• Nenhum resultado encontrado

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL NÍVEL SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGO: ASSISTENTE SOCIAL NÍVEL SUPERIOR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

NÍVEL SUPERIOR

Este caderno é composto por:

PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos do Município de Jaraguá do Sul, 04 ques-tões de Legislação Municipal e 10 quesques-tões de Conhecimentos Específicos.

PROVA DE REDAÇÃO: as orientações para a Prova de Redação constam neste caderno. Tempo de duração da Prova Objetiva e da Prova de Redação: 4 horas. Início às 15h e térmi-no às 19h.

Leia atentamente todas as questões e escolha, para cada uma delas, a resposta correta. Lem-bre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa a ser assinalada.

Para preencher o cartão resposta e a folha de redação você deverá usar apenas caneta esfe-rográfica com tinta azul ou preta.

Lembre-se de que é de sua exclusiva responsabilidade o correto preenchimento do cartão res-posta e da folha de redação de acordo com as suas instruções, os quais não poderão ser substituídos em caso de preenchimento errado ou rasura.

Ao terminar as provas entregue ao fiscal da sala todo material recebido: caderno de provas, cartão resposta e folha de redação.

Você somente poderá entregar seu material e retirar-se da sala de realização das provas de-pois de transcorridas 1h30min do seu início.

Os três últimos candidatos de cada sala de prova somente poderão entregar o material de pro-va e retirar-se da sala simultaneamente.

Em caso de dúvida ou irregularidades, comunique-se com o fiscal. Boa prova.

(2)

2

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS

01- Avalie a regência verbal nas seguintes orações: I- “Tive uma surpresa e preferi dizê-la a

guardá-la.”

II- Não devemos visar apenas o progresso mate-rial.

III- Por que ele teima em não assistir às aulas? IV- Ao vê-lo, esqueci de minha promessa. V- Os filhos obedeciam-lhes em tudo.

De acordo com a norma padrão culta, quanto à regência verbal, estão corretas as orações: (A) II, IV e V.

(B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) III, IV e V.

02- De acordo com a sintaxe, é correto afirmar que: (A) O período é composto por coordenação em:

“O gato não nos afaga, afaga-se em nós”. (B) O sujeito é indeterminado na oração:

“Tam-bém na cadeia é que se ensinam os tratan-tes”.

(C) O predicado da oração é verbal em: O advo-gado considerava indiscutíveis os direitos da herdeira.

(D) Na oração “Marcos Pontes foi aclamado como herói”, há um predicativo do objeto.

03- Avalie as crases:

I- Não assisto à filmes de terror.

II- Estamos dispostos à trabalhar, à medida que houver reconhecimento.

III- Às vezes, somos surpreendidos por um amor à primeira vista.

IV- Pague suas contas à vista, não a crédito ou a prazo.

V- O ideal é aliarmos a teoria à prática.

Estão totalmente corretas as seguintes orações: (A) I, II e V.

(B) I, III e V. (C) II, III e IV. (D) III, IV e V.

04- Analise os pares de orações segundo a concor-dância:

I- A legião de camuflados desembarcou no Haiti. Os Estados Unidos são o país mais imperialis-ta do mundo.

II- Em Santa Catarina, faz verões terríveis. Ali não se viam senão montanhas e cascatas. III- Enquanto o pessoal não chegava, apareceram

o vizinho e uma parenta distante.

Os alunos se houveram bem durante a sessão acadêmica.

IV- Nunca houveram problemas disciplinares nes-ta escola.

A maioria dos trabalhadores brasileiros está insatisfeita.

Os pares corretos são: (A) II, III e IV.

(B) I, III e IV. (C) I, II e III. (D) Todos.

05- Analise o argumento que segue: “alguns

gremis-tas são exagerados; pois alguns apaixonados são exagerados, e todos os gremistas são apaixona-dos.”

Assinale a alternativa que contém a forma lógica do referido argumento: . (A) Algum F é G. Todo H é G. Todo G é F. (B) Algum F é G. Algum H é G. Todo F é H. (C) Algum F é G. Algum G é F. Todo F é G. (D) Algum F é H. Algum G é F. Todo G é F.

06- Uma escola realizou uma pesquisa sobre os hábi-tos alimentares de seus alunos.

Alguns resultados dessa pesquisa foram:

• 82% do total de entrevistados gostam de choco-late;

• 78% do total de entrevistados gostam de pizza; e

• 75% do total de entrevistados gostam de batata frita.

Então, é correto afirmar que, no total de alunos entrevistados, a porcentagem dos que gostam, ao mesmo tempo, de chocolate, de pizza e de batata frita é, pelo menos, de:

(A) 35%. (B) 25%. (C) 55%. (D) 45%.

07- As informações do quadro abaixo foram publica-das na edição 1815 da revista Veja.

O Brasil tem uma dívida de 285 bilhões de dólares e paga 50 bilhões de dólares de juros por ano.

Os Estados Unidos têm uma dívida de 6,7 trilhões de dólares e pagam 70 bilhões de dólares de juros por ano.

Com base nas informações do quadro, compa-rando a taxa de juros anual paga pelo Brasil e a paga pelos Estados Unidos, conclui-se que a taxa de juros anual brasileira é:

(A) Menor que a americana.

(B) Superior à americana multiplicada por 10. (C) Igual à americana.

(3)

3 08- O governo federal, ao efetuar a restituição de

impostos, permite que os contribuintes consumam mais. O gasto de cada contribuinte torna-se recei-ta para outros contribuintes que, por sua vez, fa-zem novos gastos. Cada contribuinte poupa 10% de suas receitas, gastando todo o resto. O valor global, em bilhões de reais, do consumo dos con-tribuintes a ser gerado por uma restituição de im-postos de 40 bilhões de reais, é:

(A) 450. (B) 36. (C) 360. (D) 180.

09- Existem alguns conjuntos de teclas que evitam o uso do mouse. Quais dos conjuntos de teclas a-baixo são corretos?

I- SALVAR: <Ctrl> <B> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <T> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F7> IR PARA: <Ctrl> <Y> LOCALIZAR: <Ctrl> <L> SUBSTITUIR: <Ctrl> <U> II- SALVAR: <Ctrl> <B>

SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <E> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F5> IR PARA: <Ctrl> <I> LOCALIZAR: <Ctrl> <N> SUBSTITUIR: <Ctrl> <S> III- SALVAR: <Ctrl> <M> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <T> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F7> IR PARA: <Ctrl> <L> LOCALIZAR: <Ctrl> <L> SUBSTITUIR: <Ctrl> <G> IV- SALVAR: <Ctrl> <M> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <K> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F9> IR PARA: <Ctrl> <Y> LOCALIZAR: <Ctrl> <H> SUBSTITUIR: <Ctrl> <U> Assinale a alternativa correta:

(A) As afirmativas I, III e IV estão corretas. (B) As afirmativas II e IV estão corretas. (C) As afirmativas II e III estão corretas. (D) Somente a afirmativa I está correta.

10- O termo Cookies, utilizado na internet, refere-se a: (A) Informações que um servidor Web pode

ar-mazenar temporariamente junto a um browser de um computador para serem utilizadas pos-teriormente, possibilitando ao usuário uma melhor navegação em um determinado site. (B) Biscoitos com chocolate, avelãs com leve

a-roma de baunilha.

(C) Informações enviadas do computador para que hackers delas se apoderem para posteri-or uso de má fé.

(D) Programas de computador que entram de forma indevida pela Web, aparelhos com tec-nologias Bluetooth, como celulares, câmeras digitais, pen-drive, entre outros, causando um verdadeiro problema para a integridade do computador.

11- Quando um teclado, padronizado para o sistema brasileiro, não funciona corretamente, as teclas parecem estar em lugar trocado, ou seja, aquilo que é digitado não é mostrado no monitor. Em uma situação como esta, você deve:

(A) Aplicar adesivos ao teclado (disponíveis no comércio) de maneira a indicar a posição cor-reta das teclas.

(B) No Painel de Controle, opção Teclado, confi-gurar corretamente o layout do teclado. (C) Instalar uma versão do Windows em

Portu-guês do Sistema Operacional, pois deve estar utilizando uma versão em outro idioma. (D) No Painel de Controle, opção Teclado, trocar

o idioma para brasileiro.

12- Na planilha abaixo, podemos afirmar que o resul-tado apresenresul-tado (49,5) é: Valores 9 18 27 36 45 54 63 72 81 90 Resultado 49,5 (A) Somatório. (B) Curtose. (C) Média.

(D) Valor.Tempo da célula cujo teor é 90.

13- Jaraguá do Sul possui uma excelente qualidade de vida. De acordo com o Atlas de Desenvolvi-mento Humano 2000, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a cidade é a 9ª colocada em Santa Cata-rina e 32ª colocado no país, com um IDH-M de 0,85, num índice que varia entre 0 e 1. O cálculo do IDH-M leva em conta, entre outros indicado-res:

I- Taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade.

II- Esperança de vida ao nascer. III- Renda municipal per capita. IV- Frota de automóveis do município. V- Número de pessoas por domicílio. Estão corretas apenas as afirmativas: (A) I, II e IV.

(B) III, IV e V. (C) I, III e V. (D) I, II e III.

(4)

4 14- Observe o mapa do Estado de Santa Catarina, com destaque para a cidade de Jaraguá do Sul.

Em relação aos aspectos geográficos da cidade de Jaraguá do Sul, podemos afirmar que a sua localização, no Estado de Santa Catarina, pode ser caracterizada pelos seguintes termos:

I- Meridional. II- Setentrional. III- Ocidental. IV- Oriental.

Estão corretos apenas os termos: (A) I e III.

(B) II e IV. (C) II e III. (D) I e IV.

15- O Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul foi criado em 1971. Sua organização, no entanto, somente iniciou em fevereiro de 1988, passando por diversos locais, como o prédio da Antiga Prefeitura (sótão), Estação Ferroviá-ria (sótão), Estação de Cargas e, finalmente, um antigo depósito de frutas e verduras que foi adaptado para re-ceber o acervo (1996). Em 10 de maio de 1991, pela Lei nº 1464, foi instituído o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, subordinado à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com finalidades e competências definidas. Em 1996, a aprovação da Lei nº 2.211, em 09 de dezembro, deu nova denominação ao setor, que passou a ser Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel. Hoje, o Arquivo Histórico Municipal está subordinado à Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.

Fonte: http://cultura.jaraguadosul.com.br São funções do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul:

I- Identificar, higienizar, ordenar, descrever e guardar os documentos que se encontram em seu acervo. II- Restaurar os documentos históricos do acervo e da comunidade que necessitem de cuidados especiais. III- Pesquisar e divulgar a história do Município.

IV- Preservar a memória histórica e administrativa do Município.

V- Promover atividades de conscientização histórica e de preservação dos documentos. Estão corretas as afirmativas:

(A) I, II, III, IV e V. (B) Apenas I, II e IV. (C) Apenas I, II, III e IV. (D) Apenas II, III, IV e V.

(5)

5 16- Entrar em contato com a história do Município é

fundamental para respeitar os valores, as tradi-ções e a diversidade dos povos que construíram a cidade. Observe o texto a seguir e assinale a al-ternativa que preenche corretamente os espaços: Enquanto as antigas terras dotais estavam aban-donadas, as terras à margem direita do rio Jara-guá – nas cabeceiras dos rios Garibaldi, Jaragua-zinho, do Cerro e da Luz – começaram a ser co-lonizadas pela Agência de Colonização, órgão es-tadual sediado em Blumenau, já a partir de 1890. Para a região dos rios Garibaldi e Jaraguazinho vieram imigrantes __________________ e, para a dos rios Cerro e da Luz, __________________. Na barra do rio Cerro, estabeleceram-se imigran-tes ________________________. Na margem esquerda do rio Itapocu, terras que pertenciam à Colônia Dona Francisca, a Companhia Coloniza-dora Hamburguesa iniciou a colonização, também a partir de 1890.

Fonte: http://cultura.jaraguadosul.com.br/ (A) alemães – portugueses – russos.

(B) italianos – espanhóis – austríacos. (C) alemães – italianos – franceses. (D) húngaros – alemães – italianos.

17- O Estatuto dos Servidores da Prefeitura de Jara-guá do Sul prevê que “a exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor ou de ofí-cio”.

Assinale a alternativa que se refere às condições sob as quais se dará a exoneração de ofício: (A) Quando os resultados da avaliação do estágio

probatório não atingirem o mínimo de 75% de aproveitamento.

(B) Quando, no relacionamento com as chefias, houver conflito de relacionamento humano. (C) Quando, a juízo da autoridade competente,

for conveniente para o interesse da reparti-ção.

(D) Quando o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido, mesmo tendo tomado posse.

18- Situada na região Nordeste do Estado de Santa Catarina, Jaraguá do Sul faz limite, ao norte, com Campo Alegre e São Bento do Sul. Os demais municípios que fazem limite com Jaraguá do Sul são:

(A) São Francisco do Sul, Massaranduba, Pome-rode e Rio dos Cedros, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste; e Corupá, a o-este.

(B) Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste; e Mafra, a oeste.

(C) Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste ; e Corupá, a oeste.

(D) Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Be-nedito Novo, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste; e Corupá, a oeste.

19- “O Município de Jaraguá do Sul é uma unidade do território do Estado, com personalidade jurídi-ca de direito público interno com autonomia políti-ca, administrativa e financeira nos termos estabe-lecidos pela Constituição Federal”. (L.O, Art.1º) Analise as competências do Município segundo sua Lei Orgânica:

I- Financiar a assistência pública e a proteção das pessoas com deficiência.

II- Preservar as florestas, a fauna e a flora. III- Promover programas de construção de

mora-dias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

IV- Registrar, acompanhar e fiscalizar as conces-sões de direito de recursos hídricos e minerais em seu território.

V- Planejar, implantar e financiar programas de assistência à saúde.

Assinale a alternativa que contém as competên-cias corretas:

(A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas III e IV. (D) Apenas II e IV.

20- Em seu Art.141, a Lei Orgânica do Município de Jaraguá do Sul prevê:

“A saúde é direito de todos os munícipes e dever do Poder Público assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à eliminação do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.

Para a consecução de tais objetivos, o Município deverá promover:

I- Condições dignas de trabalho, saneamento, moradia, alimentação, educação, transporte e lazer.

II- Isenção do pagamento de taxas e tributos mu-nicipais para os servidores públicos.

III- Respeito ao meio ambiente e controle da polu-ição ambiental.

IV- Acesso universal e igualitário de todos os ha-bitantes do Município às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, sem qualquer discriminação.

Assinale a alternativa que contém os itens corre-tos:

(A) Apenas I, III e IV. (B) I, II e IV.

(C) Apenas I e IV. (D) Apenas II e III.

(6)

6

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- De acordo com a Lei Federal nº 8.662/1993, Art. 4º, constituem, entre outras, competências do As-sistente Social:

I- Elaborar, implementar, executar e avaliar polí-ticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entida-des e organizações populares.

II- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

III- Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

IV- Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais. V- Prestar assessoria e apoio aos movimentos

sociais em matéria relacionada às políticas so-ciais, no exercício e na defesa dos direitos ci-vis, políticos e sociais da coletividade.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

(A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas I, II e V. (D) Todas.

22- Para Barroco (1999, p.132), a ética profissional é uma dimensão da profissão, organicamente vin-culada às dimensões teórica, técnica, política e prática; e o “conteúdo da ética profissional é construído na práxis cotidiana, espaço de con-frontos das situações de conflitos que demandam um posicionamento de valor”. De acordo com o Código de Ética de 1993:

(A) É dever do Assistente Social, nas suas rela-ções com os usuários, garantir a plena infor-mação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos pro-fissionais, resguardados os princípios deste Código.

(B) É permitido ao Assistente Social acatar de-terminações institucionais que firam os princí-pios e diretrizes do Código, pois o Assistente Social é trabalhador assalariado e, como tal, está submetido às normas dos empregado-res.

(C) É facultativo ao Assistente Social substituir profissional que tenha sido exonerado por de-fender os princípios da ética profissional, en-quanto perdurar o motivo da exoneração, de-missão ou transferência.

(D) É facultativo ao Assistente Social devolver aos usuários as informações colhidas nos es-tudos e pesquisas, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses, já que as informações pro-duzidas no exercício da sua função são insti-tucionais.

23- A Assistência Social é prática antiga, embora nova enquanto política pública. A promulgação da Constituição Federal, em 1988, a aprovação da Lei Orgânica da Assistência social, em 1993, da Política Nacional de Assistência Social, em 2004, e, mais recentemente, da Norma Operacional Bá-sica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), em 2005, realizaram enormes a-vanços na trajetória da política de Assistência So-cial no Brasil, entre eles:

(A) A definição da proteção social especial de alta complexidade, restrita aos municípios consi-derados de grande porte ou metrópoles. (B) A definição da proteção social básica, restrita

aos municípios de pequeno porte, os quais constituem a maioria dos municípios brasilei-ros.

(C) A definição da proteção social de especial e de média complexidade, a ser implementada no Centro de Referência de Assistência Soci-al (CRAS).

(D) A definição dos serviços assistenciais com base na unidade familiar e territorial de per-tença.

24- Entre as práticas abaixo relacionadas, assinale aquela que guarda coerência com o projeto ético-político do Serviço Social:

(A) Aconselhamento psicossocial a adolescentes grávidas.

(B) Psicologização das relações sociais com ên-fase nas situações-problema.

(C) Criação de programas de qualificação profis-sional e geração de renda para mães e pais chefes de família com baixa escolarização. (D) Priorização de programas de provisão

perma-nente de alimentos para cidadãos de baixa renda.

25- A pesquisa qualitativa é amplamente utilizada pelos assistentes sociais. Martinelli (1994, p. 13) afirma que a pesquisa qualitativa “tem por objeti-vo trazer à tona o que os participantes pensam a respeito do que está sendo pesquisado; não é só a minha visão de pesquisador em relação ao pro-blema, mas é também o que o sujeito tem a me dizer a respeito”. Nesta perspectiva, são pressu-postos da pesquisa qualitativa:

(A) O reconhecimento de que o importante é o número de sujeitos que vão fornecer as in-formações e o estabelecimento do contato di-reto com os sujeitos pesquisados.

(B) O reconhecimento da singularidade do sujeito e o reconhecimento de que conhecer o modo de vida do sujeito pressupõe o conhecimento de sua experiência social.

(C) O estabelecimento de contato direto com os sujeitos da pesquisa e o uso de formulários que oferecerão dados quantitativos, necessá-rios para a obtenção de grandes retratos da realidade social.

(D) O estabelecimento de contato direto com os sujeitos da pesquisa e a priorização de fatos de grande dimensão e com grandes cronolo-gias.

(7)

7 26- A respeito do Assistente Social, assinale a

afir-mativa correta:

(A) Sua formação profissional é generalista, per-mitindo apreender as questões sociais e psi-cossociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se ges-tam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade.

(B) O continuado investimento na qualificação por meio de cursos de aperfeiçoamento, especia-lização, mestrado e doutorado são condições, por si sós, suficientes para o competente e-xercício profissional.

(C) A atuação do Assistente Social se faz desen-volvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmen-tos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, prin-cipalmente aquelas da Economia e do Turis-mo Social.

(D) As instituições que requisitam o profissional de Serviço Social se ocupam unicamente de problemáticas relacionadas a crianças mora-doras de rua, com dificuldades familiares, sem escola e em risco social, às étnicas e demais expressões da questão social. 27- Em termos legais, a assistência social, direito do

cidadão e dever do Estado, é Política de Seguri-dade Social não contributiva, que provê os míni-mos sociais, realizada por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da soci-edade, para garantir o atendimento às necessida-des básicas. De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social, a assistência tem por objeti-vos:

I- A proteção à família, à maternidade, à infân-cia, à adolescência e à velhice.

II- O amparo às crianças e adolescentes caren-tes.

III- A promoção da integração ao mercado de tra-balho.

IV- A habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

V- A garantia de dois (2) salários mínimos de be-nefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provi-da por sua família.

Assinale a resposta correta:

(A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão

corre-tas.

(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

28- Para José Paulo Netto (2005, p. 9), a reconceitu-ação do Serviço Social “foi comandada por uma questão elementar: qual a contribuição do Serviço Social na superação do subdesenvolvimento?” Esta questão foi formulada na América Latina, sob determinadas condições, tais como o colapso dos pactos políticos do pós-guerra, o surgimento de novos sujeitos políticos e a inserção do Brasil e demais países latinos na nova divisão interna-cional do trabalho que emergia. Foi neste contex-to que as bases tradicionais do Serviço Social fo-ram minadas. Embora as ditaduras instaladas na década de 1960 tenham se abatido sobre o pen-samento crítico latino-americano, congelando a efervescência reconceituadora, são inegáveis as conquistas do movimento de reconceituação, en-tre elas:

(A) A retomada da prática desenvolvimentista e a emergência do militantismo profissional. (B) O obscurecimento das fronteiras entre a

práti-ca profissional e o exercício profissional como ato messiânico e a inauguração do pluralismo profissional.

(C) O surgimento de práticas modernizadoras e neoconservadoras e a interlocução crítica com as ciências sociais.

(D) A articulação de uma nova concepção de uni-dade latino-americana e a explicitação da di-mensão política da ação profissional.

29- Analise as afirmativas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente:

I- Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente se-rão obrigatoriamente comunicados ao Conse-lho Tutelar da respectiva localidade, sem pre-juízo de outras providências legais.

II- É proibido qualquer trabalho a menores de quinze anos de idade, mesmo na condição de aprendiz.

III- Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.

IV- As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adoles-centes deverão ser comercializadas em emba-lagem lacrada, com a advertência de seu con-teúdo.

Assinale a alternativa que contém a resposta cor-reta:

(A) Apenas I, III e IV. (B) Apenas II, III e IV. (C) I, II, III e IV. (D) Apenas I e IV.

(8)

8 30- O planejamento, como processo e instrumento, é fundamental para, entre outros aspectos, ampliar a eficiência e a eficácia das ações, pois são definidos claramente objetivos e metas. Para a ação profissional do Assistente Social, o planejamento permite:

(A) Ordenar as ações de modo a reduzir o custo dos projetos sociais, objetivo principal de toda ação profissio-nal, dada a atual lógica de mercado.

(B) Organizar as ações de modo residual, imediatista e com a maior neutralidade possível, evitando qualquer dimensão política.

(C) Organizar racionalmente o processo de trabalho, articulando os limites institucionais, as demandas, as a-ções e os instrumentos.

(D) Dinamizar ações mais efetivas de regulação e controle dos serviços e do público usuário, em conformidade com os princípios éticos.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA REDAÇÃO

1. Elabore uma redação de, no mínimo, 15 linhas, usando o espaço próprio na Folha de Redação. 2. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.

3. Na sua redação, você deve:

- ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras e respeitando os parágrafos;

- utilizar linguagem clara, seguir as normas do português padrão, redigir com letra legível e usar somente caneta de tinta azul ou preta .

4. Não será aceita redação em versos.

5. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta.

6. Não se esqueça de colocar um título.

TEMA PARA A REDAÇÃO Diversidade cultural e tolerância no Brasil

(9)

9

RASCUNHO PARA REDAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

percebe-se que há o entendimento de que o fundamento jurídico do duty to mitigate the loss é o dever acessório de cooperação entre as partes. Trata-se de aplicação pura do duty

(D) “‘Nessa perspectiva, os sistemas nacionais de instrução foram concebidos como imensas máquinas de transmissão do saber constituído’” (linhas 9-11), as aspas sinalizam

A) Direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de

(D) Assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através

Em suas reuniões, o Conselho Permanente contou com a presença de representantes de organizações internacionais e interamericanas, como a União Africana (UA); o Fundo de População

A) introdução de novas tecnologias e sua difusão com equidade na cidade e no campo. B) maior participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e diminuição

A criança deverá ser acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata) e permanecer em ambiente reservado. Não

Quando necessária a elaboração de material fotográfico específico, a solicitação deve ser feita à Ascom, com 48h de antecedência (dias úteis), via e-mail, especificando o teor