• Nenhum resultado encontrado

Processo Seletivo - Prefeitura Municipal de Maravilha - SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 002/2020. Prova

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo Seletivo - Prefeitura Municipal de Maravilha - SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 002/2020. Prova"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A

PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ALTA COMPLEXIDADE

Prova

Língua Portuguesa Matemática

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos do Cargo

INSTRUÇÕES

- Aguarde autorização para abrir o caderno de provas.

- Verifique se este caderno de provas contém 20 questões, numeradas de 01 a 20. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro caderno. Não serão aceitas reclamações posteriores.

- Para cada questão existe apenas UMA resposta correta.

- Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta que julgar correta. - Essa resposta deve ser marcada no CARTÃO DE RESPOSTAS que você recebeu.

VOCÊ DEVE

- Procurar, no CARTÃO DE RESPOSTAS, o número da questão que você está respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D) da resposta que você escolheu. - Preencher essa letra no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: .

ATENÇÃO

- Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, no CARTÃO DE RESPOSTAS.

- Marque apenas uma letra para cada questão no CARTÃO DE RESPOSTAS. Mais de uma letra assinalada implicará anulação da questão, bem como marcações feitas em desacordo com o exemplo: .

- Não haverá substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato.

- Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não) durante a realização da prova. O não cumprimento dessas exigências implicará na exclusão do candidato do concurso.

- Em hipótese alguma o candidato poderá sair da sala com qualquer material referente à prova. Só será permitido ao candidato entregar sua prova depois de transcorrido o tempo de 30 (trinta) minutos do início da mesma.

- Você terá 02 (duas) horas para responder a todas as questões e preencher o CARTÃO DE RESPOSTAS.

- Ao término da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno e seu CARTÃO DE RESPOSTAS.

(2)

Edital de Processo Seletivo nº 002/2020

Língua Portuguesa

Famílias trocaram a cidade pelo campo para ter uma vida simples

Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.

Para a mineira Manuella Melo Franco, 34, a chegada do primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente, experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro Hugo Ruax. "O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos oferecer a ele uma infância mais próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da loucura da cidade”. Mais de 80% dos brasileiros moram na zona urbana. Entretanto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o êxodo rural para a cidade vem diminuindo nas últimas décadas. Entre 2000 e 2010, cerca de 2 milhões de pessoas deixaram a zona rural, metade da quantidade da década anterior.

Para quem sonha com a vida no campo, é importante conhecer um pouco mais dessa realidade antes de se mudar, já que o dia a dia pode não ser tão tranquilo como muitos imaginam.[...]

Giuliana Capello, moradora da Ecovila Clareando, a 100 km de São Paulo (SP), diz que "O custo de viver aqui é menor, pois consegui um nível de consumo bem menor, com menos deslocamentos diários e dispersão com atividades cujo custo é maior do que a benfeitoria", relata. Apesar de acreditar que vale muito a pena trocar a cidade pelo campo, Giuliana diz que o processo de adaptação é grande, longo e difícil. Ela aconselha que a mudança seja feita aos poucos, ainda na cidade, com a introdução de novos hábitos, como ter uma composteira e horta em casa. "Mudar o CEP não torna ninguém caipira de uma hora para outra. Desacelerar na cidade é tão desafiante que ajuda muito quem quer mudar para a zona rural.

(Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2014/04/18/familias-trocaram-a-cidade-pelo-campo-para-ter-uma-vida-simples.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 11/12. Texto adaptado especialmente para essa prova).

01. Sobre o texto é correto o que se afirma em: A) O texto fala porque trocar o campo pela cidade. B) O texto explica as causas do êxodo rural.

(3)

A) Apesar de acreditar que vale muito a pena trocar a cidade pelo campo, [...] o processo de adaptação é grande, longo e difícil.

B) Mais de 80% dos brasileiros moram na zona urbana.

C) Entre 2000 e 2010, cerca de 2 milhões de pessoas deixaram a zona rural.

D) Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o êxodo rural para a cidade vem diminuindo nas últimas décadas.

03. Assinale a alternativa em que o sentido da frase é empregado de modo conotativo: A) Queríamos oferecer a ele uma infância mais próxima da natureza.

B) Mudar o CEP não torna ninguém caipira de uma hora para outra.

C) Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. D) O êxodo rural para a cidade vem diminuindo nas últimas décadas.

04. Quanto ao tempo verbal e pronome na frase: “consegui um nível de consumo bem menor,

com menos deslocamentos diários e dispersão com atividades” é correto o que se afirma em:

A) A frase está no tempo presente do indicativo e terceira pessoa do singular. B) A frase está no tempo passado do subjuntivo e terceira pessoa do singular. C) A frase está no tempo presente do indicativo e primeira pessoa do singular. D) A frase está no tempo futuro do indicativo e primeira pessoa do singular.

05. Quanto à classificação dos pronomes em destaque nas frases abaixo, é correto o que se afirma em:

I. Tomé reforçou esse nosso desejo.

II. Ela aconselha que a mudança seja feita aos poucos.

III. Algumas famílias estão deixando os grandes centros para viver no meio do mato. A) Na primeira frase estão destacados um pronome pessoal e um possessivo.

B) Na segunda frase está destacado um pronome demonstrativos.

C) Tanto na primeira como na segunda frase os pronomes são demonstrativos. D) Na terceira frase está destacado um pronome indefinido.

(4)

Edital de Processo Seletivo nº 002/2020

06. Há muitos tipos de documentos de Correspondência Oficial e esses tipos estão relacionados aos seus objetivos. Sobre documentos de correspondência oficial e seus objetivos, é correto o que se afirma em:

A) Ata é um documento que relata reunião ou sessão e é usado apenas em órgãos públicos.

B) Ordem de serviço tem o objetivo de transmitir uma ordem de chefia para subordinados a respeito de procedimentos, serviços, restrições entre outros e estabelece ordem de caráter hierárquico.

C) Requerimento é um documento de registro/relato de atividades realizadas sem necessidade de padronização.

D) Circular ou Comunicação Interna é um documento que informa assuntos oficiais e dirigida/enviada de forma pessoal.

Matemática

07. Tem-se uma caixa d’água de tijolos com as dimensões de 1,20 metros de comprimento, 50 centímetros de largura e 40 centímetros de altura. Quantos litros de água normal (água pura), cabem nessa caixa, quando completamente cheia?

A) 1250 litros d’água. B) 2 litros d’água. C) 240 litros d’água. D) 0,5 litros d’água.

08. Em uma competição de atletismo ocorrida nos JASMO de 2015, tinha-se 48% de atletas do sexo feminino o que era igual a 1224 mulheres. Com relação ao total de inscritos, quantos eram do sexo masculino? A) 5000 homens. B) 12000 homens. C) 1200 homens. D) 1326 homens. Conhecimentos Gerais

09. Antes de o dia terminar uma grande nuvem negra anunciava a destruição. Era um ruído apavorante que se aproximava rapidamente. Então veio o maior tornado da história de Maravilha. O

(5)

e postes de energia elétrica. Em que ano ocorreu esse vendaval em Maravilha: A) 1983.

B) 1985. C) 1984. D) 1982.

10. Em 09 de julho de 1956, em reunião com lideranças locais, foi fundada uma importante instituição no município de Maravilha. A instituição fundada é:

A) Hospital São José. B) Museu Padre Fernando. C) Associação Cultural Italiana. D) CTG Juca Ruivo.

Conhecimentos Específicos do Cargo

11. A rotina das limpezas de uma área crítica deve ser:

A) Diariamente, fazendo varredura a seco (assim consegue retirar todos os microrganismos que ficam nas frestas), após utilização de desinfetante (utilizar conforme recomendação do fabricante). B) Em dias alternados, com utilização de limpeza molhada e utilização de desinfetante (utilizar conforme recomendação do fabricante).

C) Diariamente, com utilização de limpeza molhada/limpeza úmida e desinfecção, utilizando os produtos conforme recomendação do fabricante.

D) Semanalmente, sem utilização de desinfetante, somente com esfregação mecânica.

12. Algumas normas devem ser seguidas dentro de uma cozinha:

I. Os alimentos devem ser guardados em um armário limpo e arejado, podendo conter produtos químicos desde que os mesmos estejam fechados.

II. Os alimentos já preparados devem ficar fora da geladeira ao ar livre, até que estejam frios, para depois serem colocados na geladeira.

III. O manipulador de alimentos deve utilizar EPI’s, entre estes está o avental e touca.

IV. Se o alimento estiver fora do prazo de validade, porém estiver aparentemente bom, deve ser cozido, assim podendo ser consumido.

(6)

Edital de Processo Seletivo nº 002/2020

Das normas citadas, quais estão incorretas: A) I, II e III.

B) I, II e IV. C) II, III e IV. D) I, III e IV.

13. A higienização correta dos ambientes é de suma importância e deve ser feita com muito cuidado e atenção para que a mesma seja efetiva. Qual prática está incorreta:

A) Os panos e utensílios utilizados na limpeza dos banheiros não devem ser os mesmos utilizados para limpar outros locais, mesmo que estes estejam limpos.

B) A limpeza dos ambientes sempre deve ser feita da área mais limpa para a mais suja.

C) Os armários de ferro devem ser limpos com água sanitária, assim eliminando todos os microrganismos.

D) Quando se faz a higiene de paredes ou de superfícies verticais, sempre se deve seguir do sentido de cima para baixo.

14. Os funcionários da limpeza de um hospital foram divididos em turnos e funções para a realização da limpeza terminal. Em sua escala de trabalho a função de sua equipe foi a recolha do lixo, o uso de luvas foi recomendado no treinamento, porém por ser um dia muito quente seus colegas não estão fazendo o uso correto. Sua atitude deve ser:

A) Imediatamente parar seus trabalhos e contar ao seu superior.

B) Continuar usando sua luva corretamente, pois assim você está se protegendo e fazendo suas tarefas.

C) Se recusar a trabalhar até que seus colegas utilizem o EPI.

D) Não utilizar as luvas também, pois eles estão à mais tempo neste trabalho, assim sabendo se precisa ou não usar.

15. Um funcionário pegou um produto de limpeza que continha em seu rótulo as seguintes imagens:

(7)

II.

III.

Observando as imagens, todas as assertivas estão corretas, exceto:

A) Este produto deve ser manuseado com a utilização de luvas e não deve ser derramado nas superfícies, pois a imagem II informa que ele é corrosivo.

B) A imagem I quer informar que o produto é carcinogênico.

C) Quando o produto tem a imagem III, deve ser manuseado com cuidado, pois o mesmo pode quebrar.

D) Nenhuma alternativa está incorreta.

16. Ao exercer sua função de serviços gerais, um funcionário ao lavar os vidros do prédio acabou respingando produto químico nos olhos. Qual medida de primeiros socorros deve ser realizada imediatamente:

A) Lavar os olhos afetados com água fria, por pelo menos 15 minutos e, posteriormente, encaminhar a vítima ao atendimento médico de emergência.

B) Lavar os olhos afetados com água fria e, posteriormente, ser liberado para descansar em casa. C) Não mexer na vítima e chamar o corpo de bombeiros.

D) Lavar os olhos e passar pomada contendo sulfadiazina de prata, assim melhorando a queimadura provocada pelo produto químico.

17. Com a pandemia do Covid-19, temos que fazer a limpeza das superfícies com uma frequência maior, principalmente as que possuem maior contato. Sobre a limpeza, qual alternativa está correta: A) Limpar com água e sabão, este método já é o suficiente para eliminar o vírus.

B) Passar álcool líquido ou em gel com porcentagem maior que 40%.

(8)

Edital de Processo Seletivo nº 002/2020

D) Quando não for possível a limpeza com água e sabão, o mais eficiente é fazer uma mistura com dois ou mais desinfetantes, assim aumentando a efetividade da desinfecção.

18. No descarte dos resíduos do Grupo D, cada resíduo deve ser descartado em um recipiente com a cor e nomenclatura adequada.

I. Azul – Papel.

II. Amarelo – Plástico. III. Cinza – Não reciclável. IV. Vermelho – Plástico.

Com base no enunciado, analise as assertivas acima e responda quais estão corretas: A) Apenas as assertivas I, II e III.

B) Apenas as assertivas II, III e IV. C) Apenas as assertivas II e IV. D) Apenas as assertivas I, III e IV.

19. O uso de sinalização é muito importante para prevenção de acidentes. No corredor central da escola, aonde tem-se escadas e fluxo grande de alunos, quando estiver sendo lavado ou conter umidade deve-se utilizar qual sinalização:

A)

B)

C)

(9)

higienização das mãos, que minimiza o risco de contaminação dos locais e do próprio funcionário. Sabendo disso, avalie as assertivas e assinale a incorreta:

A) Devemos fazer a lavagem das mãos sempre no início do expediente e no final.

B) A retirada de adornos deve ser feita antes da lavagem das mãos, para que esta seja efetiva. C) As unhas podem estar pintadas e compridas, desde que o funcionário utilize luvas.

D) Antes de colocar as luvas e após o uso deve-se higienizar as mãos, assim evitando a contaminação da mesma, pois a luva pode conter micro perfurações.

Referências

Documentos relacionados

1- Se dois ou mais jogadores forem eliminados na mesma rodada (caso estejam jogando na mesma mesa) será considerado como tendo a melhor colocação o jogador

Os colaboradores, parceiros e fornecedores estão proibidos de aceitar ou oferecer qualquer tipo de vantagem, como brindes, presentes e hospitalidades, para Agentes

Eles estudaram as doutrinas, liturgia, vocabulário, modo de fingir que estavam aceitando a Jesus Cristo, tudo… Até como brincar com os filhos de crentes, como

Este trabalho tem como objetivo, o estudo das redes neurais artificiais aplicadas no processo de retificação para a predição da rugosidade e circularidade da peça..

SERVIÇO SOCIAL EM UM VIÉS ASSISTENCIALISTA “minimizando o campo de atuação do assistente social à seleção e concessão de auxílios e bolsas.” (MEDEIROS e GOMES).. É

Como na espécie anterior, os maiores teores de rotenona foram obtidos em plantas provenientes da região F, as quais diferiram significativamente dos valores obtidos para os

Estes dois sectores expandiam-se na altura em que o do Sul continuou a desenvolver-se depois do acordo acordo de paz foi assinado em Outubro de 1992, e de paz, tornando-se aquele

A fonte usada para o nome e as informações do clube deve ser a Open Sans Condensed Bold ou Arial Narrow (consulte a página 8 para mais detalhes).. O tamanho pode variar