• Nenhum resultado encontrado

A COOPERAÇÃO TÉCNICA DO BRASIL PARA A ÁFRICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A COOPERAÇÃO TÉCNICA DO BRASIL PARA A ÁFRICA"

Copied!
98
0
0

Texto

(1)

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

A COOPERAÇÃO TÉCNICA

DO BRASIL PARA A ÁFRICA

(2)

1

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO - ABC Ministro de Estado das Relações Exteriores

Embaixador Celso Luiz Nunes Amorim

Subsecretário-Geral das Relações Exteriores

Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto

Subsecretário-Geral de Cooperação e de Promoção Comercial

Embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira

Diretor da Agência Brasileira de Cooperação

Ministro Marco Farani

A COOPERAÇÃO

(3)
(4)

ÍNDICE

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

ANGOLA

ARGÉLIA

BENIN

BOTSUANA

BURKINA FASO

CABO VERDE

CAMEROUN

CÔTE D’IVOIRE

GANA

GUINÉ-BISSAU

LIBÉRIA

MALI

MARROCOS

MOÇAMBIQUE

NIGÉRIA

QUÊNIA

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

SENEGAL

SERRA LEOA

TOGO

TUNÍSIA

ZÂMBIA

CPLP - A COOPERAÇÃO COM A COMUNIDADE

(5)
(6)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 5

PREFÁCIO

Embaixador Celso Amorim

Ministro das Relações Exteriores

Desde o início do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil vem intensifi cando seu diálogo com os países da África. A estratégia de aproximação com a África é ao mesmo tempo parte do esforço de concretização da vocação universalista do País e de resgate da identidade nacional na formulação de política externa.

Abrimos 16 novas embaixadas em solo africano. Nosso comércio com a África mais que quintuplicou entre 2002 e 2008. O Presidente Lula realizou dez viagens ao continente, visitando vinte países, alguns dos quais mais de uma vez.

Tudo isso mostra que o Brasil tem um compromisso de longo prazo com a África. Uma das formas pelas quais esse compromisso melhor se expressa é por meio de uma cooperação técnica que busca semear capacidade para o desenvolvimento autônomo.

A cooperação técnica é um instrumento central da ação externa brasileira. A cooperação que o Brasil promove, num verdadeiro

espírito Sul-Sul, privilegia a transferência de conhecimento, a capacitação, o emprego da mão-de-obra local e a concepção de projetos que reconheçam a realidade específi ca de cada país. A solidariedade que anima o relacionamento do Brasil com outros países em desenvolvimento é pilar fundamental de nossas ações de

cooperação com a África.

É com orgulho, portanto, que o Brasil vem colocando à disposição dos países africanos

iniciativas como o Escritório da Empresa Brasileira de Agropecuária, em Acra; uma fábrica de anti-retrovirais e o Escritório da Fundação Osvaldo Cruz, em Maputo; uma fazenda modelo de produção de algodão, em instalação no Mali; centros de formação profi ssional; e numerosos projetos de energia renovável, agricultura tropical, combate ao HIV e à malária.

A participação do Presidente Lula como convidado de honra na XIII Cúpula da União Africana é ocasião propícia para o retrato que este livro pretende oferecer das ações de cooperação técnica brasileiras para a África em curso ou em negociação. Além de simbólica, por ocorrer na instância máxima da organização, a presença do Presidente brasileiro dá destaque à possibilidade de que instrumentos celebrados com a Comissão da União Africana sirvam de abrigo para a multiplicação de novas iniciativas.

Vários dos desa os africanos não são estranhos ao Brasil, país que ainda comporta muita desigualdade. Contribuir para o desenvolvimento africano, por meio do compartilhamento das soluções que

(7)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 6

A cooperação horizontal vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque na agenda diplomática brasileira. A constatação é comprovada pelo crescente número de atos internacionais fi rmados entre o Brasil e países da África nos últimos anos e, consequentemente, pelo número de projetos de cooperação técnica desenvolvidos.

Em 2005, o Governo brasileiro firmou Acordos Básicos de Cooperação Técnica com Botsuana, Sudão, Burkina-Faso, Benin, Gâmbia e Guiné Equatorial e em 2006 com Zâmbia e Tanzânia. Em 2007, foram assinados acordos com a União Africana, Ruanda e Suazilândia e, em 2008, com Suazilândia e Serra Leoa. Atualmente encontram-se em negociação acordos de cooperação técnica com a Etiópia, Mali, Comores, Burundi, Libéria e Chade. Os instrumentos executivos que operacionalizam os programas e projetos de cooperação técnica brasileira a países em desenvolvimento montam a cerca de 150 desde 2003.

Em 2008, cerca de 115 ações de cooperação, entre projetos e atividades isoladas, foram executadas somente com países africanos, em diversas áreas: educação, agricultura, pecuária, saúde, meio ambiente, administração pública, tecnologia da informação, governo eletrônico, cultura, energia, desenvolvimento urbano, formação profi ssional e esporte. Para o biênio 2009-2010, deverão ser executados 150 projetos e atividades de cooperação Sul-Sul do Brasil na África, com um orçamento total de aproximadamente US$ 38 milhões.

A primeira linha de frente da cooperação brasileira junto aos países africanos envolve as nações de língua ofi cial portuguesa. A cooperação brasileira prestada a Angola, Moçambique,

Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde corresponde a cerca de 74% do volume de recursos alocados em projetos de cooperação técnica na África. Não obstante, a cooperação brasileira tem diversifi cado seus benefi ciários nesse continente. Dessa forma, atividades de cooperação vêm sendo negociadas e desenvolvidas com novos parceiros, como Senegal, Nigéria, Namíbia

“A cooperação com a África é prioritária para o Brasil. Nossa principal meta é garantir um desenvolvimento

equilibrado e integral, em benefício das populações dos nossos países. Trata-se de relacionamento estratégico. Temos clara compreensão da importância do diálogo e do desenvolvimento de parcerias com os países africanos. Nosso relacionamento contribui para enriquecer e diversi car nossa inserção conjunta no sistema internacional.”

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o Painel de Alto Nível da XII Reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Acra, Gana, 21 de abril de 2008.

A COOPERAÇÃO TÉCNICA DO

BRASIL PARA A ÁFRICA

APRESENTAÇÃO

Ministro Marco Farani

(8)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 7

e Quênia, Benin, Burquina Faso, Botsuana, Chade, Mali, Marrocos e Zâmbia, dentre outros.

A ABC tem buscado implantar, desde 2008, uma nova estratégia de ação para a cooperação Sul-Sul do Brasil, que privilegia a concepção, sempre que havendo condições para tanto, de projetos “estruturantes” no lugar da reprodução automática do modelo tradicional de projetos pontuais. Os ditos projetos estruturantes oferecem diversas vantagens para a cooperação brasileira e, principalmente, para os países benefi ciários: aumenta-se o impacto social e econômico sobre o público-alvo da cooperação; logra-se assegurar maior sustentabilidade dos resultados da cooperação do Brasil; facilita-se a mobilização de instituições brasileiras para a implementação de diferentes componentes dos projetos; e cria-se espaço para a mobilização de parcerias triangulares com outros atores internacionais.

Na linha dos projetos estruturantes, destaca-se a cooperação técnica da EMBRAPA em apoio à Iniciativa do Algodão em benefício dos países membros do Cotton-4 (Benin, Burkina Faso, Chade e Mali). Esse projeto foi aprovado por meio de Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica entre a República Federativa do Brasil e a União Africana, para a implementação do projeto de apoio à cotonicultura nos países do C-4, cujo objetivo é o de estabelecer parceria para a promoção da cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável da cadeia do algodão.

A Agricultura apresenta-se, nesse contexto, como a área de maior demanda de países africanos pela cooperação brasileira. Devido às grandes solicitações nesse domínio, decidiu-se pelo estabelecimento de Escritório de Representação da Embrapa na África, com o objetivo de atuar como agente facilitador do processo de transferência de tecnologias agropecuárias e fl orestais dessa empresa, bem como de outras instituições brasileiras a países africanos. Atualmente, encontram-se projetos de cooperação técnica em agricultura executados em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Senegal, Cameroun, Tunísia, Argélia, Namíbia,

Tanzânia, Guiné-Bissau e Cabo Verde, além do grupo “Cotton-4”. Vale destacar que os programas bilaterais de cooperação técnica do Brasil na área agrícola na África têm estimulado o desenvolvimento de iniciativas de cooperação triangular envolvendo países desenvolvidos.

Dentre outros projetos de maior impacto na África, destacam-se a instalação de Centros de Formação Pro ssional em parceria com o SENAI em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Tais projetos possuem como objetivo a oferta de cursos de capacitação de mão-de-obra, sobretudo nas áreas de construção civil, elétrica, hidráulica, pani cação, informática e confecção. Na área de educação, por sua vez, destacam-se os projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos em São Tomé e Príncipe e Moçambique, bem como a transferência da metodologia do programa Bolsa-Escola em Moçambique e São Tomé e Príncipe. Com o Governo de Angola, vale mencionar o Projeto “Capacitação para Elaboração de Proposta Curricular”.

No tema da governança, o Brasil tem cooperado com Angola, Cabo Verde e SãoTomé e Príncipe, por intermédio do SERPRO, para a instalação de “Tele-Centros”, que contemplam ações no campo da inclusão digital.

Na área da Saúde, a cooperação brasileira tem se concentrado, sobretudo, em ações de apoio ao combate à malária, HIV/AIDS e anemia falciforme. Cabe ressaltar o importante apoio brasileiro às ações de combate ao HIV/AIDS em Moçambique, materializado inclusive pela elaboração de estudo de viabilidade econômica para a implantação de fábrica de medicamentos anti-retrovirais naquele país. O Governo brasileiro capacitará os pro ssionais moçambicanos que atuarão na fábrica, bem como apoiará o fortalecimento institucional do órgão público responsável pelas atividades de regulação sanitária.

(9)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 8

(10)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 9

Emprego e Segurança Social de Angola Projeto “ Combate às Piores Formas de Trabalho Infantil em Países Lusófonos da África”,Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Promover a inclusão digital da comunidade do Cazenga. O Projeto prevê:

1) Viabilizar o funcionamento no curto prazo do Telecentro de Luanda;

2) Realizar curso de capacitação utilizando a infra-estrutura do Telecentro.

APOIO À REESTRUTURAÇÃO DO TELECENTRO DE LUANDA

Brasil | OIT/Brasil

Angola | Ministério da Administração Pública

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

ANGOLA

(11)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 10

Doc. Projeto assinado em: 16/11/2007 Aj. Compl. Assinado em: 18/10/2007

Vigência projeto: 18 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Apoiar o desenvolvimento da reforma curricular em Angola. O Projeto prevê:

1) Capacitar técnicos em educação de Angola para a análise e aprofundamento da proposta curricular implementada no país,

2) Avaliar a execução do projeto.

CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE REFORMA CURRICULAR

Brasil | Secretaria da Educação Básica, do

Ministério da Educação -SEB/MEC Angola | Instituto Nacional de Investigação e

Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação - INIDE/MED

Doc. Projeto assinado em: 14/03/2008 Aj. Compl. Assinado em: 18/10/2007

Vigência projeto: 12 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Fortalecer o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino angolano. O Projeto prevê : 1)Propiciar a organização de recursos técnicos, didáticos e pedagógicos específi cos e apoiar tecnicamente a organização de serviços de atendimento educacional especializado no sistema educacional angolano;

2)Oferecer formação continuada para os professores em serviço, de modo a promover a oferta do atendimento aos alunos com defi ciência visual, auditiva, mental, Síndrome de Down e Transtornos Invasivos do

Desenvolvimento; e

3)Subsidiar a prática docente para o uso e emprego do Sistema Braille Integral, do Código Matemático Unifi cado, da Orientação e Mobilidade e Atividades da Vida Diária - AVD, do Ensino da Língua Portuguesa para Surdos, da comunicação alternativa e do desenvolvimento de atividades que trabalhem os processos mentais superiores.

ESCOLA DE TODOS

Brasil |Secretaria da Educação Especial, do

Ministério da Educação SEESP/MEC Angola | Instituto Nacional de Investigação e

(12)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 11

Doc. Projeto assinado em: 16/10/2008 Aj. Compl. Assinado em: 18/10/2007

Vigência projeto: 18 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Contribuir para a Diminuição do número de casos de malária em Angola. O Projeto prevê:

1) Contribuir para o fortalecimento das diretrizes técnicas do Programa de Controle a Malária de Angola e para o fortalecimento do Sistema de Vigilância Sanitária Epidemiológica de Angola; 2) Formar formadores em diagnóstico parasitológico da malária com controle de qualidade e em tratamento efetivo da malária; e 3) Capacitar técnicos para o controle integrado de vetores com base entomo-epidemiológica.

APOIO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA MALÁRIA

Brasil |Secretaria de Vigilância Sanitária, do

Ministério da Saúde-SVS/MS

Angola |Ministério da Saúde de Angola

Doc. Projeto assinado em: 20/10/2008 Aj. Compl. Assinado em: 17/07/2008

Vigência projeto: 12 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 1 ano renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Desenvolver o setor de preservação, catalogação e difusão dos acervos fi lmicos, bem como o planejamento e difusão de culturas públicas e metodologias para o desenvolvimento da cadeia cultural audivisual em Angola. O Projeto prevê: 1) Capacitar técnicos angolanos nos setores de gestão, descarte, preservação, restauração, indexação e difusão dos acervos recuperados; 2) Capacitar técnicos angolanos para gestão, criação, técnica, produção, fi nalização e difusão de peças audiovisuais..

FORTALECIMENTO DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA PRODUÇÃO AUDIVISUAIS DE ANGOLA

Brasil | Ministério da Cultura – MinC

Angola | Ministério da Cultura de Angola

Doc. Projeto assinado em: 20/10/2008 Aj. Compl. Assinado em: 17/07/2008

Vigência projeto: 12 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ANGOLA

Brasil | Ministério da Cultura- MinC

(13)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 12

Preservar o patrimônio cultural de Angola para benefício das gerações futuras. O Projeto prevê: 1) Realizar seminário sobre gestão do patrimônio cultural;

2) Prover capacitação nas áreas de identifi cação e documentação do Patrimônio Cultural;

3) Prover capacitação em práticas de proteção e conservação dos bens materiais;

4) Prover capacitação em práticas de identifi cação, registro e salvaguarda do Patrimônio Cultural imaterial;

5) Prover capacitação nas práticas de promoção de bens culturais, especialmente educação patrimonial;

6) Prover capacitação em práticas de gestão museológica;

7) Monitorar e avaliar o projeto.

Doc. Projeto assinado em: 10/09/2007 Aj. Compl. Assinado em: 09/07/2007

Vigência projeto: 12 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos, sendo renovado

automaticamente, até o cumprimento de seu objeto.

CAPACITAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE DA REPÚBLICA DE ANGOLA

Brasil | Ministério da Saúde de Angola

Angola | FIOCRUZ

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

ANGOLA

(14)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 13

Fortalecer a capacidade da formação em saúde pública em Angola nos campos de ensino, ciência e tecnologia, incluindo comunicação e informação. O Projeto prevê:

1) o apoio à organização e implementação do curso de Mestrado em Saúde Pública em Angola para formar profi ssionais que atuarão no ensino, investigação e cooperação técnica na Escola de Saúde Pública de Angola;

2) o apoio à estruturação de uma rede de bibliotecas em saúde em Angola;

3) o apoio à reestruturação das Escolas Técnicas de Saúde de Angola; e

4) o apoio ao fortalecimento do Instituto Nacional de Saúde Pública de Angola.

Programa Executivo e Projeto em fi nalização. Auxiliar a formação técnica de profi ssionais com capacidades estratégicas para a gestão e operacionalização do Centro Militar de Higiene e Epidemilogia e apoiar a capacitação de profi ssionais técnicos e a formação de multiplicadores em conhecimentos básicos de vigilância epidemilogia, sanitária e diagnóstico laboratorial, e apoiar tecnicamente a implantaçãao de um centro de telessaúde no CMHE. Projeto prevê:

1) Capacitar técnicos angolanos em técnicas e procedimentos básicos de vigilância

epidemiológica, sanitária e diagnóstico laboratorial e realizar estágio prático nestas áreas;

2) Capacitar médicos e gestores do CMHE em vigilância em saúde e gestão de informações estratégicas para o controle de endemias e epidemias;

3) intercambiar conhecimentos sobre as estratégias nacionais de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Laboratórios de Saúde Pública e no manejo de informações estratégicas nessas áreas; e 4) Apoiar o CMHE na implementação de uma sala de telessaúde.

APOIO TÉCNICO PARA A IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CENTRO MILITAR DE HIGIENE E EPIDEMIOLOGIA DE ANGOLA

Brasil | Ministério da Saúde do Brasil / Fundação

de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais Angola | Direção dos Serviços de Saúde do Estado

(15)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 14

Programa Executivo e Projeto em fi nalização Reduzir a taxa de morbimortalidade por doença falciforme no país. Projeto prevê:

1)Capacitar profi ssionais de saúde de Angola em tratamento básico, diagnóstico laboratorial e por imagem da doença falciforme, triagem neonatal e restauração de lesões ósseas; e

2) Implantar o sistema de cadastro de pacientes.

PROJETO-PILOTO EM ANEMIA FALCIFORME

Brasil | Ministério da Saúde do Brasil /

Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados

Angola | Ministério da Saúde de Angola / Hospital Pediátrico David Bernardino

APOIO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL E PROMOÇÃO SOCIAL EM ANGOLA

Brasil | EMBRAPA,MAPA, EMATER-DF e SENAR

Angola | MINADER

Transferir metodologias do SENAR para

(16)
(17)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 16

Missão de prospecção à Argélia na Área de Gestão e Monitoramento de Ecossistemas Florestais

(18)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 17

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

ARGÉLIA

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

AC ass em: 23/06/2008. Vig do AC: 23/06/2010.

Treinar especialistas argelinos para realização de cirurgias cardíacas pediátricas.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS CARDÍACOS PEDIÁTRICOS

Brasil | Instituto Nacional de Cardiologia Argélia | Ministério da Saúde, da População e da

Reforma Hospitalar

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PARA PRODUÇÃO DE GEMAS LAPIDADAS, JÓIAS E ARTESANATO MINERAL

Brasil | ABRAGEM

Argélia | Ministério das Pequenas e Médias Empresas e do Artesanato

AC ass em: 23/06/2008. Vig do AC: 23/06/2011.

(19)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 18

GESTÃO E MONITORAMENTO DE ECOSSISTEMAS FLORESTAIS

Brasil | Universidade Federal de Viçosa (UFV) Argélia | Institut National de Recherche Forestière

(INRF)

AC ass em: 23/06/2008. Vig do AC: 23/06/2010.

Transferir tecnologias ambientais para realizar monitoramento dos ecossitemas em áreas ameaçadas de degradação.

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TOUIL

Brasil | Universidade Federal de Viçosa (UFV) Argélia | Institut National de Recherche

Agronomique de l’Algérie (INRAA)

AC ass em: 23/06/2008. Vig do AC: 23/06/2010.

Reforçar as capacidades técnicas argelinas em matéria de desenvolvimento integrado e sustentável e fornecer ferramentas necessárias a este fi m.

CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SOLOS EM ZONAS ÚMIDAS DO RIO TELL ORIENTAL

Brasil | Universidade Federal de Viçosa (UFV) Argelia | Institut National de Recherche Forestière

(INRF)

AC ass em: 23/06/2008. Vig do AC: 23/06/2010.

Contribuir para o fortalecimento da gestão para conservação da água e do solo na Argélia.

GESTÃO E NORMATIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE QUEIMADURAS

Brasil | Ministério Saúde

Argélia | Ministério da Saúde, da População e da Reforma Hospitalar

AC ass em: 23/06/2008. Vig do AC: 23/06/2010.

Contribuir para o fortalecimento da gestão na área de queimaduras, voltada à normatização do atendimento, em todas as fases e áreas de abrangência.

REVITALIZAÇÃO DO VIADUTO SIDI-RACHED DE CONSTANTINE

Brasil | Instituto de Pesquisa Tecnológica Argélia | Ministerio de Obras Públicas y

Comunicaciones

Apoio à revitalização do Viaduto Sidi-Rached de Constantine – peritagem das estruturas e fundações da obra.

(20)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 19

Encontro do presidente Lula com o presidente Boutefl ika/2006

(21)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 20

Foto: Domingos Tadeu/PR

(22)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 21

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

BENIN

//PROJETOS EM

EXECUÇÃO

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR ALGODOEIRO DOS PAÍSES DO COTTON-4 (BENIN, BURKINA-FASO, CHADE E MALI)

Brasil | EMBRAPA

Benin | Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (ITRA)

Contribuir para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do algodão nos países do C-4.

BOLSA FAMÍLIA – FASE PILOTO

Brasil | Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Benin | Ministério da Família e da Solidariedade Nacional

(23)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 22

PROJETO PILOTO EM DOENÇA FALCIFORME

Brasil | Ministério da Saúde

Benin | Ministério da Saúde

Intercâmbio de experiências entre as Partes; fortalecimento de competências e capacidades profi ssionais de saúde do Benin em tratamento básico, diagnóstico laboratorial da doença falciforme, triagem neonatal e recuperação de lesões ósseas; defi nição de áreas de interesse comum para pesquisa médica aplicada à doença falciforme; e implementação de programas de acompanhamento contínuo de pacientes.

GESTÃO DE PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL NO BENIN

Brasil | Ministério da Cultura / IPHAN Benin | Ministério da Cultura

(24)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 23

(25)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 24

(26)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 25

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

BOTSUANA

//PROJETOS EM

NEGOCIAÇÃO

ATIVIDADE ISOLADA NA ÁREA DE PREVENÇÃO E COMBATE A DST/AIDS

Brasil | Programa Nacional DST/Aids Botsuana | Ministério da Saúde de Botsuana

(27)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 26

(28)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 27

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

BURKINA

FASO

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

MISSÃO DE PROSPECÇÃO DE PROJETOS NA ÁREA DA SAÚDE

Brasil | FIOCRUZ

Burkina-Faso | Ministério da Saúde de Burkina Faso

(29)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 28

(30)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 29

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

CABO

VERDE

//PROJETOS EM

EXECUÇÃO

MISSÃO DE DESDOBRAMENTO DA AVALIAÇÃO ATUARIAL DE CABO VERDE E DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE COOPERAÇÃO EM POLÍTICAS DE INVESTIMENTO PARA O INSTITUTO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

Brasil | Ministério da Previdência Social –

Secretaria de Políticas de Previdência Social

Cabo Verde | Ministério das Finanças de Cabo Verde

Doc de proj ass. em: 29/01/09. Vig do proj: 08/02/09 a 08/03/09.

(31)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 30

CAPACITAÇÃO PARA A ATUALIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA CENSITÁRIA DE CABO VERDE

Brasil | Instituto Brasileiro de Geografi a e

Estatística – IBGE

Cabo Verde | Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde

Doc de proj ass. em: 29/01/09. Vig do proj: 08/02/09 a 08/03/09.

Capacitar técnicos do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE) nos processos e softwares implantados para a atualização da base cartográfi ca censitária para o censo demográfi co de Cabo Verde de 2010.

MISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO TELECENTRO DE PRAIA

Brasil | Serviço Federal de Processamento

de Dados - SERPRO

Cabo Verde | Biblioteca Nacional de Cabo Verde

Doc de proj ass. em: 05/02/09. Vig do proj: 03/02/09 a 29/05/09.

Reestruturar o Telecentro de Praia por meio de sua modernização e capacitação de seus técnicos.

MISSÃO PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM CURSO DE MESTRADO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Brasil | Universidade Federal da Bahia

Cabo Verde | Ministério da Educação e Ensino Superior – ICASE (Instituto Cabo-verdiano de Assistência Social Escolar)

Elaborar projeto de mestrado em segurança alimentar e nutricional para Cabo Verde,

considerando as demandas locais e a experiência brasileira na Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

MISSÃO PARA PROSPECÇÃO DE PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E HORTO ESCOLAR

Brasil | Companhia Nacional de

Abastecimento

Cabo Verde | Ministério da Educação e Ensino Superior – ICASE (Instituto Cabo-verdiano de Assistência Social Escolar)

Estudar as realidades locais do país visando eventual apoio à implementação da agricultura familiar e Horto Escolar.

MISSÃO DE ACOMPANHAMENTO À FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA EM CABO VERDE

Brasil | Ministério da Educação – Secretaria

de Educação Especial (SEESP) Cabo Verde | Direção Geral do Ensino Básico e

Secundário - DGEBS

Subsidiar o governo de Cabo verde com

(32)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 31

MISSÃO DE PROSPECÇÃO DE PROJETO EM POLÍTICA NACIONAL DE EMPREGO

Brasil | Ministério do Trabalho e Emprego

Cabo Verde | Ministério do Trabalho, Formação

Profi ssional e Solidariedade Social

de Cabo Verde (MTFPS)

Cabo Verde | Elaborar projeto de cooperação técnica na área de Política Nacional de Emprego, com foco em políticas de emprego e rendimento, instrumentos fi nanceiros do trabalho e programa primeiro emprego.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA

CAPRINO-OVINOCULTURA EM CABO VERDE

Brasil | Empresa Brasileira de Pesquisa

Agropecuária – EMBRAPA

Cabo Verde | Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário – INIDA

Doc. Projeto assinado em: 12/03/08. Aj. Compl. assinado em: 13/09/07. Vigência projeto: mar/10.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Consolidar a política de expansão da pecuária em Cabo Verde, visando ao desenvolvimento rural e à geração de emprego e renda do país.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA HORTICULTURA EM CABO VERDE

Brasil | Empresa Brasileira de Pesquisa

Agropecuária – EMBRAPA

Cabo Verde | Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário – INIDA

Doc. Projeto assinado em: 12/03/08. Aj. Compl. assinado em: 13/09/07. Vigência projeto: mar/10.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Consolidar a política de expansão da horticultura em Cabo Verde, visando ao desenvolvimento rural e à geração de emprego e renda do país.

FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM CABO VERDE

Brasil | Universidade Federal de Juiz de Fora

- UFJF

Cabo Verde | Ministério da Saúde de Cabo Verde

Doc. Projeto assinado em: 29/09/08. Aj. Compl. assinado em: 27/06/08. Vigência projeto: ago/09.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

(33)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 32

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL – IEFP

Brasil | Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnológica de Goiás – IF-GO, Ministério do Trabalho,

Emprego, Formação Profi ssional e

Solidariedade Social

Cabo Verde | Ministério da Educação – Secretaria de

Educação Profi ssional e Tecnológica

– SETEC, Instituto de Emprego e

Formação Profi ssional – IEFP

PE ass em: 27/06/08. Vig do PE:

Doc de proj ass. em: 29/01/09. Vig do proj: 29/01/09 a 29/01/11.

Contribuir para a melhoria do sistema de formação profi ssional em Cabo Verde, com ênfase no setor de turismo e hotelaria.

APOIO AO PROGRAMA NACIONAL DE CANTINAS ESCOLARES DE CABO VERDE – FASE I: FORTALECIMENTO DO ICASE

Brasil | Fundo Nacional de Desenvolvimento

da Educação – FNDE / MEC Cabo Verde | Ministério da Educação e Ensino

Superior – ICASE (Instituto Cabo-verdiano de Assistência Social Escolar)

AC ass em: 12/03/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 09/09/08. Vig do proj: 09/09/08 a 09/09/09.

Apoiar Cabo Verde na gestão da segurança alimentar na área da alimentação escolar.

FORTALECIMENTO E CAPACITAÇÃO

TÉCNICA DE RECURSOS HUMANOS PARA O SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CABO VERDE – FASE II

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Cabo Verde | Instituto de Emprego e Formação

Profi ssional de Cabo Verde – IEFP

AC ass em: 27/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 01/09/08. Vig do proj: 01/09/08 a 01/09/09.

Transferir a gestão do Centro de Formação Profi ssional de Praia, Cabo Verde, para o Governo cabo-verdiano, com vistas a contribuir na formação e capacitação de técnicos cabo-verdianos e, conseqüentemente, alavancar o desenvolvimento social e econômico por meio da educação profi ssional.

APOIO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE MALÁRIA EM CABO VERDE

Brasil | Ministério da Saúde – Secretaria de

Vigilância em Saúde (SVS) Cabo Verde | Ministério da Saúde

AC ass em: 12/03/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 29/09/08. Vig do proj: 29/09/08 a 30/08/09.

(34)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 33

ESCOLA DE TODOS – FASE II

Brasil | Ministério da Educação – Secretaria

de Educação Especial (SEESP Cabo Verde | Direção Geral do Ensino Básico e

Secundário - DGEBS

AC ass em: 12/03/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 09/09/08. Vig do proj: 09/09/08 a 09/09/09.

Apoiar o sistema de ensino cabo-verdiano na ampliação da oferta do atendimento educacional especializado complementar à escolarização com vistas ao fortalecimento do processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

CONSOLIDAÇÃO DA ARFA COMO AGENTE REGULADOR DOS SETORES FARMACÊUTICO E ALIMENTAR VISANDO AO FORTALECIMENTO DE SUA CAPACIDADE INSTITUCIONAL

Brasil | Agência Nacional de Vigilância

Sanitária – ANVISA.

Cabo Verde | Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares – ARFA.

AC ass em: 12/03/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 11/07/08. Vig do proj: 11/07/08 a 11/07/09.

Consolidar a ARFA como agente regulador dos setores farmacêutico e de alimentos.

APOIO AO FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO INIDA

Brasil | Empresa Brasileira de Pesquisa

Agropecuária – EMBRAPA

Cabo Verde | Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário – INIDA

AC ass em: 13/09/07.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 12/03/08. Vig do proj: 12/03/08 a 12/03/10.

Consolidar a política de expansão da agropecuária cabo-verdiana, visando ao desenvolvimento rural e à geração de emprego e renda no país.

APOIO TÉCNICO PARA A IMPLANTAÇÃO DE BANCO DE LEITE HUMANO EM CABO VERDE

Brasil | Ministério da Saúde - Fundação

Oswaldo Cruz / IFF / Centro de Referência Nacional para BLH Cabo Verde | Ministério da Saúde

PE ass em: 27/06/08

Vig do PE: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 29/09/08 Vig do proj: 29/09/08 a 30/08/09.

(35)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 34

Ministério da Saúde Cameroun

(36)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 35

CAMEROUN

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CACAUICULTURA SUSTENTÁVEL NA REPUBLICA DO CAMEROUN

Brasil | Comissão Executiva do Plano da

Lavoura

Cameroun | Cacaueira Sociedade do Desenvolvi-mento do Cacau no Cameroun

AC ass em: 11/04/2005. Vig do AC:

Doc de proj ass. em: 01/11/2007. Vig do proj: 01/11/2007 a 01/01/2010. Aprimorar as técnicas de manejo do cacau.

(37)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 36

APOIO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE MALÁRIA

Brasil | Programa de Controle da Malária

– Ministério da Saúde

Cameroun | Ministério da Saúde do Cameroun

AC ass em: 10/04/2007. Vig do AC:

Doc de proj ass. em: 21/11/2007. Vig do proj: 21/11/2007 a 31/12/2008. Apoio ao combate a malária.

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

CAMEROUN

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

PROJETO BRASIL-FRANÇA-CAMEROUN DE APOIO À AQUICULTURA NO CAMEROUN”

Brasil | UNESP – Departamento de

Aquicultura em Jaboticabal/SP Cameroun | IRAD- Instituto de Pesquisa Agrícola

para o Desenvolvimento

Desenvolvimento da cultura da

pesca

(38)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 37

(39)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 38

(40)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 39

CÔTE D’IVOIRE

// PROJETOS EM EXECUÇÃO

MISSÃO DE PROSPECÇÃO DE PROJETOS EM AGRICULTURA

Brasil | Embrapa

Côte d’Ivoire | Ministério da Agricultura de Côte d’Ivoire

(41)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 40

Presidente Lula inaugura escritório Embrapa África em Gana.

(42)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 41

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

GANA

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

FORTALECENDO AS AÇÕES DE COMBATE AO HIV/AIDS EM GANA

Brasil | Programa Nacional de AIDS – Ministério da Saúde

Gana | Comissão de AIDS de Gana

AC ass. em: 19/04/2008. Vig. AC: 19/04/2010.

Contribuir para a redução do impacto da epidemia do HIV/AIDS em Gana.

PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS EM BIOTECNOLOGIA E MANEJO DE RECURSOS GENÉTICOS APLICADOS À

AGROBIODIVERSIDADE DA MANDIOCA EM GANA

Brasil | EMBRAPA

Gana | Conselho para Pesquisa Científi ca e

Industrial (CSIR)

AC ass. em: 19/04/2008. Vig. AC: 19/04/2010.

(43)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 42

DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAÇÕES FLORESTAIS EM GANA

Brasil | Universidade Federal de Viçosa Gana | Ministério de Florestas e Minas

AC ass. em: 19/04/2008. Vig. AC: 19/04/2010.

Contribuir para a regeneração e melhoria das

fl orestas ganenses, com vistas a satisfazer as exigências do mercado por madeira e a utilizar os recursos fl orestais de maneira sustentável.

DESENVOLVIMENTO DAS BASES PARA A CRIAÇÃO DA AGRICULTURA DE ENERGIA EM GANA

Brasil | EMBRAPA

Gana | Conselho para Pesquisa Científi ca e

Industrial (CSIR)

AC ass. em: 19/04/2008. Vig. AC: 19/04/2010.

Promover o desenvolvimento da produção de culturas para biocombustíveis em Gana como uma importante fonte alternativa de energia, e como um instrumento de desenvolvimento aconômico e social.

//PROJETO EM EXECUÇÃO

GANA

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

MISSÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO NA ÁREA DE TRATAMENTO DE ANEMIA FALCIFORME

Brasil | Ministério da Saúde Gana | Serviço de Saúde de Gana

(44)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 43

(45)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 44

(46)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 45

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

GUINÉ-BISSAU

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

APOIO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE MALÁRIA EM GUINÉ-BISSAU

Brasil | Ministério da Saúde – Secret. de

Vigilância Sanitária

Guiné - Bissau | Ministério da Saúde Pública

Doc. Projeto assinado em: 16/10/2008. Aj. Compl. Assinado em: 14/11/2007.

Vigência projeto: 18 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

(47)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 46

APOIO AO FORTALECIMENTO DO CENTRO DE PROMOÇÃO DO CAJU NA GUINÉ-BISSAU

Brasil | Ministério da Educação – Secretaria

de Educação Profi ssional e

Técnológica.

Guiné-Bissau | Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial Industrial - FUNDEI

Doc. Projeto assinado em: 17/03/2008. Aj. Compl. assinado em: 14/11/2007.

Vigência projeto: 12 meses a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos renováveis

automaticamente até o cumprimento de seu objeto

Apoiar o fortalecimento do sistema de ensino técnico em agroindústria e o desenvolvimento auto-sustentável da Guiné-Bissau.

APOIO A REESTRUTURAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM

CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA DE GUINÉ-BISSAU - CENFA

Brasil | Ministério da Educação – Secretaria

de Educação Profi ssional e

Tecnológica - SETEC

Guiné-Bissau | Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior de Guiné-Bissau

Doc. Projeto assinado em: 25/07/2008. Aj. Compl. assinado em: 19/06/2008. Vigência projeto: 12 meses.

Vigência Ajuste: 2 anos.

Contribuir para a melhoria da qualidade e da oferta da educação profi ssional em contabilidade e administração.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO DE SOCIAL DE BISSAU

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial (Senai)

Guiné-Bissau | Ministério da Função Pública e Trabalho de Guiné-Bissau

Doc. Projeto ass. 01/08/2008. Aj. Compl. assinado em: Vigência projeto: 12 meses. Vigência Ajuste: 2 anos renováveis automaticamente.

Contribuir para o esforço de recuperação econômica do país e, consequentemente, alavancar seu desenvolvimento social por intermédio da educação profi ssional.

FORTALECIMENTO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL POPULAR BISSAU-GUINEENSE

Brasil | Senado Federal – Programa

Interlegis

Guiné-Bissau | Assembléia Nacional Popular de Guiné-Bissau

Doc. Projeto assinado em: 01/08/2008. Aj. Compl. assinado em:

Vigência projeto: 01/03/2009. Vigência Ajuste:

(48)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 47

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

GUINÉ-BISSAU

MISSÃO DE PROSPECÇÃO A GUINÉ-BISSAU PARA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE REGISTRO CIVIL

Brasil | Secretaria Especial de Direitos

Humanos - SEDH

Guiné-Bissau | Ministério da Justiça de Guiné-Bissau

Doc. Assinado em: 22/09/2008. Vigência: 22/11/2008.

Auxiliar autoridades bissau-guineenses na elaboração de uma política pública nacional de registro civil.

APOIO FORTALECIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA EM GUINÉ-BISSAU E ANGOLA

Brasil | Escola Nacional de Administração

Pública - ENAP

Guiné-Bissau | Ministério da Função Pública de Guiné-Bissau

Doc. Assinado em: 30/04/2008. Vigência: 31/05/2008.

Capacitar técnicos em administração pública e aperfeiçoar os métodos de gestão pública em Guiné Bissau e Angola.

MISSÃO DE APOIO AO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PARA APRESENTAÇÃO A COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DE PAZ DA ONU

Brasil | Instituto de Pesquisa Econômica

Aplicada - IPEA Guiné- Bissau | Ministério da Justiça de

Guiné-Bissau

Doc. Assinado em: 11/02/2008. Vigência: 11/03/2008.

(49)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 48

APOIO AO FORTALECIMENTO DA

ASSEMBLÉIA NACIONAL POPULAR BISSAU-GUINEENSE

Brasil | Senado Federal – Programa

Interlegis

Guiné-Bissau | Assembléia Nacional Popular de Guiné-Bissau

Doc. Assinado em: 15/01/2008. Vigência: 15/03/2008.

Fortalecer o poder Legislativo na Guiné-Bissau, por meio da elaboração de projeto de cooperação técnica, que permita aos membros da Assembléia Nacional Popular o conhecimento de processos legislativos e a promoção de maior transparência e interação deste Poder com a sociedade guineense.

MISSÃO DE PROSPECÇÃO À GUINÉ-BISSAU PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE COOPERAÇÃO EM AGRICULTURA

Brasil | Universidade Federal de Viçosa

- UFV

Guiné-Bissau | Ministério da Agricultura de Guiné-Bissau

Doc. Assinado em: 30/05/2008. Vigência: 30/07/2008.

Realizar prospecção na área de agricultura, com vistas a elaboração de programa de capacitação para ex-ofi ciais em atividades agropecuárias, bem como analisar o potencial energético da Guiné-Bissau para construção de Pequena Central Hidroelétrica.

MISSÃO DE BISSAU-GUINEENSES PARA PARTICIPAÇÃO NA 11ª CONFERÊNCIA DOS NACIONAL HUMANOS DO BRASIL

Brasil | Secretaria Especial de Direitos

Humanos – SEDH

Guiné-Bissau | Ministério da Justiça de Guiné-Bissau

Doc. Assinado em: 10/12/2008. Vigência: 10/01/2009.

Capacitar técnicos bissau-guineenses para formulação de uma política pública nacional de registro civil em Guiné-Bissau durante a 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos do Brasil.

MISSÃO DE APOIO À FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE REGISTRO CIVIL EM GUINÉ BISSAU – PROSPECÇÃO

Brasil | Secretaria Especial de Direitos

Humanos – SEDH

Guiné-Bissau | Ministério da Justiça de Guiné-Bissau

Auxiliar autoridades bissau-guineeses na elaboração de uma política nacional de registro publico .

APOIO AO FORTALECIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA EM GUINÉ-BISSAU E ANGOLA

Brasil | Fundação João Pinheiro

Guiné-Bissau | Ministério da Função Pública de Guiné-Bissau

(50)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 49

(51)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 50

(52)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 51

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

LIBÉRIA

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

MISSÃO DE PROSPECÇÃO DE PROJETOS EM AGRICULTURA E SAÚDE

Brasil | EMBRAPA/EMATER-DF/MS/FIOCRUZ

Libéria | Ministério da Agricultura da Libéria/ Ministério da Saúde da Libéria

Prospectar projetos.

MISSÃO PARA AUXÍLIO NO COMBATE AO INSETO “LAGARTA-MILITAR”

Brasil | Ministério da Agricultura

Libéria | Ministério da Agricultura da Libéria

(53)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 52

(54)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 53

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

MALI

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

APOIO AO SETOR ALGODOEIRO DOS PAÍSES DO COTTON-4 (BENIN, BURKINA FASO, CHADE E MALI)

Brasil | Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA

Mali | Instituto De Economia Rural (IER)

(55)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 54

(56)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 55

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

MARROCOS

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

MISSÃO DE PROSPECÇÃO PARA A FORMULAÇÃO DO PROJETO “APOIO AO ESCRITÓRIO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DA PROMOÇÃO DO TRABALHO (OFPPT) PARA A IMPLANTAÇÃO DE SETE CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Escritório da Formação Profi ssional e

da Promoção do Trabalho – OFPPT

AC ass em: 25/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Doc de proj ass. em: 10/01/09. Vig do proj: 15/01/09 a 15/02/09.

(57)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 56

MISSÃO DE PROSPECÇÃO PARA A FORMULAÇÃO DO PROJETO “APOIO AO DESENVOLVIMENTO URBANO DO REINO DO MARROCOS

Brasil | Caixa Econômica Federal/ Ministério

das Cidades

Marrocos | Ministério do Urbanismo, Habitação e Desenvolvimento do Território

AC ass em: 25/06/08. Vig do AC: 2 anos.

Finalizar, junto ao governo marroquino, proposta do projeto “Apoio ao Desenvolvimento Urbano do Reino do Marrocos.

APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE UM CANTEIRO ESCOLA PILOTO NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Ministério do Urbanismo, Habitação e Desenvolvimento do Território

A formação de especialistas marroquinos em técnicas de gestão do ambiente escolar na área de formação profi ssional; apoiar à implementação de um canteiro escola piloto; e transferir a metodologia e o conhecimento aos especialistas marroquinos na área de formação em ações móveis.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO URBANO DO MARROCOS

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Ministério do Urbanismo, Habitação e Desenvolvimento do Território

AC ass em: 25/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Capacitação de especialistas marroquinos em formulação e implementação de políticas para construção de habitações para população de baixa renda.

APOIO AO ESCRITÓRIO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DA PROMOÇÃO DO TRABALHO (OFPPT) PARA A

IMPLEMENTAÇÃO DE SETE CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL A DEFICIENTES FÍSICOS

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Escritório da Formação Profi ssional e

da Promoção do Trabalho – OFPPT

AC ass em: 25/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

(58)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 57

FORTALECIMENTO DAS CAPACIDADES DOS FORMADORES NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Ministério do Urbanismo, Habitação e Desenvolvimento do Território

AC ass em: 25/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Assistir ao Escritório da Formação Profi ssional e da Promoção do Trabalho (OFPPT) no que tange ao aperfeiçoamento dos formadores do setor da Construção e Obras Públicas (BTP).

PARCERIA NAS ÁREAS TÊXTIL E DO VESTUÁRIO ENTRE A ESCOLA SUPERIOR DAS INDÚSTRIAS TÊXTIL E DO VESTUÁRIO (ESITH/CASABLANCA) E O CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL (CETIQ/RIO)

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Escritório da Formação Profi ssional e

da Promoção do Trabalho – OFPPT

AC ass em: 25/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

Organizar seminário tecnológico no Brasil a

fi m de familiarizar especialistas marroquinos da ESITH com as tecnologias desenvolvidas pelo CETIQT/Rio, em diversos temas; formar especialistas marroquinos nas áreas de design de moda, tecelagem, fi ação, acabamento, tintura, colorimetria, química têxtil, gestão de produção e formação à distância; apoiar a ESITH na implantação de uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento; prover capacitações a especialistas da ESITH sobre técnicas têxteis; e acompanhar a ESITH na implantação da tecnologia têxtil para a aplicação de técnicas têxteis.

FORMAÇÃO DE FORMADORES NA ÀREA DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA CEGOS E DEFICIENTES VISUAIS

Brasil | Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial – SENAI

Marrocos | Escritório da Formação Profi ssional e

da Promoção do Trabalho – OFPPT

AC ass em: 25/06/08.

Vig do AC: 2 anos renováveis automaticamente até o cumprimento de seu objeto.

(59)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 58

Presidente Lula e o presidente de Moçambique Armando Guebuza

(60)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 59

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

MOÇAMBIQUE

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

APOIO AO DESENVOLVIMENTO URBANO DE MOÇAMBIQUE

Brasil | CAIXA

Moçambique | Ministério das Obras Públicas e Habitação

AC ass em: 06/07/2007.

Vig do AC: 06/07/2009 sendo renovado automaticamente por mais 2.

Doc de proj ass. em: 30/4/2008. Vig do proj: 30/4/2008 a 30/4/2009.

(61)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 60

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA HORTO-FRUTICULTURA DE MOÇAMBIQUE

Brasil | EMBRAPA

Moçambique | Instituto de Investigação Agrária

AC ass em: 6 julho 2007.

Vig do AC: 2anos e automaticamente por mais 2 anos. Capacitar técnicos moçambicanos para

o estabelecimento de um programa de

melhoramento genético de fruteiras e hortaliças com vista a obtenção de materiais adaptados às exigências de mercado e às condições agroecológicas de Moçambique.

CAPACITAÇÃO EM PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTI-RETROVIRAIS

Brasil | FIOCRUZ

Moçambique | Ministério da Saúde

AC ass em: 04/09/2008. Vig do AC: 4 anos.

Doc de proj ass. em: 26/9/2008. Vig do proj: 26/9/2008 a 30/8/2009. Capacitar e fornecer conhecimentos aos profi ssionais de Moçambique para atuarem na produção de medicamentos anti-retrovirais e outros.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

Brasil | UFPR

Moçambique | Universidade Eduardo Mondlane

AC assinado em: 02/07/2008. Vig do AC: 2 anos.

Doc de proj ass. em: 14/7/2008.

- Capacitar recursos humanos da Universidade Eduardo Mondlane nas áreas de: silvicultura, proteção fl orestal, inventário e manejo fl orestal, exploração e transporte de madeira, bem como ciência e tecnologia da madeira;

- Transferir conhecimentos aos técnicos moçambicanos para o aproveitamento de resíduos e redução dos desperdícios de exploração fl orestal e industriais madeireiras; - Adquirir e transferir ao Governo de Moçambique os

equipamentos necessários à execução do Projeto; e - Intercambiar publicações científi cas na área de

ciências fl orestais.

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO ÓRGÃO REGULADOR DE MEDICAMENTOS DE MOÇAMBIQUE COMO AGENTE REGULADOR DO SETOR FARMACÊUTICO

Brasil | ANVISA

Moçambique | Ministério da Saúde

AC ass em: 04/09/2008 Vig do AC: 2 anos.

Doc de proj ass. em: 17/10/2008 Vig do proj: 17/10/2008 a 30/8/2009

(62)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 61

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – COZINHA BRASIL-MOÇAMBIQUE

Brasil | SESI

Moçambique | Ministério da Indústria e Comércio

AC ass em: 16/10/2008.

Vig do AC: 2 anos renovado autmaticamente. Vig do proj: 15/10/2008 a 30/8/2009.

Propiciar a transferência de experiência brasileira, desenvolvida pelo SESI, que visa a disseminação de conhecimentos e práticas de boa alimentação para as populações menos favorecidas, por meio da utilização das unidades móveis COZINHA-BRASIL.

PROGRAMA INSERÇÃO PELA PRÁTICA ESPORTIVA – FASE I (FÁBRICA DE BOLAS)

Brasil | ME

Moçambique | Ministério da Juventude e Desportos

Apoiar os esforços do Governo moçambicano na diminuição das taxas de evasão escolar e violência entre jovens e na disseminação da prática esportiva como um meio de inserção social, bem como proporcionar a transferência de conhecimentos e treinamento de recursos humanos moçambicanos no emprego do esporte integrado à educação.

PROJETO DE APOIO À AGRICULTURA DE CONSERVAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

Brasil | ABC, EMBRAPA e CIRAD

Moçambique | Instituto de Investigação Agronômica -IIAM

O Projeto visa à disseminação das técnicas de agricultura de conservação ( em especial o plantio direto) em Moçambique, por meio da capacitação de técnicos para a aplicação das técnicas

relevantes e a apresentação das experiências e modelos aplicados no Brasil.

e seus processo de produção e comercialização a fi m de possibilitar ao órgão regulador

moçambicano exercer funções fundamentais à implantação da Fábrica de ARV.

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL E TÉCNICO DO INNOQ

Brasil | ABC, INMETRO, GTZ

Moçambique | Instituto Nacional de Normalização e Qualidade de Moçambique - INNOQ

(63)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 62

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

MOÇAMBIQUE

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Brasil | SENAI

Moçambique | Fortalecimento da Educação Ambiental em Moçambique

- Desenvolver programas de capacitação técnica e pedagógica para os técnicos moçambicanos do INEFP; - Implantar um modelo de gestão baseado em

resultados;

- Implantar Centro multidisciplinar de formação profi ssional em Maputo, Moçambique, em alinhamento com as demandas industriais locais; - Elaborar e desenvolver programas de formação

profi ssional, que permitam ao INEFP atuar nas modalidades de qualifi cação profi ssional, aperfeiçoamento e nível técnico.

REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO FLORESTAL DE MACHIPANDA – FASE I

Brasil | UFPR

Moçambique | Instituto de Investigação Agronômica -IIAM

Contribuir para a melhoria da gestão e manejo

fl orestais e da formação de corpo docente qualifi cado em plantações fl orestais.

INSERÇÃO SOCIAL PELA PRÁTICA ESPORTIVA – FASE II

Brasil | Ministérios dos Esportes

Moçambique | Ministério da Juventude e Desportos

(64)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 63

SEGURANÇA PÚBLICA/CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM MATÉRIA DE PRISÕES

Brasil | Secretaria Nacional de Segurança

Pública – Ministério da Justiça Moçambique | Ministério do Interior e Ministério das

Relações Exteriores

Viabilizar capacitação técnica para na área de segurança pública, em especial, tecnologia prisional.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SOCIAL DA ESCOLA OLODUM

Brasil | Escola OLODUM

Moçambique | Ministério da Educação e Cultura de Moçambique

Estabelecer na Casa de Cultura Alto - Maé, em Maputo, unidade-célula para transferência de tecnologias sociais.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM INSPEÇÃO DO TRABALHO

Brasil | Ministério do Trabalho

Moçambique | Ministério do Trabalho

Capacitar técnicos moçambicanos na área de inspeção do trabalho.

APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ARQUIVOS DE ESTADO

Brasil | Arquivo Nacional

Moçambique | CEDIMO

Capacitar técnicos moçambicanos na área de arquivo, em especial, gestão de documentos de estado e manuseio e restauração de documentos.

APOIO À REQUALIFICAÇÃO DA FAVELA DE “CHAMANCULO C”

Brasil | MCIDADES, CAIXA, Cities Alliance e

Governo Italiano

Moçambique | Conselho Municipal de Maputo

Realizar piloto projeto de implantação/revitalização de equipamentos sociais e requalifi cação do espaço físico da favela de Chamanculo C, Maputo,

CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA OFICIAIS MOÇAMBICANOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO

Brasil | IME, AMAN

Moçambique | Exército de Moçambique

(65)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 64

MISSÃO CONJUNTA ABC – MCIDADES E ALIANÇA DE CIDADES E COOPERAÇÃO ITALIANA

Brasil | ABC, MCIDADES e Aliança de

Cidades

Moçambique | Conselho Municipal de Maputo

Elaborar Concept Paper do Projeto de requalifi cação de favela em Maputo a ser submetido ao Governo Brasileiro de italiano.

MISSÃO CONJUNTA ABC SENAI PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Brasil | ABC e SENAI

Moçambique | Ministério do Trabalho de Moçambique

Elaborar conceito de projeto para implantação do Centro Integrado de Formação Profi ssional Brasil-Moçambique.

MISSÃO FRANCO BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA DE CONSERVAÇÃO

Brasil | EMBRAPA e CIRAD

Moçambique | IIAM

Missão de identifi cação dos atores principais da agricultura de conservação em Moçambique.

MISSÃO TÉCNICA DO SENAI PARA

CONFIRMAÇÃO DO TERRENO E SELEÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA

Brasil | SENAI

Moçambique | INEFP e Ministério do Trabalho

Ratifi car terreno oferecido pelo Ministério do Trabalho de Moçambique para implantação do Centro Profi ssionalizante do SENAI em Maputo.

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA A PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA

Brasil | EMBRAPA e Governo de

Pernambuco

Moçambique | Governo da Província de Zambézia

Disponibilizar o treinamento de 2 técnicos moçambicanos em Petrolina – PE, por 15 dias, entre os meses de outubro e novembro de 2008.

MISSÃO MULTIDISCIPLINAR A MOÇAMBIQUE

Brasil | ABC, BRASEMB MAPUTO e diversas

instituições parceiras Moçambique | Governo de Moçambique

(66)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 65

(67)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 66

(68)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 67

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

NIGÉRIA

//PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE FRUTAS TROPICAIS E HORTALIÇAS NA NIGÉRIA

Brasil | Empresa Brasileira de Pesquisa

Agropecuária - EMBRAPA

Nigéria | Conselho de Pesquisa Agrícola da Nigéria (ARCN)

Propiciar a capacitação dos técnicos nigerianos no planejamento e implementação de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de produção e processamento de frutas tropicais (mamão, citrus, manga, cajú) e hortaliças (tomate, batata doce, batata, repolho, alface , cebola, cenoura, pepino e berinjela).

PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO AGROINDUSTRIAL DE MANDIOCA NA NIGÉRIA

Brasil | Empresa Brasileira de Pesquisa

Agropecuária - EMBRAPA

Nigéria | Conselho de Pesquisa Agrícola da Nigéria (ARCN)

(69)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 68

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DE DROGAS ANTI-RETROVIRAIS

Brasil | Ministério da Saúde; FIOCRUZ

Nigéria | Ministério Federal da Saúde Nigéria

Contribuir para a instalação de uma linha de produção de medicamentos anti-retrovirais no Manlab, Laboratório Ofi cial do Governo da Nigéria.

APOIO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA MALÁRIA

Brasil | Ministério da Saúde

Nigéria | Ministério Federal da Saúde Nigéria

(70)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 69

Como parte da política de governo de consolidar e fortalecer a presença de instituições brasileiras no continente africano, criou-se em 2006 o Escritório da Embrapa na África, com sede em Accra-Gana. O objetivo principal da presença da Embrapa é transferir tecnologia agropecuária desenvolvida pela Embrapa para condições tropicais e, desta maneira, contribuir para a diminuição da pobreza, o aumento da renda e redução da insegurança alimentar das populações. O escritório coordena as ações desenvolvidas pelas Unidades Descentralizadas do sistema Embrapa em áreas de diferentes interesses dos parceiros africanos, envolvendo intercâmbio de germoplasma, treinamento de técnicos africanos e consultorias especializadas.

(71)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 70

Corpo de Bombeiros da Prefeitura de Nairóbi

(72)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 71

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

QUÊNIA

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO KENYA WILDLIFE SERVICE, DA AUTORIDADE AEROPORTUÁRIA DO QUÊNIA E DO CORPO DE BOMBEIROS DA PREFEITURA DE NAIRÓBI

Brasil | Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de

Janeiro

Quênia | Kenya Wildlife Service, Autoridade Aeroportuária do Quênia e Corpo de Bombeiros da Prefeitura de Nairóbi

AC ass em: 15/08/2008.

Doc de proj ass. em: 08/11/2008. Vig do proj: 08/11/2008 a 08/11/2010.

(73)

Ministério das Relações Exteriores Agência Brasileira de Cooperação 72

Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Carlos Tiny, ao ministro Celso Amorim

(74)

Ações de Cooperação Internacional Realizadas pelo Brasil 73

AGÊNCIA BRASILEIRA

DE COOPERAÇÃO

//PROJETOS EM EXECUÇÃO

SÃO TOMÉ

E PRÍNCIPE

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE ARTESANATO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Brasil | ONG - Instituto Mazal

São Tomé e Príncipe | Ministério da Educação e Cultura

Doc. Projeto assinado em: 05/11/2008. Aj. Compl. Assinado em: 26/03/2007.

Vigência projeto: 12 meses, a partir da assinatura do doc de projeto.

Vigência Ajuste: 2 anos.

Referências

Documentos relacionados

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Este seguro prevê e regula a inclusão, automática dos cônjuges dos Segurados Principais que estejam em perfeitas condições de saúde, na qualidade de Segurados

Alguns estudos internacionais vêm demonstrando a associação entre a maturação sexual precoce e obesidade em adolescentes, principalmente no sexo feminino.3,28 O objetivo desse

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Quem não cuida bem de si mesmo não pode fazer ou vender produtos ou serviços de qualidade.