• Nenhum resultado encontrado

DATA: 10/04/2011 HORÁRIO: 09h às 12h DURAÇÃO: 3 horas NÚMERO DE QUESTÕES: 40

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DATA: 10/04/2011 HORÁRIO: 09h às 12h DURAÇÃO: 3 horas NÚMERO DE QUESTÕES: 40"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LÍNGUA PORTUGUESA ... 10

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES ... 05

CONHECIMENTOS LOCAIS ... 05

CONHECIMENTOS ESPECÍFICO ... 20

ESTADO DO PIAUÍ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ISAÍAS COELHO

CONCURSO PÚBLICO Nº. 01/2011

Concurso público para provimento de cargos de Secretário Escolar

DATA: 10/04/2011

HORÁRIO: 09h às 12h

DURAÇÃO: 3 horas

NÚMERO DE QUESTÕES: 40

(2)

——————— PORTUGUÊS ————————— CULTURA NOSSA DE CADA DIA

(Eliana Garcia)

Você sabia que os esquimós costumam passar óleo de baleia sobre o corpo? E que os chineses usam muito o broto de bambu em sua alimentação? Para nós, brasileiros, esses hábitos parecem estranhos. No entanto, eles fazem parte da cultura desses povos e têm uma explicação.

A gordura protege do frio a pele dos esquimós e evita que o calor do corpo se perca facilmente; e o bambu existe em grande quantidade na China, sendo utilizado não só na alimentação, como também na fabricação de móveis e outros objetos.

Os costumes, os hábitos alimentares, as vestimentas, os idiomas, as artes – música, dança, pintura, literatura, cinema –, as religiões, a organização social e econômica e muitas outras coisas fazem parte da cultura dos povos. Afinal, cultura é tudo aquilo que o homem cria ao se relacionar com a natureza e com os outros homens.

E como cada povo vive num ambiente diferente e tem necessidades próprias, existem várias culturas no mundo. Os índios brasileiros, que vivem em clima quente, usam poucas vestimentas sobre o corpo. Já os índios bolivianos e peruanos, que habitam em regiões altas e frias, protegem-se com gorros e ponchos de lã grossa.

O Brasil é um país que apresenta muita variedade nas suas manifestações culturais. Isso se deve ao fato de termos recebido a contribuição de três culturas diferentes: a européia, a africana e a indígena.

Dos europeus, herdamos, por exemplo, o hábito de usar talheres. Dos africanos, vários ritmos musicais. E dos indígenas, o costume de dormir em redes, bastante difundido no Nordeste, e de tomar banhos diários.

Tomando por base o texto acima, responda às questões de 1 a 10.

01. De acordo com o texto, “cultura” é:

a) Tudo aquilo que o homem cria em interação com os outros homens, independentemente da relação com a natureza;

b) Tudo aquilo que o homem cria em interação com a natureza, independentemente da relação com os outros homens;

c) Tudo aquilo que o homem cria, não importando a relação com a natureza e com os outros homens;

d) Tudo aquilo que o homem cria ao se relacionar com a natureza e com os outros homens.

02. Pode-se perceber que a cultura difere de um povo para outro. De acordo com o texto, por que isso acontece?

a) Porque cada povo é nômade, ou seja, vive mudando constantemente de habitat;

b) Porque cada povo vive em um ambiente diferente, com características e necessidades próprias;

c) Porque cada povo sabe das necessidades que tem, por exemplo, necessidade de água, de alimento e de trabalho;

d) Porque os povos procuram sempre se aproximar uns dos outros para aprender a cultura do outro e, assim, viver melhor.

03. De acordo com o entendimento que se faz do texto, marque a opção CORRETA:

a) O povo brasileiro só herdou influências dos europeus;

b) O povo brasileiro herdou vários ritmos musicais dos africanos;

c) O Brasil apresenta pouca variedade nas suas manifestações culturais;

d) O que há de melhor na nossa cultura o Brasil herdou dos indígenas.

04. Pode-se afirmar sobre a linguagem utilizada no texto que:

a) É fundamentalmente conotativa, visto que o texto fala das artes, como cinema e literatura; b) Embora tenha passagens denotativas, o que prevalece é o sentido conotativo, em função da caracterização artística do texto;

c) É, sem dúvida, predominantemente denotativa, levando em consideração, dentre outros fatores, o caráter informativo e objetivo do texto; d) É denotativa, levando em consideração, dentre

outros fatores emotivos, o caráter subjetivo marcante no texto.

05. Observe a passagem abaixo e marque a opção CORRETA:

“Dos europeus, herdamos, por exemplo, o hábito de usar talheres. Dos africanos, vários ritmos musicais.” (Último parágrafo)

Analisando a colocação da vírgula após a expressão “Dos africanos”, consta-se que ela (a vírgula) foi usada para indicar a supressão da palavra “herdamos”, já presente na oração anterior. Tal procedimento evita que o texto fique repetitivo e enfadonho. Esse recurso recebe a denominação de: a) Zeugma;

b) Silepse; c) Anacoluto; d) Hipérbato.

(3)

06. Observe a passagem abaixo e marque a opção CORRETA:

“Isso se deve ao fato de termos recebido a contribuição de três culturas diferentes: a européia, a africana e a indígena. (Quinto parágrafo)” Analisando a colocação do pronome oblíquo “se” (destacado na passagem acima), no que preconiza rigorosamente a norma culta da língua portuguesa, pode-se afirmar que:

a) A única maneira correta é a colocação do “se” depois da palavra “deve”;

b) O pronome demonstrativo “Isso” exerce atração sobre o “se”, portanto a colocação do “se” deve ser feita em próclise;

c) Também estaria correta a colocação do “se” da seguinte forma: “Isso-se deve...”;

d) A maneira mais correta para a colocação do “se” seria: “Isso deve-se...”.

07. Observe as palavras destacadas na passagem “[...]protegem-se com gorros e ponchos de lã grossa” (quarto parágrafo). Se tivéssemos as palavras “fio e lã”, estaria INCORRETA a concordância do adjetivo em:

a) Fio e lã grossa; b) Fio e lã grosso; c) Fio e lã grossos; d) Lã e fio grossos.

08. Observe a oração destacada abaixo e marque a opção CORRETA:

“E como cada povo vive num ambiente diferente e tem necessidades próprias, existem várias culturas no mundo.” (Quarto parágrafo)

a) A forma verbal “existem” faz com que a oração tenha um sujeito indeterminado;

b) A expressão “várias culturas no mundo” classifica-se como objeto direto, visto que o verbo “existir”, nesta oração, é transitivo direto; c) Na verdade, tem-se um sujeito simples, e o verbo

“existir”, nesta oração, classifica-se como intransitivo;

d) Na verdade, o verbo existir, nesta oração, assume duas classificações: ele é, ao mesmo tempo, verbo transitivo direto e intransitivo. 09. Observando a oração “Você sabia que os esquimós

costumam passar óleo de baleia sobre o corpo?” (primeiro parágrafo), percebe-se que a palavra destacada introduz uma oração:

a) Subordinada substantiva objetiva direta; b) Subordinada substantiva completiva nominal; c) Subordinada adjetiva restritiva;

d) Subordinada adverbial consecutiva.

10. A expressão destacada na passagem “Isso se deve ao fato de termos recebido a contribuição de três culturas diferentes: a européia, a africana e a indígena” classifica-se, sintaticamente como: a) Vocativo; b) Adjunto adverbial; c) Predicativo do sujeito; d) Aposto; ————— CONHECIMENTOS GERAIS ————— ——————— ATUALIZADADES ——————— 11. Deslizamento no Rio de Janeiro está entre os

dez piores do mundo, diz ONU

Os desabamentos de terra que atingiram a região serra do Rio de Janeiro com as fortes chuvas já estão entre os dez piores deslizamentos dos últimos dez anos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). A tragédia já vitimou mais de 500 pessoas, número superior ao de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da organização. (http:// www.smabc.org.br/, acessado em 08/02/2011) Os deslizamentos de terra no Rio de Janeiro, embora fato recorrente, chamam a atenção nesse ano de 2011, pelo expressivo número de vítimas. Podem ser consideradas como causas para tais deslizamentos.

a) O volume de chuvas, exclusivamente, já que foi o maior já registrado na história do Rio de Janeiro.

b) A concentração de chuvas associada a uma ocupação desordenada do espaço em área de encostas íngremes.

c) O volume de chuvas associado aos movimentos tectônicos, comuns na região Sudeste do Brasil. d) O volume de chuvas associado à presença de uma densa cobertura vegetal, o que acelera a erosão das encostas.

12. Diário Oficial publica veto de Lula à divisão de royalties do pré-sal

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (23/12/2010) o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao modelo de divisão dos royalties do pré-sal, aprovado pelo Congresso Nacional (http://g1.globo.com, acessado em 08/02/2011). As descobertas de grandes reservas de petróleo na camada pré-sal serviram para levantar uma discussão acerca da distribuição dos royalties da exploração desse recurso natural. O modelo de partilha, aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visava:

a) A divisão do dinheiro arrecadado com a produção de petróleo entre todos os estados, independente de serem ou não produtores. b) Beneficiar os estados produtores, como o Rio

de Janeiro e o Espírito Santo.

c) Excluir os estados não-produtores da partilha dos royalties

d) Transferir para o Congresso Nacional, o direito da partilha dos royalties.

(4)

13. Leia a fábula a seguir:

Um fazendeiro e sua esposa tinham uma galinha que, todo dia, sem falta, botava um ovo de ouro. Desconfiados de que dentro dela teria uma grande quantidade de ouro, mataram ela para enfim pegar tudo de uma só vez.

Então, para surpresa dos dois, viram que a galinha, em nada era diferente das outras.

Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já tinham

Autor: Esopo, obtido em http:// cantinhodasfabulas.vilabol.uol.com.br Partindo da fábula e fazendo uma correlação acerca da exploração dos recursos naturais, fonte material para o progresso da humanidade, deve-se inferir que:

a) O desenvolvimento econômico deve ser obtido a qualquer custo.

b) O progresso só é possível com a exploração exaustiva dos recursos naturais.

c) A exploração dos recursos naturais deve ser racional para garantir o desenvolvimento sustentável.

d) A relação entre sociedade e natureza é inevitavelmente conflituosa

14. A questão energética é considerada estratégica para as atividades econômicas de qualquer país. Atualmente, a energia está sendo focalizada conjuntamente com o problema dos respectivos impactos ambientais desde a fase de exploração até a de consumo. No Brasil, cerca de 80% da eletricidade produzida é obtida em usinas hidrelétricas. Nesse sentido, podemos afirmar corretamente que:

a) O modelo energético do Brasil está livre de impactos ambientais.

b) A produção de energia em usinas hidrelétricas é a única alternativa possível ao Brasil. c) A hidroeletricidade não atende às necessidades

de desenvolvimento do país, além de produzir grandes impactos ambientais.

d) O modelo energético brasileiro, apesar do uso de uma fonte primária renovável, provoca consideráveis impactos ambientais na construção de usinas hidrelétricas.

15. A globalização pode ser considerada como consequência direta do desenvolvimento científico e tecnológico, apresentando reflexos nas mais variadas instâncias da sociedade humana, como nos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Assim sendo, considerando os aspectos econômicos a partir dos dados da tabela a seguir, é possível afirmar corretamente que:

a) As disparidades econômicas internacionais estão aumentando

b) A produção de riquezas nos países pobres superou, proporcionalmente, a produção de riqueza nos países desenvolvidos.

c) Houve redução das desigualdades econômicas internacionais.

d) A evolução do PIB per capita dos países pobres ocorre na mesma proporção dos países mais ricos.

————— CONHECIMENTO LOCAL ————— Leia o trecho a seguir e responda às questões 16, 17 e 18.

“O município teve origem numa feira realizada aos domingos, que atraia grande quantidade de moradores da região, espalhados em áreas das Fazendas Nacionais. Os primeiros comerciantes do local onde se efetivou a feira foram os senhores João Antonio Pinheiro, Jacinto Ferreira Passos e Evêncio Pereira Rocha. Em 1952, deram início à construção de uma Igreja na sede do povoado, sendo inaugurada em 1953. Os vereadores eleitos, quando o povoado pertencia a Simplício Mendes, foram Otílio Manoel Rodrigues e Leonicio Vieira de Moura. Com o desenvolvimento do lugar, seus moradores tiveram a ideia de emancipação do município. O movimento alcançou êxito pela Lei nº. 2.549, de 9 de dezembro de 1963, que deu autonomia administrativa. A instalação oficial ocorreu a 18 de abril de 1964, já com o topônimo de Isaías Coelho”

Fonte: Isaias Coelho. In: Perfil dos Municípios Piauienses. Teresina: Fundação Cepro. 1992, p. 223.

16. Segundo o fragmento de texto acima, o município de Isaías Coelho teve sua origem ligada:

a) À criação de um açude.

b) Ao desenvolvimento da atividade da piscicultura. c) À criação de uma feira comercial que atraiu

populares.

(5)

17. Com referência ao trecho acima podemos analisar que no crescimento do povoado e no surgimento da cidade de Isaías Coelho houve além da ação do poder político, a participação da (o):

a) Atividade econômica da cana-de-açúcar, pela riqueza do solo da região.

b) Poder religioso na congregação da população local e vizinha; o exemplo desse poder é a construção de um templo religioso.

c) Governo federal na construção de cidades para povoar a Região Nordeste.

d) Poder municipal para desenvolver a cidade de Simplício Mendes.

18. O povoado que deu origem ao município de Isaías Coelho se desenvolveu pela atividade comercial na região, favorecida pelos populares que viviam em torno das fazendas nacionais que representavam:

a) Propriedades particulares que pertenciam a João Antonio Pinheiro, Jacinto Ferreira Passos e Evêncio Pereira Rocha.

b) Grande comércio de gado de João Antonio Pinheiro.

c) Locais de feiras nos municípios piauienses. d) Fazendas pertencentes ao Estado, que, no

período colonial, eram dos jesuítas.

19. Analise o dado abaixo referente à infraestrutura básica e condições sanitárias do município de Isaías Coelho e assinale a alternativa CORRETA: Distribuição dos domicílios segundo a existência de banheiro ou sanitário

EXISTÊNCIA DE BANHEIRO

OU SANITÁRIO DOMICÍLIOS ATENDIDOS

Nº. ABSOLUTO %

Dispunham 427 24,9

Não dispunham 1.289 75,1

TOTAL 1.716 100,0

Fonte: IBGE, Censo Demográfico – 2000. In: http:// www.cepro.pi.gov.br/download/201012/CEPRO20_d69405ca43.pdf Acesso em 29/01/20101.

a) O poder público de Isaías Coelho não precisa se preocupar com o saneamento básico da população, na sua maioria já possui banheiros e sanitários em seus domicílios.

b) A porcentagem dos que dispõem de banheiros ou sanitários em seus domicílios é equivalente aos que não dispõem.

c) O poder público precisa desenvolver políticas públicas para atender a maioria de sua população que não dispõe de banheiros ou sanitários em seus domicílios, provocando problemas de saneamentos básicos.

d) Podemos analisar que os dados acima não são preocupantes porque as doenças provocadas pela inexistência de saneamento não representam o grande alvo do poder público estadual e municipal.

20. O município de Isaías Coelho criado em 1963 pela lei nº. 2. 549 recebeu este topônimo em homenagem.

a) Ao grande fazendeiro da região Isaías Furtado de Abreu Coelho.

b) Ao médico Isaías Rodrigues Coelho.

c) Ao chefe político muncipal Osvaldo Isaías Coelho.

d) Ao comerciante Isaías Ferreira Passos Coelho que iniciou a primeira feira na localidade. ———— CONHECIMENTO ESPECÍFICO ———— 21. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Esse texto está contido na:

a) Constituição da Republica Federativa do Brasil; b) Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do

Adolescente);

c) Lei nº 9394/06 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN);

d) Nenhuma das alternativas.

22. A Lei 9394/06, de 20/12/2006, estabelece a seguinte composição dos níveis escolares: a) Educação Básica, Ensino Médio e Ensino

Superior;

b) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;

c) Educação básica (formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Educação superior;

d) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

23. O que representam, para o educando, ao final de três anos, os cursos ministrados no ensino medio: a) Habilitação para prosseguimento dos estudos; b) Preparação básica para o trabalho e a

cidadania;

c) Aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual;

d) Todas as alternativas anteriores estão corretas. 24. Marque a alternativa correta, quanto ao significado

da função social da escola:

a) A escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social;

b) O aluno deverá ser motivado a participar de maneira ativa, na construção do seu aprendizado;

c) O professor buscará proporcionar um ambiente escolar agradável,onde o educando possa se desenvolver como pessoa e interagir com o saber;

(6)

25. Na estrutura organizacional, a Secretaria é o setor da administração escolar cuja equipe colabora com a direção da escola numa ação centralizadora e abrangente, por seu relacionamento com todos os demais setores envolvidos no processo pedagógico e da vida escolar. Neste contexto, as suas principais atribuições são:

a) Registrar e controlar documentos e informações;

b) Expedir documentos, certificados e elaborar atas;

c) Classificar e arquivar documentos; d) Todas as alternativas estão corretas.

26. A fonte das informações que constitui o acervo da Secretaria Escolar, gera documentos diversos, dentre os quais, alguns dos enumerados a seguir: I. Diários de classe e Livro de Ata dos Conselhos

de classe;

II. Livro para Expedição e Registro de Certificados / Diplomas;

III. Cadernos de anotações dos alunos IV. Provas e trabalhos individuais do alunado Estão CORRETAS:

a) Todas b) Nenhuma c) Apenas I e II d) Apenas III e IV

27. O diário de classe constitui-se importante fonte de informaçao do desempenho discente, razão pela qual, deve estar atualizado quanto a: a) Assinatura da Direção da Escola;

b) Registro discriminado do conteúdo desenvolvido. c) Notas e frequência do alunado;

d) Assinatura da Coordenação Pedagógica. 28. A efetivação da transferência do vínculo escolar

do aluno, de uma instituição para outra, se dá através da expedição de qual documento específico?

a) Boletim;

b) Guia de transferência e anexos; c) Ata dos resultados finais; d) Nenhuma das alternativas.

29. Nas matrizes curriculares aprovadas com as especificações cabíveis, destinadas à qualificação, como ocorre a certificação?

a) Expede-se Diploma para os cursos Técnicos, independente do cumprimento do estágio supervisionado quando obrigatório.

b) Expede-se Certidão de conclusão de curso, para todos os cursos

c) Expede-se certificado de conclusão, para cursos de Ensino Médio, Curso de Educação de Jovens e adultos, dentre outros;

d) Nenhuma das alternativas

30. Um código de ética se constitui em:

a) Um instrumento que serve para orientar a postura social dos servidores em face dos diferentes públicos com os quais interage;

b) Um mecanismo de sensibilização para reflexão e troca de idéias;

c) Um documento que servirá de parâmetro para determinados comportamentos, tornando claras as responsabilidades;

d) Todas as alternativas estão corretas.

31. Que aspectos importantes não são abordados no código de ética do servidor publico?

a) Plano de cargos e salários, progressão funcional;

b) Respeito às leis do país proteção do patrimônio, pratica de corrupção em geral;

c) Lealdade entre funcionários, assedio moral, uso de drogas;

d) Nenhuma das alternativas atende ao enunciado. 32. A criança e o adolescente tem direitos fundamen-tais, inerentes a pessoa humana, assegurados através:

a) Da família e da sociedade; b) Da Lei n.8069, de 13.07.90; c) Do poder publico e da igreja;

d) Todas as alternativas estão corretas.

33. O Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece o direito à educação, visando o preparo para o exercício da cidadania nas seguintes condições, EXCETO:

a) Acesso à escola publica próxima de sua residência;

b) Condições diferenciadas para acesso e permanência na escola;

c) Direito ao respeito pelos seus educadores; d) Direito de organização e participação em

entidades estudantis.

34. Atualmente, o computador se constituiu uma ferramenta indispensável no cotidiano das pessoas. Na secretaria escolar é de relevante importância, na interface com os usuários e na interação com o corpo docente e discente. Considerando tal afirmação, julgue os seguintes itens:

I. A minimização de esforços e maximização de resultados está diretamente relacionada ao uso do computador;

II. A qualidade dos serviços prestados é influenciada diretamente pelo uso de elementos informáticos;

III. O principal gargalo nas estruturas informáticas é a incapacidade de armazenamento de grande volume de informações, pois não existem formas de aumentar a capacidade de armazenamento.

Está CORRETO o que se afirma em: a) Somente I;

b) I e II apenas; c) Apenas III;

(7)

35. Considerando a evolução tecnológica, que atividades da Secretaria Escolar poderiam tornar-se mais eficientes e eficazes, utilizando o computador, através de um sistema próprio: a) Diário de classe eletrônico;

b) Expedição do certificado de conclusão de curso ou diploma;

c) Emissão de históricos escolares, declarações, relatórios;

d) Todas as alternativas estao corretas.

36. A escrituração escolar é o registro sistemático dos fatos e dados referentes ao aluno e a unidade escolar, objetivando assegurar a qualquer tempo, a verificaçao:

a) Do funcionamento da escola;

b) Dos resultados pedagógicos alcançados pela escola;

c) Do cumprimento da legislação, normas e diretrizes;

d) Nenhuma alternativa está errada.

37. A arte do relacionamento humano que surge quando dois ou mais indivíduos se encontram chama-se relações humanas. Isto posto, podemos afirmar que:

I. O relacionamento interpessoal é caracterizado através dos eventos que acontecem no lar, na escola, na igreja etc.,

II. O relacionamento intrapessoal é caracterizado pela comunicaçao que mantemos conosco mesmo quando meditamos, refletimos etc. III. A paciência e o comodismo, são ações de

relacionamento com pessoas de natureza benéfica.

Está CORRETO o que se afirma em: a) I e II;

b) Apenas II; c) II e III; d) Apenas III.

38. Sobre as relações entre Professor/Aluno, no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens abaixo:

I. Dependem fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir;

II. Não dependem da criação das pontes entre o conhecimento e o dos alunos;

III. O Professor deve educar para as mudanças, para a liberdade possível, para a formação de um cidadão consciente.de suas responsabilidades.

Está CORRETO o que se afirma em: a) Todas;

b) I e III; c) Apenas II; d) Nenhuma.

39. O planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores no seu trabalho pedagógico envolvendo a interação com os educandos. Nesse sentido:

I. É elaborado, pelo professor, um plano de ensino com sua proposta de trabalho por disciplina;

II. O plano de ensino deve ser percebido como um instrumento orientador do trabalho docente; III. O planejamento e o plano se complementam

no processo da prática docente. Está CORRETO o que se afirma em: a) Apenas III;

b) Nenhuma; c) Todas; d) Apenas I.

40. A Lei 9394/06 introduziu o Exame Nacional do Ensino Médio como instrumento de seleção para ingresso em Universidades. Trata-se portanto do: a) INEP;

b) ENADE; c) ENEM; d) SINAES.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Além do regime normal do trabalho nocturno, admite-se a prestação de trabalho extraordinário em período nocturno, não podendo para o efeito ultrapassar a 7 horas semanais. Trabalho

sob a ação da vacinação antivariolica, pois em apenas metade dos casos a prova de Mantoux foi positiva, não demonstrando o exame clinico lesão pulmonar ativa em caso algum..

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa instituído pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito da Coordenação de

Pela leitura deste apanhado pode-se argumentar dizendo que os fenomenos relatados são ligados a uma lepra hepatica que evolue: res- pondemos com os seguintes fatos: a lepra do ligado

Este trabalho é resultado de uma parceria entre a biblioteca e o setor de PD&I da Embrapa Meio Ambiente onde, através da aplicação do método de análise

O presente trabalho tem como objetivo descrever os principais grupos Þ toplanctônicos do aß uente e eß uente de uma fazenda de criação do camarão marinho Litopenaeus vannamei

Objeto: Objeto: Pregão Eletrônico - O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para a contratação de serviços de Seguro total com cobertura contra

Regiane através de contato telefônico, explicamos que a mesma foi atendida pela médica de estratégia saúde da família em 22 de Maio de 2014, onde foi realizado encaminhamento