• Nenhum resultado encontrado

Edital IEMA nº 003/2016 de 05 de abril de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital IEMA nº 003/2016 de 05 de abril de 2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Edital IEMA nº 003/2016 de 05 de abril de 2016

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA OFERTA DOS CURSOS FIC E OFICINAS PRESENCIAIS DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IEMA).

O Governo do Estado do Maranhão por intermédio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), torna público o presente Edital, contendo as normas e os procedimentos para realização das inscrições, seleção e classificação dos candidatos para o preenchimento de vagas para os Cursos de Formação Inicial e Continuada – FICs e Oficinas (Anexo I), na modalidade presencial a serem ofertados em 19 (dezenove) municípios onde se localizam Unidades Vocacionais do IEMA, em conformidade com as demandas dos arranjos produtivos locais (APLS).

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Ação Datas

Inscrições 06/04/2016 10:00:00 a 19/04/2016 23:59:59 Resultado preliminar 25/04/2016

Prazo para recursos 26 e 27/04/2016 Resultado final 29/04/2016

Matrículas 02 e 03/05/2016

1.1 Caberá ao candidato fazer o acompanhamento deste Edital no site da SECTI (www.secti.ma.gov.br) e nas dependências da Sede do IEMA e nos prédios das Unidades Vocacionais do IEMA, listados no Anexo I - QUADRO DE PERSPECTIVA DE VAGA EM CURSOS FIC POR UNIDADE VOCACIONAL deste Edital.

1.2 EMBORA HAJA PERSPECTIVA DE IMPLANTAÇÃO DESTES CURSOS, A SUA EFETIVA CONCRETIZAÇÃO SÓ SE DARÁ SE HOUVER VIABILIDADE FINANCEIRA E ESTRUTURAL PARA OS MESMOS NO DECORRER DA VALIDADE DESTE CERTAME.

(2)

1.3 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais NÃO PODERÁ ALEGAR DESCONHECIMENTO. No ato da inscrição o candidato deverá informar, além dos dados pessoais, o endereço completo, e-mail, telefone fixo ou celular (se houver). NÃO SERÁ ACEITA, EM HIPÓTESE ALGUMA, a utilização de CPF e/ou RG de pais ou familiares para efetuar a inscrição neste Processo Seletivo.

1.4 A realização do Processo Seletivo fica sob a responsabilidade do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), a qual encaminhará ao setor competente de comunicação do IEMA as informações necessárias para fins de publicidade, além de providenciar e coordenar as ações inerentes à sua execução.

2. DOS OBJETIVOS

2.1 Promover a formação profissional de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos locais e regionais;

2.2 Atender as demandas existentes de formação profissional para jovens e adultos, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Estado do Maranhão.

2.3 Contribuir para o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho mediante a formação profissional técnica.

3. DA DIVULGAÇÃO DO EDITAL

3.1 O Edital nº 003/2016 – IEMA, assim como a listagem de matriculados por curso e turno, serão divulgados na internet, por meio do portal eletrônico http://www.secti.ma.gov.br, e em quadros afixados na entrada da Sede do IEMA, localizado na Av. dos Holandeses, n.º 24, quadra 14, Ponta D’Areia, CEF:65077-357 nesta Capital e nos prédios das Unidades Vocacionais do IEMA.

4. DOS CURSOS E VAGAS OFERTADOS

4.1 Há previsões de 2.080 (duas mil e oitenta) vagas entre cursos FIC e Oficinas.

4.2 Do total de vagas, 15% (quinze por cento) serão destinadas aos candidatos classificados em Ampla Concorrência por Curso/Unidade Vocacional.

4.3 Para estas vagas poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias confessionais e filantrópicas, mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado (Art. 20, incisos I, II, III, IV, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

(3)

4.4 Aos egressos de escola pública serão disponibilizadas 80% (oitenta por cento) das vagas por Curso/Unidade Vocacional.

4.5 Considera-se Escola Pública a instituição pública criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público na forma do que dispõe o Art. 19, inciso I, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

4.6 Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas aos egressos de Escola Pública deverão ter cursado integralmente em escola pública sua ultima participação em ensino regular (seja EJA, Ensino Fundamental ou Ensino Médio), não sendo obrigatória a conclusão do mesmo curso, ou seja, quem não finalizou uma etapa, mas cursou ou cursa em escola pública poderá se inscrever.

4.7 Para pessoas com necessidades especiais serão destinadas 5% (cinco por cento) das vagas por Curso/Unidade Vocacional.

4.8 São considerados candidatos com necessidades especiais àqueles que se enquadrem nas condições estabelecidas no § 1° do Artigo 5º do Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

4.9 Quando a aplicação do percentual previsto nos subitens anteriores resultar em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

4.10 A participação do candidato tanto para as vagas destinadas para egressos de escola pública, quanto para vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais, fica condicionada à apresentação, no ato da matrícula, do respectivo documento comprobatório, na forma do exigido. 4.11 O candidato poderá optar somente por um curso por modalidade (01 FIC e 01 OFICINA) em um único local onde deverá realizar sua formação profissional.

4.12 Havendo choque de horários, o selecionado terá que optar por uma modalidade (ou FIC ou OFICINA) na unidade pretendida, assinando o termo de condições.

4.13 A Carga horária dos Cursos Fic’s serão de 160h a 300horas e as Oficinas terão carga horária de 8h a 40 horas.

4.14 As avaliações dos alunos ocorrerão de forma sistemática e contínua, até a conclusão da formação profissional.

4.15 Para efeito de conclusão de curso e certificação, o aluno deverá cumprir o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e alcançar média igual ou superior a sete (7,00) no processo da formação profissional.

(4)

4.16 O candidato terá sua inscrição/matrícula anulada caso apresente informações incompatíveis e/ou incongruência com as prestadas.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada serão realizadas, gratuitamente, pela internet, no portal eletrônico http://www.secti.ma.gov.br, a partir das 10h do dia 06 de abril até o dia 19 de abril de 2016 , às 23h59min59s.

5.2 As informações fornecidas na Inscrição e o seu correto preenchimento são de inteira responsabilidade do candidato.

6. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

6.1 O total de vagas por curso e local de realização para a formação profissional consta no Anexo I deste Edital.

6.2 O preenchimento das vagas dos cursos ofertados aos jovens e adultos se dará mediante sorteio do número de inscrição, obedecendo ao percentual de vagas, realizada pelo candidato, conforme item 7.1 deste Edital.

6.3 Serão sorteados ainda, 50% do número de vagas em cada curso, para constar a lista de excedentes;

6.4 Quanto ao critério de idade e escolaridade, estes serão definidos de acordo com a demanda do curso a ser oferecido bem como as orientações do MEC. Será exigido do candidato às vagas idade mínima de 16 (dezesseis) anos.

6.5 Após inscrição, serão vetadas ao candidato quaisquer alterações quanto ao curso ou local de realização da formação profissional.

6.6 As informações prestadas no formulário de inscrição são de total responsabilidade do candidato e faz-se necessário que se mantenha atualizadas junto ao sistema acadêmico no decorrer do curso.

6.7 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

7. DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO

7.1 O SORTEIO QUE SELECIONARÁ, DENTRE OS INSCRITOS, AQUELES QUE TERÃO DIREITO ÀS VAGAS, BEM COMO OS EXECEDENTES, SERÁ REALIZADO NO DIA 25 DE ABRIL DE 2016, NAS UNIDADES VOCACIONAIS DO IEMA, DE FORMA PÚBLICA E SOB

(5)

SUPERVISÃO DA CONTROLADORIA, CONTROLE INTERNO SECTI, OAB E COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS DA SECTI/IEMA;

7.2 A lista nominal dos sorteados, dentro do número de vagas ofertadas, será divulgada no dia 25 de abril de 2016, no portal eletrônico http://www.secti.ma.gov.br, e afixada na entrada do prédio Sede do IEMA localizado na Av. dos Holandeses, n.º 24, quadra 14, Ponta D’Areia, CEP 65077-357 nesta Capital, obedecendo à ordem alfabética para o número de vagas.

8. DA MATRÍCULA

8.1 Os candidatos sorteados deverão confirmar matrícula entre os dias 02 e 03 de maio de 2016 no polo escolhido no ato de inscrição.

8.2 Os candidatos sorteados como excedentes serão convocados a partir do dia 04 de maio e seguirão conforme convocação anunciada no site da SECTI www.secti.ma.gov.br, sendo o candidato inteiramente responsável por acompanhar as convocações;

8.3 A matrícula se mantem as datas independente do cronograma do inicio das aulas, que estará divulgado no site da SECTI www.secti.ma.gov.br; 8.4 Após a divulgação da lista de inscritos e a não confirmação da matrícula no prazo estabelecido no item 8.1, implicará na perda da vaga e na convocação imediata de outro candidato da lista de excedentes em obediência à ordem de sorteio.

8.5 A matrícula nos Cursos de Formação será efetuada de acordo com o número de vagas ofertadas neste Edital, obedecendo à ordem crescente de confirmação.

8.6 A qualquer tempo a matrícula de um candidato pode ser anulada, desde que constatadas falsas informações no formulário de inscrição.

8.7 Os cursos Técnicos terão a duração de um ano e meio (18 meses). O início das aulas será anunciada na forma de um cronograma, a ser disponibilizado na página http://www.secti.ma.gov.br

9. DOS RECURSOS

9.1 Os recursos atinentes a este Edital deverão ser apresentados individualmente, pelo candidato, mediante requerimento à Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação da lista nominal dos matriculados. E serão julgados pela Comissão.

(6)

9.2 O resultado de que trata o item 7.2, refere-se à lista nominal dos inscritos por curso e local de realização da formação profissional;

9.3 Serão rejeitados preliminarmente os recursos que não estiverem devidamente fundamentados e/ou aqueles apresentados fora do prazo previsto.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) não se responsabilizará por inscrições não efetivadas decorrentes de falhas técnicas nos computadores, falhas de comunicação, congestionamento na transferência online de dados, assim como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a inscrição.

10.2 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, as disposições e instruções contidas em Editais Complementares, Retificações ou Resoluções que vierem a ser publicados pela direção superior do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

10.3 O presente edital é valido por um ano podendo ser prorrogado por igual período.

10.4 As disposições deste Edital prevalecem sobre todos os seus Anexos. 10.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino.

São Luís - MA, 05 de abril de 2016.

_____________________________________________ Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Reitor do Instituto de Cência, Tecnologia e Inovação

(7)

ANEXO I – QUADRO DE PERSPECTIVA DE VAGA EM CURSOS FIC E OFICINAS POR UNIDADE VOCACIONAL

IEMA VOCAÇÕES CURSOS TIPO VAGAS

TOTA

L AMPLA EEP* PNE**

AÇAILÂNDIA

AGROINDÚSTRIA

Gestão de Cooperativa e

Empreendedorismo Solidário FIC 40 6 32 2

Inglês Básico FIC 40 6 32 2

Agente de Resíduos Sólidos FIC 40 6 32 2

Cortes e Manipulação de Carne

Bovina OFICINA 40 6 32 2

Preparação de Queijos OFICINA 40 6 32 2

AMARANTE AGROINDÚSTRIA Preparador de Queijos e Doces deLeite FIC 40 6 32 2

BALSAS AGRICULTURAFAMILIAR Hortifrutigranjeiro FIC 40 6 32 2

BARRA DO

CORDA SAÚDE

Agente Comunitário de Saúde FIC 40 6 32 2

Inglês Básico FIC 40 6 32 2

Gestão de Cooperativa e

Empreendedorismo Solidário FIC

40 6 32 2

BARREIRINHAS TURISMO Gestão em Meios de Hospedagem FIC 40 6 32 2

CAXIAS COMÉRCIO E

SERVIÇOS

Agente Comunitário de Saúde FIC 40 6 32 2

Desenvolvedor de Aplicativos WEB FIC 20 3 16 1

Preparador de Sorvetes FIC 40 6 32 2

Inglês Básico FIC 40 6 32 2

CODÓ AGRICULTURA

FAMILIAR

Gestão de Cooperativa e

Empreendedorismo Solidário FIC

(8)

Beneficiamento da Mandioca FIC 40 6 32 2

Inglês Básico FIC 40 6 32 2

COROATÁ AGRICULTURA FAMILIAR Avicultura FIC 40 6 32 2 Gestão de Cooperativa e Empreendedorismo Solidário FIC 40 6 32 2 CAROLINA CULTURA E TURISMO

Gestão em Meios de Hospedagem FIC 40 6 32 2

Inglês Instrumental/Turismo FIC 40 6 32 2

GOV EDISON LOBÃO

COURO E

DERIVADOS Artefatos de Couro FIC

40 6 32 2

IMPERATRIZ INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Desenvolvedor de aplicativo WEB FIC 20 3 16 1

Corte e Costura FIC 40 6 32 2

Inglês Básico FIC 40 6 32 2

PEDREIRAS PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

Gestão de Cooperativa e

Empreendedorismo Solidário FIC

40 6 32 2

Beneficiamento do Babaçu FIC 40 6 32 2

Inglês Básico FIC 40 6 32 2

PINHEIRO PSICULTURA Psicultor FIC 40 6 32 2

SANTA LUZIA DO

PARUÁ EXTRATIVISMO Açaicultor FIC

40 6 32 2 SÃO JOSÉ DE RIBAMAR COMÉRCIO E SERVIÇOS Desenvolvedor de Aplicativo de WEB FIC 20 3 16 1

Agricultura Orgânica FIC 40 6 32 2

Libras FIC 40 6 32 2

Inglês Instrumental/Turismo FIC 40 6 32 2

Cuidador da Pessoa com Deficiência FIC 40 6 32 2

Capacitação para Garçom OFICINA 40 6 32 2

SÃO LUIS/ ESTALEIRO

ESCOLA EMBARCAÇÕESTRADICIONAIS

Construção de Embarcações

Tradicionais FIC

40 6 32 2

(9)

Inglês Instrumental/Básico FIC 40 6 32 2

Agente de Informações turísticas FIC 40 6 32 2

Reaproveitamento de Madeira OFICINA 40 6 32 2

Reaproveitamento de Pet OFICINA 40 6 32 2

Reciclagem de Papel OFICINA 40 6 32 2

Biojóias OFICINA 40 6 32 2

Cerâmica OFICINA 40 6 32 2

Modelismo Naval OFICINA 40 6 32 2

SÃO LUIS/PRAIA

GRANDE CULTURA E

TURISMO

Desenvolvedor de Aplicativo WEB FIC 20 3 16 1

Gestão de Negócios para artesãos FIC 40 6 32 2

Inglês Instrumental/ Turismo FIC 20 3 16 1

Dança Popular Maranhense OFICINA 20 3 16 1

Libras FIC 20 3 16 1

Cuidador da Pessoa com Deficiência FIC 20 3 16 1 Produção Artesanal de Cerveja OFICINA 20 3 16 1

Penteados Afro OFICINA 20 3 16 1

Capacitação para Taxista OFICINA 20 3 16 1

TIMON COMÉRCIO ESERVIÇOS Desenvolvedor de Aplicativo WEB FIC 20 3 16 1 TURIAÇU AGRICULTURAFAMILIAR Beneficiamento do Abacaxi FIC 40 6 32 2

*Egresso de Escola Pública

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras