• Nenhum resultado encontrado

Multimedidor MIB 1 Instrumenti

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Multimedidor MIB 1 Instrumenti"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Multimedidor MIB 1

Instrumenti

v1.3 – set/2011

(2)
(3)

Sumário

Sumário...3 Apresentação...4 Instalação ...5 Configurações ...6 Configurações básicas ...6 1- Conectando a alimentação...6 2- Desbloqueando o instrumento...6 Configurações ...7 3- Menu Configuração...7

4- Definindo o modo de operação...7

5- TP Primário...7 Configurações ...8 6- TP Secundário...8 7- TC Primário...8 8- TC Secundário...8 9- Iluminação do display...8 Configurações avançadas ...9

1- Configurando a conexão via Modbus...9

2- Endereço Modbus...9 3- Baud-rate...9 4- Paridade...9 Configurações avançadas ... 10 5- Stop bits... 10 Esquemas de ligação ... 10 1- Sistema monofásico... 10 Esquemas de ligação ... 11

2- Sistema bifásico 3 fios... 11

3- Sistema trifásico 3 fios (balanceado ou desbalanceado)... 11

4- Sistema trifásico 4 fios (balanceado ou desbalanceado)... 12

Medições... 13

Erros de medição ... 14

Comunicação ... 14

O Software... 14

Comunicação ... 15

Conexão dos instrumentos no PC... 16

Conexão dos instrumentos em dispositivo inteligente... 17

O Protocolo ModBus... 17

Características Técnicas ... 17

Termo de Garantia ... 18

Suporte Técnico ... 19

(4)

Apresentação

O Multimedidor MIB 1 é um instrumento que desempenha a função de vários

instrumentos medidores de grandezas elétricas em apenas um invólucro, proporcionando ao cliente maior benefício aliado a menor custo.

A tecnologia dos microcontroladores empregada na sua concepção torna o MIB 1 capaz de efetuar medições de Valor RMS verdadeiro (True RMS) para todas as grandezas apresentadas, obtendo grande precisão em diversos ambientes.

Através do teclado e display de cristal líquido, o usuário consegue ler as medições no próprio instrumento. Suas configurações também podem ser facilmente executadas através do teclado.

Com porta de comunicação serial RS-485, este equipamento amplia exponencialmente seu potencial, podendo auxiliar na composição de sistemas mais complexos de aquisição de dados e monitoramento de cargas e energia.

Junto com o instrumento, o instalador recebe o software de monitoramento e configuração MIB 1 Logger. Com este software instalado num computador, podemos monitorar remotamente diversos multimedidores conectados à mesma rede1.

A seguir, estão descritos os instrumentos de medição contidos num único Multimedidor: • Até 8 voltímetros (medições de tensão entre fases e fase e neutro);

• Até 5 amperímetros (medições de corrente de fase, neutro e total);

• Até 12 wattímetros (medições de potência ativa, reativa e aparente por fase e total);

• Até 4 fasímetros (medições do fator de potência por fase e total); • 1 freqüêncímetro;

• Até 12 medidores de energia consumida (ativa, reativa e aparente por fase e total).

(5)

Instalação

Ao receber seu instrumento, certifique-se de que na embalagem há os seguintes itens: • 1 Multimedidor MIB 1;

• 1 disquete contendo o software de monitoramento e manual do usuário; • 1 conector de 3 vias;

• 1 conector de 4 vias; • 1 conector de 6 vias; • 1 conector mini de 3 vias; • 2 presilhas para fixação.

Veja agora o painel frontal do instrumento:

Teclado e Display: usados na configuração e na visualização das medições instantâneas;

Led verde: pisca quando há comunicação entre o instrumento e outro dispositivo inteligente;

Led vermelho: pisca quando há conexões erradas. Leia a página 13 para mais detalhes (Erros de

medição).

Em tamanho padrão 96x96mm, o Multimedidor é um instrumento para ser instalado na porta de painéis. Na sua parte traseira, temos os terminais para suas conexões:

(6)

Configurações

Para que o MIB 1 apresente o máximo desempenho em precisão, é necessário configurá-lo corretamente. De posse de alguns dados sobre a instalação a ser

monitorada, o instalador pode fazer a configuração básica do equipamento. Os dados são:

• Tipo de sistema de medição a ser monitorado;

• Relação de transformação dos elementos de medição indireta (transformadores de corrente (TC) e de potencial (TP)).

Configurações básicas

1- Conectando a alimentação

Antes de conectar o instrumento à rede elétrica, verifique o tipo de alimentação auxiliar na sua etiqueta de identificação, que fica fixada na parte superior da caixa.

O equipamento padrão tem alimentação auxiliar 110/220VCA (padrão). É possível fabricar também alimentação auxiliar universal (85~260VCA – 90~300VCC) e outras faixas. Para outros valores, é necessário consultar o fabricante sobre possibilidade e prazo de entrega.

O Multimedidor possui alimentação auxiliar separada das entradas de tensão de medição. Verifique abaixo o esquema de ligação para cada caso:

Após a tela de AUTO-TESTE, aparecerá no display:

INSTRUMENTI MIB 1

2- Desbloqueando o instrumento

Antes de ajustar os parâmetros do multimedidor ou reiniciar os acumuladores do consumo de energia, retire sua proteção contra alterações, prosseguindo da seguinte forma:

(7)

Configurações

Pressione a tecla  ou  até o menu SENHA. Abaixo da palavra SENHA aparece escrito “DESBLOQUEAR?”. Mantenha pressionada a tecla  até piscar o cursor no display. Use as teclas  e  para inserir os valores e a tecla  para ir até o dígito seguinte.

A senha gravada de fábrica é:

1234

Após a inserção do último dígito da senha padrão, confirme pressionando duas vezes a tecla . O instrumento mostrará então a frase “SETAR UMA NOVA”, indicando que foi desprotegido. Altere a senha de proteção e as configurações, se necessário.

Para proteger o instrumento novamente, retire sua alimentação auxiliar por alguns instantes e alimente-o novamente.

3- Menu Configuração

Pressione a tecla  ou  até o menu CONFIGURACAO. Neste menu, localizam-se as configurações do instrumento.

4- Definindo o modo de operação

Esta configuração define em qual sistema de medição o Multimedidor será instalado.

Mantenha a tecla  pressionada por 3 segundos, solte-a. Depois, utilize as teclas  e  para alterar esse parâmetro de acordo com o tipo de instalação a ser monitorada. As configurações possíveis são:

• Sistema Monofásico (fase e neutro ou fase e fase); • Sistema Bifásico à 3 fios (fase 1, fase 2 e neutro); • Sistema Trifásico à 3 fios (3 fases);

• Sistema Trifásico à 4 fios (3 fases e neutro).

Com o parâmetro desejado escolhido, pressione a tecla  para confirmar a alteração. Pressione a tecla  para prosseguir com a configuração. Se transformadores de potencial não forem utilizados, ignore os passos 5 e 6.

5- TP Primário

Neste parâmetro deve ser inserida a tensão nominal do primário do TP. Exemplo: se o

instrumento for utilizado com um TP de relação 13,8kV/115V, deve ser inserido o valor 13800. O valor deve ser inserido sempre em unidade fundamental (V), não em seus múltiplos.

Pressione e segure a tecla  até piscar um cursor no display. Com a tecla  apague os dígitos, com as teclas  e , altere o valor do número selecionado e com a tecla , vá para o próximo dígito. Para confirmar as alterações, pressione a tecla  quantas vezes forem necessárias até que o cursor pisque onde não haja mais dígitos. Pressione novamente a tecla  para memorizar a configuração. O MIB 1 sai de fábrica indicando 600V neste parâmetro. Se não está em uso nenhum TP, este valor deve ser mantido. Pressione a tecla  para prossegui a configuração.

(8)

Configurações

6- TP Secundário

Neste parâmetro deve ser inserida a tensão nominal do secundário do TP. Usando como exemplo o caso anterior, a configuração desse parâmetro receberia o valor de 115V. Aqui também vale a regra do valor em unidade fundamental.

Pressione e segure a tecla  até piscar um cursor no display. Com a tecla  apague os dígitos, com as teclas  e , altere o valor do número selecionado e com a tecla , vá para o próximo dígito. Para confirmar as alterações, pressione a tecla  quantas vezes forem necessárias até que o cursor pisque onde não haja mais dígitos. Pressione

novamente a tecla  para memorizar a configuração. O MIB 1 sai de fábrica indicando 600V neste parâmetro. Se não está em uso nenhum TP, este valor deve ser mantido. Pressione a tecla  para prossegui a configuração.

7- TC Primário

Neste parâmetro deve ser inserido o valor da corrente nominal do primário do TC. Exemplo: se o instrumento estiver sendo utilizado com um TC de relação 800-5A, deve ser inserido o valor 800.

Pressione e segure a tecla  até piscar um cursor no display. Com a tecla  apague os dígitos, com as teclas  e , altere o valor do número selecionado e com a tecla , vá para o próximo dígito. Para confirmar as alterações, pressione a tecla quantas vezes forem necessárias até que o cursor pisque onde não haja mais dígitos. Pressione novamente a tecla  para memorizar a configuração. Por configuração padrão, o instrumento MIB 1 sai de fábrica indicando 5A neste parâmetro. Se não está em uso nenhum TC, este valor deve ser mantido. Pressione a tecla  para prossegui a configuração.

8- TC Secundário

Pressione e segure a tecla  até piscar um cursor no display. Com a tecla  apague os dígitos, com as teclas  e , altere o valor do número selecionado e com a tecla , vá para o próximo dígito. Para confirmar as alterações, pressione a tecla  quantas vezes forem necessárias até que o cursor pisque onde não haja mais dígitos. Pressione

novamente a tecla  para memorizar a configuração. Por configuração padrão, o instrumento MIB 1 sai de fábrica indicando 5A neste parâmetro. Se não está em uso nenhum TC, este valor deve ser mantido.

9- Iluminação do display

Esta configuração permite a alteração da luminosidade do fundo do display.

Pressione a tecla  até visualizar CONFIGURACAO no display. Pressione a tecla  até indicar ILUMINACAO. Então pressione a tecla  até piscar o cursor no display. Com as teclas  e , altere o valor do parâmetro e com a tecla , memorize a alteração. As configurações possíveis são:

• +; • ++; • +++;

(9)

Configurações avançadas

• OFF;

• + (OFF em 1 minuto); • ++ (OFF em 1 minuto); • +++ (OFF em 1 minuto).

As configurações avançadas abrangem configurações do protocolo de comunicação e senha de proteção.

1- Configurando a conexão via Modbus

O MIB 1 se comunica com outros dispositivos utilizando o protocolo ModBus RTU. Para que esta conexão seja estabelecida de forma correta, todos os equipamentos conectados à mesma rede devem se comunicar na mesma velocidade, utilizando as mesmas

quantidades de bits de paridade e stop bits, e devem ser configurados com endereços diferentes.

No menu CONFIGURACAO, pressione a tecla  para entrar, depois pressione a tecla  até localizar o submenu MODBUS. Pressione novamente a tecla  para entrar.

2- Endereço Modbus

Pressione e segure a tecla  até piscar o cursor no display. Use as teclas  e  para incrementar ou decrementar o indicador de endereços. Selecione o endereço desejado e pressione a tecla  para memorizar a alteração. Pressione então a tecla  para

continuarmos a configuração.

3- Baud-rate

Pressione e segure a tecla  até piscar o cursor no display. Use as teclas  e  para incrementar ou decrementar o indicador de velocidade de comunicação. As configurações possíveis são: • 1200bps; • 2400bps; • 4800bps; • 9600bps; • 19200bps; • 38400bps; • 57600bps; • 115200bps.

Selecione o valor desejado e pressione a tecla  para memorizar a alteração. Pressione então a tecla  para configurar o próximo parâmetro.

4- Paridade

Pressione e segure a tecla  até piscar o cursor no display. Use as teclas  e  para alterar o valor do parâmetro. As configurações possíveis são:

• SEM; • PAR;

(10)

Configurações avançadas

• IMPAR.

Com o valor escolhido apresentado no display, pressione a tecla  para memorizar a alteração. Pressione então a tecla  para configurar o próximo parâmetro.

5- Stop bits

Pressione e segure a tecla  até piscar o cursor no display. Usando as teclas  e  pode se alterar o valor do parâmetro. As configurações possíveis são:

• 1; • 2.

Após ajustar estas configurações, pressione a tecla  duas vezes para voltar ao menu

CONFIGURACAO. Pressione  até o parâmetro SENHA, que será a próxima

configuração a ser feita.

Esquemas de ligação

1- Sistema monofásico

(11)

Esquemas de ligação

2- Sistema bifásico 3 fios

(12)

Esquemas de ligação

(13)

Medições

Para cada sistema de medição, o MIB 1 apresenta a medição das seguintes grandezas:

Sistema de medição Grandezas medidas

Tensão (V): V1 Corrente (I): I1 Potência Aparente (S): S1 Potência Ativa (P): P1 Potência Reativa (Q): Q1 Fator de Potência (PF): PF1 Energia Ativa (E): E1 Energia Reativa (E): E1 Energia Aparente (E): E1

Monofásico

Freqüência (Fr): Fr Tensão (V): V1, V2, Vm Corrente (I): I1, I2, IT, IN Potência Aparente (S): S1, S2, ST Potência Ativa (P): P1, P2, PT Potência Reativa (Q): Q1, Q2, QT Fator de Potência (PF): PF1, PF2, PFT Energia Ativa (E): E1, E2, ET

Energia Reativa (E): E1, E2, ET Energia Aparente (E): E1, E2, ET Freqüência (Fr): Fr

Bifásico 3 fios

Ângulos de Fase (Axx): A12 Tensão (V): V31, V23, V12, Vdm Corrente (I): I1, I2, I3, IT Potência Aparente (S): ST Potência Ativa (P): PT Potência Reativa (Q): QT Fator de Potência (PF): PFT Energia Ativa (E): ET Energia Reativa (E): ET Energia Aparente (E): ET

Trifásico 3 fios

Freqüência (Fr): Fr

Tensão (V): V1, V2, V3, Vm, V31, V23, V12, Vdm Corrente (I): I1, I2, I3, IT, IN

Potência Aparente (S): S1, S2, S3, ST Potência Ativa (P): P1, P2, P3, PT Potência Reativa (Q): Q1, Q2, Q3, QT Fator de Potência (PF): PF1, PF2, PF3, PFT Energia Ativa (E): E1, E2, E3, ET

Energia Reativa (E): E1, E2, E3, ET Energia Aparente (E): E1, E2, E3, ET Freqüência (Fr): Fr

Trifásico 4 fios

(14)

Erros de medição

O instrumento apresenta medições incorretas nos seguintes casos:

• Quando há erro na configuração da relação dos transformadores de corrente e/ou de potencial utilizados em conjunto com o instrumento;

• Quando o sistema de medição for configurado incorretamente;

• Quando existir alguma inversão nas conexões dos transformadores de corrente e/ou de potencial;

• Quando há inversão de fases nas entradas de medição; • Se houver falta de fases no sistema.

Vale lembrar que, quando há conexões incorretas ou falta de fases, o led vermelho no frontal do instrumento pisca intermitentemente.

Em condições normais, o led deve permanecer sempre apagado.

Obs.: Quando há medição de grandezas de forma incorreta, alguns acumuladores de

energia do instrumento também apresentam erros em suas medições, indicando valores negativos de energia. Após corrigir o problema na instalação, estes acumuladores devem ser reiniciados. Para isso, certifique-se de que o multimedidor esteja desprotegido (ver página 6, item 2), acesse qualquer medição de energia no painel do instrumento, aperte e segure a tecla  e aperte e segure também a tecla  até que o menu MEDICAO seja indicado no seu display. Esta ação reiniciará todos os acumuladores de energia.

Comunicação

Quando o instrumento se comunica com outro dispositivo, o led verde em seu frontal pisca, indicando troca de informações entre os dispositivos.

O Software

Utilizando o software que acompanha o instrumento, o operador pode visualizar através de um computador todas as medições efetuadas de uma só vez, além de gerar arquivos com medições periódicas para posterior análise da instalação monitorada. E é através dele também que se configuram as saídas analógicas e relés auxiliares2, além de todas as

configurações acessíveis localmente.

O software possui uma interface bastante intuitiva. Poucos instantes são necessários para se ter o domínio completo de suas funcionalidades. Observe:

(15)

Comunicação

1. Campos para configuração ou carregamento das configurações do instrumento (sistema de medição, senha, comunicação e iluminação do display);

2. Parametrização das interfaces de controle do Multimedidor (saídas analógicas e relés); 3. Campos para leitura das grandezas monitoradas;

(16)

Comunicação

O computador a ser usado não necessita de muitos recursos e periféricos para que o software funcione de forma satisfatória. Basta apenas dispor de uma porta de

comunicação padrão USB e ser capaz de trabalhar com resolução de tela de 800x600 píxels.

O conversor de sinais é um item vendido separadamente. Junto dele, também são fornecidos o CD com os drivers de instalação e um cabo USB para sua conexão com o PC.

Acesse o menu Configuração, entre em Porta Serial e aponte a porta utilizada para conectar o instrumento no computador. Depois configure o baud-rate conforme as especificações de sua rede.

Podem ser conectados vários MIB 1 em rede e todos podem ser monitorados, um de cada vez, com o mesmo software, bastando configurar corretamente os endereços de rede de cada equipamento.

É importante o uso de um cabo blindado nas conexões de dados para mantê-las livres de interferências provenientes de outros componentes do sistema elétrico. Guie os cabos de dados em eletrodutos separados da rede elétrica.

Caso haja uma rede de MIB 1, esta deve ser de topologia ponto-a-ponto como visto nos diagramas abaixo:

Conexão dos instrumentos no PC

Para esta conexão, deve-se considerar a distância D entre o último ponto até o conversor de sinais de até 1200m de comprimento.

(17)

Comunicação

Conexão dos instrumentos em dispositivo inteligente

O Protocolo ModBus

O MIB 1 se comunica com outros dispositivos utilizando o protocolo Modbus RTU. A comunicação é feita pela sua porta serial RS-485. No anexo A constam as tabelas com o mapeamento de memória do instrumento para as configurações dos dispositivos

coletores de dados.

Características Técnicas

Alimentação Auxiliar 110/220VCA*

Consumo 5VA (máx.)

Temperatura de trabalho 10-55ºC

Tensão de entrada 600VCA (máx.)

Corrente de entrada 5ACA (máx. 6A)

Freqüência: 0,01% Precisão Geral: 0,5% Freqüência de amostragens 5,32kHz Resolução 12 bits Frontal: IP52 Grau de Proteção Terminais: IP20 Porta de Comunicação RS-485

Protocolo ModBus RTU

(18)

Termo de Garantia

A Instrumenti do Brasil Controles Elétricos Ltda. fornece aos seus clientes instrumentos perfeitamente calibrados e testados. E se compromete a reparar quaisquer instrumentos que venham a apresentar defeito de fabricação no período de 12 meses à partir da data de aquisição do produto, somente mediante

apresentação de nota fiscal e após análise dos referidos pela sua assistência técnica.

A garantia perderá sua validade se:

• O(s) instrumento(s) for(em) violado(s) e/ou reparado(s) por pessoal não autorizado;

• Houver uso indevido do(s) instrumento(s), desrespeitando suas características técnicas;

(19)

Suporte Técnico

Se surgirem dúvidas após a leitura deste manual, o cliente deverá entrar em contato com o Suporte Técnico Instrumenti por e-mail ou telefone:

suporte@instrumenti.com.br (11)5641-1105

Instrumentos que necessitem de reparos deverão ser enviados à fábrica, no endereço abaixo:

Rua Laguna, 1055 – Vila Cruzeiro – São Paulo CEP: 04728-002 - SP

(20)

Anexo A

MEDIDAS (com ponto flutuante no formato IEEE-754)

Endereço

Hexadecimal Endereço Decimal Registradores Parâmetro Formato Tamanho (bytes)

2400 9216 2 V1 FI 4 2402 9218 2 V2 FI 4 2404 9220 2 V3 FI 4 2406 9222 2 VM FI 4 2408 9224 2 V31 FI 4 240A 9226 2 V23 FI 4 240C 9228 2 V12 FI 4 240E 9230 2 VDM FI 4 2410 9232 2 ANG12 FI 4 2412 9234 2 ANG23 FI 4 2414 9236 2 ANG31 FI 4 2416 9238 2 I1, I31 FI 4 2418 9240 2 I2, I23 FI 4

241A 9242 2 I3, I12 FI 4

241C 9244 2 IT FI 4 241E 9246 2 IN FI 4 2420 9248 2 S1, S31 FI 4 2422 9250 2 S2, S23 FI 4 2424 9252 2 S3 FI 4 2426 9254 2 ST FI 4 2428 9256 2 P1, P31 FI 4 242A 9258 2 P2, P23 FI 4 242C 9260 2 P3 FI 4 242E 9262 2 PT FI 4 2430 9264 2 Q1, Q31 FI 4 2432 9266 2 Q2, Q23 FI 4 2434 9268 2 Q3 FI 4 2436 9270 2 QT FI 4 2438 9272 2 E1AT, E31AT FI 4

243A 9274 2 E2AT, E23AT FI 4

243C 9276 2 E3AT FI 4 243E 9278 2 ETAT FI 4 2440 9280 2 E1AP, E31AP FI 4 2442 9282 2 E2AP, E23AP FI 4 2444 9284 2 E3AP FI 4 2446 9286 2 ETAP FI 4 2448 9288 2 E1RE, E31RE FI 4

244A 9290 2 E2RE, E23RE FI 4

244C 9292 2 E3RE FI 4 244E 9294 2 ETRE FI 4 2450 9296 2 PF1, PF31 FI 4 2452 9298 1 PF1_TYPE W 2 2453 9299 2 PF2, PF23 FI 4 2455 9301 1 PF2_TYPE W 2 2456 9302 2 PF3 FI 4 2458 9304 1 PF3_TYPE W 2

(21)

Anexo A

MEDIDAS

Endereço

Hexadecimal Endereço Decimal Registradores Parâmetro Formato Tamanho (bytes)

2200 8704 2 V1 F 4 2202 8706 2 V2 F 4 2204 8708 2 V3 F 4 2206 8710 2 VM F 4 2208 8712 2 V31 F 4 220A 8714 2 V23 F 4 220C 8716 2 V12 F 4 220E 8718 2 VDM F 4 2210 8720 2 ANG12 F 4 2212 8722 2 ANG23 F 4 2214 8724 2 ANG31 F 4 2216 8726 2 I1, I31 F 4 2218 8728 2 I2, I23 F 4

221A 8730 2 I3, I12 F 4

221C 8732 2 IT F 4 221E 8734 2 IN F 4 2220 8736 2 S1, S31 F 4 2222 8738 2 S2, S23 F 4 2224 8740 2 S3 F 4 2226 8742 2 ST F 4 2228 8744 2 P1, P31 F 4 222A 8746 2 P2, P23 F 4 222C 8748 2 P3 F 4 222E 8750 2 PT F 4 2230 8752 2 Q1, Q31 F 4 Endereço

Hexadecimal Endereço Decimal Registradores Parâmetro Formato Tamanho (bytes)

2459 9305 2 PFT FI 4 245B 9307 1 PFT_TYPE W 2 245C 9308 2 FREQ FI 4 245E 9310 1 V1ADC W 2 245F 9311 1 I1ADC W 2 2460 9312 1 V2ADC W 2 2461 9313 1 I2ADC W 2 2462 9314 1 V3ADC W 2 2463 9315 1 I3ADC W 2 2464 9316 2 PF1_GAUGE FI 4 2466 9318 2 PF2_GAUGE FI 4 2468 9320 2 PF3_GAUGE FI 4 246A 9322 2 PFT_GAUGE FI 4 246C 9324 1 PHASEINV W 2 246D 9325 1 TCSINV W 2 246E 9326 1 PHASEFAIL W 2

Fl= FLOAT (no formato IEEE-754) W= WORD

(22)

Anexo A

Endereço

Hexadecimal Endereço Decimal Registradores Parâmetro Formato Tamanho (bytes)

2232 8754 2 Q2, Q23 F 4

2234 8756 2 Q3 F 4

2236 8758 2 QT F 4

2238 8760 2 E1AT, E31AT F 4

223A 8762 2 E2AT, E23AT F 4

223C 8764 2 E3AT F 4 223E 8766 2 ETAT F 4 2240 8768 2 E1AP, E31AP F 4 2242 8770 2 E2AP, E23AP F 4 2244 8772 2 E3AP F 4 2246 8774 2 ETAP F 4 2248 8776 2 E1RE, E31RE F 4

224A 8778 2 E2RE, E23RE F 4

224C 8780 2 E3RE F 4 224E 8782 2 ETRE F 4 2250 8784 2 PF1, PF31 F 4 2252 8786 1 PF1_TYPE W 2 2253 8787 2 PF2, PF23 F 4 2255 8789 1 PF2_TYPE W 2 2256 8790 2 PF3 F 4 2258 8792 1 PF3_TYPE W 2 2259 8793 2 PFT F 4 225B 8795 1 PFT_TYPE W 2 225C 8796 2 FREQ F 4 225E 8798 1 V1ADC W 2 225F 8799 1 I1ADC W 2 2260 8800 1 V2ADC W 2 2261 8801 1 I2ADC W 2 2262 8802 1 V3ADC W 2 2263 8803 1 I3ADC W 2 2264 8804 2 PF1_GAUGE F 4 2266 8806 2 PF2_GAUGE F 4 2268 8808 2 PF3_GAUGE F 4 226A 8810 2 PFT_GAUGE F 4 226C 8812 1 PHASEINV W 2 226D 8813 1 TCSINV W 2 226E 8814 1 PHASEFAIL W 2 F= FLOAT W= WORD

(23)
(24)

Referências

Documentos relacionados

§ 3º Nas hipóteses de indeferimento dos pedidos de aquisição, de registro, de renovação de registro e de transferência de arma de fogo por decisão do chefe da

As Consultas Jovem 2020 locais, a decorrer nos 16 concelhos da região e na Universidade do Algarve, são acções que pretendem que jovens, autarquias, associações

Será dispensado desta prova o candidato que apresentar, juntamente com os demais documentos de inscrição, comprovante de aprovação na prova de proficiência em

Com base nos resultados obtidos no estudo de viabilidade técnica dos resíduos, foram geradas informações para a elaboração do estudo de viabilidade econômica e

5 (1988) descreveram uma modifica- ção de técnica da radiografia panorâmica para que esta seja mais precisa no diagnóstico de alterações da ATM: a cabeça do paciente é

barre d ’ appui articulée pour sanitaires asidero abatible esquerdo left gauche izquierdo direito right droit derecho inox + stainless steel ref a AP.4114 AP.4113. mm 800

Moura e Ribeiro Advogados Associados, sediado em Brasília – DF, tem sua área de Radiodifusão coordenada pelo sócio Rodolfo Machado Moura, que durante 13 anos prestou serviços

Odilon fala sobre a carta ao Governador e também ao Secretário de Estado da Educação 91. e diz que tem que convidar mesmo