• Nenhum resultado encontrado

PALAVRA DO PRESIDENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALAVRA DO PRESIDENTE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Entre as funções sociais estabelecidas para o Sesc Paraná desde sua criação, ainda nos anos 40 do século passado, está a de promover ações solidárias que contribuam para o conforto da população.

Assim é que temos seguido à risca a determinação legal, realizando campanhas de solidariedade em harmonia com o calendário anual, como a Campanha do Agasalho, nos meses de inverno, e a do Brinquedo, no período que antecede o Natal. Além disso, o Sesc se faz presente nos momentos de crise gerados por tragédias causadas pelo clima, como na eclosão de incêndios ou nas cheias dos rios, arrecadando alimentos, roupas e material de limpeza, entre outros itens. Em 2015, mais uma vez, superamos nossa previsão. As parcerias com o Grupo RPC e o Exército Brasileiro permitiram a divulgação na mídia, a logística necessária para o transporte e a distribuição nos pontos onde se localizam as maiores carências.

O Sesc Paraná cumpre seu papel, fundamentado no sentido comunitário dos empresários do comércio, responsáveis pela contribuição voluntária que alicerça as ações da entidade.

A viabilização de um país justo, em que se sobressaia a justiça social, é um sonho do qual não podemos desistir. Cada dia representa uma nova oportunidade para que se exerça a solidariedade.

Para recompensar o esforço dispendido não é preciso muito. Basta o calor de quem recebe um agasalho e o sorriso de uma criança que recebe o brinquedo desejado. Darci Piana

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná

O CUMPRIMENTO DA MISSÃO

PALAVRA DO PRESIDENTE

(3)

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR iniciou um novo tempo com a 7ª edição da Campanha do Brinquedo. Com o tema: “Veja com os olhos de uma criança”, a entidade ao lado de seus sindicatos filiados uniu-se ao Instituto GRPCOM e à RPC, realizando a ação social no período de 26 de outubro a 12 de dezembro.

O Exército Brasileiro, a CCR Rodonorte, o Caminhos do Paraná e as empresas do comércio de bens, serviços e turismo foram parceiros da campanha que, anualmente, faz um convite à solidariedade dos paranaenses em sua forma mais altruísta, com o olhar de uma criança. Ao vermos com seus olhos, entramos em seu mundo e, assim, compreende-se a importância do brincar e, consequentemente, a de doar brinquedos.

O encanto do Natal chegou mais cedo para 30.299 crianças atendidas por 121 instituições sociais paranaenses, com o encerramento da 7ª edição da Campanha do Brinquedo. Ao todo, 60.583 brinquedos foram arrecadados em todo o estado. Em sete anos, a ação social já arrecadou 257.090 brinquedos em todo o Paraná.

“A campanha pretende muito mais do que fazer uma criança feliz, pois está relacionada ao espírito de solidariedade e fraternidade dessa época do ano, que toma conta de todos nós. É muito importante para a nossa entidade, para os nossos parceiros, para quem doa e, principalmente, para essas crianças que têm a alegria renovada com os brinquedos que recebem”, reforça o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning.

“Já é o 7º ano da nossa parceria com o Sesc nessa iniciativa que não é só do Instituto e da RPC, mas tem o envolvimento de todo o Grupo GRPCOM, e ela acontece com os objetivos de promover a solidariedade, mas também gerar sorrisos, esse sonho de infância. Eu acredito que tanto a Campanha do Brinquedo, como a do Agasalho, que também somos parceiros, têm a capacidade de fazer o dia das pessoas melhor”, pontua a superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges.

Arrecadações Instituições Beneficiadas 5862 24861 14326 34825 56920 59713 60583 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 25 80 69 117 142 100 121 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

(4)

MUNICÍPIO ARRECADAÇÃO Apucarana 1.000 Caiobá 756 Campo Mourão 2.200 Cascavel 2.956 Cornelio Procópio 1.569 Curitiba 22.692 Foz do Iguaçu 1.773 Francisco Beltrão 1.115 Guarapuava 3.397 Ivaiporã 972 Jacarezinho 1.341 Londrina 6.411 Marechal C. Rondon 634 Maringá 1.259 Medianeira 727 Núcleo Palmas 742

Núcleo Santo A. Platina 1.392

Núcleo União da Vitória 556

Paranaguá 1.107 Paranavaí 2.820 Pato Branco 1.664 Ponta Grossa 1.131 Toledo 753 Umuarama 1.616 TOTAL 60.583

CAMPANHA DO BRINQUEDO –

AÇÕES DESTAQUE

A 7ª edição da Campanha do Brinquedo contou com diversas mãos responsáveis pelo sucesso da ação social. Diversas instituições de ensino Paraná afora abraçaram a proposta da iniciativa promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, divulgando a ação, por meio de bilhetes nas agendas dos alunos, além de relacionar o conteúdo apresentado em sala de aula com a questão da solidariedade.

Em Campo Mourão, a entrega dos brinquedos arrecadados foi realizada pelo Papai Noel e Mamãe Noel às crianças atendidas por instituições sociais localizadas na zona periférica da cidade. Eles percorreram diversas regiões de Campo Mourão, em um ônibus conversível, passando por estabelecimentos comerciais, que foram pontos de coleta das arrecadações, com o objetivo de divulgar e agradecer o apoio recebido durante a ação. Vale ressaltar que as empresas do comércio de bens, serviços e turismo foram parceiras desta edição da ação social, transformando voluntariamente seus estabelecimentos em postos de coleta das doações.

(5)

A edição 2015 do evento Som de Natal, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, foi realizada na Casa do Papai Noel, em cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Com diversas atrações, a população foi convidada a participar do evento e a exercer sua solidariedade, levando um brinquedo para doação. Na ocasião, 1.200 brinquedos foram arrecadados.

O programa Comércio em Movimento do Sesc PR de 2015 andou de mãos dadas com a Campanha do Brinquedo. Uma das temáticas da edição convidava os comerciários paranaenses a praticarem o bem-estar e, com o viés solidário, a destinar brinquedos a quem mais precisa. Nos municípios de Francisco Beltrão e Guarapuava, a campanha atendeu crianças do Projeto Aprender e Jogar do Sesc PR. Os alunos participaram de muitas atividades preparadas especialmente para eles, como jogos, brincadeiras, contação de histórias, pausa para o lanche e, finalizando a ação, a entrega dos brinquedos também contou com a participação do Papai Noel.

(6)

INSTITUIÇÕES SOCIAIS BENEFICIADAS

APUCARANA

Lar Sagrada Família Projeto Commander

Secretaria Municipal de Assistência Social - CRAS Vila Regina Secretaria Municipal de Assistência Social - CRAS Vila Reis

CAIOBÁ

Associação de Coletores de Recicláveis de Matinhos (Ancresmat) Associação Matinhense de Assistência Social (AMAS)

Igreja Batista - Casa Betesda

Loja Maçônica Estrela do Mar (LMEM)

CAMPO MOURÃO

APP da Escola Municipal Castro Alves APP do CMEI Amor Perfeito

APP do CMEI Criança Feliz

APP do CMEI do Escola Municipal Cidade Nova APP do CMEI Doce Magia

APP do CMEI Menino Jesus

APP do CMEI Nossa Senhora Aparecida APP do CMEI Nossa Senhora de Fátima APP do CMEI Pingo de Gente

APP do CMEI Pioneiro Afonso S APP do CMEI Santa Cruz

APP do CMEI Santo Antonio

APP do CMEI Tancredo de Almeida Neves APP do CMEI Vera Karam

Casa de Acolhida Filhos Prediletos - O Caminho Comunidade Terapêutica Redenção (CTR) A entrega dos brinquedos em Marechal

Cândido Rondon foi realizada em conjunto com o grupo Amigos do Sorriso, destinando as arrecadações a crianças da cidade atingida pelo tornado. O momento foi marcado por muita emoção e contou com a presença do Papai Noel em um trenó musical.

Brincadeiras, mágicas, malabares, palhaços e guloseimas. Foi assim o encerramento da campanha do brinquedo “Veja com os olhos de uma criança”, realizado no Sesc Água Verde, na capital paranaense. Ao todo, 210 crianças atendidas por instituições sociais de Curitiba participaram do evento, que encerrou a 7ª edição da Campanha do Brinquedo 2015. A festa contou com apresentações circenses e com a presença do Papai Noel e da Mamãe Noel, além de personagens infantis que fizeram a entrega dos brinquedos às crianças participantes, que representaram, simbolicamente, todas as 30.299 atendidas em todo o Paraná.

(7)

(Campo Mourão – continua) Lar Dom Bosco

Lar Miriã

CASCAVEL

Colégio Estadual Cataratas

Colégio Estadual Jardim Interlagos Unidade Pronto Atendimento Pediátrica

CORNÉLIO PROCÓPIO

Associação Casa de Emaús - Creche Emaús Casa da Criança

Lar São Vicente de Paulo

ONG Orar – Organização Evangélica de Serviço Social, Nutricional, Educacional, Meio Ambiente e Saúde de Cornélio Procópio

Projeto Estação Cibim - Bridge International – Instituto para a Promoção da Vida

CURITIBA

Associação Bem Aventurada Imelda - Centro Assistencial e Educacional Pe. Giocondo Associação Pequena Obra Franciscana

Caminho do Futuro - Atenas I

Associação dos Moradores da Vila São Domingos Associação dos Moradores de Higienópolis (Amohi)

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Flor de Liz – São José dos Pinhais

Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan)

Hospital Pequeno Príncipe

Associação de Morad Park Monte Castelo (Asmov) Prefeitura Municipal de Colombo

Casa de Apoio Mãe Solidária

Associação de Moradores Jardim Esperança - Araucária

Aldeia Kakané Porã

Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar) Secretaria de Ação Social - Cerro Azul

FOZ DO IGUAÇU

Aldeias Infantis SOS Brasil

Igreja Ceifa - Projeto Turma do João

FRANCISCO BELTRÃO

Projeto Aprender e Jogar

GUARAPUAVA

Associação Pró-Reintegração da Invernada Paiol de Telhas (APRIPT) Associação Santos Inocentes - Cidade da Criança - Irati

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Josefina Zilda Arns - Prudentópolis Pastoral Maria Mãe da Igreja

Pastoral Perpétuo Socorro Projeto Aprender e Jogar Projeto Paixão pela Vida Sétima Igreja Quadrangular

IVAIPORÃ

Conselho de Associação de Moradores de Ivaiporã (CAMI) Vila Jardim Porã Conselho de Associação de Moradores de Ivaiporã (CAMI) Vila Maneco Pastoral da Criança - Igreja Santíssima Mãe de Deus

JACAREZINHO

Abrigo Lar Infância de Jacarezinho (Abrinja) Colégio Ismênia de Lima Peixoto

(8)

LONDRINA

Centro de Educação Infantil (CEI) Iracema Helene Campregher Centro de Referência Assistência Social (CRAS) Centro B

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Residencial Vista Bela I Associação Flávia Cristina

Casa de Maria

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI)

Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) Vila Cultural Flapt

Centro de Educação Infantil (CEI) Governador José Richa Hospital do Brinquedo

Igreja Metodista Londrina Sul - Ponto Missionário Jd. União da Vitória Projeto Galera de Deus

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Grupo Amigos do Sorriso

MARINGÁ

Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente - Casa da Criança Associação Indigenista de Maringá (Assindi)

Associação Unidas para o Bem

Paróquia Paulo Apóstolo - Biblioteca João Paulo II

MEDIANEIRA

Casa Lar Bom Samaritano

Centro de Educação Infantil (CEI) Moacir Micheletto Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz

PALMAS

Brinquedoteca

Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima

PARANAGUÁ

Assistência e Promoção Social Exército da Salvação (Aproses)

Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) Bertioga Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) Centro Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) Guaraituba Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) Jd Esperança Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) Parque São João Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) Valadares

Associação de Moradores do Bairro Betel - Antonina

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sathie Midorikawa

PARANAVAÍ

Associação Solidária Adventista

Centro de Educação Infantil (CEI) Infância Feliz

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Madalena Fernandes de Souza Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof. Alzira Mendonça Figueira Grupo Irmã Sheila

PATO BRANCO

Casa Abrigo Boa Esperança

Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem) Projeto da Ação Social Renascer

Remanso da Pedreira (Remap) Secretaria de Ação Social

(9)

PONTA GROSSA

Associação de Proteção à Menina (Apam) Comunidade Vila Nova

Igreja Assembleia de Deus - São Mateus do Sul Legião da Boa Vontade (LBV)

Pastoral da Criança

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

Creche Hermínia Patrial Creche Sebastião D’Avilla Crehe João Galdino Pastoral da Criança

TOLEDO

Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda

UMUARAMA

Creche Gente Inocente

Escola de Tempo Integral Paulo Freire Projeto Vida e Solidariedade

UNIÃO DA VITÓRIA

Casa Abrigo de União da Vitória

Escola Municipal Waldomiro Antonio de Souza

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC PR ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ

Darci Piana

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR Dieter Lengning

Diretor Regional do Sesc PR Maristela Massaro Carrara Bruneri

Diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR Elisangela Domingues

Gerente de Ação Social do Sesc PR Cesar Luiz Gonçalves

Coordenador Geral do NCM – Núcleo de Comunicação e Marketing Ernani Buchmann

Coordenador de Jornalismo do NCM Alexandre Gamas de Oliveira • Aline Maria Dalabona

Francisco Nascimento • Isabela Mattiolli Paulo Henrique Ferreira • Vanessa Scariot Estevam Diagramação do relatório: Kristiane Foltran e Christiane Kaku

Equipe Técnica AGRADECIMENTOS

Vitor Monastier Diretor Regional do Senac PR

Carlyle Ávilla

Diretor de Programação e Produção da RPCTV Ana Gabriela Simões Borges

Superintendente do Instituto GRPCOM Exército Brasileiro

Comando da 5ª Divisão de Exército Comando da 5ª Região Militar

Referências

Documentos relacionados

Nas suas visitas à Casa do Papai Noel com sua mãe, não olhava para roupas ou brinquedos, se importava apenas com os livros. Sua paixão despertou a atenção das Renas (voluntários) e

Material para desenvolver a dinâmica Nariz de papai Noel9. Um rosto de Papai Noel, uma bolinha para o nariz, venda

Primeiro, a Zacarias, quando ele estava como sacerdote no templo de Jerusalém (Lc 1.11,19); depois a Maria, em sua casa em Nazaré (Lc 1.26-27) Em ambas as ocasiões, a missão

Categoria NACIONAL 150cc Motos 12 EXTRA VELOTERRA DO PAPAI NOEL 20/12/2015 MATO CASTELHANO.. Nº Nome Piloto

Deve-se a esse imperador romano o cumprimento da pro- fecia de Miquéias segundo a qual Jesus nasceria numa cidade bem distante do lugar onde moravam Maria e José.. É apenas

Os tecnocratas ascendentes, entretanto, não são parte do circuito acadêmico dominante dentro do campo neoliberal, sendo portanto o Ministério de Paulo Guedes distinto de

O Bom Velhinho vai ter muito trabalho neste Natal. Uma pilha de cartas chegou com inúmeros pedidos. Endereçadas ao Polo Norte, para o Papai Noel, as crianças do Distrito

DOC: Se a senhora fosse o papai Noel, de que forma comemoraria o natal aqui no lugar onde a senhora mora. INF: se eu fosse o papai Noel eu saí:a sabe por onde” pelos bairros