• Nenhum resultado encontrado

Dinâmica: Não Jogue seus sonhos fora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dinâmica: Não Jogue seus sonhos fora"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Dinâmica: Não Jogue seus sonhos fora

Material: Papéis e canetas.Preparação:

Dê um papel e uma caneta para todos os participantes da célula. Peça a eles para pensar e escrever o sonho deles, o que eles mais desejam alcançar. Quais alvos desejam atingir, peça que escreva. Você pode dizer que ninguém vai ler o que está no papel para a pessoa ficar mais a vontade. E vai ministrando em cima disso para ajudá-los a escrever. Marque um tempo para eles escreverem. Enquanto isso posicione um cesto de lixo, ou pode ser qualquer cesto qualquer.

Quando terminar o tempo, ou quando todos já terminaram. Lembre-se de dar uma palavra incentivando a correr atras do sonhos, coisa do tipo: "E lembre que o inimigo pode armar muitas armadilhas para vocês caírem e desistir dos teus sonhos, mas você pode vencer se ouvir a voz de Deus."

Nesse momento você pode dizer assim: "Era isso que eu queria trazer para vocês hoje, pode amassar e rasgar o papel se quiser e jogar aqui nesse cesto de lixo." E passa com o cesto de lixo para certificar que todos joguem fora. Caso alguém não queira tente insistir de alguma forma.

Então você finaliza perguntando o que fizeram. Por que jogaram seus sonhos no lixo? Vão ter varias respostas. Uma muito interessante que eu aproveitei foi:

- Joguei fora porque você mandou jogar. Moral:

Então, você pode mostrar que é isso que o inimigo quer que você faça. Ele diz isso o tempo todo, através da midia, através dos desejos deste mundo. Se dermos atenção "as vozes do inimigo" estaremos jogando nosso sonho no lixo.

Pode acrescentar que muitas pessoas não acredita que você pode alcançar o seu sonho. Dizem ser besteira. Dizem que você não nasceu com dom para tal coisa. Estão querendo que você jogue seu sonho no lixo, as vezes as pessoas fazem isso achando estar protegendo a pessoa.

Não Joguem o seu sonho no Lixo. Deus diz que você é vitorioso.

VERDADEIRO NATAL

A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer.

(2)

Paganismo (do latim paganus, que significa "camponês", "rústico"[1] ) é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas.

No dia 25 de dezembro a sociedade de uma maneira geral comemora o Natal, que seria na compreensão de alguns a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. O crente deve celebrar o Natal ou não? Decerto, tais questionamentos permeiam os pensamentos dos membros de nossa igreja.Inicialmente, é necessário destacar algumas verdades acerca do assunto. Uma delas é o fato de que a celebração realizada no dia 25 de dezembro tem sua origem na religião pagã, mais precisamente no culto prestado ao deus-sol, a outra é o total desconhecimento histórico sobre a data correta do nascimento de Jesus. Agora é importante como Cristão aproveitarmos essa data para mostramos quem é Jesus para as pessoas. Falam tanto de natal, presentes, papai Noel, mas esquecem quem é o Cristo, que deveria receber toda honra e glória.

Porque não celebramos o NATAL?

"Não podemos honrar e agradar a Deus com elementos de celebrações pagãs"

- Jesus nasceu em 25 de dezembro?

Quando Jesus nasceu, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo e guardavam seu rebanho durante as vigílias da noite (Lc 2:8). Isso jamais pode acontecer na Judéia durante o mês de dezembro, pois os pastores tiravam seus rebanhos dos campos em meados de outubro e os abrigavam para protegê-los dos inverno que se aproximava. A própria Bíblia prova, em Cantares 2:11 que tornava impossível a permanência dos pastores com seus rebanhos durante as frias noites no campo.

- Como esta festa se introduziu nas igrejas?A data desta festividade teve

origem na pagã Brumália (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17 a 24 de dezembro) e comemorava o nascimento do deus sol no dia mais curto do ano no Hemisfério Norte. Constantino no século IV, que se declarou cristão, elevando o cristianismo a um nível de igualdade com o paganismo, o mundo romano começou a aceitar este cristianismo popularizado e novos adeptos somaram a centenas de

(3)

milhares. Constantino levou aqueles pagãos do século IV a adaptarem sua festa do dia 25 de dezembro, dando-lhe o título de dia do natal do filho de Deus. assim foi que o Natal se introduziu em nosso mundo ocidental. Ainda que tenha outro nome, continua sendo, em espírito, a festa pagã de culto ao sol. Apenas mudou o nome.

- É um costume pagão a árvore de Natal, a guirlanda, vela e Papai Noel?

A guirlanda (coroa verde adornada com fitas e bola coloridas) é de origem pagã. Ela remonta aos costumes pagãos de adorar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do atual Natal. A árvore de Natal vem do Egito e sua origem é anterior à era cristã. Também as velas, símbolo tradicional do Natal, são uma velha tradição pagã, pois eram acesas ao ocaso para reanimar o deus sol quando este se extinguia para dar lugar à noite. Papai Noel é uma lenda baseada em Nicolau, bispo católico do século V. São Nicolau era um bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em 6 de dezembro, que, segundo a lenda, presenteava ocultamente três filhas de um homem pobre. Assim deu-se origem ao costume de dar presentes em secretos na véspera do dia de São Nicolau. (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o Dia de Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau. Estudados os fatos, vemos com assombro que o costume de celebrar o Natal, na realidade, não é costume cristão, mas pagão. Ele constitui um dos caminhos da Babilônia no qual o mundo tem caído.

- O que a Bíblia diz sobre a árvore de Natal?

As falsas religiões sempre utilizaram a madeira, bem como as árvores, com fins de idolatria (Os 4:13; Dt 16:21). Essas árvores ou pedaços de madeira serviam para adoração e culto doméstico. O pinheiro, símbolo natalino, possui a mesma conotação.

- É bíblica a troca de presentes?O costume de trocar presentes com amigos e

parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo. Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo nem O honra. Suponhamos que alguma pessoa que você estima está aniversariando. Você a honraria comprando presente para os seus próprios amigos? Omitiria a pessoa a quem deveria honrar? Não parece absurdo desse ponto de vista? Contudo, é precisamente isso o que as pessoas fazem em todo o mundo. Observam um dia em que Cristo não nasce, gastando muito dinheiro em presentes pra parentes e amigos.

(4)

Porém, anos de experiência nos ensinam que os cristão confessos se esquecem de dar o que deveriam a Cristo e à Sua obra na mês de dezembro. Aparentemente, as pessoas estão tão ocupadas trocando presentes natalinos que não se lembram de Cristo nem de Sua obra.

- Por que os magos levaram presentes para Cristo?

Por ser o dia de seu nascimento? De maneira nenhuma!

Pois eles chegaram muitas semanas ou meses depois do Seu nascimento (Mt 2:16). Ao contrário do que mostram os presépios, Jesus já estava numa casa, não numa estrebaria. Os magos não estavam instituindo um novo costume cristão de troca-troca de presentes para honrar o nascimento de Jesus Cristo. Procederam de acordo com um antigo costume oriental que consistia em levar presente ao rei ao apresentarem-se a ele. Eles foram pessoalmente à presença do Reis dos judeus, assim como levam aqueles que hoje visitam um chefe de estado. O costume de trocas de presente de Natal nada tem a ver com o nascimento do Cristo de Deus, é apenas a continuação de um costume pagão.

- A Bíblia mostra quando Jesus nasceu?

Jesus Cristo nasceu na Festa dos Tabernáculos que acontecia a cada ano, no fim do sétimo mês do calendário judaico, que corresponde (mais ou menos, pois o calendário deles é lunar-solar, o nosso é solar) ao mês de setembro do nosso calendário. A Festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus como memorial para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo, no meio do Seu povo (Lv 23:39-44; Ne 8:13-18).

Natal significa que Deus é fiel e cumpre com a sua Palavra

Deus é um Deus de Palavra. Mateus declara o seguinte: “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia declarado pelo profeta: “A virgem engravidará e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel que significa: Deus connosco” (Mt 1.22-23). O foco é para o cumprimento da profecia de Isaías 7.14. Ele faz uma releitura do texto e mostra que a verdadeira interpretação do

(5)

mesmo fala de Jesus. Ele diz que Deus não se esqueceu dos seus e por isso, Jesus nasceu. Deus cumpre suas promessas. Deus cumpre o que diz nas Escrituras. O nascimento de Jesus é o cumprimento de tudo o que vem narrado nas Escrituras. É o cumprimento de que a semente da mulher veio para pisar a cabeça da serpente. Esta foi a promessa de Deus lá no Éden: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3.15). Pensar no significado do Natal é refletir sobre a fidelidade de Deus. É pensar na sua imutabilidade. Deus permanece fiel à sua Palavra. Ele a empenhou a nós e mesmo que não sejamos fiéis, mesmo que falhemos e falhamos, Ele não falha. Nós somos infiéis, mas Ele permanece fiel. Paulo escreveu: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Tm 2.13). Natal nos fala da fidelidade de Deus. Fala-nos de um Deus não desiste de nós.

O Natal mostra-nos que Deus não mente. Ele cumpre o que prometeu. Deus não mente (Tt 1.2) e sendo assim, o nascimento de Jesus revela-nos a graça e o amor fiel deste Deus que não desiste de nós.

É verdade, celebrar o Natal é proclamar ao mundo que Deus é fiel e cumpre o que diz na sua Palavra.

TRES PPRINCIPIOS DE CELEBRAR O NATAL

1° HONRE AO SENHOR JESUS

Coloque Ele sempre em Primeiro Lugar em Sua VIDA.

2° APROVEITE ESSA DATA PARA EVANGELIZAR SUA FAMILIA

Fale do Amor de JESUS.

3° SEJA UNIDO COM SUA FAMILIA

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Outra desvantagem da utilização de modelos veículo seguidor existentes para a representação de ônibus é a não consideração da ocupação do veículo (relativo à massa), nem

No estado do Tocantins a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Centro de Direitos Humanos de Araguaína (CDHA) e a ONG Repórter Brasil são as instituições não governamentais

O corpo humano conspira mesmo para que você ceda à tentação durante o Inverno e até olhe com mais amor para alimentos que precisa evitar.. Mas acredite: isso só ocorre por

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar