• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBITINGA CONCURSO PÚBLICO 001/2007 ANEXO I DESCRIÇÕES SUMÁRIAS:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBITINGA CONCURSO PÚBLICO 001/2007 ANEXO I DESCRIÇÕES SUMÁRIAS:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBITINGA

CONCURSO PÚBLICO 001/2007

ANEXO I

DESCRIÇÕES SUMÁRIAS:

Cód. 01 - ANALISTA DE COMPRAS

Atividades: receber requisições de compras; executar processo de cotação; concretizar a compra de serviços, de produtos, matérias-primas e equipamentos, identificando o tipo, qualidade, natureza, origem e demais especificações dos mesmos, para órgãos públicos; acompanhar o fluxo de entregas; contratar fornecedores de materiais e serviços; supervisionar equipe e processos de compras; preparar relatórios e fazer o papel de interlocutor entre requisitantes e fornecedores; elaborar editais e coordenar licitações.

Cód. 02 - ANALISTA DE CONTAS

Atividades: Elaborar contrato; administrar os tributos devidos pela Prefeitura; registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes, e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaborar demonstrações contábeis; prestar consultoria e informações gerenciais; realizar auditoria interna e externa; atender solicitação de órgãos fiscalizadores e realizar perícia; elaborar balancetes da receita e da despesa e balanço no final do exercício, na forma da lei 4.320/04 e orientação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; conhecer sistema de informática de contabilidade pública, adotado pelo Programa AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; comunicar-se com outros órgãos públicos, e responsabilizar-se pela contabilidade da Prefeitura.

Cód. 03 - ASSISTENTE SOCIAL

Atividades: Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e privada; orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionados à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.

Cód. 04 - COLETOR DE LIXO

Atividades: Conservam a limpeza de logradouros públicos por meio de coleta de lixo, varrições, lavagens, pintura de guias, aparo de gramas etc. Lavam vidros de janelas e fachadas de edifícios e limpam recintos e acessórios dos mesmos. Executam instalações, reparos de manutenção e serviços de manutenção em dependências de edificações. Atendem transeuntes, visitantes e moradores, prestando-lhes informações. Zelam pela segurança do patrimônio e das pessoas, solicitando meios e tomando providências para a realização dos serviços.

Cód. 05 - ESCRITURÁRIO

Atividades: Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem funcionários e público em geral, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparam relatórios e planilhas; executam serviços gerais de escritórios.

Cód. 06 - MARCENEIRO

Atividades: Preparam o local de trabalho, ordenando fluxos do processo de produção, e planejam o trabalho, interpretando projetos desenhos e especificações e esboçando o produto conforme solicitação. Confeccionam e restauram produtos de madeira e derivados (produção em série ou sob medida). Entregam produtos confeccionados sob-medida ou restaurados, embalando, transportando e montando o produto no local da instalação em conformidade a normas e normas e procedimentos técnicos e de segurança, qualidade, higiene e preservação ambiental.

Cód. 07 - MARINHEIRO REGIONAL DE CONVÉS:

Atividades: pilotar e comandar a embarcação especificadamente sobre águas fluviais; transportar veículos, passageiros, respeitando os limites de carga da embarcação em questão, de uma borda à outra que intermediam o rio, encurtando com esse procedimento distâncias e economizando tempo; cuidar para que os condutores dos veículos, no momento da travessia, se encontrem fora dos mesmos, evitando acidentes; realizar o trabalho manual de amarração de espias (cabos que se passam de uma embarcação a um ponto fixado ao solo) ao atracador; cuidar para que a plataforma de embarque e desembarque da embarcação fique o máximo possível junto ao solo da borda do rio, no momento do embarque e desembarque, evitando com isso espaços que poderão causar possíveis acidentes; cuidar da manutenção e limpeza do convés; ter conhecimento de primeiros socorros e de mergulho, para um pronto socorro, quando necessário a um atendimento de urgência; manter sempre em conservação coletes, bóias e botes de salvamento; conduzir a embarcação de transportes com a periodicidade estipulada, podendo ser modificada somente em caso de carga anterior insuficiente

(2)

ao transporte de toda frota, ou de estrita emergência; incentivar a preservação e a limpeza dos rios.

Cód. 08 - MARINHEIRO REGIONAL DE MÁQUINAS

Atividades: Comandam e imediatam pequenas embarcações, auxiliando o comandante na administração de bordo e no serviço de manobras; chefiam praça de máquinas; transportam cargas e passageiros; realizam manobras, serviços e manutenção no convés; operam máquinas; realizam manutenção preventiva e corretiva da praça de máquinas e aplicam procedimentos de segurança.

Cód. 09 - PSICÓLOGO

Atividades: Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

Cód. 010 - TELEFONISTA:

Atividades: Operam equipamentos de telefones e PABX, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando-se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o público em geral, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

(3)

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBITINGA

CONCURSO PÚBLICO 001/2007

ANEXO II

PROGRAMA DE PROVA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

MARINHEIRO REGIONAL DE CONVÉS ( * ) MARINHEIRO REGIONAL DE MÁQUINAS ( * ) COLETOR DE LIXO

MARCENEIRO ( * )

( * ) Atenção verificar também os respectivos programas de conhecimentos específicos CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Acentuação gráfica Crase Ortografia Encontros vocálicos Dígrafos Adjetivo Pontuação

Substantivo – gênero, número, grau Separação de sílabas Pronomes Sinônimo Antônimo Verbos Interpretação de texto MATEMÁTICA

Adição, subtração, divisão e multiplicação de números inteiros e fracionários.

Porcentagem Geometria

Medidas: de comprimento, de superfície, de capacidade, de massa, de tempo.

MARINHEIRO REGIONAL DE CONVÉS ( * ) MARINHEIRO REGIONAL DE MÁQUINAS ( * ) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Lei nº 9.537/97. Dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências.

- Decreto 2.596/98. Regulamenta a Lei nº 9.537/97. Dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional MARCENEIRO ( * ) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Instrumentos Utilizados 2. Tipos de madeiras 3. Compensados 4. Aglomerados

5. Composição da madeira compensada 6. Fixação por casilhas

7. Tipos de vernizes para madeira

8. Como reparar pequenos defeitos em madeiras 9. Gabarito de corte

10. Madeira empenada 11. Acabamentos

(4)

ENSINO MÉDIO COMPLETO ESCRITURÁRIO TELEFONISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Fonética e Fonologia Divisão Silábica Acentuação Gráfica Emprego do hífen Ortografia Pontuação

Processos de Formação das Palavras Estrutura das Palavras

Classes Gramaticais

Pronomes: emprego e colocação

Empregos de tempos e modos verbais, vozes do verbo

Concordância nominal e verbal Crase

Interpretação de texto Análise Sintática Análise Morfológica

Regência Verbal e Nominal Figuras de Linguagem Vícios de Linguagem

MATEMÁTICA

Conjuntos Numéricos R, N, inteiros Expressões Algébricas

Potenciação Radiciação

Equação e Inequação do 1º grau Fatoração

Regra de Três Simples e composta Porcentagem

Juros Simples e Compostos Equação do 2º grau

Funções do 1º e do 2º graus Geometria

Relações e funções

Sistema decimal de medidas: Unidade de comprimento e superfície.

Área das Figuras Planas

ESCRITURÁRIO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos em Informática: WORD, EXCEL E INTERNET.

TELEFONISTA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Princípios básicos: tonalidades da voz, identificação do local;

2. Seleção de telefonemas: chamadas para seu executivo, transferências de ligações, mais de um telefone sobre a mesa;

3. Realização de telefonemas; 4. Conversas prolongadas; 5. Despedidas telefônicas; 6. Cuidados com o aparelho;

7. Linguagem: uso de interjeições e gírias: concordância nominal e regência verbal; 8. Importância das relações humanas;

9. Relações públicas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

MEDEIROS, João Bosco. Manual da Secretária. Editora Atlas. ASSISTENTE SOCIAL

Referencias Bibliográficas

1. ACOSTA, Ana Rojas, VITALE, Maria Amália Faller. Família: Redes, Laços e Políticas Públicas. São Paulo: I.E.E./PUC-SP, 2003;

2. BARROCO SILVA, Maria Lúcia. Ética e Serviço Social. Fundamentos Ontológicos. São Paulo, 1995; 3. BONETTI, Dilsea A. Serviço Social e Ética. Convite a uma nova práxis. São Paulo: Cortez Editora, 1997; 4. CARVALHO, Maria do Carmo (org). A Família Contemporânea em Debate. São Paulo: Cortez Editora, 1997; 5. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Lei Federal 8.662 de 07/06/1993;

6. NOB (norma de Operacionalização Básica)

7. Constituição da República Federativa do Brasil. Ed. Atlas, 05 de outubro de 1988;

(5)

9- SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

10. FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1997; 11 Estatuto do Idoso

12 Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990 13. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Lei 8.742 de 07.12.1993;

14. Revista Serviço Social e Sociedade – nº 78 - Edição de Julho 2004 – Editora Cortez - Artigo: Gestão Pública

PSICÓLOGO

1. Acompanhamento de pessoal: a adaptação do trabalhador. 2. Estruturas Clínicas:

- Psicopatologia: neuroses, psicoses, perversões

- Distúrbio emocional: fatores intervenientes, técnicas terapêuticas. 3. Psicologia Familiar

- O trabalho com família – orientação e aconselhamento 4. Psicologia escolar:

- Avaliação, acompanhamento, orientação dos pais e educa L Hdores. - Relação entre a dificuldade escolar e problema emocional

5. Noções básicas de psicanálise - Mecanismos de Defesa - Formação do aparelho psíquico - Fases psico-sexuais – Freud 6. Distúrbios emocionais da criança - Sociabilidade - Escolaridade - Alimentação - Sono - Manipulações e hábitos - Comportamento Referências bibliográficas:

- AJURIAGUERRA, J de. M.P.I. São Paulo. Atheneu. 2ª Edição

- BRENNER, Charles. Noções básicas de Psicanálise: Introdução à Psicologia Psicanalítica. Rio de Janeiro. Imago, 1973. Cap. 3, 4, 5

- CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. São Paulo. Makron Books, 1994.

- CUNHA, Jurema Alcides e colaboradores. Psicodiagnóstico. 4ª edição revisada. Porto Alegre. Artes médicas, 1993. - GRUNSPUN, Haim. Distúrbios Neuróticos da Criança. São Paulo e rio de Janeiro. Atheneu, 1987.

- KNOBEL, Maurício. Psicoterapia Breve. São Paulo. EPU, 1986.

- MINUCHIN, Salvador. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre. Artes médicas, 1990.

- PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre. Artes médicas, 1985. - PICHON, Riviére, Enrique. O processo grupal. 5ª edição. São Paulo. Martins Fontes, 1994.

- SPILLIUS, Elizabeth Bott. Melanie Klein hoje. Volume I. Rio de Janeiro. Imago, 1991. - ZILMERMAN, David.E.. Como Trabalhamos com grupos. Porto Alegre. Artes médicas, 1997.

ANALISTA DE COMPRAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Código de Defesa do Consumidor Lei de Licitações

Pregão

Contratos Administrativos Controle Patrimonial

Noções de Contabilidade Pública

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

SUNDFELD. Carlos Ari. Licitação e contrato Administrativo. Malheiros Editores. São Paulo. MEIRELLES, Heli Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. Malheiros Editores. São Paulo.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: 2004. Ed. Malheiros. KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública – Teoria e Prática. São Paulo: Ed.Atlas. 6ª Edição.

ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade Pública na Gestão Municipal. São Paulo: Ed. Atlas. 2002. Lei 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

Lei Federal nº 4.320/64 e alterações.

Lei Complementar Federal nº 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal

Lei de Licitações Públicas nº 8.666/93 e alterações promovidas pelas Leis nºs 8.883/94 e 9.648/98. Lei Federal nº 10.520/02 - Pregão

(6)

Conhecimentos de Almoxarifado como:

1. Operações com mercadorias - resultado bruto com mercadorias - custo de mercadorias vendidas - inventário periódico

- contabilização do inventário periódico

- contabilização de fatos que alteram os valores de compras e vendas 2. Balanço

3. Problemas contábeis diversos 4. contabilidade de custos

5. Almoxarifados, depósitos e estoques - Armazenamento e rotação de estoque - Entrada de mercadoria e materiais - Saída de mercadoria e materiais 6. Armazéns gerais

- Estabelecimento, direitos e obrigações dos armazéns gerais - Conhecimento de depósito e Warrants

- A armazenagem no Brasil

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

LUIZ, Sinclayr, Organização e Técnica Comercial, Editora Saraiva. MARTINS, Eliseu, Contabilidade de Custos, inclui o ABC, Editora Atlas.

IDÍCIBUS, Sérgio de, Contabilidade Introdutória, Equipe de Professores da USP, Editora Atlas

ANALISTA DE CONTAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Contabilidade Pública: Conceito, Objeto e Regime; Campo de Aplicação; Legislação Básica (Lei nº.4320/64). - Receita e Despesa Pública: Conceito, Classificação Econômica e Estágios.

- Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra-Orçamentárias : Interferências Passivas e Mutações Ativas, Plano de Contas Único.

- Registros Contábeis de Operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas. - Sistemas: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação.

- Inventário: Material Permanente e de Consumo.

- Balanço e Demonstrações das variações Patrimoniais exigidas pela Lei 4.320/64 - Lei de Licitações Públicas 8.666/93 e alterações.

- Lei Federal nº 10.520/02 - Pregão - Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

MACHADO, J. Teixeira & REIS, Heraldo da Costa. A lei 4.320 Comentada.. IBAM.

SUNDFELD, Carlos Ari. Licitação e Contrato Administrativo d acordo com as Leis 8.666/93 e 8.883/94. Malheiros Editores.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: 2004. Ed. Malheiros. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. Editora Saraiva.

Referências

Documentos relacionados

Equipe UBS Jardim Celeste Equipe UBS Parque Santo Antônio Equipe UBS Vila das Belezas Equipe UBS Novo Caminho Equipe Pontinho de Cultura Equipe Creche Monte Azul Circo Ponte

• É possível ir além ao ensinar as leis do Eterno, algo que qualquer pessoa pode fazer. • Ensinar as leis do Eterno não precisa ser por

Durante o início da obra, já temos as instalações hidráulicas provisórias, pois há a necessidade de água limpa e potável dentro do canteiro de obras, pois há

 4 horas é o período disponível para a realização da prova, já incluído o tempo para a marcação da folha de respostas da prova objetiva..  2 horas e 30 minutos após

Quando Deus diz que visitará a maldade dos pais nos filhos (que é totalmente diferente da idéia de maldição), de duas a três gerações, Ele faz referência

A eliminação deste produto, soluções e qualquer subproduto devem obedecer as exigências de proteção ambiental bem como uma legislação para a eliminação de resíduos segundo

Gerente Nacional de Vendas Sênior MINI Brasil..

• Contém os principais conceitos e trabalhos correlatos relevantes para a compreensão da sua pesquisa4. • Organizado