• Nenhum resultado encontrado

TERMOS DE REFERÊNCIA LINHA BASE DO PROJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMOS DE REFERÊNCIA LINHA BASE DO PROJETO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TERMOS DE REFERÊNCIA LINHA BASE DO PROJETO

Título de Consultoria

Desenvolvimento da Linha Base do Projeto Suco Doce - Implementação de boas práticas trabalhistas em Organizações de Pequenos Produtores de Laranja Fairtrade” no Brasil

Unidade de

dependência Conformidade Social/Fortalecimento e Desenvolvimento

Escopo Estado do Paraná, municípios de Maringá, Paranavaí e Alto Paraná. Estado de São Paulo, municípios de Bebedouro e região.

Relações internas

Especialista em direitos humanos Direção Regional do Cone Sul Gerente brasil

Oficial PMEL

Relações externas 3 Organizações de pequenos produtores que participam no projeto Reporta para Oficial PMEL

Coordena para Nenhum

Sobre a CLAC

A Coordinadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e trabalhadores de Comércio Justo (CLAC) é uma associação, com sede em El Salvador, que reúne as Organizações de Pequenos (as) Produtores (as) e Organizações de Trabalhadores (as) do Comércio Justo. A CLAC encontra-se organizada em Coordenadoras Nacionais e Redes de Produto. As primeiras agrupam membros da CLAC por país, enquanto as Redes agrupam Organizações por produto independente do país onde elas se localizam.

A missão de CLAC é representar as Organizações, velar pelo seu fortalecimento e desenvolvimento, facilitar assistência aos associados, promover seus produtos e valores e incidir em instâncias sociais, políticas e econômicas.

Sobre o Projeto

O sistema Fairtrade é caracterizado por promover práticas de produção agrícola sustentáveis na área social, econômica e ambiental, buscando gerar melhores condições de comercialização dos produtos e melhores condições de vida e trabalho para os agricultores, suas famílias e os trabalhadores rurais.

O bem-estar dos trabalhadores rurais e o respeito aos seus direitos fazem parte dos valores da Fairtrade e da CLAC. O critério Fairtrade tem requisitos iniciais e de desenvolvimento relacionados à proibição do trabalho infantil, trabalho forçado, violência baseada em gênero e outras formas de violência e discriminação, entre outros.

Os governos dos principais países consumidores têm aumentado suas regulações e exigências de devida diligência, em matéria de direitos humanos, para as empresas que operam em seus territórios. Dentro dos requisitos exigidos às cadeias de valor globais se encontram o estabelecimento de sistemas de identificação e resposta frente aos riscos de práticas trabalhistas inaceitáveis, incluindo trabalho análogo ao escravo e trabalho infantil.

(2)

Coordenadora Latino-americana e Caribenha de Pequenos Produtores de Comercio Justo

Neste contexto, é fundamental fortalecer a capacidade das organizações de pequenos produtores de prevenir, identificar e responder às práticas de contratação de trabalho consideradas inaceitáveis e adaptar os processos internos das organizações de produtores para que estejam alinhados com os requisitos de devida diligencia em direitos humanos, segundo os estândares internacionais específicos (Guias ONU, OCDE) que aplicam às empresas compradoras de suco.

A partir das necessidades identificadas, foi elaborada a proposta para desenvolver um projeto em 2020 e 2021 que pudesse abordar os seguintes objetivos e resultados esperados:

Objetivos del Proyecto

1. Aumentar a conscientização das organizações de suco de laranja certificadas Fairtrade para prevenir, identificar e responder a práticas de contratação e trabalho consideradas inaceitáveis, incluindo trabalho análogo ao escravo (conforme definido na legislação brasileira), trabalho forçado, trabalho infantil.

2. Aumentar as capacidades das organizações de suco de laranja certificadas pelo Fairtrade para prevenir, identificar e responder a práticas de recrutamento e trabalho consideradas inaceitáveis, incluindo trabalho análogo ao escravo (conforme definido na legislação brasileira), trabalho forçado, trabalho infantil.

3. Contribuir para a conscientização sobre boas práticas laborais destinadas a trabalhadores permanentes e temporários (colhedores de laranja), produtores de organizações de pequenos produtores de laranja e intermediários laborais que trabalham para estes produtores.

Resultados esperados del Proyecto

Três OPPs aprimoram o entendimento das boas práticas e condições de trabalho, com ênfase no trabalho análogo à escravidão (um conceito usado na lei brasileira), no contexto regulatório internacional e nos critérios da FI de trabalho forçado e trabalho infantil.

1. As OPPs também aprimoram a capacidade de identificar, prevenir e responder com segurança às práticas de trabalho inaceitáveis entre os trabalhadores que trabalham nas propriedades de seus membros.

2. Além disso, uma OPP fará um piloto em boas práticas de monitoramento e remediação, que poderão ser replicadas no futuro com outras organizações de produtores.

(3)

Finalidade da consultoria

Preparar um plano de MEL e um estudo da linha base do projeto “Implementation of good labour practices in Fairtrade Orange Small Producers Organizations” no Brasil, com base nos indicadores acordados no projeto e nos formatos de critérios CLAC.

Abordagem metodológica.

Na proposta técnica, o(s) contratado(s) deve(m) desenvolver integralmente a metodologia proposta para o desenvolvimento da consultoria; no entanto, a seguir estão as diretrizes mínimas exigidas pela CLAC para esses tipos de atribuições:

• Reunião inicial para: treinar a(s) pessoa(s) sobre CLAC e as políticas organizacionais internas, coleta de informações e políticas de gestão, revisão do documento do projeto, indução sobre o tema do Projeto e diretrizes para construção do plano MEL.

• Elaboração do plano MEL.

• Revisão e sistematização de informações secundárias relevantes ao contexto do projeto. Revisão bibliográfica.

• Coleta de informações primárias com base em métodos qualitativos e quantitativos. Isso inclui o desenvolvimento de cálculos de amostra, desenvolvimento e validação de ferramentas. A coleta de dados deve ser implementada por métodos mistos (Semi-face, virtualizado/telefônico devido às condições atuais da Pandemia), é responsabilidade principal do consultor a coleta de dados e o suporte pode ser auxiliado pelo gerente do Projeto. Coleta de informações em campo, utilizando o sistema Open Data Kit ODK; entrada, limpeza de banco de dados e análise de dados.

• Elaboração do relatório de Linha de Base: o relatório não deve ultrapassar 40 páginas e incluir quadro-síntese da matriz de indicadores com os resultados obtidos, bem como análise triangulada de cada indicador. Os seguintes anexos são necessários: Versões finais das principais ferramentas de pesquisa,base de dados em Excel, fundamentos estatísticos aplicados (tipo de amostragem, fórmula, erro, cálculos, etc.), apresentação com o sumário executivo do relatório, material fotográfico, vídeos ou outros gerados durante a consultoria. Apresentação em PowerPoint/Prezi dos resultados do estudo de linha de base a ser socializado com os participantes do projeto.

Produtos esperados. ▪ Plano MEL aprovado

▪ Plano aprovado de coleta de informações primárias: ▪ Definição de métodos de pesquisa, cálculos amostrais, etc.

▪ Concepção de instrumentos de recolha de informação (inquéritos, entrevistas semiestruturadas, entre outros).

▪ Primeira versão do Relatório de Linha de Base versão rascunho para revisão: resumo executivo, capítulo de pesquisa secundária, capítulo de pesquisa primária, resultados, descobertas, matriz de indicadores, infográfico com os resultados mais relevantes, etc.

(4)

Coordenadora Latino-americana e Caribenha de Pequenos Produtores de Comercio Justo

*Haverá validação das informações com a equipe CLAC. Segunda versão do relatório de linha de base

▪ Versão final do relatório de linha de base aprovada com anexos. ▪ Apresentação ao comitê operacional do projeto.

CONDIÇÕES DE CONTRATO: Duração.

Esta consultoria está prevista para 6 semanas a partir da assinatura do contrato (o cronograma detalhado de trabalho será estabelecido na primeira reunião com a contraparte técnica).

Forma de pagamento. Será feito da seguinte forma:

Produto Percentagem

Assinatura do contrato e proposta metodológica ajustada 20% * Plano MEL aprovado

* Instrumentos para coleta de dados aprovados

* Primeira versão do Relatório de Base (Inclui pesquisa com informações secundárias sistematizadas e Plano de Levantamento de Informações Primárias e Informações de Pesquisa Primárias listadas como bancos de dados quantitativos limpos e sistematização de dados qualitativos primários)

20%

* Segunda versão do relatório

* Apresentação ao comitê consultivo e ao comitê operacional do projeto * Versão final do relatório de linha de base aprovado

*

60%

▪ REQUISITOS DO CONSULTOR E/OU SUA EQUIPE

Não. DESCRIÇÃO Indispensável Desejável

1 Experiência mínima de 3 anos em cargos semelhantes ou realização de pelo

menos 3 pesquisas/consultorias semelhantes em linhas base X 2 Título profissional em Ciências Sociais, Agrícolas, Ambientais e Econômicas

(não exclusivo) X

3 Conhecimento e conscientização sobre as questões do trabalho escravo e

prevenção do trabalho infantil X

4 Capacidade analítica de interpretação e análise de contexto e triangulação

de fontes e métodos X

5 Excelente gerenciamento de software estatístico para análise de dados E

software para coleta de dados (Open Data Kit ODK) X 6 Conhecimento de estatísticas, métodos de análise de dados quantitativos e

qualitativos X

7 Conhecimento de sistemas de monitoramento de trabalho infantil e escravo X 8 Conhecimento do contexto e da realidade dos pequenos produtores e

trabalhadores de laranja no Brasil X

(5)

10 Conhecimento dos princípios e abordagem para o desenvolvimento e

Comércio Justo. X

onze

Residir nos estados do Brasil onde o projeto está sendo desenvolvido (desejável, mas não exclusivo: um link pode ser considerado na área de intervenção do projeto, o consultor principal pode coordenar de outro estado ou país)

X

Recepção de propostas

- Com base na revisão exaustiva dos termos de referência, podem enviar sua proposta técnica1 e econômica2 que inclua todos os custos associados ao desenvolvimento da consultoria e inclua o pagamento de taxas legais. Envie a proposta para o endereço de e-mail: adquisiciones@clac-comerciojusto.org com o assunto: Consultoria de Linha Base do Projeto MCHJugos Brasil.

- Recomenda-se que os interessados enviem suas propostas com os seguintes elementos: o Proposta metodológica detalhada.

o Proposta financeira (inclui taxas legais e todas as despesas associadas à consultoria) o Plano e cronograma de trabalho.

o No caso de equipas: funções e composição desta, incluindo CVS das pessoas que integram a equipa e declaração de capacidade organizacional.

o Referências de consultoria semelhantes.

o A chamada estará aberta até 4 de fevereiro de 2021.

Nota: Os interessados em apresentar sua proposta são convidados a que, em virtude da situação que o país atravessa

em relação ao COVID 19, possam ser utilizadas ferramentas tecnológicas para a coleta de informações na área ou considerar outras alternativas dentro de sua proposta. para cumprir esta atividade.

1É necessário um anexo máximo de duas páginas do Curriculum Vitae resumido para cada membro da equipa de consultoria;

bem como um produto semelhante de outra consultoria como uma amostra do tipo de produto anterior

2Não existe um formato estabelecido para as propostas. O consultor será responsável por todas as despesas logísticas de sua

equipe durante a consultoria; bem como sua equipe de suporte (entrevistadores, digitadores de dados, etc.). A equipe CLAC fornecerá suporte para processos críticos, como etapas de chamadas e análises de produtos.

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo