• Nenhum resultado encontrado

Efeito de doses e momento de aplicação de fungicidas na expressão de efeitos fisiológicos em mudas de alface (Lactuca sativa L.)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Efeito de doses e momento de aplicação de fungicidas na expressão de efeitos fisiológicos em mudas de alface (Lactuca sativa L.)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738

Efeito de doses e momento de aplicação de fungicidas na expressão de efeitos

fisiológicos em mudas de alface (Lactuca sativa L.)

Rodrigo da Silva Guimarães1; Sebastião de Lima Junior2; Thiago Leandro Factor 2; Alex Humberto Calori 3; Mércia Cristina Santtelo1; Richelle da Silva Marcilli Ronchi1

¹FATEC, Av. Dr.Américo Pereira Lima s/n, 12730-000 Mococa- SP, rsguimaraes@ymail.com,

mesantello@yahoo.com.br; 2APTA- Pólo Nordeste Paulista, Av. Presidente Castelo Branco, s/n, C.Postal 58, 13730-970, Mococa-SP, slimajr@apta.sp.gov.br, factor@apta.sp.gov.br; 3APTA-IAC, Centro de Horticultura, C.Postal 28, 13012-970, Campinas- SP, ahcalori@gmail.com

RESUMO

A produção de mudas de alface (Lactuca

sativa L.) de alta qualidade exige especificidade do produtor ou viverista e uso de alta tecnologia. Assim sendo objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de Piraclostrobina + Metiran e do Buscalid, formulados como Cabrio Top e Cantus, respectivamente, em aplicação foliar, em diferentes momentos de aplicação no substrato, sobre o crescimento e desenvolvimento de mudas de alface. O ensaio foi realizado no período de janeiro a fevereiro de 2010, no Viverão Fazenda e Floreira, na cidade de São José do Rio Pardo/SP, sendo o delineamento experimental em blocos casualizados com parcelas subdivididas, sendo que na parcela foram dispostos os diferentes momentos de aplicação dos produtos no substrato (M1 - aplicação antes do enchimento bandejas, M2 - aplicação após o enchimento das bandejas e antes da semeadura, M3 - aplicação após a semeadura e M4 - aplicação após câmara de germinação) e, nas subparcelas a combinação de diferentes doses de piraclostrobina + Metiram (0; 2,5; 5,0 e 10,0 g L-1) e Boscalid

a aplicação dos produtos no substrato são obtidas no M1 - aplicação antes do enchimento bandejas e M3 - aplicação após a semeadura e antes da câmara de germinação. Maior desenvolvimento tanto da parte aérea como do sistema radicular foram obtidos com a aplicação de 3 gL-1 de Piraclostrobina + Metiram.

PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa L., Buscalid, Cantus, Pyraclostrobin, Cabrio Top, produção muda, efeitos fisiológicos.

ABSTRACT

Effect of doses and moment of fungicide application in the expression of the physiological effects in seedlings of lettuce (Lactuca sativa L.)

The production of lettuce plantlets (Lactuca sativa L.) of high quality requires specificity the producer or nurseryman and use of high technology. Therefore aim of this work was to evaluate the effect of different doses of Pyraclostrobin + Metiran and Buscalid, formulated as Cabrio Top and Cantus, respectively, in foliar application as well different moment of application of these products in the substratum, on the growth and

(2)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738 conducted between January-February 2010, in

Viverão Fazenda e Floreira, in the city of São José do Rio Pardo/SP. The experimental design was randomized blocks with split plots, being that the plot were laid out different times of application of products on the substratum (M1 - application before filing trays, M2 - application of the trays after filling and before sowing, M3 - application after sowing and M4 - applied chamber after germination) and the subplots to test different doses of pyraclostrobin + Metiram (0, 2.5, 5.0

and 10.0 g L-1) and Boscalid (0; 0,25; 0,50; 1,0 g L-1). Best moments application of the products in substratum are obtained at M1 - application before filling trays and M3 - application after planting and before germination chamber. Smaller development of the shoot and root system were obtained with the application of 3 g L-1 + Pyraclostrobin metiram.

Keywords: Lactuca sativa L., Boscalid, Cantus, pyraclostrobin, Cabrio Top, seedling production, physiological effects.

A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, sendo um componente básico de saladas preparadas tanto nos domicílios domésticos quanto em restaurantes e cozinhas industriais (Moretti & Mattos, 2008).

Existem vários fatores que afetam a produção de alface desde a sua semeadura até a colheita. Porém, considera-se uma das etapas mais importantes a produção de mudas. Mudas de alta qualidade é essencialmente importante para o sucesso na produção da alface, sendo fator decisivo no estabelecimento da cultura, na precocidade de colheita, no fechamento da cabeça, na sanidade inicial das plantas e produtividade final da cultura. Segundo Minami (1995) 60 % do sucesso da cultura esta em implantá-la com mudas de alta qualidade.

A produção de mudas de alface de alta qualidade exige especificidade do produtor ou viverista e uso de alta tecnologia, dentre as quais vale ressaltar o uso de inseticidas e fungicidas modernos de alta eficiência e baixo impacto ambiental. Até recentemente, os defensivos agrícolas, principalmente os fungicidas tinham como foco o controle e ou diminuição de fitopatógenos. Alguns, contudo, como a Piraclostrobina, fungicida do grupo das estrobirulinas (Venâncio et al., 2003) e o Boscalid, fungicida pertencente à família das carboxamidas e à classe das anelidas, parece mostrar efeitos fisiológicos similares ao da Piraclostrobina, além de fornecer a proteção antifúngica preventiva da planta. Factor et al. (2009), trabalhando com a aplicação de Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram e Cantus (Boscalid), juntos ou isoladamente, em aplicação no substrato e/ou na parte aérea das plantas, verificaram maior desenvolvimento de mudas de tomate já aos 15 dias após a semeadura. Os autores concluíram que a aplicação combinada do Cabrio Top e Cantus

(3)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738

no substrato e na parte aérea proporcionou um maior crescimento e desenvolvimento das mudas do tomateiro.

Estudos têm mostrado que os efeitos derivados da aplicação da Piraclostrobina estão relacionados, dentre outros, a redução da produção de etileno, o aumento da atividade da enzima nitrato-redutase, o atraso da senescência, maior resistência ao estresse hídrico e o aumento do teor de clorofila (Habermeyer et al., 1988; Grossmann & Retzlaff, 1997; Oliveira et al., 1998).Além disso, acredita-se que a Piraclostrobina, além da ação antifúngica, atua na proteção das plantas aumentando a velocidade de sua resposta de defesa que, geralmente, é induzida tardiamente pelo próprio patógeno elícitor. Assim, a aplicação desses produtos poderia favorecer o desenvolvimento e qualidade da muda, além de transmitir tais benefícios muito mais cedo para as plantas no campo.

Apesar dos diversos trabalhos mostrando efeitos fitotônicos benéficos da aplicação de estrobilurinas, escassos são os trabalhos em mudas de hortaliças. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar o efeito de diferentes doses e momentos de aplicação da Piraclostrobina + Metiram e do Boscalid, formulados como produtos comerciais, Cabrio Top e Cantus, respectivamente, sobre o crescimento e desenvolvimento de mudas de alface.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizado em viveiro comercial de mudas de hortaliças, Viverão Fazenda e Floreira, na cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, localizado na Rodovia São José do Rio Pardo/São Sebastião da Grama - Km 8, cujas coordenadas geográficas são 21º37’16” Latitude Sul e 43o53’15” Longitude Oeste, tendo uma altitude média de 750 m. O clima da região é do tipo tropical, com inverno seco, classificado como Aw segundo Köppen, descrito por Vianello & Alves (1991). A precipitação pluvial média anual situa-se em torno de 1.400 mm, e as temperaturas médias anuais máximas e mínimas são de 28,6°C e 16,9°C, respectivamente.

A condução do experimento foi realizada sob ambiente protegido, em estrutura metálica tipo capela com dimensões de 50 x 200 m e pé-direito de 5 m, coberta com filme de politileno transparente de 150 μm de espessura, sendo protegido nas laterais por tela antiafídeos.

A semeadura da alface, cv Regiane, da empresa SAKATA SEEDS SUDAMÉRICA LTDA, foi realizada no dia 08/01/2009 em bandejas de poliestireno expandido de 200 células, utilizando-se o substrato comercial Golden Mix®, da empresa AMAFIBRA, composto por fibras do mesocarpo de cascas de coco. Procedeu-se o destorroamento do substrato, deixando-o bem solto. Em seguida foram adicionados 30 litros de água para 107 litros de substrato, permanecendo o substrato ficou em repouso por 24 horas, antes do enchimento das bandejas. A irrigação e fertirrigação, realizada por um sistema de microaspersão, seguiu recomendações e o manejo adotado pelo viverista.

(4)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738

O delineamento estatístico utilizado foi o de blocos casualizados em parcelas subdivididas com três repetições. Na parcela foram dispostos os diferentes momentos de aplicação dos produtos no substrato: M1 - aplicação antes do enchimento bandejas; M2- aplicação após o enchimento das bandejas e antes da semeadura; M3 - aplicação após a semeadura e antes da câmara de germinação M4 - aplicação após câmara de germinação. Na subparcela foi utilizado um esquema fatorial 4 x 4 com dois fatores, sendo o primeiro composto por diferentes doses de Piraclostrobina + Metiram (0; 2,5; 5,0 e 10,0 g L-1) e o segundo de Boscalid (0; 0,25; 0,50; 1,0 g L-1).

A aplicação dos produtos no substrato, foi realizada com o auxílio regador e um volume de calda de 1 L por bandeja, de maneira a atingir a capacidade máxima de retenção de água pelo substrato. Para aplicação na parte aérea das plantas foi utilizado um pulverizador costal pressurizado com CO2 e volume de calda de aproximadamente 500 L ha-1. A primeira aplicação dos produtos nas

folhas ocorreu aos 10 dias após a semeadura (DAS) repetindo-se a cada 10 dias, num total de 3 aplicações durante o ciclo.

Para fins estatísticos e de aplicação dos tratamentos, cada bandeja foi considerada uma unidade experimental. As avaliações foram realizadas aos 36 dias após a semeadura (DAS), tomando-se 21 plantas aleatoriamente coletadas na bandeja. As características avaliadas foram: a) volume do sistema radicular: realizada por meio da medição do deslocamento da coluna de água em proveta graduada, segundo metodologia descrita por Basso (1999); b) massa fresca e seca do sistema radicular (g): obtida por meio da pesagem direta em balança digital com precisão de 0,1 g após separação do substrato e lavagem em água corrente sob peneira de malha de 1 mm e secagem em estufa com ventilação forçada a 65º C durante 72 horas; c) massa fresca e seca da parte aérea: obtida por meio da pesagem direta para material fresco e secagem em estufa com ventilação forçada a 65º C durante 72 horas para material seco, em balança digital com precisão de 0,1 g e d) altura média das plantas: obtido por meio de uma régua graduada em milímetros. De maneira a facilitar a pesagem devido aos ínfimos valores que compõe a amostra unitária foram utilizadas para análise e apresentação dos resultados a massa e o volume de três plantas.

Os resultados foram submetidos à análise estatística com o auxílio do programa estatístico SISVAR, utilizando-se o teste F para análise de variância, sendo a comparação de médias entre os momentos de aplicação realizada por meio do teste Tukey ao nível de 5% de probabilidade e o estudo de doses por meio de regressões que melhor representaram o comportamento da variável analisada, levando-se em consideração a significância estatística, a lógica biológica e o coeficiente de determinação.

(5)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Não houve efeito estatístico significativo da interação momentos e doses dos produtos para nenhuma das características avaliadas. Porém houve efeito estatístico significativo para cada um dos fatores isoladamente. Assim sendo, a comparação das médias entre os momentos de aplicação estão apresentados na Tabela 1. Os efeitos das doses dos produtos encontram-se apresentado na Figura 2.

Quanto aos momentos de aplicação dos produtos no substrato verificou-se que a aplicação dos produtos após a câmara de germinação (M4) proporcionou os menores valores para a maioria das características avaliadas, diferindo significativamente dos demais, a exeção para a MSR que não diferiu do momento M1. Em contrapartida, quando adotado o momento M3 obteve-se os melhores resultados para a maioria das características avaliadas, não diferindo estatisticamente, contudo, do momento M1.

No que se refere ao estudo de doses, verificou-se que na medida em que se aumentam as doses do produto Cabrio Top ocorre também uma tendência de aumento dos valores obtidos até um valor máximo a partir do qual há um decréscimo nesses valores para todas as características avaliadas, ajustando-se significativamente a um modelo de regressão polinomial quadrática, sendo os valores máximos obtidos nas doses de 4,6; 4,9; 3,6; 3,0; 4,8 e 3,6 g L-1 para MFPA, MSPA, MFR, MSR, AP e NFP, respectivamente. Foram observados neste trabalho sintomas de fitotoxidez, exclusivamente na maior dose de Cabrio Top (10 g L-1), independente da dose de Cantus utilizada, principalmente no início do desenvolvimento das mudas. Fica evidente, portanto, que doses excessivas de Piraclostrobina ao invés de promover efeitos fisiológicos benéficos, podem provocar fitotoxidez em plantas, corroborando os resultados obtidos por Debona et al. (2009) para soja nos períodos iniciais da cultura. O vigor e a qualidade da muda de alface são o resultado do balanço entre a parte aérea e o sistema radicular e ambos são importantes para o bom pegamento e desenvolvimento dessas no campo. Assim sendo e considerando um nível de significância de 5%, o intervalo de confiança para a aplicação das doses de Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) é de 3,3 a 4,9 g L-1. Melhores respostas a aplicação dos produtos no substrato são obtidas no M1 - aplicação antes do enchimento bandejas ou M3 - aplicação após a semeadura e antes da câmara de germinação, dando preferência a esta última modalidade, uma vez que não expõe pessoas que vão semear manualmente a um possível odor do produto.

REFERÊNCIAS

BASSO, S. M. S. Caracterização morfológica e fixação biológica de nitrogênio de espécies de Adesmia DC. e Lotus L. 1999. 268 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do

(6)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738

MORETTI, C. L.; MATTOS, L. M. Processamento mínimo de alface crespa. Comunicado Técnico

25: Embrapa Hortaliças, 2008. Disponível em:

<http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/publicacoes2006/cot_36.pdf>. Acesso em 05/05/2011.

DEBONA, D.; FIGUEIRÓ, G.G; CORTE, G.D.; NAVARINI, L.; DOMINGUES, L. DA S.; BALARDIN, R.S. Efeito do tratamento de sementes com fungicidas e acibenzolar-S-methyl no controle da ferrugem asiática e crescimento de plântulas em cultivares de soja. Summa phytopathologica. Botucatu, v. 35, n. 1, Feb. 2009.

FACTOR, TL; LIMA JR; Efeito de doses e momento da aplicação do fator C2 na produção de mudas de hortaliças. TOP Ciência 2010.

GROSSMANN, K. & RETZLAFF, G. Bioregulatory effects of the fungicidal strobirulin kresoxim methyl in wheat (Triticum aestivum). Pestic. Sci., v.50, p.11-20, 1997.

HABERMEYER, J.; GEHARD, M.; ZINKERNAGEL, V. The impact of strobilurins on the physiology of wheat. In: INTERNACIONAL CONGESS OF PLANT PATHOLOGY, 7., 1988, Glasgow. Abstracts. Glasgow: Br. Soc. Plant

MINAMI, K.; TESSARIOLI NETO, J.; PENTEADO, S. R.; SCARPARE FILHO, J. A. Produção de mudas hortículas de alta qualidade. Piracicaba: USP/SEBRAE, 1994. p.16-21.

OLIVEIRA, S.F.H.; TOFOLI, J.G.; DOMINGUES, R.J.; MARTINS, E. M.Pathol., 1998. Abstr. 5.6.1S.

VENÂNCIO, W.S.; RODRIGUES, M.A.T.; BEGLIOMINI, E.; SOUZA, N.L. Physiological effects of strobirulin fungicides on plants. UEPG Ciências Extas da Terra, Ponta Grossa, v.9, n.3, p.59-68, dez 2003

VIANELLO, R. L.; ALVES, A. R. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: UFV – Imprensa Universitária.1991. 449 p.

(7)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738

Tabela 1. Influência do momento de aplicação dos produtos Cabrio Top e Cantus no substrato sobre o volume radicular (VR), massa fresca da raiz (MFR), massa seca da raiz (MSR), massa fresca da parte aérea (MFPA), massa seca da parte aérea (MSPA), número de folhas por planta (NFP) e altura de plantas (AP) de alface. APTA/IAC – São José do Rio Pardo, 2010. [Influence of application timing of products Cabrio Top and Cantus in the substrate on the root volume (RV), fresh weight of root (MFR), root dry mass (RDM), shoot fresh weight (FMAP), dry matter (MSPA), number of leaves per plant (NFP) and plant height (PH) of lettuce)]. APTA / Nordeste Paulista – São Jose do Rio Pardo/SP.

Tratamento¹ VR (cm³) MFR MSR MFPA MSPA NFP AP (cm) ---g--- M1 0,85 AB1 1,16 A 0,021 B 2,69 A 0,10 A 4,20 A 75,82 AB M2 0,72 B 0,91 B 0,031 AB 2,24 B 0,10 A 3,94 B 70,29 B M3 0,98 A 1,17 A 0,035 A 2,27 A 0,11 A 4,05 AB 77,77 A M4 0,51 C 0,50 C 0,020 B 1,22 C 0,06 B 3,23 C 48,42 C Teste F 50,75** 101,50** 10,52** 136,63** 63,37** 104,89** 138,90** C.V(%) 25,22 23,35 50,54 19,62 23,27 7,56 11,64 DMS (5%) 0,14 0,15 0,009 0,32 0,15 0,21 5,6 1

Médias na coluna, seguidas de mesma letra, não são diferentes entre si, pelo teste de Tukey (p<0,005) [means followed by the same letter in columns are not different through Tukey test (p< 0.05)].

(8)

de alface (Lactuca sativa L.). Horticultura Brasileira 29: S2731-S2738

Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) (g L-1)

0,0 2,5 5,0 7,5 10,0 Mass a S eca P arte A érea (g) 0,00 0,05 0,10 0,15 0,20 Alface Y= 0,0963 + 0,0103x - 0,0014x2 R2=0,96*

Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) (g L-1)

0,0 2,5 5,0 7,5 10,0

Massa F

resca Parte Aérea (

g) 0 1 2 3 4 5 6 Alface Y= 2,0971 + 0,3458x - 0,0401x2 R2=0,98* A B

Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) (g L-1)

0,0 2,5 5,0 7,5 10,0 Ma ss a Fres ca Raíz (g) 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 Alface Y= 0,965 + 0,050x - 0,0076x2 R2=0,95*

Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) (g L-1)

0,0 2,5 5,0 7,5 10,0 M assa Seca R aíz ( g) 0,00 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 Alface Y=0,0316 + 0,0029x - 0,0005x2 R2=0,98** C D

Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) (g L-1)

0,0 2,5 5,0 7,5 10,0 A ltura Planta (cm) 20 40 60 80 100 Alface Y= 59,508 + 9,388x + 0,985x2 R=0,97**

Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) (g L-1)

0,0 2,5 5,0 7,5 10,0 Número de F olhas Pla nta -1 0 1 2 3 4 5 6 Alface Y= 2,448 + 1,635x - 0,358x2 R2= 0,96* E F

Figura 1. Massa fresca (A) e seca da parte aérea (B), massa fresca (C) e seca da raiz (D), altura (E) e número (F) de folhas mudas de alface em função de doses crescente de Cabrio Top (Piraclostrobina + Metiram) [Fresh weight (A) and shoot dry (B), fresh weight (C) and root dry (D), height (E) and number (F) leaf lettuce seedlings as a function of increasing doses Cabrio Top (Pyraclostrobin + Metiram)]. APTA / Nordeste Paulista – São Jose do Rio Pardo/SP.

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido: CASTRO, José Nilo de; OLIVEIRA, Adilson José Selim de Sales de; SILVA, Janaína Gomes. Servidora pública – Cumulatividade de dois cargos de magistério –

Tendo este trabalho como objectivo, ilustrar os vários aspectos da relação de Simone de Beauvoir com o nosso país, abordámos, com esse intuito, as visitas efectuadas por esta

Proposing a complementary approach to attain continuity of the metric entropy map with respect to the dy- namics, we will demand the existence of a dominated splitting that is

Platão, mais fiel observador das leis da natureza, quiz conciliar os dois instinctos que dominam a hu- manidade: o instincto da conservação e o desejo de ser feliz. D'ahi esta

Manuel João Neves Ferreira Pinto Survivin Role in Pulmonary Arterial Hypertension..

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this

7 Sistemas Agroflorestais (SAF) agroecológicos em alguns estudos de caso, buscando um conjunto diversificado de situações em parcelas de agricultores situadas na