• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCEDIMENTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE

RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)

1. OBJECTIVO

Definição de procedimentos a realizar nos Centros de Recepção aderentes da VALORMED.

2. ÂMBITO

A VALORMED tem por objectivo a implementação e gestão de um sistema integrado de gestão de resíduos de embalagens e medicamentos (SIGREM), concretamente, resíduos de medicamentos fora de prazo ou já não utilizados, materiais utilizados no seu acondicionamento e embalagem (cartonagens vazias, folhetos informativos, frascos, blisters, bisnagas, ampolas, etc.), mesmo que contenham restos de medicamentos, e acessórios utilizados para facilitar a sua administração (colheres, copos, seringas doseadoras, conta gotas, cânulas, etc.).

Este procedimento enquadra-se no Subsistema dos Resíduos de embalagens de medicamentos e produtos

de uso veterinário, descrito e mencionado na licença atribuída como abrangendo os “resíduos de

embalagens de medicamentos de uso veterinário, contendo ou não contendo restos de medicamentos, e produtos veterinários vendidos nas farmácias comunitárias para animais domésticos, produzidos pelos consumidores finais e recolhidos através das farmácias comunitárias, e pelos resíduos de embalagens de uso veterinário, contendo ou não contendo restos de medicamentos, e acessoriamente produtos de uso veterinário, recolhidos através de Centros de Recepção Veterinários”, gerados nas actividades das unidades de produção pecuária.

O âmbito da licença abrange a gestão do universo de embalagens primárias de medicamentos de uso veterinário e, acessoriamente, produtos de uso veterinário, colocadas no mercado nacional. No entanto, sublinha-se que se encontram fora do seu âmbito os resíduos de medicamentos e produtos de uso veterinário vendidos nos Centros de Atendimento Médico-Veterinário (por exemplo, Hospitais e Clínicas Veterinárias).

3. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS

EMBALAGEM PRIMÁRIA – Embalagem concebida de modo a constituir uma unidade de venda para o utilizador

final ou consumidor no ponto de compra.

MEDICAMENTO VETERINÁRIO – Toda a substância, ou associação de substâncias, apresentada como possuindo

propriedades curativas ou preventivas de doenças em espécies animais ou dos seus sintomas ou que possa ser utilizada ou administrada no animal com vista a estabelecer um diagnóstico médico-veterinário ou, exercendo uma acção farmacológica, imunológica ou metabólica, a restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas.

PRODUTO DE USO VETERINÁRIO – Toda a substância ou mistura de substâncias, de utilização em espécies

animais, sem indicações terapêuticas ou profilácticas.

SIGREM– Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem e de Medicamentos.

CENTRO DE RECEPÇÃO – Locais aderentes à VALORMED onde se efectua a recolha de embalagens e medicamentos ou produtos de uso veterinário provenientes das explorações pecuárias. Podem ser de 2 tipos:

Luis Figueiredo 2016.01.15 12:03:56 Z

(2)

PROCEDIMENTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE

RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)

a) Entidades como os distribuidores veterinários e outras com licença de distribuição por grosso de medicamentos veterinários, as quais realizam o transporte dos contentores VALORMED.

b) Entidades como as cooperativas, associações de defesa sanitária, organizações de produtores pecuários ou outras autorizadas a fornecer ou a adquirir medicamentos e produtos de uso veterinário, no âmbito da licença atribuída, as quais actuam como pontos de retoma dos resíduos.

4. RESPONSABILIDADES

É da responsabilidade dos Centros de Recepção cumprir as regras que constam deste procedimento.

5. DOCUMENTOS E IMPRESSOS ASSOCIADOS

PC1D.01 Manual de Procedimentos das Unidades de Produção Pecuária PC1D_I.001 Ficha de Contentor (Embalagens de Medicamentos Veterinários)

PC1D_I.002 Comprovativo da Entrega de Embalagens e Medicamentos Veterinários Fora de Uso

6. PROCEDIMENTO

6.1. I

NFORMAÇÃO A PRESTAR ÀS

U

NIDADES DE

P

RODUÇÃO

P

ECUÁRIA

Os Centros de Recepção devem sensibilizar, educar, formar e alertar o produtor de resíduos para:

A. Separar as embalagens e medicamentos/produtos de uso veterinário fora de uso, as quais vão oportunamente ser recolhidas e transportadas para as suas instalações devidamente acondicionados para colocação no contentor VALORMED.

B. Separar as embalagens e medicamentos veterinários biológicos fora de uso dos restantes resíduos mencionados no ponto anterior, colocando-os em sacos separados para posterior entrega no Centro de Recepção e deposição no contentor “Biológicos” da VALORMED.

C. Colocar nos contentores VALORMED os sacos que utilizou para recolher os seus resíduos devidamente fechados e com todos os constituintes dos produtos adquiridos, nomeadamente, cartonagens, folhetos informativos, frascos, ampolas, etc.

D. Espalmar previamente as cartonagens, para que ocupem o menor volume possível dentro dos contentores VALORMED.

E. Não depositar os resíduos produzidos no lixo doméstico ou ecopontos utilizados na recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos, uma vez que interfere com os materiais separados impossibilitando, assim, a sua reciclagem.

F. Não fazer queimadas ou enterrar no solo os resíduos produzidos, dado que é considerado como um perigoso gesto de poluição do ambiente.

G. A necessidade de entrega regular dos resíduos por si produzidos, uma vez que tendo como destino final a Central de Triagem da VALORMED, ali são submetidos a uma adequada separação, classificação e tratamento ambiental.

(3)

PROCEDIMENTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE

RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)

6.2. S

UPORTES DE

I

NFORMAÇÃO

Disponibilizar o Manual de Procedimentos das Unidades de Produção Pecuária (PC1D.01).

6.3. C

ONSUMÍVEIS

Os consumíveis utilizados no SIGREM são:

 Contentor VALORMED: para a deposição de resíduos de embalagens e medicamentos/produtos de uso veterinário fora de uso, com excepção dos de natureza biológica;

 Contentor “Biológicos” VALORMED: para a deposição exclusiva de resíduos de embalagem e medicamentos veterinários biológicos fora de uso (i.e., vacinas);

 Saco plástico para introduzir no interior do contentor VALORMED;

 Kit contentor (engloba livro de fichas de contentor, bolsas de plástico e etiquetas autocolantes para selar o contentor);

 Bloco de comprovativos de entrega de embalagens e medicamentos/produtos de uso veterinário fora de uso;

 Envelope RSF.

Os contentores de recolha da VALORMED possuem uma identificação exterior, a qual se destina a eliminar qualquer risco de confusão com outros resíduos, produtos ou mercadorias. Os contentores deverão ser utilizados exclusivamente para a recolha de resíduos abrangidos pelo SIGREM, não devendo ter qualquer outra finalidade.

Todos os consumíveis indicados são fornecidos pela VALORMED.

Os pedidos deverão ser efectuados pelos Centros de Recepção preferencialmente por e-mail valormed@valormed.pt ou telefone 21 413 96 50. A VALORMED assegurará a entrega das quantidades requisitadas por ocasião da recolha dos contentores cheios.

6.4. R

ECEPÇÃO DOS

R

ESÍDUOS E

S

ELAGEM

,

P

REPARAÇÃO E

E

NVIO DOS

C

ONTENTORES

A. Preenchimento e entrega do comprovativo de entrega dos resíduos ao produtor, onde deve constar a identificação do Produtor de Resíduos, do Centro de Recepção e o peso dos resíduos recepcionados.

B. No contentor VALORMED só podem ser depositados resíduos de embalagens e medicamentos/produtos de uso veterinário fora de uso.

C. No contentor “Biológicos” só podem ser depositados resíduos de embalagem e medicamentos veterinários biológicos fora de uso (i.e., vacinas).

D. Se os resíduos se apresentam na forma líquida, devem ser acondicionados cuidadosa e devidamente para que o seu conteúdo não seja derramado.

E. Espalmar as embalagens para que ocupem o menor volume possível dentro do contentor.

F. Previamente à operação de fecho, verificar que o contentor se encontra completamente cheio ou que já atingiu a carga máxima de 20 Kg admissível e assegurar que se encontra em bom estado de conservação (não está rasgado, não apresenta vestígios de humidade resultante de substâncias vertidas, etc.).

G. Fechar o contentor VALORMED com 4 das etiquetas de selagem fornecidas para o efeito, para que os resíduos se mantenham dentro do contentor durante a operação de transporte, mesmo com o contentor na posição horizontal.

(4)

PROCEDIMENTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE

RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)

H. O contentor “Biológico” tem um fecho incorporado no contentor e não necessita de etiquetas de selagem.

I. Pesar o contentor (VALORMED ou “Biológico”).

J. Preencher e rubricar as fichas autocopiativas, utilizando o campo “Observações” para registo de comentários:

Ficha Branca - Contentor Ficha Azul – VALORMED

Ficha Amarela - Centro de Recepção

K. As fichas a utilizar no contentor VALORMED e “Biológico” são do mesmo modelo.

L. A Ficha Branca - Contentor é colocada dentro da bolsa plástica e colada no contentor acompanhando-o até aacompanhando-o centracompanhando-o de triagem, a Ficha Amarela - Centracompanhando-o de Recepçãacompanhando-o destina-se aacompanhando-o Centracompanhando-o de Recepçãacompanhando-o e a Ficha Azul - VALORMED deve ser remetida para a VALORMED.

M. As Fichas Azuis - VALORMED devem ser enviadas para a VALORMED no prazo de 15 dias após efectuada a recolha dos contentores cheios, nos envelopes RSF que são distribuídos.

N. Manter a Ficha Amarela - Centro de Recepção em arquivo durante 2 anos.

O. A recolha dos contentores pela VALORMED será realizada sempre que a capacidade máxima de armazenagem no Centro de Recepção for atingida. Para o efeito:

 O Centro de Recepção deve contactar a VALORMED e informar o n.º de contentores para recolha.

 Em alternativa, a VALORMED poderá contactar o Centro de Recepção quando está a efectuar recolhas na sua área geográfica, devendo o centro informar o n.º de contentores. P. Aguardar a recolha dos contentores, cuja confirmação de data será enviada por e-mail pela

VALORMED.

Q. Cada transporte de resíduos implica o preenchimento de uma Guia de Acompanhamento de Resíduos (GAR) preenchida pelo operador de transporte, de acordo com os requisitos legais aplicáveis ao transporte de resíduos.

6.5. A

RMAZENAGEM DOS

C

ONTENTORES

Os contentores devem ser armazenados:

 Preferencialmente em local com pavimento impermeável;  Coberto;

 Dimensão adequada às quantidades necessárias a armazenar;

 Afastado de zonas de maior movimento, para evitar derrames acidentais.

Se os resíduos forem derramados, devem ser recolhidos o mais rapidamente possível, colocados dentro de sacos de plástico estanques, fechados e depositados no interior do contentor VALORMED.

7. CONTROLO DE REGISTOS

DESIGNAÇÃO DO REGISTO INDEXAÇÃO (LOCAL/ FORMA DE INDEXAR) RESPONSÁVEL PELO ARQUIVO TEMPO DE RETENÇÃO PC1D_I.001 - Ficha de Contentor - cópia Amarela -

Centro de Recepção

Físico / Não aplicável

Centro de

(5)

PROCEDIMENTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CENTRO DE

RECEPÇÃO (PONTO DE RETOMA)

PC1D_I.002 - Comprovativo da Entrega de

Embalagens e Medicamentos Veterinários Fora de Uso Físico / Não aplicável Centro de Retoma 2 anos

8. LISTA DE DISTRIBUIÇÃO

VALORMED EMBALADOR

FORNECEDORES OPERADORES DE RESÍDUOS UTENTES

FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS DISTRIBUIDOR DO SUBSISTEMA DAS FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS

DISTRIBUIDOR DO SUBSISTEMA DA VETERINÁRIA

CENTROS DE RECEPÇÃO DO

SUBSISTEMA DA VETERINÁRIA EXPLORAÇÕES PECUÁRIAS

OUTROS:

9. HISTORIAL DO DOCUMENTO

REVISÃO MOTIVO DA ALTERAÇÃO DATA

01

Documento novo. Integra o antigo procedimento - 50.04.02 - Gestão dos resíduos de embalagem e de medicamentos veterinários nos centros de retoma

24/01/2014

02 Documento actualizado com as novas definições e exigências da

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, a qualidade higiênico-sanitária das tábuas de manipulação dos Laboratórios de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia e das

RELATÓRIO E CONTAS DE 2018.. Cenintel — Centro de Inteligência Formativa, Ensino e Formação Profissional, Lda.. 10. PROPRIEDADES

Atualmente, não há trabalhos científicos disponíveis sobre os efeitos da utilização da CPS na dieta de animais ruminantes, portanto, este trabalho foi conduzido com o objetivo

É preciso analisar como as relações de poder, as relações sociais, a moral e a moral sexual podem ter papel na construção da conduta e comportamento social, político

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

A bíblia contém tudo o que é importante para uma apresentação de projeto de série animada: a história, os personagens, os conceitos de cenário, sinopses de episódios etc....