• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO GOL DE PLACA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO GOL DE PLACA"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

GOL DE PLACA

Na linguagem do futebol, gol de placa é uma expressão usada para designar gols que, por sua rara beleza e dificuldade, também merecem uma placa. Como estamos às vésperas de sediar mais uma edição da Copa do Mundo, versão 2014, que tal a gente perseguir, o ano todo, uma placa diferente: a da consolidação do ISTA como verdadeira instituição do saber, que faz do diálogo seu método prioritário. Para isso, dependemos de uma série de fatores e de pessoas, mas sem sombra de dúvidas precisamos contar com a entrada no jogo de todos os alunos novos que aguardamos e acolhemos calorosamente.

O processo seletivo é somente um jogo treino, que visa escalar os melhores para um campeonato com duração de alguns anos, onde a chance de recuperação ao longo do torneio é oferecida a todos. Se a educação não entrar em campo em nosso país, disputando sempre o primeiro lugar em desenvolvimento com a saúde, corremos o risco de fazer dos cidadãos brasileiros meros consumidores.

A política tem mostrado que privilegiou uma concepção neoliberal que confunde “progresso social” com “enriquecimento dos indivíduos”, assim criando um abismo intransponível entre o eventual maior bem-estar que cada família passou a experimentar da porta de sua casa para dentro e o desastre absoluto verificado da porta para fora (insegurança, medo, poluição, caos urbano, guerras entre gangues, etc.).

O ISTA quer, por meio de seus cursos de Filosofia e de Teologia, se constituir num facilitador nessa missão de buscar respostas novas e de revisar perguntas que são postas a nós em meio a um presente marcado por tantos paradoxos.

Já não vivemos no mundo das evidências. Nem mesmo nossas opções têm durabilidade. Tudo cambia. Nesse meio somos desafiados a gestar nossas convicções, testemunhando-as aos incrédulos e aos desencantados.

(2)

O ISTA aposta tudo na qualidade da educação como um antídoto a essa política equivocada, que acaba privilegiando o sistema financeiro, deixando em segundo plano o sistema produtivo e o bem comum de todos os cidadãos.

Sabemos que a inversão dessa política também depende do desencadeamento de um processo abortivo do opressor que foi introjetado na classe oprimida, daí que nossa aposta também é que a educação tenha como meta um serviço de qualidade, sobretudo aos pobres e excluídos, que formam a grande massa de todas as periferias, por vezes até de nossas comunidades cristãs.

Ser aluno do ISTA é estar disposto a assumir seu lugar no processo educativo, onde se valoriza muito a troca de saberes, de modo que o aprendizado se faça de maneira coletiva, em mutirão. E cada um tem seu lugar na escalação do time, mas todos concorrem para o sucesso da equipe. Não há lugar para franco-atiradores, mas as individualidades podem brilhar sim, pois é do conjunto dos brilhos de cada um que se vence o campeonato.

Portanto, seja bem-vindo à equipe ISTA ou, como já se acostumou a dizer, à família ISTA. Aqui se respeita e muito o técnico, aquele que define as estratégias e dá o ritmo ao jogo. Sim, é Jesus Cristo que nos comanda e nos orienta para que nossa vitória seja a mais ampla e inclusiva possível. Temos consciência de que a sociedade está sedenta de verdadeiros valores e muita gente busca um sentido mais profundo para sua vida. Aqui nos empenhamos para sermos verdadeiras testemunhas do Ressuscitado, pois acreditamos que é Ele o fundamento de tudo. “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos profetas disseram: Pois somos também sua geração” (At 17,28).

Seja bem-vindo e você encontrará uma equipe coesa para ajudar-lhe a fazer na vida o seu gol de placa!

Pe. Manoel Godoy Diretor Executivo do ISTA

(3)

NOSSA MISSÃO

Contribuir para a formação integral de religiosos(as) e leigos(as), por meio de um processo pedagógico criativo, em diálogo com a pastoral e o mundo contemporâneo, em vista de uma socie-dade inclusiva e sustentável à luz da fé cristã.

HISTÓRICO DO ISTA

O Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA - foi criado em 19 de outubro de 1987, numa Assembleia de Superiores Maiores de diversos Institutos Relogiosos. Com a colaboração da CRB-Leste II, constituiu-se um grupo de doze “sócios-fundadores“, que assumiu a responsabilidade do novo Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos dos Religiosos.

Como Sociedade Civil de direito privado com fins educacionais, assistenciais, filantrópicos e sem fins econômicos, o ISTA se rege pela legislação específica de seu Regimento Geral, definidor de sua identidade singular. Com sede à Rua Itutinga, 300, Bairro Minas Brasil, em Belo Horizonte - MG, é mantido pela INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO - ISJB, que é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de assistência social e beneficiência, de caráter educativo e cultural.

O ISTA tem como finalidade a formação intelectual e pastoral, em nível superior, dos estudantes de congregações religiosas e leigos de ambos os sexos. No foro eclesiástico o Instituto segue as normas da Igreja Católica.

(4)

FILOSOFIA

(5)

OBJETIVOS DO CURSO

1 - desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico política;

2 - desenvolver a capacidade de formular e propor soluções a problemas, de um modo específico filosófico;

3 - desenvolver a capacidade de análise, interpretação e comentário de textos teóricos, dentro dos rigorosos

procedimentos de técnica hermenêutica;

4 - favorecer a compreensão da importância das questões acerca do sentido da significatividade da própria existência e das produções culturais;

5 - promover a integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como o agir pessoal e político; 6 - relacionar o exercício da crítica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.

(6)

PERFIL DO PROFISSIONAL A

SER FORMADO

O Curso proposto deverá formar licenciados em Filosofia. O licenciado formado se orienta, sobretudo, para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. O profissional receberá uma sólida formação em história da filosofia, que o capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere. As temáticas que através da tradição se constituíram nas grandes disciplinas mencionadas nos documentos oficiais de 1962 constituem ainda hoje uma parte essencial da formação do licenciado.

O Curso espera do licenciado uma vocação pedagógica que o habilite para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos da Educação Básica o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

(7)

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

O curso é oferecido anualmente na modalidade licenciatura mediante processo seletivo e se dirige aos candidatos que concluíram o curso de Ensino Médio. O número de vagas oferecido é de 80 (oitenta) - duas turmas de 40 (quarenta) alunos - no turno diurno de acordo com a legislação do MEC, Portaria nº 2917, de 17 de outubro de 2002.

Caso não haja número suficiente de candidatos, o ISTA se reserva o direito de não abrir duas turmas.

No ato da matrícula, o aluno oriundo do Processo Seletivo faz sua inscrição, obrigatoriamente, em todas as disciplinas oferecidas no primeiro período. A integralização do curso, no seu currículo-padrão, pode ser feita, no mínimo, em 6 (seis) períodos.

INSCRIÇÕES

1- Na Secretaria do ISTA, de 4 de novembro a 20 de dezembro de 2013, das 7 às 16h. Taxa de inscrição: R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).

2- Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3- Os portadores de necessidades especiais e/ou que necessitem de recursos especiais deverão contatar antecipadamente o Instituto pelos telefones (31) 3419-2806 / 3419-2807, para que sejam disponibilizados os recursos conforme suas necessidades.

(8)

PROVAS

Dia 27 de janeiro de 2014.

1ª Etapa - 8 às 12h: Interpretação de texto filosófico e História - Mundo Contemporâneo; 2ª Etapa - 14 às 17h: Produção de texto.

Para a realização das provas o candidato deve se apresentar munido de comprovante de inscrição, carteira de identidade ou documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

As provas realizar-se-ão nas dependências do Instituto Santo Tomás de Aquino.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

DAS PROVAS

1- Atribuição dos pontos: Cada prova será avaliada em 100 pontos. O candidato deverá obter, o mínimo de 40 pontos em cada prova e a média global 50.

2- A classificação para preenchimento das vagas no curso será feita pela ordem vertical descrescente sobre o total dos pontos obtidos pelos candidatos até preencher o número de vagas estipuladas.

(9)

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A lista com a relação dos candidatos classificados estará disponível no site: www.ista.edu.br e afixada na Secretaria do ISTA, a partir das 9h do dia 29 de janeiro de 2014.

MATRÍCULA DOS CANDIDATOS

CLASSIFICADOS

A matrícula dos classificados para o 1º semestre de 2014 ocorrerá junto à Secretaria do Instituto nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, das 7 às 16h.

Documentos exigidos para a matrícula:

- Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (fotocópia autenticada);

- Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia); - Carteira de Identidade (fotocópia);

- CPF (fotocópia);

- Título de Eleitor (fotocópia);

- Comprovante de Quitação Eleitoral (fotocópia); - Certificado de Reservista (fotocópia);

- Prova de quitação com serviço militar (fotocópia); - 2 fotos 3x4 recentes;

- Comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade;

- Contrato de prestação de serviços educacionais, devidamente assinado;

(10)

ORIENTAÇÕES PARA O

PROCESSO SELETIVO

1ª Etapa: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A prova de interpretação de texto tem por objetivo fazer com que o candidato demonstre conhecimentos de leitura e análise de texto filosófico. Entende-se como leitura a capacidade de compreender conceitos, perceber sua conexão e fundamentar as diversas argumentações do tema central do texto.

O candidato deverá demonstrar, por suas respostas, que é um leitor crítico que estabelece relações entre conceitos, compreendendo seu significado e seu sentido no texto.

Espera-se, então, que o candidato leia o texto indicado e responda as questões utilizando padrão culto da língua, de forma coerente, reflexiva e crítica.

LEITURA OBRIGATÓRIA:

PLATÃO. A República. Livros I, II, III e IV. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

LEITURAS RECOMENDADAS:

HUISMAN, D. Agostinho. In: HUISMAN, D. Dicionário dos filósofos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.14-23.

PAPPAS, Nickolas. A República de Platão. Lisboa: Edições 70, 1995.

(11)

HISTÓRIA - MUNDO CONTEMPORÂNEO

O candidato deverá apresentar conhecimentos da História e dos principais desafios da contemporaneidade mundial e brasileira.

PROGRAMA

1 - A globalização econômica e o neoliberalismo. 2 - A globalização social e as desigualdades. 3 - O Brasil na era do pós-neoliberalismo.

4 - História da África em sua dimensões culturais, econômicas e políticas.

5 - Desafios Contemporâneos:

5.1 - Desafios para a construção dos direitos humanos na ordem contemporânea.

5.2 - Exclusão, inclusão e perspectivas emancipatórias 5.3 - A questão agrária.

5.4 - América contemporânea.

LEITURAS RECOMENDADAS:

SANTOS, Boaventura. Os processos de Globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002, p. 25-104. Disponível em: http://www.eurozine.com/articles/2002-08-22-santos-pt.html

(12)

UNESCO. História Geral da África, VIII: África desde 1935 / editado por Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. – Brasília: UNESCO, 2010, p. 29-57. Disponível em: http://unesdoc. unesco.org/images/0019/001902/190256POR.pdf

ALENCAR, Chico; RAMALHO, Lúcia; RIBEIRO, Marcos Tolentino. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985, p. 69-304.

AQUINO, Rubim Santos Leão de; ALVARENGA, Francisco Jacques Moreira; FRANCO, Denise de Azevedo. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1993, p. 205-415.

Jornais e revistas atuais.

2ª Etapa: PRODUÇÃO DE TEXTO

A palavra não foi feita pra enfeitar, brilhar como ouro falso: a palavra foi feita para dizer. (Graciliano Ramos)

A prova de Produção de Texto (Redação) leva em consideração que o ato de escrita não se reduz ao uso da norma culta da língua, embora essa seja objeto de avaliação. Além de demonstrar que possui capacidade de escrever com clareza,

adequação ortográfica e correção gramatical, é necessário que o candidato leve em consideração, na construção do seu texto, a

argumentação e o posicionamento a respeito do tema.

A prova se constitui na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta a ser desenvolvida sobre um tema atual, social, político ou cultural.

(13)

Os critérios de avaliação da prova de Produção de Texto se baseiam em:

- Compreensão geral da proposta de produção de texto; - Seleção e tratamento adequado dos argumentos; - Coesão e coerência textuais;

- Uso do padrão culto da língua, conforme o sistema oficial vigente (nova ortografia).

(14)

TEOLOGIA

(Curso reconhecido por Portaria do MEC nº 1.619 de 13/11/2009) Curso afiliado à UNIVERSITÀ PONTIFICIA SALESIANA de Roma, desde 05/09/1995

(15)

OBJETIVOS DO CURSO

1 - oferecer uma visão global e sistemática da Tradição Cristã, através do conhecimento das Sagradas Escrituras e da reflexão teológica em seus vários aspectos;

2 - dar condições de interpretar, compreender e atuar na complexa realidade contemporânea, à luz dessa mesma Tradição Cristã; 3 - favorecer a ampliação dos horizontes para o diálogo, com outras ciências, e diferentes tradições religiosas;

4 - contribuir na formação à Vida Religiosa e ao Ministério Ordenado.

(16)

PERFIL DO CURSO

O curso de Teologia do ISTA se destaca pelo seu enfoque pastoral, primando em encontrar autênticos pontos de intercessão entre a reflexão acadêmica e a prática diária no trabalho pastoral. Além disso, o ISTA, embora preservando seu amplo horizonte de atuação, tem como missão contribuir para uma formação especialmente dirigida aos religiosos e religiosas, firmando-se como uma instância crítica em que a Vida Religiosa seja permanentemente avaliada, celebrada e criativamente assumida.

PERFIL DO BACHAREL

FORMADO

O bacharel formado deverá ter conhecimento panorâmico da Sagrada Escritura judaico-cristã, no Primeiro e Segundo Testamentos, no que diz respeito às atuais pesquisas exegéticas; conhecimento seguro e crítico das principais declarações dogmáticas cristãs; capacidade de reflexão acerca dessas mesmas declarações dogmáticas, com vistas a atualizá-las para o seu contexto; condições de posicionamento ético em relação aos problemas ditos de fronteira, sobretudo os que envolvem a vida humana; abertura ao diálogo e uso efetivo de outras ciências, particularmente as Humanas, na construção do saber teológico e abertura ao diálogo com outras tradições religiosas, seja dentro, seja fora do cristianismo, com vistas ao aperfeiçoamento e progresso de uma sociedade mais justa e pacífica.

(17)

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

O curso é oferecido anualmente na modalidade bacharelado mediante processo seletivo e se dirige aos candidatos que concluíram o curso de Ensino Médio. O número de vagas oferecido é de 50 (cinquenta), no turno diurno de acordo com a legislação do MEC, Portaria nº 1.619, de 13 de novembro de 2009.

No ato da matrícula, o aluno oriundo do Processo Seletivo faz sua inscrição, obrigatoriamente, em todas as disciplinas oferecidas no primeiro período. A integralização do curso, no seu currículo-padrão, para o bacharelado, pode ser feita, no mínimo, em 6 (seis) períodos.

NOTA: Os candidatos ao ministério presbiteral, por exigência canônica, complementam o currículo com mais 2 (dois) períodos.

INSCRIÇÕES

1- Na Secretaria do ISTA, de 4 de novembro a 20 de dezembro de 2013, das 7 às 16h. Taxa de inscrição: R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).

2- Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3- Os portadores de necessidades especiais e/ou que necessitem de recursos especiais deverão contatar antecipadamente o Instituto pelos telefones (31) 3419-2806 e 3419-2807, para que sejam disponibilizados os recursos conforme suas necessidades.

(18)

PRÉ-REQUISITO

Curso de Filosofia, para os candidatos ao sacerdócio.

PROVAS

Dia: 27 de janeiro de 2014.

1ª Etapa - 8 às 12h: Interpretação do texto teológico; 2ª Etapa - 14 às 17h: Produção de texto.

Para a realização das provas o candidato deve se apresentar munido de comprovante de inscrição, carteira de identidade ou documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

As provas realizar-se-ão nas dependências do Instituto Santo Tomás de Aquino.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

DAS PROVAS

1- A primeira etapa será avaliada em 100 pontos, nos seguintes quesitos e suas respectivas pontuações equivalentes:

- Compreensão do texto: 40 pontos - Uso correto da língua: 30 pontos - Apreciação pessoal: 30 pontos

(19)

2- A segunda etapa será avaliada em 100 pontos, nos seguintes quesitos e suas respectivas pontuações equivalentes:

- Clareza e coerência de ideias: 35 pontos

- Ortografia, pontuação e morfossintaxe: 35 pontos - Adequação ao tema proposto: 30 pontos

3- As duas etapas do processo seletivo terão pesos equivalentes, isto é, peso de 5 cada uma.

4- A nota mínima para a aprovação será de 60 (sessenta) pontos.

DIVULGAÇÃO DOS

RESULTADOS

A lista com a relação dos candidatos classificados estará disponível no site: www.ista.edu.br e afixada na Secretaria do ISTA, a partir das 9h do dia 29 de janeiro de 2014.

(20)

MATRÍCULA DOS

CANDIDATOS CLASSIFICADOS

A matrícula dos classificados para o 1º semestre de 2014 ocorrerá junto à Secretaria do Instituto nos dias 29, 30 e 31 de janeiro , das 7 às 16h.

Documentos exigidos para a matrícula:

- Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (fotocópia autenticada);

- Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do curso de Filosofia

(fotocópia autenticada) para os candidatos ao sacerdócio; - Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia); - Carteira de Identidade (fotocópia);

- CPF (fotocópia);

- Título de Eleitor (fotocópia);

- Comprovante de Quitação Eleitoral (fotocópia); - Certificado de Reservista (fotocópia);

- Prova de quitação com serviço militar (fotocópia); - 2 fotos 3x4 recentes;

- Comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade;

- Contrato de prestação de serviços educacionais, devidamente assinado;

(21)

ORIENTAÇÕES PARA O

PROCESSO SELETIVO

1ª ETAPA: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TEOLÓGICO

O candidato deverá interpretar um texto introdutório à Teologia, mediante o qual será aferida a capacidade de compreensão do texto e elaboração coerente e crítica da interpretação. Nessa interpretação, além do uso correto da língua portuguesa, serão avaliados os seguintes quesitos:

- O conhecimento global do conteúdo proposto.

- A capacidade de perceber a estrutura do texto e suas ideias principais.

- A capacidade de elaborar uma coerente apreciação pessoal do texto, com clareza, fidelidade ao texto e a criatividade pessoal.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS:

KONINGS, Johan. Ser cristão - fé e prática. Petrópolis: Voz-es, 2005. 76p.

MURAD, Afonso; GOMES, Paulo Roberto; RIBEIRO, Súsie. A casa da teologia: introdução ecumênica à ciência da fé. São

Paulo: Paulinas, 2010. P. 9-102.

LEITURA DE APOIO METODOLÓGICO

MATOS, Henrique Cristiano José. Aprenda a estudar: orientações metodológicas para o estudo. 13. ed. Petrópolis: 2004. 135p.

(22)

2ª Etapa: PRODUÇÃO DE TEXTO

A palavra não foi feita pra enfeitar, brilhar como ouro falso: a palavra foi feita para dizer. (Graciliano Ramos) A prova de Produção de Texto (Redação) leva em consideração que o ato de escrita não se reduz ao uso da norma culta da língua, embora essa seja objeto de avaliação. Além de demonstrar que possui capacidade de escrever com clareza,

adequação ortográfica e correção gramatical, é necessário que o candidato leve em consideração, na construção do seu texto, a

argumentação e o posicionamento a respeito do tema.

A prova se constitui na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta a ser desenvolvida sobre um tema atual, social, político ou cultural.

Os critérios de avaliação da prova de Produção de Texto se baseiam em:

- Compreensão geral da proposta de produção de texto; - Seleção e tratamento adequado dos argumentos; - Coesão e coerência textuais;

- Uso do padrão culto da língua, conforme o sistema oficial vigente (nova ortografia).

(23)

AGENDA DO CANDIDATO

4 a 20 de dezembro de 2013

Período de inscrições 27 de janeiro de 2014 Realização das provas

29, 30 e 31 de janeiro de 2014 Resultado e matrícula dos aprovados 3 de fevereiro de 2014

(24)

ISTA - Instituto Santo Tomás de Aquino Todos os direitos reservados, 2013

Referências

Documentos relacionados

DEF051952 Quando você faz upgrade do Marketing Platform 7.5.x para 8.1.0, o instalador solicitará para especificar o diretório no qual a versão 7.5.x está instalada. Se o instalador

Os resultados se mostraram positivos, pois o burnout, a área superficial BET e a reatividade ao CO 2 dos oxi-chars foram semelhantes ou mais altos do que tais

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

a) “Ao fundo da nossa rua, depois de todas as casas, depois de todas as árvores, depois do campo de ervas altas e do ribeiro de água gelada, há um muro”.. Depois, transforma as

A baleia foi-se embora também muito contente, assim como o salmonete vermelhete; mas a grade é que nunca mais saiu da garganta da baleia. E por isso é que a

f) Talvez eu seja perdoado por ele. Adjunto adverbial de dúvida g) Falou muito pouco. Adjunto adverbial de modo.. h) Podavam-se as plantas com uma grande tesoura. Adjunto adverbial