• Nenhum resultado encontrado

Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009 JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA EH&S CARRIER PORTUGAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009 JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA EH&S CARRIER PORTUGAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009

JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA

EH&S – CARRIER PORTUGAL

AMBIENTE

ODS - Substâncias que empobrecem a camada de ozono

A Carrier, consciente do impacto que as substâncias utilizadas nos equipamentos de refrigeração e climatização têm na camada de ozono, desenvolveu significantes procedimentos e instruções de trabalho de modo a minimizar os riscos potenciais de libertação dos gases CFC e HCFC na atmosfera.

A camada de ozono é a camada protectora dos raios ultra violeta provenientes do Sol. As ODS (Substâncias que empobrecem a camada de ozono) decompõem-se nas camadas superiores da atmosfera e reagem com o ozono O3, decompondo-o em oxigénio. Deste modo, a capacidade de protecção da radiação ultra violeta é diminuída, aumentando os riscos de cancro de pele, cataratas e doenças no sistema imunológico.

Good and Bad Ozone

The Sun hv hv hv hv hv hv hv hv hv hv hv + NOx O3 O3 Good 35,000 - 45,000 ft. Bad Emissions NOx Green House Effect

Stratospheric Ozone Good Ozone hv Ultraviolet Rays Refracted T Reflection Changes hv ~ C-C-C Cl Cl Cl H H H H H +

Good and Bad Ozone

The Sun hv hv hv hv hv hv hv hv hv hv hv + NOx + NOx OO33 O3 Good O3 O3 Good 35,000 - 45,000 ft. Bad Emissions NOx Green House Effect

Stratospheric Ozone Good Ozone hv Ultraviolet Rays Refracted T T Reflection Changes hv ~ C-C-C Cl Cl Cl H H H H HC-C-C Cl Cl Cl C-C-C Cl Cl Cl H H H H H +

A Carrier, consciente dos perigos que advém da utilização destas substâncias nos seus equipamentos, desenvolveu procedimentos e instruções de trabalho que diminuem a probabilidade da sua emissão para a atmosfera, tendo ao serviço técnicos credenciados pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) para a realização de serviços seguros e responsáveis nesta matéria, de acordo com os Decreto-Lei n.º 152/2005 e 35/2008, assim como o Regulamento (CE) n.º 2037/2000.

(2)

Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009

JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA

EH&S – CARRIER PORTUGAL

SAÚDE

Stress no Trabalho – Sal da vida ou morte anunciada?

Antecedentes

• O stress no trabalho, suas causas e consequências são bastante comuns nos 15 Estados-Membros da União Europeia.

• Mais de metade dos 147 milhões de trabalhadores afirmam trabalhar a um ritmo muito elevado e com prazos muito reduzidos. Mais de um terço não têm qualquer influência na sequência das tarefas que lhes são confiadas e mais de um quarto não têm influência no seu ritmo de trabalho.

• 45% Afirmam ter tarefas monótonas; 44% não possuem rotação de funções e 50% executam tarefas curtas e repetitivas. Estes factores de stress no trabalho contribuíram, provavelmente, para o panorama actual de uma saúde deficiente: 13% dos trabalhadores queixam-se de dores de cabeça, 17% de dores musculares, 20% de fadiga, 28% de stress e 30% de dores nas costas, para não falar de muitas outras doenças potencialmente mais perigosas.

Em que consiste o stress?

O stress é um conjunto de reacções primitivas desencadeadas pela exposição a factores de stress tal como os supra mencionados e que preparam o organismo humano para a luta pela sobrevivência provocando uma reacção física. É uma espécie de «aceleração» como «carregar no acelerador». Esta reacção era adequada quando o homem da idade da pedra tinha de enfrentar uma matilha de lobos, mas deixou de o ser para o trabalhador dos nossos dias que luta para se ajustar a turnos rotativos, tarefas altamente monótonas ou fragmentadas, ou clientes ameaçadores ou demasiado exigentes. O stress no trabalho pode ser definido como um conjunto de reacções emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas a aspectos adversos e prejudiciais do conteúdo, da organização e do ambiente do trabalho. É um estado caracterizado por elevados níveis de excitação e perturbação frequentemente acompanhado de sentimentos de incapacidade.

O stress no trabalho pode ser causado por muitos factores:

• Carga de trabalho excessiva ou deficitária;

• Tempo insuficiente para completar o trabalho a nosso próprio contento e ao dos outros;

• Falta de uma descrição inequívoca das tarefas a realizar ou de uma cadeia de comando;

• Falta de reconhecimento ou recompensa por um bom desempenho profissional; • Falta de oportunidades para expressar queixas;

• Muitas responsabilidades mas pouca autoridade ou capacidade para tomar decisões;

(3)

Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009

JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA

EH&S – CARRIER PORTUGAL

• Falta de controlo, ou orgulho, relativamente ao produto resultante do nosso trabalho;

• Insegurança no emprego e rotatividade excessiva;

• Exposição a preconceitos relativos à idade, sexo, raça, etnia ou religião;

• Exposição a violência, ameaças ou assédio;

• Condições físicas de trabalho incómodas ou perigosas;

• Falta de oportunidade para utilizar efectivamente talentos ou capacidades pessoais;

• Qualquer combinação dos factores supra mencionados.

Será o stress perigoso? Sim e não.

O stress é potencialmente causador de doenças quando as exigências profissionais são elevadas e a influência do trabalhador nas suas condições de trabalho é reduzida, quando o apoio social dos superiores ou dos colegas de trabalho é insuficiente, quando a recompensa dada ao trabalhador em termos de remuneração, estima ou progressão na carreira não corresponde ao esforço por si despendido e, de uma forma geral, quando estas condições são intensas, crónicas e/ou repetidas frequentemente. As consequências mais comuns incluem um amplo leque de patologias físicas e mentais. É mais provável que a resposta seja «Não» se — dentro de limites razoáveis — o trabalhador for autorizado, ou encorajado, a assumir o controlo das suas condições de trabalho, se lhe forem oferecidos apoio social adequado e recompensas razoáveis pelo esforço despendido. Quando sentimos que o controlamos, o stress torna-se o «sal da vida», um desafio e não mais uma ameaça. Quando nos falta este sentimento crucial de controlo, o stress pode ser prenúncio de uma crise — más notícias para nós, para a nossa saúde e para a nossa empresa. Se o sentimos como uma parte do nosso trabalho diário, o ritmo a que o processo de desgaste ocorre no nosso corpo é afectado. Quanto mais «gás» se der, mais elevadas serão as «rotações por minuto» (RPM) a que o motor do nosso corpo funciona e mais rapidamente o nosso «motor gripa» — a «morte anunciada».

É possível prevenir o stress no trabalho

O stress no trabalho pode ser prevenido ou combatido através da redefinição de funções (por exemplo, associando os trabalhadores à tomada de decisões e evitando excesso ou défice de trabalho), da melhoria do apoio social, da

promoção de uma recompensa razoável pelo esforço despendido e,

evidentemente, do ajuste das condições físicas de trabalho às capacidades, necessidades e expectativas razoáveis dos trabalhadores.

As abordagens a considerar incluem gestão participativa, horários de trabalho flexíveis e progressão na carreira — estas abordagens levam em linha de conta a Directiva Quadro da UE e o artigo 152.º do Tratado de Amesterdão.

(4)

Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009

JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA

EH&S – CARRIER PORTUGAL

SEGURANÇA Espaços Confinados

Um Espaço Confinado é “uma área fechada, larga o suficiente e com uma configuração tal que permite a entrada de uma pessoa e tem as seguintes características:

 Tem o espaço adequado e configuração para o colaborador entrar; e

 Tem acesso e saída limitados; e

 Não é desenhado para a ocupação contínua do colaborador (Por

exemplo: Torres de refrigeração, tectos falsos com acesso por tampas, fossos com profundidade superior à altura de uma pessoa, climatizadores e condutas de ar, alguns sótãos, interiores de máquinas, caldeiras, etc.)

Todos os espaços confinados deverão ser tratados como perigosos até determinação contrária. O processo de identificação de perigos deverá incluir, mas não limitar-se, ao seguinte:

i.As características físicas, configuração e localização dos

espaços confinados, incluindo:

 Riscos mecânicos

 Riscos físicos

 Riscos eléctricos

ii. Riscos atmosféricos existentes ou potenciais, tais como:

 Atmosfera deficiente ou enriquecida com oxigénio

 Atmosfera inflamável ou explosiva

 Atmosfera tóxica

 Risco biológico

iii. A identificação de riscos deve ser feita por pessoal

(5)

Edição Trimestral FIELDCARRIER 4 ABRIL 2009

JORNAL DE AMBIENTE, SAÚDE & SEGURANÇA

EH&S – CARRIER PORTUGAL

CURIOSIDADES DO MUNDO CARRIER

A primeira máquina de refrigeração centrífuga da Carrier esteve em exibição em 1964 no Museu Nacional da História e Tecnologia em Washington, D.C. Nessa altura, o museu tinha em exibição tecnologias Americanas novas e antigas. Mas a representação da Carrier ainda não tinha acontecido. Em 22 de Julho de 1964, tornou-se público.

Nesta imagem de 1964, um pai e filho a aprender sobre o primeiro chiller

centrífugo da Carrier, em exibição no Museu.

 Alcance da exposição ao risco

 Magnitude do risco

 Probabilidade de ocorrência

 Consequências do risco

 Potencial para alterar condições ou actividades

 Estratégias para gerir alterações de condições ou actividades

 Estratégias para o controlo do risco, e

Referências

Documentos relacionados

2 - O extrato de mutamba também não foi efetivo na indução de eventos de mutação e/ou recombinação mitótica em células somáticas de larvas de terceiro estágio oriundas

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Desde então, vários autores deram o seu contributo, uns convergindo outros divergindo, contudo, apesar de mais de 20 anos de discurso académico e de gestão sobre o

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

O candidato classificado que, por qualquer motivo, não comparecer dentro do prazo fixado para matrícula, não realizar a assinatura do Contrato de Prestação de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo