• Nenhum resultado encontrado

QUESTIONAMENTO Nº 02 A empresa Serveng Engenharia solicita os seguintes esclarecimentos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTIONAMENTO Nº 02 A empresa Serveng Engenharia solicita os seguintes esclarecimentos:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMPANHIA DOCAS DE SÃO SEBASTIÃO

CNPJ 09.062.893/0001-74

CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 05/2012

PROCESSO Nº 041/12

NOTA DE ESCLARECIMENTOS Nº 5

QUESTIONAMENTO Nº 01

A empresa Ster Engenharia Ltda, através de e-mail, solicita: “ Na PLANILHA de COMPOSIÇÃO do BDI, no Grupo – Impostos, a alíquota do ISSQN considerado é 2,50% (dois e meio por cento).

Ocorre que, em resposta à nossa consulta a Prefeitura de São Sebastião nos confirma que, de acordo com o Código Tributário vigente naquela municipalidade a alíquota para a natureza de serviços licitados pela CDSS é de 5% (cinco por cento), sobre a receita bruta, sem possibilidade de nenhuma dedução.

Nestas circunstancias, solicitamos o seguinte esclarecimento:

- Qual é a alíquota de ISSQN que deverá ser adotada na Composição do BDI a ser aplicado nas composições de preços?

- Caso nas proponentes que apresentarem composição do BDI, com a alíquota do ISSQN diferente de 5%, os preços dessas proponentes serão corrigidas na sessão de abertura dos preços?

Certos da atenção dos senhores.”

ESCLARECIMENTO Nº 01

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no site da Companhia Docas de São Sebastião no dia 24/08/2012, a Planilha de Preços do Anexo III – composição do BDI foi retificada, para constar o percentual de ISSQN de 5,00%.

QUESTIONAMENTO Nº 02

A empresa Serveng Engenharia solicita os seguintes esclarecimentos:

1. Entendemos que o cronograma físico a ser apresentado no sub-item b – Planejamento e Programação, da Metodologia de Execução, item 16 do Edital, deve conter os itens demonstrados no anexo V. Nosso entendimento está correto?

2. O arquivo em Excel disponibilizado no site da CDSS apresenta, além da planilha de preços unitários, mais 3 abas a saber: BDI, Cronograma Fisico Financeiro e Cronograma Físico. Entendemos que esses documentos: BDI, Cronograma Físico Financeiro e Cronograma Físico não precisam ser apresentado, já que, de acordo com o item 5.1.8 do Edital deverá ser entregue apenas a Planilha de Quantidade e Preços – Anexo IV. Nosso entendimento está correto?

3. O orçamento de referência possui como data-base maio de 2012, e por esta ser uma licitação cujo valor máximo total de cada item não pode ultrapassar este valor de referência, entendemos que a data-base de nossa proposta deve ser maio de 2012. Nosso entendimento está correto?

(2)

4. O arquivo Excel disponibilizado no site da CDSS apresenta a composição detalhada do BDI. Entretanto, ao aplicar-se os respectivos valores dos grupos A, B e C na fórmula detalhada na mesma planilha do BDI, chega-se ao resultado de 29,28% diferente do exposto que é 26,46%. Qual valor de BDI deverá ser adotado?

5. De acordo com o item 8.2.1 do Edital, a Comissão Julgadora poderá a qualquer momento solicitar as proponentes a composição de preços unitários dos serviços e/ou de materiais/equipamentos. Caso seja solicitada esta informação, qual será o prazo determinado para apresentação dos documentos?

6. Na Minuta Contratual, na cláusula sexta, não está definido qual o índice que será adotado para eventuais reajustes de preços. Solicitamos informar qual será o índice adotado.

7. Entendemos que toda a liberação necessária para entrada dos funcionários da empresa para a execução da obra será fornecida pela Contratante. Sendo este liberado imediatamente após a entrega da documentação necessária. Nosso entendimento está correto? Quais documentos deverão ser apresentados pra funcionários que trabalharão no cais existente?

8. Conforme apresentado no Termo de Referência, não existe espaço disponível nas áreas primárias do Porto para instalação do canteiro de obras. Da mesma, uma vez que os serviços a serem executados exigem utilização de equipamentos de apoio, solicitamos informar se haverão áreas disponíveis para estocagem de equipamentos e material durante o período de execução dos serviços? Solicitamos informar também se a área para instalação do canteiro, uma vez aprovada pela Contratante, terá seus custos de locação sob responsabilidade da Contratante?

ESCLARECIMENTO Nº 02

1. O entendimento da empresa esta correto.

2. O entendimento da empresa está correto, no entanto, é recomendável a apresentação do Cronograma físico financeiro e Cronograma físico no envelope nº 1 – Proposta Comercial.

3. O item 5.1.4 do edital cita que a proposta deverá ser apurada à data de sua apresentação e deverá ter validade mínima de 60 dias, portanto o entendimento da licitante esta incorreto.

4. Conforme errata publicada no dia 24 de agosto de 2012 o BDI total é de 32,82%.

5. Será disponibilizado para apresentação dos documentos até 5 dias úteis. 6. O reajuste será aplicado conforme o disposto nos Decretos Estaduais nºs

27.133 de 26/06/1987 e nº 48.326 de 12/12/2003 e as disposições da Resolução CC nº 79 de 12/12/2003.

(3)

7. A liberação a área do cais será efetuada após a conferência de documentos e palestra de integração a ser executada pela equipe de segurança da Companhia Docas de São Sebastião. Toda a documentação necessária esta listada no item 14 do Termo de Referência.

8. A área disponível para canteiro foi mostrada na visita técnica, sendo ela no lado direito da via de acesso ao cais. Só será disponibilizada área para a construção de escritório e almoxarifado, não sendo permitidos refeição, nem dormitório nas áreas do porto. Uma vez aprovada esta área não terá custos de locação.

QUESTIONAMENTO Nº 03

A empresa Cejen Engenharia Ltda, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ/MF son o nº 79.540.670/0001-50, com endereço na Rua Ângelo Marqueto, 3032-CEP 81.260-030, Curitiba/PR, vem respeitosamente perante Vossa Senhoria, por seu representante legal, na condição de licitante, requerer seja esclarecido o seguinte:

1) Com relação a remoção do enrocamento para a cravação da cortina de estacas prancha metálica, no “Esclarecimento nº 08” ao questionamento realizado pela STER Engenharia LTDA. (Carta DIR/093/12 de 01/08/2012), item 1.4, menciona-se esclarecimento anterior, de 19/07/2012, no qual a Companhia Docas de São Sebastião menciona que “Caberá a Contratada, no desenvolvimento do projeto e metodologia executiva, adotar as providências necessárias de modo a não comprometer a estabilidade do maciço existente”. No entanto, no “Esclarecimento nº 02”, em resposta ao “Questionamento nº 02”, realizado pela CEJEN Engenharia Ltda, a Companhia de Docas de São Sebastião menciona que “solicitamos uma equipe de mergulho e equipamento para retirada de possíveis pedras que vierem a inviabilizar a cravação de estacas”. Dado o exposto:

1.1) Solicitamos confirmar o entendimento de que o escopo de identificação e retirada de eventuais pedras que comprometam a execução da cortina será de responsabilidade da Companhia Docas de São Sebastião;

1.2) Considerando que, no termo de referência, item 13.1 – Preparo do Terreno para Reforço da Estrutura, menciona-se apenas que a retirada de pedras dever ocorrer “desde que não comprometa a estabilidade do enrocamento e estrutura do cais”, mantido o entendimento acima, esclarecer a existência de estudos, discussões e planos alternativos para a execução, visto que há, claramente, um risco acentuado de haverem pedra na região de instalação da combi-wall e, da mesma forma, risco acentuado de instabilidade caso tais pedras sejam removidas, por fazerem parte da base do enrocamento, podendo causar acidentes graves e, até mesmo, o comprometimento das estruturas;

(4)

1.3) Em contraponto com o mencionado no “Esclarecimento nº 8”, item 5, que chama o item 15 do Termo de Referência do Edital sobre a não interrupção das operações portuárias, e considerando o item 4 do mesmo esclarecimento que indica a ocupação e operação do berço durante 27 dias, 24 horas por dia, dentro de um mês, entende-se que haverá grande dificuldade de intervenção para a remoção de pedras sem a interrupção das operações. Pede-se esclarecer se a metodologia a ser utilizada para essa intervenção, mantido o entedimento do item 1.1 , já foi tratada pela Companhia Docas de São Sebastião;

2) Considerando a ocupação mensal do berço, de 27 dias, e a duração das operações de carga e descarga, de 24 horas, conforme mencionado no “Esclarecimento nº 08”, item 4 entende-se que qualquer intervenção junto ao parâmetro do berço existente terá janelas de 3 dias dentro de um mês, visando manter a segurança nas operações e interferências entre o navio acostado e os equipamentos de construção, sendo crítico para as atividades de instalação das estacas metálicas e estacas pranchas metálicas e qualquer atividade de preparação correlata. Pede-se esclarecer esse entendimento e complementar com comentários sobre a visão da Companhia Docas de São Sebastião sobre os riscos e possíveis ações de replanejamento da operação portuária para ampliar as janelas de execução de obras.

3) Conforme apresentado no documento RT-31-10-000-C09-802-A, elaborado pela DERSA. A superestrutura sobre os tubulões – que foram o parâmetro – foram danificadas pelo fato de não haver contenção lateral suficiente, supostamente a ser conferida pelo enrocamento e aterro, fazendo com que os tubulões trabalhassem indevidamente à flexão. A solução propostas no Projeto Básico apresentado no Termo de Referência do presente Edital propõe a utilização de estacas-raiz inclinadas no interior do aterro, não impedindo a transferência de esforços horizontais pela superestrutura do parâmetro. A fim de evitar novos danos, pede-se esclarecer se as estruturas já reformadas do parâmetro foram preparadas para receber os esforços horizontais, distribuindo-os adequadamente para as estacas inclinadas no interior do aterro.

ESCLARECIMENTO Nº 03

1.1 – Conforme claramente citado no item 13.1 do Termo de Referência o escopo de identificação e retirada de eventuais pedras que comprometam a execução da cortina será de responsabilidade da CONTRATADA.

1.2 – É responsabilidade da CONTRATADA a execução do projeto executivo do reforço do cais e para isto deverá realizar estudos, discussões e até possíveis planos alternativos de execução. A segurança da estrutura do cais e a continuidade operacional dos berços durante a execução da obra são premissas fundamentais desta contratação e deverão ser atendidas por todas as licitantes.

1.3 – Conforme o item 16 do Termo de Referência a metodologia de execução é de responsabilidade da CONTRATADA e não da Companhia Docas de

(5)

São Sebastião. Lembrando que a continuidade operacional é premissa fundamental desta contratação e deverá ser atendida por todas as licitantes. É condição para a execução desta obra, que ela seja planejada, projetada e organizada.

2 A prioridade total do porto é a sua operação, sendo condição fundamental a execução da obra sem a paralisação das operações no cais principal. Qualquer ação de replanejamento da operação portuária deverá ser discutida e aprovada em comum acordo entre a empresa CONTRATADA e a fiscalização da CDSS. Todo serviço a ser executado deverá atender as normas vigentes de segurança.

3 A estrutura desde a sua instalação não foi alterada e para minimizar os esforços horizontais foram instaladas defensas.

São Paulo, 24 de agosto de 2012.

Original assinado por Paulo Matos dos Santos

Referências

Documentos relacionados

O encontro presencial foi um momento para conhecer os alunos pessoalmente, de reflexão sobre a experiência no CEPI e sobre como os alunos estavam se sentindo, já estando no

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para a avaliação foram facultados os seguintes documentos legais: Matricula 98289, Habite-se 0886/2013, Relatório de Resumo de IPTU, Certidão Negativa e Boletim de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O objetivo desse trabalho foi realizar o levantamento e identificação das ordens de cupins arborícolas que ocorrem no Parque Natural Municipal do Curió, colaborando assim

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

[r]