• Nenhum resultado encontrado

O INCRÍVEL. Nº1 Maio de A Incrível Almadense nas Comemorações de Abril

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O INCRÍVEL. Nº1 Maio de A Incrível Almadense nas Comemorações de Abril"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O INCRÍVEL

Nº1 Maio de 2011

A Incrível Almadense nas

(2)

2

EDITORIAL

empre que ocupamos lugares de dirigente da Incrível, temos tido a preocupação de trazer informados os sócios das actividades e contencioso da Colectividade. Perante a apatia da maioria dos sócios perante os problemas existentes e as suas ausências nas Assembleias Gerais a forma melhor de informação será, cremos, criar, como sempre fizemos, um Boletim Informativo para a nossa população associativa. Não se trata propriamente de um formal Boletim mas antes, digamos, uma folha informativa.

Perante as dificuldades que se verificam não teremos oportunidade de a fazer chegar a todos os nossos associados como pretenderíamos. Iremos distribui-la aos sócios que frequentam as nossas instalações, esperando que estes a transmitam a outros.

Sabe-se que atravessamos dificuldades económicas grandes. As nossas receitas são inferiores às despesas fixas que temos. A agravar a situação estamos a satisfazer mensalmente uma dívida ao IGAC de mais de 500 euros aplicada no ano de 2010 ao nosso Salão de Festas o que para nós é demasiado pesado. Vários pedidos de perdão feitos ao Presidente daquela Instituição governamental pelo resto da dívida, não tiveram resultados positivos. Subsídios que nos permitam tranquilidade financeira para alimentar as nossas actividades, em particular a nossa Banda de Música, não existem e sabemos quanto custa apresentar a nossa Banda em condições dignas para os eventos para que é solicitada.

Esta, é uma experiência financeiramente suportável pela Incrível. É toda ela feita por nós e com as nossas ferramentas. Aguardamos as opiniões dos nossos sócios. É desejável que se pronunciem. Perante as suas opiniões saberemos se será útil continuar a publicá-lo.

A Direcção

S

Ficha Técnica:

Director: José Luís Tavares;

Redacção: Carlos Guilherme, Eugénia Conceição, Luís Milheiro, Teresa Meneses; Propriedade: Sociedade Filarmónica Incrível Almadense - rua Capitão Leitão, 3,

2800 – 135 Almada. Tel: 212750929; e-mail: incrivelalmadense@gmail.com.

(3)

3

OS BAILES DE CARNAVAL

os dias 5 e 7 de Março a Incrível levou a efeito os tradicionais bailes de carnaval. Não têm estes o êxito do passado em termos de assistência e folia. Todavia os nossos asso-ciados viveram duas noites alegres de salutar e familiar confraternização.

Com a presença de muitos jovens, como podem ver na fotografia. – J.L.T.

______________________________________________________________________________________

O BAILE DA PINHATA

No dia 2 de Abril levou a Incrível a efeito o habitual baile da pinhata. Contamos com a colaboração dos comerciantes das proximidades que nos ofereceram os brindes atribuídos aos sócios dançantes. Apesar da aderência a estes bailes diminuir de ano para ano, irá a Incrível fazer os possíveis por manter esta tradição que foi em tempos idos um grande

cartaz festivo da nossa

Co-lectividade. – J.L.T.

____________________________________________________________________________________

A INCRIVEL NA INTERNET

A Incrível Almadense já tem um site, onde todos nossos associados e amigos poderão recolher informações sobre as nossas actividades e encontrar outras ligações, ao “Facebook” e à “blogosfera”:

O endereço é: www.incrívelalmadense.com

(4)

4

FESTIVAL DE BANDAS DE PARDILHÓ

m 26 de Maio, deslo-cou-se a nossa Banda a Pardilhó (Estarreja) para participar neste Festival de Bandas que contou com, além da nossa e da anfitriã

com as Bandas dos

Bombeiros Voluntários de Ílhavo (Música Nova) União

Recreativa Pinheirense.

Viajou a nossa Banda em autocarro cedido pela Câmara

Municipal de Almada, tendo sido acompanhados por um autocarro alugado por 50 acompanhantes sócios e familiares dos músicos que assim quizeram apoiar a nossa Banda naquela deslocação e assistir à sua actuação. Naturalmente a Banda da Incrível teve naquele Festival o êxito a que já nos habituou. – J.L.T.

_____________________________________________________________

FESTIVAL DE BANDAS DA ACADEMIA ALMADENSE

Integrado nas come-morações dos 116 anos da Academia Alma-dense, promoveu esta nossa amiga e com-génere um Festival de Bandas Filarmónicas que contou com a presença da Sociedade

Filarmónica União

Artística Piedense, Sociedade Recreativa Musical Trafariense, Academia Almadense e Incrível Almadense.

Foi uma tarde de excelente convívio entre os executantes das respectivas Bandas e entre os Dirigentes das quatro Colectividades. Assistiu-se a um excelente espectáculo onde as quatro Bandas e os seus Maestros demonstraram o porquê da qualidade das Bandas Filarmónicas da nossa terra. – J.L.T.

(5)

5

AS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

steve a Incrível representada na Comissão de Honra nas comemorações do 25 de Abril. No dia 24 no espectáculo grandioso realizado na Praça da Liberdade com intervenções do representante da Associação 25 de Abril e da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada. Seguiu-se um espectáculo de fogo de artifício que foi do agrado das centenas de almadenses presentes.

No domingo subsequente, 25 de Abril, a nossa Banda

participou no desfile

comemorativo, tendo sido escolhida pela organização para executar o Hino Nacional com que se

encerrou a cerimónia.

Cravos, muitos cravos

andaram de mão em mão e

grande quantidade foi

deposta na base do

monumento aos

perse-guidos. Para que se recorde. Sempre! – J.L.T.

________________________________________________________________

REUNIÃO COM COLECTIVIDADES CENTENÁRIAS

Mercê das prepotências do IGAC ( Inspecção Geral das Actividades Culturais), promoveu a Incrível, nas suas instalações, no dia 4 de Março, um encontro com os Presidentes da SFUAP, ACADEMIA ALMADENSE, SOCORROS MÚTUOS, CAPRICHO E TRAFARIENSE, não tendo comparecido o Presidente do CHARNEQUENSE. Presente também o Presidente da Confederação das Colectividade de Recreio e Desporto.

Foram debatidas questões que se prendem com as coimas que estão a ser aplicadas às Colectividades, tendo ficado decidido enviar um manifesto, que foi redigido pelo Presidente da Confederação, a cada uma das mais antigas Colectividades Centenárias dos 18 Distritos do país e após aprovação destas às restantes Colectividades portuguesas. O documento foi enviado pela Incrível. Embora se tenham recebido algumas respostas de cariz concordante, continuamos à espera das restantes para dar andamento ao processo. – J.L.T.

(6)

6

A FESTA DA POESIA DE ALMADA

Incrível Almadense, a SCALA, o Farol, os Poetas Almadenses e o Debaixo do Bulcão, organizaram no Salão de Festas da nossa Colectividade, no dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, a “Festa da Poesia de Almada”.

A iniciativa foi um êxito a todos os níveis e contou com a participação do Coro Polifónico e do Cénico Incrível Almadense, que abriram a sessão.

O Coro cantou dois poemas no palco e depois deu espaço a Pedro Magalhães e a Ângela Belo, que interpretaram muito bem Fernando Pessoa e Florbela Espanca, lendo a sua poesia. De seguida abriu-se a sessão a todos aqueles que quiseram declamar os seus poemas ou de outros autores, no modelo da “poesia vadia”.

Passaram pelos microfones da Incrível dezenas de poetas que de-clamaram, cantaram e encantaram, a centena de pessoas que encheu o espaço criado ao jeito de café-teatro, durante quase duas horas.

Foram também feitos quatro

pequenos caderninhos com poemas, que foram vendidos a um euro, cuja receita reverteu para a Incrível. Foi

distribuído, mas gratuitamente, o número 38 do poezine “Debaixo do Bulcão”. A organização ficou bastante satisfeita com o sucesso da iniciativa e sentiu que faz todo o sentido realizar a sua segunda edição no próximo ano. - L.M.

(7)

7

A POESIA NA REVOLUÇÃO DE ABRIL

o dia 9 de Abril o Salão de Festas da Incrível Almadense acolheu o recital poético, "Contribuição da Poesia na Revolução de Abril", da autoria do professor Alexandre Castanheira.

A sessão começou com a actuação de um quinteto musical da Incrível, que culminou a sua intervenção com a inesquecível, “Grândola Vila Morena”, antecedendo um grande momento de poesia e de exaltação da Liberdade.

Quando se tem a qualidade de declamador do “Incrível” Alexandre

Castanheira, ainda fica mais vincado o poder das palavras dos muitos poetas que foram surgindo no recital (claro que senti as palavras de Zeca Afonso, Sophia e a Ary dos Santos de uma forma especial).

Quem assistiu a este brilhante espectáculo percebeu a razão dos políticos terem tanto medo dos poetas... - L.M.

__________________________________________________________________________________________________________________________

MONTRA DE ABRIL NA INCRÍVEL

Na montra do hall de entrada da sede social da Incrível Almadense foi efectuada uma mostra com medalhas, comemorativas, miniaturas de monu-mentos de Almada, a fotografia da com-decoração da nossa Colectividade nas comemorações dos 150 anos e ainda vários símbolos de Abril, como o em-blema da Associação 25 de Abril.

A mostra esteve patente a todos os

associados e amigos, de 20 de Abril até ao dia 2 de Maio.

Foi mais uma forma da Incrível comemorar Abril, trinta e sete anos depois da Revolução dos Cravos. – C.G.

(8)

8

O CÉNICO NA MOSTRA DE TEATRO

o dia 16 de Abril, às 21.30 horas, o Cénico da Incrível Almadense estreou duas peças, no Salão de Festas da Incrível, "A Morte Bate à Porta", de Woody Allen, e os "Malefícios do Tabaco", ambas interpretadas por Andreia Freire

e Pedro Magalhães, integradas na 15 ª "Mostra de Teatro de Almada", organizada pela Câmara Municipal de Almada.

Apesar de se ter realizado à mesma hora outra peça de teatro (também do programa da Mostra, “Parlatórios e Falatórios”, do GITT), o nosso Salão esteve longe de estar vazio.

Foi um bom espectáculo teatral, vivo e alegre, pois não faltaram motivos para a boa disposição, tanto na "A Morte Bate à Porta" como nos "Malefícios do Tabaco", comprovados pelos aplausos e sorrisos das pessoas que se deslocaram ao Salão de Festas.

Até o próprio intervalo entre as duas peças foi um momento feliz, graças à leitura em "voz off" de um texto cómico de Pedro Magalhães (que até nos ofereceu o resumo da telenovela e os resultados de futebol do distrito de Viseu…), por Francisco Gonçalves, uma das grandes referências do teatro amador almadense.

Quando é tão notória a satisfação do público pela qualidade artística dos actores e por todo o trabalho desenvolvido pelo CIA, desde a encenação à cenografia, passando pelos figurinos, pouco mais há a acrescentar. - L.M.

(9)

9

A ACTIVIDADE DO CIA

Cénico da Incrível Almadense continua em saudável actividade teatral. Neste momento decorrem vários trabalhos, quase em simultâneo, envolvendo vários actores.

Começamos por vos informar que as peças estreadas na XV Mostra de Teatro de Almada, que decorreu durante o mês de Abril, "Os Malefícios do Tabaco e a Morte Bate à Porta", de Woody Allen e Anton Tchekhov, representadas por Pedro Magalhães e Andreia Freire, serão repostas durante o aniversário da Incrível. Por essa razão, todos aqueles que não puderam assistir a este espectáculo, poderão fazê-lo em Outubro.

Além desta peça também se realizará um “Café-Concerto” especial em Outubro, que contará com a participação de alguns músicos da banda e de uma boa parte dos actores do CIA.

Paralelamente a estes tra-balhos, continua a decorrer a "Oficina de Teatro", todas as quartas-feiras, entre as 21,30h e as 23h – um espaço de aprendizagem em que os elementos do grupo trabalham as várias vertentes da arte dramática, desenvolvendo e/ou aperfeiçoando apetências e técnicas.

Para além da oficina, também está a ser desenvolvida a adaptação de uma peça renascentista, que será transportada para o séc. XXI. Como se trata de um projecto a longo prazo, ainda não existe qualquer previsão sobre as data da sua estreia.

Complementando esta agenda de trabalhos, continuaremos a participar com todo o gosto nas várias iniciativas culturais, recreativas ou desportivas da colectividade, como foi o caso da construção das montras do Salão de Festas para os festejos carnavalescos e a colaboração cénica na “Festa da Poesia de Almada”. – E.C.

(10)

10

FEIRA DO LIVRO DA INCRÍVEL

ntre os dias 9 e 16 de Abril o hall do Cinema da Incrível Almadense voltou a servir a cultura almadense, com a "Feira do Livro da Incrível", durante a tarde, das 14.30 às 18.30 horas.

Estiveram patentes ao público livros sobre Almada (oferecidos pelos seus autores, todos com ligações à nossa colectividade e a quem desde já a Incrível presta o seu agradecimento e solidariedade) e também obras manuseadas de todos os géneros (infantis, juvenis, romances, ensaios, esco-lares, estrangeiras, banda desenhada, revistas, etc).

A Feira do Livro acabou por corresponder às

expecta-tivas da Direcção, tendo a sua receita revertido na totalidade para a nossa Colectividade.

É por essa razão que vamos aproveitar os festejos dos Santos Populares e fazer uma segunda edição da Feira, desta vez com preços ainda mais convidativos.

Por isso já sabe, visite-nos no hall do nosso antigo cinema e se levar um livro, está a ajudar a Incrível, que como grande parte das colectividades almadenses, passa por dificuldades económicas, pois os apoios ao Associativismo são cada vez menores. - L.M.

_____________________________________________________________________________________________________

NA VIRAGEM DO MILÉNIO – 160 ANOS INCRÍVEIS

A Incrível Almadense lançou em 2010 o livro, “Na Viragem do Milénio – 160 Anos Incríveis”, uma obra indispensável para todos aqueles que têm interesse pelo associativismo e pela história local.

Se estiver interessado poderá obter este livro, profusamente ilustrado com mais de uma centena de imagens, na secretaria da nossa colectividade, por apenas dez euros. – L.M.

(11)

11

ENCONTRO DE BANDAS EM MOURA

A

banda

da

Incrível

Almadense vai-se deslocar

no próximo dia 28 de Maio

a Moura, para participar no

14º Festival de Bandas da

Localidade Alentejana, a

convite

da

Sociedade

Filarmónica União

Mou-rense, “Os Amarelos”, que

comemora

o

seu

90º

aniversário.

_______________________________________________________________

O CORO DA INCRÍVEL VAI A ITÁLIA

O Coro Polifónico da Incrível Almadense vai deslocar-se a Itália, para

participar no “14ª Alta Pusteria Internacional Choir Festival”. O encontro

entre coros de dezenas de países dos cinco continentes decorre entre 22 e 26

de Junho, em Vale Pusteria.

(12)

pesar das dificuldades financeiras que a Incrível Almadense atravessa, a actual Direcção tem feito todas diligências para recuperar e melhorar o seu património.

Um dos bons exemplos foram as obras realizadas no antigo hall do cinema. Graças ao apoio de alguns colaboradores e dirigentes foi possível voltar a dar vida a este espaço nobre da nossa colectividade.

Desde o princípio do ano tem acolhido várias iniciativas, que começaram com o debate promovido pelo “Correio da Manhã”, sobre a assinatura da petição para a Criminalização do Enriquecimento Ilícito, no dia 26 de Fevereiro, que tem corrido o país de Norte a Sul e escolheu a Incrível Almadense, para auscultar os cidadãos de Almada sobre esta questão, tão pertinente.

O nosso Grupo Coral, o Cénico e a Banda também já realizaram alguns ensaios com os seus elementos no hall do cinema, para que as pessoas sintam que a Incrível está viva e de portas abertas para todos os amantes da Cultura e Recreio.

Em Abril também organizámos a “Feira do Livro da Incrível”, com o objectivo de angariar fundos e também de trazer de volta à nossa casa, os associados e amigos que continuam a nutrir pela “Catedral do Associativismo Almadense” uma grande admiração, respeito e paixão.

É dentro deste espírito que iremos efectuar algumas exposições ao longo do ano, neste espaço sempre acolhedor. – L.M.

____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi