• Nenhum resultado encontrado

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO CONCURSO ESCOLAR Alterações Climáticas e atribuição de prémios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO CONCURSO ESCOLAR Alterações Climáticas e atribuição de prémios"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO CONCURSO ESCOLAR “Alterações Climáticas” e atribuição de prémios

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CANDIDATURA

1. Título do projeto

A água – um recurso renovável na Escola

2. Prémio a que concorre Categoria A - Adaptação

3. Equipa

1. Escola/Agrupamento de Escolas

Agrupamento de Escolas da Lourinhã- Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado

2. Coordenador/Docente responsável (nome, vínculo à escola e grupo disciplinar, contactos (e-mail e telefone)

Teresa Delgado; PQND (professora do Quadro de nomeação definitiva); grupo 420 (Geografia); email: maria.delgado@aelourinha.pt;

TM 964254936

3. Outros professores participantes (nome, vínculo à escola e grupo disciplinar)

- Ana Madalena Ribeiro; PQND; grupo 300 (Português); email:

ana.ribeiro@aelourinha.pt;

- Isabel Damião; PQND; grupo 420 (Geografia); email:

isabel.damiao@aelourinha.pt ;

- Susana Santos; PQND; grupo 550 (Informática); email:

(2)

- Pedro Loureiro; PQND; grupo 500 (Matemática); email:

pedro.loureiro@aelourinha.pt ;

- Ricardo Monteiro; PQND; grupo 520 (Biologia/Geologia); email:

ricardo.monteiro@aelourinha.pt ;

4. Alunos envolvidos (nome, ano letivo, turma)

Adriana Nogueira, ano letivo 2014/2015 e 2015/2016, turma 11ºF Carolina Bonifácio, ano letivo 2014/2015 e 2015/2016, turma 11ºF Carolina Inácio, ano letivo 2014/2015 e 2015/2016, turma 11ºF Joana Silva, ano letivo 2014/2015 e 2015/2016, turma 11ºF Iúri Antunes, ano letivo 2014/2015 e 2015/2016, turma 11ºG Miguel Silva, ano letivo 2015/2016, turma 11ºG

5. Identificação dos documentos em Anexo (com os nomes dos ficheiros):

Cronograma de projeto: Cronograma - Categoria A

Orçamento de projeto: Categoria A - Orçamento Global; Orçamento - canalização águas para sanitários, Domingos Pinheiro (4dez); Orçamento - cisternas/depósitos verticais; Orçamento - construção de laje; Orçamento - fornecimento e montagem de bombas e de equipamentos para bombagem de água; Orçamento - Reabilitação do poço limpeza, equipamentos e mão-de-obra, PROFURO.

Declaração por parte da Direção da escola em como apoia a candidatura: Declaração de Apoio - Diretor - Categoria A

Dossier de conteúdos mediáticos (título, género jornalístico e formato de ficheiro)

(3)

Categoria A - Reportagem Vídeo - O uso sustentável da água na escola.

Reportagem (vídeo)

MP4

Categoria A- Entrevista Vídeo - A água no concelho da Lourinhã, CML

Entrevista (vídeo)

MP4

Categoria A - Notícia - Uso sustentável da água- jornal Olhares. dezembro - p. 4

Notícia texto

PDF

(Inserir mais linhas, se se justificar)

DESCRIÇÃO DO PROJETO

1. Resumo do projeto

(limite máximo de 2500 caracteres)

Reabilitação do poço da escola para aproveitamento da água freática e recolha da água da chuva a partir dos telhados. Instalação de cisternas para armazenamento de águas provenientes do telhado, em alternativa ao armazenamento no poço. As águas recolhidas destinar-se-ão a abastecimento sanitário (autoclismos). A manutenção de níveis elevados de água no poço apoiará a reposição dos lençóis freáticos circundantes.

2. Descrição e objetivos do projeto

(limite máximo de 2500 caracteres)

Objetivos do projeto:

- Utilizar as águas de nascente local, através da reabilitação do poço existente no espaço escolar e posterior canalização para uso sanitário na escola;

(4)

- Valorizar as águas pluviais, através da recolha e armazenamento (em cisternas complementares) das águas da chuva provenientes do telhado da escola, para utilização sanitária;

- Reposição de lençóis freáticos adjacentes ao poço, através do aumento do volume de água introduzido no poço, por efeito da recolha da água do telhado; - Diminuir impactes ambientais negativos inerentes às necessidades de construção de infraestruturas de recolha e abastecimento de água (como barragens, estações adutoras, estações de tratamento de água, etc);

- Consciencializar a comunidade escolar da importância da utilização racional e sustentável de recursos naturais, como a água;

- Consciencializar a comunidade escolar da importância de nos adaptarmos às alterações climáticas, mudando comportamentos e hábitos de consumo de água e energia;

- Formar alunos pró-ativos no combate às alterações climáticas.

Descrição do projeto:

No espaço da escola, existe um poço com uma nascente e, após a extração da água, verificou-se que os níveis iniciais foram repostos. A utilização desta água para consumo interno da escola, embora inicialmente considerada, foi uma possibilidade descartada, dada a elevada concentração de químicos nas águas, provenientes da utilização de químicos na agricultura (o concelho da Lourinhã é um dos que apresenta maior índice de fertilizantes fosfatados, potássicos e produtos fitofarmacêuticos nos solos, ao nível do país e da região Oeste, segundos dados do INE), cuja neutralização não é possível com uma simples estação de tratamento de águas.

Como tal, a reabilitação do poço tem em vista a utilização das suas águas, mas também a sua transformação em depósito de recolha de águas pluviais provenientes dos telhados dos edifícios da escola. Estas águas permitirão abastecer a rede interna para uso sanitário, em particular, para abastecer os autoclismos, que têm o contributo mais significativo em termos de consumo de água. Simultaneamente, a reposição de água no poço permitirá um aporte de água aos lençóis freáticos circundantes.

(5)

O armazenamento de água no poço será complementado com a instalação de cisternas, no espaço adjacente ao edifício, que farão também a recolha de águas pluviais.

As cisternas serão ligadas ao poço, de forma a armazenar a água excedentária das cisternas e restabelecer os níveis de água no poço, caso estes baixem além do estabelecido, com o objetivo de apoiar na manutenção/alimentação dos lençóis freáticos adjacentes.

Paralelamente, é necessário adaptar e complementar a canalização existente, de forma a conduzir as águas dos telhados para os depósitos e destes para o abastecimento dos autoclismos.

A localização das instalações sanitárias, todas elas com uma parede exterior, facilita a intervenção a nível da adaptação da canalização.

O bombeamento mecânico da água será efetuado por equipamento a adquirir e instalar.

3. Esclareça sobre a viabilidade de execução das medidas de adaptação e/ou mitigação proposta e a sua pertinência para a escola (ou agrupamento de escolas)

(limite máximo de 3000 caracteres)

As medidas propostas neste projeto orientaram-se, em primeiro lugar, pelo grande objetivo de adaptação às consequências das alterações climáticas, em que se prevê uma maior frequência de longos períodos de seca, e, em segundo, por uma avaliação muito consciente da sua viabilidade e dos potenciais benefícios para a escola.

Pertinência e viabilidade da execução do projeto: O projeto apresentado é 100% viável:

1. No poço existente, a reposição de água já foi comprovada e resta algum volume que pode ser preenchido com outras águas. A água existente não pode ser utilizada para consumo, mas pode ser aproveitada para outros usos.

2. Os telhados têm inclinação adequada para recolha da água, assim como algerozes.

(6)

3. A área do telhado da escola mede aproximadamente 3950 m². De acordo com os dados do IPMA, da normal climatológica de 1971/2000 para a estação meteorológica de Lisboa (a mais próxima do concelho da Lourinhã), a quantidade de precipitação anual é de 725,8 mm por metro quadrado. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, uma pluviosidade de 1 mm equivale ao volume de 1 litro de água sobre uma superfície de 1 m². Assim sendo, a pluviosidade que ocorre em média sobre o telhado da escola será de 725,8 l por m². Tendo em conta a dimensão do telhado a escola, a pluviosidade total com potencial de recolha é de 2 866 910 litros anuais.

4. A canalização de águas dos algerozes já existe - precisa de ser adaptada pois conduz as águas pluviais para os esgotos e terá de passar a canalizá-la para os depósitos.

5. A intervenção a nível da canalização existente de abastecimento aos sanitários está facilitada pelo facto de todos eles disporem de uma parede para o exterior.

6. A segmentação da canalização existente, construindo um circuito alternativo para os autoclismos, está facilitada pela planta da canalização.

7. A possibilidade de falta de água, por períodos mais prolongados de ausência de chuva, fica acautelada pela adaptação de controladores do circuito acessíveis.

8. O projeto tem todo o apoio da Direção da Escola, interessada, não só na promoção da sustentabilidade ambiental, mas também na redução dos consumos.

9. O projeto conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, em particular, do Sector das Águas e Saneamento, que se disponibilizou para auxiliar na sua concretização.

4. Descreva as principais etapas de desenvolvimento do projeto

(limite máximo de 3000 caracteres)

1. Limpeza do poço.

2. Aquisição de duas cisternas/depósitos verticais.

(7)

4. Construção da ligação das cisternas ao poço, que será abastecido por estas, sempre que os níveis de água diminuírem, ou as cisternas atingirem o armazenamento máximo.

5. Intervenção na canalização existente, de condução das águas dos telhados para os esgotos, de forma a canalizá-las para os depósitos.

6. Montagem de eletrobombas, para elevação da água proveniente dos telhados para as cisternas e das cisternas para o abastecimento à escola.

7. Intervenção na rede de abastecimento dos sanitários, de forma a possibilitar o seu fracionamento e a criação de um ramal de abastecimento alternativo para os autoclismos.

8. Construção da canalização alternativa, de abastecimento de águas aos autoclismos.

5. Descreva o grau de envolvimento dos alunos: enumere as atividades realizadas (e a realizar) com os alunos e indique a relevância científico-pedagógica do projeto para os alunos e para a comunidade escolar

(limite máximo de 3000 caracteres)

O envolvimento dos alunos tem sido uma constante e não concebemos o projeto sem a sua participação, visto que, para além de se pretender intervir no sentido de adaptar o espaço escolar às consequências das alterações climáticas e de encontrar formas de mitigar as suas causas, pretende-se sobretudo educar cidadãos conscientes e interventivos, verdadeiramente empenhados nas questões das alterações climáticas, em particular, e ambientais, em geral.

Atividades realizadas com os alunos:

1.Pesquisa sobre alterações climáticas, medidas de adaptação e de mitigação. 2.Pesquisa sobre as características da região em que se encontra sediada a escola, nomeadamente, principais impactes das alterações climáticas no modo de vida, em termos socioeconómicos, a nível da saúde e ambientais.

3. Reflexão sobre formas de adaptação às alterações climáticas e de mitigação das suas causas, em função das características ambientais e socioeconómicas da região, focando, em particular, a situação da escola.

(8)

4. Proposta de projetos de intervenção na escola, de adaptação, de mitigação e de adaptação e mitigação, com vista a concorrer à segunda fase do Clima@EduMedia. Os projetos foram analisados pelo grupo de docentes envolvidos e selecionados os mais viáveis a nível de execução e maiores possibilidades de criar impactes positivos na escola.

5. Pesquisa sobre os aspetos relativos ao projeto selecionado para concurso, com vista à elaboração dos documentos mediáticos que constarão da candidatura.

6. Concretização das atividades necessárias à elaboração dos documentos dos Media: revisão dos conteúdos adquiridos na formação do ano transato com a UP, sobre elaboração de documentos dos Media; recolha da informação necessária e pertinente; recolha de imagens estáticas ou em vídeo; realização de guiões de entrevistas e concretização das mesmas com pessoas/entidades adequadas; realização de guiões de reportagem; redação de notícias, realização/edição de vídeos, realização/edição de reportagens.

Relevância científico-pedagógica do projeto para os alunos e para a comunidade escolar

- A promoção do trabalho de equipa multidisciplinar criou oportunidades de aprendizagem entre pares;

- A investigação/análise de documentos científicos do IPCC sobre as alterações climáticas permitiu aprofundar conhecimentos e adquirir novos conceitos científicos;

- A pesquisa sobre as características climáticas da região onde se insere a escola (consulta de documentos do IPMA), nomeadamente os quantitativos médios anuais de precipitação e da irregularidade anual, com tendência para longos períodos de seca em Portugal, permitiu aos alunos tomar consciência da importância do uso sustentável da água;

- A análise gráfica e cartográfica de informação relevante para o projeto apresentado permitiu melhorar a literacia científica e infográfica dos alunos; - O debate de ideias sobre a importância da implementação de algumas medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, impactes ambientais, sociais e económicos, permitiu aos alunos conhecer os efeitos e as vantagens da implementação de mecanismos de utilização sustentável da água.

(9)

- A divulgação de notícias e dos trabalhos multimédia na página da escola, no boletim “Olhares” e no site do projeto “Clima@EduMedia”, teve como objetivo não só dar a conhecer o trabalho e o empenho dos alunos no projeto mas também sensibilizar a comunidade escolar para a importância da envolvência de cada um em questões de grandes impactes na sociedade.

6. Descreva que meios prevê que possam ser utilizados para a divulgação da implementação das medidas de adaptação e/ou de mitigação (divulgação mediática)

(limite máximo de 2500 caracteres)

Jornal escolar Olhar(es) (versão em papel e versão digital)

2. Site do Agrupamento de Escolas da Lourinhã: www.aelourinha.pt 3. LCD de divulgação, instalados na escola (Átrio A e Refeitório/bar) 4. Jornal local Alvorada (versão em papel e digital)

5. Rádio local RCL (Rádio Clube da Lourinhã)

7. Se estabeleceu parcerias técnicas com instituições externas à escola, indique o seu nome e descreva a contribuição dessas entidades para o projeto

(limite máximo de 1000 caracteres)

A parceria mais significativa para este projeto foi estabelecida com a Câmara Municipal, que apoiará o mesmo, não só a nível do fornecimento de informações e da colaboração na realização de alguns documentos mediáticos, mas também a nível da construção das plataformas (preparação do piso) para instalação das cisternas/depósitos verticais.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

E contrariando e invertendo a religião popular e filosófica de sua época e até mesmo de algumas religiões de nossa atualidade, de que a felicidade, a realização plena