• Nenhum resultado encontrado

Assistente Técnico Administrativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assistente Técnico Administrativo"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO

Nº 001/2013

COMPANHIA DOCAS DO

RIO GRANDE DO NORTE – CODERN

TARDE

Assistente Técnico

Administrativo

(2)

C

CAARRGGOO//EESSPPEECCIIAALLIIDDAADDEE::AASSSSIISSTTEENNTTEEDDEESSUUPPOORRTTEETTÉÉCCNNIICCOOAADDMMIINNIISSTTRRAATTIIVVOO––AASSSSIISSTTEENNTTEETTÉÉCCNNIICCOOAADDMMIINNIISSTTRRAATTIIVVOO

LÍNGUA PORTUGUESA Texto

O caboclo, o padre e o estudante

Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo como bagageiro um caboclo. Deram-lhe numa casa um pequeno queijo de cabra. Não sabendo dividi-lo, mesmo porque chegaria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios. Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.

Pela manhã os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho. O padre disse ter sonhado com a escada de Jacob e descreveu-a brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia. O caboclo sorriu e falou:

– Eu sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava:

– Seu doutor, seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo. Então, Vosmincês respondiam de longe, do céu:

– Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei-me, enquanto vosmincês dormiam e comi o queijo...

(Luís da Câmara Cascudo. Contos tradicionais do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo.)

01

Esse texto é humorístico porque

A) valoriza mais a cultura formal do padre do que a dos outros dois personagens. B) confronta a cultura do padre e do estudante com a sabedoria popular do caboclo.

C) privilegia a astúcia do estudante tentando derrotar os argumentos do padre e do caboclo. D) retrata a supremacia de uma cultura formal em relação aos conhecimentos da experiência. E) ressalta a falta de cultura do caboclo em relação aos conhecimentos do padre e do estudante.

02

Em “... pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios.” (1º§), a palavra que possui o sentido oposto de “engabelar” é

A) lograr. B) burlar. C) disfarçar. D) engarapar. E) esclarecer.

03

Indique a alternativa em que o sinal indicativo de crase é facultativo. A) O padre se referiu àquele fato.

B) Eles foram até à casa do caboclo.

C) O estudante foi à cidade comprar mantimentos. D) “... os três sentaram-se à mesa para tomar café...” E) “À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.”

04

Na frase “Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.” (2º§), a palavra sublinhada se refere o(a)

A) Jacob. B) padre. C) amigo. D) caboclo. E) estudante.

05

“... levantei-me, enquanto vosmincês dormiam e comi o queijo.” A oração sublinhada no trecho anterior traz uma ideia de

A) causa. B) tempo. C) condição. D) comparação. E) consequência.

06

Nas seguintes frases transcritas do texto, as formas verbais estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO em: A) “... e comi o queijo...” D) “... os três sentaram-se à mesa...”

B) “… o caboclo acordou…” E) “Todos aceitaram e foram dormir.” C) “Nós estamos no céu...”

(3)

07

Em “... os três sentaram-se à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho.” (2º§), a palavra destacada foi acentuada pelo mesmo motivo que

A) já. B) céu. C) herói. D) vocês. E) saudável.

08

Esse texto pode ser considerado como

A) científico. B) narrativo. C) descritivo. D) publicitário. E) dissertativo.

09

Na frase “O caboclo sorriu e falou:...”, as palavras sublinhadas possuem, respectivamente, A) dígrafo e hiato. D) encontro consonantal e dígrafo. B) dígrafo e ditongo. E) encontro consonantal e ditongo. C) encontro consonantal e hiato.

10

A expressão “recursos oratórios” pode ser entendida como

A) talentos religiosos. D) talento para a escrita. B) riquezas materiais. E) capacidade de falar bem. C) capelas domésticas.

RACIOCÍNIO LÓGICO

11

No lançamento simultâneo de dois dados iguais, a probabilidade de que os números obtidos sejam diferentes e a razão entre o maior e o menor deles seja um número inteiro é

A) 2/3. B) 3/7. C) 5/7. D) 6/21. E) 8/21.

12

Na proporção apresentada, dois algarismos foram substituídos pelas letras X e Y. Y9

2X 7 4

= A soma desses dois algarismos é

A) 9. B) 10. C) 11. D) 12. E) 13.

13

O sólido a seguir é um prisma triangular. Sejam A, V e F as quantidades de arestas, vértices e faces desse sólido. A ordem crescente de seus valores é

A) V, A, F. B) F, V, A. C) A, F, V. D) V, F, A. E) F, A, V. NOÇÕES DE ÉTICA 14

Nos termos do Código de Ética Profissional (Decreto nº 1.171/1994), são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

A) Ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética. B) Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

C) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público. D) Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinente ao órgão onde exerce suas

funções.

E) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

(4)

15

“Mathias é servidor público experiente, competente e admirado pelos colegas em relação ao trabalho desempenhado no serviço público. Ainda jovem, sem esposa e filhos, Mathias tem o costume de sair do trabalho para um famoso boteco da cidade e, habitualmente, é visto embriagado, muito embora nunca tenha se apresentado ao trabalho sob o efeito de substância alcoólica.” Analisando o caso, segundo as regras do Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994), assinale a alternativa correta.

A) O Código de Ética veda apenas o comparecimento ao serviço embriagado.

B) O Código de Ética dispõe ser vedado ao servidor público apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitual-mente.

C) Embora o álcool seja droga lícita, o Código de Ética considera antiético consumir bebida alcoólica dentro ou fora do serviço, de forma habitual ou esporádica.

D) O Código de Ética regula apenas as condutas praticadas no recinto em que se desenvolve o serviço público, não dispondo sobre a conduta dos servidores em outros locais.

E) O fato de estar habitualmente embriagado não constitui conduta antiética, mas poderia ensejar a perda do cargo ou função, caso Mathias estivesse em estágio probatório.

16

Segundo as regras deontológicas traçadas pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público (Decreto nº 1.171/1994), assinale a alternativa INCORRETA.

A) O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando a conduta negligente.

B) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

C) A moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

D) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não podem ser levados em consideração para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

E) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

17

Na ferramenta Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão), os comandos para selecionar todo o texto de um documento e alterar as configurações da fonte do texto são, respectivamente, acionar o menu

A) Editar / Selecionar Tudo e acionar o menu Formatar / Fonte. B) Formatar / Selecionar Tudo e acionar o menu Editar / Parágrafo. C) Editar / Selecionar Tudo e acionar o menu Formatar / Parágrafo. D) Ferramentas / Selecionar Texto e acionar o menu Editar / Fonte. E) Formatar / Selecionar Texto e acionar o menu Ferramentas / Fonte.

18

Um usuário utiliza a ferramenta Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão) para analisar currículos recebidos no departamento de RH da empresa. Considere que existam dois currículos abertos e o usuário necessita comparar as informações existentes nos arquivos. Para visualizar os dois arquivos lateralmente e facilitar o seu trabalho, o usuário deverá acionar o menu

A) Exibir / Visualizar Lado a Lado com. D) Formatar / Comparar Lado a Lado com. B) Editar / Visualizar Lado a Lado com. E) Ferramentas / Comparar Lado a Lado com. C) Janela / Comparar Lado a Lado com.

(5)

19

Considere a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão).

Analise as afirmativas.

I. Para calcular o total geral de veículos na célula D9 foi utilizada a função =SOMA(D1:D9).

II. Para calcular a média de veículos nas cidades do estado do RJ deve ser utilizada a função =MÉDIA(D2:D4). III. Para calcular o total de veículos nas cidades do estado do RJ e ES deve ser utilizada a função =SOMA(D6:D8). Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A) I. B) III. C) I e II. D) I e III. E) II e III.

20

Sobre as teclas de atalho da ferramenta Internet Explorer 8 (configuração padrão – idioma Português Brasil), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ao pressionar a tecla F11 é exibida a Ajuda do aplicativo.

( ) A tecla END é utilizada para mover-se para o fim de um documento.

( ) A tecla F5 é utilizada para alternar entre os modos de exibição tela inteira e normal da janela do navegador. ( ) Ao pressionar as teclas Ctrl + N, uma nova janela é aberta.

( ) Ao pressionar as teclas Ctrl + H, o histórico é aberto. A sequência está correta em

A) F, V, F, V, V. B) F, F, F, V, V. C) F, F, V, F, V. D) V, V, F, V, F. E) V, F, V, F, V. LEGISLAÇÃO BÁSICA

21

Nos termos da lei que regulamenta o Processo Administrativo Disciplinar (Lei nº 9.784/99), são direitos dos adminis-trados perante a Administração, EXCETO:

A) Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

B) Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

C) Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objetos de consideração pelo órgão competente.

D) Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumpri-mento de suas obrigações.

E) Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

22

A Lei nº 4.860/65 dispõe sobre os casos em que a Administração do Porto estabelecerá os horários de trabalho que melhor convierem à realização das atividades, escalando o pessoal para executá-las, em equipes ou não. Assim, os serviços extraordinários executados pelo pessoal serão remunerados com os seguintes acréscimos sobre o valor do salário-hora ordinário do período diurno:

I. 25% para as duas primeiras horas de prorrogação; II. 100% para as demais horas de prorrogação; III. 100% para as horas de refeição.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

(6)

23

Considerando as conceituações trazidas pela Lei nº 12.815/2013, relacione adequadamente as colunas. 1. Porto organizado.

2. Instalação portuária. 3. Terminal de uso privado.

4. Instalação portuária pública de pequeno porte.

( ) Instalação localizada dentro ou fora da área do porto organizado e utilizada em movimentação de passageiros, em movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário.

( ) Instalação portuária explorada mediante autorização e localizada fora da área do porto organizado.

( ) Bem público construído e aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária.

( ) Instalação portuária explorada mediante autorização, localizada fora do porto organizado e utilizada em movimenta-ção de passageiros ou mercadorias em embarcações de navegamovimenta-ção interior.

A sequência está correta em

A) 1, 2, 3, 4. B) 4, 3, 2, 1. C) 2, 3, 1, 4. D) 4, 2, 1, 3. E) 3, 4, 1, 2.

24

A Lei nº 12.815/2013 dispõe, na seção relativa aos requisitos para a Instalação dos Portos e Instalações Portuárias, que a celebração do contrato de concessão ou arrendamento e a expedição de autorização serão precedidas de: I. consulta à autoridade aduaneira;

II. consulta à autoridade policial e judicial;

III. consulta ao respectivo poder público estadual;

IV. emissão, pelo órgão licenciador, do termo de referência para os estudos ambientais com vistas ao licenciamento. Estão corretas apenas as alternativas

A) I e II. B) I e III. C) I e IV. D) II e III. E) II e IV.

25

Sobre a disciplina tratada na Lei nº 8.429/1992 (improbidade administrativa), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São puníveis os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes dos entes federativos.

( ) Em relação aos atos de improbidade, reputa-se agente público todo aquele que exerce por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades públicas, excetuados os que os exercem de forma temporária ou sem remuneração.

( ) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, sendo vedada, em qualquer hipótese, a indisponibilidade dos bens do indiciado.

( ) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

A sequência está correta em

A) V, F, F, V. B) V, F, V, F. C) F, V, V, F. D) F, V, F, V. E) V, V, F, V. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

26

Segundo as normas constitucionais relativas à administração pública, assinale a alternativa correta. A) É vedado ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

B) Apenas por meio de concurso público haverá a investidura em cargo ou emprego público.

C) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

D) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros natos que preencham os requisitos estabelecidos em lei.

E) A administração pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá, dentre outros, aos princípios de legalidade, pessoalidade e sigilosidade.

(7)

27

Como é cediço, os atos administrativos, como atos do Poder Público, possuem atributos que os diferenciam dos atos privados. Nesse sentindo, assinale a alternativa que NÃO cita um desses atributos.

A) Imperatividade. D) Presunção de veracidade. B) Discricionariedade. E) Presunção de legitimidade. C) Autoexecutoriedade.

28

O poder conferido à Administração Pública que lhe permite punir, apenar a prática de infrações funcionais dos servidores denomina-se poder

A) funcional. B) de polícia. C) disciplinar. D) hierárquico. E) regulamentar.

29

Acerca das modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666/93, analise.

I. É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

II. É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

III. É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

As descrições anteriores se referem, respectivamente a

A) convite, concorrência e leilão. D) concorrência, convite e tomada de preços. B) leilão, tomada de preços e concurso. E) tomada de preços, concurso e concorrência. C) concurso, tomada de preços e convite.

30

Assinale a alternativa que indica o remédio constitucional adequado a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

A) Habeas data. D) Mandado de injunção. B) Ação popular. E) Mandado de segurança. C) Habeas corpus.

31

O ciclo orçamentário, ou processo orçamentário, pode ser definido como um processo contínuo, dinâmico e flexível. As ações estão voltadas para os programas do governo nos aspectos físicos e financeiros, correspondendo, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É conveniente ressaltar que o ciclo orçamentário não se confunde com o exercício financeiro. Por outro lado, o ciclo orçamentário é um período muito maior, composto pelos seguintes processos, EXCETO:

A) Controle e avaliação. D) Elaboração da proposta orçamentária. B) Revogação da Lei Orçamentária. E) Discussão e aprovação do Poder Legislativo. C) Execução orçamentária e financeira.

32

“O contribuinte João Pedro procurou o setor econômico de uma determinada Prefeitura, solicitando uma Certidão Negativa de Débitos Municipais. O servidor emitiu e pediu que João Pedro pagasse uma taxa de serviço no valor de R$ 30,00.” Em conformidade com o Manual da Receita Pública expedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, a taxa compõe qual grupo de receita pública?

A) Receita Tributária. D) Receita de Contribuições. B) Alienação de Bens. E) Transferências Correntes. C) Receita Patrimonial.

(8)

33

“A estrutura administrativa de um determinado município é formada por Câmara Municipal, Tribunal de Contas Municipal, Prefeitura, Autarquia Municipal de Saneamento e Limpeza Pública e por uma Fundação Pública de Arte e Cultura.” Quais órgãos desse município fazem parte da Administração descentralizada ou indireta do Poder Executivo? A) Somente a Prefeitura.

B) Todos, exceto a prefeitura.

C) Câmara Municipal e Tribunal de Contas Municipal.

D) Somente a Autarquia Municipal de Saneamento e Limpeza Pública.

E) Autarquia Municipal de Saneamento e Limpeza Pública e a Fundação Municipal de Arte e Cultura.

34

“Foi autorizada e encaminhada uma requisição de compras de material de consumo para o programa de merenda escolar do orçamento da Secretaria de Educação. O empenho é ordinário, porém, o saldo orçamentário do elemento de despesa desse programa é insuficiente e o contador deverá utilizar a anulação de parte da dotação orçamentária do elemento de despesa ‘outros serviços de terceiros’ – pessoa jurídica para poder dar prosseguimento ao pedido. Consta autorizado na Lei do Orçamento, cláusula autorizativa de um limite de 20% para suplementação e o executivo poderá utilizar desse limite.” Qual o tipo de crédito adicional deverá ser utilizado para realizar o empenhamento da despesa de material de consumo?

A) Especial. D) Extraordinário. B) Licitação. E) Extraorçamentário. C) Suplementar.

35

Para os efeitos da Lei Complementar nº 101/2000, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como: vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência. A despesa total com pessoal será apurada, somando-se a realizada no mês em referência aos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência. Para os fins da Constituição Federal, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, NÃO poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida de

A) 60% para a União. D) 25% para o Distrito Federal. B) 50% para o Estado. E) 70% para a Câmara Municipal. C) 60% para o Município.

36

O processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser entendido como um sistema composto por algumas etapas desenvolvidas em uma sequência lógica. Em relação às etapas do ciclo de treinamento, assinale a sequência lógica dessas etapas.

A) Programação / Execução / Levantamento das necessidades / Avaliação. B) Execução / Programação / Avaliação / Levantamento das necessidades. C) Levantamento das necessidades / Programação / Execução / Avaliação. D) Programação / Levantamento das necessidades / Execução / Avaliação. E) Avaliação / Levantamento das necessidades / Programação / Execução.

37

“Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e no topo, as necessidades mais elevadas.”

(Chiavenato, 2003. Adaptado.)

Com relação às necessidades que compõem a hierarquia das necessidades de Maslow, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas necessidades.

(9)

38

O recrutamento e a seleção de pessoas nas organizações são processos fundamentais, pois visam atrair as pessoas para a organização e selecionar, com base nos cargos existentes, aquela pessoa que atende aos requisitos do cargo. Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O recrutamento é utilizado para atrair as pessoas para participar do processo de seleção na organização. ( ) A análise de currículo é uma das técnicas de recrutamento utilizadas pelas empresas para atrair as pessoas.

( ) Escolas e universidades são fontes de recrutamento para as empresas quando existe a necessidade de pessoas na organização.

( ) A entrevista é uma técnica do processo de seleção de pessoas. A sequência está correta em

A) V, F, F, V. B) V, F, V, V. C) F, F, V, V. D) F, F, F, V. E) F, V, F, V.

39

Atualmente, a administração de materiais é um conceito amplo que compreende todos os fluxos de materiais da empresa, desde a programação de materiais, compras, recepção, armazenamento no almoxarifado, movimentação de materiais, transporte interno e armazenamento de produtos acabados no depósito da organização. No que se refere à administração de materiais, é INCORRETO afirmar que

A) consiste em ter os materiais necessários à disposição na quantidade certa, no local certo e no tempo certo. B) se relaciona diretamente com o processo produtivo das empresas, visando atender às demandas desse processo. C) controla o fluxo de todos os materiais dentro das empresas, desde sua chegada até a colocação à disposição dos clientes. D) a função compras compõe as atividades realizadas pela administração de materiais nas empresas e é responsável

pela aquisição de materiais.

E) recepção é uma atividade que compõe o processo de vendas e não a administração de materiais das empresas, pois se relaciona com a recepção dos clientes.

40

Segundo Chiavenato (2005), o fluxo de materiais de uma organização se modifica ao longo do processo produtivo. À medida que os materiais fluem pelo processo produtivo passam a receber diferentes classificações. A classificação de materiais mais comum segue as seguintes nomenclaturas: matérias-primas; materiais em processamento; materiais semiacabados; materiais acabados ou componentes; e, produtos acabados. O que significa a classificação de materiais denominada “materiais acabados ou componentes”?

A) Aqueles que estão sendo processados ao longo das seções que compõem o processo produtivo. B) Aqueles parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio do processo produtivo. C) Peças isoladas já acabadas e prontas para serem anexadas ao produto no processo produtivo da empresa. D) Aqueles já prontos e cujo processamento foi completado inteiramente em todas as suas etapas de produção. E) Insumos e materiais básicos ou itens necessários para a produção que ingressam no processo produtivo da empresa.

(10)

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislações. 3. Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos

eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pen drive, receptor, gravador, calculadora, câmera fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha.

4. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e nem fumar.

5. A duração da prova é de 4 horas (para os cargos de Nível Superior) e 3 horas (para os cargos de Nível Médio e Nível Fundamental), já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento da Folha de Respostas (Gabarito) e Folha de Texto Definitivo (somente para os cargos de Nível Superior).

6. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado. 7. O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha. Leia-o atentamente.

8. Será aplicada Prova Escrita Discursiva de conhecimento específico para os cargos de Nível Superior, constituída de uma redação.

9. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A a E) e uma única resposta correta.

10. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo/especialidade a que está concorrendo, bem como se os dados constantes na Folha de Respostas (Gabarito) e Folha de Texto Definitivo que lhe foram fornecidos estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

11. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

12. O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir de 2 horas após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 60 (sessenta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

13. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal de aplicação e pelo coordenador da unidade.

RESULTADOS E RECURSOS

- As provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.consulplan.net, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da sua realização. - O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 02 (dois) dias úteis, a partir do dia subsequente à divulgação, ou seja, de 0h00min do dia 4 de fevereiro de 2014 até as 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2014, ininterruptamente, observado o horário oficial do Rio Grande do Norte. - A interposição de recursos poderá ser feita somente via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, a CONSULPLAN, conforme disposições contidas no endereço eletrônico http://www.consulplan.net, no link correspondente ao Concurso Público.

Referências

Documentos relacionados

1 o A conduta ética dos agentes públicos do Ministério da Justiça reger-se-á pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, pelo

VII - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou

– dirimir dúvidas de interpretação sobre as normas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. – coordenar, avaliar e supervisionar

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou

Nos termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, o conceito de servidor público, para fins de apuração do

 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto n.º 1.171/94. Este Código de Ética aplica-se APENAS ao servidor do PODER

Os casos omissos serão resolvidos por deliberação da Comissão de Ética, de acordo com o previsto no Código de Ética próprio, no Código de Ética Profissional do Servidor Público

NOEC: Concentração para a qual não são observados efeitos. NOEL: Nível para o qual não são observados