na sociedade.

E maçonaria é isso: uma escola de formação de líderes, para o aperfeiçoamento moral, intelectual e social do homem e da humanidade.

Esse é, sem dúvida, o maior legado desta administração do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Um fato alvissareiro para todos nós, ocorrido no dia 30 de maio de 2013, foi a assinatura da PROCLAMAÇÃO DE RECONHECIMENTO FRATERNO MÚTUO, que assinamos com o Grão-Mestre da Grande Loja da Distrito de Columbia, dos Estados Unidos, Soberano Irmão Teko Annani Foly, que concede direito de visitação aos obreiros de ambas as Potência em suas respectivas Lojas, abrindo caminho para a próxima administração buscar o reconhecimento pelas Grandes Lojas dos demais Estados Americanos e, numa segunda etapa, da Grande Loja da Inglaterra.

A fi liação do nosso Grande Oriente na Confederação Ma-çônica Interamericana está na sua fase fi nal, sabendo-se que, agora, com o reconhecimento da Grande Loja do Distrito de Colúmbia, é mera consequência.

Registramos a serena atuação dos membros do nosso Tribu-nal de Justiça Maçônico, e a dos membros do TribuTribu-nal Eleitoral Maçônico, que bem e fi elmente decidiram os questionamentos que lhes foram direcionados, assim como a fi el observância de nossos princípios e leis pelo nosso Grande ‘Procurador.

Por fi m, meus queridos Irmãos, esta Administração, que contou com a indescritível participação do Sereníssimo Irmão Ivo Cuiabano Scaff, que foi o grande mentor de nossas principais atuações, com a dos Grandes Secretários, que zelosamente se dedicaram aos afazeres de seus cargos, com a dos Assessores, que contribuíram no assessoramento a este Grão-Mestrado, com a dos funcionários que bem cumpriram seus deveres, com os Veneráveis Mestres que bem conduziram suas respectivas ofi cinas, encerra seu mandato com a certeza de que tudo o que foi feito é o resultado de uma ação coordenada desse todo numa visão macro, de solidifi car ainda mais os alicerces desse nosso pujante Grande Oriente, no atendimento dos anseios de nossa comunidade maçônica (Irmão José Simioni, Grão-Mestre de Honra do GOEMT).

Três anos de intenso

trabalho em prol

do Grande Oriente

ALAVANCA - 9

GREEN WORLD FOR CHILDREN

Com a presença de autoridades dos Estados Unidos da América, do Brasil e da América Latina, o Shrine Brasil Central lançou em Mato Grosso o Instituto Mundo Verde para Crianças (Green World for Children - GWC). O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2013, nos três ecossistemas mato-grossenses: Cerrado, Pantanal e Amazônia, durante o Encontro Internacional Shriner em Cuiabá.

Presentes o Potentado Donald Ferguson do Almas Shriners de Washington, DC, e comitiva composta pelo ex Potentado Alan Gordon e Donald Holliday, o Assistente Michael Gordon; o Potentado Imperial, órgão máximo dos Shriners do Planeta, com a comitiva capitaneada pelo representante do Potentado Imperial de Tampa, na Flórida, Mister James R. Smith e pelo Dr. Peter P. Dias, Diretor de Expansão dos Hos-pitais Shriners no mundo; e o Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito de Columbia - Washington D.C., Mr. Teko A. Foly, e sua magnífi ca esposa, Josephine Foly.

O primeiro lançamento ocorreu na Fazenda Pequiri, no Pantanal, de propriedade do Deputado Federal Júlio Campos, ocasião em que foram plantadas 33 mudas de Ipê Amarelo, sendo que a primeira muda fora plantada pelo deputado Júlio Campos, a segunda pelo presidente do Shriner, Genilto Nogueira, e a terceira pelo presidente do GWC, João Bitencourt, seguindo pelas demais autoridades presentes.

Nessa localidade do Pantanal, a comitiva ouviu do anfi trião, Júlio Campos, uma palestra sobre a história do Pantanal, mostrando as riquezas da Fauna e Flora pantaneira aos Americanos, Uruguaios, Peruanos e representantes de vários Estados do Brasil, que faziam parte dessa comitiva.

Um dos pontos mais importante da palestra do deputado foi à informação de que naquele local estiveram presentes centenas de au-toridades, dentre eles o ex presidente dos Estados Unidos da América, Mr. Theodore Roosevelt, em 1917, poucos anos antes de sua morte, que ocorreu em 06 de janeiro de 1919.

Shrine lança Mundo Verde para Crianças

O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon acompanhou o presidente Roosevelt nesta visita ao Pantanal, onde testemunhou o presidente deixar ali a sua canoa de ferro e em seguida seguiram viagem juntos a cavalo.

O segundo lançamento ocorreu na Fazenda Bonanza, no Cerrado mato-grossense, de propriedade do senador Jaime Veríssimo de Campos, com o plantio de 33 mudas, sendo que a primeira plantada pelo anfi trião e pela sua esposa, Lucimar Sacre de Campos, que fez uma recepção calorosa aos convidados.

O terceiro lançamento ocorreu no Assentamento Zumbi dos Pal-mares, no ecossistema Floresta Amazônica, município de Cláudia-MT, com o plantio de 33 mudas de Castanheiras, que são oriundas daquela região, cujas mudas foram plantadas pelos alunos da comunidade, acompanhados pelas autoridades local, estadual, regional, nacionais e Internacional. Na oportunidade foi servido um delicioso churrasco, oferecido pela Associação dos Assentados.

Para o presidente do Shrine Brasil Central, Genilto Nogueira, “esse foi o maior evento da história dos Shriners da América do Sul, reforçando a tese de que os Shriners Latino Americanos estão no caminho correto”. Ele ressaltou ainda que “foi tão bom e importante que as autoridades dos Shriners internacional solicitaram a criação de condições para Instalar em Mato Grosso o primeiro Potentado dos Shriners da América do Sul”.

O Mundo Verde para Crianças oferece a qualquer pessoa, física ou jurídica, a possibilidade da adoção de árvores. Os valores arreca-dados com as adoções serão destinados aos hospitais. Poderão ser adotadas as árvores de qualquer ecossistema do planeta. Inicialmente serão disponibilizadas para adoção as árvores dos biomas do Estado de Mato Grosso (Brasil), que possui um rico ecossistema distribuído nos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia.

O projeto Green World for Children utiliza alta tecnologia para mo-nitoramento e transparência através de Radio-Frequency Identifi cation - RFID/ Near Field Communication - NFC em chips e de Sistema de Informação Geográfi ca- SIG. Utiliza, também, certifi cado de origem das árvores, portal para realizar a adoção e o seu acompanhamento. Além disso, poderá efetuar o monitoramento através de aplicativo (App) para celular Android. Árvores chipadas com tecnologia

Radio-Frequency Identifi cation – RFID e Near Field Communication - NFC.

Metas do GWC

- Apoiar a construção do Hospital Shriner para Crianças. - Contribuir com os demais Shriners Hospital for Children. - Atender o maior propósito dos Shriners, que é a Fraternidade. - Contribuição para a preservação e recuperação do meio ambiente.

- Contribuir com a população local (silvícolas, nativos e outros) por meio do sistema de PSE (Pagamento por Serviços

Ecossistêmicos).

Inicialmente serão disponibilizadas para adoção as árvores dos biomas do Estado de Mato Grosso (Brasil), que possui um rico ecossistema distribuído nos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia

Jornal ALAVANCA 64ª Edição Atualizada.indd Spread 4 of 6 - Pages(4, 9)

(5)

8 - ALAVANCA

GRANDE LOJA DE COLUMBIA

GOEMT tem reconhecimento internacional

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito de

Columbia de Maçons Livres Antigos e Aceitos - Washington D.C., irmão Teko A. Foly, e o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, irmão José Simioni, proclamaram e fi zeram saber que existe total Reconhecimento e Amizade Fra-terna entre as duas Potências Maçônicas.

A assinatura do Ato de feita no dia 30 de maio de 2013, às 21h00, no Piso Beleza do GOEMT, em Cuiabá (MT). Com isso, os Grão-Mestres concederam aos seus respectivos obreiros, direitos de visitação em suas Grandes Assembleias e Lojas cons-tituídas, seja onde e quando estiverem reunidas, sem prejuízo ao direito, poder e autoridade dos respectivos Grão-Mestres e Veneráveis Mestres de presidirem suas respectivas Potências e Lojas constituídas.

As tratativas para o Reconhecimento e Amizade Fraterna começaram no dia 16 de agosto de 2012, quando o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso requisitou reco-nhecimento da Grande Loja do Distrito de Columbia de Maçons Livres Antigos e Aceitos. No dia 17 de novembro do mesmo ano, a Grande Loja do Distrito de Columbia decidiu, em Assembleia Geral, pelo reconhecimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

O Grão-Mestre Tek A. Foly ofereceu a todos os irmãos o suporte da Grande Loja do Distrito de Columbia – Washington D.C., afi rmando querer continuar construindo juntos, mais e mais. “Levo grandes sentimentos e vou transmiti-los aos irmãos ame-ricanos, que vocês gostam e amam, também. Estou consciente de que vocês sabem que isso é apenas o começo de um grande e harmonioso relacionamento, e uma prova de que a Maçonaria universal mantem-se unida e vem cumprindo a sua missão. E isso nos deixa muito feliz”.

Ele agradeceu às distintas delegações que vieram dos Estados Unidos, afi rmando que “metade dos elogios é para ela; e a outra metade é para vocês de Mato Grosso. Meu desejo é que assim como a Grande Loja do Distrito de Columbia, todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos estejam dispostas a trabalhar com vocês, e como resultado que fi que mais fácil para que as três Potências daqui possam trabalhar ainda mais unidas do que já estão nesse momento”.

A Comitiva capitaneada pelo Grão-Mestre Mr. Teko Foly, da Grande Loja do Distrito da Columbia - Washington D.C. contou

com a presença de sua esposa a Sraª Josephine Foly, Hector Massiotti e Alberto Caneto, Grande Inspetor Geral do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA).

O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, José Simioni, defi niu o evento como “uma noite extremamente memorável, pois hoje se concretiza o nosso re-conhecimento, que devemos, também, por força dos irmãos da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso e do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, que contribuíram para que che-gássemos a esse momento”.

Segundo ele, fi cou evidente que o ponto de união para que isso acontecesse foi a Sublime Ordem para-maçônica Shriner. “Em Mato Grosso a Maçonaria trabalha unida, tanto que funda-mos uma Loja capitular para comemorar o Dia do Maçom. Nessa data, os três Grão-Mestres são as Luzes dessa Loja que funciona em sistema rotativo, numa demonstração para a comunidade maçônica mato-grossense de quanto a Fraternidade maçônica está presente, cuja união oportuniza o fortalecimento dessa nobre Instituição Shriner”.]

O reconhecimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso também se manifestou com a condecoração dos irmãos Genilto Nogueira, presidente do Shrine Brasil Central; Mister Jim R. Smith, representante do Potentado Imperial de Tampa, Estado da Flórida (EUA); e Teko A. Foly, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito de Columbia – Washington D.C.

Os Grão-MestresTeko A. Foly e José Simioni assinam o ato solene

Presença do Potentado norte-americano na cerimônia no GOEMT

Presença do vice-governador e dos GMs da GLEMT e da GLMBA

ALAVANCA - 5

PALM faz homenagens e empossa deputados

SESSÃO DE POSSE

Ir.·. Gelson entrega placa ao Ir.·. Simioni Ir.·. José Ferreira entrega placa ao Ir.·. Ivo

G.·. M.·. Osvaldo homenageia Gr.·.Primaz

Ir.·. Dari sendo diplomado pelo T.·. E.·. M.·. Ir.·. Furriel sendo diplomado pelo T.·. E.·. M.·.

Logo após a solenidade de posse do Grão-Mestre e do Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, a Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica (PALM) empossou os deputados eleitos e reeleitos.

Vale salientar que o Grão-Mestre de Hon-ra do GOEMT, irmão José Simioni, foi eleito e empossado deputado pela Loja Fraterni-dade Universal. E o então deputado, irmão Osvaldo Sobrinho, renunciou ao mandato

pela Loja 20 de Setembro para ser empossado Grão-Mestre,

Em seguida, a PALM prestou homenagem especiaL aos irmãos Mansur Bumlai, Paulo Serante, Dari Carvalho, José Ferreira Leite, José Simioni, Ivo Scaff, Osvaldo Sobrinho e Ademir Lúcio de Amorim.

Também foram homenageados o Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro, na pessoa do Soberano Grande Primaz, irmão

José Wanderley Barcelos; e a Confedera-ção Maçônica do Brasil, representada pelo Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul, irmão Amilcar Silva Júnior.

O deputado Mansur Bumlai deixou o Par-lamento para compor o Ilustre Conselho do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT).

Deputado Milton Alves Damasceno BARCLS Acácia Cuiabana nº 01 Deputado André Ovelar ARSBCLS União e Força nº 02 Deputado Paulo Henrique de Almeida ARLS São João de GuiraƟ nga nº 03 Deputado Anselmo José de Oliveira ARLS Luz e Trabalho nº 04 Deputado Luiz Fernando Kaha ARLS Estrela do Leste nº 05 Deputado Davi de Oliveira

Deputado Antônio Donizete Aguileta ARLS Acácia do Ocidente nº 07 Deputado Wanderley Pedro de Andrade ARLS Conquista e Integração nº 08 Deputado Vicente Marques de Arruda ARLS Iram Abif II nº 09

Deputado Alair Alves de Freitas ARLS Amor e Trabalho III nº 10 Deputado Jamil Figueiredo Ourives ARLS Estrela da Barra A.Florindo nº 11 Deputado Mariano Aguila Gonzales ARLS Estrela do São Lourenço nº 12 Deputado Helny de Paula Campos ARLS União do Araguaia nº 13 Deputado João Garcia ARLS União e Liberdade nº 15

Deputado Aparecido Francisco da Silva ARLS Guilherme Pinto Cardoso nº 18 Deputado Francisco Militão M. Brito ARLS Frat. Trabalho e Prosperidade nº 19 Deputado Celson Bassi Correia ARLS União e Progresso nº 20 Deputado Alan Vagner Schmidel ARLS Razão e Lealdade nº 21 Deputado Maurílio Maciel Mar ns ARLS Acácia Colidense nº 24 Deputado João Faus no Neto ARLS União Vale do Jurigue nº 30 Supl\ Dep\ Victor Piccini Deputado Wladimir Fransosi ARLS Acácia de Varzea Grande nº 33 Deputado Arthur Albuquerque Barros ARLS Encontro das Águas nº 34 Deputado Minadabes de Miranda ARLS Acácia do Rio Abaixo nº 35 Deputado Edinaldo Socorro da Silva ARLS Filhos de Nazaré nº 36 Deputado

ARLS Acácia do Rio Manso nº 38 Deputado Dari Carvalho dos Santos ARLS Acácia Primaverense nº 39 Deputado Salim Moyses Nadaf ARLS Novo Milênio nº 40

Deputado Luiz Sergio Rossi ARLS 20 de Agosto nº 41 Deputado Claudiomar Furriel Dias ARLS Constelação do Bonito nº 42 Deputado Mar niano J. da Costa Neto ARLS Acácia do Ribeirão Bonito nº 43 Deputado Antônio Horácio da S. Neto ARLS Equidade nº 44

Deputado José Donizete Mar ns ARLS Acácia Vale do Lira nº 45 Deputado Valtair José Vesz ARLS Acácia de Campo Verde nº 46 Deputado Cesar Augusto Oliveira ARLS Acácia de Tangará da Serra nº 47 Deputado Pedro Simioni

ARLS Acácia de Feliz Natal nº 48 Deputado Gian Paulo Brandeler ARLS Obreiros Vale do Rio Azul nº 49 Deputado Milton Figueiroa ARLS Acácia da Independência nº 50 Deputado Tadeu Mucio G. M. Vallim ARLS União e Solidariedade nº 51 Deputado José André Nery de Souza ARLS Obreiros da Arte Real nº 52 Deputado Renato Francisco Kremer ARLS Razão Luverdense nº 53

Deputado Lucas Scheff er Dal Pont ARLS Acácia de Sapezal nº 54 Deputado Jéferson Kleves de Oliveira ARLS Luzes do Pensamento nº 55 Deputado Maurilúcio Maciel Mar n ARLS Acácia Vale do Peixoto nº 56 Deputado Paulo Cardoso de Andrade ARLS Luz e Verdade nº 57

Deputado Janio Modesto de Oliveira ARLS Liberdade e JusƟ ça nº 58 Deputado Diogo Douglas Carmona ARLS Acácia Chapadense nº 59 Deputado Filadelfo Barbiero ARLS SenƟ nela dos Parecis nº 60 Deputado Rogério Lima Barbosa ARLS 20 de Setembro nº 61 Deputado José Simioni

ARLS Fraternidade Universal nº 62 Deputado Antônio Carlos de C. Dores ARLS Acácia da Amizade nº 63 Deputado Nilson Fernandes da Cunha ARLS Universitária “Leônidas Pereira Mendes”

Deputado Miguel R. Gualda Sanches ARLS Guardiões da Amazônia nº 65.

Pres.·. Fransosi homenageia dep.·. Mansur

Jornal ALAVANCA 64ª Edição Atualizada.indd Spread 5 of 6 - Pages(8, 5)

(6)

6 - ALAVANCA

TRANSMISSÃO DE CARGOS

O Grão-Mestre de Honra, irmão JoséSimioni, transmite o cargo ao Grão-Mestre do GOEMT, irmão Osvaldo Roberto Sobrinho

Solenidade reúne cerca de 300 pessoas

A solenidade de transmissão de cargo foi aberta com a apre-sentação musical do Coral da Melhor Idade “Mestre Albertino”, enquanto as autoridades eram conduzidas pelos jovens DeMolays e Flor de Lis, sob a orientação do irmão Mestre de Cerimônias, Alessandro Ferreira da Silva. Presentes cerca de 300 pessoas.

No uso das suas atribuições, o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, irmão José Simioni, transmitiu o cargo ao Grão-Mestre eleito, irmão Osvaldo Sobrinho, que recebeu os paramentos. Ato contínuo, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, irmão Ivo Cuiabano Scaff, transmitiu o cargo ao Grão-Mestre Adjunto eleito, irmão Ademir Lúcio de Amorim.

Logo em seguida vieram as homenagens, que começaram com a entrega de ramalhete de fl ores às cunhadas Dilza Ribeiro Roberto, esposa do Soberano Grão-Mestre, e Denise Donato de Amorim, esposa do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, pelas cunhadas Antonieta Hadad Simioni, esposa do Grão-Mestre de Honra, e Dayse Beatriz Monteiro Scaff, esposa do Grão-Mestre Adjunto Honorário, respectivamente.

O Grão-Mestre, irmão Osvaldo Sobrinho, e o Grão-Mestre Adjunto, irmão Ademir Lúcio de Amorim, homenagearam, com placas, os irmãos José Simioni (Grão-Mestre de Honra) e Ivo Cuiabano Scaff (Grão-Mestre Adjunto Honorário) pelos “serviços prestados”.

O Soberano Grão-Mestre da do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul, Amilcar Silva Júnior, nesse ato represen-tando a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), entregou ao Soberano Grão-Mestre do GOEMT, irmão Osvaldo Sobrinho, uma placa comemorativa ao ato solene.

Em seguida, o Grão-Mestre, irmão Osvaldo Sobrinho, home-nageou os poderes constituídos do GOEMT:

* Tribunal de Justiça Maçônico - Gelson Menegatti Filho. * Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica - Wladimir Fran-sosi.

* Grande Procuradoria do GOEMT - Ademir Joel Cardoso * Tribunal Eleitoral Maçônico - Murilo Barros da Silva Freira A ARLS Acácia do Araguaia, oriente de Barra do Garças, por meio do Venerável Mestre, irmão Batista da Silva, prestou homenagem ao Soberano Grão-Mestre, irmão Osvaldo Sobrinho e aos Soberanos Grão-Mestres de Honra, José Simioni e José Ferreira Leite.

O Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, irmão Adaildom Evaristo de Moraes Costa; e os irmãos José Roberto Schmaltz e Otavio Cecílio de Oliveira prestaram homenagem ao Grão-Mestre de Honra, irmão José Simioni, outorgando-lhe o título e diploma de “Membro Honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil”.

A abertura ofi cial da solenidade de transmissão de cargos com a apresentação do Coral da Melhor Idade “Mestre Albertino”

O Grão-Mestre Adjunto Honorário, irmão Ivo Cuiabano Scaff, trans-mite o cargo ao Grão-Mestre Adjunto, irmão Ademir Amorim

ALAVANCA - 7

TRANSMISSÃO DE CARGOS

G.·. M.·. Hon.·. Simioni recebendo placa Srª Antonieta entrega ramalhete à Srª Dilza Srª Deyse entrega ramalhete à Srª Denise

G.·. M.·. Hon.·. Simioni hom.·.pela comab G.·. M.·. Adj.·. Hon.·. Ivo recebendo placa G.·.M.·. Osvaldo homenageado pela comab

G.·.M.·. Osvaldo homenageia o T.·. E.·. M.·. G.·. M.·. Adj.·.Hon.·. Ivo hom.·. pela comab G.·.M.·. Osvaldo homenageia o T.·. J.·. M.·.

Ac.·. do Araguaia homen.·. José Ferreira G.·.M.·. Osvaldo homenageia Gr.·. Proc.·. Ac.·. do Araguaia homen.·. G.·.M.·.Osvaldo

Ordem DeMolay homenageiaJosé Simioni Ac.·. do Araguaia homen.·. José Simioni Ac.·. de V.·. G.·. homenageia José Simioni

Jornal ALAVANCA 64ª Edição Atualizada.indd Spread 6 of 6 - Pages(6, 7)

Referências

Documentos relacionados

Em Verdade vos digo como Grão Mestre da Grande Fraternidade Branca, que estas palavras transcritas pela mão do HOMEM da TERRA foram todas elas originadas da vibração e do calor

votação o mencionado Parecer, favorável à aprovação pelo Conselho Universitário do 176. Relatório de Gestão e da Prestação de Contas da Fundação de

IberCultura Viva não se responsabilizará pelas inscrições não recebidas dentro do prazo       por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas ou congestionamento das linhas

Seus trabalhos fazem parte de importantes coleções internacionais, tais como: MoMA, Nova York, EUA; Ludwig Museum, Colônia, Alemanha; Daros Collection, Zurique, Suíça;

Presidentes da Mesa da Assembleia Geral (Comendador Mor), do Presidente da Direcção (Grão Mestre) e do Presidente do Conselho Fiscal (Vedor Mor), distinguindo-se entre eles

Nas áreas urbanas, famílias que dispõem de pequenos lotes ou têm acesso a terrenos públicos utilizam esses espaços para a pro- dução de alimentos para o autoconsumo como forma

Tendo em vista a escassez de estudos sobre o tratamento de estrogênios de água e materiais como biofertilizantes, este trabalho procurou avaliar a ocorrência e mobilidade no perfil

II → os pareceres e os relatórios de um grande nú- mero de instâncias éticas, tendo lugar de destaque doravante nas reflexões éticas quase oficiais sobre o sujeito, especialmente