• Nenhum resultado encontrado

Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XVI - No Janeiro/Fevereiro Missão com povos indígenas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XVI - No Janeiro/Fevereiro Missão com povos indígenas"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Compartilhar

Pastoral

Online

Liderança, Gestão e

Governo

participam de Capacitação

Mais de

200 líderes

em três distritos da Remne

leigos/as e clérigos/as

Remne tem novo

distrito missionário

Distrito VII reúne igrejas

do Piauí, Maranhão e

litoral norte do Ceará.

Veja nesta edição

documento das

alterações de nomeações

pastorais.

Palavra

Episcopal

Celebrou-se o Natal.

Já se passaram alguns

dias. Os enfeites foram

guardados. Até lá, onde

estará o aniversariante?

Bispa Marisa destaca o

“Reinado do Menino”.

Missão com

povos indígenas

Evangelho está em

expansão no Vale do Acaraú.

Índios da tribo Tremembé

participam de cultos e

podem receber projeto

Sombra e Água Fresca

Indigenista.

(2)

Editorial

Expediente

Ano XVI – Nº 120

Janeiro/Fevereiro – 2013

Compartilhar Pastoral é uma publicação bimestral da Igreja Metodista na Região Missionária do Nordeste

Coordenação Regional de Ação Missionária – Coream

Bispa Marisa de Freitas Ferreira, presidente Rev. Emanoel Bezerra

Rev. Ivan Carlos Martins Rev. Sílvio Rocha

Ana Maria Ribeiro Helder Bastos

Luís Fernando Carvalho Luís Carlos da Silva

Administrador da Sede Regional

Marcus Vinicius Brandão Costa

Departamento de Comunicação

Luís Augusto Mendes Patrícia Monteiro Mendes

Jornalista Responsável

Patrícia Monteiro Mendes - DRT 1097 SE

Editoração Eletrônica

Luís Augusto Mendes - DRT 1956 PB Luan Matias Colaboradores/as de Comunicação Josemi Cavalcante Luana Miranda Manoel Pires Paloma Faustino Remne na Web remne.metodista.org.br

Fale com a redação do Compartilhar

comunicacao@metodistanordeste.org.br (83) 9613 9734

Sede Regional

Rua Desembargador Goés Cavalcante, 331 Parnamirim, Recife/PE, CEP 52060-140 Fone: (81) 3202 3050

Compartilhar Pastoral

Jan / Fev 2013

Uma página em branco, um calendário intacto e uma troca de abraços e esperanças. Entra o novo ano e dá sequencia ao poder da renovação. Das roupas aos móveis, dos afetos aos gostos, das atitudes aos comportamentos. Parece que tudo tem de ser revisto, revisitado. Há sinais de mudança dentro e fora de cada um/a de nós.

A primeira edição do Compartilhar Pas-toral dá boas-vindas a 2013 com uma nova feição. O projeto gráfico tem a colaboração de jovens estudantes de Jornalismo e Mídias Digitais, que se unem ao Departamento de Comunicação com dis-posição para servir. A motivação de toda a equipe é utilizar técnica e arte de modo a encher nossos olhos para a grande obra missionária que está bem ao nosso alcance.

Em cada ponto missionário, congregação ou igreja no Nordeste há um povo reunido em torno do amor a Cristo e às vidas. Esta é a essência da Igreja! Dispersas na rede mundial de computa-dores, há também milhares de pessoas que po-dem ver e ouvir falar dos frutos e dos desafios da missão em solo nordestino. Esta é a comunidade virtual que precisa – e deve – ser cultivada! Se você reservar alguns minutos do seu tempo para ler este jornal, visitar o site da Remne ou curtir a nossa página no Facebook é impossível que não sinta renovado o sentimento de amor à obra mis-sionária! Somos indiferentes somente ao que não conhecemos... continuamos indiferentes somente se cultivamos velhos hábitos e sentimentos.

Nesse tempo de preencher o calendário com datas e compromissos, e de rascunhar novas páginas de história em sua vida, decida dedicar um pouco mais de sua atenção às notícias da nossa Região. Cada metodista é um/a missionário/a da Comunicação, a serviço de uma comunhão solidária e proativa neste mundo povoado de informações e ilhado de trocas cordiais. Contamos com sua leitura ativa e afetuosa, para produzir-mos a cada edição um novo jornal para novos/as leitores/as.

Patrícia Monteiro, editora.

Um novo jornal para novos/as

leitores/as

Os artigos são de responsabilidade dos/as autores/as e não refletem necessariamente a opinião do jornal ou da Igreja Metodista.

(3)

1 - O menino do Natal

Que garoto aniversariante você celebrou no último Natal agendado no calendário de 2012? Aquele que só aparece em uma época do ano ou aquele acerca de quem a Bíblia diz: “ Por isto eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” (Is 53:12)? Caso tenha sido o primeiro, então saiba que ele estará em caixas, guardado como enfeite para o próximo ano. Não fala, não ouve, não vê e nem sente.

2 - E o segundo?

Se você celebrou aquele do texto bíblico citado, então sabe que o Natal não passou. Hoje é Natal. É tempo de continuar as festas para o menino. Ele é

“MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE E PRÍNCIPE DA PAZ”. Mais que

nunca esta geração carece do reinado deste menino.

3 - Ele reina

Quando se ouve a palavra “reino” pensa-se, quase automaticamente, em palácios, reis e rainhas, príncipes e princesas, glamour e muita riqueza. Até porque ainda temos reis e rainhas nos dias atuais e assim se manifestam os seus reinados. São referências de reinado a partir do mundo comandado pelo ser humano marcado pelo pecado. Como tal, quase sempre esta referência se distancia do que a Bíblia nos ensina.

4 - As marcas deste Reino

Como diz a Bíblia, o reino do Menino Jesus não é deste mundo. O Reino dele se origina numa dimensão muito maior, que vai além do visível:

a - O Rei – É Deus, o Todo-Poderoso, criador dos céus e da terra. Amor, justiça, misericórdia são só alguns dos seus muitos atributos. Ele jamais morre. Sempre foi e sempre será.

b - O Conselho – neste reino a central de comando é composta de uma trindade: Deus Pai-Filho-Espírito Santo.

c - Súditos/as – Os súditos são anjos e não há, por parte do Rei, nenhuma atitude para com os/as mesmos que não seja movida por santidade e perfeição. Por isto há paz absoluta neste Reino.

d - Criação –Tudo que existe pertence a este Rei e por Ele foi criado – inclusive o planeta Terra.

5 - O menino e o Planeta Terra

Este minúsculo planeta é habitado por pessoas humanas formadas do pó da terra (Humus). Tais pessoas se rebelaram contra o Rei e o príncipe Jesus, único Filho de Deus, que foi enviado para refazer a inimizade entre humanos/as e os Céus.

6 - O reinado do menino

Diferente de outros reinados conhecidos, o Filho do Rei veio como ser humano normal. Sem qualquer pompa, luxo ou riqueza. Claro! Sendo feito gente, comprovaria aos/às humanos/as que é possível viver sem a marca destrutiva do pecado. É possível viver sendo imagem e semelhança de Deus. Só que para isto é preciso

Palavra Episcopal

2

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

O Reinado do Menino

Celebrou-se o Natal.

Já se passaram alguns

dias. E agora? Os

enfeites foram guardados.

Nova celebração só em

dezembro deste novo ano.

Até lá, onde estará

o aniversariante?

(4)

3

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Palavra Episcopal

renunciar às distorções que o próprio ser humano estabeleceu para si. É preciso converter-se deste mau caminho, voltando-se para a voz de Deus.

7 - A base do reinado do Menino

O próprio Jesus fala claramente acerca das bases do Reino de Deus. Pode-se ler sobre isto em todo o Novo Testamento e mais claramente nos quatro evangelhos. Entretanto o seu sermão, pregado a uma multidão, é extremamente esclarecedor. Dentre os temas abordados Jesus fala das BEM-AVENTURANÇAS – “felizes os/as que....”. Estudando este texto o irmão e teólogo John Stott nos relembra que, quanto a esta felicidade, “Jesus não está fazendo um juízo subjetivo (aquilo que sentimos), mas objetivo (aquilo que Deus pensa). ...Jesus não está pregando salvação através de boa obras,mas ensinando como aqueles que já renasceram pelo Espírito se comportarão” (1).

O sermão do Monte não deixa qualquer dúvida quanto ao que Jesus explicita como sendo a vontade de Deus para esta terra. Assim, o reinado de Jesus se dá com um propósito: QUE ESTE PLANETA RETOME A SUA INTIMIDADE COM DEUS POR MEIO DO CONHECIMENTO E DO CUMPRIMENTO DOS PROPÓSITOS DELE (DE DEUS).

8 - A resposta da humanidade ao ensino deste Reino de Deus

O Espírito Santo tem agido em meio a este planeta e a seus/suas moradores/as. Muitos/as tem respondido a Deus de forma positiva. Muitos/as têm acolhido ao menino Jesus em seus corações/estrebarias. A Glória de Deus tem-se espalhado sobre esta terra. São inúmeros/as os movimentos de pessoas que estão a serviço de Deus. Isto significa que tem resistido ao diabo e se entregado a Deus. Este é o princípio daquela paz que excede a toda a compreensão humana.

Porém, ainda se constitui maioria aqueles/ as que resistem a Deus e acolhem as ciladas do diabo. Basta abrir um jornal, ou uma revista, ou assistir a um noticiário que esta afirmativa se confirmará. Experimente fazer isto hoje, com a família ou com a Igreja. Liste os acontecimentos que envolvem

transgressão à vontade de Deus e constate os inúmeros itens desta listagem. Isto não é simples. É exatamente a certificação de que o “mundo jaz no maligno” – ou seja, tem dado preferência a envolver-se com todo tipo de pecado.

Nesta “conversão ao mal” estão pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais, de todas as nações, de todas as religiões, de todas as ideologias, de todo nível educacional, enfim, de pessoas humanas de toda e qualquer característica.

9 - E o Menino?

O Menino Jesus, hoje o RESSURRETO JESUS SALVADOR, insiste: “Digo-lhe a verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (Jo3:3). “Quem beber da água que eu lhe der nunca

mais terá sede...” (Jo 4:14). “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Mc 1:15). “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres.” (Lc4:18). “Vocês são o sal da terra... Vocês são a luz do mundo... Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens” (Mt 5:14-16). Finalmente Ele diz: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 8:8).

10 – É este o Menino. O Natal continua

Neste novo ano o Natal continua. Jesus, já hoje ressurreto e à direita de Seu Deus Pai, quer que toda a humanidade o ouça. Como ouvirão? Havendo quem pregue. Por isto são bem-aventurados os pés daqueles/ as que anunciam estas boas-novas do Natal. Certamente que você e eu manteremos o nascimento de Jesus atualizado e sempre presente. Não temos outro caminho a seguir – afinal, só Jesus tem palavras de vida eterna – Jo 6:68. Já sabemos a resposta para a pergunta feita ainda hoje: “DE ONDE LHE VEM ESTAS COISAS? NÃO É ESTE O CARPINTEIRO?” – Mc 6:2-3.

Marisa de Freitas Ferreira

Discípula no exercício do episcopado, em celebração do Natal

1 - STOTT, John, A Bíblia toda o ano todo, Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse, Editora Ultimato, Viçosa, MG, 2007, p 192.

O Espírito Santo tem agido

em meio a este planeta e a

seus/suas moradores/as.

Muitos/as tem respondido

a Deus de forma positiva.

Muitos/as têm acolhido ao

menino Jesus em seus

corações/estrebarias.

A Glória de Deus tem-se

espalhado sobre esta terra.

(5)

4

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Durante culto na IM Central em Fortaleza, dia 20 de janeiro, a bispa Marisa de Freitas fez a leitura das alterações de nomeações para o ano de 2013 (veja documento no final desta edição). Na oportunidade foi anunciada a criação de mais um distrito na Remne. O distrito missionário Nordeste VII contempla o litoral norte do Ceará e os estados do Piauí e Maranhão. Até então tais localidades eram integradas ao DNE I, que este ano será supervisionado pela bispa Marisa de Freitas e superintendentes distritais. Para supervisionar o novo distrito, foi designado como superintendente distrital o Rev. Emanoel Bezerra. O distrito tem circuito único.

Pr. Pedro Alves Pastor metodista

No dia 25 de janeiro de 2013 recebemos em nossa comunidade a bispa Marisa, foi uma visita muito especial para os habitantes daquele conjunto, as pessoas estavam animadas graças ao seu carinho e humildade. O trabalho começou Patativa do Assaré em abril de 2012. Atualmente 18 pessoas frequentam a igreja fielmente, 4 batizadas em dezembro de 2012 e um grupo que receberá as orientações para o batismo em fevereiro, a média de pessoas que frequentam regularmente é de 25 pessoas. Patativa do Assaré é o nome do conjunto habitacional, em homenagem ao poeta cearense com esse nome.

DNE VII reúne Piauí, Maranhão e litoral norte do Ceará

Remne tem novo distrito missionário

Bispa Marisa visita povo metodista

(6)

D

eus é bom e a sua misericórdia dura para sempre. O ano de 2012 foi de muitas conquistas para o Vale do Acaraú (CE). As lutas começaram e cada uma delas serviram de estímulo para o avanço da missão.

Marcado pelo desenvolvimento de várias atividades, o ano teve início com o encontro de jovens do Acaraú e de Tremembé em fevereiro. Em seguida, ocorreu a visita da equipe do Projeto Missionário de Férias (PMF) cedido pela 1ª Região, sob responsabilidade da Revda. Selma Antunes.

Em maio foi realizado o 1º Encontro de Mães Sozinhas, sob direção do Rev. Emanoel Bezerra, que disponibilizou uma equipe para trabalhar com a igreja sobre oração e libertação. No mês de julho, foi desenvolvida a primeira capacitação na área de Educação Cristã e Departamento Infantil. O 1º Seminário Farol de Luz no Caminho aconteceu em

setembro, e foi direcionado para multiplicadores/ as.

Missão com os/as índios/as

No mês de agosto de 2012 aconteceu o primeiro culto na tribo Tremembé de Almofala, o que resultou em três vidas para Cristo. Após isso, foi apresentada a proposta de implantação do Projeto Sombra e Água Fresca Indigenista (PSAFIN). A proposta visa atender 70 crianças. Mas a liderança da Tribo Tremembé, após conhecer o material didático e apreciando a dinâmica do projeto, fez uma contraproposta para que através dessas atividades fossem atendidas 700 crianças. O ano de 2012 foi de vitórias para toda comunidade do Vale do Acaraú, que pôde crescer e conhecer a Deus através das atividades desenvolvidas.

Jan / Fev 2013

Compartilhar P

astoral

5

egistrando

a caminhada...

R

Evangelho em expansão

no Vale do Acaraú - CE

Projeto de ação social metodista alcança povos indígenas

Claudete Costa

(7)

Fonte: Diaconia

F

oram definidos no dia 24 de novembro de 2012 os novos conselhos Diretor e Fiscal da Diaconia (foto) para o triênio 2013-2015. Os/as 19 delegados/as das igrejas associadas à instituição participaram de

votação, ao final da Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2012, no Recife (PE), para escolha dos conselheiros que estarão responsáveis pelo comando da ONG nos três próximos anos. O resultado culminou com a reeleição do atual presidente da Diaconia, bispo Paulo Ayres Mattos, da Igreja Metodista.

A escolha dos representantes se deu através da indicação de chapas - uma para cada

Conselho - pela Comissão de Eleição, integrada pelo reverendo Nenrod Douglas de Oliveira Santos, pelo presbítero Darli Alves de Souza e pela missionária Marília Schuller. Definidas as chapas, os/as 19 delegados/as assinalaram “sim” ou “não” para os/as representantes indicados/as pelo grupo para cada cargo. Na apuração, a chapa do Conselho Fiscal recebeu a unanimidade de votos. Um dos integrantes do Conselho Fiscal é o administrador da Sede Regional, Marcus Vinícius Brandão Costa. “É muito importante a participação de um metodista nordestino no conselho da Diaconia, nós somos fundadores desta entidade e mesmo assim poucos a conhecem, aqui no Nordeste. Entendo que ela foi criada num esforço de unir forças com o propósito de transformar vidas, e que, coincidentemente, está refletido no nosso

lema: “Comunidade a serviço do Povo”. Eu, sinceramente, espero contribuir para com esta missão”, destacou Marcus Vinicíus.

Conselho Diretor:

Presidente: Bispo Paulo Ayres Mattos (Igreja

Metodista)

Vice-presidente: Maruílson Menezes de Souza

(Exército de Salvação)

1ª Secretária: Odete Liber Adriano (Igreja

Episcopal Anglicana do Brasil)

2o Secretário: Elecir Brito da Silva (União das

Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil)

1o Tesoureiro: Sergio Fernando Lomeu de

Andrade (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)

2o Tesoureiro: Siegmund Berger (Igreja

Evangélica de Confissão Luterana no Brasil)

Vogal: Roseane Chagas Lima de Freitas (Igreja

Presbiteriana Independente do Brasil)

Conselho Fiscal:

Marcus Vinícius Brandão Costa (Igreja Metodista)

Holdair José Drefs (Igreja Evangélica Luterana do Brasil)

Douglas Alberto dos Santos (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil)

Valdênio Pessoa da Silva (suplente) (Igreja Presbiteriana do Brasil)

Daniel Pereira Bonfim (suplente) (Associação das Igrejas do Cristianismo Decidido)

Esdras Wesley da Costa Silva Dantas (suplente) (Igreja de Cristo no Brasil)

Igreja Metodista está presente nos

Conselhos Diretor e Fiscal da Diaconia

Saiba Mais

A Diaconia é um organização social brasileira sem fins lucrativos e de inspiração cristã, que tem por objetivo a promoção da justiça e do desenvolvimento social. Para mais informações acesse: www. diaconia.org.br

Registrando a caminhada

Compartilhar Pastoral

Jan / F

ev 2013

6

(8)

N

os dias 30 de novembro e 01 a 02 e dezembro a IM em Belém completou 25 anos, anunciando o evangelho de Jesus Cristo na cidade. Num clima de muita unção e alegria, celebramos a Deus por tantas benção recebidas e por vidas que têm se rendido aos pés do Senhor. Tem sido um tempo de colheita. Estiveram pregando nesses dias, o Pr. Carlos da Silva e sua esposa Rute F. da Siva. Ambos trouxeram palavras que impactaram a igreja e trouxeram despertamento para os desafios que temos na obra do Senhor. A mocidade e alguns adultos fizeram uma peça teatral intitulada “Missões esperam por você”, onde foi mostrado o compromisso feito com Deus. No final terminamos a festa com bolo e ação de graças.

Por Ricardo Pereira Pastor Metodista

N

o dia 25 de novembro a IM em Caixa D´Água (Olinda, Pernambuco) recebeu com muita alegria e honra o Bispo Emérito Adriel de Souza Maia e sua esposa Mariluse Maia. Pela manhã, numa escola dominical especial, o tema ministrado foi sobre família. Mariluse introduziu o tema com uma dinâmica e em seguida o Bispo Adriel abordou que a família precisa se encontrar com Deus, consigo mesma e com a missão. À noite o Bispo Adriel ministrou a palavra e a ceia do Senhor para a igreja, que estava repleta. Na mesma ocasião recebeu por batismo e profissão de fé a irmã Eliete. Deus seja louvado por tudo que temos recebido esse ano, pois 2013 será profundamente desafiador no tocante à construção do templo e consolidação dos projetos iniciados. Deus está conosco e isto nos anima.

Por Lucília Fernandes Pastora Metodista

Jan / Fev 2013

7

Compartilhar Pastoral

Registrando a caminhada

Bispo Adriel e Mariluse Maia visitam

igreja em Caixa D’ Água

Igreja Metodista em Belém comemora

25 anos de anúncio do Evangelho

(9)

Orleneide Neres Barros

Secretária Distrital de Mulheres – DNE V

O

Encontro Distrital reuniu 63 mulheres das Igrejas de Muribeca, Marcos Freire e da Central de Aracaju, em dezembro, no município de Muribeca, em Sergipe. O evento contou com palestras como “Violência contra a mulher”, ministrada pela irmã Pabliane Lordelo e sobre “relacionamentos familiares”, ministrada pelo SD do distrito V, Augusto Piloto. A apresentação de mulheres do Muribeca e o vídeo “o espelho” também fizeram parte da programação. Foi um dia maravilhoso que o Senhor nos proporcionou naquele lugar.

F

oi com grande alegria que se encerrou o ano de 2012 na Igreja Central em Aracaju (SE). O dia 23 de dezembro foi um marco para a comunidade metodista e para 18 pessoas que se tornaram membros da Igreja Metodista por batismo, profissão de fé e assunção de votos. Totalizando com o primeiro semestre, a Igreja em Aracaju recebeu 42 novos membros em 2012. Cremos que em 2013 com o Senhor a nossa frente, cresceremos não só em número, mas também, em unidade no Espírito, para que juntos/as possamos realizar o ide e fazer novos/as discípulos/as para o Senhor Jesus.

Registrando a caminhada

Compartilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

8

Por Lucília Fernandes

Pastora Metodista

Compartilhar Pastoral

Igreja em Muribeca recebe Encontro

Distrital de Mulheres

Igreja Metodista em Belém comemora

Igreja Central em Aracaju recebe

novos membros

Por Lucy Matsuo

(10)

Matéria de Capa

Mais de 200 líderes da Remne participam de

Capacitação em Gestão e Governo

Por Sebastião Castro, Wagner Franco e Patrícia Monteiro

N

os meses de novembro e dezembro de 2012 foram percorridos quatro Dis-tritos, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba (Distrito 4), Sergipe (Distrito 5) e Bahia (Vitória da Conquista, no distrito 3, e Salvador, no distrito 6). No 1º seminário Remne de Treinamento Avançado em Lider-ança, Gestão e Governo foram capacitados/as 203 líderes, entre clérigos/as e leigos/as.

As palestras foram ministradas pelo Sr. Sebastião Castro, consultor em Gestão Organizacional e missionário coordenador

do ministério de Expansão Missionária da Igreja Metodista do Botafogo, Rio de Janeiro; Pr Dilson Soares Dias, SD do DNE 3; Augusto Piloto, SD do DNE 5; Elizabeth Cristina, co-ordenadora regional de Discipulado; Patrícia Monteiro, Coordenadora de Comunicação da Remne; Evangelista Georg Emmerich, da IM em Natal (RN) e Pastor Luciano Oliveira, da IM em Botafogo, Rio de Janeiro. Em to-dos os Seminários tivemos a participação da Bispa Marisa de Freitas, através de mensagens específicas redigidas ou vídeo.

Compartilhar Pastoral

Jan / Fev 2013

(11)

10

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Os seminários foram realizados com uso de material didáti-co, projeções e trabalhos em grupo. O conteúdo das palestras foi disponibilizado em apostilas especialmente desenvolvidas para o evento. Além da avaliação de todo o seminário com críticas e sugestões, os/as participantes tiveram momentos devocionais, de lazer e descontração, por meio de dinâmicas de grupo, orações, ministração de louvores e intervalos para coffee break. “Foram mo-mentos de grande aprendizado, despertamento e ensino. Louvamos a Deus pela vida dos colaboradores neste evento” , disse Deisiree Feitosa, coordenadora do Ministério de Comunicação da Igreja Central em Salvador.

O porquê do Seminário

A REMNE em seu Planejamento Estratégico para o Biênio 2012/2013 definiu como Macroestratégia a capacitação da mem-bresia para o governo da Igreja, considerando a extensão territorial da Região e os desafios definidos para a Proclamação, Governo e Sustento da Igreja.

A realização do Seminário Avançado de Treinamento em Liderança, Gestão e Governo é uma das ações iniciais do Processo de Capacitação do Sistema de Gestão de Pessoas, que está em im-plantação na REMNE.

Matéria de Capa

Castro, idealizador do Seminário, conduz palestras e dinâmicas

(12)

Objetivos

- Desafiar os/as cristãos/ãs no cumprimento da Missão da Igreja, desenvolvimento do PDCA (programa de gestão) e Sistema de Gestão REMNE.

- Desenvolver qualidades no desenvolvimen-to do discipulado e evangelismo.

- Oferecer ferramentas e conhecimentos so-bre Liderança, Gestão e Governo que possibilitem aos/às líderes atuais e futuros adquirirem ou mel-horarem seus conhecimentos, considerando a Visão e Plano Nacional Missionários.

Compartilhar Pastoral

Jan / Fev 2013

11

Matéria de Capa

Distrito NE VI

Distrito NE IV

(13)

12

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Matéria de Capa

Próximos eventos

No 1º trimestre de 2013 os distritos I e II vão receber o Semi-nário, fechando o primeiro ciclo de palestras e seminário na Remne. O programa vai continuar com a re-alização do 2º Seminário Remne de Liderança, Gestão e Governo, ainda no 1º semestre.

Ressaltamos como destaque do Seminário a ministração de pal-estras e vídeos enfatizando a Visão, Missão, Valores, Objetivos, Discipu-lado e a Comunicação na REMNE.

Outro destaque foi a re-alização pelos líderes das Igrejas participantes do Auto-diagnóstico da situação atual da Gestão e Governo de sua Igreja, com a orientação de montar o Plano de Ação de Melho-rias para a Igreja a serem realizadas em 2013. “O que aprendi não é só aplicado na igreja, mas na vida pes-soal. O benefício principal foi apren-der a planejar melhor as ações para o meu ministério”, enfatizou Carlos Henrique Leonel, líder de jovens na Congregação do Bessa, em João Pessoa. O trabalho desenvolvido durante o seminário deverá ser acompanhado pela Liderança Local e da Região, como parte do Projeto de Gestão Estratégica Missionária.

Wagner Franco atua na Sede Regional no projeto PDCA

Comunicação Missionária é o tema da palestra de Patrícia Monteiro Elizabeth Cristina aborda os desafios do Discipulado na Remne

(14)

A música como missão

Enxergar a vida através de um instrumento fica mais fácil

Por André Reis

Foto: Luan Matias

Compartilhar Pastoral

Jan / Fev 2013

A

música pela música não é nada. Muitos se perdem nos benefícios que o exercício puro da música pode trazer. Reconhecimento, status e autossatisfação são alguns deles. Mas esquecemos de que Deus fez da música uma arma poderosa, uma arma com o poder de unir pessoas

e, como um sábio homem uma vez disse, “falar ao mundo todo em uma só língua”.

No meu caso, é através dessa arma específica que o projeto de Deus fica claro em minha vida; é assim que me sinto útil e consigo expressar quem eu sou e quem Ele tem me feito. Muitas vezes é mais

Pelos olhos da Fé

(15)

André Reis, músico, membro da Igreja Metodista - Bessa, em João Pessoa. É co-líder do Ministério de Louvor da sua igreja local e guitarrista da Banda Operação Resgate.

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Pelos olhos da Fé

fácil falar através de notas do que por pa-lavras. Muitas vezes as notas formam uma melodia harmoniosa, capaz de falar mais alto do que palavras confusas e cheias de veneno nascido em nosso coração. Sendo a forma com a qual o Senhor ensinou muitos a falar, a música é um componente importante no “ide” e está ligada com o íntimo da alma de cada instrumentista, cantor e todos aqueles de alguma maneira envolvidos com ela.

A perfeita canção

O que acontece é que esse

instrumento acaba deixando de ser uma arma, e se torna muitas vezes o motivo da guerra travada. Uma arma nunca pode ser maior que a guerra. Precisamos aprender a usar todas as armas que temos à nossa disposição. A música é feita por Deus, e para Ele e somente para Ele a música deve retornar, como um reflexo em um espelho.

É muito melhor utilizar a música para adorar ao Criador desta maravilha do que utilizá-la para enaltecer qualquer

aspecto da natureza humana, falha por si só. Estamos cercados de autoadoradores, pessoas que corrompem o valor desta arma, simplesmente por usá-la para um propósito para o qual não foi criada. É necessário que cada músico volte o foco do que está produzindo para Deus.

Músico como instrumento

Como um simples músico, tudo o que sei fazer é tocar; é me envolver nas cantigas da minha alma; é deixar a música que sai do coração de Deus se unir à música que sai do meu coração e vê-la sendo transformada pela perfeita canção do Criador. Qualquer pessoa que se envolver com esta perfeita canção, que vai muito além da música, nunca mais será a mesma. Mas para que outras pessoas conheçam essa canção, muitas vezes ela passa pelo músico que, em conjunto com o que está tocando/ cantando, se transforma, ele mesmo, em um instrumento. A partir daí, este instrumento consegue enxergar que não se trata mais de estilo musical, de reconhecimento, status ou autossatisfação, mas que se trata de um propósito maior, e que ele é um componente importante e desejado pelo Senhor.

Percebendo isto, refaço minha primeira frase: Ver a vida COMO um

instrumento é muito mais fácil. Se

una à música e se torne em um único instrumento nas mãos do Senhor: é para isso que Ele tem chamado os músicos aos quais criou.

Todos os dias milhares de pessoas navegam pela Internet, visualizando e compartilhando dezenas de imagens. Todos os dias milhares de pessoas contemplam o mundo ao redor e encontram cenas que tocam, surpreendem, assustam ou inspiram. Você tem uma foto que representa um momento especial, de reflexão ou inspiração? Envie-a para o Compartilhar, em alta resolução e explique por que esse instante fotografado o/a ajuda a enxergar a vida “Pelos olhos da Fé”. Não esqueça de identificar o crédito do/a autor/ a da fotografia. Esperamos sua participação aqui no Compartilhar Pastoral!

E-mail: comunicacao@metodistanordeste.org.br

Participe do “Pelos olhos da Fé”

14

Ver a vida COMO um

instrumento é muito

mais fácil.

(16)

A última reunião da Coream no ano de 2012 ocorreu de 26 a 28 de outubro na Sede Re-gional, em Recife. Foi um momento importante de avaliação da caminhada missionária da Igreja durante o ano, e projeções para 2013. No primeiro dia tudo se concentrou no Planejamento Estratégi-co: análise do planejamento, diretrizes para gestão de projetos, e acompanhamento e controle de ações estratégicas. Entre as principais decisões da COREAM estão: a Oferta Missionária de 2013 irá para Igreja Metodista em Tremedal, o que dará à esta igreja possibilidade de autonomia já no próxi-mo ano; os grupos do Voluntários em Missão irão, por ordem, para as igrejas em Araçoiaba, Mossoró, Barra de Jangada e Camaçari. Serão quatro novos

templos construídos! Outra ótima notícia é que a complementação para quem fez teologia e almeja o ministério pastoral será realizada no Nordeste. (É importante não confundir com o Ministério Presbiteral, cuja formação prioritária é em insti-tuição metodista e a complementação para quem estudou em outra instituição é realizada apenas da Faculdade de Teologia). Por fim, o Concílio Regional está agendado para 28 de novembro a 01 de dezembro de 2013, com o tema “crescendo e multiplicando”. Contaremos com a presença do Rev. Edison Sardinha, Coordenador Nacional de Discipulado, e com a assessoria do Bispo Luís Vergílio.

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Por Rev. Ivan Martins

Secretário da Coream

primeiros detalhes do XVIII Concílio Regional

Coream define destino da Oferta Missionária de 2013 e

George Emmerich (Missionário em Natal) e Pr. Cesimar Ferreira

Mais uma vez a alegria se fez presente no Rio Grande do Norte, que recebeu por batismo, discípulos e discípulas, totalizando um número de 17 pessoas. Dessa vez o batismo foi realizado na praia de Rio do Fogo (RN), com a benção do Senhor, através da Pra. Maria Monteiro, SD do Distrito IV, e participação do Pr. Cícero Freitas, juntamente com os evangelistas Juarez Gomes e Georg Emmerich. Foi um dia marcante, em que se podia ver lágrimas nos olhos dos/as irmãos/as que passaram por grande emoção.

Em 2012 recebemos ao todo 35 novos membros nas igrejas de Natal, Parnamirim e dos pontos

missionários no Rio do Fogo e Monte Castelo. Em Mossoró (RN), recebemos no dia 16 de dezembro 10 novos membros em uma grande festa de celebração. Estes/as irmãos/ãs são frutos da vida em discipulado em nossa igreja. Tivemos um crescimento de 25% aproximadamente. E a expectativa deste novo ano é de alargar o espaço da nossa tenda ainda mais!

Com muita alegria e entusiasmo, a Igreja Metodista de Jardim América promoveu impacto evangelístico, no centro da cidade de Campina Grande (PB). Na oportunidade foram distribuídos 2 mil folhetos e 300 cds com mensagem evangelísticas. Jovens metodistas distribuíram abraços e o amor de Deus a quem passava pela rua, abordando motoristas e também pedestres.

a recepção de novos membros

criativo nas ruas de Campina Grande

Rev.Fred Emmerich Pastor metodista

Igreja em Jardim América faz evangelismo

Igreja no Rio Grande do Norte celebra

(17)

Compartilhando

Qual o sentido da vida?

Inquietações sobre a existência e seus propósitos

A

o se deparar com um livro que, logo na capa, sugere ‘A resposta cristã para o sentido da vida’, você poderia prontamente associá-lo à infindável lista de livros de autoajuda, que indicam uma série de passos para se atingir uma vida de sucesso. Mas o que Ed René Kivitz propõe em Vivendo com Propósitos (lançado no ano de 2006) é justamente o oposto disso. Passando longe de fórmulas e programas que direcionam para novos projetos de vida, Ed René presenteia os/ as leitores/as com uma reflexão profunda – e de certo modo densa – sobre questionamentos feitos por aqueles/as que buscam significado para a vida.

Ed René não teve medo de se expor, de confessar que não tem respostas para muitas perguntas. Desde o início do livro fica claro a não pretensão do autor em dar respostas prontas para questões existenciais, mas a sua intenção de encaminhar o leitor para sua própria busca por respostas: em Deus, na vida e em si mesmo. É o que se percebe, por exemplo, no trecho a seguir:

O ser humano é um peregrino, e a tradição de espiritualidade judaico–cristã é o mel-hor mapa que encontrei. Viver é caminhar. A vida faz sentido quando conseguimos extrair o sentido de cada momento, cada kairós, cada dia. O sentido da vida está em viver. Mas não um viver qualquer. Um viver qualquer é mera existência, suceder de dias. Há um jeito de viver[...] (página 9)

Escolhi uma frase que resume a proposta do livro: “Felicidade não é o lugar aonde se vai, mas o jeito como se vai”. Mais do que um fim

específico, nossa vida é feita pelos meios, pela maneira como caminhamos; mais do que aquilo que buscamos, a maneira como bus-camos gera sentido a nossa peregrinação por esta terra.

Deus gerou no homem o anseio pela eternidade. Quando passamos a viver com esta eternidade em vista, nossos problemas, responsabilidades e ocupações começam a ter uma outra dimensão. Quem vive focado no aqui e agora certamente fracassará.

Vivendo com propósitos é um achado precioso para aqueles/as que, cansados/as de apenas existir, têm fome de sentido, sede de significado.

Vivendo com propósitos custa entre R$ 29,90 e R$ 34,90. Pode ser adquirido no site da Editora Mundo Cristão ou no Submarino.

Compartilhar Pastoral

Jan / Fev 2013

Por Luan Matias

Luan Matias é membro da Igreja Metodista – Bessa, em João Pessoa. Faz parte da equipe de colaboradores/as do Compartilhar Pastoral e atua com Mídias Digitais.

Ed René Kivitz é teólogo, conferencista e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 20 anos é pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca.

(18)

Assessora de imprensa da Remne

lança livro digital

As relações entre corpo, imagem e o universo feminino, a partir do discurso da mídia, é o tema que norteia o livro recém-lançado da assessora de imprensa da Remne, Patrícia Monteiro. Com o título, “Dos contornos do corpo às formas do Eu”, o livro está disponível em formato digital e é resultado da dissertação de mestrado. Atualmente, Patrícia dá continuidade à pesquisa no doutorado em Comunicação, na UFPE. O livro está disponível para download no endereço:

http://www.insite.pro.br/elivre%20contornoeu.html

Pastora da Remne em comissionamento na

5ª Região celebra 40 anos de ministério

Nasce Samuel, neto do pr. Misael

O pastor Misael Gomes comemora o nascimento do neto Samuel Cruz Vasconcelos, filho de Priscila Cruz e de Elias Vasconcelos. Que as bênçãos de Deus repousem sobre o bebê, que nasceu dia 24 de janeiro, e de sua família.

17

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Nossa F

amília Metodista

(19)

JANEIRO

18 a 20 - Encontro da bispa com obreiros/as de Fortaleza

26 - Reunião ONLINE do grupo assessor para GP (Gestão de pessoas - antigo Recursos Humanos)

30 - Reunião da mesa do Colégio Episcopal

FEVEREIRO

11 a 13 - Sede Regional em recesso (carnaval)

16 e 17 - Curso de complementação para o pastorado metodista- CEMENE e bispa Marisa (Salvador – BA)

23 e 24 - I Seminário de Liderança, Gestão e Governo no distrito I (Local: Fortaleza)

Responsáveis: Bispa Marisa, Castro e equipe.

27 - Reunião online de SD’s 10h às 12h - dist. IV e III

28 - Reunião online de SD’s 14h às 16h - dist. I e VI

MARÇO

05 a 09 - Reuniões do Colégio Episcopal e COGEAM

13 a 15 - Reunião de SD’s - Sede Regional

15 e 16 - Reunião presencial da liderança regional: coordenações de ministérios, SD’s e COREAM

17 - Reunião da COREAM

ABRIL

13 - Ensino à distância (EAD) - Mulheres

15 - Reunião online - COREAM 20h

MAIO

04 e 05 - Reunião da COREAM

09 - das 9 às 12h - online de SD’s

30 e 31 - Congresso Nacional da Escola Dominical - Piracicaba - SP

JUNHO

01 - Congresso Nacional da Escola Dominical

14 a 16 - Curso de Capacitação para Mulheres - Confederação de Mulheres e FATEO

25 a 28 - Retiro do Colégio Episcopal na REMNE

28 e 29 - Reunião da COGEAM - Sede Nacional

JULHO

01 - Reunião online da COREAM - 20h

09 - Reunião online - Bispa e SD’s dos distritos V e II - 10 h

Agenda Regional 2013

18

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

10 - Reunião III e IV às 10h 11 - Reunião I e VI às 10h 25 e 26 - Reunião PRESENCIAL de SD’s

26 e 27 - Reunião Presencial da COREAM, SD’s e coordenações

28 - COREAM

AGOSTO

13 a 15 - Retiro de Oração e Jejum - Colégio Episcopal e Ministério Nacional de Intercessão. Local: São Paulo

SETEMBRO

08 - Dia da Escola Dominical

17 - Reunião online - Bispa e SD’s dos distritos III, IV e VI - às 10hs

19 - Reunião da mesa do CE - Sede nacional

20 e 21 - Reunião da COGEAM

28 e 29 - Curso de capacitação para pessoas que trabalham com crianças (DNTC e FATEO) Local: FATEO

30 - Ensino à Distância - Mulheres

OUTUBRO

01 - Exame da Ordem Presbiteral

09 e 10 - SD’s - Sede Regional (presencial)

11 e 12 - Coordenações, SD’s e COREAM (Presencial)

13 - COREAM (presencial)

22 a 25 - Reunião do CE - Sede Nacional

NOVEMBRO

14 a 17 - Congresso Regional de mulheres. Local: João Pessoa - PB

27 - Reunião de SD’s e COREAM (Presencial)

28 e 29 - Ministerial Regional para pastores/ as, evangelistas designados/as, missionários/ as leigos/as designados/as.

29 e 30 - Concílio Regional; Local: a definir; Início: 14h do dia 29

DEZEMBRO

01 - Concílio Regional - Término: 13h

12 - Reunião da mesa do Colégio Episcopal

13 e 14 - Reunião da COGEAM - Sede Nacional

25 de dezembro a 01 de janeiro de 2014 - Recesso na Sede Regional

Obs: Nesta agenda não estão as datas das visitas episcopais às Igrejas locais. Tais datas foram tratadas com a bispa e as lideranças das Igrejas e não foram alteradas.

(20)

19

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Nossa F

amília Metodista

ANIVERSARIANTES JANEIRO

02 – Maria de Fátima Bezerra (esposa do evangelista Genival) (81) 8853-9251 07 – Ailton Oliveira (esposo da pastora Gilmara) 81.8790-4773

10 – Alexandre Guerra Fernandes da Silva (filho do pastor José Natal e Salete) (83) 8817-1156 13 – Romeu Prudente Schirmer (esposo da pastora Élida Schirmer) (67) 8405-1759

16- Henrique Jorge da Costa (evangelista da REMNE) 98. 8254-9591

20 – Sebastião Bezerra de Farias (filho do evangelista Genival e Fátima) (81) 3204-2111 22 - Jane Emmerich (Conselheira regional de juvenis) 84-8823-9815

24 – Ivan Carlos Costa Martins (pastor da REMNE) (81) 8829-3751 25 – Artêmio Dionélio Gris da Silva (pastor da REMNE) (19) 3433.3907 26 – José Honorato da Silva (pastor aposentado) (81) 9911.6769

26 – Fernanda P. Batista Emmerich (esposa do pastor Frederico Franz) (83) 3222-3285 26 – Francisco Jonas Fernandes da Silva (pastor da REMNE) (85) 3495.1123 / 8721-1123 28 – André Henrique Fagundes Schirmer (filho da pastora Élida e Romeu) (67) 8405-1759

28 – Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann (bispo-presidente 1a RE) (21) 8104.4433 / 2557.3542 29 – Adriana Fernandes dos Santos (filha da pastora Lucília e José) (83) 3261-2160 / 9623.9124 31– Bispo Adriel de Souza Maia (11) 8346.2453 / 5573.7195 / 5904.3000

ANIVERSARIANTES FEVEREIRO

01 – Edison Davi Oliveira Ramos (pastor da REMNE) (83) 3063.4330 / 8835-6968

02 – Pedro Asaph M. Melquíades (filho do pr. Izaías e Raquel) (79) 9606-2945/ 9606-2954 02 – Bispo Rosalino Domingo (bispo emérito) 43.3326-1643

05 – Lucival Souza Andrade (evangelista da REMNE) 71.8125-2752

05 – Andréia Rufino Almeida (esposa do pastor Davi Almeida) (75) 3441.2140 05 – Rebecca de Araújo Monteiro (filha do pastor Antônio Monteiro) (81) 8593.1811 06 – Eridgleydson Márcio da Silva (filho do pastor Samuel e Eliane) (81) 3203.3619 08 – Suzana Frota Moreira (filha do pastor Emerson e Almerinda) (85) 3296-4019

10 - Márcia Rafaella da Silva (esposa de Wagner, auxiliar adm. da Sede Regional) (81) 8605-7428 12 – Davi dos Santos Almeida (pastor da REMNE) (75) 9837-7240

12 – Raysa Isa de Sá Vasconcelos (filha da evangelista Socorro) 81.8422.2541 14 – Rita de Cássia Neves Almeida (esposa do pastor Porto Jr.) (81) 3040-8815 14 - Timóteo Rodrigues Corrêa (filho do pastor Fernando) 81.8531-8314

18 - Gilmar Vinícius Costa Santos (filho de Marcus Vinícius (adm. regional) 81.8893-2868 19 – Luíza Campos Souza Nunes (filha do pastor André e Virgínia) (71) 3326.3561

21 – Davi Frota Moreira (filho do pastor Emerson e Almerinda) (85) 3296-4019

24 – Rev. Stanley da Silva Moraes (Secretário Executivo do Colégio Episcopal) (11) 8335-9042 / 6813-8603 24 – Bispo Josué Adam Lazier ((bispo honorário) (19) 8135-8991

26 – Pedro Azafe Neves Almeida (filho do Porto Jr. e Rita) (81) 3040-8815

Janeiro

01 a 13 - férias

14 a 17 - Recife - Sede Regional

18 a 22 - Fortaleza

23- Descanso

24 e 25 - Sede Regional

26 - Reuniões online

27 - manhã: Reunião - Noite: Igreja Central

em Recife

28- Descanso

29 - Sede Regional

30 e 31 - Reunião da mesa do CE - Visita a Artêmio e Ana Glória

Fevereiro

01- São Paulo 02- Retorno a Recife 03- Campina Grande 04- Descanso 05 a 08 - Sede Regional

09 a 12- Acampamento de carnaval - Ig. em Guararapes

13 e 14- Recife - Sede Regional

15 a 17- Salvador - Curso de Complementação Teológica para o ministério pastoral - Visitas pastorais

18 - Descanso

19 - Sede Regional

20 e 21 - São Paulo - Reunião da Confederação de Mulheres

22 - Recife - Sede Regional

23 a 25 - Fortaleza - 1° Seminário de Liderança, Gestão e Governo

25 - Retorno a Recife

26 a 28 - Sede Regional - Recife

Agenda

Episcopal

(21)

20

Compar

tilhar P

astoral

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Região Missionária do Nordeste – REMNE, Janeiro de 2013 DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE - I (CE, PI) Supervisão: Bispa Marisa e SD’s

01 – IGREJA

03 – CONGREGAÇÕES 07 – PONTOS MISSIONÁRIOS

Circuito Único - Igreja: Central Fortaleza Congregação: Parque São José Congregação: Conjunto Palmeiras Congregação: Leste-Oeste

Ponto Missionário: Cascavel Ponto Missionário: Mundaú Ponto Missionário: Messejana

Ponto Missionário: Castelo Encantado Ponto Missionário: Alto Alegre Ponto Missionário: Tauá

P onto Missionário: Aerolândia

Pastores/as do Circuito:

01 – Ivan Carlos Costa Martins, presbítero ativo, de tempo integral, com ônus,, titular do circuito.

02 - Emanoel Rodrigues Almeida, presbítero ativo, de tempo parcial, com ônus, coadjutor, para os Pontos Missionários em Alto Alegre e Cascavel.

03 - Pedro Alves de Paula – Aspirante ao pastorado, de tempo parcial, sem ônus, coadjutor para Conjunto Palmeiras e Mundaú.

04 –Francisco Jonas Fernandes da Silva, pastor ativo, de tempo parcial, sem ônus, coadjutor para a Igreja Central em Fortaleza e Messejana.

05 - Paulo Bezerra de Almeida, pastor, de tempo integral, com ônus, coadjutor para a Congregação em Leste-Oeste e Castelo Encantado.

06 - Emerson Valente de Oliveira, aspirante ao presbiterado, de tempo parcial, com ônus, para o Parque São José, coadjutor.

Evangelistas designado/a:

01–Geraldo Felipe da Silva, evangelista, de tempo integral, com ônus, para Aerolândia.

02 - Elisabeth Cristina de Andrade de Oliveira, evangelista de tempo parcial, sem ônus, para Messejana e Aerolândia.

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE II (PE) SD: Samuel Luis da Silva

02 – IGREJAS

00 – CONGREGAÇÃO

11 – PONTOS MISSIONÁRIOS

Circuito 1- Igreja: Central de Recife (Torre) Ponto Missionário: San Martin Ponto Missionário : Cordeiro

Pastores/as do circuito:

01–Pr. Francisco Porto de Almeida Júnior, presbítero ativo, de tempo integral, com ônus, titular do Circuito 1.

02- Fernando Corrêa Pinto, aspirante ao presbiterado, de tempo integral, com ônus, coadjutor para o Cordeiro (parceria com a Central de Teresópolis, RJ).

Alterações de Nomeações

(22)

21

Jan / F

ev 2013

Compartilhar P

astoral

Evangelista designada:

01 – Maria do Socorro F. de Sá Vasconcelos, evangelista missionária designada, de tempo integral, com ônus, para San Martim.

Circuito 2 –Igreja: Guararapes

Ponto Missionário: Varjadas Ponto Missionário: Araçoiaba Ponto Missionário: Barra de Jangada Ponto Missionário: Surubim

Ponto Missionário: Limoeiro Ponto Missionário: Várzea Grande Ponto Missionário: Caixa D’água Ponto Missionário: Alto da Bondade Ponto Missionário: Nova Descoberta

Pastores/as do circuito:

01 – Samuel Luis da Silva, presbítero ativo, de tempo integral, com ônus, titular do circuito 2.

02 - Antônio do Rego Monteiro, presbítero ativo, de tempo integral, com ônus, coadjutor para Alto da Bondade. 03 - Milton Antônio do Rego Barros – Presbítero ativo, de tempo parcial, com ônus, coadjutor para Araçoiaba. 04 - Tarciso Lopes Monteiro, presbítero ativo, de tempo integral, com ônus, coadjutor para Nova Descoberta.

05 - Makiko Koinuma, presbítera, de tempo parcial, sem ônus, cedida pela Igreja Unida de Cristo no Japão, coadjutora para Alto da Bondade.

06 - Ricardo Pereira, presbítero ativo, de tempo parcial, com ônus, coadjutor para Caixa D’Água.

07 - Gilmara Michael Silva Souza Oliveira, presbítera ativa, de tempo integral, com ônus, coadjutora para Barra de Jangada.

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE - VII (MA, PI e litoral norte do CE) SD: Emanoel da Silva Bezerra

01 – IGREJA

01 – CONGREGAÇÃO 6 – PONTOS MISSIONÁRIOS Circuito Único - Igreja: Teresina - PI

Congregação: São Luís - MA Ponto Missionário: Acaraú - CE

Ponto Missionário: São José do Ribamar - MA Ponto Missionário: Promorá - PI

Ponto Missionario: Demerval Lobão - PI Ponto Missionário: Juritianha - CE Ponto Missionário: Olhos D’água – CE Projeto Tremembé - CE

Pastor do Circuito:

01–Emanuel da Silva Bezerra, presbítero ativo, de tempo integral, com ônus, titular do circuito.

Evangelista designado:

01-Henrique Jorge da Costa, evangelista, de tempo integral, com ônus, para São Luís do Maranhão e São José do Ribamar.

Missionária leiga designada:

01-Claudete Costa da Cruz, de tempo integral, com ônus, para Acaraú, Juritianha, Olhos D’Água e Tremembés (Projeto SAF).

PRESBÍTEROS - ENTREGA DE CREDENCIAIS

1. Cristiano Holanda de Lucena Seta - Novembro de 2012 2. Davi Fenner - Dezembro de 2012

Fortaleza , 20 de janeiro de 2013

Marisa de Freitas Ferreira Bispa Presidente da REMNE.

Referências

Documentos relacionados

PERCEPÇÃO GERAL E DE SAÚDE DE QUATRO COMUNIDADES NO ENTORNO DO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM, CEARÁ.. Sharmenia de Araújo Soares Nuto a ; Edenilo Baltazar Barreira Filho

Quanto aos objetivos estabelecidos pela rede, em longo prazo destacam-se a implantação de um mecanismo democrático, regular e institucionalizado de diálogo e cooperação entre

A auditoria dos cartões das gestantes permitiu examinar a qualidade da assistência pré-natal e confirmou diferenças da assistência segundo o local de atendimento, mostrando

Para verificar a realização dos procedimen- tos recomendados pelo MS, foram consultados nos cartões de gestante os dados: primeira con- sulta (até 120 dias de gestação e após 120

No dia 11 de abril o Diretor do CCE chamou este relator na direção e mostrou uma segunda versão do pedido de anulação da reunião do DEST, encaminhado também

A concordância e a veracidade das informações sobre assistência pré- natal, além de permitirem a avaliação do serviço prestado às gestantes, refletem também a

Approxi- mately 52% of women began prenatal care during their first trimester, 84.2% underwent tests, 19.1% had a considered high-risk pregnancy and only 2.1% fulfilled all

Level 4 - quality of prenatal evaluated by the number of consultations, early prenatal care, clinical/obstetrical procedures and laboratory tests: adequate (having record of six