• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO. MIZAC Fluoxetina 20 mg Cápsulas duras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO. MIZAC Fluoxetina 20 mg Cápsulas duras"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO

MIZAC

Fluoxetina 20 mg

Cápsulas duras

Composição:

Cada cápsula dura contém:

Fluoxetina ... 20 mg (sob a forma de cloridrato de fluoxetina)

Excipiente q.b.p. ... 1 cápsula dura Forma farmacêutica e apresentação:

Cápsulas duras doseadas a 20 mg de fluoxetina - emb. de 10, 30 e 60 cápsulas. Categoria farmacoterapêutica:

Grupo farmacoterapêutico: 2.9.3 Antidepressores. Código ATC: N06AB03 FLUOXETINE

Titular da Autorização de Introdução no Mercado: LABESFAL - Laboratórios Almiro, S.A.

Campo de Besteiros - Portugal Indicações terapêuticas:

Depressão: a fluoxetina está indicada no tratamento da depressão e ansiedade associada. Bulimia nervosa.

Distúrbios obsessivo-compulsivos. Contra-indicações:

Hipersensibilidade à fluoxetina ou a qualquer dos excipientes.

A fluoxetina não deve ser administrada a doentes com insuficiência renal grave (GFR <10 ml/min) dado poder ocorrer acumulação nesses doentes durante um tratamento crónico.

Crianças com idades inferiores a 15 anos. Associação com IMAO.

A fluoxetina deve ser utilizada com precaução em pacientes com história de convulsões. Efeitos indesejáveis:

Frequência superior a 10 %:

- Sistema Nervoso Central: Cefaleias, nervosismo, insónia; - Gastrointestinal: Náuseas, diarreia, xerostomia.

(2)

Frequência entre 1 e 10 %:

- Sistema Nervoso Central: Ansiedade, tonturas, fadiga, sedação; - Dermatológicos: Rash, prurido;

- Endócrinas e Metabólicas: Síndroma da secreção inapropriada de hormona antidiurética, hipoglicémia, hiponatrémia (principalmente em idosos e doentes com deplecção de volume);

- Gastrointestinais: Anorexia, dispepsia, obstipação; - Neuromusculares: tremor;

- Diaforese.

Frequência menor que 1 %:

Reacções extrapiramidais, alterações da visão, reacções anafiláticas, alergias.

Foram notificados casos raros de manifestações hemorrágicas, tais como, equimoses, hemorragia ginecológica, gastrointestinal e outras hemorragias cutâneas ou mucosas. Interacções medicamentosas e outras:

O fármaco induz a enzima CYP2C9 e inibe a enzima CYP1A2, 2C9, 2C18, 2C19, 2D6, e 3A3/4. Podem ocorrer os seguintes efeitos:

- Pode aumentar o efeito com tricíclicos; - Pode aumentar ou diminuir o efeito do lítio;

- Aumenta a toxicidade do diazepam, trazodone devido a diminuição da “clearance”, aumenta a toxicidade com os inibidores da MAO;

- Pode aumentar a acção de fármacos ligados a proteínas, por aumentar a concentração de fármaco livre (ex. “warfarina”).

Recomenda-se precaução se for necessário a administração conjunta de fluoxetina e fármacos activos sobre o SNC, incluindo o lítio.

Os dados sobre os efeitos da administração concomitante de fluoxetina e inibidores da monoamino oxidade (IMAO) são limitados. Deve evitar-se o uso combinado. No mínimo devem decorrer 14 dias entre a suspensão da terapêutica com um medicamento IMAO e o início do tratamento com fluoxetina. Devido às longas semi-vidas da fluoxetina e da norfluoxetina devem decorrer no mínimo 5 semanas entre a suspensão da terapêutica com fluoxetina e o início de uma terapêutica com um medicamento IMAO.

Verificaram-se alterações dos níveis plasmáticos, previamente estáveis, de outros antidepressivos quando se administrou fluoxetina em combinação.

A fluoxetina liga-se extensamente às proteínas plasmáticas e como tal a administração de fármacos que a desloquem pode alterar as concentrações plasmáticas, ou vice-versa. Há um aumento do risco de hemorragia na administração concomitante de MIZAC com anticoagulantes, fármacos com efeito na função plaquetária (ex.: anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) , ácido acetilsalicílico e ticlopidina) ou outros fármacos que possam aumentar o risco de hemorragia.

Terapêutica com electrochoques: Não existem estudos clínicos que estabeleçam o benefício do uso combinado da terapêutica com electrochoques e fluoxetina. Existem referências raras a convulsões prolongadas em pacientes a tomar fluoxetina e a fazerem terapêutica com electrochoques.

Fenitoína: aumento das taxas plasmáticas de fenitoína com sintomas de sobredosagem (inibição do metabolismo hepático da fenitoína). Vigilância clínica e eventualmente

(3)

controlo das taxas plasmáticas de fenitoína. Se necessário deve ser adaptada a posologia durante o tratamento com a fluoxetina e após a sua paragem.

A administração conjunta de fluoxetina com triptofano originou casos de agitação, insónias e distúrbios gastrointestinais em alguns doentes.

Precauções especiais de utilização:

Quando de insuficiência hepática ou insuficiência renal grave deverá administrar-se este medicamento com prudência. Os doentes deverão ser vigiados até ao aparecimento dos sintomas antidepressivos sob o ponto de vista de aparecimento de sintomas maníacos. Cerca de 1 % de doentes manifestam estados hipomaníacos ou maníacos. Nunca esquecer a possibilidade de uma activação de estados hipomaníacos/maníacos em doentes apresentando afecções afectivas graves e tratados por outros antidepressivos. Nos diabéticos quando do tratamento pode observar-se uma hipoglicémia e quando da paragem do tratamento antidepressivo uma hiperglicémia.

Foram notificados casos de hemorragia, por vezes graves, associados com a utilização de inibidores da recaptação da serotonina (paroxetina, fluvoxamina, fluoxetina, citalopram, sertralina, nefazodona, ventafaxina e clomipramina). Recomenda-se precaução na administração concomitante com anticoagulantes, fármacos que tenham efeito na função plaquetária (ex.: anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), ácido acetilsalicílico e ticlopidina) ou outros fármacos que possam aumentar o risco de hemorragia.

Igualmente se recomenda precaução na utilização destes fármacos em doentes com alterações hemorrágicas.

A frequência dos efeitos secundários de MIZAC pode aumentar durante a utilização concomitante de produtos naturais ou preparações à base de extractos vegetais que possuam na sua composição Hypericum perforatum.

Utilização em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos:

MIZAC não deve normalmente ser utilizado em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos. Importa igualmente assinalar que os doentes com idade inferior a 18 anos correm maior risco de sofrerem efeitos secundários tais como, tentativa de suicídio, ideação suicida e hostilidade (predominantemente agressividade, comportamento de oposição e cólera) quando tomam medicamentos desta classe. Apesar disso, o médico poderá prescrever MIZAC para doentes com idade inferior a 18 anos quando decida que tal é necessário. Se o seu médico prescreveu MIZAC para um doente com menos de 18 anos e gostaria de discutir esta questão, queira voltar a contactá-lo. Deverá informar o seu médico se algum dos sintomas acima mencionados se desenvolver ou piorar quando doentes com menos de 18 anos estejam a tomar MIZAC. Assinala-se igualmente que não foram ainda demonstrados os efeitos de segurança a longo prazo no que respeita ao crescimento, à maturação e ao desenvolvimento cognitivo e comportamental do MIZAC neste grupo etário.

Efeitos durante a gravidez e lactação:

Estudos de reprodução foram efectuados em ratos e coelhos com doses 9 a 11 vezes superiores à dose máxima utilizada em humanos (80 mg). Estes estudos não revelaram qualquer indício de malformação do feto atribuíveis ao hidroclorato de fluoxetina. Contudo, não há estudos adequados e rigorosamente controlados em mulheres grávidas.

(4)

Como, na ausência de dados clínicos, os estudos animais devem ser extrapolados, as cápsulas de Fluoxetina só devem ser administradas durante a gravidez se forem especificamente indicadas. Como a Fluoxetina é excretada no leite, as cápsulas de Fluoxetina também não devem ser administradas durante o aleitamento.

Efeitos sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas:

Normalmente não se espera uma alteração da capacidade de condução de veículos e utilização de máquinas. No entanto, não devem ser excluídos efeitos individuais imprevisíveis no Sistema Nervoso Central, sobretudo no início do tratamento com a Fluoxetina.

Lista de excipientes:

As cápsulas duras contêm lactose, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro amarelo (E 172), amarelo de quinolina (E 104) e carmino indigo (E 131).

Posologia e modo de administração: Para administração oral apenas em adultos. Depressão:

Tratamento inicial: a dose inicial recomendada é de 20 mg por dia, administrados de manhã.

Depois de várias semanas de tratamento, e no caso de não se observar melhoria clínica, pode-se considerar um aumento da dose. As doses superiores a 20 mg/dia devem ser administradas duas vezes por dia (por exemplo de manhã e ao meio-dia) e não se deve exceder a dose máxima de 80 mg/dia.

Como sucede com outros antidepressivos, para que se atinja o efeito antidepressivo total, podem ser necessárias 4 ou mais semanas de tratamento.

Manutenção, continuação, tratamento prolongado: não existem dados suficientes para poder fazer uma recomendação quanto à duração do tratamento com fluoxetina. Em geral, os episódios agudos de depressão necessitam de vários meses de tratamento prolongado ou de manutenção.

Bulimia nervosa:

A dose recomendada é de 60 mg/dia. Distúrbios obsessivo-compulsivos:

A dose de 20 mg/dia a 60 mg/dia é a dose recomendada para o tratamento dos distúrbios obsessivo-compulsivos.

Devido ao facto do distúrbio obsessivo-compulsivo ser uma patologia crónica, pode ser considerado o tratamento de manutenção desde que o paciente tenha respondido ao tratamento com fluoxetina. A eficácia de fluoxetina durante um período maior do que 3 semanas não foi sistematicamente avaliada. Assim, o médico deverá reavaliar a utilidade a longo prazo da fluoxetina em cada paciente.

Em qualquer das indicações, a dose de cloridrato de fluoxetina não deverá exceder os 80 mg diários.

(5)

Crianças e Adolescentes: MIZAC não deve normalmente ser utilizado no tratamento de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos.

Idosos: recomenda-se uma dose diária de 20 mg.

Insuficiência hepática: A semi-vida da fluoxetina está aumentada na insuficiência hepática. Devem ser utilizadas doses menores ou menos frequentes em caso de insuficiência hepática.

Insuficiência renal: em pacientes com insuficiência renal grave, recomenda-se a administração de doses menores ou menos frequentes.

Modo, via e momento favorável à administração:

As cápsulas devem ser deglutidas inteiras com o auxilio de água, fora ou durante as refeições, de preferência de manhã ou à noite. A ingestão em jejum acelera a absorção do principio activo.

Instruções sobre a atitude a adoptar quando for omitida uma ou mais doses:

Deve retomar o esquema posológico recomendado pelo médico, logo que possível. Sobredosagem:

A experiência clínica em casos de sobredosagem é limitada. Os principais sintomas clínicos foram: tonturas, náuseas, vómitos, hipomania, inquietação, agitação e outros sintomas do SNC. Excitação, taquicardia, perturbações da acomodação. Desconhece-se antídoto específico para a Fluoxetina. O tratamento é essencialmente sintomático e de suporte, nomeadamente:

- Deve-se provocar e manter uma corrente de ar, por forma a assegurar uma oxigenação e ventilação adequadas.

- Recomenda-se a monitorização da função cardíaca e dos sinais vitais. - Manutenção da temperatura corporal.

Dado o elevado volume de distribuição da Fluoxetina, a utilização de diurese forçada, diálise, hemoperfusão ou de uma transfusão sanguínea não traz muitos benefícios para o paciente.

Precauções particulares de conservação:

Conservar em local seco a temperatura inferior a 25ºC. Avisos:

Qualquer efeito indesejável detectado que não conste deste folheto deve ser comunicado de imediato ao seu médico ou farmacêutico.

O medicamento não deverá ser utilizado findo o prazo de validade indicado na embalagem.

Mantenha o medicamento fora do alcance e da vista das crianças. Medicamento sujeito a receita médica.

Referências

Documentos relacionados

• Reconhecer, analisar e aplicar na resolução de problemas a noção de produto escalar (determinação do ângulo entre dois vetores, posição relativa entre retas e planos); •

Além de ter sofrido alterações quanto ao período básico de cálculo - PBC, que passou também a contemplar 100% (cem por cento) dos salários-de- contribuição a contar de julho

Nos últimos anos, o tema da infraestrutura passou a ser visto como central para a política brasileira de integração, na medida em que se considera que parte das dificuldades para o

 A dynamic spectrum access (DSA) entity will be used to identify the CR opportunities, in addition, nodes can be equipped with Powerharvester receivers, allowing for

Diogo Teixeira, director do Museu da Presidência, congrat- ulou-se com a assinatura do pro- tocolo com a Câmara Municipal de Caminha e fez votos para que o futuro Museu

Crianças e adolescentes (8-18 anos de idade) com hipercolesterolemia familiar heterozigótica: o intervalo de dose recomendado é de 10-20 mg uma vez por dia para pacientes entre 8 e

- Se, por um lado, é bem certo que a Portaria Interministerial n.º 19, de 29.01.1981, proibiu e restringiu o uso e comercialização de bifenil policlorados (PCB’s, v.g.,

A eficácia de cloridrato de fluoxetina para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) foi demonstrada em dois grupos de estudo paralelos, multicêntricos, de 13