• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO 1º FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO FIC 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO 1º FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO FIC 2015."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

________________________________________

REGULAMENTO

1º FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO – FIC 2015.

OBJETIVO:

O FIC - Festival Iguassu de Comunicação tem o objetivo de incentivar a COMUNICAÇÃO criativa na região. Trazendo profissionais gabaritados das mais diversas regiões para dividir sua experiência profissional através de workshops, palestras e debates. O prêmio Quati FIC visa o reconhecimento dos profissionais de (agências, produtoras, veículos, clientes e estudantes) da região de Foz do Iguaçu. Do qual abrange todas as cidades situadas no oeste do Paraná.

Esse reconhecimento deixará um anuário de propaganda contendo o que de melhor foi produzido na comunicação segundo critério de um júri especializado e imparcial, servindo como fonte de pesquisa para todos profissionais e estudantes de comunicação.

Espera-se que o FIC aconteça anualmente e, a cada ano, um Diretor de Arte da região será convidado para tematizar a campanha do Festival e seu respectivo anuário.

Para esse primeiro FIC, o Diretor de Arte responsável pelo tema de 2015 será o Digo Souto, Diretor de Arte da Lew’Lara\TBWA. O tema escolhido foi o anuário do Vírus.

I - PARTICIPANTES

O Festival Iguassu de Comunicação será realizado nos dias 17 e 18 de Abril de 2015 no Centro Universitário UDC em Foz do Iguaçu - Paraná.

(2)

Poderão participar do Festival, agências de publicidade, agências de marketing promocional, agências de design, agências digitais, produtoras de filmes, de imagem e de som, empresas de mídia exterior, estudantes e empresas de turismo, outras empresas do setor de comunicação.

II - CATEGORIAS

Prêmio Quati FIC

: Os interessados devem realizar sua inscrição no site e optar por uma das categorias abaixo que encontra-se no site http://www.festivalfic.com.br/

• TV E CINEMA – peças destinadas aos meios de televisão e cinema • IMPRENSA – peças destinadas às revistas e jornais

• TÉCNICA/IMPRENSA – peças destinadas às revistas e jornais, que serão julgadas especificamente por sua qualidade técnica, separadas em 4 subdivisões (texto, direção de arte, ilustração e fotografia).

• MÍDIA EXTERIOR/AMBIENTE – peças criadas para serem expostas na forma de cartaz (cartaz de rua, cartaz de metrô, painel de estrada, busdoor, ponto de ônibus, relógio de rua, adesivos em geral etc.) ou painéis eletrônicos. Cartazes de ponto-de-venda e pôster devem ser inscritos na categoria Material Promocional.

• RÁDIO – material publicitário destinado ao rádio.

• DESIGN – design de embalagens, branding e design gráfico.

• MARKETING DIRETO – malas-diretas e material de marketing de relacionamento. • MATERIAL PROMOCIONAL – material de apoio à venda de produtos ou ao fortalecimento de marcas que não façam uso dos meios de comunicação de massa. Ações promocionais, inclusive as que envolvem entrega de brindes, pro- motores uniformizados, blitz para distribuição de samplings.

• MARKETING DE GUERRILHA – ações de rua e ações nos Pontos de Venda. • DIGITAL – peças destinadas exclusivamente para veiculação na Internet

• RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL: peças ou campanhas voltadas a responsabilidade social e ao meio ambiente

• ESTUDANTE – peças criadas por estudante após briefing exclusivo.

• DESTINO E ATRATIVOS TURÍSTICOS – peças publicitárias de divulgação de destinos e atrativos turísticos.

(3)

• EMPRESAS DE TURISMO – peças publicitárias de divulgação de hotéis, eventos, agências de viagens e transportadoras turísticas.

2.1 PROFISSIONAL

Na categoria profissional, poderão participar do Festival Iguassu de Comunicação, com peças veiculadas a partir de 01 de JANEIRO de 2014 até de 01 de JANEIRO DE 2015.

As peças devem contemplar as categorias: Filme - categoria audiovisual, Digital - peça para internet ou redes sociais e Impresso - anúncio publicado em veículo impresso (ver item 3 do regulamento).

Cada categoria será premiada com:

a) PRÊMIO GP – PRÊMIO MÁXIMO DA CATEGORIA

b) Ouro, prata, bronze a critério da comissão julgadora (por exemplo, pode

haver categorias que não ganhem prêmio ouro, mas ganhem prata e bronze,

etc.)

SUBCATEGORIAS:

Haverá subcategorias, ou seja o mesmo anúncio pode participar,

por exemplo na categoria anúncio e na categoria ilustração, sendo duas

premiações. (Se inscrita nas duas categorias).

c) Também serão premiadas com prêmio GP e ouro, prata e bronze, nas

subcategorias:

Exemplo: a Categoria Técnica/Imprensa será dividida em 4 subcategorias:

melhor Direção de Arte, melhor Fotografia, melhor Ilustração e melhor Texto.

2.1 - ESTUDANTES

a) Podem participar nesta categoria estudantes dos cursos superiores de Publicidade e Propaganda; Jornalismo, Relações Públicas e Turismo.

(4)

b) Na categoria estudante, poderão participar peças que tenham sido

produzidas a partir do briefing de campanha (tema: divulgação do turismo de foz). As peças devem contemplar um anúncio e uma mídia alternativa.

c) O briefing será disponibilizado no http://www.festivalfic.com.br/

III – PEÇAS – TEMA LIVRE:

Tópico válido para campanhas das categorias profissional e estudante - (seguir o briefing).

O Festival julgará e premiará campanhas Publicitárias - na categoria profissional e estudante que contenha, obrigatoriamente os itens 3.1; 3.2 e 3.3 e 3.4..

3.1 VÍDEO (VT 15" e/ou 30")

Requisitos exigidos para Estudantes e Profissionais:

Categoria audiovisual, pode participar vídeos produzidos para televisão aberta, televisão a cabo e internet.

Os Filmes inscritos devem ser convertidos para o formato de vídeo MP4 (720 x 480 pixels até 1920 x 1080 pixels).

O inscrito deve gerar um link a partir do qual possa ser efetuado o download; O link deve ser enviado para o email: videosfic@videoup.com.br

O nome do arquivo enviado deverá ser o mesmo título informado na inscrição e na claquete.

Todo vídeo deve conter claquete com as informações básicas do material: Categoria: (profissional ou acadêmico);Título; Responsável (Agência, produtora ou acadêmico); Duração; Direção (no caso do acadêmico equipe envolvida) e veículo.

Os vídeos serão aceitos por e-mail até a data limite 16/04/2015 até as 17horas.

(5)

3.2 - PEÇA DIGITAL

Internet e redes sociais (inclui banner para internet, Campanha Interativa - que utilize três ou mais plataformas digitais), e-mail marketing, hotsite, marketing viral, website de promoção de marca/produto, website institucional.

As peças inscritas deverão ser apresentadas via URL, que necessariamente deverá ser enviada no momento da inscrição junto com a SINOPSE da peça em arquivo doc. ou pdf (texto explicativo sobre a sistemática, estratégias e táticas).

A URL deverá estar no ar e acessível (sem senha) desde o dia da inscrição até o 18/12/2016.

Caso a peça não possa ser visualizada e acessada antes e durante o festival.

O Júri se reserva Do direito de desclassificá-la se descumprido o Regulamento do FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO.

3.3 IMPRESSO

Anúncios para veículos impressos (O arquivo da peça inscrita deve ser enviado no email/site do festival, sendo que cada peça deve estar com 300 dpi - desde que não ultrapasse 10 MB. O tamanho pode ser reduzido, desde que se mantenha a resolução de 300 dpi por peça.

Deve ser enviada ao email do evento, juntamente com a inscrição e ficha técnica da peça em arquivo JPEG ou PDF.

a) Extensão: JPEG ou PDF b) Definição: 300 dpi c) Cores: RGB

d) Dimensões: Independente do formato da peça, todos os arquivos deverão ter 1.000 pixels de largura x 750 pixels de altura, contendo a peça centralizada, aplicada sobre o fundo preto, branco ou cinza.

(6)

IMPORTANTE: É de responsabilidade de cada participante apresentar a peça produzida impressa e exposta em papel tipo cartão na cor preta, branca ou cinza.

3.4 Mídia Alternativa

Para a categoria estudante, a ideia de mídia alternativa abrange toda ideia que fuja de mídia tradicional, exemplo: rádio, televisão, revista, jornal, outdoor e internet.

Contar a ideia da melhor maneira possível, com foto, texto e uma simulação (storyboard), se possível. O arquivo deve estar configurado da seguinte forma:

a) Extensão: JPEG b) Definição: 300 dpi c) Cores: RGB

d) Dimensões: 1.000 pixels de largura x 750 pixels de altura, contendo a peça centralizada, aplicada sobre o fundo preto, branco ou cinza.

IV - OBRIGATORIEDADES

a) As peças inscritas deverão ter como razão de ser a Publicidade seja de Bens de Produção e Consumo, de Serviços de Empresas ou de Instituições.

É indispensável que sejam assinadas por produtos, serviços, empresas ou instituições com existência real e que tenham se destinado à veiculação e exibição.

b) A critério do júri, poderá ser exigido o comprovante de veiculação ou exibição (para a categoria profissional);

c) A Diretoria do Festival se reserva o direito de não aceitar a inscrição ou de eliminar peças que estejam em desacordo com as normas e o código de ética que regulamentam a publicidade brasileira.

(7)

V – PREMIAÇÃO:

 Quati do Grand Prix  Quati de Ouro  Quati de Prata  Quati de Bronze  Quati Acadêmico

5.1 Profissionais (cada categoria, assim como a subcategoria)

1º LUGAR PROFISSIONAL: troféu Grand Prix, certificado e peça no anuário 2º LUGAR PROFISSIONAL: troféu Ouro, certificado e peça no anuário 3º LUGAR PROFISSIONAL: troféu Prata, certificado e peça no anuário 4º LUGAR PROFISSIONAL: troféu Bronze, certificado e peça no anuário SHORT LIST: certificado e peça no anuário

5.2 Estudantes

1º LUGAR ESTUDANTE: troféu Grand Prix, certificado, estágio e peça no anuário 2º LUGAR ESTUDANTE: troféu Ouro, certificado e peça no anuário

3º LUGAR ESTUDANTE: troféu Prata, certificado e peça no anuário 4º LUGAR ESTUDANTE: troféu Bronze, certificado e peça no anuário

VI - COMISSÃO JULGADORA

Será formado uma comissão julgadora com diversos profissionais em atividade na área de comunicação, organizada pelo criativo Digo Souto:

a) Profissionais de Comunicação, sendo de Produção Publicitária, e cujas agências de publicidade não participem do festival;

b) Profissionais do mercado de turismo que não participam do festival; c) Membros da assessoria de comunicação de Foz do Iguaçu e Cascavel.

(8)

Ficará a cargo do Presidente da Banca estipular o critério e

ordem de importância das notas para a criatividade, inovação e outros critérios

que o Presidente julgar importante avaliar e analisar em cada categoria.

Veículos e clientes

Serão homenageados com certificado ou GP para anunciante

mais ousado, com mais investimento e melhor veículo na campanha.

No site do Festival serão divulgados os veículos mais utilizados

como sendo os “melhores veículos” para a campanha. Serão também

divulgados no anuário com sua respectiva marca.

Os critérios novamente ficarão com o Presidente da banca

avaliadora.

Não serão aceitas peças de clientes ou anunciantes sem agência.

Avaliação

Será realizada ao vivo, cada categoria terão seus respectivos

jurados capacitados para avaliar e discutir as peças ou campanhas. Sendo que

a premiação terá como base a unanimidade na votação do júri.

Haverá um gestor de peças por categoria. No site encontram as

indicações/orientações de como inscrever as peças.

Prêmio Jornalismo

O Núcleo de comunicação de Foz do Iguaçu e de Cascavel

contará com a equipe de JORNALISMO para critérios e avaliação dessa

categoria.

(9)

Poderão se inscrever em duplas ou individuais. O briefing

definido será relativo a um ponto turístico que é pouco ou não divulgado.

O estudante deverá fazer um anúncio e uma mídia alternativa

para divulgar o local, ponto turístico de acordo com os critérios do briefing.

Deverá também comprovar através de fotos e/ou atestados que o

local existe, caso seja muito desconhecido, indicar o telefone para contato.

A classificação ficará a critério da comissão julgadora.

Na ficha técnica o(s) estudante(s) deverá indicar um professor

como responsável pela dupla. Cada estudante poderá participar com mais de

uma inscrição, podendo participar individualmente, ou com diferentes duplas.

Peças

Deverá ser entregues todas digitalmente, em pendrive, e as

impressas apresentadas para exposição (em papel tipo cartão na cor preta,

branca ou cinza).

Todas as peças vencedoras serão divulgadas no anuário do FIC 2015.

VII – INSCRIÇÕES: Gratuitas.

INSCRIÇÃO DE PEÇAS:

• Estudantes – R$ 15,00 • Profissionais – R$ 50,00

STANDs:

Nas datas do festival, estará disponível para as empresas de Comunicação e empresas que tenham interesse em apresentar seus serviços ou produtos para o Público do Festival Iguassu de Comunicação:

(10)

• Demais Empresas – R$ 1.000,00

As fichas de inscrição serão preenchidas somente no site

: http://www.festivalfic.com.br/

Para a validação das inscrições para concorrer a premiação nas devidas, deverá ser encaminhadas as peças e o comprovante de pagamento das inscrições.

OBSERVAÇÃO:

As inscrições dos vídeos deverão ser feitas online com formulário de preenchimento da categoria (e subcategoria se houver). Incluindo a ficha técnica e comprovante de pagamento.

A categoria Estudante deve seguir Briefing que consta no site do FIC 2015.

Material gráfico deve entregue pessoalmente e protocolado na recepção do evento. É de responsabilidade de cada participante apresentar a peça produzida impressa e organizada para exposição em papel tipo cartão na cor preta, branca ou cinza.

Informações do FIC: http://www.festivalfic.com.br/

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

[r]

Dispõe sobre o resultado dos recursos interpostos quantos às notas preliminares da prova objetiva, resultado dos recursos interpostos quanto às notas preliminares

PENAL E PROCESSUAL PENA- FURTO QUALIFICADO - NEGATIVA DE AUTORIA - DOSIMETRIA DAS PENAS - CRIME APENADO COM PRISÃO E MULTA - SUBSTITUIÇÃO DA PENA PRIVATIVA

O Planejamento Anual é cadastrado por disciplina, conforme matriz curricular da escola, para todas as composições de ensino ofertadas. Algumas disciplinas possuem Currículo

63� (Cespe - 2017 - SEDF - Técnico de Gestão Educacional) Conclui-se do texto que, para seu autor, a. alfabetização, por si só, pode ser nociva e que educação não é sinônimo

Os empregados próprios e terceiros, bem como os representantes do Grupo Fibria, não deverão, em hipótese alguma, prometer, oferecer, autorizar, induzir e/ou conceder qualquer coisa