• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO ALUNO para os CURSOS DE MBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO ALUNO para os CURSOS DE MBA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

Cursos de MBA

Mogi Guaçu – SP

2018

Professor(a): Dra. Roselaine Bolognesi

E-mail: roselainebolognesi@yahoo.com.br

Professor(a): Dra. Roselaine Bolognesi

E-mail: roselainebolognesi@yahoo.com.br

MANUAL DO ALUNO

para os CURSOS DE MBA

(2)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

MANUAL DO ALUNO

Para os CURSOS DE MBA

Mogi Guaçu – SP 2019

(3)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 7 I. PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS ... 7 1.1. Matrícula ... 7 1.1.1. Inscrição e Matrícula ... 7

Documento Necessários e Obrigatórios ... 7

Renovação de Matrícula ... 8

Disciplinas no curso ... 8

1.1.2. Trancamento de Matrícula ... 9

Parâmetros para Trancamento: ... 9

1.1.3. Reabertura de Matrícula ... 9

1.2. Mensalidades ... 10

1.3. Solicitação de Documentos ... 11

1.3.1. Tipos de solicitações ... 11

1.3.2. Taxas para solicitações ... 12

II. PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS ... 12

2.1. Sistema Aula ... 12

2.2. Prazo para conclusão do curso ... 12

2.3. Critérios de Presença ... 12

Abono de faltas ... 12

2.4. Critérios de Notas ... 13

Abono de notas – Atividade de Reposição de Nota ... 13

2.5. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ... 14

2.5.1. Regras para a construção e elaboração do TCC ... 14

2.6. Eliminação de Disciplinas que Tenha Cursado em Outra Pós ... 14

2.7. Adiantamento de Disciplinas em Outra Turma ... 15

2.8. Inscrição em Disciplina Reprovada ... 15

2.10. Transferência Externa ... 16

2.11. Transferência Interna ... 16

III. AVALIAÇÃO DOS CURSOS ... 16

(4)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

INTRODUÇÃO

Este manual tem por finalidade transmitir uma série de informações à comunidade acadêmica, com o objetivo de proporcionar a todos um melhor aproveitamento da vida acadêmica e o entrosamento entre o corpo docente, discente e administrativo da Pós Graduação da UNIMOGI. Contém informações gerais e normas acadêmicas. Leia-o cuidadosamente. Não julgue a relevância de um item apenas pelo título. Leia tudo, mesmo que você acredite já conhecer a informação.

Cremos que esta é uma boa oportunidade para informá-lo(a) a respeito dos procedimentos e normas da Pós Graduação.

Reforçamos que as atividades da Pós Graduação estão inserida dentro de um contexto maior, que é a Faculdade. A qual também possui normas e procedimentos que também devem ser respeitadas.

I. PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

1.1. Matrícula

1.1.1. Inscrição e Matrícula

O aluno pode fazer a inscrição pessoalmente por meio de um dos colaboradores da equipe

comercial, comparecendo à Secretaria da UNIMOGI, ou pelos e-mails:

maisa.souza@penseeducacao.com; danilo.cleber@penseeducacao.com. Para efetivar a

Matrícula é necessário que o candidato preencha a ficha de inscrição e providencie alguns documentos.

Documento Necessários e Obrigatórios

• Contrato Educacional.

• Cópia do Diploma de Graduação Autenticada ou da Declaração de Conclusão de curso superior. O aluno que entregar Declaração de Conclusão de Curso Superior tem o prazo máximo de até 6 (seis) meses, a contar do primeiro dia do semestre letivo para entregar a cópia do Diploma de graduação.

(5)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

• Cópia do Registro no Conselho Regional de Classe, se exigido para o curso escolhido (exemplos: Engenharia, Medicina, Odontologia, entre outros).

• Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física. • Cópia do documento de identidade com foto. • Cópia do comprovante de endereço.

A entrega da documentação pode ser presencial na unidade/polo ou enviada por e-mail para:

secretaria@penseeducacao.com. Se for enviada por e-mail certifique-se que o mesmo foi

recebido pela secretaria. Você receberá um aviso de recebimento.

Sem os documentos necessários o aluno não poderá ser cadastrado no sistema e ficará como aluno irregular. Portanto é necessário que TODOS OS DOCUMENTOS estejam de posse da secretaria no máximo até o PRIMEIRO DIA DE AULA.

Se o candidato possuir convênio deverá pedir neste momento, por meio de requerimento e possíveis documentos comprobatórios, o lançamento da bolsa.

Renovação de Matrícula

É obrigatório a renovação de matricula de um semestre/ano para outro. Portanto nas férias de julho e janeiro, o aluno deverá procurar a secretaria para renovação da matrícula. Sem essa renovação ele não será inserido nas disciplinas do próximo semestre.

O aluno poderá sofrer pagamento de taxa adicional caso faça sua rematrícula após o período estipulado para tal.

Disciplinas no curso

Cada curso oferece uma matriz curricular pré definida, que deve ser cursada na integridade pelo aluno, salvo quando há convalidação, validadas pela coordenação do curso, de disciplinas cursadas em outro MBA.

A oferta das disciplinas de cada curso ocorre conforme cronograma prévio que atenda o maior número de alunos possíveis. Cabe ao aluno se ajustar à essa oferta.

(6)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

A previsão do término do curso é de 24 meses, mas pode se estender um pouco mais, conforme disponibilização das disciplinas oferecidas pela IEs.

1.1.2. Trancamento de Matrícula

Não é permitido o trancamento de matrícula quando o aluno estiver cursando o seu primeiro módulo de disciplinas, ou seja, seu primeiro semestre letivo. Neste caso, não sendo possível a permanência no curso, o aluno deverá comparecer a secretaria acadêmica para solicitação de cancelamento do curso. Não haverá reembolso e poderá, mediante contrato, pagar multa pelo cancelamento.

Ultrapassado seu primeiro semestre letivo, há possibilidade de trancamento da matrícula, desde que observado os parâmetros de trancamento.

O trancamento de matrícula deverá ser solicitado via secretaria e após analise o aluno receberá parecer. Poderá ser chamado para maiores informações.

Parâmetros para Trancamento:

• O aluno não pode constar com empréstimo de material da biblioteca;

• O aluno não pode estar cursando seu primeiro módulo de disciplinas, ou seja, não pode estar no seu primeiro semestre letivo;

• O aluno deve ter preenchido o requerimento;

• O auno deve encontrar-se adimplente ou com negociação de débito assinada. Alunos com débitos pendentes, não poderão fazer o trancamento até assinar a negociação.

O trancamento somente será efetivado após aprovação do setor financeiro e do pagamento de multa de trancamento, estipulada no contrato educacional. Enquanto todas essas pendências não forem resolvidas as mensalidades definidas em contrato continuaram correndo.

1.1.3. Reabertura de Matrícula

Só é permitida a reabertura de matrícula no início de cada disciplina. Para reabertura o aluno deverá fazer um requerimento via secretaria e solicitar a reabertura.

(7)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

Ao reabrir a matrícula o aluno irá cursar o currículo vigente, mediante análise de matriz curricular, devendo se adaptar ao mesmo. Tanto no que se refere à disciplinas, quanto ao que se refere ao meses de duração do curso e aspectos financeiros vigentes na época da rematrícula.

Para reabertura de matrícula, é necessário observar:

a) Se será possível o aluno cursar as disciplinas que faltam sem ultrapassar o prazo limite de 03 (três) anos para concluir o curso (esse prazo é contado a partir do 1º dia semestre letivo de ingresso);

b) Se há oferta de turma com as disciplinas que o aluno ainda não cursou.

Quando, na rematrícula, o curso anteriormente iniciado não for mais oferecido pela IEs ou apresentar mudança na matriz curricular, será feita análise das disciplinas cursadas em comparação com a nova matriz e poderá ser ofertado, mediante pagamento de taxa adicional, um dos seguintes planos para o aluno:

a) Cursar presencialmente uma disciplina de igual equivalência quanto a Carga Horária e Conteúdo na nova matriz curricular;

b) Cursar na plataforma EAD uma disciplina de igual equivalência quanto a Carga Horária e Conteúdo na nova matriz curricular;

c) Realizar uma atividade de validação de Carga Horária e Conteúdo para validar a disciplina faltante.

Cabe ressaltar, que nesses casos, será feita analise pontual de cada situação e a melhor opção será ofertada ao aluno. Essa decisão, de qual melhor opção diante de cada caso, será definida pela coordenação de curso e gestores da IEs. Não cabe ao aluno optar por aquilo que ele entende como a melhor opção.

1.2. Mensalidades

A cobrança das mensalidades é apresentada ao aluno por meio de boleto mensal, com vencimento para o dia 10 (dez) ou dia 20 (vinte) de cada mês, conforme estipulado em contrato firmado individualmente.

O documento para pagamento da mensalidade é enviado para o endereço de correspondência informado pelo aluno no momento da sua matricula. Caso o aluno não receba o boleto, deverá solicitar, com antecedência suficiente para pagamento (mínimo 3 dias), a 2ª via pelo e-mail

(8)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

O pagamento das mensalidades pode ser efetuado na rede bancária até a data do vencimento. Após o vencimento, verificar as orientações que constam no documento.

1.3. Solicitação de Documentos

Os alunos podem solicitar a emissão de documentos (declaração de matrícula, declaração de disciplinas cursadas, certificado de conclusão de curso, histórico escolar, etc.), por meio de requerimento específico. Essa solicitação deverá ser feita presencialmente na secretaria da faculdade.

Após efetivação do requerimento existe um tempo mínimo de 7 (sete) dias corridos para que a solicitação seja atendida. Em casos atípicos o período de tempo será maior e será informado ao aluno no momento da solicitação.

Para solicitar a emissão desses documentos o aluno não pode ter qualquer pendência financeira, administrativa, documental ou acadêmica.

1.3.1. Tipos de solicitações

• Atestado de Matrícula, Atestado de Notas e Frequência, Atestados diversos, Declaração de Valores, Declarações Diversas

• Analise de Grade Curricular

• Atividade de Reposição de Nota (quando aprovado na presença e reprovado somente por nota)

• Atestado de Conclusão, Histórico Escolar

• Programa de Disciplina (inserção em disciplinas andando em outra turma para adiantar ou eliminar a mesma - por disciplina)

• Certificado – 2ª. via • Apostila de Diploma

• Multa por atraso de assinatura de contrato de Rematrícula

• Vista de prova e/ou atividade (após término da disciplina com o professor) • Certidão financeira

(9)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

1.3.2. Taxas para solicitações

Para a solicitação de tais documentos/atividades o aluno deverá pagar uma taxa correspondente a tal emissão. Informe-se sobre os valores das taxas na secretaria, no ato da solicitação.

II. PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

2.1. Sistema Aula

O sistema de aulas da Pós Graduação da UNIMOGI é um sistema presencial, onde os alunos devem comparecer à suas aulas conforme cronograma disponibilizado e verificado semestralmente.

Pode ocorrer, esporadicamente, de serem ofertadas disciplinas em EAD a fim de adiantar o processo para o aluno e evitar que ele fique esperando disciplinas pendentes aparecerem novamente em cronograma.

2.2. Prazo para conclusão do curso

O aluno tem o prazo máximo de 03 (três) anos para concluir o curso, contados a partir da primeira aula após a efetivação de sua matrícula.

2.3. Critérios de Presença

O aproveitamento acadêmico dos alunos nos cursos é aferido de acordo com os seguintes critérios:

• 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina que compõe a matriz curricular do curso.

A assiduidade do aluno é aferida em cada disciplina pela presença assinalada no diário de classe do docente da disciplina.

Abono de faltas

NÃO HÁ ABONO DE FALTAS, qualquer que seja a razão do impedimento. A legislação prevê abono de faltas, na área acadêmica, somente para os casos documentados por especialista médico de doenças infectocontagiosas com atestado de pelo menos 5 (cinco) dias, conferidos e validados pelo CID, e licença maternidade.

(10)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

O aluno que não atingir os 75% de presença na disciplina será considerado reprovado por faltas e deverá, mediante pagamento de taxa, cursar novamente a disciplina.

2.4. Critérios de Notas

Com relação às notas, o aluno deverá cumprir as atividades previamente estipuladas por cada docente, pois os mesmos possuem autonomia para definir o que utilizarão como critério de avaliação. Normalmente são utilizadas composições que incluem trabalhos/atividades extra ou intra sala, provas, dinâmicas, etc. Para ser aprovado o aluno precisa de:

• Média mínima de 6,0 (seis) nas avaliações realizadas em cada disciplina e média mínima de 6,0 no trabalho de conclusão de curso.

Abono de notas – Atividade de Reposição de Nota

O aluno, que por algum motivo, não conseguir a média mínima nas disciplinas, poderá solicitar uma Atividade de Reposição de Nota. Essa solicitação deverá ser feita via secretaria, mediante pagamento de taxa, no prazo máximo de 7 (sete) dias após a divulgação da nota feita pelo professor.

Feita a solicitação, via secretaria e dentro do prazo máximo de 7 (sete) dias, o professor encaminhará uma atividade de recuperação de nota e o aluno terá o prazo máximo de 15 (quinze) dias para devolver a atividade finalizada para o professor.

Não haverá acompanhamento presencial para a execução de tal atividade. É de responsabilidade do aluno monitorar suas notas, solicitar a atividade de recuperação se necessário, checar e cobrar o recebimento da atividade de compensação de notas e devolver a mesma para o professor.

Corridos 30 (trinta) dias após o lançamento das notas pelo professor, o aluno que não tomar tais providencias será considerado REPROVADO POR NOTA na disciplina e deverá cursá-la novamente, mediante pagamento de taxa.

Não há atividade de reposição de notas para o TCC. Alunos reprovados por nota no TCC deverão fazer novamente a supervisão, mediante pagamento de taxa, e conforme disponibilidade de cronograma da IEs.

(11)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

2.5. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Para que o aluno seja aprovado no TCC ele precisa:

a) Apresentar frequência mínima de 75% nas supervisões presenciais agendadas com o orientador;

b) Apresentar o trabalho escrito, conforme modelo especifico disponibilizado e aprovado pelo professor orientador, com nota mínima de 6,0 (seis)

c) Apresentar o trabalho oralmente em data e horário pré-agendado pela coordenação.

2.5.1. Regras para a construção e elaboração do TCC

É de responsabilidade do aluno:

a) Cuidar da escrita e da qualidade de conteúdo do TCC; b) Dominar os modelos e estratégias de pesquisa;

c) Dominar as estratégias de análise de dados; d) Dominar as normas da ABNT.

Cabe ao orientador:

a) Estipular agenda previa das atividades e controlar a presença; b) Conduzir os alunos quanto aos assuntos pertinentes ao conteúdo

Não é o professor que faz para o aluno ou reescreve para ele. O professor orienta, o aluno faz!

2.6. Eliminação de Disciplinas que Tenha Cursado em Outra Pós

O aluno pode solicitar isenção/eliminação de disciplina no curso em que está matriculado se a mesma ou equivalente tiver sido cursada, há menos de 05 (cinco) anos com aprovação, em outro curso de Pós-graduação Lato ou Stricto Sensu. A carga horária e o conteúdo programático da disciplina já cursada devem ser compatíveis com os da disciplina a ser cursada.

Para a análise da solicitação, o aluno deve preencher requerimento na secretaria e apresentar: a) Original do Histórico Escolar;

(12)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

A análise do requerimento é de competência da Coordenação de curso, sendo que o máximo de isenções permitido é de até 1/3 (um terço) das disciplinas da matriz curricular do curso novo. Após recebimento a análise será feita em até 15 (quinze) dias.

A isenção acadêmica não corresponde a isenção financeira. Ou seja: se for dispensado da disciplina não será dispensado do pagamento das mensalidades do curso.

Para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não se aplica dispensa. Mesmo que tenha feito em outro curso, necessitará fazer novamente as supervisões e elaboração do TCC.

2.7. Adiantamento de Disciplinas em Outra Turma

O aluno regularmente matriculado e sem nenhuma pendencia acadêmica poderá optar por adiantar as disciplinas de sua grade cursando-as em outra turma de mesmo curso, desde que não coloque em risco as disciplinas regulares de sua matriz.

Para fazer a eliminação o aluno deverá preencher requerimento na secretaria e receber autorização para que seu nome seja inserido na disciplina da outra turma. O fato de ter se inscrito não garante a liberação para o adiantamento da mesma. Cada caso será analisado e autorizado individualmente considerando os alunos já matriculados na disciplina.

Para adiantar as disciplinas a fim de terminar o curso antes, o aluno também deverá adiantar os pagamentos das mensalidades a fim que tanto disciplinas quanto mensalidades terminem simultaneamente. Nesses casos novo contrato e boletos serão emitidos.

2.8. Inscrição em Disciplina Reprovada

O aluno que reprovar por falta ou por nota nas disciplinas deverá cursá-la novamente, desde que não ultrapasse os 3 (três) anos máximos para o cumprimento dos créditos do curso.

Essa disciplina poderá ser cursada mediante cronograma de IEs, e seguirão os critérios estipulados no item 1.1.3.

Para tanto necessitará fazer requerimento por escrito e pagar a taxa prevista em contrato. Nesses casos novo contrato será expedido e o aluno deverá se ajustar ao cronograma vigente em época de sua solicitação.

(13)

Elaborado por: Prof. Coord. Ms. Roseli Filizatti junho/2019 – revisão janeiro/2010

2.10. Transferência Externa

Para cursos de Pós-graduação, não se aplica a transferência externa.

2.11. Transferência Interna

O aluno pode solicitar transferência de curso, turno e/ou modalidade entre unidades/polos da mesma Instituição de Ensino Superior, por meio de requerimento específico o qual será analisado pela coordenação de Curso, que se entender que há aderência fará as recomendações necessárias e apontará as disciplinas a serem cursadas no outro curso.

Novo contrato educacional será lavrado e se a mudança de curso acarretar maior tempo de estudo que o previamente estipulado quando na matricula do aluno, mensalidades adicionais poderão ser inseridas após avaliação do setor financeiro.

III. AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Os cursos de Pós Graduação MBA da UNIMOGI são avaliados ao final de cada disciplina, onde o aluno avalia o docente da turma.

A ferramenta de avaliação não requer identificação e é disponibilizada de modo online em questionário virtual.

IV. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os assuntos não previstos devem ser tratados com a Coordenação da Pós-graduação. Este Manual entra em vigor na data de sua publicação.

Esse manual será revisado anualmente e novamente disponibilizado a cada revisão.

Referências

Documentos relacionados

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

• Asiática (2003): síndrome respiratória aguda grave – SARS (coronavírus)..

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

configuração pode fazer com o monitor SLA conclua que a conexão ao ISP principal falhou e faça com que a ferramenta de segurança falhe desnecessariamente sobre ao link secundário

Relatório – Avaliação da Satisfação dos Utentes INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE LISBOA FRANCISCO GENTIL, EPE.. Gestão da Qualidade

Na seção paradérmica adaxial do folíolo, notou-se a presença de celulose pura nas células epidérmicas do 'Tatu', nos dois anos consecutivos, e nos estômatos, células

A linha de salto foi estruturada e constituída por um obstáculo principal em vertical precedido por um obstáculo de referência em forma de X e com 0,45 m de altura, posicionado a