• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO APHONSIANO. Conteúdos: Nível 1 - MU. Educando com Seriedade. d) repulsão, repulsão, atração; e) repulsão, atração, atração.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO APHONSIANO. Conteúdos: Nível 1 - MU. Educando com Seriedade. d) repulsão, repulsão, atração; e) repulsão, atração, atração."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO

APHONSIANO

“Educando com

Seriedade”

Conteúdos:

1 - Campo Magnético e Fontes de Campo Magnético

2 - Indução Eletromagnética

Nível 1 - MU

Profº: Luciano Dias

01-(UFB) Uma bússola tem sua agulha magnética orientada com um polo (M) indicando Roraima e o outro (N) indicando o Paraná. A seguir, aproxima se a agulha magnética dessa bússola bem perto da extremidade de um imã cujos polos são (P) e (Q), até que o equilíbrio estável seja atingido (ver figura).

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola?

b) Quais são os polos P e Q do imã?

02-(UFB) Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir:

A letra N indica o polo Norte e o S o polo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos pares anteriores (a), (b) e (c) ocorrerão,

respectivamente, forças de: a) atração, repulsão, repulsão; b) atração, atração, repulsão; c) atração, repulsão, atração;

COLÉGIO

APHONSIANO

“Educando com

Seriedade”

Campo Magnético e Fontes de Campo

Uma bússola tem sua agulha magnética orientada com um polo (M) indicando Roraima e o

Paraná. A seguir, aproxima-se a agulha magnética dessa bússola bem perto da extremidade de um imã cujos polos são (P) e (Q), até que o equilíbrio estável seja atingido (ver

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha

Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir:

A letra N indica o polo Norte e o S o polo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos

d) repulsão, repulsão, atração; e) repulsão, atração, atração.

03-(PUC-SP) Três barras, PQ, RS e TU, são aparentemente idênticas.

Verifica-se experimentalmente que P atrai S e repele T; Q repele U e atrai S. Então, é possível concluir que: a) PQ e TU são ímãs b) PQ e RS são imãs c) RS e TU são imãs d) as três são imãs e) somente PQ é imã

04-(UFB) Tem-se três barras, AB, CD, EF, aparentemente idênticas. Experimentalmente constata-se que:

I – a extremidade A atrai a extremidade D; II – A atrai a extremidade C;

III – D repele a extremidade E ; Então: a) AB, CD e EF são ímãs. b) AB é ímã, CD e EF são de ferro. c) AB é de ferro, CD e EF são ímãs. d) AB e CD são de ferro, EF é ímã. e) CD é ímã, AB e EF são de ferro. 05-(ITA) Um pedaço de ferro é posto nas proximidades de um ímã, conforme o esquema abaixo.

Qual é a única afirmação correta relativa à situação em apreço?

a) é o imã que atrai o ferro b) é o ferro que atrai o ímã

c) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro

d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã

e) a atração do ferro pelo ímã é igua d) repulsão, repulsão, atração;

Três barras, PQ, RS e TU, são

se experimentalmente que P atrai S e repele T; Q repele U e atrai S. Então, é possível

, AB, CD, EF, aparentemente idênticas. Experimentalmente

a extremidade A atrai a extremidade D;

D repele a extremidade E ;

b) AB é ímã, CD e EF são de ferro. de ferro, CD e EF são ímãs. d) AB e CD são de ferro, EF é ímã. e) CD é ímã, AB e EF são de ferro.

Um pedaço de ferro é posto nas proximidades de um ímã, conforme o esquema

Qual é a única afirmação correta relativa à situação

c) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que e) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do

(2)

06-(UFPA) Para ser atraído por um ímã, um parafuso precisa ser:

a) mais pesado que o ímã b) mais leve que o ímã c) de latão e cobre

d) imantado pela aproximação do ímã e) formando por uma liga de cobre e zinco 07-(UFPA) A Terra é considerada um imã gigantesco, que tem as seguintes características:

a) O polo Norte geográfico está exatamente sobre o polo sul magnético, e o Sul geográfico está na mesma posição que o norte magnético.

b) O polo Norte geográfico está exatamente sobre o polo norte magnético, e o Sul geográfico está na mesma posição que o sul magnético.

c) O polo norte magnético está próximo do polo Sul geográfico, e o polo sul magnético está próximo do polo Norte geográfico.

d) O polo norte magnético está próximo do polo Norte geográfico, e o polo sul magnético está próximo do polo Sul geográfico.

e) O polo Norte geográfico está defasado de um ângulo de 45º do polo sul magnético, e o polo Sul geográfico está defasado de 45º do polo norte magnético.

08-(UnB-DF) Três chaves de fenda que podem estar com as pontas imantadas, cujos pólos são X, Y e Z, são aproximadas do pólo K de um imã.

Observamos que os polos X e Y são atraídos e Z, repelido.

Se a chave X é um polo sul, podemos afirmar que:

I. Y é um polo norte. II. Z e K são polo norte.

III. Y não está imantada e K é um polo sul. a) apenas I está correta

b) I e II estão corretas c) I e III estão corretas d) apenas II está correta e) todas estão corretas

09-(UFAL-AL) Dois ímãs idênticos, em forma de barra, são fixados paralelamente.

No ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o vetor indução magnética resultante deve ser representado pelo vetor

10-(UEL-PR) A agulha de uma bússola assume a posição indicada na figura a seguir quando colocada numa região onde existe, além do campo magnético terrestre, um campo magnético uniforme e

horizontal.

Considerando a posição das linhas de campo uniforme, desenhadas na figura, o vetor campo magnético terrestre na região pode ser indicado pelo vetor:

11-(UFSC-SC) A figura representa as linhas de indução do campo magnético terrestre. O

magnetismo terrestre levou à invenção da bússola, instrumento essencial para as grandes navegações e descobrimentos do século XV e, segundo os historiadores, já utilizada pelos chineses desde o

(3)

século X. Em 1600, William Gilbert, em sua obra denominada De Magnete, explica que a orientação da agulha magnética se deve ao fato de a Terra se comportar como um imenso ímã, apresentando dois pólos magnéticos.

Muitos são os fenômenos relacionados com o campo magnético terrestre. Atualmente, sabemos que feixes de partículas eletrizadas (elétrons e prótons), provenientes do espaço cósmico, são capturados pelo campo magnético terrestre, ao passarem nas proximidades da Terra, constituindo bom exemplo de movimento de partículas

carregadas em um campo magnético.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S): 01. O sentido das linhas de indução, mostradas na figura, indica que o pólo sul magnético está localizado próximo ao pólo norte geográfico. 02. O sentido das linhas de indução, mostradas na figura, indica que o pólo norte magnético está localizado próximo ao pólo norte geográfico. 04. As linhas de indução do campo magnético da Terra mostram que ela se comporta como um gigantesco ímã, apresentando dois pólos magnéticos.

08. O pólo norte da agulha de uma bússola aponta sempre para o pólo sul magnético da Terra. 16. O módulo do campo magnético terrestre aumenta, à medida que se afasta da superfície da Terra.

12-(UEMG-MG)O ano de 2009 foi o Ano Internacional da Astronomia. A 400 anos atrás, Galileu apontou um telescópio para o céu, e mudou a nossa maneira de ver o mundo, de ver o universo e de vermos a nós mesmos.

As questões, a seguir, nos colocam diante de constatações e nos lembram que somos, apenas, uma parte de algo muito maior: o cosmo.

Um astronauta, ao levar uma bússola para a Lua, verifica que a agulha magnética da bússola não se orienta numa direção preferencial, como ocorre na Terra.

Considere as seguintes afirmações, a partir dessa observação:

1. A agulha magnética da bússola não cria campo magnético, quando está na Lua.

2. A Lua não apresenta um campo magnético. Sobre tais afirmações, marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas a afirmação 1 é correta. b) Apenas a afirmação 2 é correta. c) As duas afirmações são corretas. d) As duas afirmações são falsas. 13 - (PUC SP)Na figura abaixo temos a

representação de dois condutores retos, extensos e paralelos. A intensidade da corrente elétrica em cada condutor é de 20√2 nos sentidos indicados. O módulo do vetor indução magnética resultante no ponto P, sua direção e sentido estão mais bem representados em

(4)

a)4√2 × 10 e b)8√2 × 10 e c)8 × 10 e d)4 × 10 e e)4√2 × 10 e

14 - (MACK SP)

Certo condutor elétrico cilíndrico encontra-se disposto verticalmente em uma região do espaço, percorrido por uma intensidade de corrente elétrica i, conforme mostra a figura ao lado. Próximo a esse condutor, encontra-se a agulha imantada de uma bússola, disposta horizontalmente. Observando-se a situação, acima do plano horizontal da figura, segundo a vertical descendente, assinale qual é o esquema que melhor ilustra a posição correta da agulha.

15 - (UEPG PR)Sobre campos magnéticos, assinale o que for correto.

01. Cada ponto de um campo magnético é caracterizado por um vetor campo magnético ⃗.

02. A presença de cargas elétricas em uma determinada região do espaço gera, nessa região, um campo magnético.

04. As linhas de campo magnético, na região exterior do ímã, são dirigidas do polo norte para o polo sul, enquanto que no interior do ímã elas são orientadas no sentido polo sul para o polo norte.

08. A orientação das linhas de campo em uma dada região do espaço caracteriza a

intensidade do campo magnético nessa região.

16-(FATEC-SP) Um condutor reto e longo é percorrido por corrente elétrica invariável i. As linhas de indução de seu campo magnético seguem o esquema:

17- (FURG-RS) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica constante, que cria um campo magnético em torno do fio. Podemos afirmar que esse campo magnético: a) tem o mesmo sentido da corrente elétrica. b) é uniforme.

c) é paralelo ao fio. d) aponta para o fio.

e) diminui à medida que a distância em relação ao condutor aumenta.

18-(UEL-PR)Um fio longo e retilíneo, quando percorridos por uma corrente elétrica, cria um campo magnético nas suas proximidades. A permeabilidade magnética é μ= 4π10-7 T. Observe a figura abaixo.

Se a corrente elétrica é de 5,0 A, o campo

magnético criado num ponto P distante 0,20 m do fio, conforme a figura, vale:

a) 1,0 . 10-5T, orientado como a corrente i. b) 1,0 . 10-5T, perpendicular ao plano do papel, para fora.

c) 5,0 . 10-6T, dirigido perpendicularmente ao fio, no próprio plano do papel.

(5)

d) 5,0 . 10-6T, orientado contra a corrente i.

e) 5,0 . 10-6T, perpendicularmente ao plano do papel, para dentro.

19-(PUC-BA) Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira?

a) É constante e perpendicular ao plano da espira.

b) É constante e paralelo ao plano da espira. c) No centro da espira é

nulo.

d) É variável e perpendicular ao plano da espira. e) É variável e paralelo ao plano da espira. 20-(UFRN-RN) Em alguns equipamentos

eletroeletrônicos, costuma-setorcer, juntos, os fios que transportam correntes elétricas, para se

evitarem efeitos magnéticos em pontos distantes do equipamento, onde há outros dispositivos. Por exemplo, a tela fluorescente de um televisor, na qual incidem elétrons, não deve sofrer influência magnética das correntes que fluem em outras partes do aparelho, senão ocorreriam distorções ou

interferências na imagem.

Esses efeitos magnéticos indesejáveis serão

evitados com maior eficácia os fios a serem torcidos forem percorridos por correntes de

a) mesmo valor e mesmo sentido. b) mesmo valor e sentidos contrários. c) valores diferentes e sentidos contrários. d) valores diferentes e mesmo sentido. 21-(ITA-SP) Uma espira circular de raio R é percorrida por uma corrente i. A uma distância 2R de seu centro encontra-se um condutor retilíneo muito longo que é percorrido por uma corrente i1 (conforme a figura). As condições que permitem que se anule o campo de indução magnética no centro da espira são, respectivamente,

a) (i1/i) = 2π e a corrente na espira no sentido horário.

b) (i1/i) = 2π e a corrente na espira no sentido anti-horário.

c) (i1/i) = π e a corrente na espira no sentido horário.

d) (i1/i) = π e a corrente na espira no sentido anti-horário.

e) (i1/i) = 2 e a corrente na espira no sentido horário.

22-(UFAC-AC) Uma espira circular de raio R é mantida próxima de um fio retilíneo muito grande percorrido por uma corrente if = 62,8 A, com o sentido indicado pela figura.

Qual a intensidade e o sentido da corrente ie que percorrerá a espira para que o campo magnético resultante no centro C da mesma seja nulo? a) mesmo valor e mesmo sentido. b) mesmo valor e sentidos contrários. c) valores diferentes e sentidos contrários. d) valores diferentes e mesmo sentido.

23-(UF-BA) Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares, de raios R1 e R2, sendo R1=0,4R2, são percorridas respectivamente

(6)

pelas correntes i1 e i2; O campo magnético resultante no centro da espira é nula. A razão entre as correntes i1 e i2 é igual a:

a) 0,4 b) 1,0 c) 2,0 d) 2,5 e) 4,0 24-(UEPB) Uma espira circular de raio R=0,1m e com centro no ponto C é percorrida por uma corrente i1, no sentido anti-horário. A espira está apoiada sobre um fio retilíneo longo que é percorrido por uma corrente i2, como indica a figura.

No entanto, não há contato elétrico entre o fio e a espira e, como os fios são muito finos, pode-se considerar como sendo R a distância entre o fio retilíneo e o centro da espira. Verifica-se que o campo magnético resultante no centro da espira é nulo. Para que isso ocorra, determine: Considere μ=4.10-7Tm/A e π=3

a) o sentido de i2 b) o valor da razão i2/i1

25-(UFMS-MS) A figura a seguir representa um eletroímã e um pêndulo, cuja massa presa à extremidade é um pequeno imã.

Ao fechar a chave C, é correto afirmar que a) o imã do pêndulo será repelido pelo eletroímã.

b) o imã do pêndulo será atraído pelo eletroímã. c) o imã do pêndulo irá girar 180° em torno do fio que o suporta.

d) o polo sul do eletroímã estará à sua esquerda. 26-(UERJ-RJ) Considere a situação em que um menino enrola várias espiras de um fio condutor de

eletricidade ao redor de uma barra de ferro. Leia, agora, as afirmações abaixo:

I – Se a barra for de material isolante, ela se comportará como um condutor.

II – Se a barra de ferro for um magneto, uma corrente elétrica circulará pelas espiras.

III – Se uma corrente elétrica circular pelas espiras, a barra de ferro se comportará como um isolante. IV – Se uma corrente elétrica circular pelas espiras, a barra de ferro se comportará como um magneto. A afirmativa que se aplica à situação descrita é a de número:

a) I b) II c) III d) IV

27-(UNIFESP-SP) A figura representa uma bateria, de força eletromotriz E e resistência interna r = 5,0Ω, ligada a um solenoide de 200 espiras. Sabe-se

(7)

que o amperímetro marca 200 mA e o voltímetro marca 8,0 V, ambos supostos ideais.

Qual a intensidade do campo magnético gerado no ponto P, localizado no meio do interior vazio do solenoide?

Dados: μo =4π .10-7 T.m/A;

B = μo (N/L) i (módulo do campo magnético no interior de um solenóide)

28-(UNICAMP-SP) Um solenóide ideal, de comprimento 50 cm e raio 1,5 cm, contém 2000 espiras e é percorrido por uma corrente de 3,0A.

O campo de indução magnética é paralelo ao eixo do solenóide e sua intensidade B é dada por: B = n I , onde n é o número de espiras por unidade de comprimento e I é a corrente. Sendo μo= 4π.10 7Tm/A:

a) qual é o valor de B ao longo do eixo do solenoide?

Extra

01 - (UEPA)Os efeitos nocivos das linhas de transmissão na saúde humana constituem matéria de alto interesse no meio científico, já que alguns estudos indicam uma correlação entre o campo eletromagnético e o surgimento de alguns tipos de cânceres. Uma residência localizada a 16 m de uma linha de transmissão percorrida por uma corrente de intensidade igual a 2400 A, fica sujeita à ação de um campo magnético de intensidade igual a B. Sabendo-se que a permeabilidade magnética do vácuo vale 0 = 410–7T.m/A e que a inten

do campo magnético típico de um exame de ressonância magnética é B0 = 3 T,

afirma-A e o voltímetro

Qual a intensidade do campo magnético gerado no ponto P, localizado no meio do interior vazio do

(N/L) i (módulo do campo magnético no

Um solenóide ideal, de comprimento 50 cm e raio 1,5 cm, contém 2000 espiras e é percorrido por uma corrente de 3,0A.

O campo de indução magnética é paralelo ao eixo do solenóide e sua intensidade B é dada por: B =

úmero de espiras por unidade de =

4π.10-a) qual é o valor de B ao longo do eixo do

Os efeitos nocivos das linhas de transmissão na saúde humana constituem matéria de alto interesse no meio científico, já que alguns estudos indicam uma correlação entre o campo eletromagnético e o surgimento de alguns tipos de

lizada a 16 m de uma linha de transmissão percorrida por uma corrente de intensidade igual a 2400 A, fica sujeita à ação de um campo magnético de intensidade igual a B.

se que a permeabilidade magnética do T.m/A e que a intensidade do campo magnético típico de um exame de

-se que a

a) 103 b) 104 d) 106 e) 10

02 - (UESPI)Três fios delgados e infinitos,

paralelos entre si, estão fixos no vácuo. Os fios são percorridos por correntes elétricas constantes de mesma intensidade, i. A figura ilustra um plano transversal aos fios, identificando o sentido ( ou da corrente em cada fio. Denotando a

permeabilidade magnética no vácuo por

campo magnético no centro da circunferência de raio R tem módulo dado por:

a) μ0i/(R) b)μ0i/(2

c)3μ0i/(2R) d) 5μ0i/(

e) 5μ0i/(2R) Gab: B

GABARITO

01- a) O pólo da agulha magnética da bússola que aponta para Roraima (M) é seu pólo Norte e a que

aponta para o Paraná (N) é seu pólo Sul. b) Observe na figura que N atrai P e, como N é Sul, P é Norte Q é Sul.

02- R- A — Veja teoria

03- R- A — lembre-se de que imã atrai ferro independente da polaridade e que pólos de mesmo nome se repelem e de nomes opostos se atraem 04- R- C — lembre-se de que imã atrai ferro independente da polaridade e que pólos de nome se repelem e de nomes opostos se atraem 05- R- E — As forças magnéticas obedecem ao princípio da ação e reação (tem sempre mesma intensidade, mesma direção mas sentidos contrários) e surgem sempre aos pares. 06- R- D — veja teoria

07- R- C — veja teoria 08- R- D — veja teoria

09- Observe a figura abaixo onde estão traçadas as linhas de indução do imã da esquerda (1) e da direita (2) que passam pelo ponto P

4 c) 105

107 Gab: C Três fios delgados e infinitos,

paralelos entre si, estão fixos no vácuo. Os fios são percorridos por correntes elétricas constantes de mesma intensidade, i. A figura ilustra um plano transversal aos fios, identificando o sentido ( ou ⊗) da corrente em cada fio. Denotando a

permeabilidade magnética no vácuo por μ0, o

campo magnético no centro da circunferência de

i/(2R) i/(R)

GABARITO

a) O pólo da agulha magnética da bússola que aponta para Roraima (M) é seu pólo Norte e a que

aponta para o Paraná (N) é seu pólo Sul. b) Observe na figura que N atrai P e, como N é Sul,

se de que imã atrai ferro independente da polaridade e que pólos de mesmo nome se repelem e de nomes opostos se atraem

se de que imã atrai ferro independente da polaridade e que pólos de mesmo nome se repelem e de nomes opostos se atraem

As forças magnéticas obedecem ao princípio da ação e reação (tem sempre mesma intensidade, mesma direção mas sentidos contrários) e surgem sempre aos pares.

Observe a figura abaixo onde estão traçadas as linhas de indução do imã da esquerda (1) e da direita (2) que passam pelo ponto P

(8)

O vetor indução magnética que é tangente ao ponto P tem direção vertical e sentido da linha de indução, ou seja, para baixo — o vetor indução magnética que é tangente ao ponto P tem direção vertical e sentido da linha de indução, ou seja, para cima — observe que esses dois vetores se anulam no ponto P — R- E

10- Veja que, a soma vetorial do campo magnético terrestre com o campo magnético horizontal fornece o campo magnético

resultante da bússola — R- E 11- 01- Correto — veja teoria

02- Falso — o pólo norte magnético está localizado próximo do pólo sul geográfico 04- Correta — veja teoria

08- Correta — veja teoria

16- Falsa — à medida que se afasta da superfície da Terra, a intensidade do campo magnético terrestre diminui

Soma – (01 + 04 + 08)=13

12- 1. Falsa — o campo magnético da agulha existe, porém, para que essa agulha sofra alguma deflexão, ela tem que sofrer influência de outro campo magnético.

2. Correta — a agulha da bússola não sofre deflexão, é porque ela não está em presença de algum campo magnético, sendo, portanto, nulo o campo magnético na Lua.

R- B

13-Gab: C 14 - Gab: A 15 - Gab: 05

16-

Usando a regra da mão direita —

R- D

17-

Observe na expressão B=μ.i/2πr que B é

inversamente proporcional a r —

R- E

18-

B=μi/2πr=4π.10-7.5/2π0,2 —

B=5,0.10-6T — regra da mão direita —

penetrando na folha de papel — R- E

19- R- A — veja teoria

20- Os vetores indução magnética devem se anular e, para isso, as correntes nas espiras circulares devem ter mesma intensidade e sentidos contrários — R- B

21- A intensidade do campo magnético no centro da espira é fornecido por Be=μi/2πR e o campo

magnético no centro da esfera originado pelo fio retilíneo é fornecido por Bf=μi1/2R — para que o campo resultante seja nulo — Be=Bf — μi/2πR= μi1/2R — i=i1/2π — i/i1=2π — o campo magnético no centro da espira originado pela corrente no fio é perpendicular ao plano da folha e entrando nela — o campo magnético no centro da espira originado por ela deve estar saindo da folha de papel para que eles possam se anular e, para isso, a corrente na espira deve ser no sentido anti-horário — R- B

22- A direção e sentido do campo magnético originado no centro da espira pelo fio retilíneo é fornecida pela regra da mão direita e tem direção perpendicular ao papel e entrando nele (figura 1) e tem intensidade Bf=μif/2πR — Bf=62,8μ/2πR — para que o campo magnético resultante no centro da espira seja nulo, o campo magnético aí deve ser perpendicular ao papel e saindo dele e, para que isso ocorra o sentido da corrente elétrica deve ser anti-horário (fornecido pela regra da mão direita –

(9)

figura 2) e deve ter intensidade — Be=μ.i como o campo magnético resultante deve ser nulo — Be=Bf — μ.ie/2R=62,8μ/2πR ie=62,8/π — ie≈20 A e sentido anti-horário 23- Os dois campos B1 e B2 devem se anular B1=μi1/2R1 — B1=μi1/0,8R2 — B2=μi — B1=B2 — μi1/0,4R2=μi2/2R2 — I1 — R- A

24- a) A espira produz em C um campo magnético B2 perpendicular à folha e saindo dela (regra da mão direita) — para que os campos se anulem a corrente no fio deve ser da direita para a esquerda, produzindo em C, um campo perpendicular à folha e entrando nela (regra da mão direita)

b) espira — B1=μi1/2R — fio — B2= μi2/2πR — B1=B2 — μi1/2R= μi2/2πR — i2/i1=π=3 25- Fechando a chave, colocando a corrente no sentido indicado (sai do pólo sul do gerador) e aplicando a regra da mão direita você verifica que as linhas de indução do campo magnético gerado pelo eletroímã saem do pólo norte, à esquerda e entram no pólo sul,

à direita — o imã será atraído — pólos opostos se atraem — R- B

26- Se uma corrente elétrica circular pelas espiras, a barra de ferro se comportará como um magneto (imã) — R- D

27- B=4.π.10-7.(200/0,2).200.10-3=4.π.10

=μ.ie/2R — como o campo magnético resultante deve ser

— horário

anular — =μi2/2R2 1/i2=0,4

a) A espira produz em C um campo magnético B2 perpendicular à folha e saindo dela (regra da

para que os campos se anulem a corrente no fio deve ser da direita para a esquerda, produzindo em C, um campo perpendicular à folha

B2= μi2/2πR i2/i1=π=3 ando a corrente no sentido indicado (sai do pólo sul do gerador) e aplicando a regra da mão direita você verifica que as linhas de indução do campo magnético gerado pelo eletroímã saem do pólo norte, à esquerda e

pólos opostos se

Se uma corrente elétrica circular pelas espiras, a barra de ferro se comportará como um magneto

.10-28- a) B=4π.10-7.(2.000/0,5).3 B=4,8.π.10-3T

Nível 2

01 - (PUC RS/2017) Sobre o fenômeno de indução eletromagnética, apresentam

situações: Situação 1:

Uma espira condutora gira em torno do eixo indicado, enquanto um ímã encontra

repouso em relação ao mesmo eixo.

Situação 2:

Uma espira condutora encontra

em relação a um circuito elétrico no qual uma lâmpada pisca com uma frequência constante.

Situação 3:

Uma espira condutora se encontra em repouso em relação a um fio condutor retilíneo, ligado a um circuito elétrico, no qual circula uma corrente elétrica i contínua e constante.

Verifica-se uma corrente elétrica induzida na espira condutora na(s) situação(ões)

a) 1, apenas. b) 3, apenas. c) 1 e 2, apenas. d) 2 e 3, apenas. e) 1, 2 e 3. 02 - (Unievangélica GO/2017)

são apresentados uma espira condutora e um ímã em bastão.

000/0,5).3 — B=48.π.10-4 —

Nível 2

Sobre o fenômeno de indução eletromagnética, apresentam-se três

condutora gira em torno do eixo indicado, enquanto um ímã encontra-se em repouso em relação ao mesmo eixo.

Uma espira condutora encontra-se em repouso em relação a um circuito elétrico no qual uma lâmpada pisca com uma frequência constante.

Uma espira condutora se encontra em repouso em relação a um fio condutor retilíneo, ligado a um circuito elétrico, no qual circula uma corrente elétrica i contínua e constante.

se uma corrente elétrica induzida na na(s) situação(ões)

(Unievangélica GO/2017) Na figura a seguir são apresentados uma espira condutora e um ímã

(10)

Após o ímã iniciar um movimento de queda livre na direção central da espira, verifica que

a) o valor da intensidade da corrente na espira é constante.

b) o módulo do fluxo magnético através da espira aumenta.

c) a corrente na espira segue o mesmo sentido das setas.

d) a variação do fluxo da espira é sempre nulo durante a queda.

03 - (UCS RS/2017) Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas, o homem busca respostas à origem e à evolução das espécies. Filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a ex da vida, sobre a espécie humana e sobre as características que diferenciam as espécies umas das outras.

Disponível em: <http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/200

teorias-evolucionistas-e-criacionistas. html>. Acesso em: 28 ago. 16. (Parcial e adaptado.) Nesse sentido, será abordado o eixo temático “A Evolução das Espécies”.

Os artistas Stan Lee e Jack Kirby criaram, para a empresa Marvel Comics, um grupo de personagens com superpoderes chamado X Men. Em seu contexto, esses personagens sã chamados de mutantes, pelo fato de representarem o próximo passo da evolução humana, pois possuem uma modificação genética que lhes confere habilidades especiais superiores ao Homo sapiens. Porém, por se tratar de obra de ficção, focada no universo dos super-heróis, essas habilidades são exploradas ao exagero, muitas vezes extrapolando leis e teorias científicas.

Considere como certa a relação entre mutante e seu respectivo poder. Assinale a alternativa que apresenta a lei ou teoria da Física que foi tomada como referência e que está corretamente explicitada.

Após o ímã iniciar um movimento de queda na direção central da espira, verifica-se o valor da intensidade da corrente na espira o módulo do fluxo magnético através da a corrente na espira segue o mesmo sentido sempre nulo

Desde as primeiras religiosas, o homem busca respostas à origem e à evolução das espécies. Filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida, sobre a espécie humana e sobre as características que diferenciam as espécies umas

Disponível em: <http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/200

9/07/ criacionistas. html>. ial e adaptado.) Nesse sentido, será abordado o eixo temático Os artistas Stan Lee e Jack Kirby criaram, para , um grupo de personagens com superpoderes chamado X-Men. Em seu contexto, esses personagens são chamados de mutantes, pelo fato de representarem o próximo passo da evolução humana, pois possuem uma modificação genética que lhes confere habilidades especiais . Porém, por se tratar de obra de ficção, focada no universo dos heróis, essas habilidades são exploradas ao exagero, muitas vezes extrapolando leis e Considere como certa a relação entre mutante e seu respectivo poder. Assinale a alternativa que apresenta a lei ou teoria da Física que foi da como referência e que está

a) Colossus tem a capacidade de converter voluntariamente sua pele em um metal chamado de “aço orgânico” que blinda todo seu corpo. Essa característica viola a fórmula de Newton (

massa é uma grandeza sempre constante, ao contrário da velocidade da luz no vácuo. b) Cíclope consegue disparar “raios ópticos concussivos” dos seus olhos. Se por raios ópticos se entender fótons, então ele está se utilizando da Lei de Coulomb, que relaciona a geometria de uma lente com a energia do raio laser

c) Magneto consegue torcer ou erguer objetos metálicos. Pelo fato de utilizar o magnetismo para isso, presume

esteja envolvida a Lei de Faraday, que relaciona a variação do fluxo magnético no tempo com a força eletromotriz induzida. d) Wolverine tem um fator de cura qu

permite que seu corpo se regenere de qualquer ferimento rapidamente. Assumindo que o processo de cura dependa da circulação sanguínea, essa habilidade está relacionada com a Lei de Snell-Descartes, que estabelece um limite na velocidade de escoamento par

fluido dentro de uma tubulação.

e) Tempestade controla as tempestades e, especialmente, as descargas elétricas atmosféricas, ou seja, ela se utiliza do efeito Doppler, que descreve como ocorre a eletrização pela convecção de um gás ideal. 04 - (UDESC/2017) A figura mostra o gráfico de um campo magnético uniforme, em função do tempo, aplicado perpendicularmente ao plano de uma espira retangular de 0,50m

magnético é dado em militesla e o tempo em segundos.

Assinale a alternativa que corresponde aos valores absolutos da tensão induzida na espira, em milivolts, em cada intervalo de tempo, respectivamente. a) 6,0; 0,64; 0,00 b) 1,0; 0,67; 0,43 c) 3,0; 0,32; 0,00 d) 1,4; 1,02; 0,00 e) 0,8; 0,23; 1,94

tem a capacidade de converter voluntariamente sua pele em um metal chamado de “aço orgânico” que blinda todo seu corpo. Essa característica viola a

) mc E

(  2 , que diz que a

massa é uma grandeza sempre constante, ao contrário da velocidade da luz no vácuo.

consegue disparar “raios ópticos concussivos” dos seus olhos. Se por raios ópticos se entender fótons, então ele está se utilizando da Lei de Coulomb, que relaciona a geometria de uma lente com a

que a atravessa. torcer ou erguer objetos metálicos. Pelo fato de utilizar o magnetismo para isso, presume-se que esteja envolvida a Lei de Faraday, que relaciona a variação do fluxo magnético no tempo com a força eletromotriz induzida.

tem um fator de cura que permite que seu corpo se regenere de qualquer ferimento rapidamente. Assumindo que o processo de cura dependa da circulação sanguínea, essa habilidade está relacionada com a Lei de Descartes, que estabelece um limite na velocidade de escoamento para qualquer fluido dentro de uma tubulação.

controla as tempestades e, especialmente, as descargas elétricas atmosféricas, ou seja, ela se utiliza do efeito Doppler, que descreve como ocorre a eletrização pela convecção de um gás ideal. A figura mostra o gráfico de um campo magnético uniforme, em função do tempo, aplicado perpendicularmente ao plano de uma espira retangular de 0,50m2 de área. O campo magnético é dado em militesla e o tempo em

va que corresponde aos valores absolutos da tensão induzida na espira, em milivolts, em cada intervalo de tempo,

(11)

05 - (UNCISAL AL/2017) Uma das vantagens do uso de corrente alternada em nossas residências é a capacidade de transformar sua voltagem de acordo com a necessidade de cada instrumento. A figura mostra, de maneira simplificada, o esquema de um transformador de voltagem. Esse dispositivo formado basicamente de duas bobinas feitas com fios de cobre revestidos por um esmalte isolante, dispostas uma ao lado da outra. A primeira bobina é chamada de primário e recebe a corrente alternada da rede elétrica domiciliar (220 V, por exemplo). A segunda recebe o nome de secundário e nela será gerada uma voltagem pré-determinada (9 V, por exemplo). O valor da voltagem de saída do

transformador depende de parâmetros de construção do equipamento.

Qual é a característica física da corrente alternada que possibilita a transformação de voltagem nos aparelhos transformadores? a) O campo elétrico alternado criado na

bobina do primário é detectado pela bobina do secundário, induzindo em seus terminais uma voltagem alternada.

b) A corrente alternada gera no primário um campo magnético de intensidade alternada, que, por sua vez, cria uma corrente elétrica alternada na bobina do secundário.

c) A proximidade da bobina do secundário gera uma queda na voltagem nos terminais do primário, que, por sua vez, é captada pela bobina do secundário por indução elétrica.

d) A resistência elétrica das bobinas altera de valor com a passagem da corrente alternada, de forma que a bobina do secundário é ajustada para o valor de voltagem desejado.

e) A corrente alternada apresenta vários valores da voltagem em um período de oscilação, de forma que a bobina do secundário é ajustada para selecionar apenas o valor desejado.

06 - (FAMEMA SP/2017)

Uma mesma espira retangular, de massa desprezível, foi parcialmente imersa em um mesmo campo magnético constante e uniforme de duas maneiras distintas. Na primeira, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical F1

e da força magnética gerada s vantagens do uso de corrente alternada em nossas residências é a capacidade de transformar sua voltagem de acordo com a necessidade de cada instrumento. A figura mostra, de maneira simplificada, o esquema de um transformador de voltagem. Esse dispositivo é formado basicamente de duas bobinas feitas com fios de cobre revestidos por um esmalte isolante, dispostas uma ao lado da outra. A primeira bobina é

e recebe a corrente alternada da rede elétrica domiciliar (220 V, por exemplo). A

e nela será determinada (9 V, por exemplo). O valor da voltagem de saída do

transformador depende de parâmetros de construção

Qual é a característica física da corrente ue possibilita a transformação de voltagem nos aparelhos transformadores?

O campo elétrico alternado criado na bobina do primário é detectado pela bobina do secundário, induzindo em seus terminais uma voltagem alternada.

primário um campo magnético de intensidade alternada, que, por sua vez, cria uma corrente elétrica alternada na bobina do secundário.

A proximidade da bobina do secundário gera uma queda na voltagem nos terminais do primário, que, por sua vez, é captada pela bobina do secundário por indução A resistência elétrica das bobinas altera de valor com a passagem da corrente alternada, de forma que a bobina do secundário é ajustada para o valor de A corrente alternada apresenta vários valores da voltagem em um período de oscilação, de forma que a bobina do secundário é ajustada para selecionar

Uma mesma espira retangular, de massa arcialmente imersa em um mesmo campo magnético constante e uniforme de duas maneiras distintas. Na primeira, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas e da força magnética gerada

pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 1.

Na segunda, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical

magnética gerada pela circul

corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 2.

Sabendo que nas duas situações a intensidade da corrente elétrica que circula pela espira é a mesma, que a intensidade de

considerando as informações

figuras, é correto afirmar que a intensidade de

2 F é igual a a) 50 N. b) 10 N. c) 75 N d) 20 N. e) 25 N.

07 - (UFRGS/2017) O observador, representado na figura, observa um ímã que se movimenta em sua direção com velocidade constante. No instante representado, o ímã

encontra-condutoras, 1 e 2, também mostradas na figura. pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 1.

Na segunda, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical F2 e da força

magnética gerada pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme

Sabendo que nas duas situações a intensidade da corrente elétrica que circula pela espira é a mesma, que a intensidade de F1

é 10 N e considerando as informações contidas nas figuras, é correto afirmar que a intensidade de

O observador, representado na figura, observa um ímã que se movimenta em

velocidade constante. No instante -se entre duas espiras condutoras, 1 e 2, também mostradas na figura.

(12)

Examinando as espiras, o observador percebe que

a) existem correntes elétricas induzidas no sentido horário em ambas espiras.

b) existem correntes elétricas induzidas no sentido anti-horário em ambas espiras. c) existem correntes elétricas induzidas no

sentido horário na espira 1 e anti-espira 2.

d) existem correntes elétricas induzidas no sentido anti-horário na espira 1 e horário na espira 2.

e) existe apenas corrente elétrica induzida na espira 1, no sentido horário.

08 - (UFJF MG/2017) Um anel metálico cai verticalmente devido ao seu peso em uma região de campo magnético constante saindo

perpendicularmente ao plano da folha, de acordo com a figura abaixo.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a corrente induzida no anel.

a) não existe corrente induzida no anel durante o percurso da queda pois o campo é constante.

b) a corrente induzida no anel é no sentido horário quando o anel entra na região do campo.

c) a corrente induzida no anel é no sentido antihorário quando o anel entra na região do campo.

d) existe uma corrente induzida durante todo o instante de queda devido a variação da posição do anel em relação ao campo. e) existe uma corrente induzida somente

quando o anel encontra-se totalmente imerso no campo.

Examinando as espiras, o observador percebe existem correntes elétricas induzidas no

as.

existem correntes elétricas induzidas no horário em ambas espiras. existem correntes elétricas induzidas no

-horário na existem correntes elétricas induzidas no spira 1 e horário na existe apenas corrente elétrica induzida na

Um anel metálico cai verticalmente devido ao seu peso em uma região de

plano da folha, de acordo

Assinale a alternativa CORRETA sobre a não existe corrente induzida no anel durante o percurso da queda pois o campo a corrente induzida no anel é no sentido ário quando o anel entra na região do a corrente induzida no anel é no sentido antihorário quando o anel entra na região existe uma corrente induzida durante todo o instante de queda devido a variação da

campo. existe uma corrente induzida somente

se totalmente

09 - (IFGO/2016) O Saab JAS 39

desenvolvido pela Saab e pela British Aerospace a partir da década de 1980 para renovar inicialmente a frota de aeronaves militares da Força Aérea da Suécia e, posteriormente, para exportação.

Projetado para fazer pouso e decolagem em pistas de pouso pavimentadas com menos de mil metros de comprimento, ele foi o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores do tipo

asas em delta, graças ao uso da chamada

instabilidade intrínseca, controlada por avançado sistema fly-by-wire, que utiliza fios com impulsos elétricos para transmissão de comandos às suas superfícies aerodinâmicas de controle. Tem

comprimento de 14,1m e largura de 8,6m. Seu peso, vazio, é de 6.800kg; completo, com armamento e combustível, chega a 14 toneladas. A combinação dessa motorização Volvo utilizada para impulsionar o Saab JAS 39 Gripen e uma variedade de novas tecnologias, incluindo a aerodinâmica

extremamente refinada e o uso de materiais compostos na construção da aeronave, resulta na velocidade máxima de 2 130km/h (592m/s) em grande altitude. O Brasil adquirirá trinta e seis unidades dessa aeronave ao custo de US$ 5,4 bilhões.

<https://pt.wikipedia.org/wiki/JAS_39_Gripen Acesso em: 23 out. 2015. [Adaptado]. Supondo que o Gripen esteja voando em missão em um plano horizontal com sua velocidade máxima em uma região onde a componente vertical do vetor indução magnética tenha valor de B

estrutura de fuselagem seja condutora, assinale a alternativa em que melhor esteja representada, aproximadamente, o valor da força eletromotriz induzida (femi) entre os pontos extremos das asas desse caça.

a) 267mV. b) 960mV. c) 163mV. d) 573mV. e) 463mV.

10 - (UniRV GO/2016) A descoberta de Michael Faraday contribuiu bastante para o desenvolvimento tecnológico. A imagem a seguir representa de forma

Saab JAS 39 Gripen foi

desenvolvido pela Saab e pela British Aerospace a partir da década de 1980 para renovar inicialmente

e aeronaves militares da Força Aérea da Suécia e, posteriormente, para exportação.

Projetado para fazer pouso e decolagem em pistas de pouso pavimentadas com menos de mil metros de comprimento, ele foi o primeiro caça estável do

o tipo canard móvel e asas em delta, graças ao uso da chamada

instabilidade intrínseca, controlada por avançado , que utiliza fios com impulsos elétricos para transmissão de comandos às suas superfícies aerodinâmicas de controle. Tem

primento de 14,1m e largura de 8,6m. Seu peso, vazio, é de 6.800kg; completo, com armamento e combustível, chega a 14 toneladas. A combinação

utilizada para impulsionar Gripen e uma variedade de novas

uindo a aerodinâmica extremamente refinada e o uso de materiais compostos na construção da aeronave, resulta na velocidade máxima de 2 130km/h (592m/s) em grande altitude. O Brasil adquirirá trinta e seis unidades dessa aeronave ao custo de US$ 5,4

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/JAS_39_Gripen

>. Acesso em: 23 out. 2015. [Adaptado]. Supondo que o Gripen esteja voando em missão em um plano horizontal com sua velocidade máxima em uma região onde a componente vertical do vetor indução magnética tenha valor de Bv = 3,210–5T, e sua

estrutura de fuselagem seja condutora, assinale a alternativa em que melhor esteja representada, aproximadamente, o valor da força eletromotriz induzida (femi) entre os

asas desse caça.

A descoberta de Michael Faraday contribuiu bastante para o desenvolvimento tecnológico. A imagem a seguir representa de forma

(13)

eletromagnetismo e ao experimento de Faraday, assinale as afirmativas em V para verdadeiras ou F para falsas.

a) O experimento se refere ao princípio da indução. Quando se faz variar o campo magnético próximo à espira, o galvanômetro percebe uma corrente elétrica.

b) O princípio da indução de Faraday permitiu a idealização dos motores elétricos.

c) Se, em vez da barra se movimentar em relação à espira, a espira se movimentar em relação à barra, não há indução de corrente elétrica.

d) A velocidade de aproximação ou afastamento da barra da figura não interfere na medida do galvanômetro. 11 - (ACAFE SC/2016) Um estudante elaborou um projeto para sua aula de Física. Projetou um agasalho para esquentar e, com isso, aquecer as pessoas. Para tanto, colocou um pêndulo nas mangas do agasalho, para oscilar com o movimento dos braços, ligado a um gerador elétrico que, por sua vez, estava ligado a um circuito de condutores para converter energia elétrica em térmica.

A figura a seguir mostra o agasalho com o detalhamento do gerador, ou seja, um imã que oscila próximo a uma bobina.

Assim, analise as seguintes afirmações:

( ) A corrente elétrica produzida pelo gerador é contínua.

( ) O fenômeno que explica a geração de energia elétrica nesse tipo de gerador é a indução eletromagnética.

( ) A bobina provoca uma força magnética no imã que tenta impedir o movimento de oscilação do mesmo.

eletromagnetismo e ao experimento de Faraday, assinale as afirmativas em V para verdadeiras ou F

O experimento se refere ao princípio da indução. Quando se faz variar o campo magnético próximo à espira, o galvanômetro percebe uma corrente O princípio da indução de Faraday permitiu a idealização dos motores Se, em vez da barra se movimentar em relação à espira, a espira se movimentar em relação à barra, não há indução de corrente imação ou afastamento da barra da figura não interfere na medida do galvanômetro.

Um estudante elaborou um projeto para sua aula de Física. Projetou um agasalho para esquentar e, com isso, aquecer as

êndulo nas mangas do agasalho, para oscilar com o movimento dos braços, ligado a um gerador elétrico que, por sua vez, estava ligado a um circuito de condutores para converter energia elétrica em térmica.

A figura a seguir mostra o agasalho com o nto do gerador, ou seja, um imã que

Assim, analise as seguintes afirmações:

A corrente elétrica produzida pelo gerador O fenômeno que explica a geração de energia elétrica nesse tipo de gerador é a A bobina provoca uma força magnética no imã que tenta impedir o movimento de

( ) A corrente induzida aparece porque um fluxo magnético constante atravessa a bobina.

( ) Toda energia mecânica do movimen braços é convertida em energia térmica para aquecimento da pessoa.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) F - V - V - F – F

b) V - V - V - F – F c) F - V - F - F - V d) V - F - F - V – F

12 - (UEM PR/2016) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A grandeza escalar que mede o número de linhas de campo magnético que atravessam uma determinada área A é chamada de fluxo magnético.

02. Toda vez que o fluxo magnético, através de uma bobina de área de secção transversal A, varia no tempo,

área A, surge, nesta bobina, uma força eletromotriz induzida.

04. Um fluxo magnético variável atravessa perpendicularmente a circunferência da bobina. Como consequência, uma corrente elétrica é induzida.

08. Um circuito elétrico fecha

perpendicularmente por um fluxo magnético variável no tempo. Como efeito, um campo magnético induzido, que se opõe à variação do campo magnético indutor, é gerado.

16. A força eletromotriz média induzida em um circuito é, em módulo, igual quociente da variação do campo magnético pelo raio da bobina.

13 - (FAMERP SP/2016) Uma espira condutora e circular está fixa, suspensa por uma haste isolante rígida, na posição representada na figura. Um ímã em forma de cilindro, com seus polos

norte (N) e sul (S), move-se em linha reta a partir do repouso no ponto A, no instante t

ponto B, onde para novamente no instante t

velocidade máxima do ímã, entre os pontos A e B, é atingida no instante t1. O gráfico indica a ve

escalar do ímã em função do tempo, entre os instantes t0 e t2.

A corrente induzida aparece porque um fluxo magnético constante atravessa a Toda energia mecânica do movimento dos braços é convertida em energia térmica para aquecimento da pessoa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Assinale a(s) alternativa(s) A grandeza escalar que mede o número de linhas de campo magnético que atravessam uma determinada área A é chamada de Toda vez que o fluxo magnético, através de uma bobina de área de secção transversal perpendicularmente à área A, surge, nesta bobina, uma força eletromotriz induzida.

Um fluxo magnético variável atravessa perpendicularmente a circunferência da bobina. Como consequência, uma corrente Um circuito elétrico fechado é atravessado perpendicularmente por um fluxo magnético variável no tempo. Como efeito, um campo magnético induzido, que se opõe à variação do campo magnético A força eletromotriz média induzida em um circuito é, em módulo, igual ao quociente da variação do campo magnético Uma espira condutora e circular está fixa, suspensa por uma haste isolante rígida, na posição representada na figura. Um ímã em forma de cilindro, com seus polos magnéticos se em linha reta a partir do repouso no ponto A, no instante t0 = 0, até o

ponto B, onde para novamente no instante t2. A

velocidade máxima do ímã, entre os pontos A e B, é . O gráfico indica a velocidade escalar do ímã em função do tempo, entre os

(14)

Considerando os sentidos horário e anti

indicados na figura, é correto afirmar que, devido ao movimento do ímã, a corrente elétrica induzida na espira circulará

a) no sentido anti-horário entre t0 e t

t1 e t2.

b) no sentido horário entre t0 e t1 e entre t

t2.

c) no sentido horário entre t0 e t1

horário entre t1 e t2.

d) no sentido anti-horário entre t0

horário entre t1 e t2.

e) no sentido anti-horário entre t0

haverá corrente induzida entre t1

14 - (UFRGS/2016) Observe a figura abaixo que representa um anel condutor que cai verticalmente na direção de um fio fixo que conduz uma corrente elétrica i.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Considerando que o plano do anel e o fio são coplanares, conforme representa a figura, a corrente elétrica induzida no anel terá sentido ……… e a força magnética resultante sobre ela …… .

a) horário – aponta para o topo da página b) horário – aponta para o pé da página c) anti-horário – aponta para o topo da página d) anti-horário – aponta para o pé da página e) anti-horário – será nula

15 - (UEL PR/2015) Analise a figura a seguir, que representa o esquema de um circuito com a forma da letra U, disposto perpendicularmente à superfície da Terra.

Considerando os sentidos horário e anti-horário indicados na figura, é correto afirmar que, devido ao movimento do ímã, a corrente e t1 e entre e entre t1 e e no e t1 e no e t1 e não e t2.

Observe a figura abaixo que representa um anel condutor que cai verticalmente na direção de um fio fixo que conduz uma corrente

va que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, Considerando que o plano do anel e o fio são coplanares, conforme representa a figura, a corrente elétrica induzida no anel terá sentido te sobre ela aponta para o topo da página aponta para o pé da página aponta para o topo da página aponta para o pé da página Analise a figura a seguir, que representa o esquema de um circuito com a forma da letra U, disposto perpendicularmente à superfície

Esse circuito é composto por condutores ideais (sem resistência) ligados por um resistor de resistência 5. Uma barra

condutora ideal, com massa

comprimento l = 1 m, encaixada por guias condutoras ideais em suas extremidades, desliza sem atrito e sempre perpendicularmente aos trilhos ab e cd. Todo o conjunto está imerso em um campo magnético constante, no espaço e no tempo, de módulo B

perpendicular ao plano do circuito e cujo sentido é entrando na folha. A barra é abandonada iniciando o seu movimento a partir do repouso. Desprezando a resistência do ar e c que 2 s m 10 g  , calcule

a) a corrente elétrica induzida no circuito após o equilíbrio;

b) a força eletromotriz após o equilíbrio. Justifique sua resposta apresentando todos os

cálculos realizados.

16 - (IFGO/2015) O polo norte de

aproxima de uma espira circular conforme a ilustração a seguir:

Considerando apenas as interações de caráter eletromagnético entre o ímã e a espira, é correto afirmar que haverá

a) atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no senti

um observador que esteja acima do plano da espira.

b) repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano da espira.

c) atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti

Esse circuito é composto por condutores ideais (sem resistência) ligados por um resistor de . Uma barra L, também condutora ideal, com massa m = 1 kg e , encaixada por guias condutoras ideais em suas extremidades, desliza sem atrito e sempre perpendicularmente . Todo o conjunto está imerso m campo magnético constante, no espaço B = 1 T, com direção perpendicular ao plano do circuito e cujo sentido é entrando na folha. A barra é abandonada iniciando o seu movimento a partir Desprezando a resistência do ar e considerando

a corrente elétrica induzida no circuito a força eletromotriz após o equilíbrio. Justifique sua resposta apresentando todos os

O polo norte de um ímã se aproxima de uma espira circular conforme a

Considerando apenas as interações de caráter eletromagnético entre o ímã e a espira, é

afirmar que haverá

atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano atração entre eles e será gerada uma da no sentido anti-horário

(15)

para um observador que esteja acima do plano da espira.

d) repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti

para um observador que esteja acima do plano da espira.

e) atração entre eles e não haverá induzida na espira.

17 - (ACAFE SC/2015) A principal aplicação da Indução Magnética, ou Eletromagnética, é a sua utilização na obtenção de energia.

Podem-produzir pequenas f.e.m. com um experimento bem simples. Considere uma espira quadrada com 0,4m de lado que está totalmente imersa num campo magnético uniforme (intensidade B = 5,0 Wb/m perpendicular às linhas de indução. Girando a espira até que ela fique paralela às linhas de campo.

Sabendo-se que a espira acima levou 0,2 segundos para ir da posição inicial para a final, a alternativa correta que apresenta o valor em módulo da f.e.m. induzida na espira, em volts, é: a) 1,6 b) 8 c) 4 d) 0,16 18 - (FCM PB/2015) A indução B na região compreendida entre as peças polares de um

eletroimã é 0,5 Wb/m2. Se um condutor retilíneo de 10 cm de comprimento, perpendicular a B

movimenta com a velocidade de 1m/s perpendicular a B e a seu próprio comprimento. Pode-se afirmar que o valor da f.e.m. induzida, vale:

a) 0,05V b) 0,10V c) 0,15V d) 0,20V e) 0,25V

19 - (UDESC/2015) A figura mostra um circuito elétrico, no qual uma barra metálica desliza com velocidade uniforme de intensidade v = 0,5 m/s, imerso em um campo magnético de intensidade B = 0,10 T (entrando no plano do papel). A resistência elétrica R é 2,0 .

A intensidade da força necessária para deslizar para um observador que esteja acima do repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti-horário para um observador que esteja acima do atração entre eles e não haverá corrente A principal aplicação da Indução Magnética, ou Eletromagnética, é a sua

-se produzir pequenas f.e.m. com um experimento bem

com 0,4m de lado que está totalmente imersa num campo magnético uniforme (intensidade B = 5,0 Wb/m2) e perpendicular às linhas de indução. Girando a espira até que ela fique paralela às linhas de campo.

se que a espira acima levou 0,2 ra ir da posição inicial para a final, a alternativa correta que apresenta o valor em módulo da f.e.m. induzida na espira, em volts,

na região compreendida entre as peças polares de um

. Se um condutor retilíneo de

B, que se

movimenta com a velocidade de 1m/s perpendicular se afirmar

A figura mostra um circuito elétrico, no qual uma barra metálica desliza com velocidade uniforme de intensidade v = 0,5 m/s, imerso em um campo magnético de intensidade B = 0,10 T (entrando no plano do papel). A

A intensidade da força necessária para deslizar

dissipada na resistência são, respectivamente, iguais a: a) 5,010–4 N, 2,510– b) 2,510–6 N, 12,510 c) 5,010–5 N, 2,510– d) 2,510–5 N, 12,510 e) 5,010–6 N, 2,510–

20 - (UFAM/2015) O inglês Michael Faraday (1791-1867) dedicou muitos anos de sua vida à elucidação dos mistérios da eletricidade e do magnetismo nos laboratórios na Royal Institute, em Londres. Em 1831, Faraday descobriu e descreveu o fenômeno da indução eletromagnética, princípio sobre o qual operam geradores, motores e

transformadores elétricos. Considere um ímã e uma espira condutora circular na situação indicada na figura a seguir, com o plano da espira perpendicular ao ímã e ao eixo x, mas contendo o eixo y:

Surge uma corrente elétrica induzida na espira condutora circular se:

I. O ímã e a espira estão em repouso.

II. O ímã se aproxima ou se afasta da espira mantida fixa.

III. O ímã está em repouso e a espira gira em torno do eixo x.

IV. O ímã está repouso e a espira gira em torno do eixo y.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa II está correta.

b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas II corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

21 - (UFPR/2015) Michael Faraday foi um cientista inglês que viveu no século XIX. Através de suas descobertas foram estabe

eletromagnetismo, relacionando fenômenos da eletricidade, eletroquímica e magnetismo. Suas invenções permitiram o desenvolvimento do gerador elétrico, e foi graças a seus esforços que a eletricidade tornou-se uma tecnologia de uso prático. Em sua homenagem uma das quatro leis do eletromagnetismo leva seu nome e pode ser

dissipada na resistência são, respectivamente,

–4 W 10–7 W –6 W 10–6 W –7 W

O inglês Michael Faraday 1867) dedicou muitos anos de sua vida à elucidação dos mistérios da eletricidade e do magnetismo nos laboratórios na Royal Institute, em

Em 1831, Faraday descobriu e descreveu o fenômeno da indução eletromagnética, princípio sobre o qual operam geradores, motores e

transformadores elétricos. Considere um ímã e uma espira condutora circular na situação indicada na

no da espira perpendicular ao ímã e ao eixo x, mas contendo o eixo y:

Surge uma corrente elétrica induzida na espira O ímã e a espira estão em repouso.

O ímã se aproxima ou se afasta da espira m repouso e a espira gira em O ímã está repouso e a espira gira em torno Assinale a alternativa correta:

Somente a afirmativa II está correta. Somente as afirmativas II e IV estão Somente as afirmativas III e IV estão Somente as afirmativas I, III e IV estão Somente as afirmativas II, III e IV estão

Michael Faraday foi um cientista inglês que viveu no século XIX. Através de suas descobertas foram estabelecidas as bases do eletromagnetismo, relacionando fenômenos da eletricidade, eletroquímica e magnetismo. Suas invenções permitiram o desenvolvimento do gerador elétrico, e foi graças a seus esforços que a

se uma tecnologia de uso co. Em sua homenagem uma das quatro leis do eletromagnetismo leva seu nome e pode ser

(16)

onde  é a força eletromotriz induzida em um circuito,  é o fluxo magnético através desse circuito e t é o tempo.

Considere a figura abaixo, que representa um ímã próximo a um anel condutor e um observador na posição O. O ímã pode se deslocar ao longo do eixo do anel e a distância entre o polo norte e o centro do anel é

em vista essas informações, identifique seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Mantendo-se a distância d constante se observará o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

( ) Durante a aproximação do ímã à espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

( ) Durante o afastamento do ímã em relação à espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

( ) Girando-se o anel em torno do eixo observa-se o surgimento de uma corrente induzida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – F – V – V. b) F – V – F – V. c) V – V – F – F. d) V – F – V – V. e) F – F – V – F.

22 - (FMABC SP/2015) Um circuito constituído de uma espira quadrada, fixa e de lados iguais a 8 cm, é atravessada por linhas de indução magnética, conforme indicado na figura. O vetor campo magnético B tem direção constante e, inicialmente,

apresenta uma intensidade de 0,6 T. Durante um intervalo de tempo de 2 s, a intensidade do campo magnético é diminuída para 0,2 T. Assim, podemos afirmar que a força eletromotriz induzida média, nesse intervalo de tempo, corresponde, em milivolt (mV), aproximadamente, a:

Dados: cos = 0,8 e sen = 0,6

é a força eletromotriz induzida em um é o fluxo magnético através desse Considere a figura abaixo, que representa um ímã próximo a um anel condutor e um observador na posição O. O ímã pode se deslocar ao longo do eixo do anel e a distância entre o polo norte e o centro do anel é d. Tendo em vista essas informações, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou

constante se observará o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário. Durante a aproximação do ímã à espira,

e uma corrente induzida no anel no sentido horário. Durante o afastamento do ímã em relação à

se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido se o anel em torno do eixo z, e uma corrente Assinale a alternativa que apresenta a sequência

Um circuito constituído de uma espira quadrada, fixa e de lados iguais a 8 cm, é atravessada por linhas de indução magnética, conforme indicado na figura. O vetor campo

tem direção constante e, inicialmente, ntensidade de 0,6 T. Durante um intervalo de tempo de 2 s, a intensidade do campo magnético é diminuída para 0,2 T. Assim, podemos afirmar que a força eletromotriz induzida média, nesse intervalo de tempo, corresponde, em milivolt

a) 0,95 b) 1,50 c) 1,89 d) 1,02 e) 0,73

23 - (UFRGS/2015) Um campo magnético uniforme B atravessa perpendicularmente o plano do circuito representado abaixo, direcionado para fora desta página. O fluxo desse campo através do circuito aumenta à taxa de 1 Wb/s.

Nessa situação, a leitura do amperímetro A apresenta, em ampères, a) 0,0. b) 0,5. c) 1,0. d) 1,5. e) 2,0.

24 - (IFGO/2014) Sobre uma mesa plana,

horizontal e feita de material dielétrico, foi montado o circuito abaixo representado.

Esse circuito é constituído por uma barra metálica de massa desprezível, comprimento = 0,50 m e resistência R = 0,50

deslizar sem nenhuma resistência sobre trilhos condutores paralelos de resistência desprezível, devido à ação do peso da massa M = 50 g. Na região onde o circuito se encontra, atuam um campo magnético uniforme vertical e para cima, de intensidade B = 0,50 T, e um campo

Um campo magnético atravessa perpendicularmente o plano do circuito representado abaixo, direcionado para fora desta página. O fluxo desse campo através do circuito aumenta à taxa de 1 Wb/s.

Nessa situação, a leitura do amperímetro A

Sobre uma mesa plana,

material dielétrico, foi montado o circuito abaixo representado.

Esse circuito é constituído por uma barra metálica de massa desprezível, comprimento l = 0,50 m e resistência R = 0,50 , que pode deslizar sem nenhuma resistência sobre trilhos paralelos de resistência desprezível, devido à ação do peso da massa M = 50 g. Na região onde o circuito se encontra, atuam um campo magnético uniforme vertical e para cima, de intensidade B = 0,50 T, e um campo

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Tipo de aquisição referente a compra de passagem para embarque em meios de transportes diversos (passagens áereas, rodoviárias ou hidroviárias, em âmbito municipal, estadual,

Esta dissertação analisa a expansão da dendeicultura e como esse processo influencia transformações nos sistemas de produção de agricultores familiares integrados

Essa comunicação visa à reflexão sobre o fazer teatral, na sua concepção cênica, a partir dos estudos das manifestações populares brasileiras e suas interlocuções com

A partir desses objetivos, os profissionais de marketing encarregados de elaborar o planejamento de ações de marketing podem propor ações integradas para atingir os objetivos

7. Uma vez que o tempo médio de realização das tarefas é de 19 dias seria interessante realizá-las em duas pernadas pelo seguintes motivos: a) possibilitaria ao Navio realizar as

P210 Manter afastado do calor, superfícies quentes, faísca, chama aberta e outras fontes de ignição.. P260 Não respirar

corpos, assim como as condições de influenciar os acontecimentos em sua cidade e em seu país. A laicidade do Estado deve garantir que as políticas públicas para mulheres devem