• Nenhum resultado encontrado

GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GERENCIAMENTO DE CURSOS A

DISTÂNCIA

Para  citar  este  texto:  

CARNEIRO, Luciana, Gerenciamento de Cursos EaD. Valinhos,p. 9, 2012. Disponível em: <http://anhanguera.com>. Acesso em: 1 fev. 2012.

P

ÓS

-G

RADUAÇÃO

2012

L

EITURA

F

UNDAMENTAL

G

ESTÃO DE

C

URSOS A

D

ISTÂNCIA

A

ULA

1

P

ROFA

.

L

UCIANA

C

ARNEIRO

Publicação: Abril de 2012

© DIREITOS RESERVADOS - Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

DIRETORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Silvio Cecchi

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 2000, Valinhos,

São Paulo, CEP. 13.278-181. PREPARAÇÃO GRÁFICA

(2)

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Foram muitas as transformações que ocorreram no ensino superior brasileiro nas últimas décadas. Muitos incentivos dos últimos governos têm proporcionado um ensino superior mais democrático. Com o aumento da demanda, o avanço tecnológico, impulsionado pelas mudanças no mercado de trabalho, tem surgido uma maior diversidade nos cursos e carreiras. Diante disto, assiste-se atualmente um crescimento acentuado da educação a distância e uma mudança no perfil de universitários e profissionais que estão constantemente em busca de qualificação profissional.

No entanto, é fundamental que um curso a distância tenha uma gestão adequada, uma equipe multidisciplinar para planejar e estruturar os cursos para que atendam a demanda do mercado e os objetivos da instituição de ensino, pois é só a partir de um planejamento bem elaborado e uma gestão bem preparada que é possível chegar aos objetivos traçados de forma eficiente.

São muitas as questões que devem ser discutidas quando se fala em gerenciamento de cursos a distância, por isso convido você para fazer uma reflexão do perfil de um gestor, das necessidades do mercado e público alvo dos cursos a distância, bem como os modelos mais usados atualmente nesta modalidade de ensino e da importância do planejamento nos cursos de EAD. Vamos começar?

AULA 1 – A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO OPÇÃO:

OS ASPECTOS DA GESTÃO

OBJETIVO

Nesta aula, você terá a oportunidade de discutir e refletir um pouco

sobre a importância e a complexidade da gestão em um curso a distância, bem

como entender um pouco as atribuições e o perfil de um gestor e de um

(3)

1. INTRODUÇÃO

A educação a distância (EAD) não é uma modalidade de ensino recente, mas com o acelerado avanço tecnológico e eletrônico das últimas décadas, houve um grande crescimento desta modalidade de ensino, que é uma opção de atendimento a um grande número de pessoas que o sistema presencial não consegue atender.

Atualmente, pode-se perceber que a EAD não é usada apenas nas instituições de ensino, mas existem empresas de diversas áreas que utilizam a flexibilidade e a facilidade desta modalidade de ensino para cursos de treinamento e capacitação de seus funcionários.

Não há dúvida da expansão do ensino a distância nas diversas áreas e que atende o mais diversificado público, mas para que os diversos sistemas envolvidos em um curso a distância funcione, é preciso que haja uma gestão eficiente para produzir, armazenar, processar e disseminar informações e conhecimentos, além de garantir a qualidade e a confiabilidade dos cursos a distância.

2. GESTÃO NA WEB

A modalidade de educação a distância requer conteúdo específico, avaliação, infraestrutura física, recursos tecnológicos e recursos humanos, assim como no ensino presencial, mas diferencia no modo de gestão e na atuação docente. A gestão e a logística que envolve um curso de educação a distância é que permitem que ele aconteça, pois para a implantação e o funcionamento desses cursos é necessário o desenvolvimento de um projeto adequado e focado no cliente/aluno.

Os processos de educação a distância exigem organização e planejamento em todas as fases de execução, por isso, para que um curso na modalidade a distância tenha sucesso, são necessárias ações de planejamento e investimentos da equipe de gestão que estejam de acordo com a proposta do curso.

No Brasil, segundo Mill (2006), as equipes gestoras são geralmente compostas por:

(4)

coordenação geral, com coordenações de cursos ou de projetos e com o apoio da reitoria da instituição, compõem o grupo gestor tradicional da educação a distância nas universidades. O grupo gestor cuida da estruturação das instalações, equipes de trabalho, redes comunicativas, financiamento, infraestrutura física e tecnológica, além das diversas e imprescindíveis questões pedagógicas envolvidas no ensino-aprendizagem da EAD. Há também os coordenadores dos Polos de Apoio Presencial, que também são figuras que compõem o grupo gestor. O coordenador de polo zela pelo bom funcionamento do polo e pela harmonia nas relações de trabalho e de estudo. Além disso, articula politicamente a instituição de ensino que oferece os cursos e aquela mantenedora do polo que recebe tais cursos. No caso da UAB (Universidade Aberta do Brasil), os mantenedores do Polo de Apoio Presencial são os governos municipais e estaduais.

A gestão na EAD deve ater-se as práticas pedagógicas, buscando a qualidade do material didático, utilizando as novas tecnologias de comunicação e informação a favor da aprendizagem e construção do conhecimento, por isso o gestor deve estar preparado para enfrentar desafios encontrados no processo educacional e saber que, em uma gestão educacional, o foco principal é a qualidade do ensino e a aprendizagem do aluno, bem como estar atento as mudanças da sociedade e as necessidades do mercado.

Para Rumble (2003) apud Mill (2006), a função do gestor na modalidade a distância é dirigir o trabalho dos membros da instituição por meio de planejamento, controlar e elaborar estratégias de ações, definir objetivos e execução dos planos de coordenação de atividade, além de solucionar conflitos e detectar supostas falhas e erros com relação ao plano. O gestor também é responsável em elaborar e controlar o planejamento financeiro do curso a distância, e sabe-se que são altos os recursos investidos em cursos nesta modalidade.

(5)

pela avaliação da aprendizagem do aluno, sendo esse aspecto de suma importância nos processos de ensino-aprendizagem.

Para ter um sistema de gestão com uma prática pedagógica inovadora e

de qualidade acadêmica, que desperte o interesse do aluno e o leve a

construção do conhecimento, é preciso que haja uma gestão acadêmica

eficiente e que atenda os objetivos do curso e consiga despertar o interesse do

cliente/aluno.

Cabe ao gestor acadêmico informar-se sobre: o potencial das tecnologias na educação presencial e a distância; avaliar com clareza o que é novo e o que é permanente em educação; sensibilizar sua equipe para as mudanças necessárias; identificar possíveis parceiros nas áreas públicas e privadas; participar do desenvolvimento de produção técnica dos cursos e registro/arquivo de dado-certificados; trabalha com os parâmetros preconizados pelas teorias de gestão do conhecimento e de qualidade (SILVA, 2009).

Em programas de EAD, o material didático é fundamental, pois ele

estabelece um diálogo entre os alunos e professores, na construção do

conhecimento. Por isso, o material didático precisa ser bem elaborado por

profissionais da área para atender o projeto pedagógico do curso (NEDER,

2003 apud SILVA, 2009).

As novas tecnologias e os recursos midiáticos usados no

desenvolvimento do material didático têm contribuído muito para a expansão

da Educação a Distância, e ao se fazer a seleção dos recursos didáticos

disponíveis a serem utilizados em cada curso, deve-se considerar,

principalmente, o público-alvo. As novas tecnologias de comunicação e

informação têm permitido mudanças significativas na construção do

conhecimento e na interação dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Por

isso cabe ao gestor mobilizar recursos humanos, educacionais e financeiros

para atender as necessidades do curso que gerencia.

(6)

que alie tecnologia ao contexto educacional, por isso exige além de um bom modelo pedagógico um bom gerenciamento da equipe e das atividades envolvidas no curso.

De acordo com Brasil (2007), não existe um modelo único a ser seguido na educação a distância por isso destaca que:

os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos. A natureza do curso e as reais condições do cotidiano e necessidades dos alunos são os elementos que irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada, bem como a definição dos momentos presenciais necessários e obrigatórios, para estágios supervisionados, práticas em laboratórios de ensino, tutorias presenciais nos polos descentralizados de apoio presencial e outras estratégias.

Para atender essa complexidade da gestão da educação a distância, as instituições educacionais têm criado Centros, Núcleos ou Departamentos de Educação a Distância. Para Ribeiro et al. (2007), a estrutura desses centros de educação a distância não seguem sempre os mesmos parâmetros, mas todos se caracterizam por mobilizar equipes multidisciplinares para a EAD. Entretanto, segundo os autores são atribuições comuns do Centro de Educação a Distância (CEAD):

a) coordenar, coorientar e co-executar atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à área de Educação a Distância; A complexidade da gestão em EAD.

(7)

b) monitorar o desempenho da infraestrutura e dos meios tecnológicos disponíveis na IES, passíveis de serem utilizados em atividades de Educação a Distância; c) planejar e executar um plano de ação de EAD; d) capacitar, técnica e cientificamente, os profissionais ligados à área de Educação a Distância da IES, em uma estrutura multicampi e de outras entidades ou instituições; e) criar e manter um grupo de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de Educação a Distância; f) sugerir políticas tecnológicas institucionais para o bom desempenho da Educação a Distância na IES, bem como coordenar a execução das políticas aprovadas pelos órgãos superiores da instituição; g) manter uma infraestrutura técnica, operacionalmente voltada ao apoio do processo de ensino-aprendizagem a distância; i) articular esforços com o setor de avaliação institucional para encontrar mecanismos adequados de avaliação da Educação a Distância na IES; j) integrar-se com outros órgãos públicos e privados.

3. GESTÃO DE POLOS PRESENCIAIS EM EAD

O polo presencial é um ambiente onde os programas e cursos ofertados na modalidade a distância podem usufruir de uma estrutura que se caracteriza por condições que contemplam o aspecto estrutural, as relações interpessoais e o aspecto pedagógico presentes nas ações. O polo deve oferecer condições satisfatórias para o atendimento das necessidades dos alunos, tendo em vista a garantia da realização dos encontros presenciais, orientações, formação de grupos de estudos, avaliações presenciais e eventos acadêmicos (PINHO et al., 2011).

(8)

O polo de apoio presencial deve ter infraestrutura de apoio tecnológico, recursos humanos e instalações físicas, que possam contribuir com o andamento e a qualidade do ensino. Por isso, quando se fala em gestão, não se ode deixar de pensar também na gestão dos polos presenciais, que funcionam como referencial ao aluno e apoio aos cursos oferecidos na modalidade a distância.

Esses polos possuem coordenadores, que são os gestores da equipe, geralmente formada por tutores presenciais, funcionários administrativos e técnicos em informática, que contribuem para o bom andamento das atividades no polo.

Os coordenadores de polo são responsáveis pelas atividades de gestão da equipe e do espaço físico, sendo os principais responsáveis pela organização, administração e promoção das ações de EAD em âmbito local. O coordenador de polo precisa desempenhar um papel que ainda está em processo de constituição, por ser uma atividade criada recentemente para atender as demandas da EAD. Por isso, torna-se importante a formação continuada dos coordenadores de polo e o suporte e a parceria da universidade para colaborar no desempenho destas funções (PINHO et al., 2011).

Os polos de apoio presenciais representam a infraestrutura física e os recursos humanos para os alunos que estudam na modalidade a distância, e por isso que uma gestão eficiente desses polos é fundamental para a qualidade do curso.

4. VAMOS PENSAR?

Elabore um texto dissertativo, em que se discuta qual deve ser o grande diferencial de um gestor de curso superior a distância e de um gestor de curso presencial.

5. PONTUANDO

Um curso a distância requer um gestor com conhecimentos

(9)

A gestão de um curso superior a distância é uma tarefa complexa, pois

precisa de um projeto de educação com características diferenciadas

que alie tecnologia ao contexto educacional.

Para o bom desenvolvimento dos cursos a distância, as instituições

devem contar com polos de apoio presencial.

Os coordenadores de polo são responsáveis pelas atividades de gestão

da equipe e do espaço físico.

6. REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS

AMARAL, R. C. B. M.; MELLO, M. AMARAL, M. C.; ANNUNZIATA NETO, L. A Gestão das Práticas Pedagógicas na EAD: Construção do Material Didático, Mídias Integradas e Conteúdos Educacionais, como Elementos Centrais de Apoio ao Aluno,

2011. Disponível em:

<http://www.faculdadesignorelli.com.br/docs/Revista_Signorelli_2.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2012.

BRASIL. 2007. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2012.

MALLMANN, E. M.; CATAPAN, A. H. Materiais didáticos em educação a

distância: gestão e mediação pedagógica. 2007. Disponível em:

<http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1360/1166>. Acesso em: 27 fev. 2012.

PINHO, D. S.; GARCIA, N. M.; ESPERANÇA, J. A.; HARTWING, S. C. Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em EAD. ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.Ouro Preto, 3 – 5 de outubro de 2011.

RIBEIRO, L. O. M.; TIMM, M. I.; ZARO, M. A. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação dos CEADs para a escolha de modelos adequados.

Novas Tecnologias na Educação. V. 5, n. 1, julho, 2007. CINTED-UFRGS. 2007.

Referências

Documentos relacionados

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language