• Nenhum resultado encontrado

EXTENSIVO SETOR Vírus e bactérias BIOLOGIA BAGNARIOLLI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXTENSIVO SETOR Vírus e bactérias BIOLOGIA BAGNARIOLLI"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1. (Pucpr 2016) Em outubro de 2010, a Anvisa, após alguns hospitais brasileiros sofrerem com um surto da bactéria “KPC”, resolveu proibir a venda de antibióticos sem receita médica pelas farmácias. Com a nova regra, a receita médica para antibióticos ficará retida na farmácia junto com os dados do comprador. A validade da receita é de 10 dias, o que obriga o paciente a

procurar novamente o médico em casos de persistência da doença. Um dos objetivos da regra é mudar o hábito do brasileiro de se automedicar, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode provocar

a) a resistência microbiana, a qual pode tornar a bactéria resistente ao medicamento, uma vez que o uso indiscriminado de

antibióticos pode induzir novas formas de bactérias. b) a aquisição de resistência por indução de componentes

antimicrobianos; com isso, as bactérias geram cepas capazes de suportar os antibióticos.

c) a resistência microbiana desencadeada pela indução de formas genéticas modificadas pela troca de pequenos plasmídeos (plasmídeo R) encarregados de levarem consigo genes que permitem a resistência antimicrobiana.

d) a necessidade de mudança por parte da população bacteriana, que se torna resistente por alterações genéticas impostas pelo uso dos antibióticos.

e) a redução da eficácia dos antibióticos devido à seleção de organismos resistentes.

2. (Unesp 2016) Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes meios de comunicação no primeiro semestre de 2015:

Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina contra a dengue.

Mosquito da dengue é o mesmo que transmite a febre chikungunya.

Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que a vacina a) diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá contribuir

para o aumento do número de pessoas com febre chikungunya. b) fará diminuir o tamanho das populações de Aedes aegypti,

diminuindo o número de casos de dengue e o número de casos de febre chikungunya.

c) tornará as pessoas imunes a ambas as doenças, mas a presença de mosquitos Aedes aegypti no ambiente continuará alta. d) tornará as pessoas imunes ao mosquito Aedes aegypti, mas não

imunes aos agentes etiológicos da dengue e da febre chikungunya.

e) protegerá contra a febre chikungunya apenas nos casos em que o Aedes aegypti for portador de ambos os agentes etiológicos.

3. (Unicamp 2016) O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância?

a) O fato de ser transmitida por um vírus para o qual não existe vacina.

b) O fato de ser frequentemente transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

c) O fato de ser transmitida apenas por meio de insetos vetores. d) O fato de ser extremamente contagiosa apenas em crianças

desnutridas, recém-nascidos e crianças portadoras de imunodeficiências.

4. (Uece 2016) Atente ao que se diz sobre o HPV, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O HPV somente afeta mulheres; por isso, a vacinação é exclusiva para meninas de 9 a 11 anos de idade.

( ) O HPV pode ser eliminado espontaneamente pelo sistema imunológico de pessoas infectadas.

( ) Homens são apenas transmissores do vírus e não desenvolvem nenhum tipo de câncer quando infectados com o HPV.

( ) A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual, incluindo o contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V, F, V, F.

b) F, V, V, F. c) V, F, F, V. d) F, V, F, V.

5. (G1 - ifsc 2016) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira. São também agentes causadores de muitas doenças infecciosas que afetam seres humanos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Dentre as sequências abaixo, qual apresenta doenças que são causadas somente por vírus?

a) Poliomielite, gripe e sífilis. b) Varíola, cólera e raiva.

c) Leptospirose, tétano e caxumba. d) Coqueluche, sarampo e cólera. e) Dengue, catapora e febre amarela.

6. (Pucpr 2016) Segundo o Instituto Adolfo Lutz, em 2015, a febre maculosa vitimou duas crianças em Ourinhos (SP) e uma mulher de 35 anos em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Essa doença é transmitida ao homem e a outros animais domésticos pela picada do carrapato estrela contaminado, que costuma infestar as capivaras e outros animais silvestres. O aumento de casos pode estar ocorrendo devido à migração crescente de animais silvestres para os parques e praças das cidades em fuga dos herbicidas, pesticidas e desmatamento das zonas rurais.

Os primeiros sintomas da febre maculosa são confundidos com os da dengue, o que pode ocasionar o tratamento de forma incorreta. A mãe de uma das crianças, morta aos 12 anos, não se conforma com o possível erro médico, uma vez que, se diagnosticado rapidamente, um simples antibiótico resolveria o problema e teria BIOLOGIA

BAGNARIOLLI

Vírus e bactérias

(2)

salvado a vida de sua filha.

Com base no texto, analise as afirmativas:

I. A dengue e a febre maculosa são causadas por um patógeno do mesmo Reino.

II. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por vetores da mesma classe.

III. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por dois animais hematófagos.

IV. O uso de antibiótico resolve as duas doenças. A(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é (são): a) Apenas I, II e IV.

b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas III. e) Apenas I, III e IV.

7. (Ufu 2015) Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola. A figura a seguir destaca como age e se espalha essa ameaça.

A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir.

I. O vírus ebola utiliza o seu próprio metabolismo para impedir as células dendríticas de enviarem mensagens para alertar o sistema imunológico.

II. O vírus ebola afeta a resposta imune do organismo. A infecção prejudica a mobilização imunológica e o corpo tem dificuldade para combater o vírus, que se multiplica a ponto de afetar os principais órgãos.

III. A transmissão do ebola pode ocorrer pelo contato direto de bacilos presentes no sangue ou fluidos corporais de pessoas ou animais contaminados.

IV. O vírus ebola ataca células humanas para injetar o seu genoma e as transforma em fábricas de novos vírus. Uma medida possível para combater a ação viral seria

impedir a replicação da molécula de ácido nucleico do vírus.

Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.

a) II e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I e IV.

8. (Upe 2015) O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer de colo do útero, enfermidade considerada um dos principais problemas de saúde pública do Brasil. Em Recife, esse tipo de câncer tem colocado o estado de Pernambuco em evidência mundial, principalmente pelo elevado número de casos registrados e por ser a terceira neoplasia mais comum entre mulheres. Atualmente, para prevenir e ou reduzir a mortalidade por essa doença, o Ministério da Saúde resolveu imunizar jovens na faixa entre 11 e 13 anos de idade.

(Diário de Pernambuco, 11/03/2014. Disponível em: http://monsystemeimmunitaire.fr/etiquette/cancer. Adaptado)

Assinale a alternativa CORRETA, com base no conhecimento sobre o papiloma vírus humano.

a) São vírus de DNA de dupla fita, ou seja, adenovírus, que provocam o aparecimento de verrugas de coloração rosada, úmidas e macias, de aspecto semelhante à couve-flor tanto no órgão sexual do homem quanto no da mulher.

b) Pode ser transmitido indiretamente, pelo contato com a pele ou mucosa contaminada, durante a relação sexual, ou pela contaminação por meio de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras.

c) São vírus heterogêneos capazes de multiplicarem-se e de alterarem o seu genoma no interior da célula hospedeira, a partir dos seus processos metabólicos, recodificando sua própria replicação.

d) Tem um ciclo biológico no qual as partículas virais penetram inicialmente, nas células da camada profunda da pele ou das mucosas que são células mais diferenciadas do epitélio escamoso e que não têm atividade mitótica.

e) Nos seus estágios de ativação, pode replicar-se e permanecer em sítio primário, ou pode trilhar outros caminhos, tais como causar o condiloma, doença que, nos seres humanos, pode se expressar de forma assintomática, após o contato inicial.

9. (Pucrs 2015) Pesticidas do tipo bactericidas destroem procariotos por meio de diversos mecanismos: afetando a estrutura de _________, o agente inibe a formação da parede celular; destruindo _________, a toxina impede diretamente a síntese proteica; e, alterando enzimas transcricionais, a droga bloqueia a formação imediata de _________.

a) desmossomos – introns – RNA b) desmossomos – ribossomas – ATP c) glicocalix – fosfolipídeos – dupla hélice d) peptidoglicanos – ribossomas – RNA e) peptidoglicanos – fosfolipídeos – dupla hélice

10. (Fgv 2015) O vírus ebola, descoberto por

microbiologistas em 1976, causa em seres humanos grave febre hemorrágica. De acordo com o sistema de

classificação de Baltimore, trata-se de um vírus pertencente ao grupo V, cujos integrantes apresentam RNA de fita simples, com senso negativo, como material genético. Essa fita necessita ser convertida pela enzima RNA polimeras e,

(3)

em uma fita de RNA com senso positivo, a qual pode então ser traduzida para a manifestação dos genes virais.

Com relação aos processos que envolvem o material genético do vírus ebola, é correto afirmar que

a) o material genético original do vírus atua diretamente como RNAm na célula hospedeira.

b) a enzima RNA polimerase é responsável pela tradução do RNA com senso negativo.

c) a fita de RNA com senso positivo atua como RNAm na célula hospedeira.

d) a enzima RNA polimerase é responsável pela transcrição reversa do RNA com senso negativo.

e) a tradução do RNA com senso positivo é realizada pelos ribossomos e RNAt virais.

11. (Ueg 2015) A Revista Brasileira de Epidemiologia publicou, no primeiro triênio de 2015, o artigo científico “Chikungunya no Brasil: um desafio emergente”, dos pesquisadores Maria Rita Donalisio e André Ricardo Ribas Freitas. Os autores descreveram que o Brasil tinha 828 casos de Chikungunya em outubro de 2014. Sobre a doença e seus efeitos, tem-se o seguinte:

a) há necessidade de imediata hospitalização de pacientes com a doença devido à sua rápida progressão.

b) em comum com a dengue, hemorragias severas constituem uma relevante causa de mortalidade.

c) o vírus da Chikungunya (CHIKV) é uma variação mutante dos quatro subtipos causadores da dengue.

d) os sintomas são semelhantes aos da dengue, exceto por apresentar dores articulares desabilitantes.

12. (Acafe 2015) Documento da Organização Mundial da Saúde – OMS relata um total de 4.920 mortes e 13.703 casos nos oito países afetados pelo surto de ebola, até 27 de outubro de 2014. Especialistas dizem que é preciso monitorar a doença para derrotá-la. Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países com mais casos de contaminação.

Fonte: http://g1.globo.com/ Acesso em 30/10/2014

A respeito do vírus ebola, transmissão, sintomas e tratamento, é correto afirmar, exceto:

a) O ebola pode ser transmitido por animais e humanos. A transmissão de humanos para humanos se dá por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluidos corpóreos de uma pessoa infectada com o vírus.

b) O contato direto com cadáveres durante os rituais fúnebres, por exemplo, é uma das principais formas de transmissão da doença. Os funerais são praticas importantes nas comunidades afetadas por essa epidemia e envolvem pessoas tocando e lavando o corpo, em demonstração de amor a pessoa falecida. c) Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados

basicamente por uma cápsula proteica, envolvendo o material genético, que no caso do ebola, como já foram identificadas cinco cepas, pode ser o DNA ou RNA.

d) Como há dificuldades para diagnosticar o ebola nos estágios iniciais da doença, as pessoas que apresentam os sintomas e que sejam provenientes de áreas endêmicas devem ser isoladas e os profissionais de saúde notificados. A terapia de apoio deve continuar, desde que medidas de precaução e equipamentos de proteção individual apropriados sejam utilizados e até que amostras do paciente sejam testadas para afastar o diagnóstico da doença.

13. (G1 - utfpr 2015) Sobre as principais doenças que podem acometer o ser humano, é correto afirmar que:

a) AIDS, sarampo e tuberculose são exemplos de doenças causadas por bactérias.

b) febre amarela, gripe, resfriado e poliomielite são importantes viroses humanas.

c) a dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue.

d) beber água tratada, lavar muito bem frutas, verduras e as mãos antes das refeições são medidas de prevenção da doença de Chagas.

e) a penicilina, um dos primeiros antibióticos produzidos em larga escala, é uma substância produzida por bactérias.

14. (Pucmg 2015) Ebola

A primeira contaminação humana pelo vírus Ebola ocorreu em 1976, em surtos simultâneos no Sudão e na República Democrática do Congo, em uma região próxima do rio Ebola, que dá nome à doença. É uma doença de curso muito rápido desde a infecção e uma das mais debilitantes e mortais que existem. O Ebola pode ser contraído diretamente através do contato com secreções tanto de humanos como de outros animais (chimpanzés, gorilas, morcegos frutívoros, macacos, antílopes selvagens e porcos-espinhos) ou mesmo através de objetos contaminados (como roupas, roupas de cama). A transmissão por meio de sêmen infectado pode ocorrer até sete semanas após a recuperação clínica.

Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus. A taxa de letalidade para humanos varia entre 25 e 90%, dependendo da cepa. O vírus ataca vários órgãos internos dos doentes, mas invade principalmente células do fígado e células do sistema retículo-endotelial. A doença é

frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça, inflamação na garganta e hemorragias que podem acarretar a morte por choque ou parada cardíaca.

Fonte: extraído de Médicos sem Fronteira disponível em: http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/ebola em 31/08/2014.

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A morbidade e as altas taxas de mortalidade da doença são fatores que favorecem sua disseminação por vários países do mundo.

b) Diferentes surtos de Ebola podem ocorrer dependendo da cepa viral que dá início e é disseminada em cada surto.

c) O isolamento dos doentes e dos mortos evitando o contato com indivíduos sem equipamentos de proteção adequados é medida profilática recomendada.

d) As hemorragias podem ser o resultado tanto do mau funcionamento hepático como por lesão no endotélio que reveste os capilares sanguíneos.

15. (Espm 2015) “A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta-feira (8) que o surto na África

Ocidental é uma emergência de saúde pública

internacional, que exige uma resposta extraordinária para ser contido. A OMS anunciou que o surto é preocupante o suficiente para merecer ser declarado uma emergência de saúde internacional. A organização declarou estado semelhante para a pandemia de gripe suína em 2009 e para a pólio, em maio.”

(4)

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noti- cias/redacao/2014/08/08/oms-declara-emergencia-internacional-por-surto-.htm. (Acesso: 08/08/2014).

A matéria trata do surto provocado pelo (a): a) HIV b) HN1 c) Ebola d) Gripe aviária e) Hepatite

16. (Ufsm 2015) Muitas doenças humanas são causadas por vírus, bactérias ou protozoários. Sua transmissão pode ser intermediada por outros organismos, tais como insetos. Assinale a alternativa que contém apenas informações corretas sobre os agentes etiológicos e as formas de transmissão de algumas doenças.

a) O vírus HIV, causador da AIDS, pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

b) O mosquito Aedes aegypti é o agente etiológico de doenças como febre amarela e dengue.

c) Varíola, poliomielite, AIDS e gripe são doenças causadas por vírus.

d) Tanto a tuberculose quanto a gripe são causadas por vírus. e) Ebola e Doença de Chagas são doenças tropicais causadas por

vírus e transmitidas por mosquitos.

17. (Udesc 2015) Nos últimos dias vários meios de comunicação têm noticiado casos de dengue em diferentes Estados do Brasil. Em alguns destes Estados os números indicam uma situação epidêmica, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Analise as proposições em relação à dengue, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A doença é adquirida pela picada de um hemíptero, denominado cientificamente de Triatoma infestans. ( ) Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. ( ) Por ser uma doença causada por bactérias do grupo

Neisseria, a dengue pode ser tratada com antibiótico, o que

garante a cura em mais de 90% dos casos.

( ) Uma das medidas mais eficazes do combate à dengue são as campanhas de vacinação, realizadas anualmente.

( ) Após contaminar-se uma vez com a dengue, o indivíduo adquire imunidade natural e não mais contrai a doença. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) V – V – F – F – V b) V – V – V – F – V c) V – F – F – F – V d) F – V – F – F – F e) V – V – V – V – V

18. (Pucrj 2015) O AZT é um dos fármacos constituintes do coquetel que vem sendo utilizado com sucesso no tratamento da AIDS. O AZT é um análogo de nucleosídeo que tem como princípio impedir a transcrição reversa do HIV.

Dessa forma, é correto afirmar que o AZT atua sobre a síntese de a) proteínas dos vírus, nos ribossomos

b) RNA a partir do DNA da célula hospedeira c) DNA a partir do RNA viral, na célula hospedeira

d) DNA viral e posterior inserção no genoma da célula hospedeira e) RNA infectante a partir do DNA viral

19. (Fuvest 2015) Existem vírus que

a) se reproduzem independentemente de células. b) têm genoma constituído de DNA e RNA. c) sintetizam DNA a partir de RNA.

d) realizam respiração aeróbica no interior da cápsula proteica. e) possuem citoplasma, que não contém organelas.

20. (Cefet MG 2015) Em 2001, após ataque terrorista que causou a queda do World Trade Center, foram enviadas pelo correio cartas contendo a bactéria Bacillus anthracis. As cartas contaminadas só foram identificadas quando um funcionário do endereço destinatário morreu por inalação do pó branco. A sobrevivência do micro-organismo citado, durante o envio da carta, foi possível pela(o)

a) presença de células vegetativas, com alto potencial de proliferação.

b) formação de esporos, forma de resistência a ambientes desfavoráveis.

c) isolamento térmico, para evitar oscilações de temperatura e o choque térmico.

d) adição de material nutritivo, necessário às atividades vitais do micro-organismo.

e) proximidade do endereço remetente e destinatário, para garantir viabilidade celular.

21. (Unicamp 2015) Nos porões dos navios vindos do Oriente no século XIV, chegavam milhares de ratos à Europa, onde

encontravam um ambiente favorável, dadas as condições precárias de higiene. Esses ratos estavam contaminados e suas pulgas transmitiam um agente etiológico aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos, para obterem seu alimento, o sangue. Qual é o agente etiológico e qual é o nome popular dessa doença?

a) Vírus, peste bubônica. b) Bactéria, peste bubônica. c) Vírus, leptospirose. d) Bactéria, leptospirose.

22. (Unesp 2003) Muitas doenças que acometem o ser humano são causadas por vírus, bactérias ou por protozoários. Dentre elas, pode-se citar:

1 Gripe 2 Hanseníase 3 Leptospirose 4 Doença de

Chagas 5 Varíola 6 Giardíase 7 Malária 8 Coqueluche 9 Catapora

É correto afirmar que são causadas por

a) vírus, as doenças 1, 5 e 9; por bactérias, 2, 3 e 8; por protozoários, 4, 6 e 7.

b) vírus, as doenças 1, 5, e 8; por bactérias, 2, 3 e 9; por protozoários, 4, 6 e 7.

c) vírus, as doenças 1, 3 e 5; por bactérias, 6, 8 e 9; por protozoários, 2, 4, e 7.

d) vírus, as doenças 1, 2 e 3; por bactérias, 4, 6 e 7; por protozoários, 5, 8 e 9.

e) vírus, as doenças 1, 3 e 6; por bactérias, 2, 5 e 8; por protozoários, 4, 7 e 9.

23. (Ufpe 2003) Na tabela a seguir estão relacionadas seis doenças e seus agentes etiológicos.

(5)

Estão corretas: a) 1, 2, 3, 4, 5 e 6 b) 1, 4, 5 e 6 apenas c) 2, 3, 4 e 5 apenas d) 1, 3, 5 e 6 apenas e) 2, 3 e 6 apenas

24. (Unesp 2003) A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é frequentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes.

I. Exterminar o maior número possível de ratos.

II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios. III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais.

IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios.

V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva.

As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) III e V. e) IV e V.

25. (Ufpr 2002) A peste bubônica é causada por 'Yersinia pestis', um bacilo pequeno, gram-positivo e que no século XIV dizimou aproximadamente 25% da população europeia em uma epidemia que influenciou o curso da história. O reservatório animal são roedores silvestres como marmotas e esquilos e roedores urbanos como os ratos. São as pulgas de ratos contaminados que, pelas picadas, transmitem a bactéria para outros ratos e para os homens, ocasionando nestes últimos a peste bubônica. Com a

multiplicação extensa das bactérias no pulmão humano, o que resulta em broncopneumonia e em um grande número de bactérias no escarro, a infecção pode se espalhar de pessoa para pessoa através das gotículas das secreções aéreas. Trata-se aí da peste bubônica pneumônica.

Com base nessas informações, é correto afirmar:

01) 'Yersinia pestis' é um bacilo que utiliza a pulga de roedores urbanos como reservatório.

02) A pulga do rato é o vetor da peste bubônica.

04) A peste bubônica em todas as suas formas é transmitida de pessoa para pessoa.

08) A peste pneumônica tem transmissão interpessoal. 16) Roedores silvestres e urbanos podem ser portadores de

'Yersinia pestis'.

26. (Ufsm 2001) Qual das alternativas a seguir contém doenças causadas, exclusivamente, por bactérias?

a) Gripe e bócio.

b) Disenteria amebiana e giardíase. c) Cólera e leptospirose.

d) Dengue e malária. e) AIDS e tuberculose.

27. (Uepg 2001) Sobre o botulismo, assinale o que for correto. 01) A intoxicação é devida à toxina presente no alimento

consumido.

02) Seu agente é o bacilo 'Clostridium botulinum.' 04) Causa danos ao sistema nervoso e pode levar à morte. 08) Seu agente vive no solo e pode contaminar alimentos

manuseados e industrializados em condições precárias de higiene.

16) É provocado pela ingestão de uma bactéria que encontra no organismo humano condições ideais para seu

desenvolvimento.

28. (Unicamp 2001) Um menino sofreu um ferimento no pé quando estava brincando na terra. O médico foi informado de que a criança não tinha recebido muitas das vacinas obrigatórias.

a) Nessa situação, que doença a criança estaria com maior risco de contrair? Explique por quê.

b) Qual seria o procedimento mais seguro para evitar que, nesse caso, a criança viesse a desenvolver tal doença? Qual dos gráficos a seguir corresponde a esse procedimento? Justifique.

c) A que procedimento corresponde o outro gráfico? Justifique.

29. (Ufmg 2001) A tuberculose é uma doença que pode ser controlada.

Observe este gráfico, em que está representada a incidência de tuberculose no Brasil:

(6)

Considerando-se as informações desse gráfico, todos os seguintes fatores explicam a curva que caracteriza as décadas de 80 e 90, EXCETO

a) Alto custo do diagnóstico e uso de antibióticos ineficientes. b) Aumento da desnutrição e da pobreza e queda na qualidade das

moradias como consequência da política social.

c) A ocorrência de AIDS tornando os pacientes mais susceptíveis ao bacilo.

d) Movimentos migratórios da população humana e consequente dispersão do bacilo por várias regiões.

30. (Ufrrj 2001) Analisando a charge a seguir, que retrata o Ministro Serra como garoto do tempo, identifique:

a) duas doenças transmitidas por mosquitos.

b) duas doenças causadas por bactérias.

GABARITO:

1[E] 2[A] 3[B] 4[D] 5[E] 6[D] 7[A] 8[A] 9[D] 10[C] 11[D] 12[C] 13[B] 14[A] 15[C] 16[C] 17[D] 18[C] 19[C] 20[B] 21[B] 22[A] 23[A] 24[C] 25[02 + 08 + 16 = 26] 26[C] 27[15] 28

a) Tétano. Os esporos do bacilo tetânico se desenvolvem na terra. b) Soro antitetânico é, nesse caso, o procedimento mais seguro para evitar a doença, pois contém anticorpos específicos para neutralizar as toxinas produzidas pela bactéria patogênica. O gráfico correspondente é o A, que mostra a administração de elevada quantidade de anticorpos. Tratando-se de imunização passiva, a soroterapia é temporária.

c) O gráfico B corresponde à aplicação da vacina antitetânica, que contém antígenos retirados do microrganismo. Essa inoculação conduz à produção ativa de anticorpos.

29[A] 30:

a) Dengue e Febre Amarela.

Referências

Documentos relacionados

1971 - Plano Nacional de Controle da Poliomielite (PNCP) - Estratégia de Vacinação em massa – Dia Nacional de Vacinação (3 m a 4 anos de idade). 1974 - PNCP é incorporado ao

Carrapatos são ectoparasitas obrigatórios onde 10% das espécies infectam o homem e outros mamíferos por agentes etimológicos, bactérias, vírus ou

1.3.2 No caso de oferta de equipamento importado, a proposta comercial deverá ser apresentada, obrigatoriamente, com preços para importação direta em moeda estrangeira, do

Para o sistema de transmissão hidráulica, caso o trator disponha de 1 comando com regulagem de fluxo (fluxo contínuo), o motor hidráulico deve ser ligado a este comando e

Principais doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários; Fisiologia humana: tegumento, sistema digestório, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema

19.1 A gestão e a fiscalização do contrato consistem na verificação da conformidade da sua escorreita execução e da alocação dos recursos necessários, de forma a assegurar

A gripe é causada pela invasão de um vírus no organismo, que após o período de incubação desenvolve sintomas na garganta e nariz.... Sintomas

As mulheres a tomarem COMETRIQ não devem amamentar durante o tratamento e durante, pelo menos 4 meses, após o tratamento ter acabado, por que cabozantinib e/ou os seus