• Nenhum resultado encontrado

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direito do Trabalho e Processo do Trabalho"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduação • 2º Semestre/2017

(2)

ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO:

COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA ACADÊMICA

Os cursos de especialização da Escola Superior de Direito são presenciais garantindo a conexão entre a teoria e a prática, com aulas expositivas e debates, proporcionando a troca de experiên-cias entre alunos e professores, estimulando o networking.

A ESD – Escola Superior de Direito surgiu em 2012, com a missão de organizar programas de pós-graduação de excelência na área jurídica com foco na qualidade de ensino e na criteriosa seleção de seu corpo-docente. Tem em seu DNA o compromisso com a atualidade e ineditismo de seus currículos, garantindo aos alunos cursos de pós-graduação de vanguarda que preparam o profissional para os desafios de sua rotina e também para o exercício da docência.

A Escola Superior de Direito pertence ao Grupo Unità Educacional, sediado em Campinas/SP e mantenedor também das instituições Inova Business School com atuação na área de gestão, inovação e negócios e Instituto Brasileiro de Formação de Educadores que atua na formação de profissionais para o mercado educacional.

Seus mantenedores atuam no mercado educacional há cerca de 15 anos e participaram da forma-ção de mais de 2000 profissionais, ancorados no compromisso com a excelência acadêmica.

(3)

“A pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho na ESD além de interdisciplinar, adota metodologia de ensino com estudos práticos em sala de aula auxiliando o aluno, ainda durante o curso, aplicar diversas ferramentas jurídicas no cotidiano de trabalho. Os professores que ministraram o curso são gabaritados e compromissados em despertar debates, pois as aulas são presenciais. Por fim, gostaria de parabenizar a equipe profissional da Escola Superior de Direito pela competência, profissionalismo, organização e atendimento educacional.”

Qualificar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades nos principais ramos do Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, incluindo a legislação constitucional e infraconstitucional, a doutrina e a jurisprudência vertentes. Capacitar o aluno para a docência superior e para o exercício da advocacia especializada.

Drª. Lycia Medeiros Rodrigues Advogada desde 2003, possui Pós-Graduação em Direito Empresarial e milita na área trabalhista.

Com a palavra, nossos alunos:

DURAÇÃO:

DURAÇÃO: 20 meses PERIODICIDADE:

PERIODICIDADE: Semanal - Quintas-feiras HORÁRIO:

HORÁRIO: 19h15 às 22h45 INÍCIO DO CURSO:

INÍCIO DO CURSO: 31/Agosto/2017 INSCRIÇÃO:

INSCRIÇÃO: R$ 300,00 INVESTIMENTO:

INVESTIMENTO: 20 x R$ 440,00 - Até 30/Junho/2017:

Isenção Matrícula* + 15% desconto no investimento - Até 31/Julho/2017:

Isenção Matrícula* + 10% desconto no investimento - Até 18/Agosto/2017:

Isenção Matrícula*

*O valor pago a título de matrícula será descontado da 1ª mensalidade do curso.

**Consulte condições especiais para pagamento à vista e grupos.

PÓS-GRADUAÇÃO EM

DIREITO DO TRABALHO

E PROCESSO DO TRABALHO

Objetivos:

Aulas 100% presenciais, tendo como principal diferencial a conexão entre a teoria e a prática. Também fazem parte da metodologia: Leituras orientadas, discussões em sala de aula e debates.

Metodologia:

Online pelo site www.esdireito.com.br (Selecionar Unidade Ribeirão Preto) ou na Secretaria – Rua Quintino Bocaiúva, 157 – Higienópolis – Ribeirão Preto/SP.

Inscrições:

Bacharéis em Direito, advogados e outros profis-sionais da área do Direito.

Público-Alvo:

COORDENAÇÃO GERAL ACADÊMICA: Prof. Luis Felipe Ramos Cirino

Doutorando e Mestre em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-Largo São Francisco na área de concentração Direito do Estado. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) com estudos na Université Paris 8 (Paris-França) nas áreas de Direito Público e Direito Internacional. Professor em Araraquara, Campinas, Goiânia e Ribeirão Preto. Autor da Série Revisaço (Editora Juspodivm).

(4)

DOCENTES CONVIDADOS

Rua Quintino Bocaiúva, 157 | Higienópolis | Ribeirão Preto/SP | (16) 3237-7072

PROF. ALEXANDRE BONONI

Advogado Associado no escritório Capelotto, Bononi e Pereira da Silva Sociedade de Advogados. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

PROFª. AMANDA BARBOSA

Juíza do Trabalho do TRT 15ª Região. Professora de Direito e Processo do Trabalho em cursos de Pós Gradu-ação e de FormGradu-ação Humanística em preparatórios de concursos para carreiras jurídicas. Mestranda em Direito do Trabalho FD-RP da USP.

PROFª. CRISTIANE HEREDIA DE SOUZA

Advogada. Especialização em Direito do Trabalho. Mestranda em Direito Coletivo e Cidadania.

PROF. FÁBIO ESTEVES DE CARVALHO

Advogado. Sócio-Fundador do escritório Spadoni e Carvalho Advogados Associados. Vice-Presidente da 12ª Subseção da OAB - Ribeirão Preto.

PROF. GUSTAVO ELIAS DE BARROS

Pós-Graduado em Finanças (FGV). Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Graduado em Administração de Empresas - ECA/USP. Advogado associado no Escri-tório Rivalta de Barros, com 15 anos de atuação na área de Direito do Trabalho.

PROFª. MÁRCIA CRISTINA SAMPAIO MENDES Juiza do Trabalho TRT 15a Região. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Professora do Centro Universitário ESTÁCIO/UNISEB. Pós-graduada em Economia Social do Trabalho pela UNICAMP. Mestranda na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

PROF. ROBERTO SANTOS NASCIMENTO

Advogado. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Mestre em Direito Coletivo e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto. Professor de Cursos Preparatórios.

PROF. TAMER BERDU ELIAS

Advogado no escritório Spadoni e Carvalho Advoga-dos AssociaAdvoga-dos. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Mestre em Direito Coletivo e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto.

(5)

MÓDULO I – TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO (27 HORAS/AULA)

Fundamentos e formação histórica do Direito do Trabalho. Fontes do Direito do Trabalho. Princí-pios do Direito do Trabalho. Hermenêutica: interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Prescrição e decadência no Direito do Trabalho. Renúncia e transação no Direito do Trabalho. Comissões de Conciliação Prévia.

Relação de trabalho e relação de emprego: estrutura da relação empregatícia. Contrato de empre-go. Elementos essenciais e acidentais. Modalidades e espécies de contratos de empreempre-go. Invalidade do contrato de emprego. Nulidades: total e parcial.

Sujeitos do contrato de emprego. Empregado: conceito, caracterização, espécies. Tipos especiais de empregado. Figuras similares e análogas: empreitada, representação comercial, sociedade, parceria, eventual, temporário, avulso, trabalho voluntário. Sujeitos do contrato de emprego. Empregador: concei-to, caracterização. Grupo econômico. Sucessão de empregadores. Consórcio de empregadores. Poder empregatício. Alterações do contrato de trabalho. Conceito, espécies, efeitos. Transferência do empre-gado. Conceito e configuração. Licitude e ilicitude. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Conceito, hipóteses, efeitos. Duração do trabalho. Jornada de trabalho e horário de trabalho. Trabalho extraordinário. Horas in itinere. Excludentes do regime de limitação. Trabalho em regime de revezamen-to e em regime de tempo parcial. Repousos: espécies e remuneração. Férias. Conceirevezamen-to e aquisição do direito. Período aquisitivo e período concessivo. Fruição: requisitos. Férias coletivas. Remuneração. Efei-tos das férias na cessação do contrato. Férias proporcionais. Remuneração e salário: conceiEfei-tos, distin-ções. Elementos integrantes. Princípios de proteção. Equiparação salarial. Formas de estipulação e de pagamento.

Cessação do contrato de emprego: causas e classificação. Modalidades e efeitos. Despedida indireta e Justa causa. Espécies. Aviso prévio. Estabilidade e garantias de emprego: conceito, caracterização e distinções. Formas de estabilidade. Efeitos da dispensa arbitrária ou sem justa causa: readmissão e rein-tegração. Indenizações rescisórias. Despedida obstativa. FGTS.

Noções gerais: denominação, definição, conteúdo e autonomia. Normas de direito coletivo do trabalho. Princípios Especiais do Direito Coletivo do Trabalho. Sujeitos do Direito Coletivo. Definição, natureza e funções das entidades sindicais. Critérios de Agregação dos Trabalhadores. Sistemas de organização sindical. Representação e representatividade sindicais. Organização sindical brasileira. Evo-lução Sindical no Brasil. Estrutura Sindical Atual. Garantias e prerrogativas da atuação sindical. Atos anti-sindicais e abuso sindical. Enquadramento sindical. Critérios. Categorias econômicas e profissionais. Categorias diferenciadas. Receitas sindicais: contribuições sindicais obrigatórias e facultativas. Fixação e direito de oposição. Conflitos coletivos de trabalho. Conceito e espécies. Modalidades de resolução de conflitos coletivos. Negociação coletiva trabalhista. Espécies de diplomas coletivos. Hierarquia normati-va. Efeitos sobre o contrato de trabalho. Flexibilização trabalhista. Fundamentos. Critério constitucional. Parâmetros doutrinários. Posição jurisprudencial. Arbitragem e mediação. Noções gerais sobre o tema. Arbitragem. Mediação. Poder normativo da Justiça do Trabalho. Greve: Conceito e fundamentos. Exten-são e limitações ao Direito. Requisitos. Direitos e Deveres dos Grevistas. Locaute. Greve no serviço públi-co. Representação e participação dos trabalhadores na empresa. Conceito e espécies. Garantias as representação e aos representantes. Atuação processual dos sindicatos. Representação e substituição processual. Ações civis públicas. Conflitos de representação sindical.

MÓDULO II – DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO (45 HORAS/AULA)

MÓDULO III – DIREITO COLETIVO DO TRABALHO (45 HORAS/AULA)

Rua Quintino Bocaiúva, 157 | Higienópolis | Ribeirão Preto/SP | (16) 3237-7072

(6)

PROGRAMAÇÃO DO curso

Espécies de processos trabalhistas. Dissídio individual e dissídio coletivo. Distinção. Dissídio indivi-dual: ritos processuais. Processo de conhecimento. Fases e divisões lógicas. Inquérito para apuração de falta grave. Conceito e denominação. Cabimento. Prazo. Petição inicial. Formas, requisitos, procedimen-to, modificação. Pedido. Audiência. Necessidade e designação. Comparecimento das partes. Efeitos. Arquivamento. Conciliação. Resposta do reclamado. Conceito, estrutura, espécies, modo de apresenta-ção. Revelia. Exceções. Contestaapresenta-ção. Compensaapresenta-ção. Reconvenapresenta-ção. Cabimento e procedimento. As provas no processo do trabalho: princípios, peculiaridades, pressupostos, oportunidade e meios. Ônus da prova. Provas em espécie. Interrogatórios. Confissão e consequências. Documentos. Oportunidade de juntada. Incidente de falsidade. Perícia. Sistemática de realização das perícias. Testemunhas. Compro-misso, impedimentos e consequências. Inspeção judicial. Valoração. Sentença. Conceito e natureza jurídica. Classificação e estrutura. Peculiaridades e requisitos. Coisa julgada. Espécies e conceitos. Efeitos e relativização. Recursos no processo do trabalho: teoria geral. Princípios regentes e procedimento. Pressupostos recursais. Juízos de admissibilidade e de mérito do recurso. Figuras recursais trabalhistas: pressupostos específicos e características. Efeitos. Recursos trabalhistas em espécie. Recursos previstos na CLT: Recurso ordinário, Recurso de Revista, Agravo de petição, Agravo de instrumento e Embargos. Recursos não previstos na CLT: Recurso adesivo, Pedido de Revisão, Agravo Regimental, Recurso Extra-ordinário. Figuras anômalas: Reclamação correicional e embargos de declaração. Liquidação de senten-ça. Conceito e natureza. Necessidade. Espécies, limites e procedimento.

Tendências atuais do Direito do Trabalho. Flexibilização, desregulamentação e proteção. Terceirização no Direito do Trabalho. Terceirização lícita e ilícita. Entes estatais e terceirização. Responsabilidade na terceirização. Cooperativas de trabalho e terceirização. Responsabilidade civil aplicada ao direito do trabalho. Acidentes de trabalho e doenças ocupacio-nais. Assédio moral e assédio sexual. A falência do empregador e seus efeitos no Direito do Trabalho. Responsabilidade e contrato de trabalho. Novas formas de prestação de serviços e de subordinação. Parassubordinação e teletrabalho. Direi-to constitucional aplicado ao DireiDirei-to do Trabalho. Eficácia horizontal dos princípios constitucionais trabalhistas. Sistemas de proteção ao trabalho infantil e do adolescente. Princípios especiais e regras de proteção. Trabalho e proteção aos porta-dores de necessidades especiais. Características e particularidades. Tutela e não-discriminação no trabalho. Práticas discriminatórias, medidas repressivas e reparatórias. Trabalho escravo contemporâneo. Configuração, repressão e efeitos. Direitos fundamentais nas relações de trabalho. Peculiaridades do trabalho rural e sua regulação.

Introdução ao Direito Processual do Trabalho. Conceito, características, autonomia. Fontes do Processo do Trabalho. Interpretação, integração e aplicação. Uso subsidiário do processo comum. Crité-rios. Princípios de Direito Processual do Trabalho. Princípios constitucionais, princípios gerais do processo e princípios peculiares. Ação: elementos, condições e espécies. Processo e procedimento: conceitos, distinções. Espécies. Pressupostos processuais. Partes e procuradores: conceito e configura-ção. Representação, substituição processual e litisconsórcio. Assistência Judiciária e Justiça Gratuita. Jus Postulandi. Atos, termos e prazos processuais. Despesas processuais. Custas e emolumentos. Comunicação dos atos processuais. Notificação. Vícios do ato processual. Espécies. Nulidades: exten-são, princípios, arguição, declaração e efeitos. Preclusão. Organização da Justiça do Trabalho. Composi-ção, funcionamento, jurisdição e competência de seus órgãos. Os juízos de Direito investidos de jurisdi-ção trabalhista. O Ministério Público do Trabalho: organizajurisdi-ção, Competência e atribuições. Jurisdijurisdi-ção e competência. Conceitos e espécies. Competência da Justiça do Trabalho: em razão da matéria, das pessoas, funcional e do lugar. Modificações de competência. Conflitos de competência.

MÓDULO IV – TEMAS ESPECIAIS DE DIREITO DO TRABALHO (54 HORAS/AULA)

MÓDULO VI – PROCESSO TRABALHISTA DE CONHECIMENTO (45 HORAS/AULA)

MÓDULO V – INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (27 HORAS/AULA)

Rua Quintino Bocaiúva, 157 | Higienópolis | Ribeirão Preto/SP | (16) 3237-7072

Espécies de processos trabalhistas. Dissídio individual e dissídio coletivo. Distinção. Dissídio indivi-dual: ritos processuais. Processo de conhecimento. Fases e divisões lógicas. Inquérito para apuração de falta grave. Conceito e denominação. Cabimento. Prazo. Petição inicial. Formas, requisitos, procedimen-to, modificação. Pedido. Audiência. Necessidade e designação. Comparecimento das partes. Efeitos. Arquivamento. Conciliação. Resposta do reclamado. Conceito, estrutura, espécies, modo de apresenta-ção. Revelia. Exceções. Contestaapresenta-ção. Compensaapresenta-ção. Reconvenapresenta-ção. Cabimento e procedimento. As provas no processo do trabalho: princípios, peculiaridades, pressupostos, oportunidade e meios. Ônus da prova. Provas em espécie. Interrogatórios. Confissão e consequências. Documentos. Oportunidade de juntada. Incidente de falsidade. Perícia. Sistemática de realização das perícias. Testemunhas. Compro-misso, impedimentos e consequências. Inspeção judicial. Valoração. Sentença. Conceito e natureza jurídica. Classificação e estrutura. Peculiaridades e requisitos. Coisa julgada. Espécies e conceitos. Efeitos e relativização. Recursos no processo do trabalho: teoria geral. Princípios regentes e procedimento. Pressupostos recursais. Juízos de admissibilidade e de mérito do recurso. Figuras recursais trabalhistas: pressupostos específicos e características. Efeitos. Recursos trabalhistas em espécie. Recursos previstos na CLT: Recurso ordinário, Recurso de Revista, Agravo de petição, Agravo de instrumento e Embargos. Recursos não previstos na CLT: Recurso adesivo, Pedido de Revisão, Agravo Regimental, Recurso Extra-ordinário. Figuras anômalas: Reclamação correicional e embargos de declaração. Liquidação de senten-ça. Conceito e natureza. Necessidade. Espécies, limites e procedimento.

Tendências atuais do Direito do Trabalho. Flexibilização, desregulamentação e proteção. Terceirização no Direito do Trabalho. Terceirização lícita e ilícita. Entes estatais e terceirização. Responsabilidade na terceirização. Cooperativas de trabalho e terceirização. Responsabilidade civil aplicada ao direito do trabalho. Acidentes de trabalho e doenças ocupacio-nais. Assédio moral e assédio sexual. A falência do empregador e seus efeitos no Direito do Trabalho. Responsabilidade e contrato de trabalho. Novas formas de prestação de serviços e de subordinação. Parassubordinação e teletrabalho. Direi-to constitucional aplicado ao DireiDirei-to do Trabalho. Eficácia horizontal dos princípios constitucionais trabalhistas. Sistemas de proteção ao trabalho infantil e do adolescente. Princípios especiais e regras de proteção. Trabalho e proteção aos porta-dores de necessidades especiais. Características e particularidades. Tutela e não-discriminação no trabalho. Práticas discriminatórias, medidas repressivas e reparatórias. Trabalho escravo contemporâneo. Configuração, repressão e efeitos. Direitos fundamentais nas relações de trabalho. Peculiaridades do trabalho rural e sua regulação.

Introdução ao Direito Processual do Trabalho. Conceito, características, autonomia. Fontes do Processo do Trabalho. Interpretação, integração e aplicação. Uso subsidiário do processo comum. Crité-rios. Princípios de Direito Processual do Trabalho. Princípios constitucionais, princípios gerais do processo e princípios peculiares. Ação: elementos, condições e espécies. Processo e procedimento: conceitos, distinções. Espécies. Pressupostos processuais. Partes e procuradores: conceito e configura-ção. Representação, substituição processual e litisconsórcio. Assistência Judiciária e Justiça Gratuita. Jus Postulandi. Atos, termos e prazos processuais. Despesas processuais. Custas e emolumentos. Comunicação dos atos processuais. Notificação. Vícios do ato processual. Espécies. Nulidades: exten-são, princípios, arguição, declaração e efeitos. Preclusão. Organização da Justiça do Trabalho. Composi-ção, funcionamento, jurisdição e competência de seus órgãos. Os juízos de Direito investidos de jurisdi-ção trabalhista. O Ministério Público do Trabalho: organizajurisdi-ção, Competência e atribuições. Jurisdijurisdi-ção e competência. Conceitos e espécies. Competência da Justiça do Trabalho: em razão da matéria, das pessoas, funcional e do lugar. Modificações de competência. Conflitos de competência.

MÓDULO IV – TEMAS ESPECIAIS DE DIREITO DO TRABALHO (54 HORAS/AULA)

MÓDULO VI – PROCESSO TRABALHISTA DE CONHECIMENTO (45 HORAS/AULA)

(7)

Noções gerais. Processo de execução e processo de conhecimento. Espécies de execução. Exe-cução provisória e exeExe-cução definitiva. Títulos executivos. Requisitos de procedimento. Principiologia e normas jurídicas aplicáveis à execução trabalhista. Execução de títulos judiciais. Cumprimento espontâ-neo da decisão judicial: aplicação e procedimento. Cumprimento forçado: estrutura e procedimento. Processamento da execução de título judicial. Citação, penhora e avaliação. Depósito e remoção de bens. Principais incidentes da execução. Meios de defesa na execução. Embargos à Execução. Impugna-ção à sentença de liquidaImpugna-ção. ExceImpugna-ção de pré-executividade. Reconhecimento da dívida e parcelamen-to. Embargos de Terceiro e Fraude à execução. Execução de títulos extrajudiciais. Cabimenparcelamen-to. Títulos executivos. Procedimento. Expropriação dos bens do devedor. Arrematação. Adjudicação. Remição. Alienação direta pelo credor. Embargos à alienação. Execução de Obrigações de fazer. Situações de cabimento. Hipóteses. Fixação de obrigações cominatórias: limites e revisão. Conversão em indeniza-ção. Execução contra a Fazenda Pública: precatórios e dívidas de pequeno valor. Execução da massa falida. Execução coletiva. Execução das contribuições previdenciárias.

Intervenções de terceiros no processo do trabalho. Tutela Antecipada e Ações Cautelares no processo trabalhista. Ações especiais no Processo do Trabalho: Ações possessórias, Ação de Consigna-ção em Pagamento; AConsigna-ção monitória; AConsigna-ção anulatória; AConsigna-ção rescisória. Ações mandamentais na Justiça do Trabalho: Mandado de segurança, Mandados de segurança coletivo, habeas-corpus. Microssistema de ações coletivas: Ação Civil Pública, Ação Civil Coletiva e Dissídio Coletivo. Assédio Processual e Litigância de má-fé. Ato atentatório à dignidade da Justiça. Responsabilidade dos sócios e dos ex-sócios pelas dívidas trabalhistas da sociedade.

MÓDULO IX – METODOLOGIA E DIDÁTICA

MÓDULO VII – EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DA SENTENÇA TRABALHISTA

MÓDULO VIII – TEMAS ESPECIAIS DE PROCESSO DO TRABALHO

Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do ensino superior.

Rua Quintino Bocaiúva, 157 | Higienópolis | Ribeirão Preto/SP | (16) 3237-7072

PROGRAMAÇÃO DO curso

Noções gerais. Processo de execução e processo de conhecimento. Espécies de execução. Exe-cução provisória e exeExe-cução definitiva. Títulos executivos. Requisitos de procedimento. Principiologia e normas jurídicas aplicáveis à execução trabalhista. Execução de títulos judiciais. Cumprimento espontâ-neo da decisão judicial: aplicação e procedimento. Cumprimento forçado: estrutura e procedimento. Processamento da execução de título judicial. Citação, penhora e avaliação. Depósito e remoção de bens. Principais incidentes da execução. Meios de defesa na execução. Embargos à Execução. Impugna-ção à sentença de liquidaImpugna-ção. ExceImpugna-ção de pré-executividade. Reconhecimento da dívida e parcelamen-to. Embargos de Terceiro e Fraude à execução. Execução de títulos extrajudiciais. Cabimenparcelamen-to. Títulos executivos. Procedimento. Expropriação dos bens do devedor. Arrematação. Adjudicação. Remição. Alienação direta pelo credor. Embargos à alienação. Execução de Obrigações de fazer. Situações de cabimento. Hipóteses. Fixação de obrigações cominatórias: limites e revisão. Conversão em indeniza-ção. Execução contra a Fazenda Pública: precatórios e dívidas de pequeno valor. Execução da massa falida. Execução coletiva. Execução das contribuições previdenciárias.

Intervenções de terceiros no processo do trabalho. Tutela Antecipada e Ações Cautelares no processo trabalhista. Ações especiais no Processo do Trabalho: Ações possessórias, Ação de Consigna-ção em Pagamento; AConsigna-ção monitória; AConsigna-ção anulatória; AConsigna-ção rescisória. Ações mandamentais na Justiça do Trabalho: Mandado de segurança, Mandados de segurança coletivo, habeas-corpus. Microssistema de ações coletivas: Ação Civil Pública, Ação Civil Coletiva e Dissídio Coletivo. Assédio Processual e Litigância de má-fé. Ato atentatório à dignidade da Justiça. Responsabilidade dos sócios e dos ex-sócios pelas dívidas trabalhistas da sociedade.

MÓDULO IX – METODOLOGIA E DIDÁTICA

MÓDULO VII – EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DA SENTENÇA TRABALHISTA

MÓDULO VIII – TEMAS ESPECIAIS DE PROCESSO DO TRABALHO

(8)

• AUTORIZAÇÃO MEC (Ministério da Educação):

- Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (Instituição Credenciada pelo MEC - Portaria Nº 1578 de 28 de Outubro de 1999 )

- Curso de Graduação em Direito Autorizado pelo MEC - Portaria Nº 4590 de 28 de Dezembro de 2005.

REGRAS DE CANCELAMENTO

- CANCELAMENTO POR INICIATIVA DA ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO*:

o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. Na hipótese de cancelamento, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

- CANCELAMENTO POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE:

será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail academico.rp@unitaeducacional.com.br com 48 horas de antecedência do início do curso. Havendo qualquer reem-bolso a ser realizado, este será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

*OBSERVAÇÃO:

A ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTU-ALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS AÉREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL, HOSPEDAGEM ETC., EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO DO CURSO.

Rua Quintino Bocaiúva, 157 | Higienópolis | Ribeirão Preto/SP | (16) 3237-7072

REGULAMENTO

Os cursos de Pós-Graduação em Direito são oferecidos pela Faculdade de Casa Branca na unidade Ribei-rão Preto. Toda a responsabilidade técnica e acadêmica da realização desses cursos é da FACAB.

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

This paper analyzes, from an interdisciplinary perspective, the existing connec- tions between the environmental vulnerability of the mangrove forests that make up the coastal space

A reunião contou com a participação dos conferencistas Jean- Claude Gillet, Nelson Carvalho Marcellino, Pablo Carlos Ziperovich, Cecilia Ziperovich e Pablo

Como homens de seu tempo, envoltos em uma atmosfera na qual as letras impressas passam a ocupar lugar central, também os escravos do século XIX eram leitores de múltiplas

In the second time period the Expresso newspaper published two news pieces on the prostitution and sex trafficking of Brazilian immigrant women and the Público newspaper

Hoje, por meio de pesquisas a respeito da tradução de textos em português para a Libras tais como a que conduzi em 2010, esses Surdos podem ser reconhecidos como