• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE ERGONÔMICA OGMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE ERGONÔMICA OGMO"

Copied!
65
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE ERGONÔMICA

OGMO -

Órgão Gestor de Mão de Obra do

Trabalhador Portuário Avulso do Porto de

Manaus

Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho

Laboratório de análises e patologia clínica Av. Ayrão, 518 – Centro – Fone: 3622-6116 / 3622-2012

(2)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO...02

2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA...03

3. OBJETIVOS...04

4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...05

5. ASSISTÊNCIA MÉDICA...05

6. ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO LOCAL...05

7. REFERENCIAL TEÓRICO...05

8. ESTUDO ERGONÔMICO DO TRABALHO...07

9. METODOLOGIA...07

10. RESPONSABILIDADE TÉCNICA...10

11. ANÁLISES ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO ...11

12. ANEXOS ...

a.

Plano de Ação e Melhorias Ergonômicas

b.

Conforto Térmico

c.

Nível de Ruído

d.

Iluminação

e.

Alongamento

(3)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

1. INTRODUÇÃO

Em busca de maior produtividade, qualidade, segurança e conforto na execução de tarefas simples e complexas, a ergonomia vem sendo aplicada cada vez mais nas indústrias como ferramenta fundamental, solucionando problemas encontrados nas áreas do processo industrial, administrativa e principalmente comportamental.

Ergonomia é a ciência que procura o ajuste das condições de trabalho as pessoas. Ela envolve a aplicação dos conhecimentos sobre as características do ser humano para beneficiar seu bem-estar e os resultados de seu trabalho e da empresa. Qualquer atividade industrial pode ser vista como um sistema homem-máquina dentro de certo ambiente. Qualquer sistema existe para atingir objetivos pela consecução de certas funções. Exposição a condições de trabalho adversas pode resultar em dores momentâneas, fadiga e lesões a médio e longo prazo.

Ambientes de trabalho com projetos inadequados contribuem na redução de eficiência, produção, qualidade e pode provocar o aumento do absenteísmo e os custos de produção. A ergonomia preocupa-se em fazer a interface homem-máquina e homem-ambiente tão segura, eficiente e confortável quanto possível, preocupando-se primeiro com a saúde do trabalhador e sua satisfação pelo trabalho e em segundo com o aumento da lucratividade da empresa.

Além da visão prevencionista que deve nortear o trabalho das empresas, a Portaria nº 3.214/78, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece em sua Norma Regulamentadora nº17 – Ergonomia, parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, e que deve ser observada e implementada pelos empregadores.

(4)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Empresa:

Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Porto de Manaus

C.N.P.J.:

00.357.340./0001-74

Endereço: N° Bairro: CEP: Rua Boulevard Vivaldo Lima 25 Centro 69.005-420 Nome Fantasia:

OGMO

Cidade / Estado: Manaus/Am

Classificação nacional de atividade econômica (CNAE)/ Atividade principal: 94.30-8-00 – Atividade de associações de defesa de direitos sociais.

Grau de Risco Administração: 01 Porto - 04 Grupo:C-30 N° de funcionários previstos:

Administração: 31

Trabalhador portuário avulso - 371 Horário de Trabalho:

Administrativo: 08:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00

07:00 as 12:00 / 14:00 as 19:00 e 19:00 as 00:00 / 01:00 as 07:00 - Operacional (Horário dos Técnico de Segurança)

08:00 as 12:00 / 13:00 as 19:00 e 20:00 as 00:00 / 01:00 as 07:00- Trabalhadores Portuários Avulso TPA’S Funções: Administrador de Redes Analista de RH Analista de Sistema Ass. Administrativo Ass. Téc. Administrativo Assistente Financeiro Aux. de Serviços Gerais Auxiliar Administrativo Calculista de faturamento Coord. Operacional Coord. Pedagógico Diretor Executivo

Gerente Adm. Financeiro Gerente de Operacionais Motorista

Téc. em Enf. do Trabalho Téc. em Seg. Trabalho

CONDIÇÕES DE TRAJETOS:

(5)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

3. OBJETIVOS

a. Observar e descrever o posto de trabalho e suas funções correspondentes; b. Avaliar a questão da biomecânica nas diferentes atividades;

c. Estudar as condições de trabalho físico e mental dos colaboradores; d. Levantamento das relações interpessoais nos grupos;

e. Identificar situações de risco quanto ao mobiliário, equipamentos, ferramentas e atitudes posturais inadequadas nos setores da empresa;

f. Criar sensibilização para a cultura ergonômica dentro da empresa, através dos resultados da Análise Ergonômica do Trabalho;

g. Sugerir soluções ergonômicas visando redução de queixas e melhora do desempenho e bem estar dos colaboradores da OGMO - Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Porto de Manaus.

h. Atender a NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia

17.1 Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos, relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.

(6)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL

Atividade de associações de defesa de direitos sociais.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

A utilização inadequada do complexo osteomuscular do corpo humano pode ser combatida através de mecanismos naturais de recuperação e regeneração dos tecidos lesionados. Sendo assim, quando há uma somatória de esforços e traumas repetitivos há necessidade de que o tempo de repouso aconteça para permitir a recuperação muscular, ao contrario iniciará uma lesão.

A produtividade de uma empresa aumenta quando posturas adequadas são adotadas durante a jornada de trabalho, e medidas preventivas como retirada de barreiras que dificultam a movimentação, remoção de corredores estreitos, pisos excessivamente lisos, pontas cortantes sem proteção, tornam-se rotina dentro da empresa.

A realização de pausa durante um esforço físico pode ajudar de três maneiras. Durante um esforço estático, possibilita a retirada correta do ácido lático produzido nas contrações, prevenindo lesões. Se o trabalho for de alta repetitividade haverá tempo para que os tendões voltem a sua configuração normal, já que este tipo de estrutura viscoelástica demora um tempo para voltar à sua estrutura normal. Os tendões impõem uma limitação à velocidade dos movimentos, pela sua característica não elástica, que deve ser respeitada. A Produção de liquido sinovial acontece durante a pausa e evita atrito entre as estruturas.

Outro mecanismo que auxilia na reparação das estruturas lesadas é o sono. Durante o primeiro período de sono há liberação do hormônio somatotrófico que promove reparação tecidual, sendo assim, noites mal dormidas podem prejudicar o processo.

Os fatores biomecânicos mais importantes na origem das lesões compreendem a força excessiva, posturas inadequadas, alta repetitividade, compressão mecânica, o fator determinante é o tempo insuficiente para recuperação dos tecidos. O frio também pode ser um fator contributivo para a ocorrência de lesão porque ocasiona constrição (fechamento) dos vasos sanguíneos na periferia do corpo, diminuindo o aporte sanguíneo, nutrição tecidual, e retirada de metabólitos, dificultando assim os processos de reparação. Ambientes muito quentes geram desprazer favorecendo o componente psíquico das lesões.

(7)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

estruturas, devido à relação hormonal com estrógenos que dificultam resolução de processos inflamatórios e a carga extra de trabalho como atividades domésticas. Linha de produção em velocidade excessiva, sem tempo para recuperação dos tecidos é um fator desencadeante de tensão excessiva.

Considera-se como trabalho de alta repetitividade quando o ciclo de trabalho é menor que 30 segundos, ou se maior que 30 segundos, mais que 50% do ciclo é ocupado com apenas um tipo de movimento.

Posturas dos membros superiores e sua relação patológica:

Braço fletido ou abduzido durante um tempo significativo – contribui para o aparecimento de tendinite do ombro;

O antebraço fletido sobre o braço, associado à supinação – gera uma sobrecarga tensional sobre o bíceps, com a possibilidade de tendinite do músculo bíceps;

Movimentação freqüente de supinação e pronação – leva a tendinite de pronador redondo;

Flexão freqüente do punho – leva a tenossinovite dos flexores, compressão do nervo mediano no túnel do carpo e a epicondilite medial;

Extensão freqüente do punho – leva a tenossinovite dos extensores, compressão do nervo mediano no túnel do carpo e epicondilite lateral;

Desvio ulnar freqüente – leva a Tenossinovite de Quervain.

Cabeça excessivamente estendida – leva a fibromialgia do trapézio e esternocleidomastóideo;

Cabeça excessivamente fletida – leva a cervicobraquialgia.

A partir tópicos abordados, entende-se que objetivos de correção ergonômica para a empresa devem abordar a redução das posturas incorretas da cabeça, do tronco e dos membros superiores, reduzir movimentos de alta repetitividade, adequar a altura das máquinas com a altura dos

(8)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

empresa uma instituição protegida contra altos índices de doenças ocupacionais e queda de produtividade, conseqüente da falta de adaptações ergonômicas no ambiente de trabalho e manutenção técnica nesta área. Existem várias maneiras de desenvolver um Estudo Ergonômico do Trabalho, e esta é baseada em estudos e resultados obtidos pela metodologia da SASMET.

9. METODOLOGIA

Dentro do Programa de Análise Ergonômica do Trabalho da OGMO - Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Porto de Manaus foi utilizada a seguinte metodologia:

Consultoria Inicial: Para levantamento dos dados da empresa, colaboradores e prioridades no levantamento, junto ao serviço de segurança do trabalho e medicina do trabalho.

Observação dos Postos e Postura de Trabalho Descritiva: Observação local detalhada, em cada posto de trabalho, associada com entrevista e troca de informações com os colaboradores.

Questionários: se utilizar algum para levantamento qualitativo de percepção dos colaboradores.

Ferramentas:

Check Lists: Traduzindo ao pé da letra seria "Lista de Verificação". Na Ergonomia, seria uma lista com vários itens a serem checados pelo Ergonomista em um posto de trabalho. Na maioria das vezes, estes itens são criados na forma de perguntas cujas respostas são usualmente "sim" ou "não", e para cada resposta é gerada uma pontuação de "1" ou "0". No final, a pontuação é somada, para se obter uma pontuação final, que identifica o nível de risco a que o trabalhador está submetido.

RULA (Rapid Upper Limb Assessment): Desenvolvido por Lynn McAtamney e Nigel Corlett (1993) – Universidade de Nottingham. É um método de análise desenvolvido para o uso em investigações ergonômicas de locais de trabalho, onde foram reportadas doenças dos membros superiores ligados ao trabalho. Criado para detectar posturas de trabalho ou fatores de risco que mereçam uma atenção especial, o método usa diagramas das posturas do corpo e três escores que permitem a avaliação da exposição dos fatores de risco. O determinante de risco ergonômico nesse método é representado pelas posturas assumidas pelos trabalhadores na jornada de trabalho. As posturas avaliadas são as adotadas pelos membros superiores, o pescoço, o tronco e os membros inferiores. A avaliação de risco é feita a partir de uma observação sistemática dos ciclos de trabalho pontuando as posturas, freqüência e força dentro de uma escala que varia de 1 (um), correspondente ao intervalo de movimento ou postura de trabalho onde o fator de risco

(9)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

correlato é mínimo até ao valor 9 (nove) onde o fator de risco correlato é máximo, esta pontuação é fundamentada na literatura especializada em biomecânica ocupacional.

P.P.R.A. e P.C.M.S.O. – Utilização dos últimos levantamentos para complemento da Análise.

Fotografias e Filmagens – Vídeos fragmentados em fotos ou fotografias apresentadas nas avaliações dos postos de trabalho são meramente para representar o posto avaliado.

Foram também considerados todos os requisitos da Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia, sendo elas:

17.2 - Levantamento, transporte e descarga individual de materiais. 17.3 – Mobiliário dos postos de trabalho.

17.4 – Equipamentos dos postos de trabalho. 17.5 – Condições ambientais de trabalho. 17.6.3 – Pausas para descanso.

(10)

Análise Ergonômica

Data: 08/10/2013

10. RESPONSABILIDADE TÉCNICA

O presente documento tem a responsabilidade técnica e é assinado pelos profissionais envolvidos na Análise Ergonômica do Trabalho, Ergonomista, Fisioterapeuta e Médico do Trabalho com registro nos seus respectivos conselhos.

Sendo de responsabilidade da OGMO - Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Porto de Manaus Programar, Monitorar e Assegurar o cumprimento desta Análise Ergonômica.

Manaus, 08 de Outubro de 2013.

_____________________________ Fisioterapeuta

Raymara Santos de Souza CREFITO 129321-F/AM

____________________________ Empresa

_____________________________ Médico do Trabalho José Virgílio C. de Castro

CRM 604-MT 13177-AM

____________________________ Fisioterapeuta

Maria Leane Barbosa dos Santos CREFITO 126853-F/AM

(11)

A

NÁLISE

E

RGONÔMICA

DOS POSTOS DE

(12)

e) o ritmo de trabalho:

O ritmo pode ser considerado razoável, pois não há ciclos bem definidos, e as tarefas podem durar horas, ou minutos dependendo da atividade executada e programação diária.

f) o conteúdo das tarefas

A tarefa executada é dividida por funções, sendo a execução da maioria das atividade simples ao entendimento dos funcionários. Algumas atividades exigem maior complexidade, mas são em cargos com maior especificidade.

A forma como o colaborador organiza seu tempo possui alteração, pois este, se dá conforme a atividade diária. Possui então flexibilidade de tempo.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

NR 17.6.1 A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos

trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Porto de Manaus

A empresa OGMO - Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Porto de Manaus , atua na atividade de associações de defesa de direitos sociais.

a) As normas de produção:

Os colaboradores possuem orientações bem detalhada da tarefa a ser cumprida e trabalham no cumprimento de acordo com a demanda dos clientes. Não observou-se divergências entre a tarefa a ser executada, sendo a atividade bem compreendida pelos funcionários.

b) Modo operatório:

Nos postos administrativos, os funcionários se mantém sentados em terminais de computador com mesas. Na atividade operacional estão dispostos em pé nas mais diversas atividades sejam elas limpeza dos setores; treinamentos para os

funcionários, zelar pelas saúde dos funcionários e a fiscalização do uso de EPI's. Nas atividades sentadas escalar trabalhadores para operações pontuais, resolver pendências sindicais, resolver problemas burocráticos da empresa.

c) a exigência do tempo:

As atividades são aciclícas, dessa forma a exigência do tempo é conforme a demanda de atividades.

(13)

TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA TEMPERATURA EFETIVA

Conforme PPRA Climatizado, 26°C 0,0 m/s 42% Conforme PPRA

Sala de treinamento

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

Conforme PPRA Climatizado, 26°C 0,0 m/s 41% Conforme PPRA

Gerência Operacional

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

Conforme PPRA Climatizado, 27°C 0,0 m/s 41% Conforme PPRA

TI

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

Conforme PPRA Climatizado, 27°C 0,0 m/s 91% Conforme PPRA

Diretoria

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

Climatizado, 24°C 0,0 m/s 45,0% Conforme PPRA

Conforme PPRA Climatizado, 27°C 0,0 m/s 41,0%

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO - SEGUNDO NR 17.5

Enfermaria

UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

Conforme PPRA Climatizado, 26°C 0,0 m/s 41%

Conforme PPRA Climatizado , 35°C 0,0 m/s 46% Conforme PPRA

Sesmet

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

RH

Conforme PPRA

Escala

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413) Conforme PPRA

Conforme PPRA

Financeiro

RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

De acordo com a avaliação ambiental realizada, chegamos a seguinte conclusão: Os setores de área Administrativa RUÍDO (NBR 10152) VELOCIDADE DO AR UMIDADE RELATIVA ILUMINÂNCIA (NBR 5413)

Conforme PPRA Climatizado, 28°C 0,0 m/s 43,3% Conforme PPRA

Conforme PPRA Climatizado, 28°C 0,0 m/s 42,0% Conforme PPRA

Faturamento

(14)

ANALISADOR:

Leane Barbosa

O monitor se encontra

abaixo do alinhamento

visual da colaboradora.

17.3.2-a,b

Colaboradora adota postura

inadequada de membros

inferiores, nota-se que

realiza anteriorização de

quadril para encostar seus

pés no chão, necessitando

de suporte para os pés.

17.3.4

Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões

RECOMENDAÇÕES

Disponibiliza de surporte para os pés com ajuste de altura e inclinação. (NR 17.3.4)

Disponibilizar suporte para monitor com ajuste de altura (NR 17.3.2-a,b)

Realizar palestras/treinamento abordando quanto a melhor postura a ser adotada pelo colaborador.

Conforme ferramentas utilizadas para avaliação: Conclui-se que a atividade apresenta GRAU RISCO MODERADO para a atividade.

É válido ressaltar que melhorias contínuas nos postos e métodos de trabalho, sempre devem ser realizadas visando prevenir, restaurar e promover a

saúde do colaborador e atender as Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho.

causando alterações no campo visual e biomecânica da

cervical.

Ocasionando compressão em posterior de coxa dificultando o

retorno venoso.

Conforme as ferramentas utilizadas concluí-se que o posto de trabalho:

CHECK LIST DE COMPUTADOR

Ferramenta utilizada para avaliação de posto de trabalho com computador ou terminal, onde 100% representa um

posto ideal para o trabalho nessas condições.

RESULTADO: Apresenta Condição Ergonômica Razoável.

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

SITUAÇÃO ENCONTRADA

REQUISITO NR

17

CONSEQUÊNCIA

FOTO

Enfermaria

Assistente Administrativo

---

26/09/2013

DESCRIÇÃO OPERACIONAL

PROBLEMAS

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e

logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos

e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário

referente aos mesmos; preparam relatórios e planilhas. Responsável pelo ASO dos

trabalhadores avulsos, recepciona os pacientes com queixas, verifica os e-mails, realiza

relatórios e documentos, organiza as pastas de arquivos com exames, registra atestados

médicos.

Monitor altura baixa

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Computador, máquina de calcular.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Monitor, teclado, mouse, impressora, agenda, caneta, telefone, legislação e manuais.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

---LAY-OUT

Colaborador utiliza mesa passando sua jornada de trabalho 20% em pé e 80% sentado.

MEDIÇÕES DO POSTO

Altura da Mesa/Bancada/máquina: 75cm

Espaço de trabalho:1m35cm

Tamanho do monitor: 14"

Profundidade: 46cm

Distância do monitor Colaborador:60cm

ANÁLISE ERGONÔMICA

Pág. 01 de 02

(15)

O teclado é ergonômico? A regulagem é feita facilmente?

Suas dimensões são apropriadas, inclusive cabendo o mouse?

É possível mover o teclado mais perto ou mais para longe do operador? O suporte é capaz de amortecer vibrações ou sons criados ao se digitar? O mouse está posicionado ao lado do teclado e no mesmo nível?

O espaço para as pernas é suficientemente alto? O espaço para as pernas é suficientemente profundo? O espaço para as pernas é suficientemente largo? Há apoio para o punho?

Este apoio está adequado (não sendo muito alto ou baixo provocando desvio de punho)? O teclado é macio?

A altura do suporte do teclado é regulável? Espaço para as pernas suficientemente alto? Espaço para as pernas é suficientemente profundo? Espaço para as pernas suficientemente largos? Permite ajuste de altura da tela vídeo?

Este ajuste pode ser feito facilmente?

O monitor pode ser posicionado mais para a frente ou mais para trás? Este ajuste pode ser feito facilmente?

É possível movimentação lateral do monitor? Este ajuste pode ser feito facilmente? Teclado e seu Suporte

O teclado é destacável da unidade de vídeo? Dimensões apropriadas?

Apoio dorsal fornece um suporte firme?

Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? Regulagem da altura do apoio dorsal?

Espaço para acomodação das nádegas? Giratória?

Rodízios não muito duros nem muito leves? Existe apoio para os membros superiores?

Os apoios para membros superiores são arredondadas? Mesa do Trabalho

Altura apropriada?

A borda anterior da mesa é arredondada? Apoio dorsal com regulagem da inclinação ?

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DE POSTOS DE TRABALHO COM TERMINAL OU COM COMPUTADOR

Avaliação da Cadeira Esforço muscular estático? Cadeira estofada?

Altura regulável?

Acionamento fácil da regulagem da altura?

Os pés ficam bem apoiados no chão ou em suporte próprio? Largura da cadeira de dimensão correta?

Assento na horizontal, não jogando o corpo do funcionário para trás? Assento de forma plana?

Borda anterior do assento arredondada?

CHECK LIST COMPUTADOR

Pág: 02 de 02

SETOR: FUNÇÃO:

Enfermaria Assistente Administrativo

SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO

(16)

TOTAL DA PONTUAÇÃO APURADA CORRESPONDE A

52%

DOS PONTOS

31 a 50% dos pontos – Condição ergonômica ruim.

Menos que 31% dos pontos – Condição ergonômica péssima.

Critério de Interpretação

Em cada um dos itens pesquisados e também para o total de itens deste check-list considere:

91 a 100% dos pontos – Condição ergonômica excelente.

71 a 90% dos pontos – Boa condição ergonômica.

51 a 70% dos pontos – Condição ergonômica razoável.

Caso contrário,as janelas têm persianas e cortinas?

O brilho no piso é baixo?

A legibilidade do documento é satisfatória?

Gerais

Distância entre a parte de trás de um terminal e o operador mais próximo é maior que 1,0 metro?

O sistema de trabalho permite que o usuário alterne sua postura de modo a ficar de pé ocasionalmente?

O clima é adequado (temp. efetiva entre 20-23 graus)?

O nível sonoro é apropriado, menor que 65 dBA?(não há incômodo para a audição)

Sistema de Trabalho

Existe pausa bem estabelecida de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados?

O número de toques por hora é menor que 8.000?

Estão os postos de trabalho posicionados de lado para as janelas? Não há janela

Desliza facilmente no piso?

Tela

O monitor pode ser inclinado para cima e para baixo?

Este ajuste pode ser feito facilmente?

Caracteres de cor verde, âmbar, branco (sobre fundo escuro) ou preto (sobre fundo branco)?

Há tremores na tela?

Padrão da tela do monitor em SVGA?

Iluminação do Ambiente

Iluminação entre 450-550 lux? (iluminação adequada, suficiente, não excessiva)

A visão do trabalhador está livre de reflexos (ver tela, teclados, mesa, papéis, etc...)?

Estão todas as fontes de deslumbramento fora do campo de visão do operador?

Pode ser movido para frente ou para trás no piso?

Suporte para Documentos, caso não seja necessário marca sim

Existe algum suporte especial para os documentos-fontes?

Sua altura, distância e ângulo podem ser ajustados?

O ajuste é feito com facilidade?

Ele possui o espaço suficiente paro o tipo de documento que normalmente o trabalhador faz uso?

Ele permite que o usuário o coloque a posição a mais próxima possível do ângulo de visão da tela ?

Apoio para o Pés (se voce não necessita de apoio responda sim em todos os itens)

Se o operador necessitar de um apoio para os pés, ele estaria disponível?

Largura suficiente?

Altura regulável?

Ângulo ajustável?

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

SIM

NÃO

(17)

ANALISADOR:

Leane Barbosa

Realiza flexão de ombro e

flexão de tronco para

realizar sua atividade.

17.3.2-a,b

ANÁLISE ERGONÔMICA

Pág. 01 de 02

SETOR:

FUNÇÃO:

POSTO:

DATA:

Enfermaria

Técnico de Enfermagem

---

26/09/2013

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

---FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Esfignomanmetro, estetoscópio, medidor de glicemia, gases, rifocina, bisturi, seringa,

medicamentos.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Luva de procedimento e máscara.

LAY-OUT

Colaborador utiliza mesa passando sua jornada de trabalho 50% em pé e 50% sentado.

MEDIÇÕES DO POSTO

Altura da Mesa/Bancada/máquina: 75cm

Espaço de trabalho:1m35cm

Profundidade: 46cm

causando impactação articular de ombro, ficando propenso à

lesões.

Conforme as ferramentas utilizadas concluí-se que o posto de trabalho:

Responsável por administrar medicamentos via oral e intramuscular, curativos, verifica PA e

glicemia, retira pontos e realiza relatórios.

Adota podtura inadequada para realizar sua atividade

SITUAÇÃO ENCONTRADA

REQUISITO NR

17

CONSEQUÊNCIA

FOTO

DESCRIÇÃO OPERACIONAL

PROBLEMAS

Realizar orientações postural de acordo com atividade realizada. (NR 17.6.1)

Realizar palestras/treinamento abordando quanto a melhor postura a ser adotada pelo colaborador.

Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões

RULA

Para avaliação do posicionamento do braço, antebraço, punho, desvio da mão, contração muscular, força e

carga, pescoço, tronco, pernas.

RESULTADO: Investigar, possibilidades de requerer mudanças.

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

Conforme ferramentas utilizadas para avaliação: Conclui-se que a atividade apresenta GRAU RISCO MODERADO para a atividade.

É válido ressaltar que melhorias contínuas nos postos e métodos de trabalho, sempre devem ser realizadas visando prevenir, restaurar e promover a

saúde do colaborador e atender as Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho.

(18)

P as s o 1: Loc a li z a r o pos ic iona m e nt o do br a ç o P as s o 9: A nál is e da pos iç ão do pes c oç o B ra ç o P e sco ço

3

2

A jus te A jus te

1

0

A jus te: B raç o f ex ionado + 1 / A bduz ido + 1 / S upor tado -1 A jus te: O pes c oç o es ta t or c ido + 1 / O pes c oç o es tá l at er al iz ado + 1 P as s o 2: Loc a li z a r o pos ic iona m e nt o do br a ç o P as s o 10: A nál is e da pos iç ão do t ronc o A ntebr aç o T ronc o

1

2

A jus te A jus te A jus te: F or a da l inha i m agem do om br o + 1

1

0

D ent ro da l inha i m agem do c or po + 1 A jus te: T ronc o es tá t or c ido + 1 / T ronc o es tá l at er al iz ado + 1 P as s o 3: Loc a li z a r o pos ic iona m e nt o do punho P as s o 11: A nál is e da pos iç ão das per nas P unho P er nas

2

A s per nas es tão bal anc eadas e apoi adas + 1

2

A jus te A s per nas não es tão apoi ados e bal anc eados + 2

0

A jus te: P róx im o do M áx im o + 1 P as s o 12: T rans fi ra o v al or enc ont rado na t abel a B P as s o 4: L o cal iz ar o d esv io exi st en te T ab el a B :

2

D e svi o

1

P as s o 13: C o n tr ação m u scu lar A jus te P os tur a pr inc ipal m ent e es tát ic a: + 1 C ontr aç ão A jus te: D es v io D is c ret o: 0 / D es v io A c ent uado: + 1

0

P os tur a é at iv a por 4 m inut os ou m ai s : + 1

1

P as s o 5: T rans fi ra o v al or enc ont rado na t abel a A P as s o 14: F o rça e C ar g a T ab el a A :

4

M enor que 2k g, i nt er m it ent e: + 0 F or ç a/ C ar ga E nt re 2 e 10 k g, i nt er m it ent e: + 1

0

P as s o 6: C o n tr ação m u scu lar E nt re 2 e 10k g, es tát ic o/ repet it iv o: + 2 P os tur a pr inc ipal m ent e es tát ic a: + 1 C ontr aç ão M ai or do que 10 k g, c hoque: + 3 P os tur a é at iv a por 4 m inut os ou m ai s : + 1

1

P as s o 15: T rans fi ra a s om at ór ia ( P as s os 12 + 13 + 14) par a a t abel a C P as s o 7: F o rça e C ar g a S o m at ó ri a:

3

M enor que 2k g, i nt er m it ent e: + 0 F or ç a/ C ar ga E nt re 2 e 10 k g, i nt er m it ent e: + 1

0

F in a l: E nt re 2 e 10k g, es tát ic o/ repet it iv o: + 2 M ai or do que 10 k g, c hoque: + 3 P as s o 8: T rans fi ra a s om at ór ia ( P as s os 5 + 6 + 7) par a a t abel a C S o m at ó ri a:

5

A

NÁL

ISE ERG

O

M

ICA

M

É

T

O

DO

DE

RUL

A

P

ág

. 02 d

e 03

In v est ig ar , p o ssib ilid ad e d e r eq u er er muda a s

S

co

re:

4

(19)

1

1

2

2

3

3

4

4

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

4 2 T RO NCO 2 2 1 1 2 1 2 1 2 1 2 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 1 1 2 2 2 2 3 3 3 1 1 2 1 2 2 3 3 4 4 4 4 4 1 2 2 2 2 2 3 3 3 3 2 1 2 2 2 3 4 4 5 5 5 5 5 1 3 2 3 2 3 3 3 4 4 3 2 2 2 3 3 4 4 5 5 5 6 6 2 1 2 2 2 3 3 3 4 4 4 2 3 2 3 3 4 4 5 6 6 6 6 2 2 2 2 2 3 3 3 4 4 5 3 4 4 4 4 5 5 6 6 6 6 6 2 3 2 3 3 3 4 4 4 5 6 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 3 1 2 3 3 3 4 4 5 5 2 3 2 2 3 3 3 4 4 5 5 3 3 3 2 3 3 4 4 4 5 5 4 1 3 4 4 4 4 4 5 5 1 2 3 4 5 6 7+ 4 2 3 4 4 4 4 4 5 5 5 1 1 2 3 3 4 5 5 4 3 3 4 4 5 5 5 6 6 2 2 2 3 4 4 5 5 5 1 5 5 5 5 5 5 6 7 3 3 3 3 4 4 5 6 5 2 5 6 6 6 6 7 7 7 4 3 3 3 4 5 6 6 5 3 6 6 6 7 7 7 7 8 5 4 4 4 5 6 7 7 6 1 7 7 7 7 7 8 8 9 6 4 4 5 6 6 7 7 6 2 7 8 8 8 8 9 9 9 7 5 5 6 6 7 7 7 6 3 9 9 9 9 9 9 9 9 8+ 5 5 6 7 7 7 7 N ív el 2

T

AB

E

L

AS

P

ág

. 03 d

e 03

T ABEL A A T ABEL A B 6 P u n h o f lex / ext Pesco ço Bra ço Ant ebraç o 1 2 3 4 D esv D esv 1 2 3 4 5 P os tur a A c ei táv el s e não r epeti da ou m anti da dur ante l ongos per íodos pe rna pe rna 1 2 3 T ABEL A C D esv D esv pe rna pe rna pe rna pe rna 4 5 6 N ív el 1 1 a 2 N ív el 2 3 a 4 Inv es ti gar , pos s ibi lidade de r equer er m udanç as N ív el 3 5 a 6 Inv es ti gar , r eal iz ar m udanç as rapi dam ente N ív el 4 7 + M udanç as I m edi atas

(20)

ANALISADOR:

Leane Barbosa

Monitor está abaixo do

campo visual do colaborador

17.3.2-a,b

Realiza abdução de ombro

associado à extensão de

ombro para pegar o telefone

à sua direita.

17.3.2-a,b

Cadeira não apresenta

ajuste de altura e nota-se

que necessita de suporte

para os pés.

17.3.3;17.3.4

ANÁLISE ERGONÔMICA

Pág. 01 de 02

SETOR:

FUNÇÃO:

POSTO:

DATA:

Sesmet

Técnico de Segurança do Trabalho

---

26/09/2013

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Computador

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Monitor, teclado, mouse, impressora e telefone, contador geiger, analizador de vibração,

detector de gases, dosímetro, máquina fotográfica, radiotransmissor, retroprojetor, kit de

avaliação de poeiras, termometro de bulbo, luxímetro, medidor de conforto térmico,

medidor de nível de pressão sonora.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Luva pigmentada, bota e capacete.

LAY-OUT

Colaborador utiliza mesa passando sua jornada de trabalho 50% em pé e 50% sentado.

MEDIÇÕES DO POSTO

Altura da Mesa/Bancada/máquina: 72cm

Espaço de trabalho:1m39cm

Tamanho do monitor: 21"

Profundidade: 48cm

Distância do monitor Colaborador:83cm

DESCRIÇÃO OPERACIONAL

PROBLEMAS

RECOMENDAÇÕES

Realizar orientações ao uso adequado de equipamentos de trabalho. (NR 17.6.1)

Realizar palestras/treinamento abordando quanto a melhor postura a ser adotada pelo colaborador.

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

Conforme ferramentas utilizadas para avaliação: Conclui-se que a atividade apresenta GRAU RISCO MODERADO para a atividade.

É válido ressaltar que melhorias contínuas nos postos e métodos de trabalho, sempre devem ser realizadas visando prevenir, restaurar e promover a saúde

do colaborador e atender as Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho.

Para avaliação do posicionamento do braço, antebraço, punho, desvio da mão, contração muscular, força e

carga, pescoço, tronco, pernas.

RESULTADO: Investigar, possibilidades de requerer mudanças.

Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho

(SST); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de

controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações

educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participam de perícias e fiscalizações e

integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de

trabalho; gerenciam documentação de SST; investigam, analisam acidentes e recomendam

medidas de prevenção e controle. Responsável por realizar relatórios dos navios e operações,

entrega de EPI's, recebe e-mails, fiscaliza o uso de EPI's. Obs: Não atende o telefone com

frequência.

Cadeira não tem giro e rodízios.

SITUAÇÃO ENCONTRADA

REQUISITO NR

17

CONSEQUÊNCIA

FOTO

Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões

Ocasionando alteração biomecânica da cervical e no campo

visual.

Conforme as ferramentas utilizadas concluí-se que o posto de trabalho:

CHECK LIST DE COMPUTADOR

Ferramenta utilizada para avaliação de posto de trabalho com computador ou terminal, onde 100% representa um

posto ideal para o trabalho nessas condições.

RESULTADO: Apresenta Condição Ergonômica Razoável.

causando impactação articular de ombro, ficando propenso à

lesões.

Disponibilizar suporte para pés (NR17.3.4)

Disponibilizar assento de acordo (NR17.3.3)

Disponibilizar suporte para monitor com ajuste de altura (NR17.3.2-a,b)

RULA

Ocasionando compressão tecidual em posterior de coxa,

favorecendo alterações vasculares de membros inferiores.

(21)

O teclado é ergonômico? A regulagem é feita facilmente?

Suas dimensões são apropriadas, inclusive cabendo o mouse?

É possível mover o teclado mais perto ou mais para longe do operador? O suporte é capaz de amortecer vibrações ou sons criados ao se digitar? O mouse está posicionado ao lado do teclado e no mesmo nível?

O espaço para as pernas é suficientemente alto? O espaço para as pernas é suficientemente profundo? O espaço para as pernas é suficientemente largo? Há apoio para o punho?

Este apoio está adequado (não sendo muito alto ou baixo provocando desvio de punho)? O teclado é macio?

A altura do suporte do teclado é regulável? Espaço para as pernas suficientemente alto? Espaço para as pernas é suficientemente profundo? Espaço para as pernas suficientemente largos? Permite ajuste de altura da tela vídeo?

Este ajuste pode ser feito facilmente?

O monitor pode ser posicionado mais para a frente ou mais para trás? Este ajuste pode ser feito facilmente?

É possível movimentação lateral do monitor? Este ajuste pode ser feito facilmente? Teclado e seu Suporte

O teclado é destacável da unidade de vídeo? Dimensões apropriadas?

Apoio dorsal fornece um suporte firme?

Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? Regulagem da altura do apoio dorsal?

Espaço para acomodação das nádegas? Giratória?

Rodízios não muito duros nem muito leves? Existe apoio para os membros superiores?

Os apoios para membros superiores são arredondadas? Mesa do Trabalho

Altura apropriada?

A borda anterior da mesa é arredondada? Apoio dorsal com regulagem da inclinação ?

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DE POSTOS DE TRABALHO COM TERMINAL OU COM COMPUTADOR

Avaliação da Cadeira Esforço muscular estático? Cadeira estofada?

Altura regulável?

Acionamento fácil da regulagem da altura?

Os pés ficam bem apoiados no chão ou em suporte próprio? Largura da cadeira de dimensão correta?

Assento na horizontal, não jogando o corpo do funcionário para trás? Assento de forma plana?

Borda anterior do assento arredondada?

CHECK LIST COMPUTADOR

Pág: 02 de 02

SETOR: FUNÇÃO:

Sesmet Técnico Segurança do Trabalho

SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO

(22)

TOTAL DA PONTUAÇÃO APURADA CORRESPONDE A 56% DOS PONTOS 31 a 50% dos pontos – Condição ergonômica ruim.

Menos que 31% dos pontos – Condição ergonômica péssima. Critério de Interpretação

Em cada um dos itens pesquisados e também para o total de itens deste check-list considere: 91 a 100% dos pontos – Condição ergonômica excelente.

71 a 90% dos pontos – Boa condição ergonômica.

51 a 70% dos pontos – Condição ergonômica razoável.

Caso contrário,as janelas têm persianas e cortinas? O brilho no piso é baixo?

A legibilidade do documento é satisfatória? Gerais

Distância entre a parte de trás de um terminal e o operador mais próximo é maior que 1,0 metro? O sistema de trabalho permite que o usuário alterne sua postura de modo a ficar de pé ocasionalmente? O clima é adequado (temp. efetiva entre 20-23 graus)?

O nível sonoro é apropriado, menor que 65 dBA?(não há incômodo para a audição) Sistema de Trabalho

Existe pausa bem estabelecida de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados? O número de toques por hora é menor que 8.000?

Estão os postos de trabalho posicionados de lado para as janelas? Não há janela Desliza facilmente no piso?

Tela

O monitor pode ser inclinado para cima e para baixo? Este ajuste pode ser feito facilmente?

Caracteres de cor verde, âmbar, branco (sobre fundo escuro) ou preto (sobre fundo branco)? Há tremores na tela?

Padrão da tela do monitor em SVGA? Iluminação do Ambiente

Iluminação entre 450-550 lux? (iluminação adequada, suficiente, não excessiva) A visão do trabalhador está livre de reflexos (ver tela, teclados, mesa, papéis, etc...)? Estão todas as fontes de deslumbramento fora do campo de visão do operador? Pode ser movido para frente ou para trás no piso?

Suporte para Documentos, caso não seja necessário marca sim Existe algum suporte especial para os documentos-fontes?

Sua altura, distância e ângulo podem ser ajustados? O ajuste é feito com facilidade?

Ele possui o espaço suficiente paro o tipo de documento que normalmente o trabalhador faz uso? Ele permite que o usuário o coloque a posição a mais próxima possível do ângulo de visão da tela ? Apoio para o Pés (se voce não necessita de apoio responda sim em todos os itens)

Se o operador necessitar de um apoio para os pés, ele estaria disponível? Largura suficiente? Altura regulável? Ângulo ajustável? SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO

(23)

P as s o 1: Loc a li z a r o pos ic iona m e nt o do br a ç o P as s o 9: A nál is e da pos iç ão do pes c oç o B ra ç o P e sco ço

2

2

A jus te A jus te

1

0

te: B raç o f ex ionado + 1 / A bduz ido + 1 / S upor tado -1 A jus te: O pes c oç o es ta t or c ido + 1 / O pes c oç o es tá l at er al iz ado + 1 P as s o 2: Loc a li z a r o pos ic iona m e nt o do br a ç o P as s o 10: A nál is e da pos iç ão do t ronc o A ntebr aç o T ronc o

1

1

A jus te A jus te te: F or a da l inha i m agem do om br o + 1

1

0

ent ro da l inha i m agem do c or po + 1 A jus te: T ronc o es tá t or c ido + 1 / T ronc o es tá l at er al iz ado + 1 P as s o 3: Loc a li z a r o pos ic iona m e nt o do punho P as s o 11: A nál is e da pos iç ão das per nas P unho P er nas

2

A s per nas es tão bal anc eadas e apoi adas + 1

1

A jus te A s per nas não es tão apoi ados e bal anc eados + 2

0

te: P róx im o do M áx im o + 1 P as s o 12: T rans fi ra o v al or enc ont rado na t abel a B P as s o 4: L o cal iz ar o d esv io exi st en te T ab el a B :

1

D e svi o

1

P as s o 13: C o n tr ação m u scu lar A jus te P os tur a pr inc ipal m ent e es tát ic a: + 1 C ontr aç ão te: D es v io D is c ret o: 0 / D es v io A c ent uado: + 1

0

P os tur a é at iv a por 4 m inut os ou m ai s : + 1

1

P as s o 5: T rans fi ra o v al or enc ont rado na t abel a A P as s o 14: F o rça e C ar g a T ab el a A :

3

M enor que 2k g, i nt er m it ent e: + 0 F or ç a/ C ar ga E nt re 2 e 10 k g, i nt er m it ent e: + 1

0

P as s o 6: C o n tr ação m u scu lar E nt re 2 e 10k g, es tát ic o/ repet it iv o: + 2 P os tur a pr inc ipal m ent e es tát ic a: + 1 C ontr aç ão M ai or do que 10 k g, c hoque: + 3 P os tur a é at iv a por 4 m inut os ou m ai s : + 1

1

P as s o 15: T rans fi ra a s om at ór ia ( P as s os 12 + 13 + 14) par a a t abel a C P as s o 7: F o rça e C ar g a S o m at ó ri a:

2

M enor que 2k g, i nt er m it ent e: + 0 F or ç a/ C ar ga E nt re 2 e 10 k g, i nt er m it ent e: + 1

0

F in a l: E nt re 2 e 10k g, es tát ic o/ repet it iv o: + 2 M ai or do que 10 k g, c hoque: + 3 P as s o 8: T rans fi ra a s om at ór ia ( P as s os 5 + 6 + 7) par a a t abel a C S o m at ó ri a:

4

S

co

re:

3

In v est ig ar , p o ssib ilid ad e d e r eq u er er muda a s

A

NÁL

ISE ERG

O

M

ICA

M

É

T

O

DO

DE

RUL

A

P

ág

. 02 d

e 03

(24)

1

1

2

2

3

3

4

4

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

3 2 T RO NCO 2 1 1 1 2 1 2 1 2 1 2 1 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 1 1 2 2 2 2 3 3 3 1 1 2 1 2 2 3 3 4 4 4 4 4 1 2 2 2 2 2 3 3 3 3 2 1 2 2 2 3 4 4 5 5 5 5 5 1 3 2 3 2 3 3 3 4 4 3 2 2 2 3 3 4 4 5 5 5 6 6 2 1 2 2 2 3 3 3 4 4 4 2 3 2 3 3 4 4 5 6 6 6 6 2 2 2 2 2 3 3 3 4 4 5 3 4 4 4 4 5 5 6 6 6 6 6 2 3 2 3 3 3 4 4 4 5 6 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 3 1 2 3 3 3 4 4 5 5 2 3 2 2 3 3 3 4 4 5 5 2 3 3 2 3 3 4 4 4 5 5 4 1 3 4 4 4 4 4 5 5 1 2 3 4 5 6 7+ 4 2 3 4 4 4 4 4 5 5 4 1 1 2 3 3 4 5 5 4 3 3 4 4 5 5 5 6 6 2 2 2 3 4 4 5 5 5 1 5 5 5 5 5 5 6 7 3 3 3 3 4 4 5 6 5 2 5 6 6 6 6 7 7 7 4 3 3 3 4 5 6 6 5 3 6 6 6 7 7 7 7 8 5 4 4 4 5 6 7 7 6 1 7 7 7 7 7 8 8 9 6 4 4 5 6 6 7 7 6 2 7 8 8 8 8 9 9 9 7 5 5 6 6 7 7 7 6 3 9 9 9 9 9 9 9 9 8+ 5 5 6 7 7 7 7 N ív el 2 Inv es ti gar , pos s ibi lidade de r equer er m udanç as N ív el 3 5 a 6 Inv es ti gar , r eal iz ar m udanç as rapi dam ente N ív el 4 7 + M udanç as I m edi atas N ív el 1 1 a 2 N ív el 2 3 a 4 P os tur a A c ei táv el s e não r epeti da ou m anti da dur ante l ongos per íodos pe rna pe rna 1 2 3 T ABEL A C D esv D esv pe rna pe rna pe rna pe rna 4 5 6 6 P u n h o f lex / ext Pesco ço Bra ço Ant ebraç o 1 2 3 4 D esv D esv 1 2 3 4 5

T

AB

E

L

AS

P

ág

. 03 d

e 03

T ABEL A A T ABEL A B

(25)

ANALISADOR:

Leane Barbosa

Monitor está abaixo do

campo visual do

colaborador

17.3.2-a,b

Mesa apresenta quina

angulada e superfície de

contato (vidro)

17.4.1

Cadeira não apresenta

ajuste de altura e nota-se

que necessita de suporte

para os pés.

17.3.3;17.3.4

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

Conforme ferramentas utilizadas para avaliação: Conclui-se que a atividade apresenta GRAU RISCO MODERADO para a atividade.

É válido ressaltar que melhorias contínuas nos postos e métodos de trabalho, sempre devem ser realizadas visando prevenir, restaurar e promover a

saúde do colaborador e atender as Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho.

RECOMENDAÇÕES

Ocasionando alteração biomecânica da cervical e no campo

visual.

Ocasionando compressão tecidual, favorecendo lesões de

membros superiores.

DESCRIÇÃO OPERACIONAL

PROBLEMAS

Conforme as ferramentas utilizadas concluí-se que o posto de trabalho:

CHECK LIST DE COMPUTADOR

Ferramenta utilizada para avaliação de posto de trabalho com computador ou terminal, onde 100% representa um

posto ideal para o trabalho nessas condições.

RESULTADO: Apresenta Condição Ergonômica Razoável.

Ocasionando compressão tecidual em posterior de coxa,

favorecendo alterações vasculares de membros inferiores.

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e

logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos

e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário

referente aos mesmos; preparam relatórios e planilhas. Responsável por escalar os

trabalhadores para operações pontuais, envia os documentos para terminais, corrigir as

produções para mandar para o faturamento, ficar um alerta quando falta trabalhador, resolver

pendências sindicais.

Mesa com quina angulada vidro sobre a mesa;

cadeira não tem ajuste de altura, giro e rodízios.

SITUAÇÃO ENCONTRADA

REQUISITO NR

17

CONSEQUÊNCIA

FOTO

Escala

Assistente Téc. Escalador

---

26/09/2013

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Computador

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Monitor, teclado, mouse, caneta, prancheta, grampeador, documentos, rádio, impressora

e telefone.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

---LAY-OUT

Colaborador utiliza mesa passando sua jornada de trabalho 10% em pé e 90% sentado.

MEDIÇÕES DO POSTO

Altura da Mesa/Bancada/máquina: 81cm

Espaço de trabalho:1m64cm

Tamanho do monitor: 21"

Profundidade: 53cm

Distância do monitor Colaborador:70cm

ANÁLISE ERGONÔMICA

Pág. 01 de 02

(26)

O teclado é ergonômico? A regulagem é feita facilmente?

Suas dimensões são apropriadas, inclusive cabendo o mouse?

É possível mover o teclado mais perto ou mais para longe do operador? O suporte é capaz de amortecer vibrações ou sons criados ao se digitar? O mouse está posicionado ao lado do teclado e no mesmo nível?

O espaço para as pernas é suficientemente alto? O espaço para as pernas é suficientemente profundo? O espaço para as pernas é suficientemente largo? Há apoio para o punho?

Este apoio está adequado (não sendo muito alto ou baixo provocando desvio de punho)? O teclado é macio?

A altura do suporte do teclado é regulável? Espaço para as pernas suficientemente alto? Espaço para as pernas é suficientemente profundo? Espaço para as pernas suficientemente largos? Permite ajuste de altura da tela vídeo?

Este ajuste pode ser feito facilmente?

O monitor pode ser posicionado mais para a frente ou mais para trás? Este ajuste pode ser feito facilmente?

É possível movimentação lateral do monitor? Este ajuste pode ser feito facilmente? Teclado e seu Suporte

O teclado é destacável da unidade de vídeo? Dimensões apropriadas?

Apoio dorsal fornece um suporte firme?

Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? Regulagem da altura do apoio dorsal?

Espaço para acomodação das nádegas? Giratória?

Rodízios não muito duros nem muito leves? Existe apoio para os membros superiores?

Os apoios para membros superiores são arredondadas? Mesa do Trabalho

Altura apropriada?

A borda anterior da mesa é arredondada? Apoio dorsal com regulagem da inclinação ?

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DE POSTOS DE TRABALHO COM TERMINAL OU COM COMPUTADOR

Avaliação da Cadeira Esforço muscular estático? Cadeira estofada?

Altura regulável?

Acionamento fácil da regulagem da altura?

Os pés ficam bem apoiados no chão ou em suporte próprio? Largura da cadeira de dimensão correta?

Assento na horizontal, não jogando o corpo do funcionário para trás? Assento de forma plana?

Borda anterior do assento arredondada?

CHECK LIST COMPUTADOR

Pág: 02 de 02

SETOR: FUNÇÃO:

Escala Assistente Técnico Escalador

SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO

(27)

TOTAL DA PONTUAÇÃO APURADA CORRESPONDE A 62% DOS PONTOS 31 a 50% dos pontos – Condição ergonômica ruim.

Menos que 31% dos pontos – Condição ergonômica péssima. Critério de Interpretação

Em cada um dos itens pesquisados e também para o total de itens deste check-list considere: 91 a 100% dos pontos – Condição ergonômica excelente.

71 a 90% dos pontos – Boa condição ergonômica.

51 a 70% dos pontos – Condição ergonômica razoável.

Caso contrário,as janelas têm persianas e cortinas? O brilho no piso é baixo?

A legibilidade do documento é satisfatória? Gerais

Distância entre a parte de trás de um terminal e o operador mais próximo é maior que 1,0 metro? O sistema de trabalho permite que o usuário alterne sua postura de modo a ficar de pé ocasionalmente? O clima é adequado (temp. efetiva entre 20-23 graus)?

O nível sonoro é apropriado, menor que 65 dBA?(não há incômodo para a audição) Sistema de Trabalho

Existe pausa bem estabelecida de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados? O número de toques por hora é menor que 8.000?

Estão os postos de trabalho posicionados de lado para as janelas? Não há janela Desliza facilmente no piso?

Tela

O monitor pode ser inclinado para cima e para baixo? Este ajuste pode ser feito facilmente?

Caracteres de cor verde, âmbar, branco (sobre fundo escuro) ou preto (sobre fundo branco)? Há tremores na tela?

Padrão da tela do monitor em SVGA? Iluminação do Ambiente

Iluminação entre 450-550 lux? (iluminação adequada, suficiente, não excessiva) A visão do trabalhador está livre de reflexos (ver tela, teclados, mesa, papéis, etc...)? Estão todas as fontes de deslumbramento fora do campo de visão do operador? Pode ser movido para frente ou para trás no piso?

Suporte para Documentos, caso não seja necessário marca sim Existe algum suporte especial para os documentos-fontes?

Sua altura, distância e ângulo podem ser ajustados? O ajuste é feito com facilidade?

Ele possui o espaço suficiente paro o tipo de documento que normalmente o trabalhador faz uso? Ele permite que o usuário o coloque a posição a mais próxima possível do ângulo de visão da tela ? Apoio para o Pés (se voce não necessita de apoio responda sim em todos os itens)

Se o operador necessitar de um apoio para os pés, ele estaria disponível? Largura suficiente? Altura regulável? Ângulo ajustável? SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO

(28)

ANALISADOR:

Leane Barbosa

Monitor está abaixo do

campo visual do colaborador

17.3.2-a,b

Mesa apresenta quina

angulada

17.4.1

Colaborador não posiciona

seus membros superiores

adequadamente sobre a

mesa, por falta de

organização na área de

trabalho.

17.6.1

Realizar orientações ao uso adequado de equipamentos de trabalho. (NR 17.6.1)

RECOMENDAÇÕES

Disponibilizar suporte para monitor com ajuste de altura (NR17.3.2-a,b)

Disponibilizar suporte para pés (NR17.3.4) com ajuste de altura e inclinação.

Disponibilizar mesa com borda arrendondada (NR17.4.1)

Disponibilizar mesa grande para melhor organização e espaço na área de trabalho (NR17.3.2-c)

DESCRIÇÃO OPERACIONAL

PROBLEMAS

Conforme ferramentas utilizadas para avaliação: Conclui-se que a atividade apresenta GRAU RISCO MODERADO para a atividade.

É válido ressaltar que melhorias contínuas nos postos e métodos de trabalho, sempre devem ser realizadas visando prevenir, restaurar e promover a saúde

do colaborador e atender as Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho.

Ocasionando alteração biomecânica da cervical e no campo

visual.

Ocasionando compressão tecidual, favorecendo lesões de

membros superiores.

Ocasionando desvios de punho, favorecendo lesões

osteomusculares de punhos.

Conforme as ferramentas utilizadas concluí-se que o posto de trabalho:

CHECK LIST DE COMPUTADOR

Ferramenta utilizada para avaliação de posto de trabalho com computador ou terminal, onde 100% representa um

posto ideal para o trabalho nessas condições.

RESULTADO: Apresenta Condição Ergonômica Razoável.

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

Realiza atividades de departamento ou serviço de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e

salários, benefícios, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das quipes. Assessoram

a diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contrataçoes, negociações de

relações humanas e do trabalho. Atua em eventos coorporativos e da comunidade, representando

a empresa. Analisa e controla os recursos humanos e as atividades, com o objetivo de manter

colaboradores motivdos e preparados para exercerem suas respectivas funções. Responsável pelo

RH, suporte em atendimento e compras, realiza relatórios, inclusão de plano de saúde, resolver

problemas burocráticos da empresa, dos convênios, DRT e TRT.

Mesa pequena apresentando quina angulada.

SITUAÇÃO ENCONTRADA

REQUISITO NR

17

CONSEQUÊNCIA

FOTO

RH

Analista de Rh

---

26/09/2013

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Computador

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Monitor, teclado, mouse, caneta, calculadora, impressora e telefone.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

---LAY-OUT

Colaborador utiliza mesa passando sua jornada de trabalho 10% em pé e 90% sentado.

MEDIÇÕES DO POSTO

Altura da Mesa/Bancada/máquina: 75cm

Espaço de trabalho:1m24cm

Tamanho do monitor: 21"

Profundidade: 46cm

Distância do monitor Colaborador:76cm

ANÁLISE ERGONÔMICA

Pág. 01 de 02

(29)

O teclado é ergonômico? A regulagem é feita facilmente?

Suas dimensões são apropriadas, inclusive cabendo o mouse?

É possível mover o teclado mais perto ou mais para longe do operador? O suporte é capaz de amortecer vibrações ou sons criados ao se digitar? O mouse está posicionado ao lado do teclado e no mesmo nível?

O espaço para as pernas é suficientemente alto? O espaço para as pernas é suficientemente profundo? O espaço para as pernas é suficientemente largo? Há apoio para o punho?

Este apoio está adequado (não sendo muito alto ou baixo provocando desvio de punho)? O teclado é macio?

A altura do suporte do teclado é regulável? Espaço para as pernas suficientemente alto? Espaço para as pernas é suficientemente profundo? Espaço para as pernas suficientemente largos? Permite ajuste de altura da tela vídeo?

Este ajuste pode ser feito facilmente?

O monitor pode ser posicionado mais para a frente ou mais para trás? Este ajuste pode ser feito facilmente?

É possível movimentação lateral do monitor? Este ajuste pode ser feito facilmente? Teclado e seu Suporte

O teclado é destacável da unidade de vídeo? Dimensões apropriadas?

Apoio dorsal fornece um suporte firme?

Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? Regulagem da altura do apoio dorsal?

Espaço para acomodação das nádegas? Giratória?

Rodízios não muito duros nem muito leves? Existe apoio para os membros superiores?

Os apoios para membros superiores são arredondadas? Mesa do Trabalho

Altura apropriada?

A borda anterior da mesa é arredondada? Apoio dorsal com regulagem da inclinação ?

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DE POSTOS DE TRABALHO COM TERMINAL OU COM COMPUTADOR

Avaliação da Cadeira Esforço muscular estático? Cadeira estofada?

Altura regulável?

Acionamento fácil da regulagem da altura?

Os pés ficam bem apoiados no chão ou em suporte próprio? Largura da cadeira de dimensão correta?

Assento na horizontal, não jogando o corpo do funcionário para trás? Assento de forma plana?

Borda anterior do assento arredondada?

CHECK LIST COMPUTADOR

Pág: 02 de 02

SETOR: FUNÇÃO: RH Analista RH SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO

Referências

Documentos relacionados

Outras soluções encontradass foram a criação de utensílios como teclados ergonômicos, luvas de digitação, mesas com apoio para o teclado, suporte para punho, além da

Esses resultados indicam maior dissipação de  energia,  pelo  aumento  do  coeficiente  de  extinção 

O presente termo de referência (TdR) objetiva a contratação de pessoa jurídica para prestação de serviço de consultoria especializada para a sistematização das lições

Ciência é Cultura 2009, Teatro Gonzaguinha, Centro de Artes Calouste Gulbenkian; Apresentação na Conferência Municipal de Saúde (Teatro Mario Lago, no Colégio Pedro II em

O O Evangelho começou a ser pregado pelo próprio Senhor que, a exemplo de Moisés, fez sinais e maravilhas, foi depois confirmada pelos seguidores de Jesus,

É o veículo destinado ao transporte pré-hospitalar de pacientes de risco de vida desconhecido, com os equipamentos mínimos para a manutenção da vida exceto os materiais de salvamento,

( ) O Município poderá ceder a particulares, para serviços de caráter transitório, conforme regulamentação a ser expedida pelo Prefeito Municipal, máquinas e operadoras

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à