• Nenhum resultado encontrado

Didática e o Ensino de Geografia DISCIPLINA. Temas em Geografia no ensino médio. Autoras. Sônia de Almeida Pimenta. Ana Beatriz Gomes Carvalho.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Didática e o Ensino de Geografia DISCIPLINA. Temas em Geografia no ensino médio. Autoras. Sônia de Almeida Pimenta. Ana Beatriz Gomes Carvalho."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Sônia de Almeida Pimenta

Ana Beatriz Gomes Carvalho

Didática e o Ensino de Geografi a

D I S C I P L I N A

Temas em Geografi a no ensino médio

Autoras

aula

(2)

Governo Federal Presidente da República

Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro da Educação

Fernando Haddad

Secretário de Educação a Distância – SEED

Carlos Eduardo Bielschowsky

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor

José Ivonildo do Rêgo

Vice-Reitora

Ângela Maria Paiva Cruz

Secretária de Educação a Distância

Vera Lúcia do Amaral

Universidade Estadual da Paraíba Reitora

Marlene Alves Sousa Luna

Vice-Reitor

Aldo Bezerra Maciel

Coordenadora Institucional de Programas Especiais - CIPE

Eliane de Moura Silva

Coordenador de Edição

Ary Sergio Braga Olinisky

Projeto Gráfi co

Ivana Lima (UFRN)

Revisora Tipográfi ca

Nouraide Queiroz (UFRN)

Ilustradora

Carolina Costa (UFRN)

Editoração de Imagens

Adauto Harley (UFRN) Carolina Costa (UFRN)

Diagramadores

Ivana Lima (UFRN) Johann Jean Evangelista de Melo (UFRN) Mariana Araújo (UFRN) Vitor Gomes Pimentel

Revisora de Estrutura e Linguagem

Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG)

Revisora de Língua Portuguesa

Maria Divanira de Lima Arcoverde (UEPB)

Ficha catalográfi ca elaborada pela Biblioteca Central - UEPB

372.891

P644d Pimenta, Sônia de Almeida.

(3)

1

2

3

Apresentação

N

esta aula, vamos enfocar os temas tratados no Ensino Médio, apresentando as

contribuições das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, elaborando propostas a partir das especifi cidades do saber geográfi co. Você conhecerá a proposta de trabalhar os conteúdos curriculares a partir das habilidades e competências, eixos temáticos e conceitos estruturantes e sua articulação na prática pedagógica do Ensino Médio.

Objetivos

Ao fi nal desta aula, esperamos que você:

Conheça os temas mais importantes do saber geográfi co para este segmento de ensino.

Identifi que as práticas pedagógicas e sua relação com os temas e conteúdos trabalhados na disciplina Geografi a no Ensino Médio.

Compreenda a complexidade dos temas no Ensino Médio e a necessidade de buscar novas formas didático-pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem neste segmento de ensino.

(4)

Atividade 1

Tudo sobre todos

os lugares do mundo

A

o analisarmos os conteúdos dos livros de Geografi a para o Ensino Médio, temos exatamente está percepção: temos que estudar tudo sobre todos os lugares do mundo, ao mesmo tempo. E não é apenas a diversidade de assuntos e lugares, a abordagem também é bastante complexa. São abordados aspectos físicos e estatísticos do Brasil e do Mundo, bem como aspectos humanos, sociais e econômicos, articulados com um contexto geopolítico dinâmico. Se compararmos a proposta e os conteúdos do Ensino Fundamental com as exigências do Ensino Médio, verifi camos que é realizado um verdadeiro salto quantitativo e qualitativo nas exigências dos conteúdos, deixando uma lacuna do 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio. Depois de traçar um panorama do mundo contemporâneo contemplando o espaço mundial, seguimos no Ensino Médio com Geografi a física liderando os temas tratados no 1° ano. Neste segmento de ensino, os fenômenos físicos e naturais do planeta Terra são tratados com uma profundidade muito maior, e todos os elementos classifi catórios (rochas, clima, vegetação etc.) são apresentados aos alunos de uma só vez. Se as estruturas não forem bem construídas ao longo de todo o Ensino Fundamental, os alunos encontrarão muita difi culdade em lidar com essa nova forma de apresentar a disciplina, principalmente quando está voltado para o exame vestibular ao fi nal dos três anos de Ensino Médio.

A regionalização é, de certa forma, amenizada nos conteúdos do Ensino Médio, onde o foco está centrado nas articulações entre os conteúdos tratados, buscando estabelecer verdadeiras “pontes” entre os diferentes assuntos. Se no Ensino Fundamental, a regionalização transforma os conteúdos em janelas estanques, cabendo ao professor um esforço para estabelecer as relações entre eles, no Ensino Médio eles já aparecem com o foco nas análises e refl exões sobre os temas tratados. Antes de apresentarmos os temas orientações curriculares.

(5)

A contribuição das orientações

curriculares para o ensino médio

A

s Orientações Curriculares para o Ensino Médio foram elaboradas com a intenção de

apresentar um conjunto de refl exões que alimente a prática docente, contribuindo para o diálogo entre o professor e a escola sobre as possibilidades de ação docente. O documento fi nal foi elaborado após uma ampla discussão com as equipes técnicas dos Sistemas Estaduais de Educação, professores e alunos da rede pública e representantes da comunidade acadêmica. É particularmente interessante o trecho do documento que enfoca os marcos legais do Ensino Médio no que diz respeito à sua fl exibilidade na oferta, como mostra o texto a seguir:

Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira.

Dois aspectos merecem destaque. O primeiro diz respeito às fi nalidades atribuídas ao ensino médio: o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado. (Art. 35) O segundo propõe a organização curricular com os seguintes componentes:

 base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversifi cada que atenda a especifi cidades regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e do próprio aluno (Art. 26);

 planejamento e desenvolvimento orgânico do currículo superando a organização por disciplinas estanques;

 integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização;

 proposta pedagógica elaborada e executada pelos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino;

 participação dos docentes na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Fonte: Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 -Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília

(6)

A nossa proposta de trabalho com os temas no Ensino Médio é respaldada por dois elementos presentes nas orientações curriculares: a possibilidade de complementação do currículo por uma parte diversifi cada que atenda a especifi cidades regionais e locais da sociedade e a proposta de superação da organização das disciplinas estanques. O documento não detalha como estas ações podem ser implementadas, mas deixa aberta a possibilidade e o incentivo para realizá-las.

De forma introdutória, as Orientações Curriculares apresentam como objetivo da Geografi a no Ensino Médio,

o ensino da Geografi a deve fundamentar-se em um corpo teórico-metodológico baseado nos conceitos de natureza, paisagem, espaço, território, região, rede, lugar e ambiente, incorporando também dimensões de análise que contemplam tempo, cultura, sociedade, poder e relações econômicas e sociais e tendo como referência os pressupostos da Geografi a como ciência que estuda as formas, os processos, as dinâmicas dos fenômenos que se desenvolvem por meio das relações entre a sociedade e a natureza, constituindo o espaço geográfi co (Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 43).

Os conceitos e as dimensões de análise são semelhantes ao objetivo da disciplina no Ensino Fundamental, observando é claro o aprofundamento de todos os elementos. Estabelecemos aqui o contrapondo em relação aos dois segmentos de Ensino porque nos parece importante a compreensão de que no Ensino Médio não é apresentado nenhum conceito novo aos alunos, todas as dimensões já foram trabalhadas no Ensino Fundamental e reaparecem no Ensino Médio a partir de uma proposta de análise aprofundada das dinâmicas e fenômenos, estabelecendo relações entre a natureza e a sociedade no espaço geográfi co. Os objetivos específi cos apontam com clareza esta estrutura, pois propõem que o aluno deverá:

 Compreender e interpretar os fenômenos considerando as dimensões local, regional, nacional e mundial;

 Dominar as linguagens gráfi ca, cartográfi ca, corporal e iconográfi ca;

 Reconhecer as referências e os conjuntos espaciais, ter uma compreensão do mundo articulada ao lugar de vivência do aluno e ao seu cotidiano.

Uma contribuição interessante das Orientações Curriculares que pode servir como fundamentação para a prática pedagógica do professor, é o quadro de competências e habilidades da Geografi a no Ensino Médio.

(7)

Quadro 1: Competências e habilidades para a Geografi a no Ensino Médio Competências Habilidades

 Capacidade de operar com os conceitos básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas escalas.

 Capacidade de articulação dos conceitos.

 Articular os conceitos da Geografi a com a observação, descrição, organização de dados e informações do espaço geográfi co considerando as escalas de análise

 Reconhecer as dimensões de tempo e espaço na análise geográfi ca.

 Capacidade de compreender o espaço geográfi co a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza.

 Analisar os espaços considerando a influência dos eventos da natureza e da sociedade.

 Observar a possibilidade de predomínio de um ou outro tipo de origem do evento.

 Verifi car a inter-relação dos processos sociais e naturais na produção e organização do espaço geográfi co em suas diversas escalas.

 Domínio de linguagens próprias à análise geográfi ca.

 Identifi car os fenômenos geográfi cos expressos em diferentes linguagens.

 Utilizar mapas e gráficos resultantes de diferentes tecnologias.

 Reconhecer variadas formas de representação do espaço: cartográfica e tratamentos gráficos, matemáticos, estatísticos e iconográfi cos.

 Capacidade de compreender os fenômenos locais, regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as dimensões de espaço e tempo.

 Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.

 Compreender a importância do elemento cultural, respeitar a diversidade étnica e desenvolver a solidadriedade.

 Capacidade de diagnosticar e interpretar os problemas sociais e ambientais da sociedade contemporânea.

 Estimular o desenvolvimento do espírito crítico

 Capacidade de identificar as contradições que se manifestam espacialmente, decorrentes dos processos produtivos e de consumo.

Fonte: Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 -Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 45.

Estou no caminho certo?

Considerando o objetivo geral da disciplina e os específi cos, podemos considerar que as habilidades e competências podem servir como parâmetros para a elaboração das provas?

(8)

Atividade 2

sua resposta

Embora seja bastante interessante estabelecer uma relação direta entre os conteúdos apresentados e o desenvolvimento de habilidades e competências na avaliação exige um exercício de refl exão contínuo. Escolha um assunto do Ensino Médio, elabore uma proposta de aula que terá como meta de avaliação algumas das habilidades e competências relacionadas com o assunto escolhido.

As habilidades e competências necessárias são essenciais para a elaboração dos objetivos e a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio. Ao determinar os conteúdos e preparar o material para as aulas, o professor precisar ter como foco o desenvolvimento das habilidades e competências para escolher as melhores alternativas didáticas e alcançar seus objetivos com sucesso.

(9)

Outra contribuição importante das Orientações Curriculares, é a apresentação de conceitos básicos estruturantes como base teórico- metodológica do professor levar o aluno a ter uma visão da complexidade social do mundo.

Quadro 2: Conceitos estruturantes e articulações

Conceitos Articulações

Espaço e tempo

 rincipais dimensões materiais da vida humana.

 Expressões concretizadas da sociedade.

 Condicionam as formas e os processos de apropriação dos territórios.

 Expressam-se no cotidiano caracterizando os lugares e defi nindo e redefenindo as localidades e regiões.

Sociedade

 Consideradas as relações permeadas pelo poder, apropria-se dos territórios (ou de espaços específi cos) e defi ne a organização do espaço geográfi co em suas diferentes manifestações: território, região, lugar, etc.

 Os processos sociais redimensionam os fenômenos naturais, o espaço e o tempo.

Lugar

 Manifestação das identidades dos grupos sociais e das pessoas.

 Noção e sentimento de pertencimento a certos territórios.

 Concretização das relações sociais vertical e horizontalmente,

Paisagem

 Expressão da concretização dos lugares, das diferentes dimensões constituintes do espaço geográfi co. Pelas mesmas razões já apontadas, não limitaria a paisagem apenas ao lugar.

 Permite a caracterização de espaços regionais e territórios considerando a horizontalidade dos fenômenos.

Região

 Região se articula com território, natureza e sociedade quando essas dimensões são consideradas em diferentes escalas de análise.

 Permite a apreensão das diferenças e particularidades no espaço geográfi co.

Território

 O território é o espaço apropriado.

 Base da região.

 Determinação. das localizações dos recursos naturais e das relações de poder.

 A constituição cotidiana de territórios tem como base, as relações de poder e de identidade de diferentes grupos sociais que os integram, por isso eles estão inter-relacionados com conceitos de lugar e região.

Fonte: Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 -Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação,

Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 53 e 54.

Estes conceitos estruturantes podem servir como referência também para o Ensino Fundamental, embora as suas articulações sejam mais superfi ciais neste segmento de ensino. O importante aqui, é que o professor poderá identifi car em cada conteúdo apresentado o seu conceito correspondente, desenvolvendo as articulações necessárias para integrar os conceitos, as informações, as competências e habilidades necessárias e os objetivos propostos. Veja o exemplo a seguir:

(10)

Conteúdos Objetivos

Competências

Habilidades Conceito Estruturante

Articulações

A existência de reservas indígenas nestes Estados e o processo histórico de ocupação

e aculturação histórica destes povos.

Conhecer aspectos culturais dos povos indígenas remanescentes na PB e RN; discutir a dinâmica de

sua organização territorial; compreender as contradições existentes neste espaço geográfico.

• Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.

• Compreender a importância do elemento cultural, respeitar a diversidade étnica e desenvolver a solidariedade.

Capacidade de compreender os fenômenos locais, regionais e mundiais expressos por

suas territorialidades, considerando as dimensões de espaço e tempo.

Tema: As Populações Indígenas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

Lugar

• Manifestação das identidades dos grupos sociais e das pessoas.

s certos territórios.

O esquema na estrutura de mapas conceituais é um excelente exercício para que você possa clarifi car suas estratégias didáticas e metodológicas ao desenvolver diversos assuntos em sala de aula. Saber com clareza quais conceitos vamos trabalhar, e o que queremos desenvolver

Estou no caminho certo?

Usando o esquema apresentado anteriormente, posso organizar todas as minhas aulas considerando os conceitos, as habilidades e competências? Este processo me ajudará a potencializar a aprendizagem dos meus alunos e orientará a avaliação?

(11)

Atividade 3

sua resposta

Escolha um tema, seus conteúdos e objetivos e elabore um mapa conceitual como o que apresentamos aqui, organizando os conceitos estruturantes e sua articulação, as competências e habilidades relacionadas com o assunto escolhido. Fique atento porque você estará você estará relacionando seis elementos diferentes!

(12)

O mundo sem limites

T

rabalhar com os alunos do Ensino Médio signifi ca abrir os caminhos de todas as possibilidades possíveis para as informações apresentadas. Não existe um caminho único para qualquer percurso escolhido, as opções são infi nitas e caberá ao aluno realizar suas próprias escolhas. Estas escolhas deverão, entretanto, partir de orientações do professor, sujeito fundamental na busca do conhecimento e no desenvolvimento da aprendizagem. Os temas no Ensino Médio estão relacionados com os conceitos estruturantes e todos os elementos que constituem o saber geográfi co. Apesar do enfoque geopolítico nas análises territoriais, existe uma grande diversidade de temas que podem ser explorados utilizando diferentes recursos didáticos.

O papel mais importante do professor no Ensino Médio é desenvolver em seus alunos a prática de pesquisa, instigando a curiosidade, a dúvida e o desejo de saber mais. Um professor que apenas reproduz conceitos estanques e exige a repetição de suas próprias palavras (ou os textos dos livros), produz um movimento em direção oposta. O aluno não se interessa por este conhecimento “enciclopédico” porque nos dias de hoje ele pode obter estas informações em vários lugares. Cabe ao professor propiciar aos alunos o manejo de todas os elementos que constituem o saber geográfi co, promovendo a abertura para uma leitura de mundo. Comparando com o processo de letramento nas séries iniciais, seria como ensinar o mecanismo de leitura (através das letras, sílabas, etc) para que cada aluno possa ler seu próprio texto, e não ler todos os textos para o aluno. Na Geografi a, podemos construir os conceitos e procedimentos

(13)

Atividade 4

Assim, a pesquisa, seminários, painéis, relatos etnográfi cos, história oral, levantamento de dados, construção de mapas, observação da realidade, entre outros recursos, devem ser explorados ao máximo, na perspectiva de incentivar o caráter científi co do pensamento e organização e sistematização das idéias. Os eixos temáticos, assim como no Ensino Fundamental, podem ser explorados relacionando-os com o conteúdo. Veja a seguir a sugestão dos eixos temáticos nas Orientações Curriculares:

1.

Formação territorial brasileira.

2.

Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade, o

desenvolvimento da Geografi a Urbana mundial.

3.

O futuro dos espaços agrários, a globalização a modernização da agricultura no período

técnico-científi co informacional e a manutenção das estruturas agrárias tradicionais como forma de resistência.

4.

Organização e distribuição mundial da população, os grandes movimentos migratórios

atuais e os movimentos socioculturais e étnicos, as novas identidades territoriais.

5.

As diferentes fronteiras e a organização da Geografi a política do mundo atual, estado

e organização do território.

6.

As questões ambientais, sociais e econômicas resultantes dos processos de

apropriação dos recursos naturais em diferentes escalas, grandes quadros ambientais do mundo e sua conotação geopolítica.

7.

Produção e organização do espaço geográfi co e mudanças nas relações de trabalho,

inovações técnicas e tecnológicas e as novas Geografi as, a dinâmica econômica mundial e as redes de comunicação e informações.

Estes temas são pontos de partida, podem ser geradores para uma série de outras propostas, mas o objetivo é articular todos os conteúdos dentro de eixos temáticos, de forma que a complexidade na análise dos fenômenos esteja sempre garantida.

Resgate a produção que você realizou para a Atividade 3 e relacione o seu material com um dos eixos temáticos propostos neste texto. Registre se você conseguiu encontrar elementos para realizar a articulação com facilidade ou não. Em caso de difi culdades, compartilhe suas dúvidas com seus colegas e professores.

(14)

Concluindo o percurso

O

Ensino Médio aborda todos os conteúdos do Ensino Fundamental em um nível de aprofundamento e diversidade muito maior, exigindo do professor o desenvolvimento de estratégias inovadoras para facilitar a aprendizagem do aluno diante do grande leque de informações. O trabalho com eixos temáticos pode servir como um ponte de partida para o desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas, estimulando o pensamento científi co e a formação da cidadania.

Leituras complementares

CASTELLAR, S. Educação Geográfi ca: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

A importância de ensinar e aprender Geografi a, é tema central deste livro que reúne textos estimulantes e inovadores sobre o lugar dessa disciplina na formação dos alunos na escola, destacando as investigações ocorridas no contexto da sala de aula e em cursos de formação continuada de professores. A proposta é realizar um amplo debate nas áreas de Pedagogia e Metodologia do Ensino de Geografi a. Os autores analisam a relação entre teoria e prática, o papel do educador e a importância da Geografi a na formação dos estudantes.

PASSINI, E.(ORG). Prática de ensino em Geografi a e Estágio Supervisionado. São Paulo, Contexto, 2008.

Este livro tem como objetivo funcionar como um guia claro e essencial para o dia-a-dia das aulas de Prática de Ensino de Geografi a e contribuir para um maior aprofundamento do conhecimento geográfi co no cotidiano escolar. Com texto estimulante e linguagem objetiva, esta obra se destaca das demais por fazer uma leitura realista e inovadora das relações presentes, ausentes e necessárias

(15)

Resumo

1

2

Auto-avaliação

Elabore um pequeno texto crítico sobre a diversidade, quantidade e complexidade dos conteúdos programático do ensino Médio e o seu tempo de realização.

Destaque os principais elementos do texto sobre a contribuição das Orientações Curriculares.

Referências

CAVALCANTI, L. S. Geografi a e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002. Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 -Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografi a em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.

RESENDE, M. S. A geografi a do aluno trabalhador. Caminhos para uma prática de ensino. São Paulo: Loyola, 1986.

RUA, J. et al. Para ensinar geografi a. Rio de Janeiro: Acces, 1993.

Nesta aula, apresentamos a diversidade e complexidade dos conteúdos utilizados no Ensino Médio, buscando uma refl exão sobre os aspectos teóricos e metodológicos na sua apropriação educativa. Você conheceu as contribuições das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, com suas propostas para o desenvolvimento de habilidades e competências em Geografi a. Introduzimos os conceitos estruturantes e seus elementos articuladores, fi nalizando com os eixos temáticos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em Geografi a.

(16)

Anotações

SPOSITO, E. S. Geografi a e Filosofi a. Contribuição para a metodologia de ensino do

pensamento geográfi co. São Paulo: UNESP, 2004.

SUETERGARAY, D. et al. Geografi a e educação. Geração de ambiências. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000.

VESENTINI, J. W. O novo papel da escola e do ensino da geografi a na época da Terceira Revolução Industrial. In: Terra Livre, São Paulo, AGB, n. 11-12, 1996, p. 209-224.

KAERCHER, N. A. Desafi os e utopias no ensino da Geografi a. 3.ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

(17)
(18)
(19)

EMENTA

 Sônia de Almeida Pimenta

 Ana Beatriz Gomes Carvalho

Didática e o Ensino de Geografi a – GEOGRAFIA

AUTORAS

AULAS

Didática e a prática educativa

Elementos da didática: os diferentes métodos de ensino Tendências no ensino de Geografi a

A contribuição dos parâmetros curriculares para o ensino de Geografi a O ensino de Geografi a, a multiculturalidade e as tecnologias de informação A interdisciplinaridade no ensino de Geografi a e a pedagogia de projetos Elementos para o ensino de Geografi a (orientação e representação cartográfi ca) O planejamento na organização da prática pedagógica

Teorias e práticas sobre a avaliação

A construção de conceitos nos primeiros anos do ensino fundamental Temas em geografi a no ensino fundamental

Temas em geografi a no ensino médio 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 15

Análise dos documentos necessários à organização do ensino; fundamentação teórico-metodológica para a organização do trabalho docente; tendências atuais do ensino de geografi a; a geografi a e a interdisciplinaridade; a utilização de diferentes fontes de informações e linguagens e a prática docente em geografi a; situações problemas e a prática de ensino em geografi a.

(20)

Referências

Documentos relacionados

Na relação entre a duração do aleitamento e a informação recebida durante a gravidez, observámos surpreendentemente que das mães que tiveram acesso a ela só 30% amamentaram 4

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

Assim, no terceiro capítulo Políticas Públicas para Travesti na Escola, analisamos as políticas públicas atuais no campo da educação, voltadas para o gênero e a

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

A referida pesquisa está dividida em quatro partes: na primeira, apresentamos uma reflexão sobre o uso do vídeo na sala de aula e os aspectos cognitivos e dificuldades de

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre

The predatory mite preferred coconuts infested with the coconut mite Aceria guerreronis Keifer Acari: Eriophyidae over uninfested coconuts when not exposed to acaricides.. However,

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos