• Nenhum resultado encontrado

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

T

odos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por esc

rito de

Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente, por qualquer processo, eletrônico, foto cópia, mecânico ou sis

tema de

processamento de dados. As marcas, logotipos e desenhos ilustrativos citados neste livro são de propriedade dos seus respectivo

s

fabri-cantes e sua citação é meramente ilustrativa, sem infringir as leis de patentes.

Sumário

INTRODUÇÃO _________________________ 3

DICASPARA CRIARUM BOM SITE __________________ 4

CONHECENDO O DREAMWEAVER ______ 5

ESCOLHENDO A ÁREA DE TRABALHO __ 5

A JANELADE DOCUMENTO _______________________ 7 O INSPETORDE CÓDIGO _________________________ 8 O INSPETORDE PROPRIEDADES ___________________ 10 BARRA INSERIR _______________________________ 10 O INICIADOR_________________________________ 13

CONSTRUINDO PÁGINAS ______________ 14

CRIANDOUM SITE LOCAL _______________________ 14

CRIANDO PÁGINAS_____________________________ 16

Salvando um documento ______________________ 17 Definindo um título para a página ______________ 19 Alterando o fundo da página __________________ 20 Formatando o texto __________________________ 22 Elementos invisíveis __________________________ 29

ALTERANDOAS CORESDOS LINKS _________________ 30

CRIANDO PÁGINAS COM MOLDURAS __ 31

SALVANDOAS MOLDURAS________________________ 35

SELECIONANDO MOLDURAS ______________________ 36

PROPRIEDADESDAS MOLDURAS ___________________ 37

(2)

CRIANDO TABELAS ___________________________ 44

PROPRIEDADESDA TABELAEDAS CÉLULAS ___________________ 45

OUTRAS MODIFICAÇÕESNA TABELA ________________________ 48

Inserir e excluir linhas e colunas ________________________ 48 Mesclar células _______________________________________ 49 Dividir células ________________________________________ 49

CRIANDOE FORMATANDOUMA TABELA______________________ 50

CRIANDO FORMULÁRIOS _____________________ 53

OS OBJETOSDE FORMULÁRIOS ____________________________ 53

INSERINDO OBJETOSNA PÁGINA ___________________________ 55

VALIDANDO CAMPOSDO FORMULÁRIO_______________________ 62

FAZENDOO FORMULÁRIO FUNCIONAR _______________________ 64

CRIANDO FOLHAS DE ESTILOS ________________ 65

CRIANDO ESTILOS HTML _____________________ 70

TRABALHANDO COM CAMADAS ______________ 72

AS PROPRIEDADESDAS CAMADAS __________________________ 73

AS LINHAS DE TEMPO_________________________ 76

O INSPETOR LINHASDE TEMPO____________________________ 76

ADICIONANDOE MOVENDO CAMADAS _______________________ 77

(3)

INTRODUÇÃO

A Internet é uma imensa rede de computadores interligados e espalhados pelo mundo inteiro. Através desta rede podemos trocar arquivos (denomi-nados arquivos FTP), enviar e receber mensagens (que são os famosos e-mails), enviar e receber vídeo e áudio em tempo real (streaming) e visualizar informações (sendo estas as informações apresentadas em forma de pági-nas gravadas em um determinado site). A WWW (World Wide Web), ou simplesmente Web, é a parte da Internet que contém o conjunto de todas essas páginas que podemos acessar, visualizar e navegar por elas. A grande maioria das páginas da Web são criadas através de uma lin-guagem de programação denominada HTML, e os navegadores da Web (mais conhecidos como browsers) são os programas que exibem estas páginas, pois eles lêem e entendem a linguagem HTML.

Nesta apostila iremos estudar o Dreamweaver, que é um software desti-nado a criar, editar e gerenciar as páginas que são exibidas na Web, e que também utiliza a linguagem de programação HTML. Se você não quiser ver nada de HTML durante o processo de criação das páginas, basta não abrir a janela que exibe o código da página; caso contrário, você poderá, simultaneamente, criar a página e ver o código que você acabou de fazer (boa oportunidade de conhecer e aprender a linguagem HTML).

No Dreamweaver você encontrará ferramentas avançadas de desenho e layout, recursos de HTML dinâmico, camadas animadas, etc, onde todos podem ser utilizados sem que você tenha que gravar uma linha de código.

(4)

O INICIADOR

As principais janelas, paletas e inspetores podem ser abertos (ou inicia-dos) a partir do Iniciador. Inicialmente o Dreamweaver inicializa sem mostrar o iniciador, é preciso ativar este modo. A barra do Iniciador é mostrada na barra de status.

Para exibir a barra do Iniciador, ative a opção Mostrar os ícones nos painéis e no Iniciador, nas preferências dos painéis. É possível especifi-car quais itens serão exibidos na barra do Iniciador.

Você poderá especificar quais botões (paletas e inspetores) aparecerão na janela do iniciador, para isso, selecione a caixa de diálogo Preferênci-as (através do menu Editar, opção PreferênciPreferênci-as), depois selecione Pa-inéis na seção Categorias. A caixa Mostrar no Iniciador contém os itens que são atualmente exibidos no Iniciador, você poderá adicionar, remo-ver ou moremo-ver (direita ou esquerda) os itens no Iniciador.

Agora que você já teve uma visão geral da interface do Dreamweaver, vamos começar a construir páginas e ver quais os recursos que o pro-grama nos oferece para que as páginas tenham uma boa apresentação e sejam bastante funcionais.

(5)

OBS: No Dreamweaver, ao invés de definir somente um tipo de fonte

para uma palavra ou texto, você define várias fontes (uma lista com di-versos tipos de fontes), pois assim, o navegador verificará se a primeira fonte da lista está instalada no computador do usuário, caso não esteja, ele verifica a segunda, e assim por diante. Se nenhuma das fontes sugeridas estiver disponível, a palavra ou texto será exibido na fonte padrão do navegador do usuário.

Selecione também todo o restante do texto a altere o tipo da fonte (esco-lha uma combinação de fontes diferente do primeiro parágrafo).

É possível modificar as combinações de fontes exibidas no submenu

Fonte. Para isso, selecione a opção Editar a lista de fontes, através do

menu Texto, opção Fonte. Na parte superior da caixa de diálogo exibida é mostrada a Lista de fontes já disponível. Para montar outras combina-ções, selecione uma fonte da lista Fontes disponíveis, à direita da caixa de diálogo, depois clique no botão << (localizado entre as listas Fontes escolhidas e Fontes disponíveis) para mover a fonte para a lista Fontes escolhidas, repita o procedimento até completar uma seqüência de tipos de fontes. Para remover as fontes de uma combinação, clique no botão >>. Para adicionar a combinação de fontes à Lista de fontes, clique no botão de adição (+), e para remover uma combinação de fontes da lista clique no botão de subtração (-).

Agora vamos alterar o tamanho da fonte, sendo que esta ação poderá ser feita utilizando o menu Texto ou o Inspetor de propriedades. Estando com o primeiro parágrafo selecionado, clique no menu drop-down Tam. do inspetor de propriedades e selecione um tamanho, por exemplo 6. Imediatamente o tamanho do texto selecionado se modificará.

Você também poderá aumentar ou diminuir o tamanho do texto, esco-lhendo um tamanho relativo (+ ou -1, + ou -7) no inspetor de proprieda-des. Por exemplo, se a fonte está no tamanho padrão (3) e você esco-lher +4, o tamanho resultante será 7.

(6)

Vamos inserir uma moldura superior onde esta conterá a imagem que representa o título da home page, que é Cinema em Casa. Dê um clique na moldura da direita para inserir o ponto de inserção, depois no menu

Inserir, vá até a opção Molduras e clique em Superior. Quando

utiliza-mos esta opção, ou seja, quando dividiutiliza-mos uma moldura que já existe na página (no nosso caso dividimos moldura direita), temos um Conjunto aninhado de molduras, onde a moldura original é chamada de pai e a moldura que foi inserida é a moldura-filha.

Agora a página contém três molduras, as quais receberão nomes dife-rentes na hora em que formos salvá-las.

Poderemos inserir o conteúdo diretamente nas páginas com molduras (ou seja, criar uma página digitando textos e inserindo figuras diretamen-te na moldura) ou podemos abrir algum arquivo exisdiretamen-tendiretamen-te e vinculá-lo à moldura.

Como iremos criar novamente o site Guia Cultural, só que agora com uma estrutura diferente de páginas, copie todos os arquivos (menos o index.htm) da pasta Cinema em casa para a pasta Cinema em casa moldura (faça isso através do Windows Explorer).

(7)

Agora é bom você visualizar a página principal no navegador e testar os hyperlinks, para isso pressione a tecla F12.

Assim, você viu que criar páginas com molduras não é um trabalho difí-cil, e a vantagem é que você pode exibir uma parte da página o tempo todo, enquanto outras partes podem ter o conteúdo alterado. Quando você insere os links nas páginas, preocupe-se com o destino destes links. Por exemplo, na página Filmes, que apresenta o nome dos filmes como links, certifique-se onde a página será aberta quando o usuário clicar em algum destes links, sendo que temos as seguintes opções:

Blank: faz o link abrir em uma nova janela em branco no navegador. Top: faz o link substituir o conteúdo da janela atual.

Parent: se você estiver utilizando molduras aninhadas, faz o link abrir na

moldura-pai.

(8)

CRIANDO FORMULÁRIOS

Os formulários são bastante utilizados nos sites da Web, pois através deles é possível coletar informações de várias pessoas, solicitar a opi-nião dos visitantes, fazer uma votação onde os visitantes escolhem entre um item e outro, etc. As respostas fornecidas pelos visitantes são arma-zenadas, e depois você pode acessá-las e compará-las.

OS OBJETOS DE FORMULÁRIOS

Os formulários são compostos por vários objetos, onde uns oferecem opções para serem clicados e outros exibem campos de texto editáveis (através da utilização de comportamentos, você poderá validar as inmações digitadas pelo usuário). A próxima figura exibe um simples for-mulário que foi criado em uma página.

(9)

Com este procedimento você inseriu, na janela Comportamentos, um Evento (chamado onblur) e uma ação.

OBS: Como você pode ver na figura anterior, outros campos podem ser

validados. Se a caixa Necessário for selecionada, significa que o campo deve necessariamente receber um valor dado pelo usuário, pois o cam-po não cam-poderá ficar em branco, vazio.

Exiba esta página do formulário na janela do navegador e digite um en-dereço de correio eletrônico no campo E-mail onde este enen-dereço não contenha o sinal @, em seguida tecle Tab (ou clique em um outro cam-po) e veja que uma caixa de mensagem será exibida, dizendo ou usuário que aquele campo requer que um endereço de e-mail válido seja digitado.

Clique no botão OK e feche a janela do navegador.

Após o usuário clicar no botão OK, uma janela com alguma mensagem especificada por você poderá ser exibida. Com o campoemail seleciona-do, clique no botão com o sinal (+) da janela Comportamentos e, no menu de contexto, selecione a opção Mensagem pop-up. Na caixa de texto Mensagem pop-up que será apresentada, insira o texto: Digite um endereço de e-mail válido no campo E-mail, depois clique no botão OK.

(10)

Para criar camadas, selecione a opção Camada do menu Inserir (uma camada padrão será inserida onde o cursor estiver posicionado) ou clique no botão Desenhar camadas ( ) da barra inserir. Quando você clica no botão Desenhar camadas o ponteiro do mouse transforma-se em duas pontas, você deverá arrastá-lo no local desejado da página para dese-nhar a camada. Na janela do documento, aparecerá um marcador no canto superior esquerdo da página para cada camada criada.

AS PROPRIEDADES DAS CAMADAS

As propriedades das camadas são especificadas através do inspetor de propriedades. Você poderá definir um nome e uma posição para a cama-da, além de outras opções descritas a seguir.

Id. da camada: campo para especificar o nome que identificará a camada. E e A: especificam a distância da camada em relação à margem esquer-da (E) e a distância esquer-da camaesquer-da em relação à margem superior (A). L e U: especificam a largura e altura da camada.

Índice Z: determina a ordem de empilhamento da camada. As camadas com números mais elevados aparecerão acima das camadas com nú-meros menores.

Vis: determina se a camada será visível ou não quando a página for carregada.

Tag: determina se a camada terá o rótulo SPAN, DIV, LAYER ou ILAYER. Estouro: se o conteúdo inserido em uma camada for maior que as di-mensões dessa camada, você poderá escolher uma dentre as seguintes opções - visible (visível): a camada se expandirá para que todo o con-teúdo possa ser visualizado, hidden (oculta): o concon-teúdo que não couber

(11)

Agora você deverá definir quais as camadas que serão exibidas quando a página for carregada, e de acordo com a nossa linha de tempo, queremos que o barco seja o primeiro a aparecer, depois de algum tempo o homem, os dois permanecerão na tela enquanto irá sugir o ganso, eles irão apare-cer duas vezes. Desta maneira, será necessário posicionar o cabeçote de execução em determinados quadros e definir, através da guia Camadas, se a camada será visível ou não.

Por exemplo, salve sua página e visualize-a no navegador. Você verá que as camadas não estão aparecendo exatamente na ordem que desejamos. Por isso, volte na janela do documento e posicione o cabeçote de execu-ção no início (quadro 1), selecione a guia Camadas e deixe todas as ca-madas, exceto a camada barco, invisíveis, como mostra a figura a seguir.

Posicione o cabeçote nos outros quadros primários e verifique, através da guia Camadas, se as camadas apresentam a visibilidade correta. Volte o cabeçote para o início, confira novamente as camadas que deverão estar inicialmente visíveis ou não e depois visualize a página no navegador. Desta maneira, você viu que com o Inspetor Linhas de tempo é possível inserir elementos que se movimentem nas páginas da Web, sendo que você poderá determinar o caminho que os elementos animados percorre-rão e quais sepercorre-rão visíveis ou não em determinado momento da animação.

(12)

Referências

Documentos relacionados

O leitor a quem se dirige esse livro não é evidente: em geral, quem vive o futebol não está interessado em ler sobre ele mais do que a notícia de jornal ou revista, e quem se dedica

A pesquisa na literatura e busca por artigos científicos foram realizadas nas bases de dados das revistas eletrônicas LILAC’S (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências

Fevereiro e março apresentam diminuição dos valores de precipitação média mensal, havendo em ambos os meses o predomínio de valores variando entre 211 e 245 mm, com os

Ainda que uma correção factual pareça efetiva — porque as pessoas conseguem reconhecê-la e fica claro que elas mudaram suas crenças — as pessoas frequentemente confiam

Foram acompanhadas, através de três inquéritos epidemiológicos, entre 1997 e 1999, duas populações de terra firme, uma de área rural às margens da rodovia Manacapuru-Novo Airão e

Luís Fernando Veríssimo, no Texto V, cronometra o tempo de realização das atividades para defender o seu ponto de vista sobre as demandas da vida moderna. Identifique

Na perspectiva de possibilidades abrangendo os mais diversos locais para trabalho seja em: portais como o Google para gerenciar a informação eletrônica, variados

Este documento tem como objetivo, apresentar os procedimentos necessários para exportação do certificado através do app do MobileID e importação do certificado