• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO COVID 19 BOA VISTA DO BURICÁ AGOSTO 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO COVID 19 BOA VISTA DO BURICÁ AGOSTO 2020"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO COVID 19

BOA VISTA DO BURICÁ AGOSTO 2020

(2)

1.INTRODUÇÃO

Diante da Pandemia de Saúde Pública declarada pela Organização Mundial da saúde na data de 11 de Março do ano corrente, por doença respiratória causada pelo agente novo coronavírus (COVID-19), conforme casos detectados no mundo todo, fica instituído esse plano municipal de enfrentamento ao COVID – 19.

Este documento apresenta o Plano Municipal, o qual está em consonância com o Plano de Contingência Estadual e Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).

2. OBJETIVOS

 Descrever as ações de Vigilância e Atenção em Saúde do Município de Boa Vista do Buricá-RS em todos os níveis de complexidade, a serem executadas frente a detecção de um caso suspeito de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (CODIV-19) no município de Boa Vista do Buricá - RS;

 Minimizar riscos à população frente a um caso suspeito de COVID-19;

 Divulgar informações em saúde;

 Estabelecer estratégias de Comunicação de Risco;

 Orientar a adoção de medidas preventivas e indicação de uso de EPI; 3.METODOLOGIA DAS AÇÕES

As ações descritas a seguir são embasadas no conhecimento atual sobre o novo Coronavírus (CODIV-19) e estão em consonância com as orientações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. As mesmas deverão ser amplamente divulgadas nos serviços de Saúde do município. Todo o caso suspeito de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (CODIV-19) deve ser tratado como um alerta. A tomada de decisão será realizada após discussão conjunta entre todos os entes envolvidos (município, coordenadoria e Ministério da Saúde).

(3)

As ações pertinentes devem ser desencadeadas a partir da definição de caso suspeito de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (CODIV-19), que no momento atual é:

CASO SUSPEITO

1– Caso de SÍNDROME GRIPAL (SG):

Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, diarreia.

● Em crianças: além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

● Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

2 – Caso de SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG) hospitalizado:

Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto.

● Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

ATUALIZAÇÃO: AGOSTO 2020

4. UNIDADE SENTINELA

Todo paciente com sintomas e suspeita de infecção por Síndrome Gripal deverá dirigir-se ao Posto Sentinela, localizado na avenida São José 895. Este posto terá atendimento das 07 ás 17 horas, de segunda a sexta feira. Está com uma equipe composta por um técnico de enfermagem, um enfermeiro e médico 8 horas diárias. Juntamente a este posto estará a equipe da Vigilância em Saúde, que fará o monitoramento de todos os pacientes suspeitos por SG. A equipe da VISA é composta por um fiscal sanitário, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, estes profissionais farão o monitoramento dos casos positivos, busca ativa de contatos, controle e acompanhamento dos dados epidemiológicos do município de Boa Vista do Buricá –RS.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará um número de telefone que estará disponível 24 horas por dia, com um profissional habilitado para esclarecer todas as dúvidas e orientações sobre as Síndromes Respiratórias.

(4)

4.1. ATENDIMENTO E CONDUTA POSTO SENTINELA

Todos as pessoas com quadro clinico de Síndrome Gripal (SG) atendidas no Posto Sentinela e/ou atendidas no Pronto Atendimentos do hospital, serão notificadas para vigilância municipal, assinarão um TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO COVID -19 (portaria MS nº 356/2020) - TERMO DE DECLARAÇÃO – ISOLAMENTO DOMICILIAR (Portaria MS nº454/2020) e Notificação de Isolamento Domiciliar (Portaria MS nº 356/2020),( Anexo 01). Esses termos deverão ser devidamente preenchidos e assinados pelos pacientes e profissional médico e encaminhados para a Vigilância Municipal.

Os pacientes que se enquadrarem para caso suspeito de SG deverão ser encaminhados para isolamento domiciliar, com atestado até o resultado do teste solicitado, juntamente com todos os contatos domiciliares. O médico responsável pelo caso deverá fornecer atestados a todos os contatos domiciliares que necessitarem ficar em isolamento. Todos os pacientes deverão ser devidamente orientados e esclarecidos sobre o termo que assinarão, também devem receber recomendações por escrito das condutas domiciliares a serem adotadas para evitar o contágio intradomiciliar. (Anexo 2)

Paciente com resultado negativo para o exame solicitado será reavaliado usando critérios clínicos e nova conduta será avaliada, sob necessidade de manter ou não o paciente e seus contatos em isolamento domiciliar.

Paciente com resultado positivo, passará por nova avaliação médica, seu estado de saúde passará a ser acompanhado diariamente via telefone pelos profissionais da vigilância, bem como orientações e cuidados com o restante dos contatos intradomiciliares.

Ao fechar os 14 dias de isolamento, o paciente não tendo mais sintomas, passará por um exame de IgG para comprovar sua recuperação com imunidade e terá sua alta liberada pelos profissionais da vigilância, bem como seus contatos intradomiciliares serão liberados na ausência de sintomas para SG. Farão testagem rápida para IgM e IgG contatos de pacientes positivos que apresentam sintomas para SG.

Caso o paciente positivo para COVID 19, teste o antígeno IgG negativo, será avaliada a conduta clinica epidemiológica que o paciente será submetido.

(5)

Na ausência de sintomas respiratórios o mesmo também será liberado pela equipe da Vigilância, e será considerado um paciente curado sem recuperação com imunidade.

5. MONITORAMENTO AOS PROFISSIONAIS DE SAUDE

Com objetivo de reduzir a transmissão de SARS-CoV2 neste grupo com elevado grau de exposição, e que são a linha de frente para o atendimento de saúde da população (casos de síndrome gripal) nos 3 níveis de atenção - primário, urgência e emergência e rede hospitalar, determina-se:

de Síndrome Gripal, descrita acima devem ser notificados no https://notifica.saude.gov.br/notificacoes.

GAL e encaminhar ao LACEN-RS.

Como medida de controle interno um profissional da unidade sentinela e um profissional da rede hospitalar será submetido uma vez por semana a testagem rápida IgM e IgG, como forma de monitoramento a esses profissionais de saúde.

6. FLUXOS DE NOTIFICAÇÃO

Orientações para todas as equipes que atendem Síndrome Respiratória: O paciente com sintomas respiratórios, que se enquadram nos critérios clínicos já definidos nesse plano, devem seguir todas as condutas e orientações da equipe que lhe atender e assinar o termo de isolamento domiciliar, bem como realizar no tempo oportuno o exame laboratorial.

Esse termo de isolamento deverá ser encaminhado para a equipe de vigilância municipal o mais breve possível, a VISA realizara o monitoramento epidemiológico desses pacientes até o resultado do exame.

Todos os pacientes que forem submetidos a exames laboratoriais deverão seguir o seguinte fluxo de notificação:

- Preencher a Ficha de Notificação ficha no https://notifica.saude.gov.br/login

(6)

- Quando o paciente testar positivo, ele e seus contatos deverão ser diariamente monitorados.

- Quando o paciente testar negativo, deverá ser reavaliado e liberado do seu isolamento domiciliar.

- Encerramento de todos os casos no https://notifica.saude.gov.br/login; O número de profissionais de saúde envolvidos deve ser o menor possível. As orientações aos profissionais de saúde que atenderão o caso deverão seguir as orientações do protocolo do Ministério da Saúde (ANEXO 3). As orientações em relação ao transporte e internação dos casos suspeitos graves serão orientadas pela regulação local e estadual através do sistema GERINT.

Orientar que indivíduos próximos que manifestarem sintomas procurem imediatamente o serviço de saúde. O monitoramento dos casos suspeitos e dos contactantes será por 14 dias.

6.1 SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)

HOSPITALIZADOS DEFINIÇÃO DE SRAG:

Indivíduo de qualquer idade, com síndrome gripal (conforme definição anterior) e que apresente dispneia ou os seguintes sinais de gravidade:

Saturação de SpO2 <95% em ar ambiente;

Sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade;

Piora nas condições clínicas de doença de base;

Hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente;

Em crianças: além dos itens anteriores, observar batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

SRAG e os óbitos por SRAG são de notificação compulsória e devem atender os seguintes itens:

Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que por sua vez deverão notificar a Vigilância Epidemiológica municipal;

-Gripe;

línica, cadastrar no GAL para COVID-19 e encaminhar ao LACEN-RS;

(7)

-se notificar imediatamente, por telefone, a Vigilância Epidemiológica municipal que notificará a vigilância estadual.

Para definição de caso suspeito, é importante salientar que:

Ao se definir um caso como suspeito, compete a quem acolheu o caso, em cada nível de atenção à saúde, público ou privado:

 Proceder com o isolamento do paciente, e colocação de máscara cirúrgica no contato com outras pessoas e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas;

 Notificação do caso às autoridades epidemiológicas locais. A Vigilância epidemiológica municipal para que possa acompanhar esse paciente em todos os níveis de atenção.

 Avaliar a gravidade do quadro clínico e seguir orientações em relação ao transporte e internação dos casos suspeitos graves de acordo com a regulação local e estadual;

 Proceder a coleta de 1 amostra de secreção respiratória e encaminhar ao laboratório de referência regional, que tão logo encaminhará ao laboratório de referência estadual (ANEXO 4);  Realizar o levantamento dos contactantes ou comunicantes, os

quais deverão ser monitorados pelos próximos 14 dias a contar da data do contato, por meio do preenchimento do termo (ANEXO 1);

 É importante que a equipe de Atenção Básica do território deste paciente seja informada do caso que possa proceder com o monitoramento.

7.ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Os serviços de saúde deverão estar preparados para:

para o atendimento aos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

recocemente pacientes suspeitos, e realizar o encaminhamento a unidade sentinela caso seja o horário de atendimento.

(8)

momento em que forem identificados na triagem até sua chegada ao local de isolamento, que deve ocorrer o mais rápido possível.

utilizar EPI (preferencial máscara N95, nas exposições por um tempo mais prolongado e procedimentos que gerem aerolização; eventualmente máscara cirúrgica em exposições eventuais de baixo risco; protetor ocular ou protetor de face; capote, luvas e avental).

higienização.

insumos, como sabão líquido, álcool gel e EPI, devem ser reforçados pela instituição, bem como higienizantes para os ambientes.

pacientes.

(fosfato de oseltamivir) de acordo com a indicação do protocolo de tratamento de Influenza.

podem não necessitar de hospitalização, podendo ser acompanhados em domicílio. Porém, é necessário avaliar cada caso, levando-se em consideração se o ambiente residencial é adequado e se o paciente é capaz de seguir as medidas de precaução recomendadas pela equipe de saúde.

Nos casos em que se recomende internação hospitalar, os municípios deverão seguir o fluxo habitual de internação e remoção (de acordo com a resolução CIB 005/2018). Em casos que precise a regulação do acesso, cadastrar o usuário no GERINT.

8. GRUPOS COM INDICAÇÃO PARA TESTES LABORATORIAIS QUE PODERÃO SER ENCAMINHADOS AO LABORATÓRIO DO ESTADO - LACEN

A. Pessoas com ≥ 50 anos de idade;

B. Gestantes (em qualquer idade gestacional) e puérperas;

C. Profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros;

(9)

D. Profissionais do setor portuário (portos e navios);

E. Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde que atendem pacientes com SG/SRAG e da Vigilância em Saúde;

F. Trabalhadores da Administração Penitenciária - SEAPEN que exerçam atividades operacionais e aqueles da área da saúde dessas instituições;

G. Trabalhadores da Segurança Pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto Geral Perícias, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas) que exerçam atividades operacionais e aqueles da área da saúde destas instituições;

Trabalhadores da Assistência Social (CRAS, CREAS, FASC, Ação Rua ou outras equipes municipais que desenvolvam trabalho específico para população em situação de rua);

H. Trabalhadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente [trabalhadores dos Conselhos Tutelares, de instituições de acolhimento institucional de crianças e adolescentes (abrigos), trabalhadores do Sistema Socio Educativo (FASE e CASES);

I. População quilombola; J. População indígena;

K. População privada de liberdade; L. Doadores de Centrais de Transplante.

8.1 EXAMES PARA DETECÇÃO DE COVID 19 NA POPULAÇÃO EM GERAL Com o objetivo de realizar um maior controle da doença, busca precoce de casos, e evitar maiores contágios, pessoas que apresentarem Síndromes Gripais (SG), e que se encaixarem no protocolo, os médicos poderão solicitar exames laboratoriais. Os quadros de SG que não se encaixarem para coleta pelo LACEN -RS, serão custeados pelo recurso próprio do município. Seguindo protocolos instituídos pelo próprio município.

(10)

ANEXO 01

PREFEITURA MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO COVID -19 (portaria MS nº 356/2020)

TERMO DE DECLARAÇÃO – ISOLAMENTO DOMICILIAR (Portaria MS nº454/2020) Eu, _____________________________________________________________, residente e domiciliado na rua _____________________________, cidade de Boa Vista do Buricá- RS, declaro que fui devidamente informado sobre a necessidade de isolamento domiciliar, bem como as pessoas que residem no mesmo endereço ou dos trabalhadores domésticos que exercem suas funções em meu domicilio, com data de início __/___/____, previsão de término ____/____/____.

Nome das pessoas que residem no mesmo endereço que deverão cumprir medida de isolamento domiciliar: 1.__________________________________________________ Ass._______________________ 2.__________________________________________________Ass.________________________ 3.__________________________________________________Ass.________________________ 4.__________________________________________________ Ass._______________________ 5.__________________________________________________Ass.________________________ 6.__________________________________________________Ass.________________________ Assinatura do paciente com sintomas:__________________________ Hora:_______ Telefone:________________ Deve ser preenchido pelo médico:

Expliquei o funcionamento da medida de saúde pública que o paciente acima referido está sujeito, sobre os riscos do não cumprimento do isolamento domiciliar, o paciente ou o seu responsável está em condições de compreender o que lhes foi informado, assumindo riscos caso faça o descumprimento da medida.

Assinatura do médico:________________________

Notificação de Isolamento Domiciliar (Portaria MS nº 356/2020)

O (A) Senhor (a) está sendo notificado sobre a necessidade de adoção de medida sanitária de isolamento domiciliar. Essa notificação se faz necessária, pois visa a prevenir a dispersão do vírus Covid 19. Fica cientificado das medidas legais cabíveis caso haja descumprimento dessa medida sanitária.

Data do início ____/___/___. Previsão do término: ____/___/____. Local do cumprimento da medida: DOMICILIO REFERIDO ACIMA.

Fundamentação: para contestação da transmissibilidade do Covid 19, deverá ser adotado como medida não farmacológica o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no meso endereço, ainda que assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período de 14 (quatorze) dias, ou até a Vigilância Epidemiológica fazer a liberação das pessoas relacionadas nesse termo.

(11)

Eu, _________________________________, documento de:______________________, declaro que fui devidamente informado (a), pelo médico acima identificado sobre a necessidade do cumprimento do isolamento domiciliar, bem como recebi todas as orientações que devo seguir. Também fui informado das possíveis consequências da sua não realização.

Ass. Da pessoa notificada, ou seu responsável legal:______________________________________________ Boa Vista do Buricá, _______/________/________

ANEXO 02

ATENÇÃO!

SIGA AS ORIENTAÇÕES E PROTEJA A SUA FAMÍLIA E COMUNIDADE

SE VOCÊ ESTÁ COM SUSPEITA DE COVID – 19 FIQUE ATENTO E RESPEITE AS REGRAS DE ISOLAMENTO DOMICILIAR

 FIQUE EM SEU QUARTO, OU SOMENTE EM UM CÔMODO DA CASA;

 TODOS DA CASA DEVEM LAVAR AS MÃOS COM SABONETE VÁRIAS VEZES AO DIA;  NÃO LEVE A MÃO AO ROSTO;

 MANTENHA A CASA TODA AREJADA, COM PORTAS E JANELAS ABERTAS

(SOMENTE A PORTA DA PESSOA EM ISOLAMENTO DEVE PERMANECER FECHADA E JANELAS ABERTAS)

 USE MÁSCARA EM AMBIENTES COMPARTILHADOS e TROQUE ELA A CADA DUAS HORAS;

 NÃO DIVIDA ITENS PESSOAIS;

 TODOS OS CÔMODOS DA CASA DEVEM SER DESINFETADOS COM MAIS FREQUENCIA;

 SE PUDER UTILIZE SOMENTE UM BANHEIRO DA CASA, SEMPRE QUE UTILIZAR PROCEDA COM A DESINFECÇÃO APÓS O USO;

 MANTENHA DISTÂNCIA DE 2 METROS DAS PESSOAS;

 PESSOAS INFECTADAS NÃO PODEM DIVIDIR O MESMO COLCHÃO OU SOFÁ;  A PESSOA INFECTADA OU COM SUSPEITA TEM DE TROCAR A PRÓPRIA ROUPA DE

CAMA;

 MANTENHA UMA LIXEIRA DO LADO DA CAMA PARA DESCARTE DE LIXO INFECTADO;

 EVITAR TOCAR AO MÁXIMO MAÇANETAS E OBJETOS PELA CASA;  LIMPAR OS MÓVEIS COM ALCOL 70% OU ÁGUA SANITÁRIA;  NÃO SAIA DE CASA;

 NÃO RECEBER VISITAS;

ESTAMOS TODOS JUNTOS CONTRA ESSA GUERRA, FAÇA A SUA PARTE E REPEITA AS REGRAS DE ISOLAMETO!

QUALQUER DÚVIDA OU PIORA DOS SINTOMAS (COMO FALTA DE AR) LIGUE PARA

(12)

Referências

Documentos relacionados

O próprio Ausubel, ao explicitar as condições para a aprendizagem significativa (1968, pp. 37 e 38), de certa forma leva em consideração o lado afetivo da questão: a aprendizagem

a) A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela

Este apoio está adequado (não sendo muito alto ou baixo provocando desvio de punho)? O teclado é macio?. A altura do suporte do teclado é regulável? Espaço para as

dos monopólios midiáticos, especialmente a Rede Globo e outros monopólios midiáticos e obrigatoriedade de espaço na grade das televisões e rádios para os partidos

Nesse sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre o ensino de artes e a educação, com ênfase tanto na relevância da arte quanto sua educação em sala de aula e diferentes

RESUMO: Neste artigo, analisarei e comentarei diferentes concepções de tempo e temporalidades apresentadas pelo antropólogo inglês Edward Evan Evans-Pritchard em

Partimos da idéia que Benveniste retorna a Saussure em uma tentativa de elaborar questões surgidas a partir de sua leitura da obra de Saussure (referimo-nos aqui ao Curso

Se o próprio Senhor Jesus foi extremamente atento às suas palavras, por entender a prodigiosa influência e poder que exercem sobre as nossas vidas, podendo causar a morte e a