• Nenhum resultado encontrado

CONSELHOS PARA PAIS E FILHOS. Geração Futura. Perceba o seu filho e ajude-o a subir as notas! Sucesso Escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHOS PARA PAIS E FILHOS. Geração Futura. Perceba o seu filho e ajude-o a subir as notas! Sucesso Escolar"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.geracaofutura.pt geracaofutura.formacao@gmail.com Telemóvel: 919 123 725 Skype: geracaofutura

Perceba o seu

filho e ajude-o a

subir as notas!

C

ONSELHOS

PARA PAIS E

FILHOS

Geração Futura

Sucesso Esc

olar

geracaofutura.explicacoes Complexo Desportivo do Dumiense FC,

Rua António Alves Rei, 4700-045 Dume

(2)

FALE COM O SEU

FILHO!

COMUNICAÇÃO

Num inquérito realizado pela Geração Futura, 50 por cento dos professores disseram que os pais admitiram não estar envolvidos o sufi-ciente na experiência escolar dos seus filhos. Portanto, faça da comunicação com o seu filho uma rotina regular no final de cada dia de au-las. Disponibilize algum tempo para falar sobre o seu desempenho nas diferentes disciplinas, bem como os seus pontos fortes e fracos, e os temas que mais lhe interessam.

Com a aproximação do lançamento das notas, fale sobre as notas que ele espera receber a cada disciplina.

Quando o seu filho chegar a casa com a pauta das notas, sentem-se juntos e fale sobre os seus sentimentos gerais sobre o presente período escolar antes mesmo de olhar para as suas no-tas. Se ele estiver nervoso para lhe mostrar as

notas, certifique-se que o faz sentir-se confor-tável, ajudando a garantir linhas de comuni-cação abertas.

Reveja a pauta das notas com o seu filho, dan-do especial atenção a quaisquer notas que aparentem ser uma surpresa. Incentive o seu filho a falar sobre o seu desempenho escolar, incluíndo as suas experiências escolares posi-tivas e negaposi-tivas, e quaisquer dificuldades que ele possa ter em determinadas áreas. Se o seu filho receber uma pauta com resultados indese-jados, use-a como um incentivo para melhorar e não um motivo para castigá-lo.

(3)

DEFINA OBJETIVOS

ORGANIZAÇÃO

DEFINA OBJETIVOS E CRIE HÁBITOS COM O SEU FILHO! Disponibilize algum tempo para definir obje-tivos com o seu filho no início do ano letivo, e reveja-os e/ou modifique-os a cada mês ou a cada período. Certifique-se que envolve todas as disciplinas e trabalhem em conjunto para definirem metas atingiveis. Se o seu filho tirou um 3 a matemática no ano letivo anterior, não será realista definir um 5 para o novo ano. Em vez disso, opte por um 4 como objetivo para essa disciplina.

Converse com o seu filho sobre as áreas que ele pode melhorar, e desenvolva objetivos que fo-quem maneiras de contornar a situação. Ele faz todos os trabalhos de casa a tempo? Consegue um 5 a uma ou mais disciplinas? Participa ativa-mente em debates de turma?

Quando um objetivo é alcançado, converse com o seu filho sobre o que ele fez para alcan-çar esse objetivo para que ele possa refletir e melhorar esse tipo de comportamento.

Quando o seu filho receber a pauta, reveja com ele as suas notas e discuta se ele cumpriu ou não os seus objetivos. Altere os seus objetivos e/ou fale sobre maneiras de ajudá-lo a mel-horar a forma como pode alcançar esses obje-tivos no próximo período. Encoraje o seu filho a dar o seu melhor, e certifique-se de delinear objetivos atingíveis que possam aumentar a sua autoconfiança.

Para ajudar no desenvolvimento das capaci-dades, hábitos e atitudes numa longa vida de sucesso, é importante ajudar o seu filho a ser organizado tanto dentro como fora das salas de aula. Abaixo estão alguns conselhos para asse-gurar que o seu filho alcançe o seu total poten-cial académico:

- Crie um Calendário. Registe todos os trabalhos de casa do seu filho, testes, tarefas e atividades extracurriculares num calendário. Mantenha o calendário numa área comum para não correr o risco de novos projetos ou tarefas serem reg-istados.

- Organize por tema. Ajude o seu filho a or-ganizar os seus cadernos escolares, papéis e testes. Crie um separador colorido para cada disciplina. Ter todos os materiais das

discipli-nas organizados irá tornar-se muito vantajoso em tempo de testes.

- Tenha uma zona para trabalhos de casa. Crie um espaço especial em sua casa para o seu fil-ho fazer os trabalfil-hos de casa e estudar para os testes. Certifique-se que a área é confortável, livre de distrações, e que apenas os materiais necessários estão à mão para estudar.

Você deverá ser também um bom exemplo para o seu filho. Deixe-o saber que os trabalhos colares estão em primeiro lugar. Quando ele es-tiver a estudar, diminua as distrações e leia um bom livro, demonstrando ao seu filho que ler é agradável e útil.

(4)

seja amigo

do seu filho!

ACOMPANHAR O PROGRESSO

Regularmente, avalie o progresso do seu filho e compare com os objetivos que criaram jun-tos. Se o objetivo for a entrega dos trabalhos de casa a tempo e horas, verifique de vez em quando se o seu filho está ou não a ter prob-lemas em cumprir esse objetivo. Se ele estiver com problemas, procure saber o porquê. Talvez signifique que tenha de começar os trabalhos de casa mais cedo cada noite ou necessite de uma ajuda extra ou apoio escolar a certas dis-ciplinas.

Acompanhar regularmente o progresso do seu filho irá ajudá-lo a manter-se no caminho certo. Tenha em atenção para o caso de ele estar a ter problemas em alcançar alguns objetivos, pois poderá ter que modificá-los. Isto irá dar-lhe autoconfiança que ele está a conseguir, aju-dando-o a assegurar que está no caminho cer-to para melhorar as suas notas. Se ele estiver a ultrapassar os seus objetivos, defina outros novos que o encorajem a progredir e acreditar que poderá ter ainda mais sucesso durante o ano.

IDENTIFICAR PONTOS PROBLEMÁTICOS

Como pai ou mãe, você deverá procurar por pontos académicos problemáticos. Através da manutenção de linhas de comunicação abertas com o seu filho e revendo cada pauta de notas de cada período, você poderá identificar áreas de dificuldade antes que seja tarde demais. Converse com o seu filho sobre a escola e des-cubra se existem disciplinas que o seu filho não goste ou ache difíceis. Procure também por si-nais de problemas. O seu filho gosta de ir para a escola todos os dias? Ele evita falar sobre algu-ma disciplina em particular? Se a resposta for sim para alguma destas perguntas, o seu filho poderá estar a ter problemas a certas

discipli-nas, tornando o trabalho de casa numa tarefa árdua.

A escola é uma responsabilidade partilhada. Fale com o seu filho e com o seu professor so-bre potenciais problemas escolares. Depois, verifique o seu espaço de trabalho, a sua or-ganização, e a possibilidade de ele vir a pre-cisar de ajuda extra ou de acompanhamento a certas disciplinas que o ajudarão a manter-se no caminho certo.

(5)

O PROFESSOR DO SEU FILHO

CELEBRAR SUCESSOS

O professor do seu filho tem um contacto di-reto com ele diáriamente e pode dar uma boa opinião sobre o progresso e qualidades do seu filho. Desenvolva uma boa relação com o pro-fessor do seu filho e fale com ele regularmente, quer seja por telefone, por email, ou pessoal-mente, sobre a prestação escolar do seu filho durante o ano.

Não espere por chamadas do professor ou re-união de pais para falar com ele. Cedo, tente descobrir as expectativas do professor do seu filho para o ano letivo e que tipo de matéria ele estabeleceu para os seus alunos. Sabendo o que está planeado para o ano letivo

anteci-padamente irá ajudá-lo(a) a definir objetivos para o seu filho.

Assim que o seu filho receber a pauta das no-tas, converse com o seu professor para saber porque é que ele recebeu tais notas. Procure outros pontos de vista sobre o desempenho do seu filho durante as aulas, sugestões e aconsel-hamento e outras opiniões sobre a prestação escolar do seu filho. Estes conselhos e ideias podem ajudá-lo(a) a ajudar o seu filho e tornar-se num aluno mais empenhado e com mais suc-esso.

Celébre os sucessos do seu filho, quer ele ten-ha constantemente boas notas quer ele tenten-ha melhorado o seu desempenho escolar. Relem-bre ao seu filho do quanto está orgulhoso (a) do que ele conseguiu atingir. Seja específico quando elogia o seu filho. Fale sobre uma dis-ciplina específica ou um projeto extracurricular particular.

Não procure apenas por melhoria de notas. Se o seu filho se comprometeu em fazer os trabal-hos de casa e a entregá-los sempre a tempo e horas atingindo o seu objetivo, então recon-heça o seu sucesso também. A comunicação é a chave – as crianças precisam saber que você está atento às metas e objetivos que eles atin-giram. Algumas maneiras de celebrar o sucesso escolar incluem:

• Recompensas Especiais. Compre um liv-ro ou diário do autor favorito do seu filho;

• Reconhecimento Familiar. Se o seu filho tiver um excelente num teste, cole-o no frigo-rífico para festejar o seu sucesso e encorajar o bom trabalho;

• Estrelas Douradas. Coloque um quadro magnético ou de cortiça na área de estudo do seu filho. Afixe uma estrela dourada por cada bom resultado obtido, que mais tarde poderá ser trocado por uma recompensa escolar.

Se precisar discutir sobre um ponto problemáti-co problemáti-com o seu filho, certifique-se de celebrar um ponto de sucesso, também. Elogiando os pon-tos fortes do seu filho, você ajuda no cresci-mento da sua confiança e motivação, que mais tarde poderão ajudar o seu filho a ter sucesso noutras áreas da sua vida.

(6)

QUESTÕES QUE DEVE COLOCAR AOS

SEUS FILHOS.

Não espere que o tema da pauta final das notas seja mencionado para falar sobre a escola e as notas do seu filho. Discuta frequentemente o desempenho em cada disciplina e que notas o seu filho espera ter a cada disciplina. Durante o ano e sempre que a pauta das notas chegue a sua casa, considere as seguintes questões e pontos de discussão para perguntar e falar so-bre elas com o seu filho:

• Está contente ou desapontado com al-guma das suas notas? Esperava fazer melhor ou pior em certas disciplinas? Porquê?

• Atingiu os objetivos estabelecidos no in-ício no ano letivo? Necessita estabelecer novos objetivos?

• Se o seu filho está a ter dificuldades a uma certa disciplina, tente descobrir o que está a causar o problema. Precisa de um novo mé-todo para organizar o seu horário, tarefas e os trabalhos de casa regulares? Está a lidar tarde

com as tarefas ou não está a conseguir fazê-las de um modo geral?

• Está muito ocupado com atividade ex-tracurriculares? Ou está a perder muito tempo com os trabalhos de casa?

• É preciso você rever o seu plano de es-tudo ou hábitos? Está a ter dificuladades ou a esquecer-se dos tópicos da matéria estudada na semana anterior?

• Ele dá-se bem com os seus colegas de turma? Ele gosta do(a) seu/sua professor(a) e do que está a aprender na escola?

Mantenha linhas abertas de comunicação com o seu filho e mantenha-se atento a tudo que o possa estar a perturbar em casa ou na escola. Tenha tempo para falar sobre as disciplinas que possam ser difíceis para o seu filho, mas tam-bém, sobre as que ele tem prazer e gosta.

ESCOLA

FAMíLIA

AMIGOS

(7)

QUESTÕES QUE DEVE COLOCAR AO

PROFESSOR DOS SEUS FILHOS.

O professor do seu filho pode dar opiniões vali-osas sobre a educação do seu filho, pois ele vê o que se passa nas salas de aula e como o seu filho interage com os colegas. Mantenha-se em contacto com o professor durante o ano letivo, e certifique-se de lhe perguntar o seguinte quando falar com ele:

• Como foi o desempenho do seu filho em comparação com os outros alunos? O professor está contente com o progresso do seu filho? E você?

• Quais são os pontos fortes e fracos do seu filho? Você está a identificar as mesmas áreas que o professor?

• Descubra as expectativas do professor durante o ano e que tipo de matéria ele esta-beleceu para os seus alunos. Tenha esta noção no início do ano letivo e acompanhe estes pon-tos durante o resto do ano.

• Se você esperava outras avaliações a cer-tas disciplinas das que apareceram na pauta de notas do seu filho, fale de como as suas

expec-tativas eram diferentes. Descubra porque razão o seu filho recebeu aquelas notas por parte do professor.

• O professor espera mais do seu filho daquilo que ele está a conseguir dar? Deveria o seu desempenho estar melhor a certas discipli-nas?

• Fale com o professor sobre quaisquer programas ou atividades importantes que es-tão definidas para o ano letivo. Existe alguma feira de ciência anual? Uma visita de estudo agendada? Trabalhos escolares importante? Testes?

Lembre-se – os professores também são pes-soas muito ocupadas. Descubra a melhor forma de comunicar – por email, telefone ou pessoal-mente. Descobrir o melhor método de comuni-cação irá tornar-se mais fácil conversar regular-mente

ESCOLA

FAMíLIA

AMIGOS

(8)

Faça parte da nossa rede:

FAÇA GOSTO NO FACEBOOK

www.facebook.com/geracaofutura.explicacoes

Centro de Estudos

A Geração Futura oferece uma variedade de atividades extracurriculares e artigos que ajudam os alunos a desenvolver um sentimento pela aprendizagem. Visite o nosso site em www.geracao-futura.pt, estamos prontos para auxiliá-lo na educação do seu filho.

geracaofutura.formacao@gmail.com

Complexo Desportivo do Dumiense FC,

Rua António Alves Rei, 4700-045 Dume

WWW.GERACAOFUTURA.PT

GERAÇÃO FUTURA

Referências

Documentos relacionados

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Além disso, a percepção de fadiga ele- vada obteve associação estatisticamente significante com a capacidade inadequada para o trabalho, uma vez que a prevalência da