• Nenhum resultado encontrado

Paróquia de São Luís =Faro= Ciclo Pastoral de Ide e anunciai o Evangelho (Mc 16,15) Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo vivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paróquia de São Luís =Faro= Ciclo Pastoral de Ide e anunciai o Evangelho (Mc 16,15) Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo vivo"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Paróquia de São Luís

=Faro=

Ciclo Pastoral de 2012 – 2017

“Ide e anunciai o Evangelho” (Mc 16,15)

Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo vivo

Ano 2016 /2017

Chamados, com Maria, a ser discípulos e testemunhas do Evangelho da Alegria e do Amor

PROGRAMA E CALENDÁRIO

1.

INTRDUÇÃO

Com o ano pastoral em que vamos entrar encerramos o ciclo dos cinco que temos vindo a dedicar à concretização do mandato de Jesus “Ide e anunciai o Evangelho” (Mc. 16,15), proposto pela nossa diocese como lema neste caminhar para as celebrações do centenário das manifestações marianas em Fátima.

Na esteira dos apelos anteriores (chamados à fé, ao amor, à santidade e à vida), a proposta para 2016 / 2017 terá como lema: “Chamados, com Maria, a ser discípulos e testemunhas do Evangelho da Alegria e do Amor”.

Servirão de pilares em toda a ação pastoral, alguns eventos que começarão a desenhar-se logo no início do ano, com:

• A celebração Jubilar dos 25 anos (bodas de prata) de ereção canónica da nossa paróquia e de construção da igreja nova.

Como ponto de partida faremos a peregrinação da paróquia à Sé catedral, a 9 de outubro, como vivência do Ano da Misericórdia.

Um evento mensal de âmbito litúrgico, cultural ou convivencial dará continuidade ao “jubileu” que culminará na semana de 18 a 25 de junho de 2017, envolvendo o dia de aniversário: 21. • O centenário das manifestações da Mãe de Jesus em Fátima, convida-nos a cultivar o estilo

mariano na realização da missão a que Cristo nos convidou “Ide e anunciai o Evangelho” (EG.288).

Maria sabe reconhecer os vestígios do Espírito Santo nos grandes acontecimentos, bem como nos impercetíveis.

É a mulher contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida de cada um e de todos.

É a mulher orante e trabalhadora, senhora da prontidão, que sai à pressa para ajudar (Lc 1,39). Aprenderemos a edificar, como Ela, uma igreja que seja casa para muitos e mãe para todos (EG 288). • A família, como centro catalisador e irradiador de toda a ação pastoral, dando cumprimento às

propostas da exortação pastoral (AL)na sequência do trabalho iniciado no ano passado.

Como Maria, “as famílias são convidadas a viver com coragem e serenidade os desafios familiares, tristes e entusiasmantes, e aguardar e meditar no coração as maravilhas de Deus (Lc. 2,19.51). No tesouro do coração de Maria estão também todos os acontecimentos de cada uma das nossas famílias que ela guarda solicitamente. Por isso pode ajudar-nos a interpretá-los de modo a reconhecer a mensagem de Deus na história da Família” (AL 30).

2.1 SUGESTÕES DE AÇÕES A DESENVOLVER

Um novo ano pastoral mobiliza-nos sempre para levar a cabo a missão da igreja nas dimensões profética, litúrgica, caritativa e ministerial. Neste sentido e face ao que acima fica dito, procuraremos:

No âmbito específico da pastoral familiar:

Formar agentes da pastoral familiar segundo a proposta de (AG)

Criar um serviço para acompanhar casais em dificuldade (AG 231-241/246). Lançar espaços de formação pós-crisma (231-241) – namoro / vocação

(3)

Acompanhar jovens casais.

Privilegiar o acolhimento de famílias afastadas. Ligar a catequese à família.

Promover visitas de famílias ao batistério. Assinalar aniversários e situações de grávidas. Celebrar, a 30 de outubro, a Jornada das Famílias. 2.2 Daremos ainda cumprimento ao que já vem sendo prática entre nós:

Assinalar o início do ano pastoral, com uma celebração litúrgica como ponto de partida e uma ampla informação à comunidade humana e cristã sobre o tema do ano.

Realçar todos os aspetos de formação (catequese aos vários níveis, animação litúrgica, CPM,CPB, escola de leigos, grupos de lectio divina, etc.) na linha das propostas do ano.

Retomar, refazer e alertar as várias equipas de ação pastoral em ordem à sua integração nas propostas do ano.

Propor novos grupos de formação catecumenal, para iniciação, aprofundamento da fé, preparação do crisma ou outros sacramentos.

Incrementar a oração em família, tendo como motivação a visita do ícone da Família de Nazaré. Prestar especial atenção às celebrações dominicais e de semana, tempos de oração, momentos

de adoração, celebrações marianas, etc., como ocasiões para o despertar ou aprofundar a relação familiar.

Promover à dinamização das equipas promotoras da ação evangelizadora na catequese a todos os níveis, na pastoral litúrgica, familiar, vocacional de saúde e da caridade.

Apelar ao espírito de iniciativa em ordem ao melhor aproveitamento dos espaços, agentes e meios disponíveis para a vivência do ano: Igreja nova, capela de S. Luís, são do Areal Gordo e salão da Penha.

Promover novas diligências em ordem à implementação de animadores da “lectio divina” como prática habitual na comunidade, de moderadores de celebrações dominicais na ausência de presbíteros e do serviço de exéquias.

Encerrar o ano pastoral com a Semana da Paróquia, envolvendo ações de âmbito litúrgico, cultural e convivencial, que já fazem parte do seu património, como expressões da vida comunitária.

3. ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES

Uma paróquia é uma Comunidade organizada, em que a diversidade de agentes assume as funções a cada um cometidas: pároco, diácono, religiosas, catequistas, (da infância, adolescência, juventude e adultos), animadores da liturgia, (acólitos, meninos de coro, salmistas, leitores, monitores, ministros extraordinários da comunhão, cantores, organista, equipas de acolhimento e atendimento das crianças) animadores da pastoral social, vocacional, familiar e dos doentes, CPM (S) CPB, CNE, equipas de vigilância, decoração, gestão dos espaços, convívios e encarregada geral da igreja. A todos se pede o desempenho da(s) sua(s) função(ões) como um ministério, ou seja, a resposta da fé a uma vocação que lhes foi cometida.

Assim, o pároco, preside, coordena, dinamiza e anima toda a ação pastoral da comunidade, suas diversas expressões.

O Diácono, coopera com o pároco nas funções inerentes ao seu ministério, preside aos serviços que lhe são cometidos, tendo ainda a seu cuidado a animação da pastoral familiar, e da zona rural do Areal Gordo, com a implementação de todas as expressões da vida pastoral, adstrita ao seu ministério diaconal.

Os catequistas, exercerão o seu ministério na comunidade, no setor que a cada um couber, sob a coordenação duma equipa responsável para o setor juvenil e outra para o setor dos adultos.

Os animadores da liturgia garantirão o regular funcionamento de todas as celebrações litúrgicas, liderados por uma equipa coordenadora e dinamizadora, presidida pelo diácono, com um subcoordenador para o setor dos acólitos;

As celebrações serão animadas, em cada domingo do mês, pelos setores da catequese, pastoral da família, pastoral vocacional e pastoral social, respetivamente.

(4)

A equipa de pastoral sócio-caritativa continuará o exercício do seu ministério, com o atendimento, acompanhamento e encaminhamento das situações ocorrentes e a atenção à dimensão da caritativa da comunidade:

A equipa de pastoral de saúde desenvolverá a sua ação, reformulando as atribuições que a experiência tenha revelado mais convenientes.

A equipa da pastoral vocacional procurará liderar esta atividade, segundo as orientações inspiradoras de cada ano pastoral.

O serviço de pastoral familiar, sob a responsabilidade do diácono, elegerá um casal animador e dinamizará as ações da sua área, designadamente a circulação do ícone da Família de Nazaré pelas famílias da comunidade, que o desejarem.

O setor do atendimento, informação, vigilância, decoração e cartório terá a coordenação da respetiva funcionária.

• A gestão corrente e quanto diga respeito ao aspeto administrativo continuará ao cuidado do Conselho para os Assuntos Económicos.

4. ÁREAS ESPECÍFICAS

4.1 No âmbito da formação catequética:

Catequese de iniciação cristã para todos, por anos e fases, com os respetivos passos, etapas e celebrações, numa caminhada progressiva e sequencial.

•Catecumenado de jovens e adultos, com o itinerário próprio deste caminho, para uma adequada iniciação cristã.

Formação permanente para todos, sempre aberta a novos grupos, logo que haja candidatos, nos vários centros de formação: Igreja paroquial, capela de S. Luis, Salão do Areal Gordo e Salão da Penha, nomeadamente para os candidatos envolvidos nas celebrações de batismos (pais e padrinhos), de matrimónio (noivos), crismandos ou outros.

•Catequese catecumenal com a síntese das verdades da fé para candidatos à iniciação cristã e à confirmação.

•Outras catequeses: no âmbito do programa diocesano do ano: documentos do vaticano II, catecismo da Igreja Católica, Evangelho da Alegria, Alegria do Amor.

•Formação litúrgica, em encontros semanais, para todos, designadamente para os diversos agentes intervenientes nas distintas celebrações dominicais e outras, como a “letio” divina como objetivo.

•Encontros de pais, por setores e grupos específicos, com intervenção das equipas de pastoral vocacional e familiar.

•Reforço do agrupamento do CNE, na fidelidade à sua mística e valores, com as condições oferecidas pela nova sede.

(5)

Reativar os espaços e momentos de oração, para além da eucaristia diária: Laudes, adoração eucarística à 4ª feira, celebrações penitenciais, marianas, vias sacras e outras.

Preparar e animar convenientemente as celebrações mais festivas, segundo os dias e tempos litúrgicos. Confiar aos cuidados dos sectores da pastoral cada uma das celebrações do mês; catequese, famílias, vocações, e pastoral social.

Refazer o setor de acolhimento e mobilizar os Ministros Extraordinários da Comunhão no serviço de atendimento aos doentes.

Reajustar o quadro dos ministérios com a integração de novos elementos, incrementando o serviço de acólitos.

Fomentar a participação de todos nas ações de formação, paroquiais ou outras. 4.3Pastoral Social

•Continuar o atendimento, acompanhamento e encaminhamento de situações de solidão, doença, velhice, marginalidade, desemprego e pobreza de qualquer género, racionalizando melhor os contributos materiais e promovendo ainda mais a valorização humana e cristã das pessoas, através do serviço próprio da Comunidade;

Dar novo incremento ao serviço da equipa da pastoral da saúde.

Acolher e acompanhar, na sua integração, os diversos tipos de emigrantes de Leste, africanos, etc.

Continuar a disponibilizar a capela Nossa Senhora da Esperança para o exercício do culto da igreja ucraniana. •Acompanhar e gerir o trabalho do Centro Social Paroquial, na área do ensino pré-escolar e Atividades de Tempos Livres.

5. ÓRGÃOS E AGENTES PASTORAIS

Assembleia paroquial – primeiro espaço de participação e corresponsabilidade de todos, na definição de orientações pastorais.

- Conselho Paroquial – grupo representativo das diversas expressões da vida paroquial, que coopera com o pároco na elaboração e execução das propostas pastorais.

Equipa de animação pastoral que estabelece a comunhão entre todas as equipas paroquiais.

•Conselho para os Assuntos Económicos – como órgão de colaboração dos fiéis com o pároco, na gestão administrativa da paróquia.

•Outros serviços, movimentos e obras que animam sectores específicos da vida eclesial: catequeses, CPM (s) CPB, Pastoral Familiar, vocacional, CNE, etc…

O Conselho Paroquial reunirá no início e termo do ano pastoral, para apresentação e avaliação do programa;

•A Assembleia Paroquial será convocada após a Diocesana, para aprovação do programa, em sintonia com o projeto diocesano;

•A equipa de animação terá encontros ocasionais para apreciação do andamento do programa e apresentação de propostas oportunas;

•O Conselho para os Assuntos Económicos fará a gestão corrente dos bens, apresentando contas do exercício do mandato, no termo de cada ano civil.

•Outros serviços, movimentos e obras que animam setores específicos da vida eclesial: catequeses, CPM, CPB, Pastoral Social, Litúrgica, Familiar, Vocacional, CNE, etc…

(6)

______________________________________________________________________________ Segue o calendário de atividades, com as principais ações a

levar a efeito ao longo do corrente ano, por cada um dos serviços.

Calendário Pastoral 2016 /2017

Setembro 2016

1 Início das inscrições para as catequeses pela 1ª vez

3 Aniversário de Ordenação Episcopal de D. Manuel Neto Quintas (2000)

4 23º Domingo do Tempo Comum

5 Inscrições de noivos, pais e padrinhos CPM; CPB, catequese de adultos e crisma

7 Beato Vicente Santo António, MO, em Albufeira – Festa

8 Reunião Geral de catequistas 11 24º Domingo do Tempo Comum 14 Equipa da Pastoral Familiar

17 Encontro Diocesano da Pastoral Familiar 18 25º Domingo do Tempo Comum 19 Reabertura das catequeses

25 26º Domingo do Tempo Comum

26 Reunião para responsáveis do Conselho Pastoral. 21h00 29 Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Outubro 2016

1 Início do mês do Rosário, Capela 16h; Igreja Nova 19h. Penha 15h/ Areal Gordo

2 27º Domingo do Tempo Comum

Semana Nacional de Educação Cristã

Envio dos catequistas

6 Reunião geral de catequistas 8 Atendimento de confissões, 10h00 9 28º Domingo do Tempo Comum

Peregrinação à Sé Catedral de Faro 12 Procissão Mariana no Areal Gordo.

15 Encontro para responsáveis de acólitos 16 29º Domingo do Tempo Comum 21 21/ 23 - Jornadas da Família – Fátima 22 São João Paulo II, Papa

Festa da Palavra

23 30º Domingo do Tempo Comum Dia Mundial das Missões – ofertório

24 24 /28 – Retiro do Clero 28 28 /30- Jornada da catequese 30 31º Domingo do Tempo Comum

Celebração da Família

31 Encerramento do mês do Rosário

(7)

A celebração das 11h, do 1º domingo de cada mês, será animada pelos vários grupos de

catequese. Nos restantes domingos será da responsabilidade dos sectores da família, liturgia,

pastoral social, vocações e CNE.

No decurso do ano haverá formação litúrgica, às 2º feiras, pelas 21h30.

A catequese de adultos e para o crisma será às 6ª feiras, pelas 21h.

O grupo coral terá ensaio às terças-feiras, pelas 21h30 e /ou ao sábado, às 16h.

Na capela de S. Luis haverá todos os dias, oração de Laudes, às 9h30 e celebração da Eucaristia

às 10h

Ás 4ª feiras, Adoração ao S.S. a partir das 18h.

No mês de Outubro far-se-á a celebração diária do terço, após as Laudes e às 16h. às 19h será na

Igreja Nova.

Novembro 2016

1 Solenidade de Todos os Santos

2 Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (ofertório para o Seminário) Celebração no cemitério -15h30 – Igreja de São Luís às 19h15

6 32º Domingo do Tempo Comum

6 /13 - Semana dos Seminários – ofertório 8 Reunião geral de catequistas

9 Dedicação da Basílica de Latrão

11 São Martinho. Convívio – Conferência para pais

12 Festa do Acolhimento

13 33º Domingo do Tempo Comum

19 Festival diocesano da canção. Pera, 21h30

20 Solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo – fim do Ano Litúrgico

Ano Santo da Misericórdia – Encerramento do Ano Jubilar na Sé de Faro, 17h00

26 Advento jovem

27 1º Domingo do Advento – Novo Ano Litúrgico – Ano A 29 Jornada atualização do Clero

Na Capela de São Luís haverá, todos os dias,

Oração de Laudes, às 9h30

Às 4ª feiras, adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 18h seguida de Eucaristia.

Dezembro 2016

3 Encontro de acólitos 4 2º Domingo do Advento

6 Reunião geral de catequistas, 21h00

8 Imaculada Conceição. Missa Estacional na Sé de Faro, 12h 10 Celebração penitencial para crianças e jovens, 10h30 11 3º Domingo do Advento

16 Celebração conclusiva do Bicentenário da Morte de D. Francisco Gomes do Avelar Festa de Natal das Catequeses

18 4º Domingo do Advento

Festa de Natal da comunidade. Bênção de presépios. Almoço 24 Celebração à meia-noite

(8)

30 Festa da Sagrada Família: Celebração, bênção das famílias – 19h15

Janeiro 2017

1 Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus – 50º Dia Mundial da Paz 3 Recomeço das catequeses

6 26º Aniversário da bênção da 1ª Pedra da Igreja Nova de São Luís

7 Jornada Bíblica. Litúrgica e Socio-Caritativa. Encontro de Charolas 8 Solenidade da Epifania do Senhor

Aniversário da inauguração do Edifício do Seminário de São José

9 Festa do Batismo do Senhor – celebrações de batismos que haja na paróquia Renovação das promessas batismais da comunidade.

12 Reunião geral de catequistas, 21h00 15 2º Domingo do Tempo Comum

- Festa de Santo Amaro, celebração na capela de Santo Amaro

16 16/19- Jornada de atualização do Clero. Algarve 18 18/25 Semana Ecuménica

22 3º Domingo do Tempo Comum

Na diocese celebração da solenidade de São Vicente 25 Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo

26 26/29 – Curso de Cristandade para homens

28 São Tomás de Aquino – Presbítero e Doutor da Igreja Dia Diocesano do Catequista - Tavira

29 4º Domingo do Tempo Comum 31 São João Bosco, Presbítero

Fevereiro 2017

2 Festa da Apresentação do Senhor - Procissão velas, bênção das crianças e mães

4 São João de Brito, Presbítero e Mártir

Ação de informação para moderadores eucaristia sem presbítero 5 5º Domingo do Tempo Comum

Dia da Universidade Católica - ofertório 7 Festa das Cinco chagas do Senhor

Reunião geral de catequistas, 21h00

11 Nossa Senhora de Lurdes - Dia Mundial do Doente, unção na celebração das 19h15 11 /12 – Curso de iniciação para catequistas

12 6º Domingo do Tempo Comum

18 Ação de Formação para o serviço de Exéquias 19 7º Domingo do Tempo Comum

20 17º Aniversário de ordenação dos primeiros diáconos permanentes Beatos Francisco e Jacinta Marto

21 Concerto

22 Festa da Cadeira de São Pedro, Apóstolo 25 Dia desportivo do acólito

26 8º Domingo do Tempo Comum 28 Carnaval

Durante a Quaresma haverá Via-Sacra todas as sextas-feiras, campanha de renúncias para fim a

indicar, catequese sobre este tempo e reuniões de pais dos catequizandos.

(9)

Março 2017

1 Quarta-Feira de Cinzas – início da Quaresma 3 Via sacra: Via sacra jovem

4 Rito de admissão

4/5- Curso de iniciação para catequistas 5 1º Domingo da Quaresma - Rito de Eleição 7 Reunião geral de catequistas, 21h00

9 9/12- Curso de Cristandade para Senhoras 10 Via sacra

12 2º Domingo da Quaresma 13

14 Concerto de coros 17 Via sacra

18 Festa do Pai Nosso

19 3º Domingo da Quaresma - 1º escrutínio

4º Aniversário da solene inauguração do Pontificado do Papa Francisco (2013) Ofertório para a Cáritas Portuguesa

20 Solenidade (transferida) Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria 4º Aniversário da solene inauguração do Pontificado do Papa Francisco (2013)

21 Reunião dos Centros Paroquiais 24 Via Sacra

25 Solenidade da Anunciação do Senhor 25/26- Retiro Jovem

26 4º Domingo da Quaresma - 2º Escrutínio 31 31/02 – Retiro de catequistas

Abril 2017

1 Confissões para as catequeses, 10h30 2 5º Domingo da Quaresma -3º Escrutínio 5 Via sacra pública

7 7/8- Jornada Diocesana da Juventude 9 Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

11 Terça Feira Santa – Dia Vicarial da Penitência- Igreja de São Pedro 12 Quarta Feira Santa

13 Quinta-Feira Santa- Missa solene da Ceia do Senhor na Paróquia às 19h15 14 Sexta Feira Santa – Oração de Laudes às 10h na Sé Catedral de Faro

Celebração da Paixão do Senhor às 16h na Paróquia. Ofertório para os Lugares Santos

15 Sábado Santo: Oração de Laudes às 10h na Sé Catedral de Faro Solene Vigília Pascal às 21h30 na Paróquia

16 Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor Celebração solene às 11h e 18h30 na Paróquia

23 2º Domingo da Páscoa – Domingo da Divina Misericórdia – Festa dos Mandamentos 25 Festa de São Marcos, Evangelista

30 3º Domingo da Páscoa

Durante o mês de Maio haverá celebração mariana, todos os dias, às 10h após as Laudes e às 16h

horas, na capela de S Luis e às 19h, na Igreja Nova.

(10)

Maio 2017

1 São José Operário Início do mês do Rosário

2 Reunião geral de catequistas, 21h00

3 Festa de São Filipe e São Tiago, Apóstolos 5 Dia Diocesano do Acólito – Pera

6 Dia Diocesano do Acólito – Pera

7 4º Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor – (ofertório para a Sustentação do Clero) 9 Reunião de pais da 1ª comunhão

13 Nossa Senhora de Fátima – Centenário das Aparições em Fátima

14 5º Domingo da Páscoa – Festa do Compromisso 15 Dia Mundial da Família

16 Reunião de pais da profissão de fé 17 Encontro para adolescentes 7º /10º 21 6º Domingo da Páscoa – Festa da Vida

28 Solenidade da Ascensão do Senhor – Ofertório para os Meios de Comunicação Social Festa da Palavra

31 Festa da Visitação de Nossa Senhora Encerramento do mês do Rosário

Junho 2017

1 Dia da Criança

4 Solenidade de Domingo de Pentecostes 9 Peregrinação das Crianças

10 Santo Anjo da Guarda de Portugal 10/11 - Peregrinação das Crianças 11 Solenidade da Santíssima Trindade

13 Festa de Santo António de Lisboa – Padroeiro secundário de Portugal 15 Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

18 11º Domingo do Tempo Comum – Abertura da Semana da Paróquia

19 Aniversário da Ordenação Episcopal de D. Manuel Madureira Dias, Bispo Emérito do Algarve

21 25º Aniversário da Dedicação da Igreja Nova

23 Solenidade do Sagrado Coração de Jesus 24 Solenidade de São João Batista

25 12º Domingo do Tempo Comum -Encerramento da Semana da Paróquia 27 13º Aniversário da Tomada de posse de D. Manuel Quintas (2004)

29 Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Julho 2017

1

2 13º Domingo do Tempo Comum 3 Festa de São Tomé, Apóstolo

4 Santa Isabel de Portugal

9 14º Domingo do Tempo Comum 11 Festa de São Bento, Padroeiro da Europa 16 15º Domingo do Tempo Comum

Nossa Senhora do Carmo

19 Solenidade da Dedicação da Sé Catedral de Faro 23 16º Domingo do Tempo Comum

25 Festa de São Tiago, Apóstolo

(11)

30 17º Domingo do Tempo Comum

Agosto 2017

6 Festa da Transfiguração do Senhor 10 Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir 13 19º Domingo do Tempo Comum

15 Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria 20 20º Domingo do Tempo Comum

24 Festa de São Bartolomeu, Apóstolo 27 21º Domingo do Tempo Comum

Referências

Documentos relacionados

pode conferir importante proteção jurídica a um fragmento florestal urbano, visto que unidades de conservação são espaços criados e não apenas reconhecidos por seus

Os objetivos específicos do ICE Catequético eram: Dar condições aos agentes da Pastoral Catequética para um aprofundamento no processo da Educação de fé para

Apresenta-se, a seguir, a metodologia aplicada para a realização da monorrestituição de uma Imagem QuickBird II, utilizando os modelos digitais de elevação derivados do sistema

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

– São importantes pois precisam ser definidas para aceitar componentes comuns aos vários produtos da família. • Releases e versões de um

6 ªFEIRA 21 H 00 ENSAIO CORO JC IGREJA MATRIZ 18 SÁBADO 17 H 00 17 H 45 EUCARISTIA VESPERTINA EUCARISTIA VESPERTINA IGREJA MATRIZ CAPELA N. JOÃO

Anunciamos há uma semana em Fato Relevante uma nova operação que visa a monetização dos nossos ativos (recebíveis de clientes performados e unidades em estoque), cuja

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O