• Nenhum resultado encontrado

Disciplina: História e Geografia de Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina: História e Geografia de Portugal"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prova Código 05 |1 de 5

maio 2020

INFORMAÇÃO- PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA – PROVA ESCRITA

Disciplina: História e Geografia de Portugal

Prova 05| 2020

---

2º Ciclo do Ensino Básico

1. Introdução

A presente informação de prova estabelece as regras e procedimentos gerais a que deve obedecer a realização da prova de equivalência à frequência de Cidadania e Desenvolvimento, de acordo com o Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março e o Decreto-Lei n.º 14-G/2020 de 13 de abril, que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

Assim, considerando o regime jurídico da educação inclusiva, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, e pela Declaração de Retificação n.º 47/2019, de 3 de outubro, os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens consagrados no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e, ainda, as demais disposições regulamentares de cada oferta educativa e formativa, o Despacho Normativo n.º 3-A/2020 altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames, aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário e “ajusta algumas regras e procedimentos gerais inerentes à realização e organização das provas de equivalência à frequência, garantindo a eficaz implementação dos mesmos. No referido processo de ajustamento foi prosseguido um princípio de simplificação, como reflete, designadamente, a instrução de processos no âmbito das adaptações na realização da prova.”

Este documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:  Objeto de avaliação;

 Características e estrutura;  Critérios de classificação;  Material;

(2)

Prova Código 05 |2 de 5

Importa referir que, nas provas desta disciplina, o grau de exigência decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critérios de classificação estão balizados pelo Programa, em adequação ao nível de ensino a que a prova diz respeito.

2. Objeto de avaliação

A prova de exame tem como referência o Programa de História e Geografia de Portugal em vigor para o 2.° ciclo do ensino básico e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

 Serão avaliados os objetivos gerais, do domínio das aptidões/capacidades e do domínio dos conhecimentos associados aos conteúdos e aos conceitos/noções básicas:

 Analisar fontes de natureza diversa, distinguindo informação explícita e implícita, assim

como os respetivos limites para o conhecimento do passado.

 Analisar textos historiográficos, identificando a opinião do autor e tomando-a como uma

interpretação suscetível de revisão, em função dos avanços historiográficos.

 Situar cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes,

relacionando-os com relacionando-os contextrelacionando-os em que ocorreram.

 Identificar a multiplicidade de fatores e a relevância da ação dos indivíduos ou grupos,

relativamente a fenómenos históricos circunscritos no tempo e no espaço.

 Situar e caracterizar aspetos relevantes da história de Portugal.

 Elaborar e comunicar com correção linguística, sínteses de assuntos estudados.

Relativamente aos conteúdos, o Programa da disciplina acentua a importância da História e da Geografia de Portugal na formação do aluno e define globalmente uma orientação metodológica que implica a progressiva construção do saber histórico.

A prova de equivalência à frequência incide apenas nos itens relativos aos temas e subtemas apresentados na presente informação, a saber:

5º Ano

A Península Ibérica – Localização

(3)

Prova Código 05 |3 de 5

- Localização de Continentes e Oceanos; - Orientação – Rosa-dos-Ventos

A Formação do Reino de Portugal,

- D. Afonso Henriques e a Luta pela Independência

Portugal do séc. XIII ao séc. XIV

- A Revolução de 1383/85

- Morte de D. Fernando e o problema da sucessão; - A resistência à invasão castelhana

Portugal nos Séc. XV e XVI

- De Portugal às Ilhas atlânticas; - A chegada à Índia e ao Brasil; - O Império Português do séc. XVI

6º Ano

Da Revolução Republicana de 1910 à Ditadura Militar de 1926

- Diferença entre Monarquia e Republica - O 5 de Outubro

- Os novos símbolos nacionais.

O Estado Novo

- Salazar e o Estado Novo

O 25 de Abril de 1974 e o regime democrático

- O 25 de Abril e a consolidação da democracia portuguesa

3. Características e estrutura

A prova apresenta sete grupos de itens.

 Os itens/grupos de itens têm por suporte documentos de natureza diversa como, por exemplo, textos, tabelas, mapas, imagens e esquemas.

 Alguns itens/grupos de itens podem envolver a mobilização das aprendizagens relativas a mais do que um dos temas das Metas Curriculares.

(4)

Prova Código 05 |4 de 5

 Os sete grupos exigem a análise e interpretação dos documentos apresentados que podem ser figuras, mapas, textos; estabelecimento de correspondências; itens de verdadeiro / falso; resposta curta e composição orientada.

 A prova é cotada para 100 pontos.

 A tipologia das questões e a cotação por grupo apresenta-se no quadro seguinte:

Quadro I – Tipologia, número de questões e cotação por grupo

Tipologia de itens Número de itens Cotação por item

(em pontos) Itens de seleção 2 2 a 5 Itens de completamento 3 a 4 2 a 14 Escolha múltipla 1 a 2 2 a 4 Itens de construção 2 2 a 10 Resposta curta 11 a 12 2 a 10

Observação: A cada questão da prova podem corresponder várias alíneas.

A prova integra questões de interpretação de documentos apresentados, de resposta restrita e direta ou de composição curta, extensa e de associação, de correspondência e de completamento

4.Critérios gerais de classificação

Devem ser observados os seguintes critérios gerias de classificação:

 A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro, previsto na grelha de classificação.

 Será invalidada e classificada com zero pontos qualquer resposta que não corresponda à pergunta ou se apresente ilegível.

 Sempre que o aluno apresentar mais que uma resposta para o mesmo item, deve eliminar clara e inequivocamente a(s) que considerar errada(s). No caso de tal não acontecer, a resposta terá a classificação de zero pontos.

 Nos itens de resposta curta, caso a resposta contenha elementos que excedam o solicitado só são considerados, para efeito de classificação, os elementos que satisfaçam o que é pedido;

(5)

Prova Código 05 |5 de 5

se os elementos referidos revelarem uma contradição entre si, a cotação a atribuir será de zero pontos.

 As respostas aos itens serão analisadas de acordo com o seguinte:

 Adequação das respostas às aprendizagens histórico-geográficas propostas.

 Capacidade de análise dos documentos propostos, valorizando-se a interpretação e não a mera paráfrase, bem como a correta transcrição de excertos usados como suporte de argumentos.

 Capacidade de aplicação do vocabulário e dos conceitos da disciplina.  Capacidade de comunicação escrita em língua portuguesa.

 Clareza e coerência na estruturação da resposta.

5. Material

 Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

 Não é permitido o uso de corretor.  Será fornecido papel de rascunho.

6.Duração

 A prova tem a duração de 90 minutos.

Observações:

Referências

Documentos relacionados

Ao conversar com um velho Marubo em 2013 sobre o contexto atual de confinamento territorial e extrema violência em que vive a maioria dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

[r]

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A crescente preocupação com taxas elevadas de insucesso escolar, fez incidir as atenções dos responsáveis políticos sobre a função dos serviços de apoio à infância como meio