• Nenhum resultado encontrado

Vamos dar continuidade ao estudo das Células. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Núcleo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vamos dar continuidade ao estudo das Células. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Núcleo."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

Vamos dar continuidade ao estudo das Células. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Núcleo.

Núcleo

O núcleo celular é uma estrutura normalmente esférica ou ovoide, presente em todas as células eucarióticas. Funciona como o “armazem” de todas

as informações relacionadas a função e estrutura da célula.

A maioria das células possuem um único núcleo, sendo denominadas como mononucleadas; existem algumas como o paramécio (protozoároio) que pussem dois núcleos, um macronúcleo e um micronúcleo, essas células são denominadas binucleadas; já as fibras musculares esqueléticas possuem muitos núcleos, pois são originadas da fusão de um grande número de células embrionárias, sendo denominadas

multinucleadas; e por fim trazemos o exemplo das hemáticas, que durante o processo de especialização perdem o núcleo, sendo denominadas anucleadas.

Abordaremos a seguir os componentes do núcleo celular, sendo estes: Carioteca, Cromatina, Nucléolo e Nucleoplasma.

Carioteca

O termo teca é muito utilizado na Biologia, para nos referirmos a casca,

envoltório, receptáculo, etc. Aqui utilizaremos ele para nos referirmos a envoltório, desta forma, carioteca também pode ser conhecida como envoltório nuclear.

Figura 1: Representação de um núcleo celular eucarionte.

Fonte: http://biologiageral.epizy.com/nucleo-celular/?i=1

(3)

O termo “membrana nuclear” deve ser evitado, já que a carioteca é uma estrutura complexa, constituída por duas membranas lipoproteicas1, forrada iternamente por uma lâmina de filamentos proteícos. Em alguns pontos as membranas se fundem, formando poros, voltados para a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.

Com a carioteca, o conteúdo nuclear pode ser quimicamente diferente do citosol, já que as pequenas moléculas apolares têm passagem livre por difusão. Outras substâncias, como moléculas polares, proteínas, RNA etc., só podem entrar ou sair passando pelos poros.

Os poros da carioteca possuem uma estrutura proteíca, denominada Complexo do Poro, que funciona como uma válvula, permitindo a passagem de determinados materiais e fechando-se em seguida. Sabemos que as proteínas que irão atuar no núcleo possuem uma sequência de aminoácidos especifica, que denominamos como sinal de reconhecimento nuclear. O completo do poro faz esse reconhecimento e então se abre para permitir a passagem. O mesmo ocorre com substâncias produzidas no núcleo e que devem atuar no citoplasma.

Cromatina

O termo cromatina (do grego chromatos, cor) começou a ser utilizado no século XIX, para indicar o material corável que preenchia a maior parte do núcleo celular. Atualmente denominamos cromatina como o conjunto de cromossomos presente no núcleo celular.

Descobriu-se que durante a interfase (período em que a célula não está se dividindo), cada molécula de DNA presente no núcleo está em forma de um longo filamento, muito fino, formado pela dupla-hélice associada em vários pontos a proteínas histonas. Estas proteínas possuem caráter básico, o que associadas com o DNA, conferem a este diferentes graus de condensação ao longo do ciclo celular.

1 Aqui começam as primeiras conexões entre os conteúdos que estudamos anteriormente. O que

(4)

Desta forma as regiões que apresentam coloração mais intensa, são denominadas heterocromatinas, nestas regiões os cromossomos se mantém permanentemente condensados.

Nucléolo

Os nucléolos são corpúsculos sem membrana, ricos em RNA ribossômico, que associado a proteínas, serve para formar novos ribossomos. Um núcleo pode conter mais de um nucléolo.

Durante a divisão celular, estes nucléolos se desintegram e os novos ribossomos migram para o citoplasma, sendo distribuídos posteriormente, entre as células filhas. Após a divisão, nos núcleos recém formados, serão produzidos novos nucléolos, pelas regiões organizadoras de nucléolo, presentes em alguns cromossomos.

Nucleoplasma

O nucleoplasma é uma solução aquosa que envolve a cromatina e os nucléolos. Estão presentes nesta solução, diversos tipos de íons, moléculas de ATP, nucleotídios e diversas enzimas.

Atividade!!!

*Para a discussão da Divisão Celular, vamos utilizar a apostila do Me Salva! Vocês viram como tudo em biologia está interligado?

Queremos que vocês façam relações entre os materiais de células e o de moléculas. Citando quais moléculas apareceram e onde estás são encontradas. Vamos discutir as respostas de vocês na monitoria. Venham preparados.

(5)

1. Núcleo Celular

(https://www.youtube.com/watch?v=7Azal8mQjmk) 2. Divisão Celular

Referências

Documentos relacionados

Células procariotas possuem ribossomos 70S, podem possuir flagelo e tem parede celular de peptídeoglicanos. Envoltório nuclear, ribossomos 80S são características de

1 Para os efeitos do artigo 245º do Código dos Valores Mobiliários, apresentamos o nosso Relatório de Auditoria sobre a informação financeira consolidada contida no

Nel caso di installazioni in cui il trasmettitore e il ricevitore si trovino a una distanza inferiore ai 4 mt si consiglia di togliere la lente sul fotodiodo del ricevitore..

a) Celoma.. O estudo do desenvolvimento embrionário dos animais foi organizado, de forma geral, em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese. c) Os

Para os parâmetros citoplasma das células luteínicas, núcleo das células luteínicas e fibroblasto são necessários 30 campos, enquanto que para células endoteliais e pericito

A remuneração do analista de investimento responsável por este relatório é indiretamente influenciada pelas receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas

Art. 1º A Polícia Civil, instituição permanente, subordinada diretamente ao Governador do Estado, integrante da Célula de Justiça e Defesa Social, é órgão da

Pelo exposto, a CONITEC, em sua 21ª reunião ordinária, recomendou a não incorporação no SUS das insulinas análogas de longa ação (glargina e detemir) e das insulinas análogas